Hermano Melo Queiroz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8368991854270862
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará em 2014, Mestre em Ciências do Solo, pela Universidade Federal do Ceará, atualmente Pós-graduando (Doutorando) pelo programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Atua nas áreas de gênese, geoquímica e gases de efeito estufa em solos de ecossistemas costeiros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hermano Melo Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, H. M.;QUEIROZ, HERMANO M.;QUEIROZ, HERMANO MELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz.
ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
São Dimas
13418900 - Piracicaba, SP - Brasil
Telefone: (19) 34172100


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Tiago Osório Ferreira.
2014 - 2016
Mestrado em Ciência do Solo.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Dinâmica do nitrogênio e emissão de gases de efeito estufa em solo de manguezal no semiárido,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Adriana Guirado Artur.
Coorientador: Tiago Osório Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Anaeróbica; Carcinicultura; Fracionamento do nitrogênio.
2008 - 2014
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: SULFETOS VOLATIZADOS POR ACIDIFICAÇÃO E BIODISPONBILIDADE DE METAIS EM SOLOS DE MANGUEZAIS IMPACTADOS NO CEARÁ.
Orientador: Ricardo Espíndola Romero.
2007 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Lourenço Filho, CLF, Brasil.




Atuação Profissional



Escolar Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Projeto: Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 16
Outras informações
Participação como voluntário no projeto "Emissão de gases de efeito estufa e dinâmica do nitrogênio e carbono em manguezais eutrofizados" sob orientação da Dra. Adriana Guirado Artur e do Professor Dr. Ricardo Espíndola Romero

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 16
Outras informações
Participação no projeto " Solos de mangue sob a influência do semiárido cearense: biogeoquímica de Fe, S e metais traços"

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Secretário de Cultura, Enquadramento Funcional: Secretário
Outras informações
Membro da diretoria do Centro Acadêmico Dias da Rocha, Gestão 2011/2012, como secretário de cultura.


Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, SFA/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no PROGRAMA DE ESTÁGIO CURRICULAR, realizado na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Rede SoBEs Rio DOce - Rede de Solos e Bentos na Foz do Rio Doce
Descrição: Projeto: Impactos dos rejeitos de minério da SAMARCO na biogeoquímica do solo, na biodiversidade e no funcionamento de ecossistemas na Foz do Rio Doce..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Hermano Melo Queiroz - Integrante / Tiago Osório Ferreira - Integrante / Angelo Fraga Bernardino - Coordenador / Cintia Organo Quintana - Integrante / Francisco Barros - Integrante / Boone Kauffman - Integrante / Vanessa Hatje - Integrante / Tomas Valdemarsen - Integrante / Ana Luisa Soares de Vasconcelos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
MINERALIZAÇÃO DO NITROGÊNIO E CARBONO E EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM MANGUEZAIS
Descrição: Descrição: O estudo será realizado em manguezais impactados por efluente de carcinicultura, de modo a verificar como as perturbações causadas pelo descarte desse efluente, podem afetar o desenvolvimento de espécies vegetais e animais na área e consequentemente os atributos químicos e físicos do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Nesse sentido, o estudo tem sido sugerido para verificar a influencia da atividade antrópica, da variação da maré e da estação do ano nos atributos físico-químicos do solo e na emissão de gases de efeito estufa, buscando diminuir os futuros impactos ambientais, e mitigar as contribuições regionais junto ao processo de aquecimento global..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Hermano Melo Queiroz - Integrante / Adriana Guirado Artur - Coordenador / Carlos Alberto Kenji Taniguchi - Integrante / Ebenézer de Oliveira Silva - Integrante / Jaedson Cláudio Anunciato Mota - Integrante / Maria Eugenia Ortiz Escobar - Integrante / Tássia Raquel Garcez Passos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense
Descrição: A região semiárida brasileira, que abrange 11% de território nacional, é uma das mais populosas do mundo. Esta região é naturalmente susceptível aos processos de desertificação, em função das adversidades edafoclimáticas. No Brasil estão delimitadas quatro áreas com intenso processo de desertificação, que são chamados núcleos de desertificação, podendo-se observar que a classe dos Planossolos está presente em três desses núcleos (Seridó-RN, PB, Irauçuba-CE e Cabrobó-PE). Esta ocorrência pode estar relacionada com seus atributos químicos e físicos. Uma das formas de recuperar uma área degradada em processo de desertificação é a utilização de pousio (exclusão de uso), possibilitando que a vegetação natural promova a reestruturação do ambiente degradado, contudo demanda um tempo que é variável em função do grau de degradação. Neste sentido torna-se necessário entender os processos pedogenéticos relacionados com a gênese dos Planossolos, para com isso atuar de forma mais eficiente em seu manejo sustentável, bem como, aprofundar os conhecimentos sobre a utilização da prática de pousio na recuperação de áreas degradadas em processo de desertificação no semiárido. Aventa-se a hipótese que o tempo de pousio de 13 anos não é suficiente para reverter todo quadro de degradação do solo em processo de desertificação. Desta forma, o presente trabalho terá como objetivo avaliar o efeito de recuperação das propriedades químicas e físicas de Planossolos em áreas degradadas em processo de desertificação, após 13 anos de exclusão (pousio) em Irauçuba-CE, para tanto, serão comparados os dados das áreas de sobrepastejo, pousio e mata, analisando-se os atributos do solo, tais como, densidade do solo, estabilidade de agregado, estoque de carbono e teores de matéria orgânica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
SOLOS DE MANGUE SOB A INFLUÊNCIA DO SEMIÁRIDO CEARENSE: BIOGEOQUÍMICA DE FE, S E METAIS TRAÇO
Descrição: Apesar de seu importante papel funcional, os manguezais vêm sendo eliminados e degradados em função de sua localização geográfica propícia à instalação de portos e à expansão de centros urbanos. No Brasil, este processo de degradação ainda faz-se presente na zona costeira, sendo a eutrofização e a poluição química as principais atividades antrópicas de impacto nos manguezais, às quais se encontra associada a disposição de metais traço. Tendo em vista o fato de que a redução bacteriana do sulfato (RBS) é considerada a forma de respiração preponderante nos solos destes locais, o comportamento geoquímico de metais traço nestes ambientes está diretamente relacionado à ocorrência deste processo. Em condições anóxicas os metais bivalentes podem se precipitar principalmente sob a forma de sulfetos (AVS; sulfetos voláteis em meio ácido) ou então co-precipitam com a pirita, ambos produtos da RBS. Enquanto sob condições oxidantes estes metais podem se encontrar principalmente associados aos óxidroxidos de Fe. Sendo assim, o presente projeto propõe um estudo do controle exercido pela biogeoquímica de Fe e S sobre o comportamento geoquímico de diferentes metais (Mn, Cr, Ni, Cu e Zn) em solos de manguezais impactados por diferentes efluentes no estado do Ceará. Para isso, serão estudados os solos de três áreas de manguezais no litoral do Estado do Ceará: uma livre de impactos antrópicos, e duas impactadas pela disposição de efluentes. Os estudos comparativos dessas 3 áreas incluirão: a) caracterização físico-química dos solos; b) extração seqüencial de Fe e determinação do grau de piritização (DOP); c) extração seqüencial de metais traço e determinação do grau de piritização dos metais traço (DTMP); d) análise da fração AVS e determinação da relação SEM/AVS e) determinação dos teores totais de metais além de carbono orgânico total (TOC), enxofre total e ferro total nos solos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Hermano Melo Queiroz - Integrante / Nathielly Herculano de Paula - Integrante / Tiago Osório Ferreira - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Environmental Research Letters


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciências do Solo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUEIROZ, HERMANO MELO2018QUEIROZ, HERMANO MELO; NÓBREGA, GABRIEL NUTO ; OTERO, XOSE L. ; FERREIRA, TIAGO OSÓRIO . Are acid volatile sulfides (AVS) important trace metals sinks in semi-arid mangroves?. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 126, p. 318-322, 2018.

2.
FERREIRA, MIRELE PAULA DA SILVA2018FERREIRA, MIRELE PAULA DA SILVA ; ARTUR, ADRIANA GUIRADO ; QUEIROZ, HERMANO MELO ; ROMERO, RICARDO ESPÍNDOLA ; COSTA, MIRIAN CRISTINA GOMES . Changes in attributes of soils subjected to fallow in desertification hotspot. Revista Ciencia Agronomica, v. 49, p. 23-31, 2018.

3.
QUEIROZ, H. M.2018QUEIROZ, H. M.; NOBREGA, G. N. ; FERREIRA, T. O. ; ALMEIDA, L. S. ; ROMERO, T. B. ; SANTAELLA, S. T. ; BERNARDINO, A. F. ; OTERO, XOSÉ L. . The Samarco mine tailing disaster: a possible time-bomb for heavy metals contamination?. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 637, p. 498-506, 2018.

4.
NÓBREGA, GABRIEL N.2016 NÓBREGA, GABRIEL N. ; FERREIRA, TIAGO O. ; SIQUEIRA NETO, M. ; QUEIROZ, HERMANO M. ; ARTUR, ADRIANA G. ; MENDONÇA, EDUARDO DE S. ; SILVA, EBENEZER DE O. ; OTERO, XOSÉ L. . Edaphic factors controlling summer (rainy season) greenhouse gas emissions (CO2 and CH4) from semiarid mangrove soils (NE-Brazil). Science of the Total Environment, v. 542, p. 685-693, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, J. C. ; QUEIROZ, H. M. ; MEDEIROS, J. S. ; RODRIGUES, G. P. ; COSTA, J. A. . Taxa de condutância estomática como indicador de estresse hídrico e salino em coco-anão-verde. In: II Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido, 2016, Triunfo e Serra Talhada. Compêndio de resumos simples e expandidos, 2016. p. 208-208.

2.
NASCIMENTO, J. C. ; QUEIROZ, H. M. ; MEDEIROS, J. S. ; COSTA, J. A. ; LACERDA, C. F. . Taxa fotossintética de coco-anão-verde, submetido à estresse hídrico e salino. In: II Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido, 2016, Triunfo e Serra Talhada. Compêndio de resumos simples e expandidos, 2016. p. 209-209.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, H. M.. Biogeoquímica de Ferro e seu controle sobre a dinâmica de metais traço no solo do estuário do Rio Doce. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, A. A. A. ; ESCOBAR, M. E. O. ; QUEIROZ, H. M. ; ARTUR, A. G. . Parâmetros químicos de solo de manguezal impactado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, J. I. A. ; FERREIRA, J. T. P. ; QUEIROZ, H. M. ; ROMERO, R. E. . Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
QUEIROZ, H. M.; FERREIRA, J. T. P. ; DUTRA, J. A. C. ; ROMERO, R. E. . Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PAULA, N. H. ; QUEIROZ, H. M. ; FERREIRA, T. O. ; NOBREGA, G. N. ; ARTUR, A. G. . SOLOS DE MANGUE SOB A INFLUÊNCIA DO SEMIÁRIDO CEARENSE: BIOGEOQUÍMICA DE FE, S E METAIS TRAÇO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Castro, G. A. ; QUEIROZ, H. M. ; MARQUES, A. G. B. ; FERREIRA, T. O. . IMPORTÂNCIA E ETAPAS PARA CONFECÇÃO DE MONÓLITOS DE TABULEIROS COSTEIROS DO CEARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
QUEIROZ, H. M.; PAULA, N. H. ; Castro, G. A. ; GADELHA, F. M. ; FERREIRA, T. O. . Influência Climática No Acúmulo de Matéria Orgânica em Solos de Manguezais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Castro, G. A. ; NOBREGA, G. N. ; ARTUR, A. G. ; QUEIROZ, H. M. ; FERREIRA, T. O. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E GRAU DE PIRITIZAÇÃO NOS SOLOS DO MANGUEZAL DO RIO TIMONHA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PECHE FILHO, A.; QUEIROZ, H. M.; ROMERO, D. J.. Participação em banca de Benedito Hélio Orlandi. Vulnerabilidade da Microbacia "Água da Fartura" - Palmital-SP em função da fragilização pelo sistema plantio direto ou pela aração. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Escolar Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

2.
COELHO, J. C.; QUEIROZ, H. M.; FERREIRA, T. O.. Participação em banca de Emanuelle Spironello. A gestão da pesquisa científica dentro de unidades de conservação: estudo e construção de estratégias para o parque estadual da Ilha do Cardoso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Escolar Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

3.
GANDUR, M. C.; FANDINO, V. A.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Ivi Barbosa. O uso da ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida (Life Cycle Management - LCM) para identificação de atributos ambientais de sustentabilidade em produtos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Escolar Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

4.
GRYSCHEK, J. M. B.; QUEIROZ, H. M.; CAMPOS, D. S.. Participação em banca de Marcus Vinicius Melari Visacre. Aplicação das normas de resíduos de serviço de saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Escolar Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

5.
MACHADO, G. B. O.; ROMERO, D. J.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Karine Ferreira Ribeiro Mansur. Variação espaço-temporal das concentrações de metais na água nas áreas de monitoramento do litoral paulista. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

6.
BORSATTO, E. A.; POMPEU, G. B.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de André Trevizoli Martins. Diagnóstico do Licenciamento Ambiental da Atividade de Extração e Beneficiamento de Areia no Âmbito das Agências Ambientais da CETESB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

7.
FOLEGATTI, M. V.; DUARTE, S. N.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de André Ferraz Righetti. Avaliação da drenagem urbana na região central do município de Piracicaba. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

8.
FOLEGATTI, M. V.; DUARTE, S. N.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Paulo Sérgio Brugioni. Controle de qualidade de efluentes lançados em corpos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

9.
PENHA, A. S.; POMPEU, G. B.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Adélia Carla Santos Ornelas. Panorama sobre as estratégias de controle de plantas indesejáveis em áreas de restauração ecológicas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

10.
GARCIA, J. N.; FERREIRA, T. O.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Susi Amaral de Campos. Composição química de derivados estruturais da madeira e impactos na compostagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (CEGEA)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, T. O.; SIQUEIRA NETO, M.; QUEIROZ, H. M.. Participação em banca de Tatiana Scacco Pereira.Restabelecimento dos conteúdos de Blue Carbon em solos de manguezais sob restauração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Avaliador de apresentações. 2018. (Simpósio).

2.
I Seminário Científico de Agronomia - SEMCA.Avaliador das apresentações de trabalho na modalidade poster no I Seminário Científico de Agronomia - SEMCA. 2016. (Seminário).

3.
XXXIV Encontro de Iniciação Científica.Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense. 2015. (Encontro).

4.
XXXIII Encontro de Iniciação Científica.Análise de Planossolos em áreas de exclusão de sobrepastejo no semiárido cearense. 2014. (Encontro).

5.
Encontros Universitários.SOLOS DE MANGUE SOB A INFLUÊNCIA DO SEMIÁRIDO CEARENSE: BIOGEOQUÍMICA DE FE, S E METAIS TRAÇO. 2013. (Encontro).

6.
I Simpósio em Economia Rural - Políticas Públicas Para Convivência com o Semiárido. 2013. (Simpósio).

7.
XXII Encontro de Extensão.IMPORTÂNCIA E ETAPAS PARA CONFECÇÃO DE MONÓLITOS DE TABULEIROS COSTEIROS DO CEARÁ. 2013. (Encontro).

8.
Encontros Universitários.Influência Climática No Acúmulo de Matéria Orgânica em Solos de Manguezais. 2012. (Encontro).

9.
Encontros Universitários.CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E GRAU DE PIRITIZAÇÃO NOS SOLOS DO MANGUEZAL DO RIO TIMONHA. 2012. (Encontro).

10.
XII Encontro Regional de Agroecologia. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, H. M.. 59º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia ? CONEA. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, H. M.. Biogeoquímica de Ferro e seu controle sobre a dinâmica de metais traço no solo do estuário do Rio Doce. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


ARTIGOS SUBMETIDOS PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS:

QUEIROZ, H.M.; Artur, A.G.; Taniguchi, C.A.K.; Silveira, M.R.S.; Nascimento, J.C.; Nóbrega, G.N.; Otero, X.L.; Ferreira, T.O. The hidden contribution of shrimp farming to greenhouse gases emissions. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Impact Factor = 2.413)

Otero, X.L.; Nóbrega, G.N.; Araújo-Júnior, J.M.C; QUEIROZ, H.M.; Romero, D.J.; Siqueira-neto, M.; Ferreira, T.O. Effect of crab bioturbation on nitrous oxide emission in a semiarid mangrove forest (Ceará, NE Brazil). International Journal of Environmental Research (Impact Factor = 1.019)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 4:23:46