Marize Conceição de Jesus

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  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Doutoranda em Historia Social pelo PPGHS-FFP/UERJ, Mestre em Educação pelo PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, da linha III Educação e Diversidades Étnico- Raciais. Com especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2000) e graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias (1995). Professora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (1988) e pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1992). Trabalha com Educação das Relações Étnico -Raciais. Foi assessora pedagógica de Ciências Sociais no CEPAENI- ( Centro de Estudos, Pesquisas e Assessoria Educacional de Nova Iguaçu) Foi membro da comissão executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora institucional do GESTAR- Grupo de Estudos e Ação Racial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marize Conceição de Jesus
Nome em citações bibliográficas
JESUS, Marize Conceição de.;JESUS, M.C


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: O legado da militância negra pós-64 para a democratização das relações étnico-raciais.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ahyas Siss.
1999 - 2000
Especialização em Historia do Brasil. (Carga Horária: 396h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Rosa dos Ventos: Construção da Memória e Identidade de uma Comunidade em Nova Iguaçu.
Orientador: Maria Paula Graner.
1992 - 1995
Graduação em História.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias, FEUDUC, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Pós-graduação Lato Sensu Diversidade Étnica e Educ. (Carga horária: 360h).
Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PPGEDUC -UFRRJ, Brasil.
2007 - 2007
Historia e Cultura Afro Brasileira no contexto da. (Carga horária: 84h).
Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de Professores em Historia da Africa. (Carga horária: 80h).
Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, CEAP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Políticas Publicas e Gestão Local. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente, Carga horária: 16


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola O curso é destinado aos Profissionais da educação atuantes na rede pública de ensino, Educação Básica, em todos os níveis e modalidades, preferencialmente da região da Baixada Fluminense. Modalidade: Semi- Presencial / Carga Horária: Total: 210hs Presencial: 110hs A Distância: 100hs Modúlo ministrado: Módulo VII - Componentes regionais da Educação das Relações étnico- raciais e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana / 20h. Especificidades e características das relações étnico-raciais e da história da população negra do Estado do Rio de Janeiro e da região da Baixada Fluminense. Atividades de campo com grupos de referência afro-brasileira na Baixada Fluminense e no Estado do Rio de Janeiro através de visitas a sítios históricos de relevante contribuição da cultura e história do negro, como comunidades remanescentes de quilombos, casas de cultos afro-brasileiros, museus de história africana, dentre outros.


Centro de Estudos e Pesquisas de Nova Iguaçu, CEPAENI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagogia de Area, Carga horária: 8
Outras informações
Assessoria pedagógica de área do conhecimento: Historia e Geografia no ensino fundamental. Assessorando e coordenando o trabalho pedagógico dos professores do 1º ao 7º ano.


Associação de Professores Pesquisadores de Historia da Baixada Fluminense, APPH-CLIO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: professor pesquisador, Enquadramento Funcional: ProfessorAssociado, Enquadramento Funcional:, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 0
Outras informações
A Associação de Professores e Pesquisadores de História é uma entidade sem fins lucrativos, registrada em junho de 1999, cujo objetivos são voltados ao estudo e pesquisa da História da Baixada Fluminense e à defesa do patrimônio histórico da região. Buscando a valorização da cultura local e regional , a APPH-Clio direciona , aos professores e a comunidade , atividades de instrumentalização e reflexão crítica através de cursos, palestras e estudos de campo e congressos.

Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 0
Outras informações
A Associação de Professores e Pesquisadores de História é uma entidade sem fins lucrativos, registrada em junho de 1999, cujo objetivos são voltados ao estudo e pesquisa da História da Baixada Fluminense e à defesa do patrimônio histórico da região. Buscando a valorização da cultura local e regional , a APPH-Clio direciona , aos professores e a comunidade , atividades de instrumentalização e reflexão crítica através de cursos, palestras e estudos de campo e congressos.


Secretaria Municipal de São João de Meriti, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente II, Carga horária: 20


Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, CEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A ATUAÇÃO DA MILITANCIA NEGRA ACADÊMICA PÓS-64 E SEU LEGADO CONTEMPORÂNEO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNIC-RACIAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marize Conceição de Jesus - Coordenador / Ahyas Siss - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Raciais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Etnico-Racial/Especialidade: Educação para as Relações Etnico-Raciais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Moção de Reconhecimento Luíza Bairros - por engajamento na luta da mulher negra., Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro- COMDEDINE-NI.
2015
Personalidades Negras da Baixada Fluminense- moção de aplausos e reconhecimento, Projeto Ilustres e Anônimos/GESTAR/LEAFRO.
2015
Moção de Congratulações e Aplausos por trabalho com as questões étnico-raciais, Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
2015
Certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento as boas práticas desenvolvidas nas Bibliotecas e Salas de Leitura nos anos de 2013-2015, PLE- Diretoria Regional Metropolitana I.
2012
Premio Baixada Fluminense 2012 - Destaque na Categoria Educação, Forum Cultural da Baixada Fluminense.
2012
Moção de Aplausos, Camara Municipal de Queimados.
2011
PERSONALIDADES NEGRAS DE NOVA IGUAÇU, PROJETO ILUSTRES E ANONIMOS.
2010
Moção de Congratulação e Aplausos pelo dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, Associação de Vereadores da Baixada Fluminense- AVBF-RJ.
2010
Moção de Louvor e Reconhecimento pelo Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu / Cobra.
2010
Moção de Congratulação e Aplausos, Associação de Vereadores da Baixada Fluminense.
2008
Ilustres & Anônimos, Movimento de Criação Olhar da Maioria.
2003
MULHERES QUE FAZEM, MOCOM- Movimento de Criação Olhar da Maioria.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
JESUS, Marize Conceição de.. A luta do movimento negro para a construção de uma sociedade com justiça social.. In: MELO, J.W.R.. (Org.). Multiculturalismo, diversidade e direitos Humanos.. 01ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 79-98.

2.
JESUS, M. C.; JESUS, Marize Conceição de. . Mulheres de axé na Baixada Fluminense: religião e atuação politica.. In: FERNANDES , Ana Paula C.; ROBERTO, Joanna de Angelis Lima; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (Org.). Educação e Axé: uma perspectiva intercultural na educação. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2015, v. , p. 1-232.

3.
JESUS, Marize Conceição de.. A atuação da militância negra acadêmica pós- 64 e seu legado acadêmico para a democratização das relações étnico-raciais.. In: Aristoteles Berino. (Org.). Diversidade Etnico Racial e Educação Brasileira. 01ed.Seropedica: Evangraf- UFRRJ, 2013, v. , p. 7-175.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JESUS, Marize Conceição de.. Educação e Cidadania: A Lei 10.639/03 e a atuação dos profissionais nas escolas.. Cadernos do GESTAR, Maricá/RJ, p. 01 - 33, 03 ago. 2008.

2.
JESUS, Marize Conceição de.. Mulheres Negras,mulheres de axé: protagonistas da história na Baixada Fluminense. Cadernos do GESTAR, Nova Iguaçu/RJ, p. 01 - 34, 02 mar. 2008.

3.
JESUS, Marize Conceição de.. Porque revisitar a Historia de Nova Iguaçu. Cadernos do GESTAR, Nova Iguaçu/RJ, p. 01 - 32, 01 mar. 2006.

4.
JESUS, Marize Conceição de.. Memória de Joões. Revista NÓS, Nova Iguaçu/RJ, p. 01 - 32, 01 nov. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, Marize Conceição de.. A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE COM JUSTIÇA SOCIAL. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, São Gonçalo. HISTÓRIA, POLÍTICAS E DIREITO À EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. p. 01-52.

2.
JESUS, Marize Conceição de.; SISS, A. . MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: FRENTE DE RESISTENCIA AO GOVERNO MILITAR NO BRASIL. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL FRONTEIRAS ETNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO, 2014, CAMPO GRANDE-MS. VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: FRONTEIRAS ÉTNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO, 2014.

3.
JESUS, M. C.; JESUS, Marize Conceição de. . A atuação da militância negra acadêmica pós- 64 e seu legado acadêmico para a democratização das relações étnico-raciais.. In: I Seminario Internacional Educação Contextos Contemporaneos e Demandas Populares- racismo, politica e educação., 2013, Seropedica. I Seminario Internacional Educação Contextos Contemporaneos e Demandas Populares- racismo, politica e educação.. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, M. C.; FERNANDES, K. M. ; JESUS, M.C . A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, O ENSINO DE BIOLOGIA, A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E A AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS), 2014, BELÉM. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS)- AÇÕES AFIRMATIVAS: CIDADANIA E RELAÇÕES ETNICO- RACIAIS. BELÉM: EDITORA LIVRARIA DA FÍSICA, 2014. p. 33-351.

2.
JESUS, Marize Conceição de.. MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: DITADURA MILITAR E O CONTROLE EM TORNO DA QUESTÃO RACIAL NO BRASIL-2014. In: IX SEMANA DE HISTÓRIA POLITICA-VI SEMINARIO NACIONAL DE HISTÓRIA POLITICA,CULTURA E SOCIEDADE, 2014, RIO DE JANEIRO. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2014. p. 7-443.

3.
JESUS, Marize Conceição de.. MULHERES DE AXÉ NA BAIXADA FLUMINENSE: RELIGIÃO,CULTURA,EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO POLITICA. In: VIII ENDIPE- ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO, 2014, FORTALEZA. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO(17:2014: FORTALEZA,CE) A DIDATICA E A PRATICA DE ENSINO NAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA,FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE: CADERNO DE RESUMOS:PÔSTERES E PAINÉIS.-FORTALEZA:EDUECE,2014, 2014. p. 10-528.

4.
JESUS, Marize Conceição de.; SISS, A. . MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: FRENTE DE RESISTENCIA AO GOVERNO MILITAR NO BRASIL. In: 9º FÓRUM DA PÓS -GRADUAÇÃO DA UFRRJ, 2014, SEROPÉDICA. Anais d o IX Fórum da Pós - Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014.

5.
JESUS, Marize Conceição de.. Rosa dos Ventos: construção da memória e identidade de uma comunidade em Nova Iguaçu. In: XI Encontro Regional de História: Democracia e Conflito, 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regional de História: Democracia e Conflito,2004 - Livro de Resumos da ANPUH-RJ,2004.p. 145, 2004.

6.
JESUS, Marize Conceição de.. A História da Baixada Fluminense. In: IX Simpósio Regional de Historia: História, Memória e Comemorações. 2000, Niterói.Caderno de Resumos da ANPUH- RJ,2000. P. 83-84., 2000, Niterói- RJ. IX Simpósio Regional de Historia: História, Memória e Comemorações, 2000. p. 83-84.

Apresentações de Trabalho
1.
JESUS, M.C. Mesa: Educadoras da rede publica da Baixada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
JESUS, M. C.; JESUS, M.C . XII SEMANA DE HISTÓRIA POLITICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JESUS, M.C. A universidade como espaço de discussão e luta contra a violência de gênero e racismo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JESUS, M.C. Conversando sobre identidade, estética capilar, sexualidade e gênero.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JESUS, Marize Conceição de.. O regime militar e a questão racial: o interdito.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JESUS, Marize Conceição de.. A luta do movimento negro para a construção de uma sociedade com justiça social.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JESUS, Marize Conceição de.. Movimento negro e indígena: vozes da resistencia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JESUS, Marize Conceição de.; SISS, A. . MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: FRENTE DE RESISTENCIA AO GOVERNO MILITAR NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JESUS, Marize Conceição de.. MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: DITADURA MILITAR E O CONTROLE EM TORNO DA QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JESUS, Marize Conceição de.. MULHERES DE AXÉ NA BAIXADA FLUMINENSE: RELIGIÃO,CULTURA,EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO POLITICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
JESUS, Marize Conceição de.. MILITANCIA NEGRA NA UNIVERSIDADE: FRENTE DE RESISTENCIA AO GOVERNO MILITAR NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
JESUS, M. C.; JESUS, Marize Conceição de. . A ATUAÇÃO DA MILITÂNCIA NEGRA ACADÊMICA PÓS-1964 E SEU LEGADO CONTEMPORÂNEO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
JESUS, Marize Conceição de.. Projeto Cor Ação Brasileiro da Sala de Aula a Possibilidade de implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais de Nova Iguaçu.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
JESUS, Marize Conceição de.. Discussão sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
JESUS, Marize Conceição de.; Mello. S.B.Monica . A Literatura como fonte de Reconstrução Histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
JESUS, Marize Conceição de.. Identidade Tridimensional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
JESUS, Marize Conceição de.. Rosa dos Ventos: construção da memória e identidade de uma comunidade em Nova iguaçu. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JESUS, M.C. Participação em banca de Thaíla Guimarães de Queiroz. Os reveses para a construção da identidade étnico-racial entre alunos da Educação Básica na Baixada Fluminense. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
JESUS, M.C; Gregorio, MC. Participação em banca de (Elaine Rosa O. Marinho. ARTE AFRICANA NA SALA DE AULA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
JESUS, M.C; Gregorio, MC. Participação em banca de Paula Cristina da S. N. dos Santos. ) O TEN e sua influência na atuação profissional e política de artistas negros da Baixada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nas letras da Lei 10.639/03: racismo,linguagem e poder.. 2017. (Encontro).

2.
XVII Encontro de Historia da Anpuh-Rio.O regime militar e a questão racial: o interdito. 2016. (Encontro).

3.
REUNIÃO CONJUNTA CADARA-FÓRUNS/2015.Apresentação das demandas do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

4.
VIII COPENE- UFPA. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, O ENSINO DE BIOLOGIA, A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E A AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03. 2014. (Congresso).

5.
3ª Conferencia Municipal de Politicas de Promoção da Igualdade Racial. 2013. (Outra).

6.
A meritocracia e as ameaças a carreira docente: causas,consequencias e possibilidades de resistencia.. 2013. (Outra).

7.
I COPENE de CUIABÁ. 2013. (Congresso).

8.
Seminario Estrategias de combate ao racismo no processo de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. 2013. (Seminário).

9.
VIII Forum da Pós -Graduação da UFRRJ- " Responsabilidae social na Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnologica".A atuação da militancia negra academica pós 1964 e seu legado contemporaneo paa a democratização das relações etnico-raciais.. 2013. (Outra).

10.
VI Seminario Nacional de Eucação das Relações Etnico-Raciais Brasileiras- Contexto dos 10 anos da Lei 10.639/03.A atuação da militancia negra academica pós 1964 e seu legado contemporaneo paa a democratização das relações etnico-raciais. 2013. (Seminário).

11.
V Seminario Discente PPgeduc - UFRRJ.Grupo de Discussão: Os dez anos da Lei 10.639/03. 2013. (Seminário).

12.
V Seminario Discente PPgeduc - UFRRJ. 2013. (Seminário).

13.
5º Seminario Fronteiras Etnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão.Projeto Cor Ação Brasileiro da Sala de Aula a Possibilidade de Implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais de Nova Iguaçu. 2012. (Seminário).

14.
I Congresso Nacional de Africanidades e Brasilidades. 2012. (Congresso).

15.
VII Congreso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. 2012. (Congresso).

16.
CURSO DE FORMAÇÃO NA LEI 10.639/03 PARA OS AGENTES CULTURAIS DE NOVA IGUAÇU.HISTORICO DA LEI 10.639/03. 2011. (Oficina).

17.
DEBATE: EDUCAÇÃO E SAÚDE NA DIVERSIDADE ETNICA RACIAL E RELIGIOSA.A EDUCAÇÃO E CURRICULO NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03. 2011. (Encontro).

18.
II JORNADA DE EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. 2011. (Encontro).

19.
II MOSTRA - AFRICANIDADE: CONSCIENCIA E DEBATE - O DESAFIO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08.SOLIDIFICANDO A LEI 10.639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR (CURRICULO). 2011. (Outra).

20.
LANÇAMENTO DA CAMPANHA POR UMA INFANCIA SEM RACISMO.CAMPANHA POR UMA INFANCIA SEM RACISMO/ UNICEF. 2011. (Outra).

21.
Pedagogia 2011-Encuentro por la unidad de los educadores. A Literatura como fonte Historica.. 2011. (Congresso).

22.
PROJETO SEXTA-FEIRA PRETA: LANÇAMENTO DO LIVRO SÓ AS MULHERES SANGRAM.PROJETO SEXTA FEIRA PRETA. 2011. (Encontro).

23.
SEMINARIO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRATICA:LEI 10.639/03. 2011. (Seminário).

24.
ATO EM HOMENAGEM AOS MORTOS E DESAPAREDCIDOS NEGROS E NEGRAS.ATO EM HOMENAGEM AOS MORTOS E DESAPARECIDOS NEGROS E NEGRAS. 2010. (Outra).

25.
II SEMINARIO DE CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DO MUNICIPIO DE BELFORD ROXO: "A RELAÇÃO HISTORICA DOS QUILOMBOS URBANOS DO SECULO XX COM A ATUAL REALIDADE URBANA DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA"..GT " IDENTIDADE TRIDIMENSIONAL". 2010. (Seminário).

26.
OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NO EXERCICIO DA CIDADANIA.IDENTIDADE INDIVIDUAL,COLETIVA E MEMORIA SOCIAL. 2010. (Seminário).

27.
SEMINARIO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRATICA:LEI 10.639/03. 2010. (Seminário).

28.
1ª Jornada de Educação para Igualdae Racial na Baixada Fluminense.Projeto para Educação Etnico-Racial: Cor Ação Brasileiro. 2009. (Outra).

29.
Forum Mundial de Educação. Educação e Diversidade Etnico racial. 2008. (Congresso).

30.
Diversidade Religiosa: Desafios para a Educação Publica.Diversidade Religiosa: Desafios para a Educação Publica. 2007. (Seminário).

31.
I Curso de Formação Continuada em História e Cultura Afro- Brasileira.História e Cultura Afro- Brasileira no Contexto da Lei 10.639/03. 2007. (Encontro).

32.
Projeto Semana da Etnicidade.Auto estima e identidade etnico-racial. 2007. (Seminário).

33.
Forum Mundial de Educação de Nova Iguaçu.Educação Cidadã para uma cidade Educadora. 2006. (Encontro).

34.
Forum Municipal de Diversidade Etnico Racial.Educação e Diversidade Etnico Racial. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JESUS, M.C. II Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sudeste. 2018. (Congresso).

2.
JESUS, M.C. Encontro de Meninos- identidades e vivencias. 2017. (Outro).

3.
JESUS, M.C. Encontro de Meninas-discutindo identidades. 2017. (Outro).

4.
JESUS, Marize Conceição de.. Encontro de Meninas: Discutindo identidades. 2016. (Outro).

5.
JESUS, Marize Conceição de.. Roda de Conversa: As lutas das mulheres negras na. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thaíla Guimarães de Queiroz. Os reveses para a construção da identidade étnico-racial entre alunos da Educação Básica na Baixada Fluminense.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Paula Cristina da S. N. dos Santos. O TEN e sua influência na atuação profissional e política de artistas negros da Baixada Fluminense.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Dayana Ramos das Flôres de Almeida. A contribuição de Beatriz Nascimento e Lélia Gonzalez para a construção de uma educação antirracista.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elaine Rosa O. Marinho. ARTE AFRICANA NA SALA DE AULA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thaíla Guimarães de Queiroz. Os reveses para a construção da identidade étnico-racial entre alunos da Educação Básica na Baixada Fluminense. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marize Conceição de Jesus.

2.
Paula Cristina da S. N. dos Santos. O TEN e sua influência na atuação profissional e política de artistas negros da Baixada Fluminense. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marize Conceição de Jesus.

3.
Elaine Rosa O. Marinho.. ARTE AFRICANA NA SALA DE AULA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marize Conceição de Jesus.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JESUS, M.C. Encontro de Meninos- identidades e vivencias. 2017. (Outro).

2.
JESUS, M.C. Encontro de Meninas-discutindo identidades. 2017. (Outro).

3.
JESUS, M.C. II Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sudeste. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Atua nos movimentos sociais em Nova Iguaçu, ocupando a função de Coordenadora do conselho político do Grupo de Estudos e Ação Racial- GESTAR. É membro integrante do COMDEDINE-NI (Conselho Municipal do Direito do Negro de Nova Iguaçu)

Atua desde 2009 no Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Estado do Rio de Janeiro. Em 2011 coordenou o seminário: Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Reeducação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ainda em 2011 é eleita para a comissão executiva do Fórum e indicada para representar o Fórum em Brasília na 4ª Reunião com representantes de Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico- Racial. Também em julho de 2012, representou o Fórum na 5ª Reunião de representantes de Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico- Racial. 

No segundo semestre de 2011,cursou a disciplina Educação e Relações Interéticas no Brasil, oferecida pelo PPGEduc, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Ahyas Siss, no instituto Multidisciplinar, campus Nova Iguaçu,quando iniciou sua participação como assistente de pesquisa e membro do GPESURER- GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO SUPERIOR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 

 Em 2012 foi selecionada como aluna especial (1º período) na disciplina "Desigualdades Sociais e Acesso à Universidade: Perspectivas, limites e tensões",ministrada pelo professor Ahyas Siss, no Programa de pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no instituto Multidisciplinar, campus Nova Iguaçu e ainda membro do GPESURER- GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO SUPERIOR E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS.



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