Rosemir Antonio Bernardo Filho

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2017


Graduado em Ciências Biológicas-Licenciatura e Pedagogia. Pós-graduado em Psicopedagogia e Educação Especial. Mestre em Genética e Melhoramento - Universidade Estadual de Maringá, Laboratório de Citogenética, área de Biologia Celular e Molecular de Melhoramento Genético. Atualmente professor na rede Municipal e Estadual de ensino de Ourinhos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemir Antonio Bernardo Filho
Nome em citações bibliográficas
BERNARDO FILHO, R. A.;BERNARDO FILHO, R.A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.
Universidade Estadual de Maringa, Bl j45, Lab Citogenética
Cidade Universitaria
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614686


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Genética e Melhoramento.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Caracterização citogenética em espécies do gênero Paspalum,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Dra Maria Suely Pagliarini.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, ARAUCÁRIA, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2013 - 2014
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 460h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: INCLUSÃO ESCOLAR: EVIDÊNCIAS DE ABANDONO NA FORMAÇÃO DOCENTE..
2013 - 2014
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 460h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A LUZ DA INCLUSÃO..
2012 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E COMPORTAMENTAL DO ALUNO..
2005 - 2007
Graduação em Ciencias Biologicas - Licenciatura.
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
Orientador: Dr Odair Francisco.




Formação Complementar


2016 - 2016
10ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES. (Carga horária: 40h).
Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2016 - 2016
19ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. (Carga horária: 40h).
Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2016 - 2016
IX ENCONTRO DO PROGRAMA COOPER JOVEM. (Carga horária: 11h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de SP, SESCOOP/SP, Brasil.
2016 - 2016
V SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga horária: 4h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OURINHOS, SME, Brasil.
2015 - 2015
Comunidade de Aprendizagem - Instituto Natura. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2015 - 2015
IV Seminários de Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2015 - 2015
Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2013 - 2013
II Semana de Práticas Educativas. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2011 - 2011
Aplicación de marcadores ISSR en el Mejoramiento d. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Impacto das preparações cromossômicas na análise. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2011 - 2011
Computação bayesiana aproximada em filogeografia. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2011 - 2011
Avanços em citogenética vegetal. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2011 - 2011
Eletroforese de ácidos necléicos por capilar. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Adesão celular e progressão tumoral. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Aplicações do sequenciamento 454 Life Sciences em. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Genotipagem com Affymetrix: quando menos é mais. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Citogenética Molecular. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2007 - 2007
Zoonoses e doenças transmititidas por vetores. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2007 - 2007
Mutagênese Ambiental. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2007 - 2007
Educação Ambiental: sentidos e gestão. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2007 - 2007
Biotecnologia. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2006 - 2006
Ocupação e Devastação do Vale do Paranapanema. (Carga horária: 8h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.


Atuação Profissional



Educativa Centro Educacional, EDUCATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10


Colégio Super Ensino, CSE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 25


Colégio Aprove, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente em Biologia Celular e Molecular


Diretoria de Ensino de Ourinhos, DERO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente em Ciências e Biologia


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
As espécies brasileiras de Paspalum apresentam variabilidade, tanto no que se refere a características morfológicas, quanto ao comportamento reprodutivo e ao valor forrageiro. A análise citogenética dos acessos de germoplasma relevantes permitirá a identificação de linhagens sexuais úteis para futuros trabalhos de melhoramento genético, bem como de linhagens com boas características agronômicas e produtoras de pólen viável.


Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Mediador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagogo Polivalente, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 45
Outras informações
Docente nas areas de Ciências e Biologia na Rede Municipal de Ensino de Ourinhos-SP

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto Mais Educação, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
HORTA ORGÂNICA - O MENINO DO DEDO VERDE
Descrição: Sendo a escola um espaço onde o educando dará sequência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental (sustentabilidade) na formação de jovens responsáveis. Nesse aspecto, a escola deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino, fazendo com que os conteúdos ambientais envolvam todas as disciplinas do currículo e interliguem com a realidade da comunidade, para que o aluno perceba a correlação dos fatos e tenha uma visão integral do mundo em que vive. Nesse sentido a escola deverá promover, através de ações, a preservação e a conservação do meio ambiente (sustentabilidade) para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. É nesse intuito que proporcionaremos a construção e conservação de uma Horta Sustentável na nossa escola. Assim todos poderão usufruir dos benefícios da mesma, além da colaboração inquestionável com o desenvolvimento da ?cultura sustentável? na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
?INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E COMPORTAMENTAL DO ALUNO.?
Descrição: A dificuldade no desenvolvimento cognitivo relacionado a características comportamentais afetivas vem sendo palco de grandes debates para sublimar a educação não só no Brasil como no mundo. Nessa perspectiva podemos apontar a família como mediadora nesse processo, juntamente com as instituições educacionais, como uma poderosa ferramenta psicoafetiva no desenvolvimento intelectual humano. Num ato reflexivo e investigatório através de observações e artigos científicos publicados, nós tentaremos apontar caminhos e ideias para futuros debates para a responsabilidade das famílias e da escola no processo de desenvolvimento intelectual e moral da criança..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Laboratório de Ciências à Luz da Epistemoligia Genética
Descrição: Em pleno século XXI, com o advento da modernização e ações psicofísicas e químicas, notamos as dificuldades de crianças em plena formação, seja ela emocional metabólica ou comportamental, inseridas num determinado contesto sócio econômico em instituições educacionais. Enfrentamos um gigantesco problema a respeito de comportamento, indisciplina, comodismo, empatia, doenças psicológicas entre outros fatores psicoafetivos. Provavelmente estas crianças criadas em um mundo cada vez mais globalizado, caracterizado pela diversidade, pela competitividade e pelo acelerado progresso científico e tecnológico, vêm exigindo cada vez mais competências cognitivas específicas para a gestão de suas vidas nas dimensões pessoal, social, cultural, política, econômica e profissional. Nessa perspectiva, o laboratório de ciências constitui-se em um ambiente extremamente motivador, pois nesse ambiente os discentes poderão observar seres microscópios, realizarem jogos, observar um vulcão feito de argila em erupção, terrários, estruturas do corpo humano, transformações químicas e físicas, enfim poderão desvelar todos os universos micro e macroscópicos que fazem parte de uma vida fantástica quando observado da forma certa. Alem disso trabalham em grupo, pesquisando, trocando ideias e debatendo sobre os assuntos propostos em sala sem que tenham interferência alguma, de acordo que esta liberdade os torne mais participativos e dinâmicos, fator essencial na formação social e na evolução cognitiva dos alunos (Piaget, 1994). De acordo com Becker (2001), um trabalho docente alienado só pode gerar um produto discente alienado; se isso não acontece é porque o aluno conseguiu, por outros caminhos, criticar a prática do professor. É por isso que afirmamos que o professor precisa saber como se constrói o conhecimento (A teoria de Piaget é um caminho importante, mas está longe de ser único ? Cf. Marx, Gramsci, Paulo Freire, Freinet, Vygotsky, etc) Caso contrário, ele próprio só tornará inócuo o processo de desenvolvimento que o fundamenta (Becker, 2001). Infelizmente o que observamos em nosso dia a dia, são crianças mal estruturadas, principalmente no âmbito familiar que ira refletir em seu comportamento na escola, porem o resultado a isto que a escola propõe é simplesmente repreensão verbal e expulsão da sala ou da própria escola. Acredito que o laboratório torna-se uma poderosa arma para interferir nestes comportamentos levando que o aluno assuma um papel social aceitável dentro de uma comunidade educacional, pois o laboratório de ciências enquanto ambiente de motivação, ação, operação e principalmente cooperação desenvolvera um comportamento afetivo e emocional antes não encontrado pelo aluno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
CARACTERIZAÇÃO CITOGENÉTICA EM ACESSOS DE PASPALUM (POACEAE).
Descrição: Entre as gramíneas nativas com mais destaque em valor forrageiro, adaptabilidade, palatabilidade e diversidade genética é o gênero Paspalum, com grande ocorrência de poliplóides e apomíticos, compreende aproximadamente 400 espécies, sendo 220 nativas do Brasil. Apesar de terem grandes características desejáveis, poucos estudos vêm sendo realizados para melhorar esta espécie. Frente a essa realidade, este trabalho pretende analisar o comportamento meiótico de aproximadamente 20 acessos de diferentes espécies de Paspalum, que serão caracterizadas quanto ao número de cromossomos, associação cromossômica e anomalias meióticas, como formas de pré-seleção para determinar quais são os acessos e espécies viáveis para futuras hibridizações interespecíficas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2011 - Atual
Estágio na Docência
Descrição: Ministrar aulas de Organelas citoplasmáticas - Biologia Celular, para alunos de Agronomia.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDO FILHO, R.A.2014 BERNARDO FILHO, R.A.; SANTOS, A.C.C. ; SOUZA, F.H.D. ; VALLS, J.F.M. ; PAGLIARINI, M.S. . Complete asynapsis resulting in 2n pollen formation in Paspalum jesuiticum Parodi (Poaceae). Genetics and Molecular Research, v. 13, p. 255-261, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JANKE, L ; BERNARDO FILHO, R. A. ; SOUZA, F. H.D ; FÁVERO, A ; Pagliarini, M, S. . Assinapse em Paspalum pumilum (Poaceae) como causa de formação de gametas não reduzidos. In: III Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras, 2011, Bonito-MS. http://simf.cnpgc.embrapa.br/2011/, 2011.

2.
BERNARDO FILHO, R. A.; SOUZA, F. H.D ; FÁVERO, A ; VALLS, J. F. M ; Pagliarini, M, S. . Caracterização citogenética de espécies de Paspalum (Poaceae). In: III Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageiras, 2011, Bonito-MS. http://simf.cnpgc.embrapa.br/2011/, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDO FILHO, R. A.; Pagliarini, M, S. ; SOUZA, F. H.D ; FÁVERO, A . Asynapsis in Paspalum jesuiticum and Paspalum pumilum (Poaceae). In: 2ª Reunião Brasileira de Citogenética, 2011, Águas de Lindóia. Anais da II Reunião Brasileira de Citogenética, 2011, 2011.

2.
BERNARDO FILHO, R. A.; Pagliarini, M, S. ; SOUZA, F. H.D ; FÁVERO, A . Asynapsis in Paspalum jesuiticum and Paspalum pumilum (Poaceae). In: 57º Congresso Brasileiro de Genetica, 2011, Águas de Lindóia. Anais do 57º Congresso Nacional de Genética, 2011, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDO FILHO, R. A.. Laboratório de Ciências Inserido em Sala de Aula a Luz da Epistemologia Genética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BERNARDO FILHO, R. A.. Genética e Melhoramento de Plantas Forrageiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Reunião Brasileira De Citogenética. Asynapsis in Paspalum jesuiticum and Paspalum pumilum. 2011. (Congresso).

2.
57º Congresso Brasieliro de Genética. Asynapsis in Paspalum jesuiticum and Paspalum pumilum (Poaceae). 2011. (Congresso).

3.
III Simpósio Internacional sobre Melhoramento de Forrageira.Caracterização citogenética de espécies de Paspalum (Poaceae). 2011. (Simpósio).

4.
Congresso Internacional sobre Competência na Educação. 2009. (Congresso).

5.
X Semana de Biologia - Evolução e Biodiversidade. 2009. (Simpósio).

6.
III Simpósio de Biologia e IV Semana do Meio Ambiente. 2007. (Simpósio).

7.
VIII Semana da Biologia. 2007. (Simpósio).

8.
II Simposio de Biologia e III Semana do Meio Ambiente. 2006. (Simpósio).

9.
I Simpósio de Biologia e II Semana do Meio Ambiente. 2005. (Simpósio).

10.
VI Semana de Biologia. 2005. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Rosemir Antonio Bernardo Filho. XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências) - Prefeitura Municipal de Ourinhos. Orientador: Rosemir Antonio Bernardo Filho.



Inovação



Projetos de pesquisa



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