Lucas Felício Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8083728272605493
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UEG (2013), mestre em Projeto e Cidade pela Faculdade de Arte Visuais ? UFG (2016). Professor de Magistério Superior, classe Classe A - Assistente A, nível 002 do curso de Arquitetura e Urbanismo pela UFG - Regional Goiás. Membro articulador do projeto de extensão Laboratório de Projetos ? experiências com melhoria habitacional na cidade de Goiás e ZÉU ? Zona de Experimentações Utópicas. Atuou no Escritório Público de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFG (2014-2016). Articulador do projeto de extensão: Laboratório de Projetos - Projeto participativo de ampliação/melhoria habitacional no Bairro Tempo Novo na Cidade de Goiás (2018). Coordenador de Assuntos Internacionais (CAI-UFG-Regional Goiás) (2016-2018) e Coordenador de Estágio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - UFG (2017-2019). Áreas de Interesse: arquitetura processos urbanos contemporâneos, história do urbanismo, habitação interesse social, assessoria técnica e processo participativo de projeto, gráfica digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Felício Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, L. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás.
Av. Bom Pastor
Setor Areião
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 6233711511
Fax: (62) 33711511


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Projeto e Cidade.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Estigmas, Poder e Memória: Pontes entre Ceres e Rialma,Orientador: Pedro Dultra Britto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Rialma; Ceres; Estigmas; Poder; Memória.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 - 2013
Graduação em arquitetura e urbanismo.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: PREVENTÓRIO AFRÂNIO DE AZEVEDO - Intervenções contemporâneas em edifício de interesse histórico cultural.
Orientador: Prof.° Ms. Fernando Antônio Oliveira Mello.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1999 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
AUTOCAD 2D - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2005 - 2008
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio, categoria não obrigatório, no Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG - CEGEF/UFG

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas.
04/2017 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Arquitetura II
Oficina de Expressão e Representação IV
Cartografia e Topografia
Viagem de Estudo
Estágio
07/2016 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador de Assuntos Internacionais da UFG - Regional Goiás.

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 22
Outras informações
Aprovado em processo seletivo simplificado para enquadramento funcional de professor substituto do curso de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio, Categoria obrigatório, no escritório de arquitetura, PRIME ARQUITETURA

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio, Categoria não obrigatório, no escritório de arquitetura, ZEBRA DESIGN



Projetos de extensão


2018 - Atual
Laboratório de Projetos - Projeto participativo de ampliação/melhoria habitacional no Bairro Tempo Novo na Cidade de Goiás
Descrição: O projeto consiste na realização de assessoria técnica para um conjunto de famílias beneficiárias do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) no bairro Residencial Tempo Novo, na Cidade de Goiás. O bairro foi construído, mormente a partir de políticas habitacionais diversas, executadas em três etapas, e atualmente conta com 303 (trezentos e três) lotes regulares. A etapa I corresponde à 93 (noventa e três) UHs destinadas aos desabrigados da enchente que ocorreu no Rio Vermelho no ano de 2001 e de ocupações diversas do Setor Aeroporto, sendo portanto uma iniciativa municipal e estadual. Já as etapas II e III correspondem cada uma a 50 UHs e são empreendimentos do PMCMV, denominados respectivamente Sub 50 I (2009) e Sub 50 II (2012). O presente projeto pretende atender as famílias das etapas II e III, sendo que a conclusão da execução da etapa III (SUB 50 II) está prevista para julho de 2018. As casas destas duas etapas têm aproximadamente 40m² de área construída e projeto arquitetônico de muito baixa qualidade, sendo extremamente recorrente a demanda e ação das famílias - fato que se pode verificar nas casas da etapa II - no sentido da ampliação das residências, geralmente dentro do sistema de autoconstrução. A perspectiva do projeto é que se desenvolva assessoria técnica de melhoria habitacional para um universo de 100 famílias, correspondentes às Etapas II e III do Bairro Tempo Novo. Para atingir este objetivo a proposta do projeto parte da ação de reunir as famílias contempladas em atividades coletivas de reflexão e proposição com o objetivo de desenvolver 5 projetos de melhoria habitacional/ampliação das residências que possam ser replicados conforme os grupos focais específicos do bairro. Entendemos que pode haver variação no número de projetos a serem desenvolvidos de acordo com as demandas que serão verificadas no processo de diálogo com as famílias. Neste sentido, para o desenvolvimento dos projetos serão realizadas oficinas de processo participativo de projeto, através das metodologias já desenvolvidas pelo LabProj (reuniões coletivas, oficinas de fotografia e levantamento técnico, confecção de protótipos/maquetes físicas e desenhos arquitetônicos) além de trabalho técnico social coordenado por professores e alunos do Curso de Serviço Social e assessoria jurídica a ser desenvolvida por professores e alunos do Curso de Direito, todos da UFG Regional Goiás. Para a organização das ações participativas supracitadas, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiás e associação de moradores do Bairro Tempo Novo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Coordenador / Edinardo Rodrigues Lucas - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante / Ivo Carrijo Andrade Neto - Integrante / Lucas Clementino dos Santos - Integrante / JOSE RODOLFO PACHECO THIESEN - Integrante / VITOR SOUSA FREITAS - Integrante / NEIMY BATISTA DA SILVA - Integrante / MAIARA BATISTA - Integrante / Nayara Gonçalves - Integrante / Felipe Kaio Oliveira - Integrante / Arthur Oliveira Maresca - Integrante / Camila Rocha - Integrante / Maria Carolina Oliveira - Integrante / Joel dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Goiás - Auxílio financeiro.
2017 - 2017
Quartinho: arquitetura da desigualdade
Descrição: Publicada pelo Diretório Acadêmico da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais em fins de julho deste ano, a ?Nota coletiva de repúdio à disciplina Casa Grande? aponta um perfil de herança escravocrata presente na disciplina Casa Grande, daquela instituição, e dá novo fôlego a uma discussão já levantada por alguns pesquisadores que se ocupa em analisar o lugar do empregado doméstico nas residências brasileiras, marcado por uma histórica desigualdade. Movido pela atualidade e extrema pertinência do assunto, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás ? Regional Goiás promove o evento ?Quartinho: arquitetura da desigualdade?, que debate as relações de trabalho doméstico na espacialização da residência, através de oficinas, debates e exibição de filme. As atividades serão orientadas por docentes dos cursos de Arquitetura, Serviço Social e Direito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Alison Cleiton de Araújo - Integrante / Carina Folena Cardoso - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante / Ariane Magda Borges - Integrante / Emilliano Alves de Freitas Nogueira - Integrante / THALITA PEREIRA DA FONSECA - Coordenador / THIAGO FERNANDO SANT ANNA E SILVA - Integrante / SUZETE ALMEIDA DE BESSA - Integrante / JOSE RODOLFO PACHECO THIESEN - Integrante / CAMILA GOMES SANTANNA - Integrante / KARINE CAMILA OLIVEIRA - Integrante / VITOR SOUSA FREITAS - Integrante / MAIÁRI CRUZ IASI - Integrante / GIOVANNA BRUNES DE LIMA - Integrante / IAGO MATHEUS BORGES BRAGA - Integrante / ELIEZER CARVALHO FRANÇA - Integrante / JANAINA TANCI DOS SANTOS - Integrante.
2017 - Atual
Experiências com melhoria habitacional na cidade de Goiás - Laboratório de Projetos (CAU/GO)
Descrição: O projeto consiste na prestação de assessoria técnica para a realização de melhorias habitacionais para 15 famílias residentes no município de Goiás-GO, promovendo reflexões críticas coletivas com grupos socialmente vulneráveis a respeito dos problemas habitacionais e urbanos que os envolvem e dotando as famílias de instrumental reflexivo e técnico para a realização de futuras melhorias nas habitações.Trata-se de uma experiência piloto do Laboratório de Projetos (LabProj) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Goiás que visa promover ações de extensão universitária na elaboração de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos. Esses projetos devem ser de interesse público, atendendo famílias de baixa renda, prefeituras, movimentos sociais, cooperativas, associações de moradores e organizações sem fins lucrativos. O Labproj pretende através desta ação propiciar que o aluno coloque a disposição da comunidade métodos e conceitos apreendidos nas disciplinas e pesquisas regulares do curso possibilitando, com essa interação, a troca de saberes que viabilize a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Edinardo Rodrigues Lucas - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Coordenador / Ivo Carrijo Andrade Neto - Integrante / Lucas Clementino dos Santos - Integrante / Monna Lisa Amorim da Rocha - Integrante / JOSE RODOLFO PACHECO THIESEN - Integrante / NEIMY BATISTA DA SILVA - Integrante / WEBERSON FERREIRA DIAS - Integrante / JULIANA LAGO ALVES - Integrante / DANIEL MIRANDA DA SILVA - Integrante / ANA KARLA DOS PASSOS SARMENTO - Integrante.
2017 - Atual
Pipoca e paisagem
Descrição: O presente projeto de extensão/cultura visa à promoção da expansão do conhecimento sobre a arquitetura da paisagem, com seus respectivos desdobramentos no que concerne à preservação ambiental, à conservação do patrimônio e à sensibilização para a paisagem. Entendendo a paisagem como uma construção cultural, é importante compreendê-la a partir dos diferentes agentes modeladores do território. Ao especificar como público alvo a comunidade em geral, busca-se construir debates que unam o saber empírico da população ao debate acadêmico construído no âmbito universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Ariane Borges - Integrante / Carina Folena Cardoso - Integrante / Emilliano Alves de Freitas Nogueira - Integrante / THALITA PEREIRA DA FONSECA - Integrante / SUZETE ALMEIDA DE BESSA - Integrante / CAMILA GOMES SANTANNA - Coordenador / KARINE CAMILA OLIVEIRA - Integrante / IAGO MATHEUS BORGES BRAGA - Integrante / ELIEZER CARVALHO FRANÇA - Integrante.
2017 - Atual
Audição - a música ensina | 2017
Descrição: O Projeto Audição ? A música ensina é um projeto de Extensão (categoria cultura) que pretende refletir sobre temas diversos a partir de um roteiro de músicas pré-determinado. Será realizado na Cidade de Goiás (GO) e é proposto por professores, alunos e técnicos administrativos da regional Goiás. O projeto consiste em encontros mensais nos quais será apresentado diferentes narrativas a partir da seleção de músicas que guiarão possíveis reflexões sobre temas contemporâneos. A audição pode ser acompanhada de projeções, intervenções ou outras interações que ajudem a compreensão da proposta. A edição 2017 tem sua primeira edição em julho e vai até dezembro sendo assim 6 eventos que acontecerão em diferentes espaços da cidade de Goiás. os temas a serem trabalhados nessa edição são: cidades, sertão, américa latina, erotismo, favelas e cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Edinardo Rodrigues Lucas - Coordenador / Alison Cleiton de Araújo - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante / Emilliano Alves de Freitas Nogueira - Integrante / JOSE RODOLFO PACHECO THIESEN - Integrante / KARINE CAMILA OLIVEIRA - Integrante / ANA GABRIELA COLANTONI - Integrante / FABIANA ITACI CORREA DE ARAUJO - Integrante / HELCIA DANIEL DA SILVA - Integrante / RAUL ISAIAS CAMPOS - Integrante / LUCAS FAGUNDES VAZ - Integrante / JOAO PEDRO DE FREITAS ALVES FAQUIM - Integrante / HIGOR SANTIAGO OLIVEIRA DE SOUSA - Integrante.
2017 - Atual
RESIDENCIAL TEMPO NOVO: ARTE, CULTURA E SOCIABILIDADE EM GOIÁS-GOIÁS
Descrição: Trata-se de um Projeto de Extensão e Pesquisa que objetiva conhecer e analisar a realidade social, ambiental e cultural das/dos trabalhadores/as residentes no Tempo Novo. De tal modo, transformar esses conhecimentos em ações que contribuam com a democratização do acesso aos direitos sociais ? saúde, educação, cultura, arte, lazer. E ainda, refletir/construir possibilidades trabalho e renda de forma a fortalecer as lutas sociais para enfrentamento da desigualdade social, econômica, política dentre outras. As atividades serão organizadas quinzenalmente, com envolvimento de docentes e discentes dos cursos de Graduação em Serviço Social e Arquitetura. No momento aguarda manifestações da Educação no Campo, Direito e Administração da Regional Goiás/Universidade Federal de Goiás (UFG). O levantamento das necessidades sociais e pleitos dos trabalhadores residentes no Tempo Novo, foi garantido por meio de reuniões realizadas previamente com o objetivo de subsidiar o processo de elaboração e desenvolvimento deste Projeto de Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Edinardo Rodrigues Lucas - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante / NEIMY BATISTA DA SILVA - Coordenador / MAIARA BATISTA - Integrante / JAINER DIOGO VIEIRA MATOS - Integrante / DANUBIA DE BRITO RODRIGUES SILVA - Integrante / ADELAINE DA SILVA SANTOS DE JESUS - Integrante / BIANCA STEFANI ALEXANDRE IRINEU - Integrante / JOAQUIM EDSON DE SOUSA FILHO - Integrante.
2017 - Atual
Arte na Biblioteca
Descrição: O projeto ?Arte da Biblioteca ? 1a edição? prevê a realização de uma exposição coletiva de artes visuais na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás ? Regional Goiás, estimulando a potencialidade cultural desse espaço, promovendo assim a difusão das artes visuais entre estudantes, professores, técnicos e comunidade que utiliza a Biblioteca..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Ariane Magda Borges - Integrante / Emilliano Alves de Freitas Nogueira - Coordenador / MARIA MEIRE DE CARVALHO FERREIRA - Integrante / ESDRA BASILIO - Integrante / ROBERTA CAIADO DE CASTRO OLIVEIRA - Integrante / NAYARA GONÇALVES DE MELO - Integrante.
2017 - Atual
LABPROJ: Experiências com melhorias habitacionais na Cidade de Goiás
Descrição: O projeto consiste na prestação de assessoria técnica para a realização de melhorias habitacionais para 15 famílias residentes no município de Goiás-GO, promovendo reflexões críticas coletivas com grupos socialmente vulneráveis a respeito dos problemas habitacionais e urbanos que os envolvem e dotando as famílias de instrumental reflexivo e técnico para a realização de futuras melhorias nas habitações.Trata-se de uma experiência piloto do Laboratório de Projetos (LabProj) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Goiás que visa promover ações de extensão universitária na elaboração de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos. Esses projetos devem ser de interesse público, atendendo famílias de baixa renda, prefeituras, movimentos sociais, cooperativas, associações de moradores e organizações sem fins lucrativos. O Labproj pretende através desta ação propiciar que o aluno coloque a disposição da comunidade métodos e conceitos apreendidos nas disciplinas e pesquisas regulares do curso possibilitando, com essa interação, a troca de saberes que viabilize a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Edinardo Rodrigues Lucas - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Coordenador / Ivo Carrijo Andrade Neto - Integrante / Lucas Clementino dos Santos - Integrante / JOSE RODOLFO PACHECO THIESEN - Integrante / NEIMY BATISTA DA SILVA - Integrante / WEBERSON FERREIRA DIAS - Integrante / JULIANA LAGO ALVES - Integrante / DANIEL MIRANDA DA SILVA - Integrante / ANA KARLA DOS PASSOS SARMENTO - Integrante / TÂNIA CRISTINA MACENA - Integrante / IGOR CESAR PAMPLONA MARINHO - Integrante.
2013 - Atual
Escritório Público de Projetos de Arquitetura Urbanismo e Design
Descrição: O Escritório Público de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design atua como grupo de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Inaugurado em novembro de 2014 e denominado ZÉU ? Zona de Experimentações Utópicas, o escritório questiona e valoriza a função pública das profissões dos designers, arquitetos e urbanistas com a sua promoção no âmbito do projeto de interesse social. A iniciativa do escritório tem foco na habitação e alcança a população com renda de até 5 salários mínimos - isoladamente ou em grupos organizados - mas também atinge as esferas de governo federal, estadual e municipais, entidades de classe, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais e outros tipos de instituição desde que sejam de finalidade não lucrativa. Prevê ainda, nas ações de continuidade, a criação de um banco público de projetos e abordagens metodológicas de arquitetura, urbanismo e design..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Felício Costa - Integrante / Pedro Dultra Britto - Coordenador / Carolina Ferreira da Fonseca - Integrante / Lívia Maria Pereira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Ateliê Vertical - Habitação de Interesse Social, PUC Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, L. F.; BRITTO, P. D. ; FONSECA, C. F. . Poder, Política e Estigma: Reflexões sobre Ceres e Rialma. In: Eline Maria Moura Pereira Caixeta; Erika Cristine Kneib. (Org.). Projeto e didade: reflexões sobre teoria e história. 1ed.Goiânia: Imprensa Universitária, 2017, v. , p. 85-118.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HUGUENIN, J. P. O. ; COSTA, L. F. ; ANDRADE NETO, I. C. ; ALVES, J. L. ; SANTOS, L. C. ; ROCHA, M. L. A. . LABORATÓRIO DE PROJETO: Experiência com melhorias habitacionais na Cidade de Goiás. In: 4° Fórum Habitar, 2017, Belo Horizonte. 4° Fórum Habitar. Belo Horizonte: IEDS, 2017. v. 4. p. 2-17.

2.
OLIVEIRA, T. L. ; COSTA, L. F. . POR UMA CARTOGRAFIA DO COTIDIANO: ESPAÇO, TEMPO E AÇÕES. In: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2017, Pelotas. IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual. Pelotas: CLAEC, 2017. v. 1. p. 496-516.

3.
COSTA, L. F.; NOGUEIRA, E. A. F. . CARTOGRAFIAS EXPERIMENTAIS - Ações, registros e vivências, uma experiência pedagógica. In: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2017, Pelotas. IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual. Pelotas: CLAEC, 2017. v. 1. p. 18-27.

4.
COSTA, L. F.; BRITTO, P. D. ; FONSECA, C. F. . Pontes entre Projeto e Cidade: O caso de Ceres e Rialma. In: Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, 2016, Goiânia. Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade. Goiânia: UFG, 2016. v. 1.

5.
COSTA, L. F.. Uma ponte, um muro: Diferenças socioespaciais nas cidades de Ceres e Rialma. In: 4ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana - PNUM 2015, 2015, Brasília. PNUM 2015 - Portuguese Network of Urban Morphology. Brasília: UNB, 2015. v. 4. p. 120-132.

6.
BRITTO, P. D. ; FONSECA, C. F. ; COSTA, L. F. . ZÉU - Zona de Experimentações Utópicas ou Escritório Público de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Goiás.. In: Fórum Habitar (2015) - Habitação e Desenvolvimento Sustentável, 2015, Belo Horizonte. Habitar 2015, 2015.

7.
COSTA, L. F.; LUCAS, E. R. . A Casa Altar da Dona Irene. In: Festival Visões Periféricas, 2015, Rio de Janeiro. Festival Visões Periféricas 9ª Edição. Rio de Janeiro: Imaginário Digital, 2015.

8.
COSTA, L. F.; BRITTO, P. D. ; FONSECA, C. F. . Estigmas Urbanos: Diferenças sócio-espaciais nas cidades de Ceres e Rialma.. In: Fórum Habitar (2015) - Habitação e Desenvolvimento Sustentável, 2015, Belo Horizonte. Habitar 2015, 2015.

9.
COSTA, L. F.. ENTRE PEÇAS: Sobre ruínas, rugosidades e opacidade. Ensaio sobre as Ruínas urbanas do Centro de Goiânia.. In: Seminário Internacional de Arquitetura, Tecnologia e Projeto. Forma Urbana: Rupturas e Continuidades, 2014, Goiânia. Anais do Seminário Internacional de Arquitetura, Tecnologia e Projeto. Goiânia: UEG, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. F.; OLIVEIRA, T. L. . POR UMA CARTOGRAFIA DO COTIDIANO: ESPAÇO, TEMPO E AÇÕES. In: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS, 2017, Pelotas - RS. IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS. Pelotas: CLAEC, 2017. v. 1. p. 77-77.

2.
COSTA, L. F.; NOGUEIRA, E. A. F. . CARTOGRAFIAS EXPERIMENTAIS: Ações, registros e vivências, uma experiência pedagógica. In: IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS, 2017, Pelotas - RS. IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS. Pelotas: CLAEC, 2017. v. 1. p. 9-9.

3.
HUGUENIN, J. P. O. ; COSTA, L. F. ; ANDRADE NETO, I. C. ; LAGO, J. ; SANTOS, L. C. ; ROCHA, M. L. A. . Laboratório de Projetos: Experiências com Melhorias Habitacionais na Cidade de Goiás. In: FÓRUM HABITAR 2017, 2017, Belo Horizonte. FÓRUM HABITAR 2017. Belo Horizonte: IEDS, 2017. v. 4.

4.
COSTA, L. F.. IMAGENS ESPECULARES E PROCESSOS DE RETROALIMENTAÇÃO: O CASO DE CERES E RIALMA. In: VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG, 2017, GOIÁS. VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, L. F.. Cidade, Tempo e Diversidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, L. F.. Expressão gráfica e Processos criativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, L. F.. A construção das cidades: concepções histórico-arquitetônicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, L. F.. Art Déco: A construção de uma identidade política da Capital Goiânia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, L. F.. Os Elementos Geométricos na Arquitetura - do Clássico ao Contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, L. F.; SANTANNA, C. G. . Boletim Informativo - Coordenadoria de Assuntos Internacionais - CAI - UFG-RG. Cidade de Goiás: independente, 2017 (Periódico).

2.
COSTA, L. F.. Contemporaneu #2 2010 (Revista Internacional de Arquitetura e Urbanismo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA, L. F.; HUGUENIN, J. P. O. . Projeto: Levantamento arquitetônico e adequação de layout - UFG - Regional Goiás. 2017.

2.
COSTA, L. F.; MARQUES, L. P. M. . Projeto Casa Cristina e Abrahão. 2015.

3.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Projeto Casa Felipe e Francyelle. 2015.

4.
COSTA, L. F.; SANTOS, C. A. O. . Projeto de Interiores Amanda e Marcelo. 2015.

5.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Projeto Procon Anápolis. 2014.

6.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Projeto Interiores Damaris. 2014.

7.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. ; RODRIGUES, R. P. . Projeto Casa do Lago. 2014.

8.
COSTA, L. F.. Projeto Borges Landeiro Goyazes. 2013.

9.
COSTA, L. F.. Mostra Tend-Tudo Realiza - Projeto Banheiro Ecológico. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, L. F.; NOGUEIRA, E. A. F. . Fanzine #1: GUIA DE INoperâncias - Goiânia. 2017. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

2.
COSTA, L. F.; NOGUEIRA, E. A. F. . Fanzine #2: GUIA DE BOLSO VIAGEM DE ESTUDOS BH+IN+OP 2017. 2017. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

3.
COSTA, L. F.; COSTA, L. R. . Apostila: AutoCAD p/ Leigos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Digital - AutoCAD).

4.
COSTA, L. F.; RODRIGUES, R. P. . Maquete Física - Estrutura loja C&A. 2014. (Maquete).

5.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. ; SILVA, J. R. C. E. ; RODRIGUES, R. P. ; VIEIRA, E. . Maquete Física - Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. 2014. (Maquete).

6.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Maquete Projeto Comercial - Escola Milenium Classe e Educandário Goiás - Prime Arquitetura. 2013. (Maquete Eletrônica).

7.
COSTA, L. F.. Maquete Eletrônica - Portal Cidade de Iporã/GO. 2012. (Maquete Eletrônica).

8.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Maquete Projeto Residencial - Arq. Gerani Félix. 2012. (Maquete Eletrônica e Desenho Arquitetônico).

9.
COSTA, L. F.. Maquete Eletrônica - Praça Cidade de Mararrosa/GO. 2011. (Maquete Eletrônica).

10.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. . Maquete Projeto Residencial - Arq. Marcos Antônio Rezende. 2011. (Maquete Eletrônica).

11.
COSTA, L. F.; SILVA, F. N. ; MARTINS, L. P. M. ; BRANDAO, S. B. . Laboratórios UEG - Arq. Alexandre Gonçalves. 2011. (Maquete Eletrônica e Desenho Arquitetônico).

12.
COSTA, L. F.. Maquete Projeto Residencial - Arq. Rodrigo Santana Alves. 2011. (Maquete Eletrônica e Desenho Arquitetônico).

13.
FERREIRA, B. V. ; COSTA, L. F. . Tempo de Consagração - Uma Jornada de espiritualidade e amadurecimento cristão. 2010. (Editoração/Livro).

14.
COSTA, L. F.. Maquete Projeto Residencial - Arq. Marcos Antônio Rezende. 2010. (Maquete Eletrônica).

15.
COSTA, L. F.. Maquete Eletrônica - Praça Cidade de Aporé/GO. 2009. (Maquete Eletrônica).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
COSTA, L. F.; BORGES, A. M. ; NOGUEIRA, E. A. F. . Andanças e Desenhos: Percursos por cidades históricas do Nordeste. 2017. Computação Gráfica.

2.
COSTA, L. F.; BORGES, A. M. ; NOGUEIRA, E. A. F. . Urban Sketchers Goiás - Lago das Acácias. 2017. Computação Gráfica.

3.
COSTA, L. F.; BORGES, A. M. ; NOGUEIRA, E. A. F. . Urban Sketchers no Gran Circo Hermano Rodriguez. 2017. Computação Gráfica.

4.
COSTA, L. F.; BORGES, A. M. ; NOGUEIRA, E. A. F. . Urban Sketchers: Exposição CONEPEC. 2017. Computação Gráfica.

5.
COSTA, L. F.; SILVA, N. B. . Dia na Praça: Feira do Troca. 2017. Computação Gráfica.

6.
COSTA, L. F.; SILVA, N. B. . Chá das 5. 2017. Computação Gráfica.

7.
COSTA, L. F.. Campanha eleitoral direção UFG Regional Goiás. 2017. Computação Gráfica.

8.
COSTA, L. F.; SANTANNA, C. G. . Boletim Informativo: Coordenadoria de Assuntos Internacionais. 2017. Computação Gráfica.

9.
COSTA, L. F.. Boletim Informativo: Estágio Arquitetura e Urbanismo. 2017. Computação Gráfica.

10.
COSTA, L. F.; SANTANNA, C. G. . Cartaz de exibição de mostra do Filme: Pina. 2017. Computação Gráfica.

11.
COSTA, L. F.; ARAUJO, A. C. . Semana de Integração UFG - Regional Goiás. 2017. Computação Gráfica.

12.
COSTA, L. F.; ARAUJO, A. C. ; COSTA, L. R. ; LUCAS, E. R. . Audição - a música ensina | 2017: #2 - Sertões. 2017. Computação Gráfica.

13.
COSTA, L. F.; OLIVEIRA, K. C. . Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Impresso. 2017. Computação Gráfica.

14.
COSTA, L. F.. Seminário sobre Prevenção ao uso de drogas: ação integrada entre o CEPAE e a família. 2013. Computação Gráfica.

15.
COSTA, L. F.. I Simpósio sobre Educação Básica, I Seminário de Educação Infantil e Ensino Fundamental, I Colóquio Arte, Psicanálise e Educação. 2013. Computação Gráfica.

16.
COSTA, L. F.. LOGOMARCA - Creche Unidade de Educação Infantil - CEPAE/UFG. 2013. Computação Gráfica.

17.
COSTA, L. F.; RIBEIRO, E. B. . GOIÂNIA FOTO, Exposição comemorativa dos 80 anos da Cidade de Goiânia. 2013. Computação Gráfica.

18.
COSTA, L. F.. LOGOMARCA - LIEPLIN - Laboratório Interdisciplinar em Estudos e Pesquisas em Linguagem e Infância. 2011. Computação Gráfica.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COSTA, L. F.; LUCAS, E. R. . A Casa Altar da Dona Irene. 2015 (Curta Documentário).

2.
COSTA, L. F.; LUCAS, E. R. . A Casa Altar da Dona Irene. 2015 (Curta Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, B. V.; ROMEIRO, B.; MELLO, F. A.; COSTA, L. F.. Participação em banca de YURY MISAEL VILELA.Nomes do Espaço, Privilégios e Prejuízos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FERREIRA, B. V.; MELLO, F. O.; COSTA, L. F.; ROMEIRO, B.. Participação em banca de MARIANA FERREIRA BARBOSA.Sede Agroindustrial e Infraestruturas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ARAUJO, C. G.; PEREIRA, M. T.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Web Gabner Pereira Rodrigues.Projeto Arquitetônico e Paisagístico para a Área do Morro da Capuava, em Anápolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
ARAUJO, C. G.; COSTA, L. F.; PEREIRA, M. T.. Participação em banca de Juliana Pergentino Brandão.Arquitetura Penal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
ARAUJO, C. G.; PEREIRA, M. T.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Marcelo Rosa dos Santos.Núcleo de Moda Sustentável de Anápolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
Rodrigo Santana Alves; Manuel Balbino Carvalho Neto; COSTA, L. F.. Participação em banca de Thiago Sigueira Batista.Tem uma escola aqui na praça - Escola de tempo integral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

7.
Rodrigo Santana Alves; Manuel Balbino Carvalho Neto; COSTA, L. F.. Participação em banca de Lorrana Santos Jardim.CAC - Centro de Arte e Cultura em Anápolis-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

8.
Rodrigo Santana Alves; Manuel Balbino Carvalho Neto; COSTA, L. F.. Participação em banca de Isabel Cristina Alves Fernandes.Inspire-se: Coisas de mãe - Centro de educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

9.
Rodrigo Santana Alves; Manuel Balbino Carvalho Neto; COSTA, L. F.. Participação em banca de Monice Cristina da Silva.A humanização e a inclusão social a partir do CEMAD "Centro de Assistência às Crianças com Deficiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

10.
LODDI, L. B. R.; FERNANDES JUNIOR, D. A.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Jozielton da Silva Ribeiro.Sede da Banda Marcial de Goiânia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

11.
LODDI, L. B. R.; FERNANDES JUNIOR, D. A.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Wilney Euclides da Silva Filho.Conservatório de Música do Centro de Goiânia. 2017.

12.
TELLES, M.; DAVID, G. C.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Camila Bontempo dos Reis.Sociedade Hípica de Goiânia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

13.
ARAUJO, C. G.; ZECHIN, P. A. V.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Nariel de Souza Araújo.Centro de Artes de Ceres. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

14.
ARAUJO, C. G.; FERNANDES JUNIOR, D. A.; COSTA, L. F.. Participação em banca de Rosy Queiroz Pereira.Centro Intergeracional e de Permanência do Idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

15.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Vanusa Machado de Carvalho.Complexo Gastronômico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

16.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Bruna Divina dos Reis Junqueira.Parque Linear Açude. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

17.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Valdir José Ribeiro Júnior.Complexo de Uso Misto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

18.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Dayane Cristina Alves do Nascimento.Habitação de Interesse Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

19.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Sandra Maria Cassimiro Pinto.Escola Integral de Ensino Fundamental José Pedro de Faria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

20.
COSTA, L. F.; CAMPOS, R. C.; WIEDERHECKER, S.. Participação em banca de Isadora Oliveira Rampelotti.Habitação Universitária em Catalão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

21.
COSTA, L. F.; ZECHIN, P.; ARAUJO, C.. Participação em banca de Henrique Dantas Conrado.Hospital Regional Pediátrico de Goiânia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

22.
COSTA, L. F.; ARAUJO, C.; JUNIOR, D.. Participação em banca de Tarcísio Araújo Silva.Prefeitura Municipal de Ituiutaba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

23.
COSTA, L. F.; ARAUJO, C.; ZECHIN, P.. Participação em banca de Sócrates Lopes Bernardes.Centro de Artes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

24.
COSTA, L. F.; DAVID, G. C.; ORDONEZ, J. V.. Participação em banca de Alcides Mariano de Sousa Júnior.Amigos da Inclusão - Escola Especial APAE de Ceres - GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

25.
COSTA, L. F.; DAVID, G. C.; ORDONEZ, J. V.. Participação em banca de Natália Fernanda Santos Silva.Unidade na Diversidade - UNUCSEH (Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

26.
COSTA, L. F.; DAVID, G. C.; ORDONEZ, J. V.. Participação em banca de Iara Vieira de Paula.CMEI - Caminho do Saber. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

27.
COSTA, L. F.; DAVID, G. C.; ORDONEZ, J. V.. Participação em banca de Washington Maycon Alves dos Santos.Centro de Lazer, Esporte e Cultura - SESC de São Luís de Montes Belos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Anápolis.

28.
COSTA, L. F.; FONSECA, C. F.. Participação em banca de Jennifer I. de Castro Santos.Elementos Urbanos como Proposta de Conquista de Espaços Abandonados. 2016.

29.
COSTA, L. F.; JUNIOR, D.; ARAUJO, C.. Participação em banca de Bárbara Maria Cardoso.Escola Municipal Maurício de Sousa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

30.
COSTA, L. F.; ARAUJO, C.; LODDI, L. B. R.. Participação em banca de Ludymilla Lopes Coelho.FAMI - Fundação de Assistência ao Menor Inhumense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

31.
COSTA, L. F.; LODDI, L. B. R.; ARAUJO, C.. Participação em banca de Danillo Souza de Assis.Galeria Mútua: Centro Colaborativo de Arte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

32.
COSTA, L. F.; LODDI, L. B. R.; ARAUJO, C.. Participação em banca de Osvaldo Lino Alves Júnior.Galpão Cultural: Escola de Artes de Anápolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

33.
COSTA, L. F.; LODDI, L. B. R.; MELLO, F. O.. Participação em banca de Ágabo Carvalho Silva.Centro de Criação Artística e Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

34.
COSTA, L. F.; LODDI, L. B. R.; MELLO, F. O.. Participação em banca de Mathes Henrique Bueno Silva.Arquitetura Itinerante Comercial com Experimentação da Feira Múltiplo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás.

35.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Guilherme Barbosa Moreira.Sala de Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

36.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Ana Flávia Rissati G. de Azeredo.Intervenção na Quadra 3 - Centro - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

37.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Pollyana Cristina M. Martins.Hospital Veterinário - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

38.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Sérgio Henrique T. Hajjar.Plataforma Criativa - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

39.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Thyciane Venancio N. da Gama.Sede do Centro de Referência da Juventude - CRJ - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

40.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Hanielle A. Lemes.Escola de Arquitetura e Urbanismo da UEG - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

41.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Bruna Andrade Henrique.Senac de Gastronomia - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

42.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Izabella Cristina M. do Prado.Parque Científico Tecnológico - Senador Canedo/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

43.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Flávia Alves Luiz.Convívio: Centro de Convivência de Idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

44.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Ana Carolina Porto Pires.Escola Técnica do SENAI - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

45.
COSTA, L. F.; SILVA, J. R. C. E.; FERRO, A. H. M.. Participação em banca de Fernanda Silva Lima.Igreja Assembléia de Deus - Ministério Vila Nova - Goiânia/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13° CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2017. (Congresso).

2.
19° Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental - FICA 2017.Oficina Cartografias Inventivas ? NARRATIVAS EXPERIMENTAIS DA CIDADE DE GOIÁS. 2017. (Oficina).

3.
Audição: A música ensina ? Duas Cidades. 2017. (Outra).

4.
CARTOGRAFIAS EXPERIMENTAIS: Ações, registros e vivências, uma experiência pedagógica.CARTOGRAFIAS EXPERIMENTAIS: Ações, registros e vivências, uma experiência pedagógica. 2017. (Simpósio).

5.
FÓRUM HABITAR 2017.Laboratório de Projetos: Experiências com Melhorias Habitacionais na Cidade de Goiás. 2017. (Simpósio).

6.
FÓRUM HABITAR 2017. 2017. (Simpósio).

7.
IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS.POR UMA CARTOGRAFIA DO COTIDIANO: ESPAÇO, TEMPO E AÇÕES. 2017. (Simpósio).

8.
SENEMAU - Anápolis 2017.Senemau Anápolis 2017. 2017. (Oficina).

9.
V Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS. 2017. (Simpósio).

10.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. A casa Aaltar da Dona Irene. 2017. (Congresso).

11.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. CARTOGRAFIAS EXPERIMENTAIS: Ações, registros e vivências, uma experiência pedagógica. 2017. (Congresso).

12.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. Avaliador (a) de Banner/Painéis VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. 2017. (Congresso).

13.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. 2017. (Congresso).

14.
VII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Goiás da UFG. IMAGENS ESPECULARES E PROCESSOS DE RETROALIMENTAÇÃO: O CASO DE CERES E RIALMA. 2017. (Congresso).

15.
13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2016. (Congresso).

16.
Aula Magna - CAU: Terra e Tuma. 2016. (Outra).

17.
Espaço das Profissões 2016 - UFG - Regional Goiás. Stand Arquitetura e Urbanismo. 2016. (Exposição).

18.
Espaço das Profissões 2016 - UFG - Regional Goiás. 2016. (Exposição).

19.
PROSA - II Seminário de Extensão Universitário em Arquitetura e Urbanismo. 2016. (Seminário).

20.
PROSA - II Seminário de Extensão Universitário em Arquitetura e Urbanismo.Cartografia Inventiva. 2016. (Oficina).

21.
Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade. 2016. (Seminário).

22.
Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade.Pensando o Projeto Pensando a Cidade: O Caso de Ceres e Rialma. 2016. (Seminário).

23.
4° Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana - PNUM 2015. Uma ponte, um muro: Diferenças socioespaciais nas cidades de Ceres e Rialma. 2015. (Congresso).

24.
4° Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana - PNUM 2015. 2015. (Congresso).

25.
Deriva Fotográfica do Bem.Orientação grupo de Fotografia. 2015. (Outra).

26.
Festival Visões Periféricas.Filme: A Casa Altar da Dona Irene. 2015. (Outra).

27.
Fórum Habitar 2015 - Habitação e Desenvolvimento Sustentável.Estigmas Urbanos: Diferenças sócio-espaciais nas cidades de Ceres e Rialma.. 2015. (Seminário).

28.
Fórum Habitar 2015 - Habitação e Desenvolvimento Sustentável.Estigmas Urbanos: Diferenças sócio-espaciais nas cidades de Ceres e Rialma.. 2015. (Seminário).

29.
Fórum Habitar 2015 - Habitação e Desenvolvimento Sustentável.ZÉU - Zona de Experimentações Utópicas ou Escritório Público de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Goiás.. 2015. (Seminário).

30.
Pirenópolis.doc.Filme: A Casa Altar da Dona Irene. 2015. (Outra).

31.
PROSA - 1° Seminário de Extensão Universitária em Arquitetura e Urbanismo.Cineprisma - Olhar na periferia. 2015. (Seminário).

32.
PROSA - 1° Seminário de Extensão Universitária em Arquitetura e Urbanismo.Mesa Extensão Universitária em Arquitetura e Urbanismo: desafios e utopias.. 2015. (Seminário).

33.
PROSA - 1° Seminário de Extensão Universitária em Arquitetura e Urbanismo.Filme: A Casa Altar da Dona Irene. 2015. (Seminário).

34.
Semana Integrada de Design de Goiânia.Mesa Redonda - Econômia Criativa. 2015. (Encontro).

35.
Seminário de Arquitetura Tecnologia e Projeto - QUAPA/SEL - Espaços livres no Brasil e o quadro da paisagem urbana: O caso de Goiânia.Análise de Legislação: Pensar Goiânia sua forma e seus espaços livres. 2015. (Oficina).

36.
11° CONPEEX - Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Entre Peças: Sobre ruínas, rugosidade e opacidade. 2014. (Congresso).

37.
7° Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2014. (Seminário).

38.
Aula Inaugural - Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. 2014. (Outra).

39.
Aula Magna CAU/GO - A Dimensão Urbana da Arquitetura. 2014. (Outra).

40.
Deriva Fotográfica do Bem.Orientação grupo de Fotografia. 2014. (Outra).

41.
Seminário Internacional de Arquitetura Tecnologia e Projeto - Forma Urbana: Rupturas e Continuidades.Entre Peças: Sobre ruínas, rugosidade e opacidade. 2014. (Seminário).

42.
Seminário Internacional de Arquitetura Tecnologia e Projeto - Forma Urbana: Rupturas e Continuidades. 2014. (Seminário).

43.
XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Tempos e Escalas da Cidade e do Urbanismo. 2014. (Congresso).

44.
EARQ - Encontro de Arquitetura e Design. 2013. (Encontro).

45.
Palestra/Aula Cidade, Tempo e Diversidade.Cidade, Tempo e Diversidade. 2013. (Outra).

46.
Palestra/Aula Expressão gráfica e Processos criativos.Expressão gráfica e Processos criativos. 2013. (Outra).

47.
XVII Congresso Nacional da ABEA - CONABEA e XXXII Encontro n Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ENSEA. 2013. (Congresso).

48.
Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura. 2012. (Encontro).

49.
Palestra/Aula A construção das cidades: concepções histórico-arquitetônicas.A construção das cidades: concepções histórico-arquitetônicas. 2012. (Outra).

50.
9ª Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. 2011. (Outra).

51.
Bienal Internacional de Artes de São Paulo. 2011. (Outra).

52.
Ciclo de Palestras da Semana de Arquitetura da PUC Goiás. 2011. (Outra).

53.
Interlocuções - Arquitetura Moderna no Brasil - O caso de Goiânia e outras modernidades. 2011. (Simpósio).

54.
Palestra/Aula Art Decó em Goiânia - CEPAE - UFG.Art Déco: A construção de uma identidade política da Capital Goiânia. 2011. (Outra).

55.
Palestra/Aula Os Elementos Geométricos na Arquitetura e Urbanismo - CEPAE - UFG.Os Elementos Geométricos na Arquitetura - do Clássico ao Contemporâneo. 2011. (Outra).

56.
Visita técnica orientada às obras do Estádio do Maracanã. 2011. (Outra).

57.
Ateliê Vertical - Concurso de Projetos - Habitação de Interesse Social.Projeto Habitação de Interesse Social - Grupo 3. 2010. (Outra).

58.
Palestras: Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC/GO. 2010. (Outra).

59.
Palestras: Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG. 2010. (Outra).

60.
Visita Técnica Orientada - Cidade de Curitiba/PR. 2010. (Outra).

61.
Visita Técnica Orientada - Cidade de Ouro Preto/MG e Mariana/MG. 2010. (Outra).

62.
XIX Encontro Latino-Americano de Estudantes de Arquitetura. 2010. (Encontro).

63.
5a Semana de Cultura e Cidadania da Católica. 2009. (Outra).

64.
8ª Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo. 2009. (Outra).

65.
Palestra/Aula Matemática e Brinquedos.Processos criativos - Google Sketchup. 2009. (Oficina).

66.
VI Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás.Gentileza Urbana. 2009. (Encontro).

67.
2° Seminário Internacional de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo. 2008. (Seminário).

68.
FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2008. (Oficina).

69.
FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2007. (Oficina).

70.
FICA - festival internacional de Cinema Ambiental. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, A. M. ; COSTA, L. F. ; NOGUEIRA, E. A. F. . Desenhadores Urbanos de Goiás. 2017. (Exposição).

2.
COSTA, L. F.; NOGUEIRA, E. A. F. . Exposição videos Viagem de Estudos do curso de Arquitetura e Urbanismo. 2017. (Exposição).

3.
BORGES, A. ; CARDOSO, C. F. ; COSTA, L. F. ; ARAUJO, A. C. . Espaço das Profissões 2016. 2016. (Exposição).

4.
COSTA, L. F.; RIBEIRO, E. B. ; SILVA, J. R. C. E. ; SANTOS, C. A. O. ; SAETTA, T. G. ; RODRIGUES, L. S. M. . GOIÂNIA FOTO. 2013. (Exposição).

5.
COSTA, S. S. ; LOBO, P. A. ; SOUZA, R. P. ; COSTA, L. F. ; QUEIROZ, D. M. A. . I Simpósio sobre Educação Básica, I Seminário de Educação Infantil e Ensino Fundamental, I Colóquio Arte, Psicanálise e Educação. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Lucas Rodrigues Costa. Oficina de Expressão e Representação IV. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Grupo Deriva Fotografia. Deriva Fotográfica do Bem - O centro que eu nunca vi. 2013. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Lucas Felício Costa.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
COSTA, L. F.; COSTA, L. R. . Apostila: AutoCAD p/ Leigos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Digital - AutoCAD).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, S. S. ; LOBO, P. A. ; SOUZA, R. P. ; COSTA, L. F. ; QUEIROZ, D. M. A. . I Simpósio sobre Educação Básica, I Seminário de Educação Infantil e Ensino Fundamental, I Colóquio Arte, Psicanálise e Educação. 2013. (Congresso).


Artes Visuais
1.
COSTA, L. F.. Seminário sobre Prevenção ao uso de drogas: ação integrada entre o CEPAE e a família. 2013. Computação Gráfica.

1.
COSTA, L. F.. I Simpósio sobre Educação Básica, I Seminário de Educação Infantil e Ensino Fundamental, I Colóquio Arte, Psicanálise e Educação. 2013. Computação Gráfica.

1.
COSTA, L. F.; RIBEIRO, E. B. . GOIÂNIA FOTO, Exposição comemorativa dos 80 anos da Cidade de Goiânia. 2013. Computação Gráfica.



Outras informações relevantes


Aprovado em segundo lugar no processo seletivo para professor substituto da disciplina Teoria e História da Arte e Arquitetura da Faculdade de Artes Visuais da UFG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:48:14