Danilo Braga

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2017


Mestrando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), pesquisando padrões de design hacker, visualização de dados, linguagens e interfaces móveis. Trabalha na Editora Abril como Head of Art no Estúdio de Criação e Projetos Especiais, liderando o time responsável por Projetos Especiais de publicidade, branding, campanhas, apresentações, eventos e comunicação visual de publicidade e marketing da Abril. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL), onde realizou um projeto de pesquisa de iniciação científica em design gráfico de revistas no Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, D.

Endereço


Endereço Profissional
Editora Abril.
Avenida das Nações Unidas
Pinheiros
05425070 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30372342
URL da Homepage: http://www.abril.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Design hacker: customização de interfaces gráficas móveis,Orientador: Priscila Almeida Cunha Arantes.
Palavras-chave: Design de Interface; Cultura Hacker.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design gráfico.
2008 - 2011
Graduação em Jornalismo.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Design para jornalistas: primeiros passos em edição visual.
Orientador: Gilberto Maringoni de Oliveira.




Formação Complementar


2009 - 2009
Design Editorial para Jornalistas e Diagramadores. (Carga horária: 15h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.


Atuação Profissional



Editora Abril, ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Head of Art, Carga horária: 40
Outras informações
Lidero o time responsável pelo design de Projetos Especiais de publicidade, branding, campanhas, apresentações, eventos e comunicação visual de publicidade e marketing da Abril


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docência na disciplina Fundamentos do Design em Games, no curso de graduação Design de Games na Universidade Anhembi Morumbi em duas turmas, na unidade Morumbi e Paulista II

Atividades

09/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Design, .

09/2016 - Atual
Estágios , Programa de Pós-Graduação em Design, .

Estágio realizado
Estágio docência na disciplina 'Fundamentos do Design para Games', no curso de graduação 'Design em Games'.

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Edição e Design, Carga horária: 30
Outras informações
Fui monitor responsável pela edição de arte e fotografia nas revistas Esquinas, Cásper e A Imprensa. Durante a monitoria, tive a oportunidade de assinar a criação dos projetos gráficos de Communicare (Centro Interdisciplinar de Pesquisa), Revista Cásper e CoMtempo (Periódico da Pós-graduação).



Linhas de pesquisa


1.
Design, arte e memória: perspectivas contemporâneas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Design hacker: a customização de interfaces gráficas móveis
Descrição: O objetivo desse trabalho é estudar a customização de interface gráfica em smartphones nas cibercomunidades hacker. Buscaremos entender as motivações da comunidade hacker e dos powerusers por meio da manipulação das interfaces, identificar possíveis demandas não atendidas nos produtos de software e levantar as propostas a partir das hipóteses apresentadas e nos desdobramentos encontrados ao longo da pesquisa. Busco estudar esse comportamento disruptivo no campo do design de interface para levantar questionamentos sobre comportamentos e experiências entre a máquina e os usuários ainda não documentadas. Já o objetivo da análise da cultura e atitude hacker nos elementos da interface gráfica visa levantar questões no campo do pensamento crítico de nosso uso com a tecnologia em questões como acesso, consumismo, dependência e segregação. Orientação: Priscila Almeida Cunha Arantes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danilo Braga - Coordenador.
2010 - 2010
Nas grades e colunas: o uso das regras de Jan White no design editorial contemporâneo
Descrição: Iniciação Científica. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero, Centro Interdisciplinar de Pesquisa FCL. Orientador: Gilberto Maringoni de Oliveira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Danilo Braga - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design gráfico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: UX e UI.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, D.2017 BRAGA, D.; ARANTES, P. A. C ; CAMPOS, G. B. . O uso da metáfora na interface gráfica computacional de sistemas operacionais: origens e aplicação contemporânea. Revista Educação Gráfica, v. 21, p. 23-42, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, D.. Metáforas materiais na interface gráfica do iPhone: transição para o flat design. In: Design e Materiais, 2017, Joinville. II Congresso Internacional e VIII Workshop: Design & Materiais 2017, 2017. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, D.. Metáforas materiais na interface gráfica do iPhone: transição para o flat design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAGA, D.. 5 hacks para peças de comunicação funcionarem de verdade (real oficial). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BRAGA, D.. Design e Materiais 2016. 2016; Tema: Design e Materiais 2016. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, D.. Prototipagem mobile: sem código e sem custo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZUANON, R. ; PRADO, G. ; FERREIRA, C. L. ; CAMPOS, G. B. ; BRAGA, D. . Design e Materiais 2016. 2016. (Editoração/Anais).

3.
BRAGA, D.. Design para jornalistas: Primeiros passos em edição visual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Design Gráfico para Jornalistas).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Design e Materiais 2017. Metáforas materiais na interface gráfica do iPhone: transição para o flat design. 2017. (Congresso).

2.
PROWEEK #8.8 hacks para peças de comunicação funcionarem de verdade (real oficial). 2017. (Encontro).

3.
Games + Arte. 2016. (Encontro).

4.
Seminário Internacional DCzz/design e conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. 2016. (Seminário).

5.
World IA Day 2016. 2016. (Encontro).

6.
Semana de Jornalismo Cásper Líbero.Futuro do Jornalismo ? Plataformas Tablet. 2013. (Simpósio).

7.
10º Workshop Internacional de Telejornalismo.10º Workshop Internacional de Telejornalismo. 2011. (Oficina).

8.
9º Fórum de Pesquisa Cásper Líbero.Nas grades e colunas: um estudo sobre a validade das regras básicas de Jan White. 2011. (Simpósio).

9.
LIDE 4 ? Linguagem, informação e design editorial. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZUANON, R. ; PRADO, G. ; LIMA, C. ; BRAGA, D. . Design e Materiais 2016. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
BRAGA, D.. Design e Materiais 2016. 2016; Tema: Design e Materiais 2016. (Rede social).




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