Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4165859106506480
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Possui graduação plena em Química pela Universidade de Uberaba (2009),Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2015).Atualmente é mestrada em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, M. O. B. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação Científica e Formação de Professores.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil. Orientador: Prof. Dr. Moisés Nascimento Soares.
2012 - 2014
Especialização em Mídias da educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O uso das mídias como promotor de imagens, som, vídeos ilustrativos para a associação teoria e prática para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio..
Orientador: Jhonatan Alves Pereira Mata.
2006 - 2009
Graduação em Química.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Introdução á Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.


Atuação Profissional



E.E.João José Ferreira, E.E.J.J.F., Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor de Educação Básica, Carga horária: 20


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisora do PBID, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Professora no 3º módulo da disciplina Gestão de riscos e controle de perdas do curso Técnico em segurança do trabalho, no âmbito do Programa FIC - Formação Inicial e Continuada da Bolsa Formação/Trabalhador PRONATEC,no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas,totalizando carga horária de 40 horas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no 2º módulo da disciplina Riscos Industriais e os Impactos Ambientais do curso Técnico em segurança do trabalho, no âmbito do Programa FIC - Formação Inicial e Continuada da Bolsa Formação/Trabalhador PRONATEC,no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas,totalizando carga horária de 80 horas.


E.E.Vicente José Ferreira, E.E.V.J.F, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica, Carga horária: 20


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Regime: Dedicação exclusiva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Regime: Dedicação exclusiva.



Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SORIANO, G. G. ; SILVA, G. N. ; FIGUEIREDO, M. O. B. S. ; SOUZA, F. J. ; CARDOSO, R. M. D. . ACERTE AS VIDRARIAS: UMA BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER CONCEITOS E HABILIDADES EM MATERIAIS DE LABORATÓRIO. In: 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre-RS. Anais do 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Debates sobre o Ensino de Química, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDREIRA, F. Q. ; MORAIS, K. C. ; FIGUEIREDO, M. O. B. S. ; SOUZA, F. J. ; CARDOSO, R. M. D. . Construção de um destilador simples como alternativa didatica a partir da utilização de materiais de baixo custo e fácil aquisição. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador-BAHIA. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.

2.
PEDREIRA, F. Q. ; MORAIS, K. C. ; FIGUEIREDO, M. O. B. S. ; SOUZA, F. J. ; CARDOSO, R. M. D. . Utilizando mateiais alternativos de baixo custo como alternativa pedogogica para visualização de desdobramento de misturas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012, Salvador-Bahia. Anais do XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012.

3.
SILVA, G. N. ; SORIANO, G. G. ; FIGUEIREDO, M. O. B. S. ; SOUZA, F. J. ; CARDOSO, R. M. D. . Cubo Químico:Um jogo para desenvolver conceitos de funções orgânicas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012, Salvador-Bahia. AnAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012.

4.
SORIANO, G. G. ; SILVA, G. N. ; FIGUEIREDO, M. O. B. S. ; SOUZA, F. J. ; CARDOSO, R. M. D. . Visualizando os efeitos das propriedades coligativas:Uma atividade experimental sobre ebulisocopia e crioscopia.. In: 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química-EDEQ, 2012, Porto Alegre-RS. Anais do 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química-EDEQ, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS, DESCAMINHOS E POSSIBILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. Comissão Científica como avaliadora da linha de pesquisa ?Material didático',o II Seminário Institucional PIBID UESC e VII Seminário Baiano do PIBID. 2018. (Comissão Científica).

2.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. Comissão Científica do IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Comissão Científica).

3.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. Avaliadora ad hoc de trabalhos no evento Vila da Ciência. 2017. (Comissão avaliadora).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; FIGUEIREDO, M. O. B. S.; BRITO, P. E. S.. Participação em banca de Vilson Fernandes de Oliveira.Adolescência e Sexualidade:O que dizem alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Salinas -MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; FIGUEIREDO, M. O. B. S.; MOREIRA, J. C.. Participação em banca de Ariádine Miranda Cardoso.Sexualidade na adolescência:Estudo de caso de alunos do ensino médio em Rube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

3.
SANTOS, B. L.; OLIVEIRA, E. G. S.; FIGUEIREDO, M. O. B. S.. Participação em banca de Cleuver Pereira d os Santos.TIC´s no Ensino Aprendizagem de Química:Utilizando um jogo digital pronto como metodologia de Ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX -ENDIPE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS, DESCAMINHOS E POSSIBILIDADES. 2018. (Encontro).

2.
V Cóloquiodo Programade Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores. 2017. (Outra).

3.
VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas,Gestão e Práxis Educacional.Docência no ensino superior:desafios e possibilidades para uma prática emancipatória. 2017. (Seminário).

4.
XI ENPEC. 2017. (Encontro).

5.
I Conferência da Educação Científica ? Sul da Bahia. 2016. (Outra).

6.
XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química.O uso da produção de programas de TV como alternativa auxiliar para o ensino de Ciências e Química no Ensino Fundamental e correlatas do Ensino Médio. 2016. (Encontro).

7.
XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química.O Uso de Atividades Lúdicas como Mediador do Resgate de Interesse em Sala de Aula no Ensino de Química. 2016. (Encontro).

8.
XVIII Encontro Nacional do Ensino de Química.Projeto Monitoria em ação : Um mediador no processo de aprendizagem dos conteúdos Químicos. 2016. (Encontro).

9.
V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid.O uso da produção de programas de TV como alternativa auxiliar para o ensino de Ciências e Química no Ensino Fundamental e disciplinas correlatas do Ensino Médio. 2014. (Seminário).

10.
XVII ENEQ. 2014. (Encontro).

11.
1º FÓRUM REGIONAL DO PIBID. 2013. (Outra).

12.
II Simpósio de Ensino de Química.Passa Bola Termoquímica Uma abordagem divertida ao ensino de Química. 2013. (Simpósio).

13.
II Simpósio Mineiro de Educação.Tabela embaralhada uma alternativa didática no ensino de Química. 2013. (Simpósio).

14.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminario Nacional do Pibid.Arraiá Químico:Aplicação de uma nova metodologia alternativa no ensino de Q uímica.. 2013. (Encontro).

15.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminario Nacional do Pibid.Arraiá Químico:Aplicação de uma nova metodologia alternativa no ensino de Q uímica.. 2013. (Encontro).

16.
32º EDEQ-Encontro de debates sobre o ensino de Química.VISUALIZANDO OS EFEITOS DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE EBULIOSCOPIA E CRIOSCOPIA. 2012. (Encontro).

17.
32º EDEQ-Encontro de debates sobre o ensino de Química.ACERTE AS VIDRARIAS: UMA BRINCADEIRA PARA DESENVOLVER CONCEITOS E HABILIDADES EM MATERIAIS DE LABORATÓRIO. 2012. (Encontro).

18.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA.Construção de um destilador simples como alternativa didática a partir da utilização de materiais de baixo custo e fácil aquisição. 2012. (Encontro).

19.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA.Utilizando materiais alternativos de baixo custo como alternativa pedagógica para visualização de desdobramento de misturas. 2012. (Encontro).

20.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA.Cubo Químico:Um jogo para desenvolver conceitos de funções orgânicas. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Mendes Silveira. Análise do Uso de Materias Alternativos nas Atividades Experimentais em uma coleção de Livros Didáticos de Química no PNLD 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Orientador: Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo.

2.
Clécio Souza Sarmento. Uso de Materiais alternativos:uma análise do livro didático:Químia - Ensino Médio de Mortimer e Machado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Orientador: Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIREDO, M. O. B. S.. IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:56:12