Andréa Braga Cazerta de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6283396863185354
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Graduada em Letras Tradutor Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1989) e em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Ibero-Americanda de Letras e Ciências Humanas (1989). Possui experiência no ensino de língua inglesa para adolescentes e adultos em institutos de idiomas e empresas, atuando também na coordenação geral de escola particular de idiomas. Atualmente ministra aulas de língua inglesa no Centro Paula Souza, na Fatec Osasco e Fatec Ipiranga. Atua como coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras (ISF) pela Fatec Osasco, sendo responsável pelas ações do programa. Ministra aulas como professora autônoma em empresas na cidade de São Paulo, desenvolvendo cursos específicos para profissionais de diversas áreas de atuação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Braga Cazerta de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. B. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Título: O professor de inglês/course designer na hotelaria: desafios, reflexões e a (trans)formação de uma prática docente sob a influência da complexidade,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra Maximina Maria Freire.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: complexidade; ensino de inglês para fins específicos; abordagem hermenêutico-fenomenológica; cursos para a área da hotelaria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1986 - 1989
Graduação em Letras Tradutor Intérprete.
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês.
Faculdade Ibero-Americanda de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
How Routines Support Effective Classroom Management and Teacher Planning. (Carga horária: 1h).
American English - For English language teachers aounrd the world, AE, Estados Unidos.
2018 - 2018
Meditação: Aplicação e processo facilitador de aprendizagem (idiomas). (Carga horária: 1h).
SBS + Educação, SBS, Brasil.
2018 - 2018
Dynamic ways to check and share responses in the EFL classroom. (Carga horária: 1h).
American English - For English language teachers aounrd the world, AE, Estados Unidos.
2018 - 2018
Capacitação dos NucLis do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês. (Carga horária: 20h).
Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês, ISF, Brasil.
2018 - 2018
We like to Move it! Hands-on Language Learning with mobile devices. (Carga horária: 1h).
American English Live - For English Teachers Around the World, AEL, Estados Unidos.
2018 - 2018
Teacher Development: News they can Use: Creating a digial newspaper. (Carga horária: 1h).
American English Live - For English Teachers Around the World, AEL, Estados Unidos.
2018 - 2018
Strategies form managing large courses. (Carga horária: 1h).
American English Live - For English Teachers Around the World, AEL, Estados Unidos.
2017 - 2017
Extensão universitária em Formative and Summative Assessments for Both Learners and Teachers. (Carga horária: 4h).
Centro Paula Souza, CPS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Teaching Creative Proble-solving (CPS) in the EAP/ESP classroom. (Carga horária: 4h).
Centro Paula Souza, CPS, Brasil.
2015 - 2015
Pacto Mundial sobre Mudanças Climáticas.. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Curso preparatório para aplicadores do TOEFL/IPT Universidades. (Carga horária: 3h).
Mastertest, MASTERTEST, Brasil.
2015 - 2015
LINFE e TDICs: Conhecendo Potencialidades. (Carga horária: 4h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2013 - 2013
Mini-curso: A AHF e a Complexidade em diálogo. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Ensinar inglês para negócios diferentes contextos. (Carga horária: 12h).
Fatec Tatuapé, FATEC, Brasil.
2009 - 2009
Gramática Sistêmico-funcional: Um olhar inicial. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Longman ELT Reflections. (Carga horária: 3h).
Pearson Education do brasil, PEARSON LONGMAN, Brasil.
2003 - 2003
Let's talk about it. (Carga horária: 3h).
Macmillan do Brasil, MACMILLAN, Brasil.
2003 - 2003
Text, Students and Meaningful Language Practise. (Carga horária: 3h).
Macmillan do Brasil, MACMILLAN, Brasil.
2002 - 2002
CB1 (Curso Básico Nível 1). (Carga horária: 50h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2002 - 2002
SGE - Vendas Externas: é visitando que se vende. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2000 - 2000
Legalização de Empresas e Plano de Negócios. (Carga horária: 2h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1991 - 1991
English as a Second Language. (Carga horária: 150h).
King Street College, KSC, Inglaterra.


Atuação Profissional



Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de língua inglesa no Curso de Comércio Exterior e Relações Internacionais.


Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar, FATEC OSASCO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador geral IsF, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de língua inglesa nos cursos de Redes de Computadores e Gestão Financeira.


Faculdade de Tecnologia do Ipiranga, FATEC IPIRANGA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de língua inglesa nos cursos de Gestão Comercial, Eventos e Administração e Desenvolvimento de Sistemas.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Integrante


Check In Idiomas, CHECK IN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Profissional autônoma
Outras informações
Experiência como professora de inglês em diversas empresas na cidade de São Paulo e na administração de escola de idiomas, responsável pelos departamentos: pedagógico, recrutamento, seleção e treinamento de professores, vendas de cursos, negociação de contratos, implantação de curso em empresas, elaboração de materiais didáticos, entre outros.



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Título: O professor de inglês/course designer na hotelaria : desafios, reflexões e a (trans)formação de uma prática docente sob a influência da complexidade.
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal buscar subsídios para contribuir com mais esclarescimentos sobre a formação de professores de idiomas na área da hotelaria, compreendendo a complexidade que envolve essa prática. Esté incluído no âmbito do projeto intitulado " A abordagem hermenêutico-fenomenológica em pesquisas na área da Linguística Aplicada", um projeto que visa ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade da abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2006, 2007, 2008, 2009) ao desenho de pesquisas em Línguística Aplicada. Especificamente, destina-se à reflexão e questionamento crítico sobre a abordagem, seus instrumentos e procedimentos, com a finalidade de aprofundar seu potencial metodológico, estabelecendo interlocuções com posturas teóricas diversificadas e, em particular, com as da complexidade, dos sistemas complexos e da atividade. O presente projeto também foi alimentado pelas as atividades do GEAHF, Grupo de Estudos sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, criado em 2007 e liderado pela Profa. Dra. Maximina Maria Freire, na PUCSP, e congregando, atualmente, pesquisadores de várias instituições de ensino superior e de educação básica. A partir do segundo semestre de 2010, o grupo de estudos tornou-se um Grupo de Pesquisa cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa no Brasil, passando a intitular-se GPeAHF - Grupo de Pesquisa sobre a abordagem hermenêutico-fenomenológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Andréa Braga Cazerta de Souza - Integrante / Maria Eugênia Witzler D'Esposito - Integrante / Luciani Vieira Gomes Alvareli - Integrante / Luís Otávio Batista - Integrante / Gisele de Oliveira - Integrante / Carla Gallego - Integrante / Cátia Veneziano Pitombeira - Integrante / Maria Maximina Freire (coordenador) - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendorismo da FATEC Osa


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: REMIPE _ Revista de Micro Pequenas Empresas e Empreendedorismo Fatec Osasco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
TOEIC - ETS, TOEI - ETS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, A. B. C.2016SOUZA, A. B. C.. Complexidade e Línguas para fins específicos: tecendo um diálogo conceitual. The ESPecialist, v. 37, p. 31-53, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
D'ESPOSITO, M. E. W. ; OLIVEIRA, G. ; SOUZA, A. B. C. . Teaching English for specific purposes: creating an online task in light of the complexity theory. In: International Conference on Information Communication Technologies in Education, 2012, Rhodes, Greece. ICICT 2012 Proceedings. Rhoeds, Greece, 2012. p. 413-422.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. B. C.; SCHMIDT, E. ; FELINTO JUNIOR, F. . Estudo de caso: pesquisa sobre atividades de vídeo com alunos de língua inglesa. In: IV Cbtecle, 2018, Campinas. Estudo de caso: pesquisa sobre atividades de vídeo com alunos de língua inglesa, 2018.

2.
SOUZA, A. B. C.; FELINTO JUNIOR, F. ; SCHMIDT, E. . O inglês no trabalho: compartilhando depoimentos e vídeos para área de TI e Manutenção Industrial. In: IV Cbtecle, 2018, Campinas. IV CBtecle, 2018.

3.
SOUZA, A. B. C.; CRISTINO, L. ; CAMINADA, M. ; CERIGIOLI, M. M. . Língua Inglesa no Ensino Superior: Estudo de caso sob a ótica dos alunos. In: CBTeCle Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2016, São Paulo. CBTeCle Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2016. v. 1. p. 10.

4.
SOUZA, A. B. C.. A sala de aula como contexto de aprendizagem dialógica entre teoria e prática. In: CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2016. CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. v. 1. p. 09.

5.
SOUZA, A. B. C.. Articulando Conceitos: Um diálogo entre ESP e Complexidade. In: LinFe2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, São Paulo. LinFe 2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012. p. 54-54.

6.
SOUZA, A. B. C.. Uma situação específica vivenciada por profissionais da hotelaria: o site inspection. In: LinFe2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, São Paulo. LinFe 2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012. v. 1. p. 158-158.

7.
OLIVEIRA. G. ; D'Esposito, M.E.W. ; PITOMBEIRA, C.V. ; SOUZA, A. B. C. . O processo de criação de uma tarefa a distância, sob a perspectiva da complexidade para um curso de língua inglesa para fins específicos. In: 18o InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada), 2011, São Paulo. 18o InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada), 2011. p. 244-244.

8.
SOUZA, A. B. C.. Os caminhos interpretativos do fenômeno: o ser professor/course designer na hotelaria. In: III Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica: caminhos interpretativos, 2011, São Paulo. Os caminhos interpretativos do fenômeno: o ser professor de inglês/course designer na hotelaria, 2011.

9.
SOUZA, A. B. C.. Os princípios da complexidade como mediadores de conhecimento no design de cursos de língua inglesa para hotelaria. In: 18o Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. 18o Inpla - Caderno de Resumos (Linguística Aplicada, Linguagens e Discursos), 2011. p. 290-291.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. B. C.. The verb to be: Mostrando caminhos para ir além. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, A. B. C.. Reflexões sobre a (trans)formação de uma prática docente sob a influência da complexidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, A. B. C.. Um olhar complexo para a prática docente no ramo da hotelaria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, A. B. C.. Os princípios da complexidade como mediadores de conhecimento no design de cursos de língua inglesa para profissionais da hotelaria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA. G. ; D'Esposito, M.E.W. ; PITOMBEIRA, C.V. ; SOUZA, A. B. C. . O processo de criação de uma tarefa a distância, sob a perspectiva da complexidade para um curso de língua inglesa para fins específicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, A. B. C.. Reflexões sobre minha experiência no ensino de língua inglesa para hotelaria.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, M. M. ; SOUZA, A. B. C. ; PERINA, A. A. ; PEREZ, G. ; SILVA, I. I. ; D'ESPOSITO, M. E. W. ; Palermo, J.F. ; SOUZA, R. J. ; PITOMBEIRA, C. V. ; ALVARELLI, L. V. G. ; CESAR, C. F. F. ; COELHO, T. O. C. ; OLIVERIA, G. ; Oliveira, N. A. R. ; FURLIN, M. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; SA, C. F. . GPeAHF - Grupo de pesquisa sobre a abordagem hermenêutico-fenomenológica.. 2010. (Grupo de Pesquisa).

2.
SOUZA, A. B. C.. Reception Book (Bellboys). 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Ensino de Língua Inglesa).

3.
SOUZA, A. B. C.. Housekeeping & Maintenance Book. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Ensino de Língua Inglesa).

4.
SOUZA, A. B. C.. Restaurant & Kitchen Book. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Ensino de Língua Inglesa).

5.
SOUZA, A. B. C.. English Check In - Hotel Introduction Book. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Ensino de Língua Inglesa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, A. B. C.; FELINTO, F.. Participação em banca de Camila Mota Moreira e Patrícia Biazoti Mogari.A influência da língua inglesa no ingresso no mercado de trabalho formal brasileiro para os profissionais da área financeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar.

2.
SOUZA, A. B. C.; MARTINS, D. R.; PAIVA, G.. Participação em banca de Alexandre Silva e Wilde Oliveira.Proposta de Implantação do Sistema SMP - Manutenção Planejada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALEIXO, A. M.; SILVA, E. A.; CAVALCANTE, C. G.; SOUZA, A. B. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Docente. 2014. Facudade de Tecnologia de Carapicuíba.

2.
GRITTI, N. H. S; SILVA, B. S; SOUZA, A. B. C.; CAVALCANTE, C. G.; BARRANCOS, I. T. Concurso Público de Provas e Títulos para Docente. 2014. Faculdade de Tecnologia de Cotia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A importância dos idiomas para o currículo e a formação profissional nos cursos de tecnologia. 2018. (Outra).

2.
American English Live: teacher development - dynamic ways to check answers and share responses in EFL classroom. 2018. (Outra).

3.
American English Live - How routines support effective classroom management and teacher planninh. 2018. (Outra).

4.
American English Live - Teacher Developmen: Strategies for managing large classes. 2018. (Outra).

5.
American English Live - Teacher Development: News they can Use: Creating a digital newspaper. 2018. (Outra).

6.
American English Live - Teacher Development - We like to Move it!! Hands-on Language Learning with mobile devices. 2018. (Outra).

7.
Conceitos Básicos para um currículo competitivo. 2018. (Outra).

8.
Encontro de Capacitação dos Nuclis das Instituições IsF-Inglês. 2018. (Encontro).

9.
IV CBTecLE. 2018. (Congresso).

10.
IV CBTecLE. O inglês no trabalho: compartilhando depoimentos e vídeos para área de TI e Manutenção Industrial. 2018. (Congresso).

11.
IV CBTecLE. Estudo de caso: pesquisa sobre atividades de vídeo com alunos de língua inglesa. 2018. (Congresso).

12.
Meditação: Aplicação e processo facilitador de aprendizagem (idiomas). 2018. (Outra).

13.
Palestra: Sentidos para os discursos sobre inovação em educação. 2018. (Outra).

14.
Formative and Summative Assessments for Both Learners and Teachers. 2017. (Outra).

15.
IX Encontro de Pesquisadores sobre a abordagem hermenêutico-fenomenológica e complexidade. 2017. (Encontro).

16.
Teaching Creative Problem-Solving (CPS) in the EAP/ESP Classroom. 2017. (Outra).

17.
Teaching Without Translation & Integrated Lessons. 2017. (Outra).

18.
III CBeTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras. Língua Inglesa no Ensino Superior: estudo de caso sob a ótica dos alunos. 2016. (Congresso).

19.
III CBTecLe Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras. A sala de aula como contexto de aprendizagem dialógica entre teoria e prática. 2016. (Congresso).

20.
III CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras. 2016. (Congresso).

21.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. Teoria e Prática: Uma atividade para auxiliar alunos a lidar com a situação de check-in. 2015. (Congresso).

22.
VII Encontro de Pesquisadores sobre a Abordagem Hermenêutico-fenomenológica a e Complexidade. 2015. (Encontro).

23.
Workshop - Building Games for Language Education: Exploring Best Practiceces. 2015. (Outra).

24.
Workshop - Engagement, Authenticity & the future of EFL Teaching. 2015. (Outra).

25.
VI Encontro de Pesquisadores da AHF. 2014. (Encontro).

26.
19o InpLA (Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada) - 5o. SIL (Seminário Internacional de Linguística). 2013. (Congresso).

27.
19o InpLA (Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada) - 5o. SIL (Seminário Internacional de Linguística). Reflexões sobre a (trans)formação de uma prática docente sob a influência da complexidade. 2013. (Congresso).

28.
Colóquio Kairós - Um diálogo entre interpretação e complexidade. 2013. (Outra).

29.
V Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica e Complexidade. 2013. (Encontro).

30.
V Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica e Complexidade. 2013. (Encontro).

31.
IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica.O professor de inglês/course designer na hotelaria. 2012. (Encontro).

32.
IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica. 2012. (Encontro).

33.
LinFe2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. Uma situação específica vivenciada por profissionais da hotelaria: o site inspection. 2012. (Congresso).

34.
LinFe2012 - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. Articulando Conceitos: Um diálogo entre ESP e Complexidade. 2012. (Congresso).

35.
18o Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Os princípios da complexidade como mediadores de conhecimento no design de cursos de língua inglesa para profissionais da hotelaria. 2011. (Congresso).

36.
18o Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. O processo de criação de uma tarefa a distância, sob a perspectiva da complexidade, para um curso de língua inglesa para fins específicos. 2011. (Congresso).

37.
2a Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação.Palestra: Um olhar complexo para a prática docente no ramo da hotelaria.. 2011. (Outra).

38.
III Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica - Percursos Interpretativos.Os caminhos interpretativos do fenômeno: o ser professor/course designer na hotelaria. 2011. (Encontro).

39.
Workshop: Fonética Aplicada ao Ensino de Pronúncia em Língua Inglesa. 2011. (Outra).

40.
II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica - Estabelecendo Interlocuções: a pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares. 2010. (Encontro).

41.
III CLAFPL- Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas.. 2010. (Congresso).

42.
I Jornada sobre ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. 2010. (Outra).

43.
17o. Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2009. (Congresso).

44.
Semana Cultural - Unifieo (Centro Universitário para Osasco).Reflexões sobre minha experiência no ensino de língua inglesa para hotelaria.. 2009. (Outra).

45.
V Seminário de Tradução. 1986. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. B. C.. Love Love Love. 2018. (Outro).

2.
SOUZA, A. B. C.; MANDUCA, R. A. Q. ; LOPES, J. C. B. . IV Show de Talentos - Fatec Ipiranga. 2018. (Outro).

3.
FELINTO JUNIOR, F. ; SOUZA, A. B. C. . V Fatec Expo Week. 2018. .

4.
SOUZA, A. B. C.; CRISTINO, L. ; CAMINADA, M. . Halloween Fatec Osasco 2017. 2017. (Outro).

5.
FREIRE, M. M. ; CELANI, M. A. A. ; OLIVEIRA. G. ; SOUZA, A. B. C. ; AGUILAR, G. ; BURIAN, E. ; SILVA, I. I. ; BAUER, K. C. N ; PORTELA, K. C. A ; SOUZA, L. B. ; GENEROSO, L. P. ; FURLIN, M. ; ARAUJO, M. V ; SA, C. F. ; D'ESPOSITO, M. E. W. ; AIRES, D. S . VI Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica e Complexidade. 2014. (Outro).

6.
FREIRE, M. M. ; FURLIN, M. ; SOUZA, A. B. C. . V Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica e Complexidade - Interações em Pesquisa. 2013. (Outro).

7.
FREIRE, M. M. ; CELANI, M. A. A. ; SOUZA, A. B. C. ; FARIAS, A. M. ; OLIVEIRA. G. ; D'ESPOSITO, M. E. W. ; FURLIN, M. ; POLIFEMI, M. C. ; SA, C. F. ; GOMES, F. ; BURIAN, E. ; SILVA, I. I. ; Palermo, J.F. ; NEVES, R. C. . III Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica: Percursos Interpretativos. 2011. (Outro).

8.
D'ESPOSITO, M. E. W. ; CELANI, M. A. A. ; FREIRE, M. M. ; OLIVERIA, G. ; PITOMBEIRA, C. V. ; PEREZ, G. ; SILVA, I. I. ; Palermo, J.F. ; POLIFEMI, M. C. ; SALOTTI, L.S.R ; SOUZA, A. B. C. . II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. B. C.. The verb to be: Mostrando caminhos para ir além. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Professora de língua inglesa desde 1989, ministrando cursos de inglês geral e inglês para fins específicos, direcionados a profissionais de diversos ramos, atuando especificamente no ensino de inglês para profissionais da hotelaria por mais de 10 anos. 
Concluiu uma pesquisa de mestrado na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC/SP voltada ao ensino de inglês em contextos empresariais, tendo como foco a prática de professores de língua inglesa na área da hotelaria.
Membro ativo do grupo de pesquisa: A abordagem hermenêutico-fenomenológica em pesquisas na área da Linguística Aplicada, na PUC/SP, certificado pelo CNPq e sob a coordenação da Profa. Dra Maximina Maria Freire. O projeto tem como objetivo a reflexão e questionamento crítico sobre a abordagem, seus instrumentos e procedimentos, estabelecendo uma interlocução com teorias diversas, especificamente a teoria da complexidade, dos sistemas complexos e da atividade.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 20:11:33