Angelo Mozart Medeiros de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6545451812471968
  • Última atualização do currículo em 27/02/2018


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor do IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelo Mozart Medeiros de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Oliveira, A.M.M.;MEDEIROS DE OLIVEIRA, ANGELO MOZART

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Bento Gonçalves.
Avenida Osvaldo Aranha, 540
juventude
95700000 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200
Fax: (54) 34553246
URL da Homepage: http://www.bento.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
2008 - 2011
Mestrado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE ELETROMAGNETISMO UTILIZANDO O VÊ DE GOWIN EM CONTRAPOSIÇÃO AO RELATÓRIO TRADICIONAL.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Laboratório de Ensino; Eletromagnetismo.; Relação Teoria-Prática; Diagramas Vê; Regras Khunianas.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2007
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Programa de Capacitação de Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina de Física para o 1º Ano do Curso de Viticultura e Enologia
02/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Mecânica
02/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física IV
02/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física I
08/2013 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente.
08/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado da CPPD.
08/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Vice-Presidente do Colegiado da Comissão Permanente da Pessoal Docente.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 30



Projetos de extensão


2009 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Angelo Mozart Medeiros de Oliveira - Coordenador / Jader da Silva Neto - Integrante / Felipe Luy Valério - Integrante / Sandra Denise Stroschein - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS DE OLIVEIRA, ANGELO MOZART2016MEDEIROS DE OLIVEIRA, ANGELO MOZART; MOREIRA, MARCO ANTONIO . Um estudo exploratório para avaliar a dificuldade de problemas em ensino de física utilizando a teoria da carga cognitiva com o auxílio de uma hipermídia. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 9, p. 26-61, 2016.

2.
Oliveira, A.M.M.;MEDEIROS DE OLIVEIRA, ANGELO MOZART2013 Oliveira, A.M.M.; Marco Antonio Moreira . O que são hipermídias adaptativas e como relacioná-las com a Teoria da Aprendizagem Significativa?. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, p. 13-28, 2013.

3.
Hilger, T. R.2011 Hilger, T. R. ; Oliveira, A.M.M. ; Moreira, M.A. . Relación de los estudiantes en las clases experimentales de Física General con la Uve epistemológica de Gowin, en contraposición al informe tradicional. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION, v. 5, p. 256-266, 2011.

4.
HEIDEMANN, L. A.2010HEIDEMANN, L. A. ; VEIT, E. A. ; Oliveira, A.M.M. . Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs.. A Física na Escola (Online), v. 11, p. 30, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, A.M.M.; Chimendes, T. W. . Física. In: Mário Rangel. (Org.). Exatas. Porto Alegre: GRÁFICA DA UFRGS, 2003, v. 1, p. -.

Apresentações de Trabalho
1.
Thais Rafaela Hilger ; Oliveira, A.M.M. ; Marco Antonio Moreira . O uso do Vê de Gowin em Contraposição ao Relatório Tradiconal como Facilitador da Aprendizagem Significativa em Aulas de Laboratório de Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Thais Rafaela Hilger ; Oliveira, A.M.M. ; Marco Antonio Moreira . O Problema dos Falsos Teoremas-em-ação Sobre a Força de Atrito na Disciplina de Física Geral para Graduação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
HEIDEMANN, L. A. ; Oliveira, A.M.M. . Tutoriais de mídias e ferramentas digitais para o ensino de Física. 2010. (hipermídia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Estadual de Ensino de Física. 2009. (Encontro).

2.
VII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física. 2009. (Outra).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Oliveira, A.M.M.;MEDEIROS DE OLIVEIRA, ANGELO MOZART2013 Oliveira, A.M.M.; Marco Antonio Moreira . O que são hipermídias adaptativas e como relacioná-las com a Teoria da Aprendizagem Significativa?. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, p. 13-28, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 17:20:55