Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8572524714158423
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela mesma universidade, onde também concluiu a graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português. Desenvolve pesquisa nas áreas de Inglês para Propósitos Específicos (IPE), Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) e Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas. Tem experiência de ensino de língua inglesa em diferentes contextos como em instituto de idiomas, contexto empresarial e universitário. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Modernas da Unesp Araraquara- FClar e atualmente trabalha como professora de Inglês-Português no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Hortolândia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa
Nome em citações bibliográficas
DELLA ROSA, S. F. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Vila São Pedro
13183250 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070
URL da Homepage: hto.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Eliane Hércules Augusto-Navarro.
2011 - 2013
Mestrado em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise das reflexões estabelecidas por pesquisadores entre conhecimento de língua inglesa e desempenho acadêmico,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A visão de aprendizes de inglês instrumental sobre o ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial.
Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.




Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento Mastertest TOIEC Bridge. (Carga horária: 3h).
Mastertest, MASTERTEST, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2010
TEFL (Teaching English as a Foreign Language). (Carga horária: 73h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português-Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração e Implementação do Projeto Pedagógico do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
03/2018 - Atual
Treinamentos ministrados , IFSP - Campus Hortolândia, .

Treinamentos ministrados
Membro da Equipe de Formação Pedagógica
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Verificadora de Aproveitamento de Estudos do curso Superior de Licenciatura em Matemática.
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Comissão para elaboração e implementação do Curso Técnico concomitante/subsequente em Eletroeletrônica.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Hortolândia, .

04/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Comissão para Avaliação da Atividade Docente.
05/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Estruturante Docente para concepção do PPC do curso de Licenciatura em Matemática.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico Avançado
12/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Comissão Científica da IV SNCT.
09/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Cursos de Extensão.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
12/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

02/2013 - 12/2016
Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa para Fins Acadêmicos Específicos para Alunos do Curso de Letras.

The Four, THE FOUR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor (Bolsa Capes-Reuni), Enquadramento Funcional: graduação
Outras informações
Professora de Inglês para alunos do curso de Linguística da Universidade Federal de São Calos

Atividades

03/2011 - 12/2012
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de inglês para graduandos em Física da Universidade de São Paulo (USP).
01/2007 - 12/2010
Extensão universitária , Universidade Federal de São Carlos/ TAM, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão de Inglês para Propositos Específicos.

Colégio Objetivo São Carlos, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 10


CCAA Cursos de Idioma, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


FISK - Centro de Ensino, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Membro do projeto de pesquisa Experimentações: Núcleo de Pesquisa em Leituras, Escritas e Imagens


Projetos de extensão


2016 - 2016
English is Fun
Descrição: Este projeto visa incentivar o conhecimento pela língua inglesa, bem como promovê-la oportunizando contato com textos e imagens, na língua-alvo, baseados em diversos temas que possam interessar tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa do Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa - Coordenador / Caio Riva - Integrante.
2015 - 2015
Clube do Livro - IFSP - Hortolândia
Descrição: Projeto de estímulo à leitura que tem como objetivo levar os alunos do IFSP Campus Hortolândia a compartilhar leituras literárias e construir neles o gosto pela leitura, investindo na formação de leitores críticos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Inglês para os olhos de todos
Descrição: Projeto que visa sensibilizar a comunidade interna e externa do IFSP - Campus Hortolândia para a língua inglesa em contextos diferentes ao acadêmico ou profissional a partir da exposição de trechos de obras literárias, filmes ou músicas em inglês..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Leitura. Teoria & Prática
2018 - 2018
Periódico: LINGUASAGEM (SÃO PAULO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Santander Universities Scholarship, Santander Universities.
2015
Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES, Emerald e CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3DELLA ROSA, S. F. P.2018DELLA ROSA, S. F. P.. English is fun: because English is FUNdamental. Revista Compartilhar, v. 2, p. 70-73, 2018.

2.
1DELLA ROSA, S. F. P.2016 DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI-FURLAN, C. J. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS (IPE): CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS ATUAIS DE ENSINO. Entrelínguas - Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas, v. 2, p. 25-39, 2016.

3.
2DELLA ROSA, S. F. P.2012 DELLA ROSA, S. F. P.. Inglês para Propósitos Específicos: qual planejamento é mais adequado?. Versão Beta (UFSCar), v. 68, p. 69-82, 2012.

4.
4DELLA ROSA, S. F. P.2012DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI, G. J. . Estereótipos sobre a mulher brasileira: reflexões sobre linguagens, cultura e educação. Contexturas, v. 18, p. 145-165, 2012.

5.
5DELLA ROSA, S. F. P.2009DELLA ROSA, S. F. P.. As relações interdiscursivas por meio da ironia. Linguasagem (São Paulo), v. 1, p. 1-2, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DELLA ROSA, S. F. P.; RIVA, C. . English is fun: because English is FUNdamental. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2016, Hortolândia. ANAIS DA V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA & MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP CÂMPUS HORTOLÂNDIA, 2016. p. 49-49.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DELLA ROSA, S. F. P.; CAMPOS-GONELLA, C. O. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Proficiência em Língua Inglesa: analisando Interesses e Necessidades em Contexto Acadêmico. In: Seminário de Avaliação de proficiência em língua estrangeira - SEMAPLE, 2013, Indaiatuba. CADERNO DE RESUMOS SEMAPLE, 2013. v. 1ª ed. p. 17-17.

2.
DELLA ROSA, S. F. P.. RECURSOS DIGITAIS E AUTONOMIA EM UM CURSO DE INGLÊS PARA PROPÓSITO ACADÊMICO. In: Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de resumos CBLA, 2013.

3.
DELLA ROSA, S. F. P.. INTERESSE E NECESSIDADE DE PESQUISADORES EM APRIMORAR O CONHECIMENTO DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS: RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO. In: Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de resumos CBLA, 2013. p. 283-283.

4.
DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI, C. J. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . O uso de ferramentas digitais em um curso de Inglês para Propósitos Específicos (IPA): o desenvolvimento da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. In: IV Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, 2013, SÃO PAULO. Caderno de Resumos JEALAV, 2013. p. 23-24.

5.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H. ; KAWACHI, C. J. ; TERENZI, D. ; DELLA ROSA, S. F. P. ; ANDRADE, N. M. . Integrating Grammar Instruction and Communication: What is the Focus?. In: TESOL - A declaration of excellence, 2012, Filadélfia. TESOL International Convention & English Language Expo, 2012. p. 69-69.

6.
DELLA ROSA, S. F. P.. Perfil de pesquisadores interessados em aprimorar o conhecimento da língua inglesa para propósitos acadêmicos. In: II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. p. 150-150.

7.
KAWACHI, C. J. ; DELLA ROSA, S. F. P. . O USO DE RECURSOS DIGITAIS EM UM CURSO DE INGLÊS PARA PROPÓSITO ACADÊMICO. In: JELT, 2012, Campinas. Caderno de Resumos JELT 2012, 2012.

8.
DELLA ROSA, S. F. P.. Cognição de aprendizes de inglês instrumental sobre o ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. In: XVIII INPLA, 2011, SAO PAULO. Caderno de Resumos XVIII Inpla 2011, 2011.

9.
DELLA ROSA, S. F. P.; SACCOMANI, J. A. V. . Desenvolvendo uma estrutura gramatical por meio das quatro habilidades com filmes. In: XXIV JELI, 2008, São Carlos. Programa, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
DELLA ROSA, S. F. P.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Teaching English for Academic Purposes in Brazil: challenges and perspectives. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DELLA ROSA, S. F. P.. Curso De Inglês Para Propósitos Acadêmicos: Opinião De Pesquisadores Sobre O Interesse Pelo Ensino Na Modalidade A Distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KAWACHI-FURLAN, C. J. ; CAMPOS-GONELLA, C. O. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. ; DELLA ROSA, S. F. P. . A LÍNGUA INGLESA E SEU PAPEL NO CONTEXTO ACADÊMICO: REFLEXÕES DE PESQUISADORES BRASILEIROS ACERCA DO USO E APRIMORAMENTO DA LÍNGUA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
DELLA ROSA, S. F. P.; CAMPOS-GONELLA, C. O. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Proficiência em Língua Inglesa: analisando Interesses e Necessidades em Contexto Acadêmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI, C. J. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . O uso de ferramentas digitais em um curso de Inglês para Propósitos Específicos (IPA): o desenvolvimento da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KAWACHI-FURLAN, C. J. ; DELLA ROSA, S. F. P. . Planejamento de um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA): uso de ferramentas digitais e desenvolvimento da autonomia dos aprendizes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KANEKO-MARQUES, S. M. ; DELLA ROSA, S. F. P. . Língua Inglesa para fins acadêmicos específicos em um curso de Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H. ; KAWACHI, C. J. ; TERENZI, D. ; DELLA ROSA, S. F. P. ; ANDRADE, N. M. . Integrating Grammar Instruction and Communication: What is the Focus?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DELLA ROSA, S. F. P.. Atividades de gramática como habilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DELLA ROSA, S. F. P.. Perfil de Pesquisadores interessados em aprimorar o conhecimento da língua inglesa para propósitos acadêmicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DELLA ROSA, S. F. P.. Cognição de aprendizes de inglês instrumental sobre o ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DELLA ROSA, S. F. P.. Esteriótipos sobre a mulher brasileira em propagandas publicitárias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
DELLA ROSA, S. F. P.; ANDRADE, N. M. ; GARRIDO, L. P. . Atividade temática: estrutura gramatical e o envolvimento dos aprendizes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
DELLA ROSA, S. F. P.. A VISÃO DE APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE A APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
DELLA ROSA, S. F. P.. Construção de conhecimento gramatical pelo aluno por meio de recurso midiático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DELLA ROSA, S. F. P.; SACCOMANI, J. A. V. . Fixação de estruturas gramaticais por meio de contextos verossímeis no processo de ensino-aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DELLA ROSA, S. F. P.; SACCOMANI, J. A. V. . Desenvolvendo uma estrutura gramatical por meio das quatro habilidades com filme. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DELLA ROSA, S. F. P.; KANECO-MARQUES . Atividades Dinâmicas em um curso de inglês instrumental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
DELLA ROSA, S. F. P.; POLLINI, D. D. M. ; KANEKO-MARQUES, S. M. . O papel do conhecimento prévio em um curso de inglês instrumental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
KANEKO-MARQUES, S. M. ; DELLA ROSA, S. F. P. ; FIORELLI, C. M. ; GRIFFIN, E. ; HYPPOLITO, F. B. ; FRANCESCHINI, J. ; PECHERER, K. ; COSTA, M. N. ; OLIVEIRA, A. S. ; OLIVEIRA, C. F. L. C. N. ; NUNES, F. ; BALDO, H. G. ; MARQUES, L. T. C. . English for Specific Academic Purposes - Reading and Listening. Araraquara: FCL-UNESP Laboratório Editorial, 2013 (material didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
KANECO MARQUES, S. M. ; DELLA ROSA, S. F. P. ; FRANCESCHINI, J. ; OLIVEIRA, A. S. ; OLIVEIRA, C. F. L. C. N. ; MARQUES, L. T. C. ; NUNES, F. ; HYPPOLITO, F. B. ; BALDO, H. G. ; COSTA, M. N. . Inglês para Fins Acadêmicos Específicos-Módulo 2-Reading/Listening.. 2013. (material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRANCESCHINI, J.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A.C.B.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Jéssica Franceschini. Ensino e Aprendizagem de Inglês como LE: Análise de uma proposta baseada em atividades de atenção focada à gramática. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
KANEKO MARQUES, S. M.; GUEDES EVANGELISTA, M. C. R.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Érika Chiarello. Análise de material didático de língua inglesa: foco em gramática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
CARVALHO, P.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI-FURLAN, C. J.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Patricia Carvalho Pepi. Motivação docente na área de língua inglesa: foco em professor-aluno em estágio supervisionado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; DELLA ROSA, S. F. P.; CARVALHO, P. S.. Participação em banca de Natália Cardoso da Silva.Relações entre motivação e o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês): Um Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI-FURLAN, C. J.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Gabriel Gonçalves Freitas.O PERFIL E A EXPECTATIVA DE ALUNOS DE UM NUCLI DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
KAWACHI-FURLAN, C. J.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; DELLA ROSA, S. F. P.; PRIMO, G.. Participação em banca de Gustavo Primo.O NASCIMENTO DE UM MATERIAL DIDÁTICO: reflexões sobre as escolhas pedagógicas do professor-autor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SALOMÃO, A.C.B.; KANECO-MARQUES; DELLA ROSA, S. F. P.; BERALDO, R.. Participação em banca de Rafael Beraldo.Explorando o tratamento do erro na relação de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
KANEKO-MARQUES, S. M.; ROCHA, N. A.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Gabriela Branquinho.Análise da abordagem gramatical em livros didáticos de Português como língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A.C.B.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Adelita Pantoja Martins.Um estudo sobre crenças de aprender inglês como língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A.C.B.; DELLA ROSA, S. F. P.. Participação em banca de Eduarda Rimi Ramos.Glossário de termos técnicos como ferramenta de tradução de manuais de manutenção aeronáutica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, G. L.; DELLA ROSA, S. F. P.; PROTETTI, F. H.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto de Letras. 2018. Instituto Federal de São Paulo.

2.
KAWACHI, G. J.; DELLA ROSA, S. F. P.. Seleção de professores de Inglês para o Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Unicamp. 2018. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação para a autonomia no Ensino Médio e Técnico. 2018. (Encontro).

2.
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).Escrita acadêmica em língua inglesa. 2018. (Oficina).

3.
Doctor College Conference. Teaching English for Academic Purposes in Brazil: challenges and perspectives. 2017. (Congresso).

4.
Encontro de Formação de Formadores. 2015. (Encontro).

5.
TESOL - A declaration of excellence.Integrating Grammar Instruction and Communication: What is the Focus?. 2012. (Seminário).

6.
II SELINC - Seminário de Estudos em Língua e Cultura.Esteriótipos sobre a mulher brasileira em propagandas publicitárias. 2011. (Seminário).

7.
XVIII INPLA - Intercambio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Cognição de aprendizes de inglês instrumental sobre ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. 2011. (Outra).

8.
XXXVI JELI - O processo de ensinar e aprender inglês na contemporaneidade.Atividade Temática: estrutura gramatical e o envolvimento dos aprendizes. 2010. (Outra).

9.
Colóquios PELSE - Colóquios do Nucleo Disciplinar Ensino de Espanhol e de Português como Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras. 2009. (Outra).

10.
Na construção do Método: uma equação de comunicação e rotinização. 2009. (Outra).

11.
XXIII Spring Conference- Língua Inglesa: Multiletramento e Interculturalidade.Construção de Conhecimento gramatical pelo aluno por meio de recurso midiático. 2009. (Outra).

12.
VIII JOPLE - Ensino de Línguas Estrangeiras para Crinaças: políticas públicas, formação de professores e práticas pedagógicas".Fixação de estruturas gramaticais por meio de contextos verossímeis no processo de ensino-aprendizagem. 2008. (Outra).

13.
XII Jornada de Letras - Estratégias de leitura de inglês como língua estrangeira. 2008. (Outra).

14.
XII Jornada de Letras - HQ´s, charges e cartuns na aula de língua estrangeira. 2008. (Outra).

15.
XII Jornada de Letras - Uso de dicionários na aula de língua inglesa. 2008. (Outra).

16.
XXIV JELI - Implicações da Educação a Distância na formação do professor e do aluno de línguas.Desenvolvendo estrutura gramatical por meio das quatro habilidades com filmes. 2008. (Outra).

17.
XXIII JELI- Políticas Educacionais para o Ensino de Língua Inglesa.O Papel do conhecimento prévio em um curso de inglês intrumental. 2007. (Outra).

18.
X Jornada de Letras - Diferentes aprendizagens na escola: o olhar do alununo. 2006. (Outra).

19.
X Jornada de Letras - Pesquisa na Graduação. 2006. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovada em segundo lugar em concurso público para cargo de professor substituto na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho (2012). 
Exame de Proficiência TOEFL IBT (2014). 
Exame de Proficiência TOEFL Itp (2014).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:30:03