Sérgio Corrêa de Lacerda Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0264841937183321
  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Profissional atuante no mercado de tecnologia da informação desde 1997, com experiência em diversas atividades relacionadas ao setor, desde a análise e desenvolvimento de soluções, até a gestão de projetos e definição de metodologias e processos, tendo uma visão ampla sobre os negócios que permite, atualmente, colaborar com as áreas de marketing e comercial, visando conquistar novas oportunidades de negócios. Principais áreas de conhecimento: ? Gestão de processos comerciais ? Sistemas de apoio à tomada de decisões (Business Intelligence) ? Gestão de projetos de tecnologia ? Intelligent Transportation System ? Websites, sistemas web e comércio eletrônico (e-commerce), SEO e SEM ? ERP (Enterprise Resources Planning) e sistemas integrados de gestão ? Gestão de investimentos (títulos financeiros e mercado de ações) ? Integração de sistemas Também é escritor, autor de crônicas que podem ser encontradas em diversos canais de comunicação, principalmente na Internet (Para mais informações, visite www.sergiolacerda.com.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Corrêa de Lacerda Junior
Nome em citações bibliográficas
LACERDA JUNIOR, S. C.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2003
Especialização em MBA em Tecnologia da Informação e Internet. (Carga Horária: 472h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Metodologia de Qualidade de Software Aplicada a uma Pequena Empresa do Setor de Tecnologia..
Orientador: Marco Alessandro Rossini.
1993 - 1997
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Simulador de Processamento Utilizando o Processador TMS320C40.
Orientador: Rene Pegoraro.




Atuação Profissional



UPPERCASE Consultoria em Informática, UPPERCASE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Apoiei a equipe comercial realizando entendimento de necessidades e criação de contratos, propostas técnicas e comerciais para produtos e serviços, conseguindo conquistar novos clientes e oportunidades (ocasionalmente atuando como ?vendedor Farmer?) para a UPPERCASE. Fui responsável pela gestão da conta BASF, sendo o focal point entre as duas empresas no tocante ao contrato de manutenção e suporte, provendo informações atualizadas sobre contratos e projetos em andamento, além de atuar na solução de eventuais desvios, garantindo qualidade e presteza nos atendimentos. Gerenciei projetos de grande relevância e visibilidade como a implantação do BIPPER - Business Intelligence para a divisão de agronegócios da BASF México, América Central e Caribe, Censo de Diversidade BASF (abrangência América do Sul), e também o DevelUpper Training, programa de responsabilidade social para capacitação de jovens talentos, premiado por três anos consecutivos pelo CIEE ? Melhores Empresas para Estagiar no estado de São Paulo (2011 ? 3º lugar; 2012 ? 6º lugar e 2013 ? 1º lugar). Por fim, realizei a gestão das atividades de marketing da empresa, sendo responsável pela definição de produtos e serviços, redação, comunicação, criação de documentos padrão e posicionamento da UPPERCASE na internet (website, hotsites, mídias sociais, press releases e notícias diversas, SEO e SEM), visando captação de novos leads e oportunidades.


UPPERTOOLS, UPPERTOOLS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Gestão Comercial e Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Pela UPPERTOOLS, fui responsável pelo acompanhamento e controle de oportunidades de negócios e também pelo apoio à equipe de vendas, desenvolvendo propostas comerciais e colaborando com a agilidade do processo de obtenção de novos clientes. Planejei e implementei ações de marketing (tanto material impresso quanto digital, website e SEO) visando melhoria constante no volume de captação de leads, além de controlar os fundos de marketing oriundos do programa de parceria entre UPPERTOOLS e SAP. Por fim, realizei análise e proposta de melhorias nos processos internos com vistas a um maior controle e agilidade dos mesmos, além de desenvolver relatórios gerenciais para os sócios da empresa.


Store Comércio e Serviços de Automação Ltda, STORE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Na Store Automação, defini a primeira metodologia de gerenciamento de projetos da empresa (segundo o padrão PMI) e colaborei na formação de seu PMO, organizando e tornando os processos mais controláveis e mensuráveis, inclusive em termos financeiros, garantindo assim importantes subsídios para as tomadas de decisões e para o planejamento estratégico da unidade e da própria empresa. Fui também responsável pela gestão de indicadores de desempenho financeiro para os projetos concernentes aos clientes do segmento de agronegócios, em especial BASF, Syngenta e DuPont, sobre os quais confeccionava relatórios para a diretoria, além de desenvolver e revisar propostas técnicas e comerciais, ajudando a equipe comercial a efetivar novos negócios. Além disso, gerenciei alguns projetos importantes como uma solução para previsão de área plantada por cultivos (utilizado pela Syngenta), o desenvolvimento de uma solução de pesquisas e avaliações online utilizada pela BASF, tanto no Brasil como em outros países da América do Sul, e o desenvolvimento da solução de controle do Helpdesk, o que ajudou a organizar e a tornar mais gerenciável e transparente esse processo, melhorando a qualidade do suporte, o desempenho da equipe, e aumentando a satisfação dos clientes.


Brasilsite Telecomunicações Ltda, BRASILSITE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela gestão do departamento de sistemas de informação, atuei diretamente na definição de metodologias de desenvolvimento de sistemas, segurança, qualidade de software, formatação de produtos e serviços, gerência de projetos (padrão PMI) em diversos segmentos como ERP, CRM, E-commerce, E-business, dentre outros, além de avaliar e propor novas áreas de atuação da empresa no mercado, colaborando também com o departamento comercial na criação e revisão de propostas técnicas e comerciais. Dentre os resultados obtidos, destaco a organização dos padrões internos de desenvolvimento, com reflexos na qualidade dos produtos e serviços, aumento da carteira de clientes e do seu grau de satisfação com a empresa, ampliação dos segmentos de atuação da Brasilsite no mercado e conseqüente aumento de faturamento.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de projetos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LACERDA JUNIOR, S. C.. Empregabilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LACERDA JUNIOR, S. C.. Marketing Pessoal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LACERDA JUNIOR, S. C.. Dicas para um bom currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LACERDA JUNIOR, S. C.. A importância do curso técnico na formação profissional na área da Tecnologia da Informação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRUMATTI, V. P.; PAVELOSKI, Alessandro; LACERDA JUNIOR, S. C.. Participação em banca de Déborah Ballaminut.Problemas de Interface - Percepção dos alunos Internautas referente ao portal da Universidade do Sagrado Coração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publiidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 6:30:19