Marciane Mueller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4186750289090410
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Graduada em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000/2). Possui Especialização em Governança de TI e Especialização em Gestão Hospitalar. Desde 2008 atua como coordenadora administrativa no Setor de Informática e Desenvolvimento Organizacional do Hospital Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Sul - RS. Tem experiência na área técnica e de gestão. Na sua atuação profissional (técnica) desenvolve atividades voltadas à implantação e melhoria de processos organizacionais e na gestão das tecnologias de informação para área da saúde. Em sua formação acadêmica desenvolveu estudos na área da Ciência da Computação, com ênfase nos temas voltados ao ensino a distância, raciocínio baseado em casos, perfil de aluno e inteligência artificial. Especializada em Governança de TI aprofundou conhecimento teórico e prático na aplicação do ITIL e Cobit, ambos com aplicação teórica e prática na área de atuação profissional. Como conclusão de sua especialização em Gestão Hospitalar, desenvolveu pesquisa com aplicação prática relacionando os conceitos associados à tomada de decisão, comportamento humano, gestão por processo, uso dos recursos de TI, sistema ERP e gestão hospitalar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marciane Mueller
Nome em citações bibliográficas
MUELLER, M.

Endereço


Endereço Profissional
Hospital Santa Cruz - SCS.
Rua fernando Abott, 174
centro
96810150 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil
Telefone: (51) 37137441
Ramal: 7441
URL da Homepage: www.hospitalsatcruz.com.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Sistemas e Processos Industriais.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil. Orientador: Rejane Frozza.
Coorientador: Liane Mahlmann Kipper.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Gestão Hospitalar. (Carga Horária: 384h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: ANÁLISE DO USO DA PRESCRIÇÃO MÉDICO-ASSISTENCIAL COMO RECURSO DE SUPORTE AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.
Orientador: Dr. Sergio Ruffini.
2010 - 2011
Especialização em Governança em TI. (Carga Horária: 420h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Título: SERVICE DESK: CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE TI DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SOB A PERSPECTIVA DAS MELHORES PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA SUPORTE A SERVIÇO.
Orientador: Jeferson Machado.
2002 interrompida
Especialização interrompida em 2004 em Administração e Gestão Estratégica Empresarial. (Carga Horária: 320h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: **** única etapa não concluída.
Ano de interrupção: 2004
1994 - 2000
Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DE RBC NA RECUPERAÇÃO DE SIMILARIDADES EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA.
Orientador: Alessandra Dahmer.




Formação Complementar


2016
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. (Carga horária: 45h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2007 - 2007
Feedback e Gestão de Projetos. (Carga horária: 96h).
Hospital Santa Cruz - SCS, HSC, Brasil.
2006 - 2006
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 64h).
Hospital Santa Cruz - SCS, HSC, Brasil.
2006 - 2006
Licitação, Contratação Pública e Pregão Eletrônico. (Carga horária: 24h).
SINERGE/POA, SINERGE, Brasil.
2005 - 2005
Ética Médica, Bioética, Ética em Pesquisa e Comitê. (Carga horária: 3h).
Hospital Santa Cruz - SCS, HSC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Utilização de Indicadores Gerenciais Padronizados. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Orientação a Objetos e Ling. JAVA, Servlets e JSP. (Carga horária: 48h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Let´s Speak English I. (Carga horária: 60h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Técnicas de Negociação e Atendimento. (Carga horária: 16h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Administração do tempo. (Carga horária: 16h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Atendimento ao Publico. (Carga horária: 2001h).
Sindicato do Ensino Privado, SINEPE/RS, Brasil.
2001 - 2001
Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 4h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
2001 - 2001
Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 32h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2001 - 2001
Programa 5S de Qualidade. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Construção e Gerenciamento de WebSites. (Carga horária: 30h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital Santa Cruz - SCS, HSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Coordenadora Administrativa Área de Atuação: Setor de Informática & Desenvolvimento Organizacional Empresa: Hospital Santa Cruz Atividades: atua na gestão do Setor de Informática & Desenvolvimento Organizacional do HSC (projetos, equipe/pessoas, infraestrutura, processos); responsável pela elaboração, execução e acompanhamento dos resultados do Plano Estratégico da sua área de atuação; responsável (desde agosto/2006) pela implantação, manutenção/atualização, expansão, capacitação de uso, suporte técnico e suporte de integração com outras sistemas, do sistema de Gestão Hospitalar MV2000 cujo pacote adquirido pela instituição é composto por 44 módulos (ou subsistemas), que suportam os diversos processos das diversas áreas do negócio hospitalar (Gestão Administrativa do Paciente, Gestão Clínica, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão do Serviço de Diagnóstico, Gestão Financeiro-Contábil, Gestão dos Serviços de Apoio) ? e que atualmente conta com mais de 1.400 usuários ativos, entre prestadores médico-assistenciais, prestadores administrativos, prestadores terceiros e prestadores acadêmicos; responde pela especificação técnica, preparo, instalação, suporte/manutenção e capacitação de uso do parque de equipamentos que compõem a infraestrutura de TI do hospital; atua em parceria com a equipe da Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional da UNISC, em projetos de melhoria contínua, com foco na Gestão por Processo; atua no acolhimento, integração e capacitação de novos funcionários técnico-administrativos, médicos do corpo clínico, programas de residências, entre outros profissionais; atua na Comissão de Prontuários; atua na Comissão de Segurança do Paciente; atua na elaboração, padronização e manutenção de documentos/formulários de uso institucional, disponíveis em ambiente intranet; atua em projetos de melhoria contínua, com foco em resultados.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Organização & Método, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Analista de Organização & Método Setor: Informática & Desenvolvimento Organizacional Empresa: Hospital Santa Cruz Atividades: atuou na equipe de trabalho responsável pela definição, implantação e informatização do layout TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar), proposto pela ANS, junto à operadora de plano de saúde UNIMED (responsável por coordenar a equipe de trabalho na região do Vale do Rio Pardo e Taquari), como representante do Hospital Santa Cruz; atuou na elaboração do projeto e na implantação da primeira edição da ?Visitação de Gestantes?, cujo foco é o estabelecimento de vínculo entre potenciais clientes do serviço Materno-Infantil com o HSC; responsável pela elaboração/proposição do primeiro modelo de pesquisa de satisfação da instituição, gestão APESC, implantado via serviço de Ouvidoria, em outubro de 2003; integrante da Comissão de Custos (já extinta); atuou na gestão de processos de licitação - modalidade pregão eletrônico (elaboração de editais, publicação, execução, gestão dos contratos, etc), sendo responsável pela execução das três (3) primeiras edições de pregão eletrônico do Hospital Santa Cruz para aquisição de equipamentos de informática (2006-2008); contribuiu com o serviço de auditoria interna, sendo responsável pela elaboração da primeira versão da normatização; projetos de melhoria continua; atividades administrativas; mapeamento e modelagem de fluxos de trabalho.


Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo - Ass. Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Assistente Administrativo Setor: Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional / PROAD Empresa: UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul Atividades:atuou no projeto de implantação da tecnologia Workflow (Documentum ? posteriormente substituído pelo Orquestra); atuou na equipe de trabalho responsável pela operacionalização do processo de Planejamento Estratégico da UNISC (2003), como representante do Setor de DO da instituição; atuou na equipe que promoveu a sistematização, informatização e suporte técnico para os subsistemas de RH (implantação dos módulos do sistema VetoRH, da Engenho Sistemas); atuou no projeto de implantação e informatização do Projeto de Gestão de Pessoas baseado em Competências compreendendo: Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho e Treinamento (incialmente como representante do Setor de Recursos Humanos e posteriormente como Assistente de DO); foi membro do G-CAD (Grupo de Capacitação e Desenvolvimento da UNISC), responsável pela sistematização e organização do Programa de Capacitação do Corpo Técnico Administrativo (2001-2002); atuou como suporte técnico e implantação de alguns recursos do sistema Sapiens ? módulo Financeiro; atuou na elaboração de diagnósticos situacionais e de projetos de otimização e reorganização; atuou na elaboração de normas, controles, rotinas e procedimentos administrativos; atuou na elaboração e execução de projetos de melhoria contínua, com foco em processos críticos, visando redução de custos e economia de recursos.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo - Setor de RH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Auxiliar Administrativo Setor: Recursos Humanos - Pró-Reitoria de Administração Empresa: UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul Atividades: atendimento ao público; rotinas administrativas; apoio ao processo de implantação do sistema informatizado VetoRH (gestão de Recursos Humanos)

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo - Coordenação Campus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Auxiliar Administrativo Setor: Coordenação do Campus - Pró Reitoria de Administração Empresa: UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul Atividades: atendimento ao público; rotinas administrativas.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Improving the efficiency of complex processes through scalable quantitative analysis techniques
Descrição: In industry and clinical practice, business process models guide how processes are managed. In the context of health care, integrated care pathways have been developed for the treatment of patients. They are structured multidisciplinary care plans detailing crucial steps in the care of patients with specific clinical problems. Clinical care and business processes share common objectives, so it is essential to describe novel techniques and methods to ease patient management in general and understanding the set of required resources needed for treatment. This project aims to bridge this gap by introducing performance annotations with formal approaches to study process management. The idea is to analyse medical contexts where inexperienced users could easily inspect metrics of interest such as throughput, response time, or utilization, which are often indicators of problematic regions within models. Nonetheless, these regions are key places where decision makers could consider redesigning entire procedures, realigning steps or reallocating resources in specific tasks. The objective is to improve health related processes and achieve better productivity while maintaining high quality for patients..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marciane Mueller - Integrante / Thais Christina Webber dos Santos - Integrante / Marco B. Caminati - Integrante / Guilherme A. Redeker - Integrante / Juliana K. F. Bowles - Integrante / Ricardo M. Czekster - Coordenador.Financiador(es): Royal Academy of Engineering - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
WEBBER, T. ; CAMINATI, M. B. ; MUELLER, M. ; REDEKER, G. A. ; BOWLES, J. K. F. ; CZEKSTER, R. M. ; QUICKERT, S. . Aplicação de técnicas quantitativas de modelagem na busca da eficiência de processos hospitalares. In: ERCAS 2016 (Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde), 2016, Novo Hamburgo, Campo Bom - RS. Anais da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS 2016). Novo Hamburgo - Brasil: Feevale, 2016. v. 1. p. 43-44.

Apresentações de Trabalho
1.
MUELLER, M.. Sistemas para Hospitais: utilização do sistema do HSC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MUELLER, M.. Conhecendo o Sistema Informatizado do Hospital Santa Cruz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MUELLER, M.. Conhecendo o Sistema Informatizado do Hospital Santa Cruz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MUELLER, M.. Conhecendo o Sistema Informatizado do Hospital Santa Cruz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MUELLER, M.. Software Hospitalar - HSC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MUELLER, M.. Software Hopsitalar - HSC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MUELLER, M.. Software Hospitalar - HSC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MUELLER, M.. Software Hospitalar - HSC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MUELLER, M.. Aplicação da Técnica RBC na Determinação de Perfis de Alunos em Ensino a Distância. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUELLER, M.. Sistemas de Informação para Gestão Hospitalar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MUELLER, M.. Sistemas de Informações Gerenciais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MUELLER, M.. Sistemas de Informações Gerenciais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MUELLER, M.. Sistemas de Informação para Gestão Hospitalar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 8:05:39