Alessandra Montera Rotta

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa, 2006) em Didática de Línguas sob a abordagem cognitiva da leitura de textos em francês e Doutorado (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos, 2016) em Didática do ensino de português a estrangeiros sob a abordagem intercultural pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, metodologias de ensino de línguas estrangeiras, ensino e aprendizagem de português língua estrangeira, abordagens, ensino e aprendizagem de francês língua estrangeira, didática de ensino de línguas.Trabalha em projetos de extensão cujo foco de pesquisa é a formação de professores de português língua estrangeira e a elaboração de materiais didáticos de português língua estrangeira para estudantes em mobilidade internacional, imigrantes e refugiados, fazendo uso de diferentes abordagens. Faz parte da comissão de desenvolvimento de Políticas Linguísticas na Universidade Federal de Uberlândia representando o Português Língua Estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Montera Rotta
Nome em citações bibliográficas
ROTTA, A. M.;ROTTA, ALESSANDRA MONTERA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.
Av. João Naves de Ávila, 2121
Santa Mônica
38408100 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394162
Ramal: 6202
URL da Homepage: www.ufu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Doutorado em Língua Francesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts (Orientador: Profa. Dra. Annick Rivens Mompean).
Título: Do intercultural ao desenvolvimento da Competência Intercultural na formação de professores de Português Língua Estrangeira, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Tokiko Ishihara.
Coorientador: Profa. Dra. Annick Rivens Mompean.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores, PLE, intercultural, conte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2012 - 2016
Doutorado em doutorado em língua e literatura francesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Do intercultural ao desenvolvimento da Competência Intercultural na formação de professores de Português Língua Estrangeira, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Tokiko Ishihara.
Coorientador: Profa. Dra. Annick Rivens Mompean.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores, PLE, intercultural, conte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2002 - 2006
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma abordagem cognitivista para a construção de sentido em leitura em língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Sabina Kundman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Leitura; Leitor; Memória; Língua estrangeira; Cognição.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1995
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Francês escrito, francês falado: vamos brincar?.
Orientador: Izabel Gretel Maria Eres Fernandez.




Formação Complementar


2000 - 2000
Langue Française (D.A.L.F.) - écrit.
Ministere de L'Education Nationale, França.
2000 - 2000
Langue Française (D.A.L.F.) - oral.
Ministere de L'Education Nationale, França.
1999 - 1999
Test d'Accès au D.A.L.F..
Ministere de L'Education Nationale, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


Aliança Francesa - Delegação São Carlos, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de francês, Carga horária: 33
Outras informações
Professora efetiva no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro de Estudos e Pesquisas em Educaçção, Cultura e Ação Popular, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 24
Outras informações
A atuação ocorreu no Projeto Criança com formação de professores da rede de ensino municipal de 1. a 6. séries do Ensino Fundamental nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba e Tupaciguara (MG) e Itumbiara (GO) e no Projeto do Voluntariado na cidade de Uberlândia (MG) com Clube de Leitura e Clube de Correspondência.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Professora autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 12
Outras informações
A atuação ocorreu nos cursos extra-curriculares de Língua Francesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) para a comunidade USP (alunos vindos de diversas faculdades, terceira idade e alunos de outras universidades).

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 2
Outras informações
A atuação foi vinculada à pesquisa de mestrado em leitura em francês e língua estrangeira.


Inter Partner Assistance, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente internacional trilingue, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A atuação profissional está centrada no Departamento Médico e visava o atendimento de assegurados em viagens (estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior).



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Português básico para haitianos: língua e cultura brasileiras
Descrição: Desde a década passada, registra-se no Brasil o crescimento da imigração haitiana. Fluxo que tem alcançado também a cidade de Uberlândia. Diante do desafio de facilitar a integração desse grupo à comunidade local, vimos a necessidade de fomentar um espaço que proporcione ao imigrante haitiano a aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento sobre os aspectos culturais locais e brasileiros, de modo geral. Além de professores da comunidade externa (graduados em Letras), essa ação conta ainda com a participação de docentes e discentes do ILEEL/UFU, tanto em sua coordenação e supervisão, como também na efetiva atividade da docência. O principal público-alvo do curso são haitianos recém chegados ao Brasil e que apresentam pouco ou nenhum domínio do português. Serão disponibilizadas 15 vagas. Com um total de trinta horas, o curso visa a uma prática intercultural, com aulas que incentivam o aluno a assumir um posicionamento mais ativo, de interesse e apreço pela cultura brasileira e uberlandense e refletir sobre ela a partir das experiências culturais e linguísticas que carregam de sua origem e também de situações que tenham experimentado a partir da chegada ao Brasil. Desse modo, contribuímos para que esses sujeitos não fiquem limitados a práticas sociais encerradas às pequenas redes haitianas construídas no Brasil, mas que possam ampliar suas relações sociais, acadêmicas e profissionais, integrando-se efetivamente à sociedade brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador / Tainah do Valle Bevilacqua - Integrante / Bárbara Mattos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
2017 - Atual
Ensinando português I para refugiados
Descrição: Projeto realizado na cidade de Uberlândia (MG) que integra ensino-pesquisa e extensão e que conta com a participação de um estudante do Curso de Letras que faz pesquisa na área de PLE, participa de reuniões quinzenais para discussão e reflexão e pratica em sala de aula a teoria, enriquecendo sua formação. O contato com os refugiados permite ao estudante desenvolver a consciência intercultural e exercitar a docência (preparação de aulas, elaboração de materiais, avaliação, relatório); também os refugiados aprendem a língua e a cultura do Brasil, falam de seu país e sua cultura, havendo troca genuína e inserção na sociedade uberlandense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Cooperação.
2012 - 2016
Metodologias de ensino do professor de língua estrangeira
Descrição: Os métodos de ensino e aprendizagem podem ser vistos como orientações para que o professor reflita sobre os processos envolvidos n a docência, possibilitando-lhe construir sua própria visão informada pela prática diária. O professor é, de certa forma, influenciado pela sua experiência anterior como professor ou aluno de língua estrangeira. Também o papel da visão de mundo que o professor detém o leva a identificar-se mais com um método do que com outro. É possível, então, que ele demonstre um discurso mais tradicional ou, por outro lado, mais aberto a mudanças, a interações com o outro. O importante é estar disposto a refletir sobre a complexidade da sala de aula de língua estrangeira. O aluno também é influenciado por pressupostos do que seja ensinar/aprender e isto também interfere no seu processo de ensino/aprendizagem, levando-o a identificar-se melhor com um ou outro método. De onde a necessidade de estudar mais profundamente os métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras utilizados pelos professores de línguas e os processos de ensino e aprendizagem envolvidos nestas abordagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador.
2010 - Atual
Línguas estrangeiras em ambiente de ensino e pesquisa: formando professores e pesquisadores no ensino do francês língua estrangeira
Descrição: Projeto junto aos alunos da graduação que visa o estudo de textos teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o acompanhamento dos mesmos nas aulas dos cursos de francês da CELIN (Central de Línguas) do Instituto de Letras e Linguística(ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Ensino Médio das escolas públicas de Uberlândia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1997
Ensino/aprendizagem de língua vivas: problemas metodológicos, questões relativas à aquisição de línguas
Descrição: Essa pesquisa procura investigar, numa perspectiva cognitiva-linguageira, as estratégias usadas pelos alunos na aquisição da língua estrangeira, visando uma reflexão sobre práticas pedagógicas a serem utilizadas na apropriação do conhecimento, em meio institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Português básico para haitianos: língua e cultura brasileiras
Descrição: Ensino do português como língua estrangeira para os haitianos radicados na cidade de Uberlândia.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador / Bárbara Mattos - Integrante / Tainah Bevilacqua - Integrante.Número de orientações: 1
2018 - Atual
Ensinando Português I para refugiados
Descrição: ensino do português em nível de alfabetização e iniciante básico para refugiados na cidade de Uberlândia -MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador.Número de orientações: 1
2013 - Atual
LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: Ações de intervenção para o aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira (PLE)
Descrição: Os cursos de formação de professores estão sofrendo alterações significativas em busca da melhor qualidade de ensino e adequação ao exercício da docência vigente no sistema educacional brasileiro. Em consonância com essas mudanças, o Curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) implementou um Projeto Político Pedagógico focando na qualidade e no serviço à comunidade proposto pela UFU, e tomando como base a elaboração dos novos referenciais para a formação de professores da Educação Básica instituídos nas Resoluções CNE/CP1/2002 e CNE/CP2/2002 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este projeto visa conciliar a proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Letras com os programas de Mobilidade Internacional, realizados através da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) da UFU. Essa parceria traz a oportunidade aos alunos do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) de experimentarem e aperfeiçoarem o trabalho de docência na sala de aula de línguas estrangeiras modernas através da ação, da reflexão e da pesquisa. Consequentemente, através da ação extensionista, cria vínculos culturais e linguísticos com alunos estrangeiros da UFU, e numa esfera mais abrangente, visa à melhoria do ensino de português como língua estrangeira no contexto educacional de Uberlândia e macrorregião, considerando a qualidade da formação dos professores envolvidos. O Projeto dá continuidade aos projetos anteriores de PLE, e propõe a construção de novas perspectivas e direcionamentos para as pesquisas e projetos nessa área dentro do ILEEL e da UFU, buscando forma qualitativa um fortalecimento ainda maior no cenário nacional e internacional dos trabalhos e ações relacionados à pesquisa em PLE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alessandra Montera Rotta - Coordenador / Lucas A. Chagas - Integrante / Vanessa Cristina Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Domínios de Lingu@Gem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROTTA, ALESSANDRA MONTERA2018ROTTA, ALESSANDRA MONTERA. A pedagogia intercultural como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 12, p. 974, 2018.

2.
ROTTA, A. M.;ROTTA, ALESSANDRA MONTERA2014ROTTA, A. M.; CHAGAS, L. A. . AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE). Revista do SELL, v. 4, p. 1-15, 2014.

3.
ROTTA, A. M.;ROTTA, ALESSANDRA MONTERA2011 ROTTA, A. M.. Uma abordagem cognitivista para a leitura em sala de aula de lingua estrangeira. Domínios de Lingu@Gem, v. 5, p. 15-30, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROTTA, A. M.. Ensino e Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Contexto de Formação de Professores Através da Abordagem Intercultural. In: IV SIELP = Simpósio Internacional de Estudos de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Ensino e Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Contexto de Formação de Professores Através da Abordagem Intercultural. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3. p. 1-8.

2.
ROTTA, A. M.. Reflexões metodológicas sobre o ensino de português para estrangeiros e a importância do estágio supervisionado na formação de professores de línguas. In: Sielp - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia - MG. Anais do SIELP, 2012. v. 2. p. 1-10.

3.
ROTTA, A. M.. Filosofia e ensino de línguas: um caminho possível. In: XIII Congresso Nacional de Letras e Linguística e III Congresso Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Filosofia e ensino de línguas: um caminho possível. Uberlândia: Edufu, 2011. v. 2. p. 1-9.

4.
ROTTA, A. M.. L´enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psycologiques en salle de classe de langue. In: I Encontro de pós- graduandos de língua francesa, 2002, São Paulo. L´enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psycologiques en salle de classe de langue, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROTTA, A. M.. Aprender português como língua estrangeira (PLE) em contexto universitário e suas implicações na formação de professores de línguas. In: IV Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, 2013.

2.
ROTTA, A. M.; CHAGAS, L. A. . Projeto Brasil sem fronteiras: a caminho do aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira. In: IV Sell - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Uberaba. Língua naterna e línguas etsrangeiras: pesquisa e ensino, 2013.

3.
ROTTA, A. M.. A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em língua estrangeira. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Língüística e I Si´mpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em língua estrangeira, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ROTTA, A. M.. A importância do trabalho com o intercultural durante a formação de professores de PLE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROTTA, A. M.. O exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROTTA, A. M.. Ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): processos linguístico-teórico-metodológicos na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ROTTA, A. M.. Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): processos linguístico-teórico-metodológicos na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROTTA, A. M.; CHAGAS, L. A. . Projeto Brasil sem fronteiras: a caminho do aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROTTA, A. M.; CHAGAS, L. A. . RELAÇÕES DICOTÔMICAS ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E A METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROTTA, A. M.. L?alphabet phonétique international et son application dans l?apprentissage de la langue française. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROTTA, A. M.. Aprender português como língua estrangeira (PLE) em contexto universitário e suas implicações na formação de professores de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROTTA, A. M.. Ensino de PLE: desafios e competências na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROTTA, A. M.. Desafios, olhares e competências na leitura de textos filosóficos para a aquisição da língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROTTA, A. M.. A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em Língua Estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ROTTA, A. M.. Criar canções, por que não?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROTTA, A. M.. Compreensão em leitura em Língua Estrangeira: uma interação entre o discurso do texto e os processos cognitivos e afetivos do leitor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ROTTA, A. M.. Leitura em Língua Estrangeira: que aspectos abordar na prática da sala de aula?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ROTTA, A. M.. L'enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psychologiques en salle de classe de langue.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ROTTA, A. M.; AGUIAR, M. V. . Création et chanson, pourquoi pas?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAGEL, D. ; ROTTA, A. M. ; ALVES, M. ; CAVALHEIRO, A. M. S. ; BERRI, A. . La phonétique en classe de FLE. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ROTTA, A. M.. Soirée Culturelle. 2013. Teatral.

2.
ROTTA, A. M.. Soirée Culturelle. 2013. Teatral.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROTTA, A. M.; CARMO, S. M.; PITILLO, G.. Admissão de professor substituto de Língua Francesa. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
ROTTA, A. M.; Zeina Aboulmassif Khoury; PITILLO, G.. Programa de Línguas Estrangeiras em ambiente de ensino e pesquisa: formando professores e pesquisadores de ensino em francês. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
ROTTA, A. M.; Maria Stela Marques Occiuchi; Zeina Aboulmassif Khoury. Concurso para professor de francês da Central de Línguas da UFU. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
PITILLO, G.; ROTTA, A. M.; Nogueira, L.. Exame de Suficiência. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
ROTTA, A. M.; PASCHOAL, S.; CHAGAS, L. A.. Eleição para Direção do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2012. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIè Congres Brésilien de Professeurs de Français. es défis de l'enseignement et de l'apprentissage de la langue et de la culture française à l'interculturel en milieu universitaire. 2017. (Congresso).

2.
I Jornada de Ensino de Português como Língua Estrangeira da UESC,.O exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros,. 2016. (Encontro).

3.
I Jornada de Ensino de Português como Língua Estrangeira da UESC,.A importância do trabalho com o intercultural durante a formação de professores de PLE.. 2016. (Encontro).

4.
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): processos linguístico-teórico-metodológicos na formação de professores. 2014. (Simpósio).

5.
IV Sell - Simpósio Internacional de estudos Linguísticos e Lietrários.Projeto Brasil sem fronteiras: a caminho do aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira. 2013. (Simpósio).

6.
IV Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Aprender português como língua estrangeira (PLE) em contexto universitário e suas implicações na formação de professores de línguas. 2013. (Simpósio).

7.
Metodologia do Francês para Objetivo Universitário. 2013. (Outra).

8.
Perfectionnement pour professeurs de FLE et formateurs.Apprendre et enseigner avec le théatre. 2012. (Outra).

9.
Sielp - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Ensino de PLE: desafios e competências na formação de professores de línguas. 2012. (Simpósio).

10.
III Sell - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.Desafios, olhares e competências na leitura de textos filosóficos para a aquisição da língua estrangeira. 2011. (Simpósio).

11.
Processo Seletivo vestibular UFU.Correção de redações francês. 2011. (Outra).

12.
XIII Seminário Nacional de Letras e Linguística e III Seminário de Letras e Linguística.Como formar leitores de textos filosóficos em língua estrangeira. 2011. (Seminário).

13.
XVIII Congrès Brésilien de Professeurs de Français. 2011. (Congresso).

14.
II Encontro Nacional de Licenciaturas de Francês no Brasil. 2010. (Encontro).

15.
Processo Seletivo vestibular UFU.Correção de redação processo seletivo francês. 2010. (Outra).

16.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística.A abordagem cognitista na sala de aula de leitura em Língua Estrangeira. 2006. (Simpósio).

17.
53 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos.Compreensão em leitura em Língua Estrangeira: uma interação entre o discurso do texto e os processos cognitivos e afetivos do leitor. 2005. (Seminário).

18.
XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Criar canções, por que não?. 2005. (Congresso).

19.
52 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos.Leitura em Língua Estrangeira: que aspectos abordar na prática da sala de aula?. 2004. (Seminário).

20.
II Stage de Perfeccionnement en Français Langue Etrangère.Création et chanson, pourquoi pas?. 2003. (Outra).

21.
IX Jornada de Estudos Franceses.Leitura em Francês Língua Estrangeira: que aspectos abordar na prática da sala de aula?. 2003. (Outra).

22.
XIVè Congrès Brésilien des Professeurs de Français. L'enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psychologiques en salle de classe de langue. 2003. (Congresso).

23.
XIV Journée Linguistique-Culturelle.Création et chanson: pourquoi pas?. 2003. (Outra).

24.
50 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2002. (Seminário).

25.
I Encontro de Pós-Graduandos de Língua Francesa.L'enseignement précoce du FLE. 2002. (Encontro).

26.
Curso "Confabulando e confabulendas": interligando disciplinas, pessoas e linguagens. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROTTA, A. M.; NOVODVORSKI, A. ; MENDES, H. M. . XIII Silel - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Jotta Dickson Diniz Silva. Ensino de português para timorenses. Início: 2018 - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Mateus Dias da Silva. Ensino de português para adolescentes estrangeiros em contexto universitário com abordagem intercultural. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras Português e Francês) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Igor Patrick Pereira. Relato de experiência de um professor em formação no ensino de português para estrangeiros. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Barbara Mattos. Ensino de Portiguês básico para refugiados. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Tainah Bevilacqua. Ensino de Portiguês básico para refugiados. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabrielle Camila Duarte Pereira. O intercultural no ensino de línguas estrangeiras. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.

Orientações de outra natureza
1.
Leonardo Nathan. Formando professores em ambiente de ensino e pesquisa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.

2.
Monithelli Aparecida Estêvão Moura. Abordagens metodológicas em sala de aula de FLE. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.

3.
Giovanna Bruna Medeiros Freitas. Língua Francesa: aprendizagem crítico-reflexiva. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.

4.
Kelly Karoline Ferreira de Morais. Língua Francesa: aprendizagem crítico-reflexiva. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.

5.
Naiara Alves Duarte. Língua Francesa: fundamentos linguísticos. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Alessandra Montera Rotta.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROTTA, A. M.; NOVODVORSKI, A. ; MENDES, H. M. . XIII Silel - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Congresso).




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