Julio Cesar Moreira Lemos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2377000959111201
  • Última atualização do currículo em 03/06/2018


Julio Cesar Moreira Lemos, iniciou seus estudos musicais aos treze anos de idade. Formou se no curso de música na escola Veiga Valle na classe do Prof. Clévio (GO) em 2004. Em 2005 iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade Federal de Goiás, no curso Licenciatura em Instrumento Musical, Habilitação em Violão. Em 2008 obteve a conclusão da graduação em música na classe do Prof. Dr. Werner Aguiar (SP). Em 2009 teve aulas particulares de harmonia voltada para a música popular brasileira em Brasília com o professor violonista Alencar 7 cordas durante o ano de 2009. No campo da atuação profissional na área da didática atua como professor de música instrumento violão desde 2003 com aulas particulares e em escolas de música, em 2008 lecionou na Escola de Músicos Ivana Bomtempo (GO), em 2007 trabalhou como professor estagiário em aulas individuais de instrumento violão no CEP Basileu França (Veiga Valle) em Goiânia. Em 2008 trabalhou como professor no CEFET-GO com aulas coletivas de instrumento violão. No campo da atuação profissional na área de performance, já se aprensetou em várias cidades do Brasil e no exterior, tais como Lisboa em Portugal, Barcelona na Espanha e Berlin na Alemanha. O repertorio tem como enfoque a música popular brasileira com obras de compositores como Villa Lobos, Radamez Ganattali, Garoto, Guinga, Badem Powel, Asttor Piazzola e Marco Pereira. Paralelamente a atuação como violonista solo e de música de câmera vem atuando desde 2006 como instrumentista acompanhador nos estilos Samba e Choro e Bossa-Nova, acompanhando cantoras interpretes e solistas do estilo. É coordenador de Núcleo de Choro da Universidade Federal de Goiás com o qual ja se apresentou em diversos eventos universitários e para a comunidades através de projetos de extensão acadêmica. É integrante do grupo de música instrumental brasileira ?Brasil in Trio? composto pelos músicos Everton Luiz, Diego Amaral, e Julio Lemos. O grupo que tem como foco interpretação vários gêneros da música popular brasileira entre eles os principais são: o Choro; Baião; Maracatu; Samba e Bossa Nova. Tendo recebido dois prêmios do Edital Brasil Conexão Cultura Intercâmbio, do Ministério da Cultura do Brasil, e a partir deste prêmio, realizou concertos e workshops na Universidade de Évora em Portugal, e na Espanha na Universidade Rei Juan Carlos. Em 2014 o grupo gravou seu primeiro Disco: Brasil in Trio interpreta Alessandro Branco, o qual foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, como grupo revelação na música brasileira. O grupo também já se apresentou na França, no clube do choro de Paris, na Suíça, em Zurique, e na Espanha em Barcelona. Julio Lemos é coordenador dos seguintes Projetos de Extensão: 1) Orquestra de violões da EMAC-UFG, 2) Brasil in Trio. 3) Núcleo de Choro da UFG, 4) Quarteto Pixinga. Julio Lemos é também compositor e arranjador, atualmente prepara-se para gravar seu primeiro disco solo que será lançado em 2017. Possui a titulação de Mestre pela Universidade Federal de Goiás. Concomitante a atuação como performer em música clássica e popular também atua como pesquisador e professor efetivo de música na escola de música e artes cênicas da Universidade Federal de Goiás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julio Cesar Moreira Lemos
Nome em citações bibliográficas
LEMOS, J. C. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Música - Práticas interpretativas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Marcia Ermelindo Taborda.
Palavras-chave: Violão Brasileiro; Dilermando Reis, Marco Pereira; Choro; Samba; Violão solo, Marco Pereira, Jazz e Garoto; Baden Powell.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: VERTENTES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA INSTRUMENTAL NA PRODUÇÃO VIOLONÍSTICA DE MARCO PEREIRA: um estudo de caso ? ?Samba Urbano".,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: WERNER AGUIAR.
2005 - 2008
Graduação em Música, Licenciatura em instrumento musical violão.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O ACOMPANHAMENTO DO VIOLÃO DE SEIS CORDAS EM TRÊS COMPOSIÇÕES DE ADONIRAN BARBOSA INTERPRETADAS PELO CONJUNTO DEMÔNIOS DA GAROA: ASPECTOS HARMÔNICOS E CONTRAPONTÍSTICOS..
Orientador: Fabiano da Silva Chagas.




Atuação Profissional



Universidade de Évora, UE, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda Da Arte, CEPCA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor efetivo de instrumento - violão - ensino coletivo - harmonia - improvisação aplicada ao intrumento.


Escola de Musicos, E M, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10


CEFET-GO, CEFET-GO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor estagiário do curso técnico de música do CEFET-GO durante o ano de 2008.

Atividades

03/2008 - 11/2008
Estágios , CEFET-GO, .

Estágio realizado
ESTAGIO REALIZADO.

Escola de Artes Veiga Valle, CEP em Artes Basileu França, EAVV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
"VIOLÃO POPULAR BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: PEDAGOGIA E PERFORMANCE"
Descrição: O presente projeto justifica-se pela necessidade de investigar os aspectos relacionados à pedagogia do ensino do instrumento violão, inserido na contexto da música popular brasileira, seja em termos composicionais ou de arranjos para violão solo ou seja na função de acompanhamento rítmico harmônico. Observamos através de breve análise do processo histórico e da revisão bibliográfica sobre o assunto que os estudos acerca do violão na vertente da música popular brasileira ainda é um campo vasto que tem muito a ser pesquisado e explorado. Nota-se que as primeiras pesquisas em programas de pós-graduação ainda são recentes, como foi apresentado na introdução deste projeto. O que de fato denota-se que ainda é um campo pouco explorado e que possui vasta quantidade de material a ser pesquisado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador / Everton Luiz - Integrante / Everson Bastos - Integrante / Jarbas Cavendish - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Nucleo de Choro
Descrição: O Núcleo de Choro UFG, é um centro de estudo em performance e prática do gênero musical intitulado Choro.O Núcleo tem como premissa o resgate e manutenção deste gênero reconhecido como o primeiro gênero da música popular brasileira, considerado a raiz da música brasileira. No Núcleo são realizadas atividades voltadas para a prática de um repertório em comum através dos seguintes instrumentos: Flauta, Sax, Trombone, Clarineta, Cavaquinho, Pandeiro e Violão de 6 e de 7 cordas. Além das aulas dos instrumentos os alunos têem também aulas de prática de conjunto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador / Johnsom Machado - Integrante.
2012 - Atual
Orquestra de violões da EMAC-UFG
Descrição: A orquestra é formada mediante a proposta de se integrar os alunos de diferentes níveis de habilidades técnica no instrumento dentro de um mesmo grupo de performance musical. O fazer musical dos alunos na prática é a principal justificativa para a existência desta orquestra, considerando-se o ensino coletivo de instrumento musical esta pautado no estudo que tem como fim a performance musical, uma das principais etapas do processo prático para o aprendizado do instrumento musical. Bem como a orquestra passa a ser um grande motivador dos alunos a partir de apresentações públicas nos mais diversos lugares na comunidade. A música para ser apreciada precisa do ouvinte ou seja precisa-se ocorrer a interação músico-platéia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador.
2012 - Atual
Quarteto Pixinga, antigo Regional do Ciranda
Descrição: O grupo tem como justificativa a necessidade da educação musical através do ensino e divulgação da cultura musical popular brasileira nas escolas estaduais e municipais no estado de Goiás. O Regional do Ciranda também está vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte, uma instituição criada pelo estado de Goiás a partir da oficialização da lei 11.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico no Brasil. O grupo realiza pesquisas sobre gêneros diversos da música popular brasileira, em especial o Choro, surgido no final do século XIX, a partir destas pesquisas o grupo tem como função prestar apoio aos professores da rede estadual e municipal de ensino a partir da elaboração e fornecimento de materiais didáticos para serem aplicados aulas de música nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador.
2010 - Atual
Brasil in Trio / Concertos
Descrição: O Brasil in Trio é um projeto de extensão pautado na pesquisa da música popular brasileira. Formado pelos instrumentas: Julio Lemos (Violão 7 cordas), Everton Luiz (Sax, Flauta Transversal e Clarinete) e Diego Amaral (Percussão), o grupo realiza pesquisas musicológicas para a constituição do repertório formado por choros, que são interpretados em performances em recitais e concertos. Os integrantes do trio compõe em conjunto os arranjos das peças interpretadas de forma camerística. O grupo também realiza concertos didáticos em mini-cursos e workshops de música brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - 2015
Workshop Julio Lemos na Universidade de Évora
Descrição: Workshop Julio Lemos na Universidade de Évora.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Julio Cesar Moreira Lemos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Turnê Brasil in Trio, turnê Europeia., Ministério da Cultura, Edital Conexão Cultura Intercâmbio..
2014
Turnê Brasil in Trio, Turnê Europeia., Ministério da Cultura, Edital Conexão Cultura Intercâmbio. 2014.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEMOS, J. C. M.2010LEMOS, J. C. M.. Os aspéctos composicionais presentes na obra de Garoto e sua influência sobre um novo gênero musical: a Bossa Nova. Anais do X SEMPEM, v. 1, p. 143-150, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEMOS, J. C. M.. Características interpretativas de Dilermando Reis e Marco Pereira sobre a obra Magoado. In: V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2018, Rio de Janeiro. V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2018.

2.
LEMOS, J. C. M.. The presence of quartal harmony in the work Samba Urbano of Marco Pereira: the influence of Shoenberg, Debussy e Ravel.. In: Popular Culture Association / Popular Culture of América, 2017, San Diego. Popular Culture Association / Popular Culture of América, 2017.

3.
LEMOS, J. C. M.. A presença da harmonia quartal na obra Samba Urbano de Marco Pereira: a influência de Schoenberg, Debussy e Ravel.. In: VI - Simpósio Internacional de Musicologia, 2016, Goiânia. VI Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2016. v. VI.

4.
LEMOS, J. C. M.. O Idiomátismo presente na composição para violão solo Samba Urbano de Marco Pereira. In: Associação de Pesquisa e Pós graduação em Música, 2013, Natal. XXIII Congresso Nacional de Pesquisa em Música - ANPPOM, 2013.

5.
LEMOS, J. C. M.. A MPB Instrumental Contemporânea e a Produção Violonística De Marco Pereira.. In: Associação de Pesquisa e Pós graduação em Música, 2011, Uberlândia. XXIII Congresso Nacional de Pesquisa em Música - ANPPOM, 2011.

6.
LEMOS, J. C. M.. Os aspectos composicionais presentes na obra de garoto e sua influência sobre um novo gênero musical: a bossa nova.. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2010, Goiânia. X Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia: Sonia Ray Ed., 2010. p. 143.

7.
LEMOS, J. C. M.. O ACOMPANHAMENTO DO VIOLÃO DE SEIS CORDAS NA COMPOSIÇÃO SAUDOSA MALOCA DE ADONIRAN BARBOSA, INTERPRETADA PELO CONJUNTO DEMÔNIOS DA GAROA: ASPECTOS HARMÔNICOS E CONTRAPONTÍSTICOS.. In: SEMPEM - Seminario Nacional de Pesquisa em Música, 2009, Goiânia. Seminario Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia: Capes, 2009. v. 3. p. 79-86.

Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, J. C. M.; AGUIAR, W. . A MPB instrumental contemporânea e a produção violonística de Marco Pereira: análise da obra Samba Urbano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEMOS, J. C. M.. O ACOMPANHAMENTO DO VIOLÃO DE SEIS CORDAS NA COMPOSIÇÃO SAUDOSA MALOCA DE ADONIRAN BARBOSA, INTERPRETADA PELO CONJUNTO DEMÔNIOS DA GAROA: ASPECTOS HARMÔNICOS E CONTRAPONTÍSTICOS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LEMOS, J. C. M.. Magoado, 2018. (Partitura Musical/Outro).

2.
LEMOS, J. C. M.. Magoado transcrição de Dilermando Reis, 2017. (Partitura Musical/Outro).

3.
LEMOS, J. C. M.. Por Acaso, 2013. (Partitura Musical/Outro).

4.
LEMOS, J. C. M.. Sambaião, 2013. (Partitura Musical/Outro).

5.
LEMOS, J. C. M.. As rosas não falam, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

6.
LEMOS, J. C. M.. É preciso saber viver, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

7.
LEMOS, J. C. M.. Chega de Saudade, 2012. (Partitura Musical/Outro).

8.
LEMOS, J. C. M.. A Flor e o Espinho, 2012. (Partitura Musical/Outro).

9.
LEMOS, J. C. M.. Chovendo na Roseira (arranjo), 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

10.
LEMOS, J. C. M.. Sozinho, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

11.
LEMOS, J. C. M.. Maracangalha, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

12.
LEMOS, J. C. M.. Have you ever seen the rain., 2012. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LEMOS, J. C. M.. PARECERISTA das propostas de Comunicações e Pôsteres submetidos para o IV Congresso da ABRAPEM.. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LEMOS, J. C. M.. Workshop Hamilton de Holanda. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEMOS, J. C. M.. Workshop Marco Pereira/ Harmonia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEMOS, J. C. M.; CAETANO, Rogério . Workshop Rogério Caetano/ Violão de 7 cordas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEMOS, J. C. M.. Harmonia Aplicada Ao violão - Mini curso, Julio Lemos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEMOS, J. C. M.. Arranjo e prática de Conjunto de Choro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LEMOS, J. C. M.. Ritmos Brasileiros aplicados ao violão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LEMOS, J. C. M.. Workshop de violão 7 cordas Julio Lemos na Universidade de Évora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LEMOS, J. C. M.. Workshop violão brasileiro com Julio Lemos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
LEMOS, J. C. M.. Workshop de violão 7 cordas e elaboração de arranjo Julio Lemos na Universidade Rei Juan Carlos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LEMOS, J. C. M.. Workshop Julio Lemos na Escuela Siete Octavos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
LEMOS, J. ; LEMOS, J. C. M. . DVD Julio Lemos Brasil Acústico. 2018. Audiovisual.

2.
LEMOS, J. C. M.. Concerto no Congresso do PCA/ACA em San Diego nos Estados Unidos. 2017. Interpretação.

3.
LEMOS, J. C. M.. Quarteto Pixinga, Lançamento de CD. 2016. Interpretação.

4.
LEMOS, J. C. M.. Concerto Brasil in Trio em Zurique. 2016. Interpretação.

5.
LEMOS, J. C. M.; GOMES, L. ; GEUS, J. ; FRANCISCO Henry . CD Quarteto Pixinga Interpreta Clássicos do Choro. 2016. Registro Fonográfico.

6.
LEMOS, J. C. M.. Uma Valsa Choro para Garoto. 2016. Composição (estréia).

7.
LEMOS, J. C. M.. Turnê Brasil in Trio. 2015. Interpretação.

8.
LEMOS, J. C. M.. Concerto Brasil in Trio em Madri. 2015. Interpretação.

9.
LEMOS, J. C. M.. Ventando na Toka. 2015. Composição (estréia).

10.
LEMOS, J. C. M.. Planando. 2015. Composição (estréia).

11.
LEMOS, J. C. M.. Brasil in Trio / Concerto na Escuela 7 Octavos, na Argentina, Buenos Aires. 2014. Interpretação.

12.
LEMOS, J. C. M.. Brasil in Trio / Concerto no Clube do Choro de La Plata. 2014. Interpretação.

13.
LEMOS, J. C. M.. Brasil in Trio / Concerto no congresso da ISME.. 2014. Interpretação.

14.
LEMOS, J. C. M.. Quarteto Pixinga convida Julio Lemos. 2014. Interpretação.

15.
LEMOS, J. C. M.. CD Brasil in Trio Interpreta Alessandro Branco. 2014. Registro Fonográfico.

16.
LEMOS, J. C. M.. Turnê Brasil in Trio/ França Clube do Choro. 2014. Interpretação.

17.
LEMOS, J. C. M.. Apresentação da Orquestra de Violões da EMAC-UFG.. 2013. Interpretação.

18.
LEMOS, J. C. M.. Apresentação da Orquestra de Violões da EMAC-UFG.. 2013. Interpretação.

19.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

20.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

21.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

22.
GOMES, L. ; GEUS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

23.
GOMES, L. ; GEUS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

24.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

25.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

26.
GOMES, L. ; GEUS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2013. Interpretação.

27.
LEMOS, J. C. M.. Recital Violão solo, Música e Cena 2012. 2012. Interpretação.

28.
LEMOS, J. C. M.. Recita de Defesa do mestrado em música na contemporaneidade. 2012. Interpretação.

29.
LEMOS, J. C. M.. Concerto de violão solo, no Palácio da Foz em Portugal. 2012. Interpretação.

30.
VIEGAS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Show no XVI FICA, (Festival Internacional de cinema ambiental).. 2012. Interpretação.

31.
LEMOS, J. C. M.; LUIZ, E. ; AMARAL, D. . Apresentação de Abertura do Evento 'V Jornada Cientíica da FUG, (Faculdade União de Goyases). 2012. Interpretação.

32.
LEMOS, J. C. M.. Apresentação da Orquestra de Violões da EMAC-UFG.. 2012. Interpretação.

33.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

34.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Recital, Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

35.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

36.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

37.
GOMES, L. ; GEUS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

38.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

39.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Assciação Pestalozzi de Goiânia. 2012. Interpretação.

40.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

41.
LEMOS, J. C. M.; GEUS, J. ; GOMES, L. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

42.
GEUS, J. ; GOMES, L. ; LEMOS, J. C. M. . Apresentação do Regional do Ciranda. 2012. Interpretação.

43.
LEMOS, J. C. M.. Recital dos alunos da disciplina Seminarios em Performance. 2011. Interpretação.

44.
LEMOS, J. C. M.. Recital de música popular brasileira do professores de Música _ UFG. 2011. Interpretação.

45.
LEMOS, J. C. M.. Show - Trio Brasil Acústico instrumental - Espaço das profissões UFG. 2011. Interpretação.

46.
LEMOS, J. C. M.; M . Grupo de Choro da Emac UFG. 2011. Interpretação.

47.
LEMOS, J. C. M.. Apresentação de Abertura do Evento 'IV Congresso de fenomenologia da região Centro - Oeste'. 2011. Interpretação.

48.
LEMOS, J. C. M.; LUIZ, E. . Recital de música popular brasileira. 2010. Interpretação.

49.
LEMOS, J. C. M.. Show Grupo de Choro Emac- UFG, projeto música no Campus. 2010. Interpretação.

50.
LEMOS, J. C. M.. Choro in Trio e Grace Carvalho, projeto música no Campus. 2010. Interpretação.

51.
LEMOS, J. C. M.; LUIZ, E. . Choro in Trio, projeto grande hotel revive o choro. 2010. Interpretação.

52.
LEMOS, J. C. M.. Recital de Violão. 2009. Interpretação.

53.
LEMOS, J. C. M.. Apresentaçao em Grupo de musica/ choro. 2009. Interpretação.

54.
LEMOS, J. C. M.. Choro in Trio, projeto grande hotel revive o choro. 2008. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LEMOS, J. C. M.. Violão solo - Julio Lemos. 2015 (Concerto).

2.
LEMOS, J. ; LEMOS, J. C. M. . Recital de violão. 2009 (recital).

3.
LEMOS, J. C. M.. Recital de violão. 2009 (recital).

4.
LEMOS, J. C. M.. Recital de violão. 2008 (recital de violão).

5.
LEMOS, J. C. M.. Recital de Formatura. 2008 (recital de formatura).

6.
LEMOS, J. C. M.. Violão solo no projeto grande hotel revive o choro. 2007 (apresentação musical).

7.
LEMOS, J. C. M.; LUIZ, E. . Prova Pública. 2007 (apresentação musical).

8.
LEMOS, J. C. M.; LOPES, M. D. . Prova Pública. 2006 (apresentação musical).

9.
LEMOS, J. C. M.. Cultura Popular Brasileira. 2005 (recital).

10.
LEMOS, J. C. M.. Recital duo de violões. 2003 (recital).

11.
LEMOS, J. C. M.; FURTADO, Fernanda . Recital de violão. 2003 (recital de violão).

12.
MARIA, S. ; LEMOS, J. C. M. . Recital de violão e poesia. 2003 (recital de violão).

13.
LEMOS, J. C. M.; FURTADO, Fernanda . Recital de violão. 2003 (recital de violão).

14.
LEMOS, J. C. M.. Recital de violão. 2003 (recital de violão).

15.
LEMOS, J. C. M.. Prática de conjunto. 2003 (apresentação musical).

16.
LEMOS, J. C. M.. Grupo chorando no valle. 2003 (apresentação musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUZINI, Ingrid; LEMOS, J. C. M.. Participação em banca de INGRID LOBO LUZINI.O ACOMPANHAMENTO DA GUITARRA EM UMA BIG BAND: BANDA PEQUI ORQUESTRA DE MÚSICA BRASILEIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LEMOS, J. C. M.; ROGERIO, . S.. Participação em banca de WERLEY DA SILVA ROGÉRIO.UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO PIANÍSTICO NO BAIÃO E NO MARACATU DE BAQUE VIRADO. 2014 - Universidade Federal de Goiás.

3.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; BASTOS, E.. Participação em banca de Phelip Jonatas de Oliveira Moreira.O saxofone de Marcelo Martins e seu estilo de improvisação: transcrição de aspectos fraseológicos e idiomáticos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; BASTOS, E.. Participação em banca de Adriano de Souza Fernandes.O método Bass Solo de Nico Assumpção: uma proposta de estudo a partir da concepção do ensino da improvisação de Jamey Abersold.. 2013 - Universidade Federal de Goiás.

5.
LEMOS, J. C. M.; AGUIAR, A. O.; CRUVINEL, F. M.. Participação em banca de Jennegs Luiz Porto L. Melo.Projeto Retocar: um estudo de caso sobre a aplicabilidade do Ensino Coletivo de Violão.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SCHARNOVSKI, K.; LEMOS, J. C. M.. Participação em banca de KALONI SCHARNOVSKI.ELETROACÚSTICA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO PARA SALAS DE AULA DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LEANDRO, F. A.; LEMOS, J. C. M.. Participação em banca de Fernando Alves Leandro.A importância dos Vst?s no processo composicional na pré-produção e na produção musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição) - Universidade Federal de Goiás.

8.
PEDRO MARTELI; HUMBERTO JOS'É; LEMOS, J. C. M.. Participação em banca de José Humberto.O TRÊMOLO: PROPOSTAS DE ESTUDO E INVESTIGAÇÃO DE REPERTÓRIO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás.

9.
LEMOS, J. C. M.; V. ÁTILA. Participação em banca de ATÍLA VICTÓRIO.PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: ENSINANDO COM A LINGUAGEM DO CÉREBRO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás.

10.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; CLIMACO, M.. Participação em banca de José Ribamar.O violão de sete cordas presente no grupo camerístico conhecido por Regional.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEMOS, J. C. M.. Banca de Vestibular de música, prova especifica. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
LEMOS, J. C. M.. Banca de Vestibular de música, prova especifica. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
LEMOS, J. C. M.. Banca de Vestibular de música, prova especifica. 2015. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
LEMOS, J. C. M.. Membro do corpo de Jurados do desfile de Carnaval oficial de São Paulo. 2018. LIGA Das Escolas de Samba de São Paulo.

2.
LEMOS, J. C. M.. Banca de Jurados do desfile oficial de Carnaval de São Paulo, promovido pela LIGA-SP. 2017.

3.
LEMOS, J. C. M.; PEDRO MARTELI; COSTA, H.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2013.

4.
LEMOS, J. C. M.; BARRA, A.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2013.

5.
LEMOS, J. C. M.; ALBERNAZ, F.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2013.

6.
CHAGAS, F.; CORRENTINO, D. F.; LEMOS, J. C. M.. Banca de Prova de Domínio Extraordinário de Conteúdo. 2012. Universidade Federal de Goiás.

7.
CHAGAS, Fabiano; CORRENTINO, D. F.; LEMOS, J. C. M.. Banca de prova de dominio extraordinário de conteúdo. 2012. Universidade Federal de Goiás.

8.
LEMOS, J. C. M.; CARVALHO, R.; LINHARES, R.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2012.

9.
CORRENTINO, D. F.; CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2011.

10.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; BASTOS, E.. banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2011.

11.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; CAVENDISH, J.. Vestibular de música. 2010.

12.
CHAGAS, F.; LEMOS, J. C. M.; CORRENTINO, D. F.. Banca de Processo Seletivo - Vestibular de música-UFG. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPPOM. A MPB instrumental contemporânea e a produção violonística de Marco Pereira: análise da obra Samba Urbano. 2011. (Congresso).

2.
Curso internacional de Verão de Brasília.Aulas de instrumento musical - violão - Marco Pereira e Rogério Caetano. 2011. (Outra).

3.
Movimento internacional de música de Uberlândia.Aulas de instrumento musical - violão - Marco Pereira. 2011. (Oficina).

4.
Curso internacional de Verão de Brasília.Aulas de instrumento musical- violão - Marcus Tardelli. 2009. (Oficina).

5.
Encontro Goiano de Educação Musical. 2008. (Encontro).

6.
32º Festival Nacional de Música Camargo Guanieri. 2007. (Oficina).

7.
Grande hotel Revive o choro.apresentação musical. 2007. (Encontro).

8.
VII Seminario Nacional de Pesquisa em Música. 2007. (Seminário).

9.
Vlll Festival Eleazar de Carvalho. 2006. (Oficina).

10.
A Ritmica de Dalcroze. 2005. (Outra).

11.
VI Canto da Primavera. 2005. (Oficina).

12.
VI Canto da Primavera. 2005. (Oficina).

13.
25 º Curso internacional de Verão do CEP/escola de musica de Brasilia. 2003. (Outra).

14.
3º oficina de música da Primavera. 2003. (Oficina).

15.
XVIII Ciclo de Recitais e Palestras "violões e violonistas Goianos". 2003. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julio Cesar Moreira Lemos. A INSERÇÃO DA VIOLA CAIPIRA NA UNIVERSIDADE. UM IMPORTANTE MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO MUSICAL DO ALUNO DENTRO DE UM CURSO DE MÚSICA POPULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Julio Cesar Moreira Lemos.

2.
Tiago Braga Basto. Iniciacao musical através do ensino coletivo do violao em escolas publicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Julio Cesar Moreira Lemos.

3.
Julio Cesar Moreira Lemos. O ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: As orquestras de violões como sugestão metodológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Musical - Licenciatura em Ensino Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Julio Cesar Moreira Lemos.

4.
Luann Carlos Ferreira Rodrigues. O Ensino Coletivo de Instrumento Musical na Orquestra de Violões Sinfonia do Cerrado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Musical, Licenciatura em instrumento) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Julio Cesar Moreira Lemos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LEMOS, J. C. M.. Harmonia Aplicada Ao violão - Mini curso, Julio Lemos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEMOS, J. C. M.. Arranjo e prática de Conjunto de Choro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEMOS, J. C. M.. Ritmos Brasileiros aplicados ao violão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Musica
1.
LEMOS, J. C. M.. Apresentação da Orquestra de Violões da EMAC-UFG.. 2012. Interpretação.



Outras informações relevantes


O violonista Julio Cesar Moreira Lemos, possui intensa atividade como pesquisador da música popular brasileira além de ter intensa carreira enquanto concertista, e músico com participação na gravação de discos e shows de diversos artistas, tendo também realizado diversas turnês, pela Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha e Portugal.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:20:22