Viviane Elias Portela

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2377710741871472
  • Última atualização do currículo em 31/07/2015


Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2014), na Linha de Pesquisa Educação e Artes. Cursando Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, 2014-2015), Rússia. Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF, 2014). Especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (FAP, 2007). Graduação em Educação Artística com habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP, 2001). Formação no Magistério pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (1996). É Ouvidora da Antonio Meneghetti Faculdade, Portaria 14 (2012-2015), Responsável pelo setor de Comunicação e Vestibular da Antonio Meneghetti Faculdade (2012-2015). Consultora do Projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro (2015). professora e responsável pela área comercial da Impare Educação Musical (2013-14-15), Diretora da Focus Soluções em Marketing e Vendas (2013-14-15). Foi coordenadora operacional e professora do Projeto Flauta, Amigos do Violão e Orquestra Juvenil Recanto Maestro (2009-2013); foi professora do Curso de Extensão Formação de Professores em Música pela Antonio Meneghetti Faculdade (2009-10-11-12). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM/UFSM (2013-2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Elias Portela
Nome em citações bibliográficas
PORTELA, V. E.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Antonio Meneghetti.
Rua Recanto Maestro
Recanto Maestro
97220000 - Restinga Seca, RS - Brasil
Telefone: (55) 32891141


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Projeto Flauta na Educação Musical: um estudo com entrevistas em São João do Polêsine - RS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cláudia Ribeiro Bellochio.
Coorientador: Estela Maris Giordani.
2014
Especialização em andamento em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia.
Saint-Petersburg State University.
2011 - 2014
Especialização em Gestão do Conhecimento e o Parad. Ontopsicológico.
Faculdade Antonio Meneghetti.
Título: Projeto Flauta: Histórico, Fundamentos e Resultados.
Orientador: Profª. Dtrª Estela Maris Giordani.
2005 - 2005
Especialização em Educação Musical. (Carga Horária: 360h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Título: Ensino da Música na Educação Infantil: um estudo de caso.
Orientador: Dtra Rosane Cardoso de Araújo.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura em Educação Artística.
Faculdade de Artes do Paraná.
1992 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Identidade Jovem. (Carga horária: 20h).
Faculdade Antonio Meneghetti.
2010 - 2010
Auditor interno da qualidade. (Carga horária: 16h).
Humanatura.
2010 - 2010
A Flauta Doce na Educação Básica. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Metodista.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Liderança Através do Esporte. (Carga horária: 20h).
Faculdade Antonio Meneghetti.
2009 - 2009
As imagens sonoras e o aprendizado musical. (Carga horária: 4h).
Instituto Conser.
2009 - 2009
Educação para Arte e Estética. (Carga horária: 16h).
Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística.
2008 - 2008
Filosofia Elementar. (Carga horária: 10h).
Instituto Conser.
2008 - 2008
Formação Continuada para Profissionais da Rede Mun.
Prefeitura Municipal de Araucária - PR.
2008 - 2008
Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 32h).
Instituto Robert Bosch.
2008 - 2008
Filosofia Elementar. (Carga horária: 3h).
Instituto Conser.
2007 - 2007
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 8h).
Instituto Robert Bosch.
2007 - 2007
Acordeon - XV - MPB. (Carga horária: 18h).
Fundação Cultural de Curitiba.
2007 - 2007
Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 32h).
Instituto Robert Bosch.
2006 - 2006
Percepção Estrutural da Música. (Carga horária: 25h).
Instituto Conser.
2006 - 2006
Formação de Regentes de Coral. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia Orff. (Carga horária: 36h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2006 - 2006
Básico de Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 8h).
Instituto Robert Bosch.
2005 - 2005
Canta Criança. (Carga horária: 36h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2005 - 2005
Semana de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2004 - 2004
Básico de Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 8h).
Instituto Robert Bosch.
2004 - 2004
Semana de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2004 - 2004
Portal Aprender Curitiba. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2004 - 2004
Portal Aprender Curitiba. (Carga horária: 20h).
Positivo Informática - Matriz.
2003 - 2003
Extensão universitária em Regência e Didática de Coro Infanto-Juvenil. (Carga horária: 30h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
2003 - 2003
Extensão universitária em Musicalização Infantil p/ Prof, Mov, Dan, Mús.... (Carga horária: 30h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
2003 - 2003
Básico de Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 8h).
Instituto Robert Bosch.
2003 - 2003
Música. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2003 - 2003
Musicalização Infantil p/ Prof, Mov, Dan, Mús.... (Carga horária: 20h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
2003 - 2003
Semana de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2003 - 2003
Regência e Didática de Coro Infanto- Juvenil. (Carga horária: 30h).
Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
2002 - 2002
Princípio Básico do Ensino da Arte. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2002 - 2002
Digitando o Futuro- Futurekids. (Carga horária: 90h).
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
2002 - 2002
Dança de Salão. (Carga horária: 72h).
Estância Araucariense.
2001 - 2001
Viola Caipira. (Carga horária: 15h).
Fundação Cultural de Curitiba.
2000 - 2000
Canções Curiosas. (Carga horária: 3h).
Colégio Marista Santa Maria.
2000 - 2000
Estágio Supervisionado. (Carga horária: 4h).
Capela do Jardim Itaipu.
1999 - 1999
Pesquisa Dança folclórica no município de Pelotas. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Artes do Paraná.
1998 - 1998
Extensão universitária em Leitura e Escrita Musical. (Carga horária: 25h).
Faculdade de Artes do Paraná, FAP/PR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Leitura e Escrita Musical. (Carga horária: 25h).
Faculdade de Artes do Paraná.
1996 - 1996
Planejamento Familiar. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
1993 - 1994
Baixo. (Carga horária: 48h).
D' MUSIC HOUSE ACADEMIA DE MÚSICA.
1990 - 1990
Coro Infantil. (Carga horária: 25h).
Fundação Cultural de Curitiba.
1989 - 1989
Coro Infantil. (Carga horária: 50h).
Fundação Cultural de Curitiba.
1986 - 1986
Aprendendo e ... Vivendo!.
Governo do Estado do Paraná.


Atuação Profissional



Focus Soluções em Marketing e Vendas, F.C.S, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária


Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convênio, Carga horária: 20


Faculdade Antonio Meneghetti, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Faculdade Antonio Meneghetti Professora do Curso de Formação Continuada em Música para Professores.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágios, Carga horária: 5


Associação Onto Arte, AOA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora Operacional
Outras informações
Professora e Coordenadora Operacional dos projetos de músicas do Recanto Maestro


FOIL LTDA, FO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Central de Relacionamento, Carga horária: 20


Casa da Música, CM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora


Escola Municipal Edvino Novak, EMEN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Música. Professora de 3º ano. Projeto de Educação Física / dança / atividades lúdicas com o corpo


Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, EMN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ensino da Arte para a educação infantil e séries iniciais. Projeto Maluquinho por saúde, saúde é vida e saúde em primeiro lugar.


Escola Municipal Pró-Morar Barigui, EMPB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de musicalização infantil para todas as turmas (educação infantil e séries iniciais). Oficina de violão, flauta doce, xilofone e dança criativa. Projeto Arte em Movimento em parceria com o Instituto Robert Bosch. Projeto Escola & Universidade em parceria com a Faculdade de Artes do Paraná.


Faculdade de Artes do Paraná, FAP/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Feira do Largo da Ordem, FLO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Feirante, Carga horária: 6
Outras informações
Vendas de Instrumentos Musicais em miniatura.


Instituto Conser, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de violão e acordeon para iniciantes.


KidWay Informática Ltda, KI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Informática


Portela Musical Escola de Música, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica e Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica. Professora de musicalização infantil, violão, acordeon para iniciantes.


Secretaria Municipal da Educação de Araucária, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Foi professora de Ensino da Arte na Escola Municipal João Cabral de Mello Neto; Foi professora de Música e de reforço escolar na Escola Municipal PRO-MORAR BARIGUI; Foi atendente na biblioteca Farol do Saber na Escola Municipal PRO-MORAR BARIGUI.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Escola, Carga horária: 6


Soc. de Educ. Integral S/C Ltda, SEI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Regime: Dedicação exclusiva.


Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, TRE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mesária, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mesária, Carga horária: 8


IMPARE Educação Musical, IMPARE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Vendedora


IMPARE Escola de Música, IMPARE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária



Projetos de pesquisa


1999 - 1999
Dança Folclórica Lúdica
Descrição: Dentro da Disciplina 'Folclore Brasileiro I' foi realizado a pesquisa de campo " Dança Folclórica Lúdica" no município de Pelotas- RS. Essa pesquisa teve por objetivo compreender como se dá a dança folclórica naquela região. Foram realizadas visitas a CTGS e entrevistas com patrões e membros do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2009 - 2009
Musicando
Descrição: O projeto Arte e Movimento abrangeu três linguagens artísticas: música, dança e teatro. Através das artes, buscou-se desenvolver a potencialidade, a criatividade, o auto conhecimento, a socialização, respeito mútuo, a auto-estima, valores imprescindíveis, canalizando energias para atitudes e atividades positivas; O projeto promoveu a democratização da cultura numa comunidade onde os indivíduos estão marginalizados, seja pela dificuldade financeira, pois a maioria possui renda insuficiente, o que os impedem de ter acesso à cultura; ou seja pela baixa escolaridade e falta de conhecimento das possibilidades de contato com o universo cultural à disposição na sociedade. Acredita-se que o projeto Arte e Movimento pôde abrir horizontes e expectativas de futuro, mostrando aos alunos da escola Pró Morrar Barigui que eles também têm direito de usufruir as atividades artísticas promovidas pela cidade em que vivem, promovendo a inclusão dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Afinando os Desafios da Escola Através da Linguagem Musical
Descrição: Esse projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Pró- Morar Barigui, com os alunos da Etapa Inicial, Classe Especial, Ciclos I e II e EJA, nos períodos da manhã, tarde, e noite. O objetivo geral foi proporcionar aos alunos a "leitura" do universo cultural que os cerca, compreendendo-o a partir de uma visão crítica, preparando o espírito para seleção e assimilação de uma cultura musical rica e digna, não se tornando escravo dos maneirismos mercenários e simplórios da indústria cultural. Com a Etapa Inicial começamos desvendando a orquestra e os instrumentos musicais através do lúdico. Utilizando jogos, brincadeiras e dramatizações as crianças conheceram canções folclóricas e alguns nomes da MPB. Com a Classe Especial e 1º Etapa do Ciclo I abordamos as notas musicais e os elementos caracterizadores do som, através dos instrumentos de percussão, inclusive o xilofone. O repertório utilizado foi canções folclóricas e brinquedos cantados. Com a 2º Etapa do Ciclo I, trabalhamos a obra Pedro e o Lobo (Prokofiev), onde conheceram vários instrumentos musicais explorando o som e a forma. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, interpretando peças do compositor Villa Lobos, aprendendo um pouco da sua histórica. A 1º Etapa do Ciclo II conheceu nomes da MPB como Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Foram realizadas várias pesquisas e atividades com temas relacionados a esses compositores. Confeccionaram instrumentos musicais com materiais alternativos e utilizaram em atividades de composição. A 2º Etapa do Ciclo II realizou pesquisas e atividades com os compositores Gabriel Pensador, Milton Nascimento, Villa Lobos e Assis Valente. Assistiram o concerto da Camerata, interpretando Villa Lobos. Realizaram várias atividades de interpretação e composição através de percussão corporal, objetos e instrumentos musicais. Com os alunos do EJA foram trabalhados: os elementos caracterizadores do som, técnica vocal e o compositor Adoniran Barbosa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2006
Arte em Movimento Música, Dança e Teatro na Escola
Descrição: O projeto Arte e Movimento abrangeu três linguagens artísticas: música, dança e teatro. Através das artes, buscou-se desenvolver a potencialidade, a criatividade, o auto conhecimento, a socialização, respeito mútuo, a auto-estima, valores imprescindíveis, canalizando energias para atitudes e atividades positivas; O projeto promoveu a democratização da cultura numa comunidade onde os indivíduos estão marginalizados, seja pela dificuldade financeira, pois a maioria possui renda insuficiente, o que os impedem de ter acesso à cultura; ou seja pela baixa escolaridade e falta de conhecimento das possibilidades de contato com o universo cultural à disposição na sociedade. Acredita-se que o projeto Arte e Movimento pôde abrir horizontes e expectativas de futuro, mostrando aos alunos da escola Pró Morrar Barigui que eles também têm direito de usufruir as atividades artísticas promovidas pela cidade em que vivem, promovendo a inclusão dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2005
Projeto Música é Alegria! - A Musicalização Contribuindo para o Desenvolvimento Infantil
Descrição: Tendo em vista que a música deveria estar incluída efetivamente nos currículos da educação básica, não apenas pelo seu valor intrínseco, mas também por ser parte fundamental na formação do indivíduo, nós profissionais da área da educação pretendemos desenvolver um trabalho buscando encontrar estratégias que visem conscientizar a comunidade (não só as crianças, mas também as famílias) sobre a importância de adotarmos aulas de música na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2004 - 2004
Projeto Saúde em Primeiro Lugar
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2003 - 2003
Projeto Saúde é Vida
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2002 - 2002
Projeto Maluquinho Por Saúde
Descrição: Esse projeto foi desenvolvido com três turmas da escola: Etapa Inicial B, Ciclo I - Primeira Etapa, Ciclo I - Segunda Etapa. A escola possui uma clientela de nível socioeconômico baixo, em que a violência, a miséria, a estrutura precária e o analfabetismo fazem parte da realidade das famílias. Não poderíamos deixar escapar a oportunidade de, como educadores, servimos como mediadores, criando um ponte entre escola - alunos- família. Foi um trabalho bastante amplo, envolvente e gratificante. Isso porque a participação dos alunos e alguns pais aconteceu de forma dinâmica. Desenvolvendo o hábito da higiene bucal e corporal, buscando a melhoria de qualidade de vida dessas crianças e suas respectivas famílias. Através de palestras, músicas, teatros, passeios, jogos, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir hábitos saudáveis, dentro e fora da escola, aumentando assim sua auto-estima. Semanalmente eram realizadas atividades pedagógicas na sala de aula e outra com os pais. Esse projeto tem sido com certeza o responsável pelo grande sucesso conquistado, que se almeja agora que este não tenha um fim, mas, sim, que se faça parte de uma rotina diária de cada pessoa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.



Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Wazlawick, Patrícia2011 Wazlawick, Patrícia ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. ; Soraia Schutel ; Paula Silva Bazzo . Projeto Flauta e pedagogia ontopsicológica: formando crianças e contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Revista Espaço Intermediário, v. 02, p. 18-37, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PORTELA, V. E.. A Música na Vida da Criança. Gralha Azul.

2.
PORTELA, V. E.. História do Violão. Gralha Azul.

3.
Morais A. ; PORTELA, V. E. . Sinfonia do Saber. Gazeta do Povo, Curitiba- PR.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Wazlawick, Patrícia ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. . Parceria público-privada e implementação do Projeto Flauta: incentivo à música como formação humana. In: XIII Encontro Regional da ABEM Sul - Políticas públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas,, 2010, Porto Alegre. Revista da ABEM. Porto Alegre: ABEM, 2010. p. 39-40.

2.
Wazlawick, Patrícia ; Soraia Schutel ; PORTELA, V. E. ; Paula Silva Bazzo ; CARVALHO, G. B. . Projeto Flauta: Música e Formação Humana. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Porto Editora, 2010. v. 1. p. 01-10.

3.
Wazlawick, Patrícia ; PORTELA, V. E. ; CARVALHO, G. B. . Processos de ensinar & aprender: música, cognição e formação profissional. In: VI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. Per Musi (UFMG). Rio de Janeiro: ABCM, 2010. v. v.1. p. 448-457.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, V. E.. Música na escola: a prática na educação musical como agente transformador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PORTELA, V. E.; Wazlawick, Patrícia ; CARVALHO, G. B. ; Soraia Schutel ; Josele Nara Delazeri de Oliveira . O Projeto Flauta na ótica dos pais. 2010.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PORTELA, V. E.; MARTINS, E. T. L. . Música na Escola Pública: uma experiência que deu certo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PORTELA, V. E.; MARTINS, E. T. L. . Relato de Experiência do Projeto Arte em Movimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Wazlawick, Patrícia ; PORTELA, V. E. ; Soraia Schutel ; Paula Silva Bazzo ; CARVALHO, G. B. . . Projeto Flauta e pedagogia ontopsicológica: promoção de saúde e educação musical. In: XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia,. Medelin: Medelin Colômbia, 2011 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).


Demais tipos de produção técnica
1.
PORTELA, V. E.; CARVALHO, G. B. ; Wazlawick, Patrícia . Formação Continuada em Música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PORTELA, V. E.; MARTINS, E. T. L. . Semana Pedagógica para Educadores. 2006. .

3.
PORTELA, V. E.. Alfabetização Musical com Violão. 2000. .

4.
PORTELA, V. E.. Semana Pedagógica para Educadores. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
PORTELA, V. E.; Portela, E. A . Apresentação Musical Centro Artístico Musical Applause. 2006. Interpretação.

2.
PORTELA, V. E.. Apresentação Musical. 2006. Interpretação.

3.
PORTELA, V. E.. Apresentação Musical do Centro Artístico Aplause. 2005. Interpretação.

4.
PORTELA, V. E.. XIV Encontro Musical Arte - Som - Cultura. 2005. Interpretação.

5.
PORTELA, V. E.. XIV Encontro Musical Arte - Som - Cultura. 2005. Interpretação.

6.
PORTELA, V. E.. De Coral para Coral. 1999. Interpretação.

7.
PORTELA, V. E.. I Gincana do Idoso - Região Metropolitana. 1998. Interpretação.

8.
PORTELA, V. E.. Apresentação do Coral Pequenos Cantores. 1998. Interpretação.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
PORTELA, V. E.; WAZLAWICK, P.; CARVALHO, G. B.. Teoria e Solfejo Musical.. 2010. Curso Santanense de Música.

Outras participações
1.
PORTELA, V. E.. Comissão de Jurados do FESTIEEDAR. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Projeto Flauta. 2013. (Encontro).

2.
3º SEMINÁRIO ESTADUAL MÚSICA NA ESCOLA. 2012. (Seminário).

3.
Direito em Perspectiva Internacional. 2012. (Outra).

4.
I Encontro Música em Cena.PIPA. 2012. (Encontro).

5.
Semana dos Arrozeiros de Alegrete.Visita Técnica à empresas. 2012. (Outra).

6.
VI Encontro Estudantil de Fauta Doce. 2012. (Encontro).

7.
XIX Ein Volksfest In Agudo. Representando a Antonio Meneghetti Faculdade. 2012. (Feira).

8.
XXVII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.Desfile representando a Antonio Meneghetti Faculdade. 2012. (Outra).

9.
3ª Semana da Mulher de Santa Maria.Apresentação "Oito Objetivos do Milênio". 2011. (Encontro).

10.
Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade. A replicabilidade do Projeto Flauta a partir do Curso de Formação Profissional Continuada em Música da Antonio Meneghetti Faculdade. 2011. (Congresso).

11.
Crises Planetárias:Soluções para os Objetivos do Milênio propostos pela ONU e pela Escola de Formação Ontopsicológica. Projeto Flauta: Formação Humana, Música e Cultura. 2011. (Exposição).

12.
Encontro de Música na Escola: Legislação e Orientações. 2011. (Encontro).

13.
Palestra - Gestão Ambiental -Grupo Build. 2011. (Outra).

14.
III Semana Acadêmica da Faculdade Antonio Meneghetti-Meritocracia.Projeto Flauta e 8 ODM: contribuindo para formação humana. 2010. (Outra).

15.
Ministração da Oficina Música na Escola.Música na Escola. 2010. (Oficina).

16.
Seminário Imagem e Inconsciente. 2010. (Seminário).

17.
XIII Encontro Regional da ABEM Sul.Parceria público-privada e Implementação do Projeto Flauta: Incentivo à música como Formação Humana. 2010. (Encontro).

18.
XXI Congresso Diocesano da Pastoral da Educação. 2010. (Congresso).

19.
II Semana Acadêmica Curso de Administração da Faculdade Antonio Meneghetti. 2009. (Encontro).

20.
II Semana Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Antonio Meneghetti.Projeto Flauta - Formação Humana - Música é Cultura. 2009. (Outra).

21.
II Semana Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Antonio Meneghetti.Construindo o Curso de Formação Profissional Continuada em Música. 2009. (Outra).

22.
Gênero na Educação- Espaço para a Diversidade (GENUS). 2008. (Oficina).

23.
X Encontro Regional da Abem Sul - Oficina 6. 2008. (Encontro).

24.
III Jornada Municipal de Artes.Arte e Movimento. 2007. (Outra).

25.
X Encontro Regional da ABEM-SUL. 2007. (Encontro).

26.
X Encontro Regional da ABEM-SUL.Música na Escola Pública: uma experiência que deu certo. 2007. (Encontro).

27.
Conservatório Musical AD Libitum.Apresentação com Acordeão. 2006. (Outra).

28.
II Workshop Internacional de Educação Musical Infantil. 2006. (Outra).

29.
II Workshop Internacional de Educação Musical Infantil.Música na educação Infantil: Práticas em sala de aula. 2006. (Outra).

30.
Palestra para educadoras dos CMEI's.Palestra para educadoras dos CMEI's. 2006. (Outra).

31.
Centro Artístico Applause.Apresentação com Sanfoninha de Ouro. 2005. (Outra).

32.
I Jornada Municipal de Artes. 2005. (Oficina).

33.
XIV Encontro Musical Arte-Som-Cultura.Apresentação com Guitarra e Acordeon. 2005. (Encontro).

34.
I Seminário EMBAP de Educação Musical: Ensinando Música Musicalmete. 2003. (Seminário).

35.
XII Encontro Anual da ABEM e I Colóquio Do NEM. 2003. (Outra).

36.
XXI OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA.Classe de Regência e Didática de Coro Infanto-Juvenil. 2003. (Oficina).

37.
2º Encontro de Orientação UNICENP.Maluquinho por Saúde. 2002. (Encontro).

38.
Encontro Cultural do Colégio E. Miguel Franco Filho. 2001. (Encontro).

39.
Apresentação do Coral da Faculdade de Artes do Paraná.Como Soprano. 2000. (Outra).

40.
De Coral Para Coral.Coral da FAP. 2000. (Outra).

41.
Mulher Ano 2000. 2000. (Seminário).

42.
Oficina para Educadores- Canções Curiosas. 2000. (Oficina).

43.
Apresentação Artística Casa da Música. 1999. (Outra).

44.
IV Encontro Nacional de Educadores Freinet. 1997. (Encontro).

45.
Seminário "Transdisciplinaridade e as Inteligências". 1997. (Seminário).

46.
V Oficina de Matemática. 1995. (Oficina).

47.
Oficina de Musicalização Infanto-Juvenil. 1988. (Oficina).

48.
Cadê o Riso do Palhaço.Figurante. 1987. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTELA, V. E.. Expofax Colonia. 2014. .

2.
PORTELA, V. E.. Stand na 25º Volksfest In Agudo. 2014. .

3.
PORTELA, V. E.. Um dia na AMF 27/09. 2013. (Outro).

4.
PORTELA, V. E.. Um dia na AMF 17/10. 2013. (Outro).

5.
PORTELA, V. E.. 57º Festa Regional do Arroz. 2012. (Concerto).

6.
PORTELA, V. E.. Espetáculo Maestro OntoArte em Cena. 2012. (Concerto).

7.
PORTELA, V. E.. I Festival de Talento Musical Estudantil. 2012. (Festival).

8.
PORTELA, V. E.. Recanto Maestro & Amigos. 2012. (Concerto).

9.
PORTELA, V. E.. Projeto Escola & Universidade- Música é Alegria!- A Musicalização Contrinuindo para o Desenvolvimento Infantil. 2006. (Outro).

10.
PORTELA, V. E.; Portela, E. A . XIV Encontro Musical Arte - Som - Cultura. 2005. (Outro).

11.
PORTELA, V. E.. Encontro Cultural. 2001. (Outro).

12.
PORTELA, V. E.. I Gincana do Idoso- Região Metropolitana. 1998. .

13.
PORTELA, V. E.. Programação comemorativa à Semana da Pátria. 1998. (Concerto).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 10:10:52