Adalberto Bosco Castro Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4249287915030451
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Adalberto Bosco Castro Pereira: Professor e pesquisador no Senac -SP. Possui graduação em Engenharia da Computação (2009), mestrado em Ciências da Computação (2012) e doutorado em Ciências da Computção (2017). Atuante nas áreas de desenvolvimento de jogos digitais e educação utilizando jogos digitais. Investiga os desafios significativos que impedem a adoção das TIC na Educação como um todo (fluidez reduzida da faculdade digital, redução da falta de incentivos e incentivos para a Educação Continuada). Pesquisa e desenvolve inovações pedagógicas e tecnológicas para apoiar o desenvolvimento cognitivo. Integrante do grupo Alpha de pesquisa da Faculdade de Educação da USP, que tem doutorandos e mestrandos interessados em pesquisa de educação apoiada por recursos tecnológicos digitais, educação a distância, usabilidade pedagógica e técnica dos recursos de ambientes virtuais, produção de OER (Recursos Educacionais Abertos). Atualmente trabalha com Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Mobile Learning, Game-Based Learning e ambientes virtuais colaborativos. adalbertobosco@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adalberto Bosco Castro Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. B. C.;Pereira, Adalberto Bosco C.;PEREIRA, ADALBERTO BOSCO;PEREIRA, ADALBERTO BOSCO CASTRO


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Jogos Digitais em dispositivos móveis e suas competências no auxílio na aprendizagem dos conteúdos curriculares da escola sob auxílio de redes sociais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Flavio Soares Correa da Silva.
Coorientador: Stela Conceição Bertholo Piconez.
Palavras-chave: mobile learning; game-based learning; Games; Social Networking; Mobile and Personal Device.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game-Based Learning.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Jogos Digitais.
2011 - 2012
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Implementação de Técnicas de Inteligência Artificial para Geração Automática de Tarefas em Ambiente de Ensino Utilizando Jogos Computacionais.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Fuzzy System; Learning; Education; Artificial Intelligence; Teaching Tasks.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Artificial Intelligence in Education.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2009
Graduação em Engenharia da Computação.
Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
Título: AMAZON FIGHT: UM JOGO EM REALIDADE VIRTUAL.
Orientador: Elionai Gomes de Almeida Sobrinho.




Formação Complementar


2011 - 2011
Introduction to Artificial Intelligence.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2007 - 2007
MICROCONTROLLERS APPLICATIONS - PIC. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
CAPACITY AND SOCIAL MOBILIZATION. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
2005 - 2005
Camera Basic Course. (Carga horária: 4h).
Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
2002 - 2002
Visual Basic 6.0 Programming. (Carga horária: 24h).
Planet Informática, PI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Doctoral student, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor of a technical course of development of Digital Games using Blender Game Engine.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Master Student, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Master Student.


Delegacias da Receita Federal, DRF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Improver, Carga horária: 20


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Also works with research on Augmented Reality and virtual collaborative environment on LPAI.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Uso de Ambientes virtuais colaborativos e Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Competências Cognitivas na Graduação
Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver um laboratório virtual de baixo custo, utilizando recursos existentes e de fácil acesso como CardbBoars para montar ambientes virtuais colaborativos na perspectiva BYOD (Bring Your Own Device). Serão desenvolvidas estratégias pedagógicas; conteúdos; narrativas; em conjunto com professores de graduação do Senac e posterior avaliação por meio de entrevistas semiestruturadas, diários de campo, grupos focais e questionários. De maneira articulada às provas de conceito serão realizados estudos, no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) do Centro Universitário Senac, a fim de se determinar as formas mais intuitivas, confortáveis e eficazes de interação com a realidade aumentada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Estudo do mobile learning na escola
Descrição: Pesquisa realizada em escola estadual de tempo integral utilizando os celulares, na pesrpectiva do mobile learning e flipped classroom para apropriaçào dos professores de Letramento Digital e Informacional e uso de celulares com açoes complementares ao ensino da matemática por meio de games..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Grupo Alpha de Pesquisa
Descrição: Grupo Alpha de Pesquisa congrega todos os doutorandos e mestrandos interessados na Educação apoiada por recursos digitais tecnológicos; Educação a Distância; usabilidade Pedagógica e técnica dos recursos dos ambientes virtuais; produção de REA (Recursos Educacionais Abertos) O Grupo Alpha é um grupo que estuda, debate e pesquisa as principais tendências dos avanços de adoção e expansão das TDIC na Educação. Reflete e procura investigar a crescente ubiquidade das redes sociais e a integração do processo de Ensino e de Aprendizagem online, híbrido e colaborativo. Procura acompanhar o crescimento da avaliação baseada em dados registrados nas propostas pedagógicas apoiadas pelas TDIC e na atuação dos estudantes como protagonistas, consumidores e criadores do processo de construção de conhecimentos. Pesquisa os desafios significativos que impedem a adoção das TDIC na Educação como um todo (reduzida fluência digital do corpo docente; reduzida ausência de incentivos e estímulos para Formação Continuada; desenvolvimento de inovações pedagógicas com novos modelos de educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Projeto Amaru

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dionne Cavalcante Monteiro em 26/08/2013.
Descrição: Projeto tem por objetivo criar mecanismos inteligentes para auxiliar professores e pedagogos no processo de ensino de crianças com déficit de aprendizado. Atualmente se estuda técnicas de Inteligência artificial e jogos digitais para ensino no processo de escrita e leitura da língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adalberto Bosco Castro Pereira - Integrante / Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador / Ellton Sales Barros - Integrante / Leonardo Brandão Marques - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Iniciação Científica, Tecnológica e Artística


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game-Based Learning.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Aumentada, Virtual e Mista.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Digitais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Artificial Intelligence in Education.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA JR, G. N.2012SOUZA JR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; PEREIRA, A. B. C. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, Leonardo Brandão . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-11, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira, Adalberto Bosco C.; Souza, Gilberto Nerino ; Monteiro, Dionne C. ; Marques, Leonardo B. . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading and Writing Disabilities. Smart Innovation, Systems and Technologies. 3ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 23, p. 57-78.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Nerino S. G. ; PEREIRA, A. B. C. ; MONTEIRO, D. C. ; Barros E. S. ; Marques L.B. . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, http://seer.ufrgs.br/renote/in, 01 jul. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. B. C.; BERTHOLO PICONEZ, STELA CONCEICAO ; TROMBETA, E. ; ZIMMER, JOSETE ; PICONEZ FILHO, O. L. . Desafios da Sustentabilidade Educacional e as Contribuições da Tecnologia Cloud Computing. In: Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2017. São Paulo, 2017. v. CDD 24.

2.
PEREIRA, ADALBERTO BOSCO; PICONEZ, STELA ; ZIMMER, JOSETE ; SILVA, FLÁVIO SOARES CORRÊA DA . Jogos Digitais no desenvolvimento de conceitos matemáticos sob perspectiva BYOD e abordagem m-Learning na escola pública. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia, 2016. p. 71-80.

3.
PEREIRA, ADALBERTO BOSCO CASTRO; CORREA DA SILVA, FLAVIO SOARES ; BERTHOLO PICONEZ, STELA CONCEICAO . Mathematics experiences: Pedagogical implications with the use of digital games, m-learning and social networks. In: 2016 XI Latin American Conference on Learning Objects and Technology (LACLO), 2016, San Carlos. 2016 XI Latin American Conference on Learning Objects and Technology (LACLO). p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. B. C.; Nerino S. G. ; Marques L.B. ; MONTEIRO, D. C. . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading Disabilities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, A. B. C.; Nerino S. G. ; Marques L.B. ; MONTEIRO, D. C. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PEREIRA, A. B. C.; Junior, R. M. J. . Amazon Fight: Um jogo em Realidade Virtual.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, A. B. C.; Netto, D. B. . CONTROLE DE ACESSO BIOMÉTRICO PARA FLIPERAMAS (CABiFli). Belém: IESAM em REVISTA, 2008 (Monografia).

2.
PEREIRA, A. B. C.. CASA INTELIGENTE. Belém: IESAM em REVISTA, 2007 (Artigo).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
PEREIRA, A. B. C.; BESSA, R. ; ATAIDE, T. . Magik Bottles. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, A. B. C.; Heredia, E; GABOS, D.. Participação em banca de Lucas Teles Agostinho.Algoritmos Genéticos Aplicados no Problema de Roteirização de Veículos com Janela de Tempo. 2018 - Centro Universitário Senac.

2.
PEREIRA, A. B. C.; LUBACHESKI, F. A. G.; MINGATOS, D. S.. Participação em banca de Denis Lima Oliveira.Adaptabilidade: Comportamento, Eficiência e Versatilidade de Algoritmos de Geração Procedural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PEREIRA, A. B. C.; LUBACHESKI, F. A. G.. Professor no Centro Universitário Senac. 2018. Centro Universitário Senac.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bienal do Livro. 2018. (Feira).

2.
Colloquium 2018 - Inteligência Artificial. 2018. (Outra).

3.
I Seminário de Alinhamento Conceitual do PROFEPT.Produtos Educacionais e o Mestrado Profissional em Ensino. 2017. (Seminário).

4.
Semana de Tecnologia e Segurança da Informaçãp.Desenvolvendo games, por trás dos bastidores. 2017. (Seminário).

5.
Congresso Brasileiro de Informática da Educação. Jogos Digitais no desenvolvimento de conceitos matemáticos sob perspectiva BYOD e abordagem m-Learning na escola pública. 2016. (Congresso).

6.
2º Encontro de Desenvolvedores de Games do Pará.Mesa redonda.. 2010. (Encontro).

7.
Arena Info.Arena Info. 2009. (Outra).

8.
Desafio Sebrae.Desafio Sebrae. 2009. (Outra).

9.
XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2008. (Congresso).

10.
VIII Symposium on Virtual Reality. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. B. C.. SBGames. 2016. (Outro).

2.
PEREIRA, A. B. C.. Maratona de Programação. 2016. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Macito Zils. Aprendizado Supervisionado: Uma Aplicação de Agentes Adaptativos a Microgestão de Unidades em Starcraft II. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Nerino S. G. ; PEREIRA, A. B. C. ; MONTEIRO, D. C. ; Barros E. S. ; Marques L.B. . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, http://seer.ufrgs.br/renote/in, 01 jul. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:14:51