Douglas Silva dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 21/09/2016


Possui graduação em Ciências Biológicas (2012) e mestrado em Ciências Biológicas (2014) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de toxicologia, com ênfase em bioquímica e toxinologia de compostos naturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Douglas Silva dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. S.;SANTOS, DOUGLAS SILVA DOS;DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica- Centro de Ciências Naturais e Exatas. Prédio 18- Sala 2128
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208978
Fax: (55) 32208978
URL da Homepage: http://coral.ufsm.br/ppgbtox/index.php/inicio


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Identificação dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na atividade entomotóxica da urease de Canavalia ensiformis em modelo experimental de Nauphoeta cinerea,
Orientador: Chariston André Dal Belo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Toxinologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento.
2012 - 2014
Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Atividade biológica do veneno de Bothriurus bonariensis sobre o sistema nervoso de insetos e mamíferos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Paulo Marcos Pinto.
Coorientador: Cháriston André Dal Belo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxonologia.
2008 - 2011
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Educação em saúde. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2013 - 2013
Ferramentas de Biologia Molecular. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2012 - 2012
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Biotecnologia. (Carga horária: 29h).
Cidade Aprendizagem, CA, Brasil.
2012 - 2012
Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 10h).
Cidade Aprendizagem, CA, Brasil.
2012 - 2012
Educação para o pensar. (Carga horária: 10h).
Cidade Aprendizagem, CA, Brasil.
2012 - 2012
Espaço da Universidade na Escola. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2012 - 2012
Vaccines. (Carga horária: 20h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2012 - 2012
Health Policy and the Affordable Care Act. (Carga horária: 30h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2012 - 2012
Fundamentals of Pharmacology. (Carga horária: 30h).
Slippery Rock University Of Pennsylvania, S.R.U.P., Estados Unidos.
2010 - 2010
Citgenética. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2009 - 2009
Farmacologia de Venenos Animais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2009 - 2009
Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Educacional Menna Barreto, IEMB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Ciências voluntário no Programa Mais Educação


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista ID, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID


Escola Estadual de Ensino Médio José Sampaio Marques Luz, EEEMJSML, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBID Ciências Biológicas


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), pela modalidade de bolsa Iniciação ao Trabalho Técnico-profisional e de Gestão Acadêmica.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Vonlutário, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de extensão Animais Peçonhentos: Ecologia e Prevenção de Acidentes.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando- UFSM, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Vênomica de escorpiões do Bioma Pampa
Descrição: Esse projeto tem por objetivo caracterizar a peçonha de dois escorpiões ocorrentes no Bioma Pampa, são eles Bothriurus bonariensis (escorpião preto) e o Tityus uruguayensis (escorpião amarelo). Tendo em vista o amplo espectro de uso destas biomoléculas passíveis de serem encontradas nessas peçonhas, é de grande interesse elucidar os componentes protéicos presentes nos veneno, umas vez que ambas espécies apresentam poucas informações na literatura, além de ambas serem de ocorrência na região do bioma pampa e com relatos de acidentes escorpiônicos, o que os torna fonte de interesse acadêmico, principalmente no que diz respeito à composição proteica. Conhecermos a composição proteica deste veneno é o primeiro passo para uma caracterização do veneno desses animais, o que também pode nos ajudar na compreensão da biologia e ecologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Jeferson Camargo de Lima - Integrante / Evelise Leis Carvalho - Integrante / Paulo Marcos Pinto - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Formação Continuada: Supervisores educacionais da rede municipal de ensino de São Gabriel
Descrição: Esse projeto teve como objetivos a compreensão do processo socioeducativo, com vistas à construção de possibilidades para a coordenação do processo pedagógico na escola. Construção de alternativas de articulação entre diferentes setores e serviços da escola, considerando as proposições do projeto político-pedagógico e enfatizando a reflexão crítica sobre o planejamento curricular, bem como, entender e caracterizar as diferentes modalidades de organização curricular, de estrutura e condução do conselho de classe e das reuniões pedagógicas, buscando estratégias para qualificar o " fazer pedagógico", considerando o princípio da ação-reflexão-ação. O projeto teve como programa geral os seguintes tópicos: - Aspectos sócio-históricos de Supervisão Educacional; - O papel do supervisor educacional: funções e atribuições; - Gestão pedagógica: relação entre equipe diretiva, supervisor educacional, professor, funcionário, educando e comunidade externa; - Práxis pedagógica na perspectiva do projeto político-pedagógico: os diferentes sujeitos da escola; - Currículo- processo de planejamento curricular: planos de estudo e organização curricular; - Organização e dinâmica pedagógica da escola: procedimentos e metodologias; - Conselho de classe e reuniões pedagógicas; - Registros acadêmicos: relação com a ação supervisora e com o processo didático..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Jerônimo Sartori - Coordenador.
2008 - 2009
Animais Peçonhentos: Ecologia e Prevenção de Acidentes
Descrição: Este projeto teve como objetivos, a capacitação de profissionais das áreas Biológicas, Saúde e Educação a planejar, propor e executar medidas de prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Realização de palestras, jogos e dinâmicas com a apresentação de material visual, uso de tecnologias (slide, datashow), bem como, cursos teórico/prático com aulas expositivas e apresentação de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas urticantes e lacrais (fixadas e vivas). Os temas abordados nas palestras e cursos foram: Serpentes: bioecologia, classificação das principais famílias do Brasil, características das principais espécies que ocorrem no RS, epidemiologia dos acidentes, aspectos clínicos do acidente botrópico, crotálico, laquético e elapídico, acidentes com serpentes de menor repercussão clinica. Artrópodes: bioecologia. classificação das famílias de artrópodes de interesse médio que ocorrem no Brasil, características das principais espécies que ocorrem no RS, epidemiologia dos acidentes, aspectos clínicos do foneutrismo, loxoscelismo, latrodectismo, escorpionismo, erucismo e leptoterismo, acidentes com lacraias, acidentes com aranhas de menor repercusão clínica e profilaxia dos acidentes causados por artrópodes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Marcela Saldanha Pires - Integrante / Leduina Ferreira - Integrante / Cibele Cardoso - Integrante / Marluci Muller Rebelato - Integrante / Leonan Guerra - Integrante / Liliana Mendes Mainardi - Integrante / Guilherme Garcez Cunha - Integrante / Barési Delabary - Integrante / Paulo Afonso Hartmann - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2012
Programa Mais Educação
Descrição: O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola IEE , indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Com isso, buscamos por meio desse projeto revitalizar o laboratório de Ciências da Escola, bem como, propiciar a relação teoria/ prática para os educandos que fazem parte desse programa. Desse modo, as práticas no laboratório de Ciências, tornam-se rotineiras na vida dos educandos, fazendo com que estes possam fazer a relação do conhecimento que lhes é proporcionado em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e satisfatório, contribuindo assim, para uma educação de melhor qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Veridiana Pereira de Carvalho - Integrante / Andréia Suchard Pires - Coordenador.
2012 - 2012
De volta a escola: resgatando a memória dos idosos
Descrição: Este projeto teve por objetivo principal incentivar a interação/ integração de crianças e adolescentes com os idosos da Sociedade Gabrielense de Auxílio aos Necessitados- Asilo São João. Dessa forma, o projeto por meio de atividades realizadas pelos educandos da 7º série durante a disciplina de Ensino Religioso do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz, buscou envolvê-los em diversificadas atividades e visitas em ambos instituições Escola/ Asilo. Com isso, podemos resgatar nos idosos suas memórias e também suas histórias do tempo de escola, para que assim, através do estimulo, estes compartilhassem com os educandos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Andreia Rodrigues Prestes - Coordenador.
2011 - 2011
Animais atropelados: conscientização ecológica
Descrição: Acidentes nas estradas com atropelamento de animais silvestres são a segunda maior causa de perda de espécies no Brasil, perdendo apenas para queimadas e desmatamentos, que ainda são os maiores causadores da morte de animais. Entre as principais causas de atropelamento de animais, podem ser citados a construção de novas estradas. o crescimento no fluxo de veículos e o aumento da velocidade dos carros que tem contribuído para um aumento dos índices de mortalidade de animais silvestres ao longa das rodovias. O projeto teve como objetivos: desenvolvimento por meio da educação ambiental a conscientização dos educandos sobre a importância da ecologia e da preservação das espécies animais locais, estimulo e apoio a participação do educador no processo de conhecimento do educando acerca das questões ambientais de acordo com o contexto de sua realidade e criação de situações aos educandos que os possibilitassem o seu senso crítico sobre os aspectos ecológicos e de preservação ambiental. O projeto teve como foco principal a conscientização aos educandos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz, sobre os atropelamentos de animais silvestres na Br. 290 da região do Município de São Gabriel; através de palestras, atividades práticas e apresentação de posters com fotos de animais atropelados..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Coordenador / Clariane Rodrigues Cabreira - Integrante / Quélen Aline da Silva Rodrigues de Oliveira - Integrante / Hulia Juana Scherer - Integrante / Ana Rita Alves Gomes - Integrante / Mara Regina Dorcidônio Molina - Integrante.
2011 - 2011
Trabalhando na Perspectiva da Interdisciplinaridade
Descrição: O projeto teve por objetivo principal o conteúdo abordando o tema "água", bem como a relação e integração deste com os demais educadores e disciplinas da 6º série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz, no período de Maio a Junho de 2011, num total de 40h. O projeto partiu de uma questão problema na qual era importante saber até que ponto a integração das disciplinas era de interesse para os educadores conseguir resultados positivos para o aprendizado dos educandos. Este modo de trabalhar com base na interdisciplinaridade, além de auxiliar a aprendizagem, possibilita aos educandos, a "ligação" entre as disciplinas num mesmo conteúdo, fazendo com que haja mais união entre educadores, e sucessivamente um aprendizado dinâmico e satisfatório para ambos. Desse modo, o reconhecimento da relação entre as disciplinas é de suma importância para um aprendizado significativo na perspectiva da totalidade do conhecimento, o que favorece aos educandos a identificação e conexão de uma área do conhecimento com as demais áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Coordenador / Andreia Rodrigues Prestes - Integrante.
2010 - 2010
Práticas de Ensino de Ciências em Laboratório: Uma experiência realizada no contexto de uma escola estadual no município de São Gabriel-RS.
Descrição: As aulas práticas, assim como as teóricas, são fundamentais para o processo ensino-aprendizagem de ciências e biologia. Porém, muitas escolas, ou até, mesmo professores ainda não adotaram ou adotam as aulas práticas na sua metodologia de ensino. No município de São Gabriel há muitas escolas ainda sem recursos para o ensino de ciências, em muitas ainda são escassos os laboratórios e quando estes existem, não possuem materiais suficientes, ou, são usados como depósitos. O problema, por sua vez, não está apenas na estrutura das escolas, mas também na capacitação dos professores dessa área. Muitos deles não sabem utilizar o laboratório ou os espaços cedidos para a realização de aulas práticas de ciências e biologia. Outro problema encontrado para a realização dessas aulas é a falta de um monitor que possa auxiliar o professor a coordenar essas atividades. O aprimoramento das aulas práticas no ensino de ciências são fundamentais para que haja maior aprendizagem entre nossos alunos. O projeto foi realizado no final do segundo semestre de 2010, com os educandos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz e trouxe grande significância nas metodologias dos professores, bem como, aproximou os educandos da prática, contribuindo enormemente com o processo de aprendizagem dos educandos. Aproveitar o espaço e meios que a escola nos oferece é o que de melhor podemos fazer para contribuir com uma educação de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Integrante / Clariane Rodrigues Cabreira - Integrante / Jerônimo Sartori - Coordenador / Hulia Juana Scherer - Integrante.
2009 - 2009
Programa de bolsas de desenvolvimento acadêmico(PBDA)
Descrição: Atuou como bolsista na modalidade de bolsa iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica. Desenvolveu atividades que visassem o uso adequado dos laboratórios, bem como a melhoria na qualidade das atividades práticas realizadas nos diferentes laboratórios do campus da Universidade Federal do Pampa, sob orientação da técnica do laboratório de Biologia- Magali Cristina Hartmann..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Coordenador / Magali Cristina Hartmann - Integrante / Nathana da Silva Corneleo - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2012
Programa de Bolsas de Iniciação a Docencia (PIBIP)
Descrição: Atuou como bolsista no Projeto Institucional Articulações Universidade-Escola para qualificação da formação e da prática docente, junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID- Edital 2009/ CAPES) cumprindo 30 horas mensais de atividades, no período de 01 de setembro de 2010 a 21 de janeiro de 2012, no Subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Gabriel. Esse programa tem por objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. O PIBID objetiva elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, assim como inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM. Também busca Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores formadores auxiliares dos futuros professores. Assim como, valorizar o magistério, por meio de incentivos aos estudantes que optam pela carreira docente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Douglas Silva dos Santos - Coordenador / Litiele Cezar Cruz - Integrante / Leduina Ferreira - Integrante / Clariane Rodrigues Cabreira - Integrante / Jerônimo Sartori - Integrante / Hulia Juana Scherer - Integrante / Ana Rita Alves Gomes - Integrante / Daniela Schmitiz - Integrante / Márcia Regina Spies - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxinologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE FREITAS, THIAGO CARRAZONI2016DE FREITAS, THIAGO CARRAZONI ; DE AVILA HEBERLE, MARINES ; PERIN, ANA PAULA ; ZANATTA, ANA PAULA ; RODRIGUES, POLYANA VELOSO ; DOS SANTOS, FABIOLA DUARTE MACHADO ; DE ALMEIDA, CARLOS GABRIEL MOREIRA ; VAZ BREDA, RICARDO ; DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA ; PINTO, PAULO MARCOS ; DA COSTA, JADERSON COSTA ; CARLINI, DR. CELIA REGINA ; DAL BELO, DR. CHÁRISTON ANDRÉ . Central and peripheral neurotoxicity induced by the Jack Bean Urease (JBU) in Nauphoeta cinerea cockroaches. Toxicology (Amsterdam), v. 368-36, p. 162-171, 2016.

2.
DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA2016DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA; CARVALHO, EVELISE LEIS ; DE LIMA, JEFERSON CAMARGO ; BREDA, RICARDO VAZ ; OLIVEIRA, RAQUEL SOARES ; DE FREITAS, THIAGO CARRAZONI ; SALAMONI, SIMONE DENISE ; DOMINGUES, MICHELLE FLORES ; PIOVESAN, ANGELA REGINA ; BOLDO, JULIANO TOMAZZONI ; DE ASSIS, DÊNIS REIS ; DA COSTA, JADERSON COSTA ; DAL BELO, CHÁRISTON ANDRÉ ; PINTO, PAULO MARCOS . Bothriurus bonariensis scorpion venom activates voltage-dependent sodium channels in insect and mammalian nervous systems. Chemico-Biological Interactions (Print), v. 258, p. 1-9, 2016.

3.
SANTOS, DOUGLAS SILVA DOS2013SANTOS, DOUGLAS SILVA DOS; CARVALHO, EVELISE LEIS ; MACHADO, PAOLA BOLZAN ; LIMA, JEFERSON CAMARGO DE ; BOLDO, JULIANO TOMAZZONI ; DAL BELO, CHARISTON ANDRÉ ; PINTO, PAULO MARCOS . Captura do escorpião Bothriurus bonariensis e determinação da fração proteica de seu veneno. BBR - Biochemistry and Biotechnology Reports, v. 2, p. 86-89, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, D. S.; CRUZ,L.C . Teor de álcool na gasolina: uma aprendizagem para o cotidiano. In: Alessandro C. Bica; Clara Dornelles; Guilherme F. Marranghello. (Org.). Articulações universidade-escola : Perspectivas e possibilidades. 1ed.Itajaí: Editora Casa Aberta, 2012, v. 1, p. 97-99.

2.
SARTORI, J. ; MOLINA, M. R. D. ; LOUSADA, M. A. S. ; GOMES, A. R. A. ; BURCHARD, C. P. ; CABREIRA, C. R. ; SCHMITIZ, D. ; SANTOS, D. S. ; GALLON, F. I. ; SCHERER, H. J. ; PAIM, L. V. ; CRUZ,L.C ; CATARDO, L. S. ; OLIVEIRA, Q. A. S. R. . Oficinas pedagógicas: o pensar e o agir interdisciplinar. In: Alessandro C. Bicca; Clara Dornelles; Guilherme F. Marranghello. (Org.). Articulações universidade-escola: perspectivas e possibilidades. A78ed.Itajaí: Casa Aberta, 2012, v. 1, p. 325-340.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAIDELLES, A.P.F ; CRUZ,L.C ; KRISCHNER,R.M ; PIVOTTO,O.L ; SANTOS, D. S. ; SANTOS, N. R. Z. . Jogo Didático como auxiliar para o aprendizado em química. In: XVI Jornada Nacional da Educação, 2012, Santa Maria. XVI Jornada Nacional da Educação / Educação: Território de Saberes.. Santa Maria: Centro Universitário Fransciscano, 2012. v. 1. p. 1-8.

2.
SANTOS, D. S.; CRUZ,L.C ; SCHERER, H. J. ; CABREIRA, C. R. ; GOMES, A. R. A. ; SCHMITIZ, D. . Mostra Pedagógica: Pesquisa e Aprendizagem no Âmbito Escolar. In: II Encontro Interinstitucional do PIBID, 2011, Porto Alegre. Rodas de Conversa, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. S.; CARVALHO, E. L. ; MACHADO, P. B. ; LIMA, J. C. ; BELO, C. A. D. ; BOLDO, J. T. ; PINTO, P. M. . Captura do escorpião Bothriurus bonariensis e determinação da fração proteica de seu veneno. In: III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2013, Londrina. Anais do III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2013. v. 2. p. 1-4.

2.
SANTOS, D. S.; CABREIRA, C. R. ; OLIVEIRA, Q. A. S. R. ; MOLINA, M. ; SARTORI, J. . Animais Atropelados: Conscientização Ecológica. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I Seminário Internacional de Eucação em Ciências, 2011. v. 1. p. 56-58A.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. S.; ZANATTA, A. P. ; ALMEIDA, C. G. M. ; PERIN, A. P. ; FREITAS, T. C. ; HEBERLE, M. A. ; VINADE, L. H. C. ; PINTO, P. M. ; CARLINI, C. R. R. S. ; DAL BELO, CHARISTON ANDRÉ . Neuromuscular blokade induced by Jack Bean Urease in Nauphoeta cinerea. In: 23rd Congress of the International Union for Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2015, Foz do Iguaçu. Abstracts Book. Foz do Iguaçu-PR, 2015. p. 239-239.

2.
ALMEIDA, C. G. M. ; OLIVEIRA, R. S. ; VINADE, L. H. C. ; SANTOS, D. S. ; CARLINI, C. R. R. S. ; DAL BELO, CHARISTON ANDRÉ . Analysis of theNeurotoxicity of Jack Ban Urease (JBU) in rodent models. In: 23rd Congress of the International Union for Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2015, Foz do Iguaçu. Abstracts Book. Foz do Iguaçu-PR, 2015. p. 617-617.

3.
ZANATTA, A. P. ; PERIN, A. P. ; HEBERLE, M. A. ; FREITAS, T. C. ; SANTOS, D. S. ; PINTO, P. M. ; CARLINI, C. R. R. S. ; DAL BELO, CHARISTON ANDRÉ . Modulation of thegrooming behavior induced by the Urease of Canavalia ensiformes (JBU) in Nauphoeta cinerea coackroaches. In: 23rd Congress of the International Union for Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2015, Foz do Iguaçu. Book Abstract. Foz do Iguaçu-PR, 2015. p. 385-385.

4.
LIMA, J. C. ; PINTO, P. M. ; SANTOS, D. S. ; CARVALHO, E. L. ; FERREIRA, M. F. ; OLIVEIRA, K. H. M. . intituladoCaracterização da Fração Proteica do Veneno do Escorpião Bothriurus bonariensis. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais de Evento do V SIEPE, 2013.

5.
FERREIRA, M. F. ; PINTO, P. M. ; SANTOS, D. S. ; HEBERLE, M. A. ; BELO, C. A. D. . Avaliação Preliminar do Bloqueio Neuromuscular Induzido pela peonha de Bothriurus bonariensis sobre a PreparAção nervo-musculo de Phoetalia pallida. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais de Evento do V SIEPE, 2013.

6.
LIMA, J. C. ; SANTOS, D. S. ; CARVALHO, E. L. ; MACHADO, P. B. ; PINTO, P. M. ; BELO, C. A. D. . Venômica de Tityus uruguayensis. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Ciências Biológicas, 2012.

7.
MACHADO, P. B. ; CARVALHO, E. L. ; LIMA, J. C. ; SANTOS, D. S. ; PINTO, P. M. ; BOLDO, J. T. . Análise proteômica comparativa de cepas de Pasteurella multocida. In: Ciências Biológicas, 2012, Bagé. Ciências Biológicas, 2012.

8.
CARVALHO, E. L. ; MACHADO, P. B. ; LIMA, J. C. ; SANTOS, D. S. ; PINTO, P. M. ; BOLDO, J. T. . Proteínas de interação de Pasteurella multocida: sub-proteomas de membrana e cápsula. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Ciências Biológicas, 2012.

9.
OLIVEIRA, Q. A. S. R. ; CABREIRA, C. R. ; SANTOS, D. S. ; SCHERER, H. J. ; MOLINA, M. R. D. ; SARTORI, J. . Animais atropelados: conscientização ambiental na escola. In: III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Uruguaiana. Ciências Biológicas, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. F. ; CARVALHO, E. L. ; TAPIA, J. S. ; SILVA, L. F. D. ; MACHADO, L. C. ; RANGEL, D. L. ; MACEDO, P. E. ; SILVA, A. F. ; MIRANDA, T. O. ; ZIMMER, F. ; SANTOS, D. S. ; WALLAU, G. L. ; PINTO, P. M. . O veneno de Tityus uruguayensis: padronização da padronização do extrato proteico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DEZORDI, F. Z. ; CARVALHO, E. L. ; FERREIRA, M. F. ; TAPIA, J. S. ; SILVA, L. F. D. ; MACHADO, L. C. ; RANGEL, D. L. ; MACEDO, P. E. ; SILVA, A. F. ; MIRANDA, T. O. ; SANTOS, D. S. ; DAL BELO, CHARISTON ANDRÉ ; WALLAU, G. L. ; PINTO, P. M. . Análise da atividade do veneno de Bothriurus bonariensis sobre a junção neuromuscular de Nauphoeta cinerea e hipocampo de ratos wistar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FERREIRA, M. F. ; SANTOS, D. S. ; CARVALHO, E. L. ; LIMA, J. C. ; BOLDO, J. T. ; BELO, C. A. D. ; PINTO, P. M. . Bothriurus bonariensis SCORPION VENOM CHARACTERIZATION. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MACHADO, L. C. ; CARVALHO, E. L. ; MIRANDA, T. O. ; DEZORDI, F. Z. ; SANTOS, D. S. ; PINTO, P. M. . Perfil eletroforético do veneno do escorpião Tityus uruguayensis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, D. S.; TERNES, A. P. L. ; KRETSCHMER, R. ; KERCHER, D. L. . ?EVOLUINDO COM O DNA?: ELABORAÇÃO DE UM RECURSO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, D. S.. Animais Peçonhentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, D. S.; CABREIRA, C. R. ; OLIVEIRA, Q. A. S. R. ; MOLINA, M. ; SARTORI, J. . Animais Atropelados: Conscientização Ecológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, D. S.. Ribossomo como modelo didático: uma alternativa para a aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, D. S.. Mostra pedagógica: a integração da teoria e prática,complementando o aprendizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, D. S.; CRUZ,L.C ; SCHERER, H. J. ; CABREIRA, C. R. ; GOMES, A. R. A. ; SCHMITIZ, D. . Mostra Pedagógica: Pesquisa e Aprendizagem no Âmbito Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, D. S.; CRUZ,L.C ; SCHERER, H. J. ; CABREIRA, C. R. ; PRESTES, A. R. ; MOLINA, M. R. D. . Mostra pedagógica: a integração da teoria e prática,complementando o aprendizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CRUZ,L.C ; SAIDELLES, A.P.F ; KRISCHNER,R.M ; PIVOTTO,O.L ; SANTOS, D. S. ; CONCEIÇÃO,M.S . Dominó da Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CRUZ,L.C ; SAIDELLES, A.P.F ; KRISCHNER,R.M ; PIVOTTO,O.L ; SANTOS, D. S. ; CONCEIÇÃO,M.S ; NUNES,M.E.M . Jogos de Química como Recurso Didático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, D. S.. Jogo Educativo: Auxiliando no aprendizado em Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PERDOMO JUNIOR, J. D. ; BURCHARD, C. P. ; CABREIRA, C. R. ; SANTOS, D. S. ; NEVES, F. V. ; GALLON, F. I. ; SCHERER, H. J. ; MARINHO, J. C. B. ; FERREIRA, L. ; RECK, L. ; CRUZ,L.C ; SARTORI, J. . PIBID: a percepção na e sobre a ação no ensino de Ciências Biológicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, D. S.; ALVES, G. B. . Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município de Vila Nova do Sul-RS. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, D. S.. Artrópodes peçonhento de interesse médico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, D. S.; CARVALHO, V. P. . Conhecendo o Corpo Humano: uma abordagem para educandos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, D. S.; TERNES, A. P. L. ; KERCHER, D. L. ; KRETSCHMER, R. ; GARNERO, A. V. ; GUNSKI, R. J. . ?EVOLUINDO COM O DNA?: ELABORAÇÃO DE UM RECURSO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, D. S.. Artrópodes Peçonhentos de Interesse Médico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, D. S.; PRESTES, A. R. . Consciência Ambiental na Semana do Meio Ambiente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, D. S.. Animais Peçonhentos. 2012. .

7.
SANTOS, D. S.. Universidade Federal do Pampa: Articulação Universidade/ Escola, com enfoque nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, D. S.. Curtindo a Ciência e compartilhando conhecimentos. 2012. (Feira de Ciências).

9.
SANTOS, D. S.. Práticas de Educação Ambiental na Escola: limpeza e conscientização de um ambiente verde por meio da plantação de árvores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, D. S.. Preservando a qualidade do solo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, D. S.; CRUZ,L.C . Avaliação do teor de álcool na gasolina de postos combustíveis do município de São Gabriel. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, D. S.; PRESTES, A. R. . Interação teoria/ prática no Ensino Fundamental: aliando a teoria trabalhada em sala de aula com prática no laboratório de ciências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SANTOS, D. S.. Mostra Pedagógica: Interdisciplinaridade e Pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SANTOS, D. S.. Animais Peçonhentos:ecologia e prevenção de acidentes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SANTOS, D. S.; FERREIRA, L. ; CARDOSO,C ; PIRES, M. S. ; REBELATO,M.M . Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. 2013. (Simpósio).

2.
I Simpósio de Biotecnologia Apícola do Pampa. 2013. (Simpósio).

3.
VI Encontro Regional Sul De Ensino de Biologia. 2013. (Encontro).

4.
IV Seminário Institucional do PIBID- Articulações Universidade-Escola. 2012. (Seminário).

5.
II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional do PIBID- UFRGS.Mostra Pedagógica: Pesquisa e Aprendizagem no Âmbito Escolar. 2011. (Encontro).

6.
III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Animais atropelados: conscientização ambiental na escola. 2011. (Outra).

7.
Seminário Internacional de Educação em Ciências.Animais Atropelados: Conscientização Ecológica. 2011. (Seminário).

8.
XI Congreso Iberoamericano de Extension Universitaria. MOSTRA PEDAGÓGICA: A INTEGRAÇÃO DA TEORIA R PRÁTICA, COMPLEMENTANDO O APRENDIZADO. 2011. (Congresso).

9.
25° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Jogo educativo: auxiliando no aprendizado em química. 2010. (Congresso).

10.
Biofórum. 2010. (Outra).

11.
II Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA. 2010. (Outra).

12.
II Semana da Educação. 2010. (Simpósio).

13.
Uses of next generation sequencing for Microbial Ecology. 2010. (Seminário).

14.
Ciclo de palestras do BIOFÓRUM. 2009. (Outra).

15.
I Semana do Meio Ambiente. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. S.; TERNES, A. P. L. ; KRETSCHMER, R. ; KERCHER, D. L. . ?EVOLUINDO COM O DNA?: ELABORAÇÃO DE UM RECURSO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. 2012. (Outro).

2.
FRANCO, J. L. ; SANTOS, D. S. ; BERNARDINI, C. ; MACHADO, L. O. . I Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, D. S.; CABREIRA, C. R. ; SCHERER, H. J. ; GOMES, A. R. A. ; OLIVEIRA, Q. A. S. R. . Semana do Meio Ambiente. 2011. (Outro).

4.
SANTOS, D. S.. I Seminário Itinerante de Inclusão e Acessibilidade na UNIPAMPA. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA2016DOS SANTOS, DOUGLAS SILVA; CARVALHO, EVELISE LEIS ; DE LIMA, JEFERSON CAMARGO ; BREDA, RICARDO VAZ ; OLIVEIRA, RAQUEL SOARES ; DE FREITAS, THIAGO CARRAZONI ; SALAMONI, SIMONE DENISE ; DOMINGUES, MICHELLE FLORES ; PIOVESAN, ANGELA REGINA ; BOLDO, JULIANO TOMAZZONI ; DE ASSIS, DÊNIS REIS ; DA COSTA, JADERSON COSTA ; DAL BELO, CHÁRISTON ANDRÉ ; PINTO, PAULO MARCOS . Bothriurus bonariensis scorpion venom activates voltage-dependent sodium channels in insect and mammalian nervous systems. Chemico-Biological Interactions (Print), v. 258, p. 1-9, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
PERDOMO JUNIOR, J. D. ; BURCHARD, C. P. ; CABREIRA, C. R. ; SANTOS, D. S. ; NEVES, F. V. ; GALLON, F. I. ; SCHERER, H. J. ; MARINHO, J. C. B. ; FERREIRA, L. ; RECK, L. ; CRUZ,L.C ; SARTORI, J. . PIBID: a percepção na e sobre a ação no ensino de Ciências Biológicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, D. S.. Artrópodes peçonhento de interesse médico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANCO, J. L. ; SANTOS, D. S. ; BERNARDINI, C. ; MACHADO, L. O. . I Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Biólogo- CRBio 095643/03-D. Atuou como Biólogo na Prefeitura Municipal de Vila Nova do Sul no período de de 06 de Julho a 31 de dezembro de 2014, onde foi Responsável Técnico pela elaboração do primeiro Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município .Coorientador do Trabalho de Conclusão de Curso de Evelise Leis Carvalho- Caracterização da fração proteica do veneno do escorpião Bothriurus bonariensis- Biotecnologia (Universidade Federal do Pampa)- 2013. Orientador: Paulo Marcos Pinto. Coorientador do Trabalho de Conclusão de Curso de Jeferson Camargo de Lima- Bloqueio Neuromuscular Induzido pela peçonha de Bothriurus bonariensis sobre a preparação nervo músculo de Phoetalia pallida- Biotecnologia (Universidade Federal do Pampa)-2013. Orientador: Paulo Marcos Pinto.
Voluntário do Projeto Institucional Articulações Universidade- Escola para qualificação da formação e da prática docente, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Edital 2009/ CAPES), cumprindo 30 horas mensais de atividades, no período de 01 de abril a 31 de agosto de 2010, no subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Gabriel.



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