Nathália Mieko da Silva Hosoya

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3317876007457455
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Nathália Mieko da Silva Hosoya é doutoranda em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará e bacharel em Psicologia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Paranaíba. Atualmente, é professora do curso de Psicologia na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Já realizou pesquisas em Terapia Comportamental, nos temas: programa de atendimento a pais de crianças e adolescentes com problema de comportamento, interação terapeuta-cliente. Realiza pesquisas na área de Análise do Comportamento, principalmente nos temas: Metacontingência, Práticas Culturais e Comportamento Verbal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathália Mieko da Silva Hosoya
Nome em citações bibliográficas
HOSOYA, N. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: a definir,
Orientador: Maria Amália Pie Abib Andery.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Efeito de consequências culturais e interações verbais intragrupo na seleção e manutenção de contingências comportamentais entrelaçadas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Emmanuel Zagury Tourinho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2015 - 2017
Especialização em MBA Psicologia Organizacional e Recursos Humanos. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
Título: Comunicação Interna em uma rede de ópticas.
Orientador: Marcelo Ricardo Martelo.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Tutoria em EAD. (Carga Horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2016.
2007 - 2012
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Correspondência Verbal: um estudo sobre a dependência funcional em operantes correspondentes.
Orientador: Cristiane Alves.




Formação Complementar


2016 - 2016
AC Social: planejando mudanças culturais para a sustentabilidade. (Carga horária: 4h).
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2016 - 2016
Os transtornos de personalidade sob a ótica da Análise do Comportamento. (Carga horária: 4h).
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2014 - 2014
Grupo de esudos "Base filosóficas do Behaviorismo Radical". (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Evolution and the multiscale molar view of behavio. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2014 - 2014
Punção: princípios básicos e algumas implicações. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2014 - 2014
Bases filosóficas do Behaviorismo Radical. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
História e Historiografia da Psicologia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Subjetividade e Relações Comportamentais. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2013 - 2013
Condicionamento Pavloviano. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
Quando relatos verbais não são correspondentes. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
(Comporta) Mentalizando a mente: eventos privados. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Oficinas de Orientação Profissional. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Análise funcional na pesquisa e aplicação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Políticas públicas de saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Seresc - Serviço de Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 156h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2010
Avanços no estudo do comportamento verbal. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Seresc - Serviço de Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 216h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2009 - 2009
A cultura sob a pespectiva do Behaviorismo Radical. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
A terapia como suporte social ao policial militar. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
stress, saúde mental e qualidade de vida. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
A psicanálise e suas implicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação psicológica de condutores e trânsito. (Carga horária: 2008h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2007
Atuações do psicólogo diante situações de morte. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia do consumidor: perspectivas de atuação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2007
Reflexões psicossociais acerca do suicídio. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Análise Experimental do Comportamento I Análise Experimental do Comportamento II Entrevista e Observação Estágio Básico I


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina ministrada: Psicologia Comportamental


Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande, UNISALESIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Outras informações
Disciplinas ministradas: Análise Experimental do Comportamento TSP I: Comportamental e Cognitivista Psicologia Organizacional e do Trabalho Cultura Organizacional TSP III: Comportamental e Cognitivista



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Efeitos de consequências culturais e interações verbais intragrupo na seleção e manutenção de contingências comportamentais entrelaçadas
Descrição: Metacontingências descrevem relações funcionais entre contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) com o produto agregado (PA) resultante da coordenação desses entrelaçamentos e uma consequência cultural liberada por um sistema receptor. Pesquisas recentes sobre a seleção por metacontingências avaliaram os efeitos de consequências culturais de natureza diferente de consequências comportamentais. Itens escolares foram utilizados como consequência cultural, com a informação de que seriam doados a uma escola pública pelos responsáveis da pesquisa ao final do experimento. Os participantes foram convidados a participar da cerimônia de entrega. Observa-se, nesses arranjos experimentais, que a consequência cultural (item escolar) é liberada para a microcultura após a sessão experimental, mas entregue aos destinatários (escola beneficiada) muito mais atrasadamente e, por isso, poderia não ser efetiva em selecionar padrões entrelaçados de comportamentos. Entretanto, os resultados das pesquisas demonstraram um aumento na probabilidade de recorrência de contingências comportamentais entrelaçadas e produtos agregados como função da produção da consequência cultural (item escolar). A literatura da área argumenta que o comportamento verbal intragrupo pode funcionar como uma consequência imediata adicional e relevante, colocando o comportamento parcialmente sob controle de consequências atrasadas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consistiu de avaliar o efeito de consequências culturais na seleção de CCEs e PAs na presença e ausência de interações verbais intragrupais, com a finalidade de verificar se as interações verbais entre os participantes exercem função de uma consequência operante verbal adicional e contingente ao responder individual entrelaçado. Além disso, pretendeu-se aferir a manutenção dos comportamentos entrelaçados sob suspensão da consequência cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Coordenador / Emmanuel Zagury Tourinho - Integrante.
2011 - 2012
Efeitos dos comportamentos de recomendação e empatia do terapeuta na avaliação do cliente sobre a relação terapêutica e sobre o sucesso da terapia.
Descrição: A relação terapêutica tem sido identificada como uma das principais variáveis relacionadas ao sucesso da psicoterapia. Há indicativos de que comportamentos diretivos como dar recomendações estejam correlacionados a baixa adesão em terapia enquanto comportamentos empáticos estejam correlacionados com resultados positivos da terapia. O presente estudo tem como objetivo verificar experimentalmente os efeitos dos comportamentos de Recomendação e Empatia do terapeuta na avaliação do cliente sobre a relação terapêutica. Participarão de terapia individual, 4 pais/cuidadores de crianças com problemas de comportamento externalizantes. O processo terapêutico será constituído de 24 sessões, distribuídas em seis fases. A Fase A serão realizadas avaliações comportamentais por meio do CBCL (Child Behavior Checklist), WAI (Inventário de Aliança de Trabalho) e Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Na fase B dar-se-á início o processo de intervenção terapêutica e aplicação do WAI. Nas fases C e D ocorrerá a manipulação dos comportamentos de Recomendação e Empatia, respectivamente, e aplicação do WAI. Na fase E, término da terapia, ocorrerá a reaplicação dos instrumentos da Fase A. Na Fase F serão reaplicados os instrumentos da Fase A, de linha de base, após 6 meses da intervenção, para avaliar a generalização e a manutenção dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Integrante / Juliano Setsuo Violin Kanamota - Coordenador / Kanamota, P. F. C - Integrante / Bolsoni-Silva, A. T. - Integrante / Fernanda Angélica de Souza - Integrante / Jucimeri Thewes - Integrante / HAnnah Claudia Gimenes - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Ciclo de Palestras e II Seminário de Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso - Psicologia/CPAR - 2012
Descrição: Este evento, denominado 'Ciclo de Palestras e II Seminário de Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso - Psicologia/CPAR - 2012' e organizado pela Comissão de Monografias (COM) do curso de Psicologia - Bacharelado - do Câmpus de Paranaíba (CPAR), tem como objetivo principal divulgar a produção monográfica dos alunos matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II do curso de Psicologia por meio de ato de defesa pública, requisito parcial para a conclusão do curso. Também visa a interdisciplinaridade uma vez que conferências, palestras e bancas serão agendas com profissionais externos ao CPAR. De modo geral, serão abordados temas diversificados da ciência psicológica e referentes às três ênfases curriculares adotadas no curso: Psicologia e Processos de Saúde; Psicologia e Processos Educativos; e Psicologia e Processos Organizacionais. Assim, contando com a colaboração de docentes de diversos IES, o evento será dividido em quatro partes (conferência de abertura, bancas de defesas, palestras e conferência de encerramento) e está endereçado ao público em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Coordenador / Cristiane Alves - Integrante / Juliano Setsuo Violin Kanamota - Integrante / Eliana da Mota Bordin de Sales - Integrante.
2011 - 2011
Oficinas de Orientação Profissional: da Teoria à Prática
Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar oficinas de orientação profissional e de carreira em diferentes contextos. O desenvolvimento de carreira é entendido como um processo que ocorre ao longo da vida, em decorrência de uma série de pequenas decisões, sofrendo influências sócio-econômicas, tecnológicas e ambientais. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho irá desenvolver oficinas de orientação profissional direcionadas a diferentes populações, tais como jovens do ensino médio e profissionalizante, universitários e populações vulneráveis (presidiários). Por meio deste projeto, universitários do curso de Psicologia terão a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de propiciar reflexão acerca da própria carreira. Desta forma, espera-se proporcionar espaços de reflexão acerca do projeto profissional, bem como, discussões sobre quais caminhos escolher na construção de uma carreira que possua consonância com aspirações subjetivas e econômicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Coordenador / Marina Cardoso de Oliveira - Integrante / Ana Paula de Castro Freitas - Integrante / Loraine Maila Machado Cavassana - Integrante / Francine Camila Rosa - Integrante.
2009 - 2011
SERESC-Serviço de Recrutamento, Seleção e Consultoria
Descrição: O SERESC - Serviço de Recrutamento, Seleção e Consultoria oferece à comunidade empresarial de Paranaíba serviços especializados na área de gestão de pessoas, sem custos para as empresas, agregando conhecimentos práticos de consultoria e assessoria empresarial aos discentes envolvidos no projeto. Este trabalho vem proporcionar as empresas de Paranaíba uma ferramenta diferencial para seu crescimento e desenvolvimento, através da prestação de serviços especializados gratuitos em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Os alunos do curso de Psicologia e Administração sob supervisão de professores estarão aptos a prestar serviços de consultoria e diagnóstico organizacional, descrição de cargos e análise de salários, pesquisas de avaliação de clima organizacional, satisfação, além de oferecer cursos e treinamentos em várias áreas de capacitação pessoal e profissional. Para a comunidade Paranaíbense o SERESC irá montar um banco de currículos, onde ficarão armazenados currículos de candidatos á procura de emprego..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Coordenador / Marina Cardoso de Oliveira - Integrante / Tatiane Silva Tavares Maia - Integrante / Ana Paula de Castro Freitas - Integrante.
2009 - 2010
PROJETO BAILAR
Descrição: A proposta desta ação em extensão é promover aulas de dança de salão a alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço da UFMS, além de pessoas da comunidade. Tais aulas serão ministradas no Câmpus de Paranaíba com vistas na melhoria da qualidade de vida do público alvo, além da integração e cooperação entre todos os participantes. A ação tem como objetivos integrar alunos, funcionários e professores da UFMS; integrar a comunidade universitária aos moradores da cidade de Paranaíba; melhorar a qualidade de vida de todos, proporcionando momentos agradáveis de relaxamento, cultura e laser, além da aprendizagem, compreender e executar passos de dança de salão dos ritmos: bolero, forró e samba de gafieira; e treinar o equiíibrio e a memória dos participantes. Ao termino das aulas, os alunos deverão ser capazes de executar uma sequência de passos e a apresentar uma coreografia (que ainda será elaborada)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nathália Mieko da Silva Hosoya - Coordenador / Cristiane Alves - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOSOYA, N. M. S.2016 HOSOYA, N. M. S.; TOURINHO, E. Z. . Efeitos de interações verbais na seleção e manutenção de contingências comportamentais entrelaçadas. Acta Comportamentalia, v. 24, p. 331-345, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOSOYA, N. M. S.; ALVES, C. . A correspondência é, realmente, uma questão de procedimento?. In: II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC), 2012, Londrina. Anais do II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC), 2012. p. 111-111.

2.
HOSOYA, N. M. S.; KANAMOTA, P. F. C. ; Bolsoni-Silva, A. T. ; Kanamota, J. S. V. ; SOUZA, F. A. ; THEWES, J. ; GIMENES, H. C. ; MONTEIRO, V. S. ; DETOMINI, V. C. . EFEITOS DOS COMPORTAMENTOS DE EMPATIA E RECOMENDAÇÃO DO TERAPEUTA SOBRE A RELAÇÃO TERAPÊUTICA.. In: XXI - Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais XXI Encontro ABPMC ? Curitiba 2012, 2012.

3.
HOSOYA, N. M. S.; Kanamota, J. S. V. ; KANAMOTA, P. F. C. ; Bolsoni-Silva, A. T. ; GIMENES, H. C. ; SOUZA, F. A. ; DETOMINI, V. C. . Efeitos dos comportamentos de recomendação e empatia do terapeuta na avaliação do cliente sobre a relação terapêutica: resultados preliminares.. In: II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC), VI ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (VI EPAC), II ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SOBRE AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA (II EBEPAC 3ª. O),, 2012, Londrina - PR. Anais do II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO - Novos rumos para pesquisa e intervenção, 2012.

4.
Kanamota, J. S. V. ; Kanamota, P. F. C ; GIMENES, H. C. ; SOUZA, F. A. ; DETOMINI, V. C. ; HOSOYA, N. M. S. . Programa de Ensino de Habilidades Educativas Parentais Positivas em psicoterapia Individual. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba - PR. Anais XXI Encontro ABPMC ? Curitiba 2012, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
HOSOYA, N. M. S.; M, K . Contingências e Metacontingências: uma análise clínica e cultural do comportamento humano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HOSOYA, N. M. S.; TOURINHO, E. Z. . Efeito de conseuqências culturais e variáveis verbais na seleção e manutenção de contingências comportamentais entrelaçadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HOSOYA, N. M. S.; LEITE, F. L. ; TOURINHO, E. Z. . Natureza das consequências individuais e culturais: uma proposta de análise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HOSOYA, N. M. S.; ALVES, C. . A correspondência é, realmente, uma questão de procedimento?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Kanamota, P. F. C ; Bolsoni-Silva, A. T. ; HOSOYA, N. M. S. ; Kanamota, J. S. V. . Efeitos dos comportamentos de empatia e recomendação do terapeuta sobre a relação terapêutica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JUSTI, M. M.; HOSOYA, N. M. S.; FREITAS, A. P. C.. Participação em banca de Clea Ferreira Soares e Julia Silvana de Souza Santos.Automutilação na adolescência: uma revisão sistemática de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande.

2.
MARQUES, A. G.; BEARARE, M. U. K.; HOSOYA, N. M. S.. Participação em banca de Aline Pereira, Débora Amaranhese e Naiara Franciele.A tentativa de suicídio na percepção dos acadêmicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande.

3.
COZZA, J. C.; HOSOYA, N. M. S.; BEARARE, M. U. K.. Participação em banca de Rodney de Souza e João Pedro Donaton.O impacto do aumento da longevidade na perspectiva do jovem sobre o envelhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Didática no Ensino Superior. 2016. (Oficina).

2.
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Oficina).

3.
XIII Encontro de Egressos, XI Mostra de Trabalhos em Psicologia e I Simpósio Multiprofissional da Liga Acadêmica de Psicologia e Saúde.Contingências e Metacontingências: Análise Clinica e Cultural do Comportamento Humano. 2016. (Encontro).

4.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2016. (Congresso).

5.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Variáveis Verbais e Seleção Cultural. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro de Pós-graduandos da UFPA com o tema: pesquisa e ciência na pós-graduação avanços e entraves. 2014. (Encontro).

7.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2014. (Congresso).

8.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Natureza das consequências individuais e culturais: uma proposta de análise. 2014. (Congresso).

9.
1a Reunião Anual do Grupo de Pesquisa sobre Análise do COmportamento Social e da Cultutura. 2013. (Encontro).

10.
IV Joranada de Análise do COmportamento. 2013. (Encontro).

11.
IV Jornada de Análise do Comportamento de Belém. 2013. (Encontro).

12.
Reunião do Grupo de Pesquisa sobre Análise do Comportamento Social e da Cultura. 2013. (Encontro).

13.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2013. (Congresso).

14.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2013. (Congresso).

15.
XXXIV Interamerican Congress of Psychology. Estudo das respostas de empatia e recomendação do terapeuta no processo de interação terapeuta-cliente. 2013. (Congresso).

16.
XXXIV Interamerican Congress of Psychology. Avaliação de um procediemento individual para o desenvolvimento de habilidades sociais parentais com mães/cuidadores de adolescentes com problemas de comportamento. 2013. (Congresso).

17.
Ciclo de Palestras e II Seminário de Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso - Psicologia/CPAR - 2012. 2012. (Outra).

18.
II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC). A correspondência é, realmente, uma questão de procedimento?. 2012. (Congresso).

19.
II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC). 2012. (Congresso).

20.
II CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (II CPAC). Efeitos dos comportamentos de recomendação e empatia do terapeuta na avaliação do cliente sobre a relação terapêutica: resultados preliminares. 2012. (Congresso).

21.
II Encontro do Sudoeste Goiano de Análise do Comportamento.Ensino de Habilidades Sociais Educativas Parentais a Mães de Adolescentes com Problemas de Comportamento Externalizante em Atendimento Individual. 2012. (Encontro).

22.
II Encontro do Sudoeste Goiano de Análise do Comportamento.Avaliação dos efeitos dos comportamentos de empatia e recomendação do terapeuta sobre a avaliação do cliente sobre a relação terapêutica. 2012. (Encontro).

23.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Efeitos dos comportamentos de empatia e recomendação do terapeuta sobre a relação terapêutica. 2012. (Congresso).

24.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicna Comportamental. 2012. (Encontro).

25.
VII Semana de Psicologia "Psicologia e Transdisciplinaridade". 2011. (Outra).

26.
II Jornada de Análise do Comportamento. 2010. (Outra).

27.
Tereré com Filosofia.Questões sobre ideologia. 2010. (Outra).

28.
8ª Jornada de Análise do Comportamento. 2009. (Outra).

29.
Encontro de Saúde Mental de Paranaíba - MS: Ampliar o acesso, melhorar o cuidado e promover os direitos das pessoas em situação de sofrimento psíquico. 2009. (Encontro).

30.
Reforma Ortográfica. 2009. (Seminário).

31.
Relatos de Pesquisa III. 2008. (Encontro).

32.
VI Semana - Psicologia Aplicada ao Comportamento Humano. 2008. (Outra).

33.
V Semana de Psicologia. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bellenzani, R. ; HOSOYA, N. M. S. . Semana da luta antimanicomial 2009. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Hully Ribeiro Caldas e Tais Grijota Souto. Programa de Orientação Pessoal e Profissional na transição universidade-mercado de trabalho. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Anhani, Stefani Siqueira de Araujo e Carla Renata. Psico-oncologia: uma revisão bibliográfica da atuação do psicologo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande. Orientador: Nathália Mieko da Silva Hosoya.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HOSOYA, N. M. S.; M, K . Contingências e Metacontingências: uma análise clínica e cultural do comportamento humano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HOSOYA, N. M. S.; TOURINHO, E. Z. . Efeito de conseuqências culturais e variáveis verbais na seleção e manutenção de contingências comportamentais entrelaçadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada no exame "Preliminary English Test" da Universidade de Cambridge. Ano de obtenção 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:31:15