Cássio Hideo Diniz Hiro

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - e graduado em História pela Universidade Salesiana de São Paulo - UNISAL. É professor efetivo de História da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em Caxambu, e foi professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - (unidade de Campanha), no curso de História, e professor-convidado do curso de Pedagogia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UNISALESIANO - de Lins. Realiza pesquisas sobre a História Social do Trabalhador Docente e do Movimento Sindical de Trabalhadores em Educação, com artigos publicados em revistas acadêmicas da área no Brasil e no exterior. Também é autor do livro "História e Consciência de Classe na Educação Brasileira" e co-autor de diversos outros livros como "Sindicalismo e Associativismo de Trabalhadores em Educação no Brasil" (volumes 1, 2 e 3). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássio Hideo Diniz Hiro
Nome em citações bibliográficas
DINIZ, Cássio


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Da invisibilidade à conquista do espaço social: história concisa das lutas políticas e sindicais dos trabalhadores em educação da Universidade de São Paulo (1978-1988), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Bauer de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; História social da Educação; Processo histórico; Trabalhadores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2011 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 ? 1983),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Bauer de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação; Sindicalismo docente; proletarização; luta de classes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Graduação em História.
Centro Universitário Salesiano de São Paulo - unidade Lorena, UNISAL, Brasil.
Título: De pé oh vítimas da fome: O ascenso de massas e a situação revolucionária no Brasil entre 1978 e 1989.
Orientador: Vera Lúcia de Freitas Pozzati.




Formação Complementar


2012 - 2012
Mini-curso Michael Löwy: Marx Inédito. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Formação do Futuro Professor. (Carga horária: 160h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2003 - 2003
Aprofundamento em História Regional: Notas para a. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Salesiano de São Paulo - unidade Lorena, UNISAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Professor designado nos cursos de História e Pedagogia da UEMG - unidade de Campanha.

Atividades

04/2018 - 08/2018
Pesquisa e desenvolvimento , unidade Campanha, .

02/2018 - 07/2018
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga I: Antiguidade Oriental
História da Educação no Brasil
História Medieval
Prática de Ensino IV
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III: República
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação II
03/2017 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval
04/2016 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

08/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga: Antiguidade Oriental e Clássica
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
03/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval
Introdução à Sociologia
Prática de Ensino - I: História e ensino de História

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2009 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins, UNISALESIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor-convidado PARFOR, Carga horária: 12
Outras informações
Professor convidado no curso de Pedagogia da UNISALESIANO de Lins, em parceria com o MEC/PARFOR.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação


Linhas de pesquisa


1.
Linha de Pesquisa "História da Educação e da Cultura
2.
História da Educação e da Cultura


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A greve de 2010: O despertar da consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais
Descrição: No final do século XX e com a ascensão do neoliberalismo e do discurso pós-moderno do fim da ?luta de classes?, o sindicalismo brasileiro sofreu um duro golpe, no que tange a sua força, adesão e conquistas. Mesmo após a ascensão dos governos de cunho popular a partir de 2003, observamos que o fôlego existente nos anos 1980 ainda não havia retornado como muitos desejavam nesse momento histórico. No entanto, a partir da crise mundial no sistema capitalista mundial iniciada a partir de 2008 e com efeitos nos próximos anos, os trabalhadores que constituem a vanguarda de lutas no país começaram a sentir a necessidade de reforçarem suas organizações e mobilizações, diante da nova conjuntura que começava a se formar. A partir de então poderemos observar o aumento do número de mobilizações e greves em várias categorias espalhadas pelo país, e é nesse momento que se constata o reaparecimento de movimentos sindicais originários de trabalhadores em educação de redes públicas em vários Estados da federação. Nesse ínterim, destacamos as redes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Nas Alterosas, a partir de 2009 os trabalhadores em educação da rede estadual mineira começaram a se transformar em protagonistas dessas lutas, que culminou na primeira greve de grande impacto a ocorrer nesse século, a famosa Greve de 2010, que durou 47 dias e teve forte adesão da categoria. Foi nesse momento que não apenas na capital e nas grandes cidades metropolitanas, mas, sobretudo nos pequenos municípios do interior, os trabalhadores em educação assumiram-se como parte de uma grande mobilização em defesa das demandas e reivindicações coletivas, ultrapassando a acomodação características dos últimos anos. Em relação à História social dessa categoria, entrava-se em uma nova etapa histórica. Diante dessa introdução, essa pesquisa ? parte inicial de nosso esforço coletivo de lançarmos um olhar e uma luz sobre essa temática ? se propõe iniciar as análises preliminares sobre o universo dos trabalhadores em educação do interior de Minas Gerais, mais especificamente da região próxima à cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, que participaram da Greve de 2010, culminando na sua organização sindical local de caráter permanente. E buscaremos compreender se essa participação e organização são frutos de um possível desenvolvimento de uma consciência de classe entre esses trabalhadores mobilizados nesse período..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Weber Luiz Pereira Moreira - Integrante / Josiane de Paula Nunes - Integrante.
2016 - 2017
A educação brasileira e seus sujeitos sociais: a História social dos trabalhadores em educação não-docentes da rede municipal de Caxambu
Descrição: Ao iniciarmos os estudos preliminares para a elaboração de nosso projeto de pesquisa, nos deparamos logo de imediato com a quase inexistência de trabalhos que versam sobre um importante, porém, renegado personagem presente no ambiente escolar e parte importante no processo educacional nas instituições de ensino, seja elas no ensino básico ou no superior. Estamos nos referindo aos funcionários escolares, que por meio de seus diversos segmentos (técnicos, secretários, auxiliares, serviços gerais, etc.) contribuem cada qual com o seu papel na construção e a manutenção de espaços e condições de ensino-aprendizagem. No entanto, a mercê de sua importância, a cultura escolar ? e, por conseguinte, as pesquisas acadêmicas ? tem lhes reservado pouco espaço. Essa situação contribui para que os mesmos não se percebam como parte de uma categoria profissional (e social) em conjunto com os professores (docentes): a dos trabalhadores em educação. Diante disso, esse trabalho ? parte inicial de nosso esforço coletivo de lançarmos um olhar e uma luz sobre essa temática ? se propõe iniciar as análises preliminares sobre o universo dos trabalhadores em educação que exercem as funções não docentes nas escolas, contribuindo para o resgate da história desse personagem social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Thaynah da Silva Santos - Integrante.
2014 - 2017
Da invisibilidade à conquista do espaço social: História concisa das lutas políticas e sindicais dos trabalhadores em educação da Universidade de São Paulo (1978-1988)
Descrição: Esta pedquisa teve como objetivo investigar a história das lutas políticas e sindicais dos trabalhadores em educação administrativos ? e serviços gerais ? da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 1978 e 1988. Período este marcado pelo ressurgimento do movimento combativo no interior das universidades brasileiras, que envolviam professores, estudantes e funcionários desses estabelecimentos de ensino, que despontavam na luta contra a ditadura civil-militar brasileira, pela redemocratização do país e pela melhoria das condições de salário, trabalho e vida. A pesquisa procurou compreender, crítica e documentalmente esse momento histórico a partir da perspectiva de uma vanguarda organizada que, por meio da Associação dos Servidores da USP ? atual Sindicato dos Trabalhadores da USP ? atuaram nas mais diversas lutas internas e externas aos campi universitários, destacando-se como uma das mais combativas e aguerridas entidades da história do movimento sindical brasileiro nas últimas décadas do século XX. Usando como base teórica o materialismo histórico dialético, e a presença de autores como Edward D. Thompson, entre outros, empreendemos desvelar algumas das características do período investigado, o contexto socioeconômico, as lutas reivindicativas e políticas no contexto do funcionalismo público paulista, a entidade sindical e a participação, ativa e consciente, de uma parcela dos trabalhadores da educação na construção da democracia no Brasil nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Carlos Bauer - Integrante.
2011 - 2012
História e consciência de classe na educação brasileira: Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
Descrição: Entre os movimentos sociais, o sindicalismo de trabalhadores em educação tornou-se nos últimos 30 anos em um dos principais movimentos da história política e social do Brasil. Junto com os metalúrgicos e os bancários, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra, o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura política ao final do regime civil-militar. Suas entidades representativas foram os principais instrumentos de lutas, não só econômicas, mas também políticas, sendo que muitas delas foram protagonistas na luta contra a ditadura nos anos 1980. E isso repercutiu na sociedade brasileira, pois este movimento se trata da ação e organização de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famílias, ao trabalhar com a sua educação e a educação de seus filhos. Diante disso, este trabalho busca investigar a formação da consciência de classe dos trabalhadores em educação, no qual se insere os professores, a partir da análise do processo histórico de seu desenvolvimento. Tendo como referenciais teóricos Edward D. Thompson, Georg Lukács e Amarílio Ferreira Jr., entre outros, e tendo como marco inicial de investigação a segunda metade da década de 1970, esta pesquisa buscará compreender as características da categoria social dos professores, sua realidade sócio-econômica e a sua participação nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Integrante / Carlos Bauer - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: VI Encontro Científico e Simpósio de Educação da Unisalesiano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
DINIZ, Cássio  Data: 31/08/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAUER, Carlos2015BAUER, Carlos ; VERCELLI, L. C. A. ; STANGHERLIM, R. ; DINIZ, Cássio . Crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades de uma educação em direitos humanos. Revista Educación y Desarrollo Social, v. 9, p. 56-69, 2015.

2.
DINIZ, Cássio2015DINIZ, Cássio; VERCELLI, L. C. A. ; STANGHERLIM, R. ; DINIZ, Cássio . Crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades de uma educação em direitos humanos. Revista Educación y Desarrollo Social, v. 9, p. 56-69, 2015.

3.
DINIZ, Cássio2015DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Quando os ?invisíveis? vão à luta: análise e fundamentos para o estudo sobre o Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo. Anales del V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación: educación, trabajo docente y organizaciones gremiales, v. 01, p. 163-171, 2015.

4.
DINIZ, Cássio2014DINIZ, Cássio. Resenha de Estudos de políticas educacionais e administração escolar: fundamentos e perspectivas, de Celso Carvalho e Miguel Henrique Russo (Org.). Eccos Revista Científica (Online), v. 35, p. 229-233, 2014.

5.
DINIZ, Cássio2013DINIZ, Cássio. Educação, trabalho e proletarização: o professor enquanto trabalhador docente. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 13, p. 73-80, 2013.

6.
DINIZ, Cássio2012DINIZ, Cássio. Resenha de Associativismo e Sindicalismo em Educação: Organização e Lutas, de Sadi dal Rosso. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 28, p. 231-233, 2012.

7.
DINIZ, Cássio2012DINIZ, Cássio. As ondas que movimentam a História: um período de grandes transformações e teimosas manutenções (1970 ? 1980). Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 12, p. 121-130, 2012.

8.
DINIZ, Cássio2011DINIZ, Cássio. A universidade e os trabalhadores: a classe operária no ensino superior brasileiro. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 10, p. 186-188, 2011.

9.
DINIZ, Cássio2011DINIZ, Cássio. Resenha de A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea, de Carlos Bauer. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 13, p. 207-210, 2011.

10.
DINIZ, Cássio2011DINIZ, Cássio. Uma Trincheira Chamada Educação: o papel da educação no contexto da luta de classes. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 125, p. 69-86, 2011.

11.
DINIZ, Cássio2010DINIZ, Cássio. Resenha de Maquiavel pré-sociólogo e outros ensaios, de Fábio Bento. Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 01, p. 347-348, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BAUER, Carlos (Org.) ; DINIZ, Cássio (Org.) ; MORAES, C. (Org.) ; PAIVA, L. R. B. (Org.) ; LANCA, H. (Org.) ; MIGUEL, Mirian Bernardi Maria (Org.) ; CRISNEILANDIA, M. (Org.) . Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru. 01. ed. Jundiaí: Paco Editora, 2017. v. 01. 412p .

2.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983). 01. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2015. v. 01. 208p .

3.
BAUER, Carlos (Org.) ; DINIZ, Cássio (Org.) ; Dantas, Vanessa (Org.) ; Paiva, Luis Roberto Beserra (Org.) ; MIGUEL, Mirian Bernardi Maria (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 02.

4.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos (Org.) ; PAULISTA, M. I. (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. v. 01. 224p .

5.
BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; MATOS, Alessandro Rubens . Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964- 1984). 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. 172p .

Capítulos de livros publicados
1.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Do conformismo associativista à combatividade sindical: o surgimento da Asusp e suas transformações ao final da década de 1970. In: BAUER, Carlos. DINIZ, Cássio. LANÇA, Hélida. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru. 01ed.Jundiaí: Paco Editora, 2017, v. 01, p. 85-98.

2.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo: fundamentos e possibilidades de pesquisas sobre funcionários de instituições de ensino superior. In: BAUER, Carlos; DANTAS, Vanessa; MIGUEL, Miriam; PAIVA, Luiz; DINIZ, Cássio. (Org.). Sindicalismo e Associativismo de Trabalhadores em Educação no Brasil - volume 2. 01ed.Jundiaí: Paco, 2015, v. 2, p. 67-76.

3.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; VERCELLI, L. C. A. ; STANGHERLIM, R. . Niños, adolescentes y jóvenes en vulnerabilidad Estado en Brasil contemporáneo: Restos y oportunidades de educación en derechos humanos. In: Joaquín Gairín Sallán, Guadalupe Palmeros, Ávila Adoración Barrales Villegas. (Org.). Universidad y Colectivos Vulnerables: Reflexiones y experiencias. 1ed.San Juan Xalpa: ACCEDES, 2014, v. 1, p. 1109-1122.

4.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Da insatisfação à criação da UTE/MG: quando os sujeitos despertam sua (possível) consciência. In: DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos;, PAULISTA, Maria Ines. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 01, p. 153-167.

5.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; PAULISTA, M. I. . O sindicato na sociedade capitalista e a exterioridade do sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil. In: BAUER, Carlos; DINIZ, Cássio; PAULISTA, M. I.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 01, p. 05-64.

6.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. In: Gindin, Julián; Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Dal Rosso, Sadi. (Org.). Anais do IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 01ed.Brasília: Paralelo 15, 2013, v. 01, p. 193-206.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DINIZ, Cássio. Educação enlatada: a alienação do trabalho chegando às salas de aula. Revista Aprender na Luta - Publicação do Movimento Educadores em Luta, Rio de Janeiro, p. 14 - 15, 01 jun. 2013.

2.
DINIZ, Cássio. Educação, trabalho e proletarização. Blog Convergência, Campinas, 23 maio 2013.

3.
DINIZ, Cássio. As ondas que movimentam a história (1970-1980). Blog Convergência, Campinas, 21 dez. 2012.

4.
DINIZ, Cássio. O que são classes sociais. Centro de Mídia Independente, Brasil, 21 set. 2012.

5.
DINIZ, Cássio. A luta dos professores não é apenas um direito, mas um dever social. Jornal Arte 3 Notícias - Caxambu, Caxambu/MG, 13 ago. 2012.

6.
DINIZ, Cássio. As relações sociais hoje sob uma perspectiva marxista. CMI Brasil - Centro de Mídia Independente, Brasil, 30 nov. 2010.

7.
DINIZ, Cássio. As contribuições (ou a falta delas) do anarquismo para o processo revolucionário e o papel dos socialistas. CMI Brasil - Centro de Mídia Independente, Brasil, 30 nov. 2010.

8.
DINIZ, Cássio. A educação como meio ou como fim?. CMI Brasil - Centro de Mídia Independente, Brasil, 02 maio 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, Cássio. A participação da UTE-MG na construção da UNATE e da CUT: as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. In: II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo, 2018, Belo Horizonte. Anais do II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo. Belo Horizonte: FAE-UFMG, 2018. v. 01.

2.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Os fundamentos teóricos para o estudo sobre o sindicalismo de trabalhadores em educação não-docentes: o caso SINTUSP. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa - UNINOVE, 2015, São Paulo. Anais do IX Seminário Nacional de Pesquisa. São Paulo, 2015. v. 01. p. 279-284.

3.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; BERNANDES, Ademar . O debate sobre o associativismo e o sindicalismo na educação e seus sujeitos sociais. In: X Congreso de Historia de SHELA, 2015, Puerto Vallarta. Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana. Guadalajara: Amaya Ediciones, 2014. p. 1306-1317.

4.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Educação e consciência de classe: uma análise histórica das lutas dos trabalhadores em educação a partir de suas vozes. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação, 2014, São Luis. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação, 2014. v. 1.

5.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; BERNARDES Jr., A. . O debate sobre o associativismo e o sindicalismo naeducação e seus sujeitos sociais. In: X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014, Puerto Vallarta. Memoria del X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana. Puerto Vallarta, 2014. v. 01. p. 1337-1347.

6.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . História, lutas e consciência de classe na educação brasileira: Mobilização e consciência dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 ? 1983). In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped Sudeste, 2014, São João del Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped Sudeste. São João del-Rei, 2014. v. 01.

7.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. In: IV Seminário Internacional de Pesquisadores da Rede ASTE, 2013, Niterói. IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. Brasília: Paralelo 15, 2013. v. 01. p. 193-206.

8.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDICALISMO DOCENTE E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE EM MINAS GERAIS (1979 ? 1983). In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil?, 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil?. João Pessoa: UFPB, 2012. v. 01. p. 3877-3888.

9.
DINIZ, Cássio. Da insatisfação à criação da UTE-MG: a História do movimento sindical docente mineiro nas vozes de seus protagonistas. In: Encontro de Pesquisados Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE, 2012, São Paulo. Anais do Encontro de Pesquisados Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE. São Paulo, 2012. v. 01.

10.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DAS LUTAS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1978 ? 1983). In: VII Colóquio Internacional Marx e Engels, 2012, Campinas. CEMARX - VII Colóquio Internacional Marx e Engels - Anais. Campinas: UNICAMP, 2012. v. 1.

11.
DINIZ, Cássio. A CONSCIÊNCIA DE CLASSE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: IV Encontro de Pesquisa Discente - PPGE/UNINOVE, 2011, São Paulo. Anais do IV Encontrod e Pesquisa Discente: Refletindo a educação em sua multidimensionalidade PPGE/UNINOVE. São Paulo: UNINOVE, 2011. v. 04.

12.
DINIZ, Cássio. OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E O PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA DE CLASSE. In: VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares -, 2011, São Paulo. Anais do VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares -. São Paulo: UNINOVE, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS E DESAFIOS POLÍTICOS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (1978 - 1990). In: IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares, 2012, Lisboa. Mogarro, M.J. & Cunha, M.T.S. (orgs.) (2012). Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. Lisboa: Instituto de Educação - UL, 2012. v. 01. p. 87-87.

Apresentações de Trabalho
1.
DINIZ, Cássio. Construindo a luta: a Associação dos Servidores da Universidade de São Paulo no contexto dos anos 1970. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DINIZ, Cássio; MOREIRA, Weber . A greve de 2010: o despertar da consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DINIZ, Cássio. A participação da UTE-MG na construção da CUT: as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DINIZ, Cássio. A consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais: arcabouços teóricos e metodológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DINIZ, Cássio. Ensino ou pregação: A educação como instrumento de manutenção do status quo medieval. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DINIZ, Cássio. As contribuições do marxismo para a História e a historiografia marxista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . A presença dos trabalhadores da educação na História da USP (1934 ? 1979). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier ; RAMALHO, Bárbara ; DINIZ, Cássio . Realidades da Escola de Tempo Integral no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Um estudo sobre o SINTUSP: da presença dos trabalhadores da Universidade de São Paulo na História da educação brasileira (1979 ? 1988). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Do conformismo associativista à combatividade sindical: o surgimento da ASUSP e suas transformações ao final da década de 1970. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DINIZ, Cássio. A invisibilidade dos funcionários na pesquisa do associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DINIZ, Cássio; SANTOS, Thaynah da Silva . A educação brasileira e seus sujeitos sociais: a história social dos trabalhadores em educação administrativos da rede municipal de Caxambu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DINIZ, Cássio. Literatura, Educação e História: os impactos da ditadura civil-militar no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Quando os ?invisíveis? vão à luta: análise e fundamentos para o estudo sobre o Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo: fundamentos e possibilidades de pesquisa sobre funcionários de instituições de ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Educação e consciência de classe: uma análise histórica das lutas dos trabalhadores em educação a partir de suas vozes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . História, lutas e consciência de classe na educação brasileira: Mobilização e consciência dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 ? 1983). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . O sindicalismo em educação e as contribuições dos professores na construção da Central Única dos Trabalhadores (1979 - 1983). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DAS LUTAS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1978 ? 1983). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS E DESAFIOS POLÍTICOS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (1978 - 1990). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDICALISMO DOCENTE E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE EM MINAS GERAIS (1979-1983). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DINIZ, Cássio; BARBOSA, I. A. . INDEPENDÊNCIA DO BRASIL? UMA RELEITURA DO PROCESSO, DOS FATOS E SEUS MITOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos . DA INSATISFAÇÃO À CRIAÇÃO DA UTE/MG: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MINEIRO NAS VOZES DE SEUS SUJEITOS SOCIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DINIZ, Cássio. A CONSCIÊNCIA DE CLASSE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DINIZ, Cássio; GABRIEL, A. L. . A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
DINIZ, Cássio. OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E O PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA DE CLASSE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DINIZ, Cássio; RICCI, R. ; SENA, E. . Sind-UTE/MG 35 anos: livro comemorativo. Belo Horizonte: Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, 2014 (Livro).

2.
DINIZ, Cássio. De pé oh vítimas da fome: o ascenso de massas e a situação revolucionária no Brasil entre 1978 e 1989. Lorena: Arizona, 2011 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DINIZ, Cássio. VI Encontro Científico e Simpósio de Educação do UNISALESIANO. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DINIZ, Cássio; DAL ROSSO, Sadi ; CARVALHO, Celso ; DONIZETE, A. L. . Os sindicatos, associações e suas propostas educacionais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BAUER, Carlos ; FERREIRA JR., A. ; GINDIN, J. J. ; DINIZ, Cássio . Mesa redonda Consolidando a pesquisa sobre associativismo e sindicalismo em educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DINIZ, Cássio; Ronan Neves Rocha ; Mauricéa Vanja Neves Rocha . Mesa temática Egito, o caráter de uma revolução.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; CERQUEIRA, Beatriz . Mesa redonda Paulo Freire no Século XXI. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAUER, Carlos ; VERCELLI, L. C. A. ; DINIZ, Cássio . Cadernos de Pós-Graduação. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
DINIZ, Cássio; GABRIEL, A. L. . A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DINIZ, Cássio. Aula sobre Karl Marx (1/3) - Clássicos da Sociologia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo-aula de sociologia online).

4.
DINIZ, Cássio. Aula sobre Durkheim (1/4) - curso Clássicos da Sociologia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo-aula de sociologia online).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, J. P.; DINIZ, Cássio; ALVES, V. M. S.. Participação em banca de Rondinelli MAciel Abreu.As representações construídas sobre Nhá Chica no Informativo "ABNC". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
ALVES, V. M. S.; DINIZ, Cássio; VASCONCELOS, M. T.. Participação em banca de Vanessa Aparecida da Silva Paiva.Propostas curriculares para o ensino de História na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
ALVES, V. M. S.; DINIZ, Cássio; CARVALHO, M. E. R.. Participação em banca de Eliane de Fátima Teodoro.Educação Moral e Cívica no Primeiro Congresso de Instrução Primária de 1927. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
ALVES, V. M. S.; DINIZ, Cássio; CARVALHO, M. E. R.. Participação em banca de Angélica da Cruz Bernardo.Da missão jesuítica à sua expulsão no Japão sob a ótica do filme "Silêncio" (2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
DINIZ, Cássio; ALVES, V. M. S.; ANDRAUS, G.. Participação em banca de Pedro Henrique Francisco Silva.Mulher Maravilha vai ao Oriente: interpretação da democracia liberal no Oriente Médio pela Mulher Maravilha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
DINIZ, Cássio; ALVES, V. M. S.; CARVALHO, M. E. R.. Participação em banca de André Luiz Benedito.A contribuição de Fernando de Azevedo na Educação brasileira e sua memória em São Gonçalo do Sapucaí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
DINIZ, Cássio; NUNES, J. P.; ALVES, V. M. S.. Participação em banca de Luciano Vital da Silva.O coronelismo no Brasil e seus reflexos em Monsenhor Paulo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
NUNES, J. P.; DINIZ, Cássio; CARVALHO, M. E. R.. Participação em banca de José Reinaldo Bernardino.É festa, é Kizomba no toque para Zumbi! Reflexões do pós-abolição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
ALVES, V. M. S.; DINIZ, Cássio; RODRIGUEZ, S. C. C.. Participação em banca de Jaqueline Vanoni Ramos.O livro das noivas (1896) de Julia Lopes de Almeida e o Projeto Higienizador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DINIZ, Cássio; SILVA, M. P.; ALCANTARA, J. N.; NASCIMENTO, J. P.; CARVALHO, D. O.. Comissão para avaliação de Projetos no âmbito do edital 02/2016 PAPq/UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
DINIZ, Cássio. parecerista de trabalhos ao V ENCONTRO CIENTÍFICO e SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DO UNISALESIANO: ? A pesquisa frente à inovação e o desenvolvimento sustentado?. 2015. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Construindo a luta: a Associação dos Servidores da Universidade de São Paulo no contexto dos anos 1970. 2018. (Congresso).

2.
II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.A participação da UTE-MG na construção da CUT: as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2018. (Simpósio).

3.
I Simpósio Nacional de Estudos Medievais da UFSJ.Ensino ou pregação: A educação como instrumento de manutenção do status quo medieval. 2018. (Simpósio).

4.
Seminário Nacional Marx 200 - 1968+50: a atualidade de Marx e as lutas sociais no século XXI.A consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais: arcabouços teóricos e metodológicos. 2018. (Seminário).

5.
I Seminário Marx & Engels: legados e contribuições para a Economia, a Filosofia e a Política.As contribuições do marxismo para a História e a historiografia marxista. 2017. (Seminário).

6.
IX Encontro Brasileiro da RED ESTRADO ? Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente.A PRESENÇA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DA USP (1934 ? 1979). 2017. (Encontro).

7.
Problemáticas sociais, econômicas e políticas da Venezuela.Análise de conjuntura. 2017. (Outra).

8.
VI Encontro Científico e Simpósio de Educação do UNISALESIANO.Parecerista de artigos científicos. 2017. (Encontro).

9.
VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação: associativismo, sindicalismo e ação política dos trabalhadores em educação.Quem faz a escola? A história social dos trabalhadores em educação da rede municipal de Caxambu. 2017. (Seminário).

10.
XI Conferencia Regional de la Internacional de la Educación America Latina. Análise de conjuntura GT V. 2017. (Congresso).

11.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE.A invisibilidade dos funcionários na pesquisa do associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação. 2016. (Encontro).

12.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE.Do conformismo associativista à combatividade sindical: o surgimento da ASUSP e suas transformações ao final da década de 1970. 2016. (Encontro).

13.
Evento de encerramento do eixo temático "O sujeito e os contextos social, cultural e político".Mesa-redonda "Escola e Democracia" e "O que é educação". 2016. (Seminário).

14.
Seminário de Pesquisa "A presença da juventude brasileira na história imediata da educação. 2016. (Seminário).

15.
X Seminário Nacional do HISTEDBR.Um estudo sobre o SINTUSP: da presença dos trabalhadores da Universidade na História da educação brasileira (1979 ? 1988). 2016. (Seminário).

16.
Reunión Regional Red de Trabajadoras de la Educación de América Latina. 2015. (Outra).

17.
V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación.Mesa 7: Historia reciente del sindicalismo docente (bloque 3). 2015. (Seminário).

18.
V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación.Quando os ?invisíveis? vão à luta: análise e fundamentos para o estudo sobre o Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo. 2015. (Seminário).

19.
Workshop "Educación, trabajo y organizaciones gremiales".A História social do movimento sindical dos trabalhadores da USP. 2015. (Outra).

20.
Workshop "Educación comparada en América Latina". 2015. (Outra).

21.
X Conferencia Regional de la Internacional de la Educación - América Latina. 2015. (Congresso).

22.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEd Sudeste.História, lutas e consciência de classe na educação brasileira: Mobilização e consciência dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 ? 1983). 2014. (Encontro).

23.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE.Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo: fundamentos e possibilidades de pesquisa sobre funcionários de instituições de ensino superior. 2014. (Encontro).

24.
VII Encontro Maranhense de História da Educação.Educação e consciência de classe: uma análise histórica das lutas dos trabalhadores em educação a partir de suas vozes. 2014. (Encontro).

25.
Conferência Nacional de Educação - etapa estadual Minas Gerais.Eixo VI - Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. 2013. (Outra).

26.
IV Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2013. (Seminário).

27.
IV Seminário Internacional de Educação: "Paulo Freire e a Educação Superior. 2013. (Seminário).

28.
9º Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. 2012. (Congresso).

29.
Debate CEDEM/UNESP - A história do PT. 2012. (Outra).

30.
Debate CEDEM/UNESP - A reinvenção da classe trabalhadora. 2012. (Outra).

31.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE.Da insatisfação à criação da UTE/MG: a História do movimento sindical docente mineiro nas vozes de seus sujeitos sociais. 2012. (Encontro).

32.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978 - 1990). 2012. (Congresso).

33.
IX Seminário Nacional de estudos e pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil - História da Educação Brasileira: Experiências e Peculiaridades.Trabalhadores em educação, sindicalismo docente e consciência de classe: a história do movimento sindical docente em Minas Gerais (1979-1983). 2012. (Seminário).

34.
Mini-curso Michael Löwy: Marx Inédito. 2012. (Oficina).

35.
Seminário Concepção marxista de partido e a necessidade histórica do partido revolucionário - organizado pelo NEAM: Núcleo de Estudos e Aprofundamentos Marxistas do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. 2012. (Seminário).

36.
VII Colóquio Internacional Marx e Engels - CEMARX. História e consciência de classe na educação brasileira: uma análise das lutas dos trabalhadores em educação de Minas Gerais sob uma perspectiva histórica (1978 ? 1983). 2012. (Congresso).

37.
Conferência Estadual de Educação do Sind-UTE/MG.Mesa temática "Egito: o caráter de uma revolução". 2011. (Outra).

38.
Debate CEDEM/UNESP - O cancioneiro popular na América Latina: o povo como nação ou arma de luta das utopias de esquerda?. 2011. (Outra).

39.
III Encontro Científico e o Simpósio de Educação - Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores.A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Encontro).

40.
III Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2011. (Seminário).

41.
IV Encontro de Pesquisa Discente: Refletindo a educação em sua multidimensionalidade - PPGE/UNINOVE.A CONSCIÊNCIA DE CLASSE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Encontro).

42.
Seminário Avançado Metodologia de Pesquisa em Educação.Participação sem apresentação. 2011. (Seminário).

43.
VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares -.OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E O PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA DE CLASSE. 2011. (Simpósio).

44.
34º Reunião Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2010. (Congresso).

45.
Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 - etapas municipal, micro-regional, macro regional e estadual.O papel do estado no ensino formal. 2010. (Outra).

46.
33º Reunião Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2009. (Congresso).

47.
5º SINAL - Simpósio Internacional de Letras (Fronteiras do Contemporâneo - Linguagem, Espaço e Máquina). 2009. (Simpósio).

48.
"Pedagógica Caxambu" - Congresso Internacional de Educação, Produtos e Serviços Educcionais. 2008. (Congresso).

49.
III Semana Cultural - Formação Docente: Inclusão Social e Novas Tecnologias - UNISAL. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAUER, Carlos ; MORAES, C. ; LANCA, H. ; DINIZ, Cássio . Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). 2018. (Congresso).

2.
DINIZ, Cássio; CARVALHO, D. O. . I Seminário Marx & Engels: legados e contribuições para a Economia, a Filosofia e a História. 2017. (Outro).

3.
CARVALHO, Carla. M. N. ; DINIZ, Cássio . Semana da Pedagogia: humanismo integral, questão de educação?. 2017. (Congresso).

4.
BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; MATHIAS, Emerson Feliciano ; MIGUEL, Mirian Bernardi Maria ; PAIVA, L. R. B. ; MORAES, C. ; LANCA, H. ; CRISNEILANDIA, M. . Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE. 2016. (Congresso).

5.
DINIZ, Cássio; CARVALHO, Carla. M. N. . Viagem técnica ao Museu Catavento. 2016. (Outro).

6.
Dantas, Vanessa ; DINIZ, Cássio . V Encontro de Pesquisa Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e I Encontro de Pesquisa em Educação, Relações Étnico-Raciais e Culturas. 2015. (Outro).

7.
BAUER, Carlos ; CARVALHO, Celso ; STANGHERLIM, R. ; LORIERI, Marcos ; DINIZ, Cássio . X Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: "Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas". 2015. (Congresso).

8.
DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; GINDIN, J. J. . Encontro de Pesquisadores Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE. 2014. (Outro).

9.
BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; MATOS, Alessandro Rubens . Encontro de Pesquisadores Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE. 2012. (Outro).

10.
DINIZ, Cássio; ANDRADE, Valéria ; MACHADO, D. P. . IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Refletindo a educação em sua multidimensionalidade - PPGE/UNINOVE. 2011. (Congresso).

11.
DINIZ, Cássio; LORIERI, Marcos ; BAUER, Carlos ; ROGGERO, Rosemary ; MACHADO, D. P. . VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas. 2011. (Congresso).

12.
DINIZ, Cássio; Ronan Neves Rocha ; Mauricéa Vanja Neves Rocha . Mesa-Redonda - Paulo Freire no século XXI. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luiz Benedito. A contribuição de Fernando de Azevedo na Educação brasileira e sua memória em São Gonçalo do Sapucaí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Cássio Hideo Diniz Hiro.

2.
Pedro Henrique Francisco Silva. Mulher Maravilha vai ao Oriente: a interpretação da democracia-liberal no Oriente Médio pela Mulher Maravilha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Cássio Hideo Diniz Hiro.

3.
Luciano Vital da Silva. O coronelismo no Brasil e seus reflexos em Monsenhor Paulo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Cássio Hideo Diniz Hiro.

Iniciação científica
1.
Thaynah da Silva Santos. A educação brasileira e seus sujeitos sociais: a história social dos trabalhadores em educação administrativos da rede municipal de Caxambu. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Cássio Hideo Diniz Hiro.




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