Keila Mendes dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5955565547136002
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Inglês como Língua Estrangeira pela UESB e mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela mesma universidade. Trabalhou como professora do Centro Cultural Anglo Americano (CCAA), como Coordenadora Pedagógica de língua inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Caetité, professora de língua inglesa do Centro Integrado de Ensino de Caetité e professora substituta na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professora assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no curso de Letras língua Inglesa e Literaturas. Foi coordenadora de área do subprojeto PIBID de Língua Inglesa e também do Núcleo de Estudos Canadenses - NEC da UNEB - Campus VI. Exerceu, também a função de Coordenadora do Colegiado do Curso de Letras/ Inglês e suas respectivas literaturas na mesma instituição.Participa do grupo de pesquisa História da Educação e Formação de Professores na Bahia - HEDUFOPE - UNEB. Atualmente é discente do curso de Pós graduação em Educação, doutorado, na Univerisade Federal de Alagoas, UFAL. Tem interesse em estudos que abordem a formação do docente de língua inglesa, Crenças sobre aprendizagem de línguas e trabalhos que tratem da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo ensino/ aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Keila Mendes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, K. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Autoria colaborativa e letramento crítico na cultura digital: um estudo com discentes de licenciatura em língua inglesa,
Orientador: Cleide jane de Sá Araújo Costa.
2010 - 2011
Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Crenças de Estudantes de Letras /Inglês sobre a aprendizagem e o ensino da LI: (trans)formando a prática pedagógica,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Diógenes Cândido de Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Especialização em ENSINO DE LINGUAS MEDIADO POR COMPUTADOR. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Novas tecnologias na aula de língua inglesa: a importância do letramento digital na formação docente.
2009 - 2010
Especialização em Inglês como Língua Estrangeira.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Crenças sobre o processo ensino/aprendizado de língua Inglesa: entraves e contribuições.
Orientador: Sueid Fauaze Moreira.
2004 - 2009
Graduação em Letras com Inglês.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A língua Inglesa como forma de inserção no mercado de trabalho local: uma experiência com profissionais de áreas diversas, estudantes de uma escola de idiomas em Caetité, BA..
Orientador: Maria Amélia Souza Lima Silva..




Formação Complementar


2018 - 2018
Memes, Remixes e mashups: culturas digitais no ensino de línguas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso - A formação do docente de língua estrangeira e a perspectiva ... (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso- A tradução na sala de aula de língua inglesa: Concepções.... (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso- Uso de literatura de língua inglesa e filmes na aula de inglês. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2003 - 2003
CURSO DE INGLES TN7 E 8. (Carga horária: 120h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2001 - 2002
CURSO DE INGLES - OM1, 2, 3. (Carga horária: 180h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
2000 - 2001
CURSO DE INGLES - ADOW1, 2, 3. (Carga horária: 180h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Semestre 2012.1 Compreensão e produção oral Estudos Socio-antropológicos no ensino de língua Inglesa Semestre 2012.2 Língua Inglesa Avançada I Estudos linguísticos I Laboratória de leitura e produção de texto Semestre 2013.1 Língua Inglesa intermediária I Núcleo de Estudos Interdisciplinares I Núcleo de Estudos Interdisciplinares

Atividades

08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de estágio probatório.
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

07/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

Cargo ou função
Membro do NDE- Núcleo docente estruturante do Colegiado de Letras Inglês.
02/2015 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia, .

Cargo ou função
Membro da comissão de AACC do colegiado de inglês.
09/2014 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental.
09/2014 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia, .

Cargo ou função
Coordenação do colegiado de Letras Inglês e respectivas literaturas.
03/2014 - 07/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia.

Atividade realizada
Coordenadora de área do Subprojeto PIBID de língua Inglesa.
10/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

Cargo ou função
Membro da comissão examinadora de seleção de projetos do Curso de Especialização em Práticas docentes Interdiciplinares.
07/2014 - 09/2016
Extensão universitária , DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS VI, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do NEC- Núcleo de Estudos Canadenses, curso de Inglês.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Caetité, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Coordenação pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 40


Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Centro Integrado de Ensino de Caetité, CIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Casa Anísio Teixeira, CAT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Auxiliar de Bibliotecário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Bibliotecário, Carga horária: 40


Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro, CEPLPC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Colégio Mundo Colorido, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Programas e Projetos de Formação de professores
2.
Educação escolar e formação de professores


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Formação inicial do docente de LI: o papel das crenças no processo de (des) construção do conhecimento e no estímulo à autonomia
Descrição: Com base no pressuposto de que, ao falar de ensino e aprendizagem de línguas, os sujeitos envolvidos neste processo, os docentes e discentes, carregam consigo crenças sobre as formas de se aprender e ensinar, e que estas influenciam e direcionam as atitudes, posturas e metodologias adotadas em sala ou na realização de atividades, pretende-se, com o presente estudo, investigar quais são as crenças dos estudantes do curso de Letras/ Inglês, sobre o processo ensino/aprendizagem da LI observando as implicações destas para o desenvolvimento de posturas autônomas frente à construção do conhecimento da língua inglesa. Os dados serão coletados por meio de questionários, narrativas de aprendizagem e observações de aulas, sendo realizado periodicamente, ao final da análise dos mesmos, momentos de intervenção para discussão e sugestão de atividades que estimulem a autonomia. Espera-se, assim, contribuir para melhorias na formação do futuro docente, colaborando também com sugestões que possam instigar pensamentos e atitudes autônomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2017
O Material Didático na aula de língua inglesa como elemento de Integração social: análise, elaboração e utilização.
Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores de língua inglesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, K. M.2018SANTOS, K. M.; COSTA, C. J. S. A. . Do Start o Game over: Analisando narrativas de aprendizagem de inglês com jogos eletrônicos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-20, 2018.

2.
DUARTE, D. M.2016 DUARTE, D. M. ; SANTOS, K. M. . Reflexões sobre a perspectiva do ILF na prática do ensino de LI: conversando comprofessores pesquisadores. Folio (Online): revista de letras, v. 8, p. 277-300, 2016.

3.
SANTOS, K. M.2013 SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . Reflexoes sobre experiências e p´raticas pedagógicas: Um olhar sobre as crenças de professores de língua inglesa em formação. Folio (Online): revista de letras, v. 5, p. 193-218, 2013.

4.
SANTOS, K. M.2011 SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO CENÁRIO BRASILEIRO: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS COMO FATORES DE (TRANS) FORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 551-568, 2011.

5.
DUARTE, D. M.2011 DUARTE, D. M. ; LIMA, D. C. ; SANTOS, K. M. . O PROFESSOR FRENTE AOS DILEMAS DA ABORDAGEM DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: A INTERCULTURALIDADE EM DISCUSSÃO. Folio (Online): revista de letras, v. 1, p. 295-308, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, K. M.; DIAS, R. S. . O material didático na aula de língua inglesa como elemento de integração social: análise, produção e utilização. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes; FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Márcea Andrade. (Org.). Da iniciaçãoa docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 191-201.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, K. M.; SILVA, R. F. . O MATERIAL DIDÁTICO NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: análise, produção e utilização. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional, 2014, Natal. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014.

2.
SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . O QUE PENSAM ESTUDANTES DE LETRAS/INGLÊS SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA LI? CRENÇAS, EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS EM DISCUSSÃO. In: IX Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade, 2011, Vitória da Conquista. IX Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade, 2011.

3.
SANTOS, K. M.. CRENÇAS SOBRE O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA:ENTRAVES E CONTRIBUIÇÕES. In: ANPUH, 2011, Salvador. ANPUH Bahia, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS EM ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: ANALISANDO NARRATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: II SELED- Seminário de Estudos em Linguagem e Educação, 2011, Vitória da Conquista. II SELED- Seminário de Estudos em Linguagem e Educação: Sujeitos, leituras e escritas, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, K. M.. Crenças sobre o processo Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa: Entraves e Contribuições. In: Encontro Estadual de História e Memórias: lugares, fronteiras, fazeres e políticas, 2010, Salvador -BA. Livro de resumos 5º Encontro Estadual de História e Memórias: lugares, fronteiras, fazeres e políticas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. p. 1-264.

2.
SANTOS, K. M.. Crenças de estudantes de Letras /Inglês sobre a aprendizagem e o ensino da LI: uma reflexão sociocultural com professores em pré-serviço. In: I Seminário Interdisciplinar em Cultura, Educação e Linguagens, 2010, Vitória da Conquista. I Seminário Interdisciplinar em Cultura, Educação e Linguagens, 2010.

3.
SANTOS, K. M.. Desafios e Contribuições das Crenças no processo Ensino / Aprenizagem da Língua Inglesa em uma escola pública municipal. In: XI Seminário de Linguística Aplicada /VII Seminário de tradução, 2010, Salvador - BA. XI Seminário de Linguística Aplicada /VII Seminário de tradução, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, K. M.. A utilização pedagógica de ineterfaces digitais na aprendizagem de inglês: uma proposta didática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, K. M.; COSTA, C. J. S. A. . O youtube como interface digital educativa: uma análise de canais de ensino e aprendizagem de inglês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, K. M.. I Encontro de pesquisa, Ensino e Extensão do Curso de letras Inglês: socializando estudos e (re)construindo saberes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, K. M.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, K. M.. (Re) construindo o Material Didáticos de língua Inglesa: desafios e perspectivas em escolas parceiras do PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, K. M.. Formação inicial do docente de LI: o papel das crenças no processo de (des) construção do conhecimento e estímulo à autonomia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, K. M.; SILVA, R. F. . O material didático na aula de língua inglesa como elemento de integração social: Análise, produção e utilização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, K. M.. O material didático na aula de língua inglesa como elemento de integração social: análise, proidução e utilização- uma experiência com subprojeto PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, K. M.; FREITAS, G. F. ; PAES, L. G. C. ; PAES, R. F. C. . Crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI: Autoanálise de narrativas de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . O QUE PENSAM ESTUDANTES DE LETRAS/INGLÊS SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA LI? CRENÇAS, EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS EM DISCUSSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, K. M.; LIMA, D. C. . O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO: dilemas e expectativas para a prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, K. M.; DUARTE, D. M. . A interferência fonológica da Lingua Portugesa na pronúncia das vogais anteriores da língua Inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DUARTE, D. M. ; SANTOS, K. M. . Transferência fonológica da Língua Portuguesa para a Língua Inglesa: um estudo sobre a pronúncia das vogais anteriores \i\ e \I\.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, K. M.. Desafios e Contribuições das crenças no processo ensino /aprendizagem da língua inglesa em uma escola pública municipal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DOMINGUES, M. C. ; SANTOS, K. M. ; SOARES, J. . The beatles em letras e Canções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, K. M.; DUARTE, D. M. . Tapeçaria. Salvador: EGBA, 2011. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, K. M.; DUARTE, D. M. . CRENÇAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: concepções, abordagens e tendências nas pesquisas em Linguística Aplicada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, K. M.. The Beattles: Em letras e canções. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, K. M.; SANTOS, J. J.; IVO, I. P.. Participação em banca de Aline Souza Santos.Ideologias e imperialismo linguístico no ensino/aprndizagem de língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, K. M.; SANTOS, J. J.; IVO, I. P.. Participação em banca de Mozânia Moze de Oliveira Santos.Tradução, leitura e escrita no alto sertão baiano: Intrculturalidade no ensino de língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, K. M.; SANTOS, J. J.; ROCHA, W. J. C.. Participação em banca de Ricardo Teixeira dos Santos.As múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, K. M.; BARBOSA, E. S.; RESENDE, L. R.. Participação em banca de Sidnéia Santos de Oliveira.Um olhar cultural sobre o livro didático de língua inglesa da EJA no município de Pindaí- BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
DUARTE, D. M.; SANTOS, K. M.; ALVES, P. C. R.. Participação em banca de SANDRA LIMA PEREIRA.A IMPORTÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, K. M.; SOUZA, R.; LIMA, M. A. S.. Participação em banca de JANE GRACIETH FRAGA DOS SANTOS.A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER INGLÊS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EJA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
LIMA, M. A. S.; DUARTE, D. M.; SANTOS, K. M.. Participação em banca de ALINE ALVES TEIXEIRA.POLIFONIA, DIALOGISMO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM LEAF BY NIGGLE DE J.R.R TOLKIEN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
DUARTE, D. M.; SANTOS, K. M.; ALVES, P. C. R.. Participação em banca de NATÁLIA SILVA TEIXEIRA.ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A PRÁTICA DE LEITURA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
LADEIA, SHEILA ROCHA; SOUZA, R.; SANTOS, K. M.. Participação em banca de CLÁUDIA DA SILVA MOREIRA E ISLEIDE FARIAS PESSOA AGUIAR.A INFLUÊNCI DO ESTRANGEIRISMO NO COMÉRCIO CAETITEENSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, K. M.; SANTOS, L. R. R.; SOUZA, R.. Participação em banca de MONIQUE SILVA OLIVEIRA.SHORT-SHORT STORY: estudo sobre a formação e consolidação de um novo gênero literário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANTOS, K. M.; SOUZA, R.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Lucima Cruz da Silva e Silvio Fernandes Cintra.A constituição do sujeito aprendiz contemporâneo no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa do site Livemocha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANTOS, K. M.; SANTOS, J. J.; CAIRES, Z. A. S.. Participação em banca de Tatiana Simões dos Santos.The picture of Dorian Gray: nas tramas do sicurso e do fantástico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTOS, K. M.; SANTOS, J. J.; ALVES, P. C. R.. Participação em banca de Jean Kleiton Roque Silva e Geysa Dayanne Gomes da Costa.A língua estrangeira no discurso midiático: análise de propagandas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
SANTOS, K. M.. Participação em banca de Nalbina Pereira Ramos.O estudo da língua Inglesa dentro da sala de aula e além dela: descobrindo estilos, sugerindo estratégias.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANTOS, K. M.. Participação em banca de Humberto Dantas.A contribuição do ensino de pronúncia para a aprendizagem da Língua Inglesa.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
SANTOS, K. M.. Participação em banca de Carlos Vinícius Prates Fernandes.As influências sócio-econômicas no ensino/aprendizagem da língua inglesa em uma escola pública de Caetité-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
SANTOS, K. M.. Participação em banca de Elaine Aparecida P. dos Reis e Noélia G. Santana.A música como recurso pedagógico no ensino de língua Inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, K. M.. MEMBRO DE BANCA AVALIADORA DE TRABALHOS APRESENTADOS- III SIEP. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, K. M.; CAIRES, Z. A. S.; ALVES, P. C. R.; SANTOS, J. J.. MEMBRO DE BANCA AVALIADORA DE SELEÇÃO PUBLICA. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, K. M.; SILVA, R. F.; CAIRES, Z. A. S.. MEMBOR DE BANCA AVALIADORA DE SELEÇÃO PÚBLICA. 2013. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário do ForTEC: tecnologias digitais, redes e educação. 2018. (Seminário).

2.
Letras (En)cena: Diálogos e sujeitos contemporâneos.A utilização pedagógica de ineterfaces digitais na aprendizagem de inglês: uma proposta didática. 2018. (Encontro).

3.
VII CLAFPL Congresso Latino-americano de formação de professores de línguas. O youtube como interface digital educativa: uma análise de canais de ensino e aprendizagem de inglês. 2018. (Congresso).

4.
I Encontro de pesquisa, Ensino e Extensão do Curso de letras Ingles. 2017. (Encontro).

5.
Jornada Internacional de linguistica aplicada crítica. 2017. (Congresso).

6.
Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica- JILAC. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO. 2017. (Congresso).

7.
I Encontro do Fórum de Linguística, Letras e Artes. 2015. (Encontro).

8.
III SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ( III SEFELI).(Re) construindo o Material Didáticos de língua Inglesa: desafios e perspectivas em escolas parceiras do PIBID. 2015. (Seminário).

9.
IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.CULTURA ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2015. (Seminário).

10.
VII Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado. 2015. (Encontro).

11.
II SEMANA DE LETRAS INGLÊS: Reflexões sobre a formação do docente de línguas estrangeiras. 2014. (Encontro).

12.
SERIES OF LECTURES AND ROUND TABLES ON EFL TEACHING AND LEARNING: 8TH EDITION. 2014. (Encontro).

13.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.O Material Didático na aula de língua inglesa como elemento de Integração social: análise, produção e utilização. 2014. (Seminário).

14.
First series of lectures and round tables on EFL teaching. 2013. (Encontro).

15.
5º Ciclo de Palestras sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: Culture and Language/Literature Learning. 2011. (Outra).

16.
Estudos do Discurso : Enunciados concretos, polêmicos e leitura. 2011. (Seminário).

17.
II SELED-Seminário de Estudos em Linguagem e Educação. 2011. (Seminário).

18.
I Semana de Letras Inglês: perspectivas para o ensino /aprendizagem de Língua inglesa.O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO: dilemas e expectativas para a prática pedagógica. 2011. (Seminário).

19.
IX Colóquio Nacional e II Congresso Internacional do Museu pedagógico..O QUE PENSAM ESTUDANTES DE LETRAS/INGLÊS SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA LI? CRENÇAS, EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS EM DISCUSSÃO. 2011. (Simpósio).

20.
Relações Dialógicas e Construção de Sentidos. 2011. (Seminário).

21.
4º Ciclo de Palestras sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2010. (Outra).

22.
II Seminário do D.A. de Letras: Linguística e Significação.A interferência fonológica da língua portuguesa na pronúncia das vogais anteriores da língua inglesa. 2010. (Seminário).

23.
London Life, History and Culture. 2010. (Seminário).

24.
XI Seminário de Linguística / VII Seminário de Tradução.Desafios e Contribuições das crenças no processo ensino/ aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública municipal. 2010. (Seminário).

25.
XIV Encontro Baiano de Estudantes de Letras.Transferencia fonológica da língua portuguesa para a língua inglesa: um estudo sobre a pronúncia das vogais anteriores \i\ e \I\. 2010. (Encontro).

26.
3º Ciclo de Palestras sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2009. (Outra).

27.
A perspectiva discursiva: práticas de leitura e escrita. 2009. (Outra).

28.
O ensino Fundamental de 9 anos. 2009. (Outra).

29.
Encontro de Letras e Artes: suas interfaces. 2007. (Encontro).

30.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).

31.
Semana de Estudos Canadenses. 2007. (Encontro).

32.
The beatles em letras e Canções.The beatles em letras e Canções. 2007. (Outra).

33.
III Encontro Estdual de História - ANPUH - BA. 2006. (Encontro).

34.
Desafios da Leitura no Universo Rural. 2005. (Seminário).

35.
I Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto- Juvenil da UESB. 2005. (Encontro).

36.
Leitura na produção Textual. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, K. M.; DUARTE, D. M. ; LIMA, M. A. S. . I encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão do Curso de letras Inglês: Socializando estudos e (re)construindo saberes. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jabez Fernandes Pessoa. : Representações da Língua Inglesa:o olhar de alunos do Ensino Médio como ponto de partida para a construção de uma prática didática interdisciplinar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

2.
Elizabete Santos Dias Rocha; Mariana M. M Ladeia. A relevância da leitura na formação escolar dos alunos do ensino médio no município de Palmas de Monte Alto Bahia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Letras Plataforma Freire) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

3.
Cleicia N. da Silva; Marlene P. da Silva; Silvana B. S. Melo. Leitura e compreensão de textos nas aulas de língua portuguesa: práticas de ensino e percepção de alunos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Letras Plataforma Freire) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

4.
Eli Carla S. Luz; Marcia A. O. Nascimento; Samara S. Bonfim. Ensino aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental de Ituaçu. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Prolicenciatura de Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jane Gracieth Fraga dos Santos. (Des)motivação em aprender inglês:um estudo com alunos do EJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

2.
Fabiano Silva Bomfim. A utilização de estratégias no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa como estímulo à autonomia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.

3.
Adiniz Rosa Souza Teixeira e Maria da Silva Meira. A importância do recurso lúdico no desenvolvimento da habilidade oral no processo de aprendizagem da língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Keila Mendes dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTOS, K. M.; DIAS, R. S. . O material didático na aula de língua inglesa como elemento de integração social: análise, produção e utilização. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes; FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Márcea Andrade. (Org.). Da iniciaçãoa docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 191-201.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, K. M.. O material didático na aula de língua inglesa como elemento de integração social: análise, proidução e utilização- uma experiência com subprojeto PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, K. M.; FREITAS, G. F. ; PAES, L. G. C. ; PAES, R. F. C. . Crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI: Autoanálise de narrativas de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, K. M.. (Re) construindo o Material Didáticos de língua Inglesa: desafios e perspectivas em escolas parceiras do PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, K. M.. Formação inicial do docente de LI: o papel das crenças no processo de (des) construção do conhecimento e estímulo à autonomia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, K. M.. I Encontro de pesquisa, Ensino e Extensão do Curso de letras Inglês: socializando estudos e (re)construindo saberes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, K. M.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, K. M.. A utilização pedagógica de ineterfaces digitais na aprendizagem de inglês: uma proposta didática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, K. M.; COSTA, C. J. S. A. . O youtube como interface digital educativa: uma análise de canais de ensino e aprendizagem de inglês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso:

 - Concurso do Estado da Bahia. 
Edital SAEB/02/2010.
Cargo/disciplina: Professor Padrão P ? Grau 1 Língua inglesa
Colocação - 1º lugar



-Concurso para professor substituto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
EDITAL N.º 062/2011
Cargo/disciplina: Professor Substituto UESB- Língua Inglesa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:11:33