Renata Cristina Vilaça Cruz

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  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Professora Assistente do Departamento de Libras e Tradução (DELT) da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2016). Graduada em Letras, habilitação português e espanhol, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/2011). Possui experiência como docente de Libras (para ouvintes), de Língua Portuguesa (para surdos) e como Tradutora/Intérprete de Libras - língua portuguesa (TILSP). Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua como vice-chefe do Departamento de Libras e Tradução, coordenadora do curso de especialização em Interpretação Comunitária e de Conferência de Libras-português e coordenadora da equipe de TILSPs da instituição. É, também, vice-líder do grupo de pesquisas FORTRAD (Formação de Tradutores Intérpretes de Libras), que desenvolve pesquisas acerca da formação de Tradutores Intérpretes de Libras - português. Tem interesse em pesquisas acerca da didática de tradução e interpretação; ensino de tradução e interpretação e ensino da competência tradutória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Cristina Vilaça Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, R. C. V.;VILAÇA-CRUZ, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II
Campus Samambaia - UFG
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (34) 33261100
URL da Homepage: https://libras.letras.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Educação Bilíngue para Surdos: um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: William Mineo Tagata.
2015
Especialização em andamento em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa. (Carga Horária: 920h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2015
Especialização em andamento em Docência em Libras. (Carga Horária: 920h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: OS VALORES SEMÂNTICOS EXPRESSOS PELO PRESENTE DO INDICATIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO EM BLOGS.
Orientador: Profª. Drª. Juliana Bertucci Barbosa.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina de Formação de TILPS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2016 - 2016
Tradução e Interpretação - os desafios do ofício: metáforas e expressões. (Carga horária: 4h).
Via Libras, VIALIBRAS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Intérpretes de Libras. (Carga horária: 40h).
Centro de Apoio ao Surdo - MG, CAS, Brasil.
2013 - 2013
Princípios Básicos p/ Trad/Interp da LIBRAS. (Carga horária: 20h).
Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
2013 - 2013
I Curso Introdutório para Professores - Educação e Surdez. (Carga horária: 8h).
Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação em Atendimento Especializado Enem 2012. (Carga horária: 20h).
Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do CESPE/UNB, CESPE/UNB, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - Módulo III. (Carga horária: 50h).
Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - Módulo Avançado. (Carga horária: 50h).
Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - módulo II. (Carga horária: 60h).
Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Professores - atuação bilingue. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gramática Normativa da Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Literária - CERVANTES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Contação de Histórias Infantis. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em dialogando com o corpo. (Carga horária: 37h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Virtual da disciplina de Língua Brasileira de Sinais no Curso de Licenciatura em Computação..

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Virtual da disciplina Educação Inclusiva do Curso de Licenciatura em Computação.


Escola para Surdos Dulce de Oliveira, ESDO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Bilíngue de Língua Portuguesa (L2), Carga horária: 24

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor nos Cursos de Libras, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa como L2, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou Oficina de Língua Portuguesa como L2 (português escrito) para os alunos surdos do 5º ao 9º ano de Ensino Fundamental


Escola Estadual Quintiliano Jardim, EEQJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB- Intérprete de Libras/Língua Portuguesa, Carga horária: 24


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como Monitor bolsista da disciplina Língua Portuguesa III - Fonética e Fonologia, a qual foi ministrada pela Profa. Drª. Juliana Bertucci Barbosa

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Discente Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de Língua Portuguesa para Concursos Públicos na Central de Idiomas Modernos da UFTM, atuando como bolsista pelo Programa de Iniciação à Docência - PID.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como monitor voluntário, por dois períodos consecutivos, da disciplina Língua Portuguesa III (Fonética e Fonologia), ministrada pela Profª Dr. Juliana Bertucci Barbosa na UFTM.


Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Revisor de Textos e Materiais Didáticos, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como revisor de Textos, Apostilas, Avaliações e Materiais Didáticos em geral.



Projetos de extensão


2014 - 2014
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Descrição: Curso de Libras oferecido aos alunos e à comunidade externa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Renata Cristina Vilaça Cruz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, R. C. V.2015 CRUZ, R. C. V.; SOUZA, V. V. S. . PROCESSO DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS A PARTIR DA LÍNGUA DE SINAIS: UM OLHAR PARA LETRAMENTO E GÊNEROS.. Interletras (Dourados), v. 4, p. 1-22, 2015.

2.
Barbosa, J. B.2013Barbosa, J. B. ; CRUZ, R. C. V. . Os valores semânticos do presente do indicativo no português brasileiro: um estudo em blogs. Entretextos (UEL), v. 13, p. 53, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, R. C. V.. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma proposta a partir da perspectiva do Letramento Crítico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CRUZ, R. C. V.. Educação Bilíngue para Surdos: um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CRUZ, R. C. V.. Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CRUZ, R. C. V.. Práticas de Letramento com crianças e adolescentes Surdos em um contexto educacional bilíngue. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CRUZ, R. C. V.. Educação Bilíngue para Surdos: um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CRUZ, R. C. V.. Da Libras à Língua Portuguesa: propostas para a prática do letramento com alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CRUZ, R. C. V.; Barbosa, J. B. . OS VALORES SEMÂNTICOS EXPRESSOS PELO PRESENTE DO INDICATIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CRUZ, R. C. V.; Barbosa, J. B. . OS VALORES SEMÂNTICOS EXPRESSOS PELO PRESENTE DO INDICATIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, R. C. V.. Curso de Libras - Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, G. A. ; CRUZ, R. C. V. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRUZ, R. C. V.. (Re)Conhecendo os Gêneros textuais. 2012. (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, R. C. V.. Participação em banca de Verana Silva de Souza Rocha.As Crenças de Professores de Inglês sobre o Aprendizado do Aluno Surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CRUZ, R. C. V.. Participação em banca de Fernando Faria da Paixão.O enfrentamento, o protagonismo e o empoderamento: da produção escrita à midiatica sinalizada da história de três cientistas surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CRUZ, R. C. V.. Participação em banca de Janaína da Silva Rodrigues.Estímulos Visuais no Ensino Bilíngue para Surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FERREIRA, G. A.; CRUZ, R. C. V.; BARBOSA, M. V.. Participação em banca de Fernanda Apolinário Galera.Um estudo do processo derivacional da Língua Brasileira de Sinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Linguística das Línguas de Sinais. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos a partir de uma proposta com o Letramento Crítico. 2016. (Congresso).

2.
SERLibras - Seminário Regional de Libras. 2016. (Seminário).

3.
V Congresso Internacional de Tradução das Línguas de Sinais. 2016. (Congresso).

4.
V SELL.Educação Bilíngue para Surdos: um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 2015. (Simpósio).

5.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Práticas de Letramento com crianças e adolescentes Surdos em um contexto educacional bilíngue. 2014. (Congresso).

6.
XII SEPELLA- Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Educação Bilíngue para Surdos: um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Seminário).

7.
I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino SUperior. 2013. (Encontro).

8.
XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.Da Libras à Língua Portuguesa: propostas para a prática do letramento com alunos surdos. 2013. (Simpósio).

9.
XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. 2013. (Simpósio).

10.
I Seminário Nacional de Educação de Surdos. 2012. (Seminário).

11.
III SELL - SImpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.OS VALORES SEMÂNTICOS EXPRESSOS PELO PRESENTE DO INDICATIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2011. (Simpósio).

12.
XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. 2011. (Simpósio).

13.
XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.Os valores semânticos expressos pelo presente do indicativo no português brasileiro: um estudo em ambientes virtuais. 2011. (Simpósio).

14.
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).

15.
II Semana Acadêmica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 2009. (Outra).

16.
The odd structure of the U.S. University, how it got that way, and what it means for students and education. 2009. (Outra).

17.
V Jornada de Extensão Universitária e II Semana Acadêmica.Projeto de Extensão Dialogando com o Corpo - PET Letras. 2009. (Encontro).

18.
Contação e resgate de histórias e confecção de fantoches. 2008. (Oficina).

19.
I Seminário de Leitura e Reflexão "Decifra-me ou te devoro: a literatura como labirinto filosófico". 2008. (Seminário).

20.
V Seminário de Letras. 2008. (Seminário).

21.
XIX FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, R. C. V.. III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Congresso).

2.
CRUZ, R. C. V.. II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguósticos e Literários. 2009. (Congresso).

3.
CRUZ, R. C. V.. XIX FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Barbosa, J. B.2013Barbosa, J. B. ; CRUZ, R. C. V. . Os valores semânticos do presente do indicativo no português brasileiro: um estudo em blogs. Entretextos (UEL), v. 13, p. 53, 2013.



Outras informações relevantes


Possui certificação do MEC denominada 6º PROLIBRAS para uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais. 
Possui certificação do MEC denominada 7º PROLIBRAS para Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa
Possui certificação do CAS/MG para Tradução e Interpretação das modalidades Libras/Língua Portuguesa.
Possui Certificado PROFLIN - Exame de Proficiência na Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa, na área de Letras e Linguística, promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da UFU.



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