Luciana Alves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7024532574433728
  • Última atualização do currículo em 04/04/2014


Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Gama Filho (1992). Licenciada em Biologia com habilitação para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (2007). Atualmente é professora regente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando em nível técnico e gerencial como supervisora, formadora de professores regentes, coordenadores pedagógicos e gestores desta Rede há 22 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação. linguagem, formação de professores alfabetizadores, saberes da formação continuada e programas de educação inclusiva. Atua também como professora em diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. No ano de 2013 e 2014, encontra-se exercendo a função de formadora do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC, em parceria com o LEDUC/FE - UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Alves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação - RJ.
Rua Afonso Cavalcante n 455
Cidade Nova
20211-110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CENTROS DE ESTUDOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ludmila Thomé de Andrade.
2006 - 2007
Especialização em docência do ensino médio fundamental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: -.-.
2003 - 2004
Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais. (Carga Horária: 180h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: -.-. Ano de finalização: 2004.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento em Alfabetização. (Carga Horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Diferentes Textos e a Multiplicidade de Leituras Possível. Ano de finalização: 1997.
Orientador: Ângela Câmara Fernandes D'Araújo.
1988 - 1992
Graduação em nutrição.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A Dieta de Diabéticos do Hospital de Ipanema.




Formação Complementar


2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Gestão Educacional. (Carga horária: 60h).
PCRJ - Secretaria Municipal de Educação e Senac - Rio.
2010 - 2010
Extensão universitária em Projeto Fundão - formação em matemática. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. (Carga horária: 40h).
PCRJ - Secretaria Municipal de Educação Instituto Helena Antipoff.
2003 - 2004
Extensão universitária em Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
Projeto Música na Escola. (Carga horária: 48h).
PCRJ - SME e Conservatório Brasileiro de Música.
1997 - 1997
Extensão universitária em alfabetização.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 1997
Informática Educativa para Professores. (Carga horária: 40h).
PCRJ - Secretaria Municipal de Educação SME.
1997 - 1997
Multieducação. (Carga horária: 72h).
PCRJ - Secretaria Municipal de Educação SME.


Atuação Profissional



Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 5
Outras informações
Ministrar disciplina de Psicogênese da Leitura e da Escrita no Curso de Pós de Psicopedagogia


Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC, em parceria com o, PNAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: formador, Carga horária: 4
Outras informações
Formadora de Professores Orientadores de Estudos do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC, em parceria com o LEDUC/FE - UFRJ.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 5


prefeitura da cidade do rio de janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Elemento de Equipe, Carga horária: 22
Outras informações
Treinamentos ministrados Elaboração e encaminhamento de seminários e reuniões de atualização pedagógica para coordenadores pedagógicos, diretores, professores de sala de leitura, professores regentes de alunos integrados, professores regentes do eja, professores articuladores de creche, professores de Educação Especial e professores de classe de progressão das escolas da E/8ªCRE


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 16
Outras informações
Professora Regente de Ciências Professora alfabetizadora Professora Regente de Classes Especial Professora Itinerante de Educação Especial Atuação em nível técnico e gerencial em supervisão escolar, formação de professores regentes, coordenadores pedagógicos e gestores. Membro de Banca Avaliadora de Prova de Aula, Corretora e Revisora da Prova Discursiva e também Elaboradora da Prova discursiva em diversos Concursos Públicos para Professor, da Secretaria Municipal de Educação.



Projetos de extensão


2013 - Atual
PNAIC
Descrição: Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC, em parceria com o LEDUC/FE - UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Eucação Inclusiva.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ciências Biológicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. A.; Alves, A ; Spala, Fatima ; OLIVEIRA, L. A ; Lima, M. C. ; Gondim, R ; Monteiro, F ; Cruz, L . Histórias da formação continuada na Cidade do Rio de Janeiro. In: PNAIC - UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC\UFRJ). Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2013. v. 01. p. 33-55-172.

2.
OLIVEIRA, L. A.. SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CENTROS DE ESTUDOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: XVI Endipe.FE/UNICAMP-SP-2012., 2012, Campinas. OLIVEIRA,L.A. SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CENTROS DE ESTUDOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: XVI Endipe.FE/UNICAMP-SP-2012., 2012.

3.
OLIVEIRA, L. A.; SPALA, F. . Da cidade de leitores à biblioteca dos professores: Os caminhos e vicissitudes dos textos literários.. In: IX Jogo do Livro IIO Fórum Íbero-Americano de Letramento e Aprendizagens, 2011, Belo Horizonte - MG. Onde está a Literatura?, 2011.

4.
OLIVEIRA, L. A.. O CENTRO DE ESTUDOS DE UMA ESCOLA CARIOCA ATITUDE COMO RESPOSTA RESPONSÁVEL DE EDUCADORES OU AÇÃO POLÍTICA DE UMA POLÍTICA GOVERNAMENTAL?. In: I EBBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos, 2011, Juiz de Fora. O CENTRO DE ESTUDOS DE UMA ESCOLA CARIOCA ATITUDE COMO RESPOSTA RESPONSÁVEL DE EDUCADORES OU AÇÃO POLÍTICA DE UMA POLÍTICA GOVERNAMENTAL?. Juiz de Fora: UFJF, 2011. v. 01. p. 231-234-676.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. A.. Formando Professores para alfabetizar e letar: mitos, perspectivas e desafios. In: Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil, 2010, Osasco. Fórum Mundial de Educação Infanto Juvenil, 2010.

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, L. A.. Saberes da formação continuada nos centros de estudo de professores alfabetizadores no município do Rio De Janeiro 2012 (Dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, L. A.. Alfabetizando letrando. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. A.. Formação de Professores para alfabetizar e letrar: mitos, perspectivas e desafios.. 2010. (Poster aprovado em Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil em Osasco, SP).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, L. A.. Banca Avaliadora na prova Prática de Aula do Concurso Público para Professor de Educação Infantil. 2013.

2.
OLIVEIRA, L. A.. Banca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para professor de Educação Infantil. 2013.

3.
OLIVEIRA, L. A.. Banca Avaliadora na prova Prática de Aula do Concurso Público para Professor I I.. 2013.

4.
OLIVEIRA, L. A.. Banca Avaliadora na prova Prática de Aula do Concurso Público para Professor I Língua Portuguesa.. 2013.

5.
OLIVEIRA, L. A.. Banca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para professor de Ensino ReligiosoBanca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para Professor I - Ciências. 2013.

6.
OLIVEIRA, L. A.. Banca elaboradora de itens da prova discursiva do Concurso Público para Professor I - Ciências. 2013.

7.
OLIVEIRA, L. A.. Banca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para professor de Ensino Religioso. 2012.

8.
OLIVEIRA, L. A.. Banca Avaliadora na prova Prática de Aula do Concurso Público para Professor I Matemática.. 2012.

9.
OLIVEIRA, L. A.. Banca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para Secretário Escolar. 2012.

10.
OLIVEIRA, L. A.. Banca corretora e revisora da prova discursiva do Concurso Público para Professor II. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI ENDIPE.SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CENTROS DE ESTUDOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2012. (Encontro).

2.
34ª ANPED. 2011. (Outra).

3.
I EBBA.O CENTRO DE ESTUDOS DE UMA ESCOLA CARIOCA ATITUDE COMO RESPOSTA RESPONSÁVEL DE EDUCADORES OU AÇÃO POLÍTICA DE UMA POLÍTICA GOVERNAMENTAL?. 2011. (Encontro).

4.
III Fórum Ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens.DA CIDADE DE LEITORES À BIBLIOTECA DOS PROFESSORES: OS CAMINHOS E VICISSITUDES DOS TEXTOS LITERÁRIOS. 2011. (Outra).

5.
ANPED. 2010. (Congresso).

6.
ENDIPE. 2010. (Congresso).

7.
Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil.Formando Professores para alfabetizar e letrar: mitos, perspectivas e desafios. 2010. (Outra).

8.
I Congresso Brasileiro de Educação Neurolinguística. 2008. (Congresso).

9.
IV Jornada de Educação Inclusiva. 2008. (Outra).

10.
Programa de Educação inclusiva: Direito à diversidade. Participação em Mesa Redonda.Programa de Educação inclusiva: Direito à diversidade. Participação em Mesa Redonda, no Curso de Formação de Professores. 2007. (Outra).

11.
V Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).

12.
VII Seminário Acontecendo na 8ª CRE.Leitura e escrita. 2007. (Oficina).

13.
5ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

14.
Elaboração, organização e participação em oficina no Seminário Acontecendo na 8ª CRE.Construindo textos, lendo mundos. 2006. (Oficina).

15.
VI Seminário Acontecendo na 8ª CRE.Construindo textos, lendo o mundo.. 2006. (Oficina).

16.
III Jornada O Dia da Virada na Sala de Aula.Gibiteca na sala de aula. 1999. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, L. A.. Seminário de Coordenadores Pedagógicos. 2005. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, L. A.. Seminário de Coordenadores Pedagógicos. 2005. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:45:59