Carlos Antônio Pereira Júnior

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Graduado em Química - Licenciatura (2011) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Federal de Goiás. Professor, pesquisador e extensionista na área de Formação de Professores e Ensino de Ciências com especificidade no Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Antônio Pereira Júnior
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA JÚNIOR, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH.
Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35
Centro
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33721440


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Robótica Pedagógica no Ensino de Ciências,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Robótica, ensino de ciências e conceitos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2007 - 2011
Graduação em Química - Licenciatura.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Regra do octeto: Obstáculo Para Aprendizado do Conceito de Ligações Químicas.
Orientador: Neucírio Ricardo Azevedo.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Prevest, C.P., Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Treinamento Portal CAPES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Cidadania e Meio Ambiente. (Carga horária: 5h).
Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.
2011 - 2011
Introdução às partículas elementares. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Primeiro Curso de Formação Política. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Noções de LIBRAS: Cultura e Identidade Surda. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Estudo de casos em ensino de química. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2009 - 2009
Caracterização Química da Aguardente de Cana. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Cargo ou função
Grupo de Trabalho sobre os Espaços Físicos da Regional Goiás.
04/2017 - Atual
Extensão universitária , Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Atividade de extensão realizada
Capela Aberta.
01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

01/2017 - Atual
Estágios , Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Estágio realizado
Coordenador de Estágio - Licenciatura em Educação do Campo.
10/2016 - Atual
Direção e administração, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Cargo ou função
Chefe de Unidade.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Cargo ou função
Conselheiro - Conselho Gestor UFG - Regional Goiás.
02/2016 - Atual
Direção e administração, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas UAECH, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador - Licenciatura em Educação do Campo.
01/2016 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e Processos Educativos I: 2016/1 - 2016/2 - 2018/1
Estágio Supervisionado III e Processos Educativos III: 2017/1 - 2017/2
Experiência Compartilhada I e Experiência Compartilhada II - 2015/2
Tópicos em Química III: Química dos Seres Vivos e dos Produtos Naturais - 2016/1 - 2016/2 - 2017/1 - 2017/2
Tópicos em Química IV: Química dos Seres Vivos e dos Produtos Naturais - 2016/1 - 2016/2 - 2017/1 - 2017/2 - 2018/1

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

06/2014 - 12/2015
Estágios , UEG CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - HENRIQUE SANTILLO, .

Estágio realizado
Coordenador de Estágio - Química Licenciatura.
03/2013 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágios I, II, III e IV; Instrumentação para o Ensino de Química; Metodologia Científica; Epistemologia; Práticas de Ensino I, II, III e IV

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio IV, Instrumentação para o Ensino de Química, História da Química
06/2015 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora das Propostas da Organização da Escola de Ciências Exatas e da Computação.
06/2015 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação, .

Cargo ou função
Comissão para Designação de Coordenador de Curso - Química Licenciatura.

Escola Afonso Pena, EAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
Informática
08/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e Ensino de Química
2.
Experimentação no Ensino de Ciências
3.
Tecnologias no Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A ROBÓTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM E A INTERDISCIPLINARIDADE
Descrição: A Robótica Educacional é um campo em crescimento no Brasil. Muitas propostas tem se fundado em levar projetos de robótica para as escolas com intuito de estabelecer uma relação entre ensino e aprendizagem cada vez mais diversificada e que coloca os alunos em situações de desafio e trabalho em equipe. O presente projeto tem por objetivo analisar os aspectos da relação entre ensino e aprendizagem e também sobre a interdisciplinaridade em uma proposta com Robótica Educacional na Educação do Campo. O intuito do projeto é propor um robô pedagógico capaz de controlar o microclima de uma estufa. O enfoque procedimental versará sobre a pesquisa qualitativa e quantitativa. Entendemos que os dados diversificados deverão ser tratados sob variados enfoques compreendendo desde o trabalho de estabelecimento de conexões conceituais nas situações de ensino e aprendizagem e também sobre a interdisciplinaridade que é um caráter inerente tanto a Robótica Educacional quanto da Educação do Campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Coordenador / Vitor de Almeida SIlva - Integrante / Kelly Rita Ferreira dos Santos Silveira - Integrante.
2017 - Atual
Robótica Educacional e Educação do Campo: o monitoramento de estufas com robô pedagógico como elemento articulador da relação entre ensino e aprendizagem
Descrição: O presente projeto pretende analisar a temperatura interna de estufas a partir de um robô pedagógico com fim de propor alternativas para a relação entre ensino e aprendizagem. A ideia central é formar um professor capaz de trabalhar com a robótica pedagógica e consequentemente com conhecimentos relevantes para a formação dos alunos na sala de aula. O objetivo do trabalho é construir um robô pedagógico que fará a leitura interna de estufas como um elemento alavancador de debates para construção de conhecimentos da química e da biologia além de contribuir na diversificação da formação do professor. O método de pesquisa será o qualitativo e quantitativo, por considerarmos que além da análise da variável temperatura também deveremos trabalhar com aspectos subjetivos da relação entre ensino e aprendizagem e da formação de professores. Pretende-se obter como resultados esperados a comparação da temperatura interna das estufas com a temperatura externa, contemplando também a questão do debate sobre interdisciplinaridade, característico da robótica pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Coordenador / Márlon Hebert Flora Barbosa Soares - Integrante / Vitor de Almeida SIlva - Integrante.
2017 - Atual
Experimentação em ensino de ciências e formação docente
Descrição: O trabalho envolve estabelecer uma base teórica consistente com as experimentações em sala de aula a fim de contemplar a formação de professores mais cientes dos processos epistemológicos envolvidos nesses processos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Coordenador / Vitor de Almeida SIlva - Integrante / Bruna Cardoso Cruz - Integrante.
2017 - Atual
Pedagógico, Lúdico e Ensino de Ciências: recursos pedagógicos na licenciatura do campo e ensino escolar no Município de Goiás/GO
Descrição: Projeto que cria e estrutura o laboratório didático na Unidade e oferece ainda suporte teórico e metodológico para a criação de materiais didáticos para professores em formação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Coordenador / Vitor de Almeida SIlva - Integrante / Bruna Cardoso Cruz - Integrante / Welson Barbosa Santos - Integrante.
2016 - Atual
A RELAÇÃO ENTRE A EXPERIMENTAÇÃO E OS ASPECTOS MATEMÁTICOS DA QUÍMICA QUÂNTICA NO MODELO ATÔMICO DE BOHR
Descrição: O estudo dos modelos atômicos pressupõe um exercício teórico abstrato fundamentado em conceitos de abordagem da química quântica. Dessa forma, a compreensão dos fenômenos que abordam a natureza macroscópica e microscópica da matéria envolve aspectos matemáticos que destacam e estruturam as características atômicas. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo relacionar experimentações capazes de conferir significado aos aspectos matemáticos da química quântica que fundamentam o modelo atômico de Bohr. Para isso pretende-se fazer um levantamento teórico-conceitual do modelo atômico de Bohr elencando os conceitos quânticos e as respectivas expressões matemática que os fundamentam. Posteriormente, pretende-se executar experimentações para que se possa destacar os conceitos quânticos evidenciados durante a prática e como essa visualização do fenômeno é capaz de conferir significado a uma expressão matemática e ao conceito quântico a que se refere. Espera-se que ao fim da pesquisa possamos ser capazes de compreender como a experimentação poderá conferir significado a aspectos quantitativos de conceitos quânticos que exigem um exercício abstrato para o desenvolvimento da aprendizagem de modelos atômicos modernos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Integrante / Vitor de Almeida SIlva - Coordenador.
2016 - Atual
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MODELOS ATÔMICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÁS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Integrante / Vitor de Almeida SIlva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Capela Aberta
Descrição: A Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) da Universidade Federal de Goiás ? Regional Goiás (UFG/RG) está instalada no prédio do antigo Colégio Sant?Ana na cidade de Goiás. O prédio, que é tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conta com espaços que podem ser destinados a exposições artísticas e culturais, contribuindo para a divulgação e apoio a cultura na Cidade de Goiás. O projeto tem como objetivo geral abrir o espaço da antiga capela para a comunidade que esteja disposta a divulgar arte e cultura em um espaço aberto ao público. Com tal objetivo pretende-se ainda abrir mais um espaço de lazer na cidade, consolidando a UFG como uma instituição que abre suas portas para que a sociedade integre o espaço acadêmico e participe dele com fim de modificar as relações interpessoais e interinstitucionais no município de Goiás e também investigar a importância dos espaços não-formais na formação inicial docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Antônio Pereira Júnior - Coordenador / Vitor de Almeida SIlva - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, W. F.2014 LIMA, W. F. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. ; FERREIRA, V. R. F. ; CARMO, J. P. S. ; SOARES, M. H. F. B. . Desenvolvimento e Aplicação de um Robô Imóvel Para Ensinar Tabela Periódica: robótica pedagógica no Ensino de Química. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. Ext, p. 1784-1791, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica e Ensino de Química: colaboração e aprendizagem. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 117p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, K. R. F. S. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. ; SILVA, V. A. . Robótica Educacional e Educação do Campo: a relação entre o ensino e a aprendizagem na perspectiva da teoria da equilibração. In: Semana Nacional de Educação do Campo, 2018, Goiás. SENAEC. Goiás: Goiás, 2018. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, K. R. F. S. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. ; SILVA, V. A. . Robótica Educacional e Educação do Campo: a relação entre o ensino e a aprendizagem na perspectiva da teoria da equilibração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, V. A. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. ; FERNANDES, M. R. S. . Um estudo semiótico dos modelos atômicos em livros didáticos de Química adotados por escolas públicas no município de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SOARES, M. H. F. B. . O estabelecimento de possíveis relações conceituais entre o conhecimento químico e a robótica educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; FERREIRA, V. R. F. ; SOARES, M. H. F. B. . Robótica Pedagógica no Ensino de Química: uma proposta lúdica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; FERREIRA, V. R. F. ; SOARES, M. H. F. B. . Robótica e aprendizagem colaborativa no processo de titulação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, V. R. F. ; LIMA, W. F. ; CARMO, J. P. S. ; ALVES, R. S. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. ; SOARES, M. H. F. B. . A robótica pedagógica como uma atividade lúdica no ensino de Química: o Robô Imóvel Tabela Periódica (RITP 2.0). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUSA, T. W. A. ; RODRIGUES, A. C. S. ; PEREIRA JÚNIOR, C. A. . Estudo da baixa motivação dos alunos no curso de engenharia agrícola em relação as disciplinas de química na UEG de Anápolis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; ALMEIDA, J. L. ; SENDIN, S. . Explorando a temática da Dengue em uma Proposta Transdisciplinar: em foco a transitude do ser. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SILVA, V. A. ; FERREIRA, V. R. F. ; SOARES, M. H. F. B. . A concepção de robótica dos alunos de nível médio a partir da representação de protótipos relacionados ao conceitos de titulação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SOARES, M. H. F. B. . Robótica aplicada ao ensino de química: colaboração e aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; ALMEIDA, J. L. ; SENDIN, S. . A transitude do ser. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SOARES, M. H. F. B. ; LIMA, W. F. ; CARMO, J. P. S. ; FERREIRA, V. R. F. . Aplicação de um Robô Imóvel em Ensino de Química: conceitos relacionados a tabela periódica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; CARMO, J. P. S. ; SOARES, M. H. F. B. ; FERREIRA, V. R. F. ; LIMA, W. F. . Aplicação de um robô imóvel em Ensino De Química: conceitos relacionados a tabela periódica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; AZEVEDO N. R. ; SOARES, M. H. F. B. . Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; AZEVEDO N. R. ; SOARES, M. H. F. B. . Proposta de ensino de ligações químicas como alternativa a regra do octetono ensino médio: diminuindo os obstáculos para aprendizagem do conceito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; CARVALHO, P. T. . Direito à educação: limitação da autonomia das universidades públicas federais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; AZEVEDO N. R. ; SOARES, M. H. F. B. . Regra do octeto: Obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; AZEVEDO N. R. . Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; AZEVEDO N. R. . Regra do octeto: Obstáculo Para Aprendizado do Conceito de Ligações Químicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica Educacional e Ensino de Ciências: introdução, debates e práticas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica Educacional: conceitos e ações no ensino de química. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica Educacional no Ensino de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; FERREIRA, V. R. F. . Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Thayrine Luana Rosi Freire de Andrade Belle. Alfabetização e letramento: o processo de ensino e aprendizagem e a realidade da EJA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos para Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Jaisa Angelica Vieira da Mata. A necessidade das TIC no contexto da EJA: um estudo bibliográfico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos para Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Ruslana Tavares Alves. Reformulação das práticas pedagógicas e formação de professores na educação de jovens e adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos para Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Andressa Gabrielle Santos Silva.A dialogicidade e os três níveis de conhecimento como subsídio para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem por meio de experimentos e simulações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Andressa Gabrielle Santos Silva.Experimentação através de simulação: influências na formação inicial dos licenciandos em química da UEG/Anápolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Participação em banca de Thiago Weslei de Almeida Sousa.Análise da motivação dos alunos de engenharia agrícola nas disciplinas de química do campus CET. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Thiago Weslei de Almeisa Sousa.A análise da motivação dos alunos de engenharia agrícola nas disciplinas de química do campus CET. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
LACERDA, N. O. S.; PEREIRA JÚNIOR, C. A.; FIGUEIREDO, A. D. L.. Participação em banca de Marcos Felipe de Souza Sabel.Análise de softwares educacionais disponíveis no Portal do Professor para o ensino de Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, R. S.; ARAUJO, A. C.; PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto. 2017. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Comissão para Elaboração das Normas Complementares do Edital 01/2016 - Monitoria. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SILVA, V. A.. Comissão de Análise e Elaboração de Parecer de Requerimento Encaminhado ao Colegiado da UAECH. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade: educação inclusiva e acessibilidade.Mesa de Abertura. 2017. (Seminário).

2.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás - UFG. 2017. (Congresso).

3.
Erotismo e Filosofia II / I Colóquio Fenômeno Erótico. 2016. (Seminário).

4.
I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química. Robótica Pedagógica no Ensino de Química: uma proposta lúdica. 2014. (Congresso).

5.
IX Encontro Naciona de Pesquisa em Educação em Ciências.A concepção de robótica dos alunos de nível médio a partir da representação de protótipos relacionados ao conceitos de titulação. 2013. (Encontro).

6.
V Seminário de integração e socialização de projetos de dissertaçãoção. 2012. (Seminário).

7.
63 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2011. (Congresso).

8.
III Espaço das profissões 2011. 2011. (Outra).

9.
VIII Congresso de ensino pesquisa e extensão da Universidade Federal de Goiás. Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2011. (Congresso).

10.
Encontro Nacional de Ensino de Química. Proposta de ensino de ligações químicas como alternativa a regra do octetono ensino médio: diminuindo os obstáculos para aprendizagem do conceito. 2010. (Congresso).

11.
Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. Direito à educação: limitação da autonomia das universidades públicas federais. 2010. (Congresso).

12.
II Espaço das profissões. 2010. (Outra).

13.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2010. (Congresso).

14.
VII Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2010. (Congresso).

15.
Congresso Franco-Brasileiro Territórios Sustentáveis. 2009. (Congresso).

16.
VI Congresso de pesquisa ensino e extensão. Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas. 2009. (Congresso).

17.
V Congresso de pesquisa ensino e extensão. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química. 2014. (Congresso).

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; SOARES, M. H. F. B. ; AZEVEDO N. R. . Semana Nacional de Ciência Tecnologia: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. 2012. (Congresso).

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; CARVALHO, P. T. . Plebiscito popular: Limite da propriedade da terra no brasil. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Higor Junior de Oliveira. Robótica Educacional e Educação do Campo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Higor Junior de Oliveira. Robótica Educacional e Educação do Campo: o estudo conceitual em práticas com estufas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Kelly Rita Silveira. Robótica Educacional e Educação do Campo: o monitoramento de estufas com robô pedagógico como elemento articulador da relação entre ensino e aprendizagem. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Kelly Rita Silveira. Robótica Educacional e Educação do Campo: o monitoramento de estufas com robô pedagógico como elemento articulador da relação entre ensino e aprendizagem. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tânia Ferreira Mendes da Rocha. A INCLUSÃO DA PESSOA ESPECIAL NA EDUCAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Carlos Antônio Pereira Júnior.

2.
Thiago Weslei de Almeida Sousa. MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL E AGRICOLA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA NA UEG - UnUCET. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Carlos Antônio Pereira Júnior.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica Educacional no Ensino de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.. Robótica Educacional: conceitos e ações no ensino de química. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA JÚNIOR, C. A.; FERREIRA, V. R. F. . Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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