José Raul dos Santos Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4903446550439864
  • Última atualização do currículo em 26/09/2011


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA (1986). É Especialista em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA (1993). Possui Aperfeiçoamento em Agroecologia, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Rede de Capacitação da América Latina (REDCAPA) e com a Universidade de Berkeley (Califórnia)/USA. É Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia/PPGEDAM (2011), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Raul dos Santos Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, J. R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Superintendência da Amazônia Oriental.
Rodovia Augusto Montenegro, km 07
Parque Verde
66635-110 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (91) 30841848
Ramal: 1848
Fax: (91) 30841816
URL da Homepage: supor@ceplacpa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado profissional em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Loc.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Importância da Cultura do Cacau para o Desenvolvimento Local no Território da Transamazônica: um estudo centrado em alternativas de sustentabilidade econômico-espacial, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Thomas Mitschein.
Palavras-chave: Desenvolvimento Local; Território; Transamazônica; Cultura do Cacau; Sustentabilidade Econômico-espacial.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.
1992 - 1993
Especialização em Agriculturas Familiares Amaz.E Desenv.Agro-Ambient. (Carga Horária: 951h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Análise do Funcionamento de um Estabelecimento Agrícola da Comunidade Belo Horizonte, Município de São Domingos do Araguaia (PA).
Orientador: Vincent de Reynal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Agroecologia. (Carga Horária: 250h).
Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil.
Título: O enfoque agroecológico como referência à mudança das práticas educativas do serviço de ATER nos territórios rurais do Estado do Pará: uma reflexão crítica. Ano de finalização: 2007.
Orientador: Ercília Bueno Bassani.
1983 - 1986
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Informática - EXCEL. (Carga horária: 30h).
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.
2002 - 2002
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 24h).
Instituto de Educação e Cultura da Amazônia.
1999 - 1999
Municipalização da Saúde e Implantação dos Fundos. (Carga horária: 8h).
Tribunal de Contas dos Municípios.


Atuação Profissional



CEPLAC - Seção de Planejamento, SEPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, o profissional encontra-se desenvolvendo atividades na Sede da Superintendência Regional da CEPLAC no Estado do Pará, localizada na Cidade de Belém, Capital do Estao, atuando na área de assessoramento técnico atrelado diretamente à Superintendência (SUEPA), mais especificamente na elaboração de projetos alternativos voltados para o fortalecimento das ações de ATER, em nível mesoregional, territorial e local.


CEPLAC - Serviço de Extensão Rural (II Período), SEREX II, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Serviço, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades na Sede da Superintendência Regional da CEPLAC na Amazônia Oriental, localizado na Cidade de Belém, Capital do Estado do Pará, tendo atuado à frente da Coordenação Estadual do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), implementando programas e projetos voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível mesorregional, territorial e local.


CEPLAC - Serviço de Extensão Rural, SEREX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assesoramento Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades na Sede da superintendência Regional da CEPLAC na Amazônia Oriental, localizado na Cidade de Belém, Capital do Estado do Pará, tendo atuado na área de assessoramento técnico atrelado à Coordenação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível estadual.


Prefeitua Municipal de Muaná (II Período), PMM II, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Muaná, localizado no Território Rural do Marajó, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento e coordenação de programas e projetos na área administrativa e técni-gerencial, voltados para o desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais, em nível local.


Prefeitura Municipal de Muaná, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Agricultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Muaná, localizado no Território Rural do Marajó, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento e coordenação de programas e projetos de apoio e fomento às atividades produtivas, voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível local.


CEPLAC - Escritório Local de Uruará (II Período), ELURA II, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Escritório Local, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Uruará, localizado no Território Rural da Transamazônica, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento e coordenação de programas e projetos na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível local.


CEPLAC - Escritório Regional de Altamira, ERALT, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Escritório Regional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Altamira, localizado no Território Rural da Transamazônica, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento, coordenação e supervisão regional de programas e projetos na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível territorial e local.


CEPLAC - Escritório Local de Rurópolis, ELRUR, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Escritório Local de ATER, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Rurópolis, localizado no Território Rural da Transamazônica, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento e coordenação de programas e projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível local.


CEPLAC - Escritório Local de Uruará, ELURA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Extensionita Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período mencionado, o profissional desenvolveu suas atividades no Município de Uruará, localizado no Território Rural da Transamazônica, Estado do Pará, tendo atuado na área de planejamento, coordenação e execução de programas e projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltados para o desenvolvimento de comunidades rurais, em nível local.




Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Trabalhador Destaque, Prefeitura Municipal de Muaná.


Produções



Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABE, M. N. ; BRITO, W. L. S. ; FONSECA, A. R. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; PINON, T. ; RODRIGUES, D. M. ; SILVA, V. C. . Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública do Estado do Pará. 2005.

2.
BRIGIDO, J. L. S. ; CORREA, C. A. ; GALVAO, J. H. F. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; MELO, A. C. G. ; MENDES, F. A. T. . Programa de Silvicultura: Conservação Produtiva de Espécies Arbóreas Nativas e Sistemas Agroflorestais Sustentados nos Ecossistemas Mata Atlântica e Floresta Amazônica. 2004.

3.
BRANDAO, G. R. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; LUCENA, T. C. ; REIS, S. M. ; CAETANO, M. L. V. ; OCTAVIO JUNIOR, L. . Um enfoque à situação da agropecuária a nível regional. 1991.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de Planejamento Estratégico da CEPLAC/SUEPA.Planejamento Estratégico. 2011. (Oficina).

2.
I Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Congresso).

3.
Seminário para Excelência em Gestão Pública. 2002. (Seminário).

4.
XXII Congresso Brasileiro de Agronomia. 2001. (Congresso).

5.
Encontro Nacional de Municípios. 1999. (Encontro).

6.
Seminário sobre o RGPS nos Municípios Paraenses. 1999. (Seminário).

7.
VI Encontro de Vereadores da Ilha de Marajó. 1998. (Encontro).

8.
Pesquisa Participativa e Sistemas de Produção Agrícola. 1995. (Seminário).

9.
Seminário de Crédito Rural - FNO/95. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDERARO, P. O. ; MELO, A. C. G. ; MENDES, F. A. T. ; RIBEIRO, R. N. S. ; SILVA NETO, P. J. ; GUIMARÃES, J. R. S. . Curso de ATER em Sistemas Agroflorestais. 2008. (Outro).

2.
CARNEIRO, G. S. ; KATO, O. ; LEMOS, V. ; LIMA, B. F. ; MARIO, A. ; GUIMARÃES, J. R. S. . Curso de ATER em Agroecologia. 2008. (Outro).

3.
LIMA, B. F. ; MARIO, A. ; SIMOES, A. V. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; SOUZA, R. P. . Curso de Aprendizagem e Ação Participativa. 2008. (Outro).

4.
BARBAS, A. ; CARNEIRO, G. S. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; NASCIMENTO, R. ; PILLETTI, E. ; TORRES, M. . Curso de ATER Pesqueira. 2008. (Outro).

5.
ASSIS, E. ; DIAS, C. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; LADISLAU, E. ; PEREIRA, M. J. ; SAMPAIO, D. . Curso de ATER com Comunidades Indígenas. 2008. (Outro).

6.
AMIN, M. M. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; MENDES, F. A. T. ; RIBEIRO, R. N. S. . Curso de Análise de Cadeias Produtivas. 2008. (Outro).

7.
CARNEIRO, G. S. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; MARIO, A. ; NASCIMENTO, D. B. ; PILLETTI, E. . Curso de ATER com Comunidades Quilombolas. 2008. (Outro).

8.
BRANDAO, J. R. ; CARVALHO, J. ; GLORY, F. ; GUIMARÃES, J. R. S. ; MEDEIROS, P. ; QUANZ, D. . I Conferência Municipal Uruaraense sobre Projetos Econômicos Alternativos. 1994. (Outro).



Outras informações relevantes


- Presidente da Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Município de Uruará (FUNDASUR), Estado do Pará, no período de 1994 a 1995;

- Membro efetivo do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura do Estado do Pará, tendo o assento de Vice-Presidente, representando o Território Rural do Marajó, no período de 1997 a 2000;  

- Membro efetivo da Comissão de Coordenação Estadual e do Comitê Gestor do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública do Estado do Pará (PROGATER/PA), no período de 2006/2008;

- Coordenador Geral do Projeto de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural da Região Norte, através de Convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Comissão Excutiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), no período de Jan/2008 a Dez/2008;

- Membro do Grupo de Trabalho instituído pela Ordem de Serviço CEPLAC/SUPOR-2005/006, objetivando a elaboração do Projeto de Expansão da Cacauicultura em Bases Sustentáveis, no Estado do Pará;



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:40:05