Antoanne Pontes

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  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Doutorando em Gestão de Sistemas Complexos (Sistemas de Informação) pelo PPGI/UFRJ, Mestre em Sistemas de Informação pelo programa de pós-graduação em Informática do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (PPGI/NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Graduado pela PUC em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas (2007) e graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é Coordenador Pedagógico pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), fazendo parte como Coordenador Pedagógico do programa NAVE Rio, uma parceria publico-privada entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Oi Futuro, presente no Colégio Estadual José Leite Lopes, escola estadual de ensino médio integrado, além de ser Pesquisador da FCRB (Fundação Casa de Rui Barbosa) atuando na área de acervos digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antoanne Pontes
Nome em citações bibliográficas
PONTES, A.;Pontes, A.;Pontes, Antoanne

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Núcleo Avançado em Educação.
Rua Uruguai, 204
Tijuca
20510052 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 996815959


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Informática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ABORDAGEM FINANCEIRA PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: um pacote R com base no método de financiamento incremental,
Orientador: Eber Assis Schmitz.
2016 - 2017
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ecossistema de Aplicativos Mobile e 
seus Pilares: usuários, desenvolvedores, lojas e publicidade,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mônica Ferreira da Silva.
Palavras-chave: Mobile App Ecosystem; Economia de Aplicativos Mobile; Ecossistema de Software; Loja de Aplicativos; Plataforma Mobile.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2007
Especialização em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas. (Carga Horária: 540h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: ArpoTaxi - Cooperativas de Taxi Online.
Orientador: Adriana Pereira de Medeiros.
2001 - 2003
Graduação em Sistemas de Informação.
Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Design Thinking Experience. (Carga horária: 4h).
MJV Tecnologia e Inovação, MJV, Brasil.
2009 - 2009
CMS Drupal. (Carga horária: 8h).
Tempo Real Eventos, TEMPOREAL, Brasil.
2007 - 2007
MCP Windows 2003 Server. (Carga horária: 32h).
Grupo M.Cury, MCURY, Brasil.
2006 - 2006
Certificação ORACLE DBA. (Carga horária: 128h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2005 - 2005
MCAD .net (Windows & Web). (Carga horária: 200h).
Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
2004 - 2004
Gerenciando Ambiente Microsoft Windows Server 2003. (Carga horária: 32h).
FastTraining, FASTTRAINING, Brasil.
2004 - 2004
Mantendo Ambiente Microsoft Windows Server 2003. (Carga horária: 32h).
FastTraining, FASTTRAINING, Brasil.
2003 - 2003
Instalação e Gerência do Linux 7.3. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2002 - 2002
Flash 4.0. (Carga horária: 8h).
UniCarioca, UNICARIOCA, Brasil.
2002 - 2002
Delphi 5.0 Avançado. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2002 - 2002
Macromedia Studio MX. (Carga horária: 27h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2000 - 2000
Visual Basic 6. (Carga horária: 32h).
Mega Informática, MEGA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Qualificação, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando aulas para o nível técnico em programação de jogos no Colégio Estadual Jose Leite Lopes.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Avançado em Educação, Laboratório de Tecnologias Educacionais.


Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Ratto Software, RATTO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei na Ratto, Ciência em Internet, uma empresa voltada para o desenvolvimento de sistemas web, sites e intranet, administração de conteúdos online, e desenvolvimento de aplicativos e jogos para iPhone e iPad, onde atuo como Gerente de projetos de games, aplicativos mobile e desenvolvedor. Coordeno a equipe dedicada ao desenvolvimento de games e aplicativos mobile, com até 12 colaboradores e participando ativamente dos projetos programando desde a estrutura do jogo ou aplicativo até a implementação de suas regras.


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Logo após completar minha formação em Pós-Graduação em Análise, Gerência e Projeto de Sistemas, na PUC-RIO em 2007, comecei a trabalhar como Analista de Sistemas no Núcleo de Computação da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) no Rio de Janeiro, onde trabalho até o momento. No Núcleo de Computação tenho como principal responsabilidade a administração das ferramentas, em sua maioria open-sources, utilizadas no apoio à pesquisa acadêmica e a administração dos cursos de mestrado e doutorado promovidos pela EPGE. Ministrando palestras e mini-treinamentos internos, como o treinamento de CMS Drupal para o setor de TI da FGV/RJ, ou atém mesmo o curso de Wiki para os funcionários da EPGE, tenho colaborado com o compartilhamento do conhecimento e das informações adquiridas ao longo da minha carreira. Além de participar diretamente de projetos de outras unidades da FGV, também com a intenção não só de executar as tarefas do projeto como também compartilhar o conhecimento que tenho em algumas ferramentas, como o próprio CMS Drupal.

Atividades

09/2009 - 09/2009
Ensino, CMS Drupal, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
CMS Drupal: Instalação, administração e utilização
08/2009 - 08/2009
Ensino, Wiki, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Wiki: Primeiro contato com o mundo colaborativo

Wittel Comunicações, WITTEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas - Coordenador Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Anteriormente trabalhei na Wittel Comunicações, uma Empresa de soluções voltada para a área de Telecomunicações onde desenvolvia sistemas de informação (.net) e de auto-atendimento (URA - Árvore de voz) com base em sistemas proprietários da InterVoice, para clientes tais como: Vivo, Oi, Repsol, Ponto Frio, entre outros. Além disto, trabalhei estruturando e executando customizações e integrações entre soluções adquiridas por estes clientes, com o intuito de atender às suas necessidades da melhor forma possível. Voltado para o planejamento e controle estratégico da Tecnologia da Informação, analisando, dando suporte e formatando soluções para a estabilidade da plataforma operacional do Cliente, coordenando uma equipe de 6 colaboradores, ou até mesmo ajudando indiretamente na prospecção de novos clientes, provendo o suporte necessário ao Comercial no que se refere à Tecnologia. Aliado a isso, soma-se à definição de informações de apoio a negócios melhorando a agilidade e qualidade das decisões. Maximização da utilização de investimentos já realizados e projeção de menor custo total de propriedade



Linhas de pesquisa


1.
Robótica Educacional
2.
Informática na Educação
3.
Internet of Things
4.
Mobile App Ecosystem


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grupo de Pesquisa de Tecnologias e Comunicação em Instituições de Memória (GPTICIM)
Descrição: Discutir os conceitos, aplicações e estratégias no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) em instituições de memória (arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais) na era digital. Nesse cenário, diante de novos desafios, a adaptação se mostra evidente em instituições de guarda de nossa herança cultural e intelectual. Espera-se que as pesquisas desenvolvidas possam contribuir, com o aprimoramento de políticas e diretrizes eficazes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Antoanne Pontes - Integrante / Ana Ligia Silva Medeiros - Coordenador / Luziana Jordão Lessa Trézze - Integrante / Elisete de Sousa Melo - Integrante / Tiago Leite Pinto - Integrante / Andréa Carvalho de Oliveira - Integrante.
2015 - Atual
Laboratório de Tecnologias Educacionais - NAVE Labs
Descrição: Este se propõe a ser um núcleo de pesquisa e inovação, com base na implementação e desenvolvimento de novas ferramentas e sistemas de informação. Nosso principal objetivo é fomentar no corpo discente autonomia, empreendedorismo, proatividade e interesse pela pesquisa utilizando como mote o apoio a escola e os demais grupos de pesquisa do NAVE, através da pesquisa e implementação de soluções tecnológicas. Dessa forma, espera-se elevar a educação a um patamar diferenciado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Antoanne Pontes - Coordenador / José Augusto Mendes Vidal - Integrante / Daniel Martins - Integrante.
2014 - 2015
A Metodologia por Projetos no Ensino Médio Integrado
Descrição: A nossa proposta para a pesquisa nasce do desejo de investigar o processo de ensino por meio de projetos, para refletir sobre as nossas práticas e sistematizar os resultados facilitando a disseminação dessa metodologia, não apenas no contexto do próprio NAVE, mas também na comunidade mais ampla comprometida com a Educação no mundo contemporâneo. Partindo do pressuposto de que um projeto de pesquisa deve levar em conta interesses e necessidades comuns aos pesquisadores, e que é desejável o amadurecimento das questões investigadas, pretendemos avaliar e refletir sobre a nossa experiência no desenvolvimento e acompanhamento dos projetos propostos dentro da disciplina de Oficina Integrada II. Buscaremos embasamento teórico no campo da Educação, agregando fundamentos do Design Thinking e de Gerência de Projetos, para fundamentar a nossa pesquisa. A nossa pergunta norteadora, ?a aprendizagem por projetos, no mundo contemporâneo, é uma metodologia eficaz e eficiente no desenvolvimento do trabalho didático no Ensino Médio Integrado Profissionalizante??, sinaliza que pretendemos dar sustenção ao que, baseados na realidade da nossa prática acadêmica, já acreditamos ser uma experiência exitosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Music Mining
Descrição: Muitas vezes escutei pessoas contando que uma grande frustração na vida é não saber tocar nenhum instrumento musical. Quando pergunto qual o motivo, dentre as várias respostas, o que mais se repete é algo como ?aprender música é muito complexo? ou, até mesmo, ?leva muito tempo, não tenho como perder todo este tempo?. Antes de começar a fazer um curso, estudar qualquer assunto, uma língua ou algo do tipo, quase sempre nos bate um pouco desta frustração. Neste trabalho tentei encontrar quantos e quais eram os acordes representativos da música contemporânea, da mesma forma que (Almeida, 2000) encontrou com seu trabalho de mineração de dados as 250 palavras mais comuns, processando palavras de 1600 obras literárias, mostrando que com apenas este pequeno número de palavras no vocabulário qualquer pessoa seja capaz de interpretar em média 80% a 85% dos textos redigidos em inglês, influenciando assim outras pessoas a ingressarem no aprendizado de algum instrumento musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Repositórios Digitais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Robótica Educacional.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Games.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Desafio Big Data, PPGI / UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PONTES, A.2017 PONTES, A.; SILVA, M. F. ; ALENCAR, A. J. ; SCHMITZ, E. A. . Core Foundations that Support the Mobile App Ecosystems. JOURNAL OF SOFTWARE, v. 12, p. 581-597, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
MEDEIROS, A. L. S. ; Pontes, A. ; TREZZE, L. J. L. . Acervo de Preservação de Crônicas Brasileiras: um caso de interoperabilidade da informação entre sistemas. CADERNOS DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVISTICA E DOCUMENTACAO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PONTES, A.; Sarmento, F. ; Moreno, I. . Design para Ludificar a Sala de Aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Pontes, A.; Andréa Carvalho de Oliveira . Hackeando o Open Journal Systems. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MEDEIROS, A. L. S. ; Pontes, A. ; TREZZE, L. J. L. . Acervo de Preservação de Crônicas Brasileiras: um caso de interoperabilidade da informação entre sistemas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Pontes, A.. Meu 1º game!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PONTES, A.; J. Vidal . Games com Arduino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Pontes, A.. Tecnologia a nosso favor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Pontes, A.; MARTINS, D. ; J. Vidal . Mostra de trabalhos do grupo de Robótica NAVE Labs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Pontes, A.; J. Vidal ; MARTINS, D. . Oficina Pisca Pisca Natalino com Arduino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, D. ; Pontes, A. . Games for Change: Criando impacto social através dos jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
J. Vidal ; PONTES, A. . Robótica no Cinema (Time-Lapse). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PONTES, A.. StopIt! Um Game com Arduino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PONTES, A.. Mobile App Ecosystem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PONTES, A.. #MusicMining. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PONTES, A.; J. Vidal . Programação de Jogos no Ensino Médio Integrado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Pontes, A.. Portal da Crônica Brasileira. 2018.

2.
PONTES, A.. MadCode: Escola de Programação. 2017.

3.
PONTES, A.. Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI). 2016.

Trabalhos técnicos
1.
Paiva, A. ; Pontes, A. ; Mello, Christiane ; Fernandes, R. ; BRITTO, M. . Reflexões a partir da experiência da disciplina Oficina Integrada II. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Pontes, A.; Nunes, Luciana . Seu Filho na Rede. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PONTES, A.; CAMPOS, M. L. M. . Mercado da Computação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Pontes, Antoanne. Papel dos Repositórios Digitais na Manutenção do Conhecimento. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Pontes, A.. Programação é a profissão do futuro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Pontes, A.. Design Estratégico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, M. F. ; Alves, R. ; Lima, A. ; Pontes, A. ; Ribeiro, T. . Metodologia de Pesquisa Científica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. F. ; Pontes, Antoanne ; MARINHO, E. C. ; FAUSTINO, R. H. . Gestão estratégica de TI aplicada a casos reais: turma 2015. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
Pontes, A.. Oficina de Robótica com Arduíno para alunos do Ensino Médio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Pontes, A.. DSpace: administração de comunidades e coleções. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Pontes, Antoanne. Drupal: Sites em tempo recorde!. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Pontes, Antoanne. Drupal: Instalação, administração e utilização. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Pontes, Antoanne. Wiki: Primeiro contato com o mundo colaborativo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Making Makers. Exposição NAVE Labs. 2017. (Feira).

2.
Maker Faire Rio. Stop It! Um Game com Arduino. 2016. (Feira).

3.
Seminário Internacional de Educação Integral.Stop It! Um Game com Arduino. 2016. (Seminário).

4.
SBGames. Programação de Jogos no Ensino Médio Integrado. 2014. (Congresso).

5.
Brasil Game Show. Stand da Ratto Games. 2012. (Feira).

6.
Dev in Rio. 2009. (Encontro).

7.
Rails Summit Latin America. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTES, A.; TREZZE, L. J. L. ; MELO, E. S. ; PINTO, T. L. ; Andréa Carvalho de Oliveira ; MEDEIROS, A. L. S. . Mostra Leandro Gomes de Barros: o poeta do sertão. 2018. (Exposição).

2.
PONTES, A.. Etapa Regional da 12ª Olimpíada Brasileira de Robótica. 2018. .

3.
MEDEIROS, A. L. S. ; TREZZE, L. J. L. ; MELO, E. S. ; PINTO, T. L. ; PONTES, A. ; Andréa Carvalho de Oliveira . 3º Seminário Tecnologia e Cultura: convergência entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus. 2018. (Congresso).

4.
Pontes, A.. NAVE Arduino Day. 2017. (Outro).

5.
Pontes, A.. Etapa Regional da 11ª Olimpíada Brasileira de Robótica. 2017. .

6.
Pontes, A.; TREZZE, L. J. L. ; MELO, E. S. ; PINTO, T. L. ; Andréa Carvalho de Oliveira ; MEDEIROS, A. L. S. . 2º Seminário Tecnologia e Cultura: Humanidades Digitais e Competência em Informação. 2017. (Congresso).

7.
Pontes, A.; BRITTO, M. ; MARTINS, D. . Rio Indie Games. 2016. (Festival).

8.
BRITTO, M. ; Pontes, A. . VI Festival CineMundo. 2014. (Festival).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
MEDEIROS, A. L. S. ; Pontes, A. ; TREZZE, L. J. L. . Acervo de Preservação de Crônicas Brasileiras: um caso de interoperabilidade da informação entre sistemas. CADERNOS DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVISTICA E DOCUMENTACAO, 2018.




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