Celina de Oliveira Barbosa Gomes

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  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Formou-se em Letras Inglês e Português pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, estudando anteriormente Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, ambas em Cornélio Procópio - PR. Fez pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Cidade de São Paulo ? Unicid, Especialização em Letras - Estudos Contemporâneos em Literatura, também pela UENP e Especialização em LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo ? UCESP - SP. É Mestre em Estudos Literários - Literatura Africana de Língua Inglesa e Doutoranda em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Participou de projeto de pesquisa na área da Surdez e de estudos da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolveu pesquisa acadêmica na área de Estudos Culturais, especialmente na área de Literatura Africana. Tem experiência no ramo de ensino de Língua Inglesa e Gêneros Textuais e de leitura e produção de textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celina de Oliveira Barbosa Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Av. Cívica, 475
Centro Cívico
85935000 - Assis Chateaubriand, PR - Brasil
Telefone: (44) 97606619
URL da Homepage: http://assis.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Orientador: Ângela Lamas Rodrigues.
2013 - 2015
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: DESALIENAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DO BILDUNGSROMAN EM SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH, DE KEN SARO-WIWA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ângela Lamas Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Culturais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana.
2014 - 2015
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo, UCESP, Brasil.
Título: "Entre a cultura surda e a cultura ouvinte: desafios e papéis do intérprete de Libras/Português na Subjetivação do Surdo".
Orientador: Prof. Me. Rosana Hass Kondo.
2012 - 2013
Especialização em Letras - Estudos Contemporâneos em Literatura. (Carga Horária: 480h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Título: ?TRAÇOS DA MODERNIDADE CULTURAL DELINEADOS PELOS ECOS DA MEMÓRIA EM LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO, DE PEPETELA?..
Orientador: Prof.Ma. Silvana Rodrigues Quintilhano.
2012 - 2012
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 440h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração)..
Orientador: Professora Leociléa Aparecida Vieira..
2008 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em Tecnologia em Informática.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
1ª Semana de Escrita Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em "Ciclo de Palestras: A história do candomblé". (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Deconstructing Identities in ELT. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
O que é Literatura Surda?. (Carga horária: 120h).
Enlace Cursos, ENLACE, Brasil.
2008 - 2008
Linguagem de Programação C#. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2008 - 2008
Sistema Operacional Linux. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2003 - 2006
Inglês. (Carga horária: 500h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1999 - 2002
Inglês. (Carga horária: 460h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
1999 - 2000
Espanhol Instrumental. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de São Jerônimo da Serra, PMSJS, Brasil.


Atuação Profissional



CAPES, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora da Área de Idiomas, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, PMCP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista - Graduanda, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Municipal Edson Gonçalves Palhano, EMEGP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês - estagiária, Carga horária: 4


Solução Informática, SI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutora de Informática, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Português/Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
?As literaturas e as culturas africanas e afro-brasileiras: reflexões socioculturais e aspectos educacionais?
Descrição: Considerando as prescrições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) acerca do respeito e da observação da participação democrática dos diferentes grupos e culturas na sociedade, bem como as referências sobre a necessidade de fomento às práticas e manifestações interculturais indígenas (Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996), comunidades com diferentes especificidades, similares às comunidades afro-brasileiras, este projeto justifica-se no intento de contemplar as diferentes expressões destes grupos. Estas manifestações serão apreciadas em âmbito literário e cultural, identificando nestas as possíveis evidências africanas e, sobretudo, a forma como tais perfilizações influenciam a constituição identitária e o trânsito destes sujeitos nos diferentes espaços sociais, especialmente na escola. Os estudos a serem desenvolvidos no projeto deverão se dar pela leitura e apreciação crítica de textos literários africanos e afro-brasileiros, pela investigação de teoria relacionada aos estudos afro-brasileiros e a noções de identidade, sujeito, cultura e grupo social e ações de empoderamento, bem como referente à consideração do espaço escolar como ambiente pleno de estabelecimento da diversidade cultural e as questões decorrentes desta caracterização. Objetiva-se primordialmente a evidenciação do quanto a literatura e a cultura afro-brasileiras estão verdadeiramente atreladas à cultura do continente negro e como estas intersecções determinam a identidade deste indivíduos e suas formas de atuação em diferentes espaços sociais. Nestes espaços, a escola será privilegiada como lócus de investigação, de modo a observar-se como a identidade afro-brasileira pode influenciar ou não as escolhas, eventuais conflitos e certas posturas destes estudantes. Neste interim, torna-se oportuno o destaque da Lei 10.639/03 que atesta a obrigatoriedade da inclusão no currículo da Educação Básica o tema da ?História e Cultura Afro-brasileira?, o que, pela proposição do projeto, se dará de maneira a valorizar a diversidade e não o exotismo, considerando de que forma esta diferença, que é só mais uma no âmbito das plurais, pode ser abordada na esfera educacional. Para tanto, será utilizado arcabouço teórico encontrado em Abdala Jr. (2012), no que se refere à definição e constituição da identidade; Abrams (1981), no concernente à definição literária de termos como cultura, grupo social, sujeito, diversidade; Balandier (1969), para tratar da atuação política dos sujeitos; Bonnici (2005), no que se atrela à noção de ações de empoderamneto; Godoy (2015), para apresentar aspectos do ensino das literaturas e das culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e a identificação destes sujeitos nos diferentes ambientes de ensino; Hall (2005), no tocante às diferentes identidades e mediações culturais; Hobsbawn e Ranger (1984), para abordar como algumas tradições acabam por determinar o lugar dos sujeitos na sociedade, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Celina de Oliveira Barbosa Gomes - Coordenador / Amilcar Machado Profeta Filho - Integrante / Ademir Rodrigo de Araújo Santos - Integrante / Anna Karolina de Souza - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Paraná - Outra.
Número de produções C, T & A: 4
2013 - 2015
Poéticas de resistência: a África nas literaturas de Ngugi wa Thiongo e Ken Saro-Wiwa
Descrição: Estudo comparativo das obras Petals of Blood, Devil on the Cross, e The Wizard of the Crow, do escritor queniano Ngũgĩ wa Thiong o, e A forest of flowers, Songs in a time of war, Sozaboy: a story in rotten English, Lemona s Tale, e Prisoners of Jeb, do nigeriano Ken Saro-Wiwa, tendo como foco a representação e a problematização de determinados efeitos do colonialismo britânico no Quênia e na Nigéria. Dentre tais efeitos encontram-se a cisão identitária por que passa o colonizado a partir do contato com o modo de produção capitalista e com valores preconizados pela modernidade europeia; os diferentes posicionamentos adotados pelas populações locais frente à dominação britânica; transformações ambientais, provocadas pela expropriação e exploração da terra e da mão de obra; e práticas de resistência e negociação. O projeto terá como objetivo específico investigar a presença de soluções utópicas para tais efeitos e conflitos bem como as formas pelas quais os motivos utópicos são empregados pelos autores nas obras selecionadas. A metodologia de análise dos textos seguirá as premissas da análise histórica e da análise cultural, bem como dos fundamentos da Teoria Pós-colonial e da Literatura Comparada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Celina de Oliveira Barbosa Gomes - Integrante / Andressa Massoni - Integrante / Leila de Almeida Barros - Integrante / Ângela Lamas Rodrigues - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso instrumental da Língua Brasileira de Sinais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Cinema na escola: um olhar crítico para a sétima arte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Intervalo cultural: Ética e cidadania por meio da arte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
IF-Solidário
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Libras na Escola
Descrição: Estudo e discussão da inclusão e trabalho com a cultura surda na comunidade escolar de Cornélio Procópio.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Celina de Oliveira Barbosa Gomes - Integrante / Audrei Gesser - Coordenador / Marjorie Agre Leão - Integrante / Juliana Nunes da Silva - Integrante / Andressa da Silva Garcia - Integrante / Neusa da Silva Leme - Integrante / Bruna Doná de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Sem Fronteiras - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ecocrítica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana e Estudos Pós-coloniais.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa e Produção Textual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Melhor Trabalho de Pesquisa - "Desenvolvimento de um sistema diferenciado de reconhecimento de veículos destinados a vagas especiais", UNIVALI.
2015
Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo.
2014
Premiação no 30º Festival Poético do Sesc, Sesc - Cornélio Procópio - PR.
2013
Especialista em Letras - Estudos Contemporâneos em Literatura, Universidade Estadual do Norte do Paraná.
2012
Especialista em Língua Portuguesa, Universidade Cidade de São Paulo.
2012
Premiação no 28º Festival Poético do Sesc - PR, Serviço Social do Comércio - Sesc.
2011
Honra ao Mérito pelo 1º Lugar na Turma de Graduados em Letras/2011, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2018GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Poema_Programação, de Celina Gomes: exemplo da tradução da experiência estética pela digital na contemporaneidade virtual'. Letras em Revista, v. 08, p. 157-169, 2018.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2017GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; HODAS, Flávia Aparecida ; MARTINS, R. A. F. . ASPECTOS ÉTICOS E ESTÉTICOS DO TESTEMUNHO E DA TEORIA DO TRAUMA EM SOZABOY, A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH, DE KEN SARO-WIWA. MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE), v. 22, p. 35-56, 2017.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2016GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; RODRIGUES, A. L. . ?Sozaboy: a novel in rotten English?, de Ken Saro-Wiwa: os sintomas de uma modernidade po s-colonial e uma alegoria da soberania nacional nigeriana. Guavira Letras, v. 1, p. 178-186, 2016.

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2015GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; QUINTILHANO, Silvana Rodrigues . CORRESPONDÊNCIAS IDENTITÁRIAS EM CAIS-DO-SODRÉ, DE ORLANDA AMARÍLIS E PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Mulemba, v. 13, p. 54-61, 2015.

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2014GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; BARROS, L. A. . A busca por uma identidade feminina em ?Diving into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. Revista Trama (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 121, 2014.

6.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2014GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; Adolfo, Sérgio Paulo . Da negação do status de mulher à manifestação de uma identidade felina: as críticas a uma tradição cultural em A confissão da leoa, de Mia Couto. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 5, p. 11-25, 2014.

7.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2014GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; RODRIGUES, A. L. . Mene, de Sozaboy: a novel in rotten English e a protagonista de Home, Sweet Home: o viés da escrita política e socialmente engajada de Ken Saro-Wiwa. Muitas Vozes, v. 3, p. 327-337, 2014.

8.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa2013GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Traços da modernidade em Lueji, o nascimento de um império, de Pepetela. Letras em Revista, v. 4, p. 67-82, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; SILVA, V. R. N. (Org.) ; PASCOLATI, S. (Org.) . De figura feminina? Os perfis da mulher na obra de Moacyr Scliar. 1. ed. Londrina - PR: EDUEL, 2018. v. 100. 128p .

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; QUINTILHANO, Silvana Rodrigues (Org.) . "Literatura Infantojuvenil africana e afro-brasileira: vertentes". 1. ed. São Paulo - SP: Todas as Musas, 2017. v. 1. 221p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "Nem bela, nem fera: ironia, subversão e desejo em A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar". In: Celina de Oliveira Barbosa Gomes; Vicentônio Regis do Nascimento Silva; Sonia Pascolati. (Org.). De figura feminina? Os perfis da mulher na obra de Moacyr Scliar. 1ed.Londrina - PR: EDUEL, 2018, v. 1, p. 91-107.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "Saro-Wiwa e Akpan: narrativas infanto-juvenis de resistência". In: Silvana Rodrigues Quintilhano; Rosimeri Darc Cardoso; Celina de Oliveira Barbosa Gomes. (Org.). Literatura Infantojuvenil Africana e Afro-brasileira: vertentes. 1ed.São Paulo - SP: Todas as Musas, 2017, v. 1, p. 91-108.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "Entre a cultura surda e a cultura ouvinte: desafios e papéis do intérprete de LIBRAS/português na subjetivação do surdo". In: Luiz Renato Martins da Rocha; Jáima Pinheiro de Oliveira; Márcia Regina dos Reis (Orgs.). (Org.). Surdez, Educação Bilíngue e Libras: perspectivas atuais. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2016, v. 1, p. 69-86.

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "O espaço digital como lócus e forma de acesso ao conhecimento de africanidades". In: Silvana Rodrigues Quintilhano; Rosimeri Darc Cardoso. (Org.). Africanidades e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Diálogos Pertinentes. 1ed.São Paulo - SP: Todas as Musas, 2016, v. 1, p. 87-103.

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "Os lugares e a ressemantização da cor em Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado: ensinando diversidade cultural da educação básica". In: Silvana Rodrigues Quintilhano. (Org.). A inserção da cultura afro-brasileira na educação básica: leituras literárias. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2015, v. 1, p. 53-69.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Ensinar, produzir conhecimento científico e adoecer: uma realidade de muitos docentes do ensino superior'. IF-Sophia, On-line, p. 10 - 17, 25 jan. 2018.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; QUINTILHANO, Silvana Rodrigues . Correspondências identitárias em Cais do Sodré, de Orlanda Amarilis e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Mulemba, p. 54 - 61, 03 nov. 2015.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; RODRIGUES, A. L. . Mene, de Sozaboy: a novel in rotten English e a protagonista de Home, Sweet Home: o viés da escrita politica e socialmente engajada de Ken Saro-Wiwa. Muitas Vozes, UEPG, p. 327 - 337, 12 mar. 2015.

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; Adolfo, Sérgio Paulo . Da negação do status de mulher à manifestação de uma identidade felina: as críticas a uma tradição cultural em ?A confissão da leoa?, de Mia Couto. Revista E-scrita, Rio de Janeiro, p. 11 - 25, 27 abr. 2014.

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; BARROS, L. A. . A busca por uma identidade feminina em ?Diving into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. Revista Trama (UNIOESTE. Online), Unioeste - M. Cândido Rondon, p. 121 - 134, 09 abr. 2014.

6.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Traços da modernidade em Lueji, o nascimento de um império, de Pepetela. Letras em Revista, p. 67 - 82, 20 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Anna Karolina de ; GOMES, Celina de Oliveira Barbosa . A construção positiva e negativa da identidade da criança e do adolescente afrodescendente no contexto escolar. In: XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, 2017, Cascavel - PR. Anais do XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2018. v. 1. p. 1-15.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Traços da modernidade em 'Lueji, o nascimento de um império', de Pepetela. In: Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea, 2013, Cornélio Procópio - PR. Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea, 2013.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. In: III Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná, 2012, Cornélio Procópio - PR. III Enelit/2012, 2012.

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração). In: III Encontro de Estudos da Linguagem, 2012, Cornélio Procópio - PR. III Enelin, 2012.

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. In: VIII Selisigno e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina - PR. VIII Selisigno e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012.

6.
MARTINS, Andressa F. ; GOMES, Celina de Oliveira Barbosa . A FIGURA DO NARRADOR NO ROMANCE A GLORIOSA FAMÍLIA: O TEMPO DOS FLAMINGOS (1997), DE PEPETELA.. In: II Enelit ? Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná,, 2011, Cornélio Procópio - PR. II Enelit ? Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná,, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A DUPLA TRADIÇÃO E O QUESTIONAMENTO DOS COSTUMES EM NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE'. In: IV Colóquio de Pesquisa em Literatura, 2016, Cornélio Procópio - PR. Caderno de Resumos IV Colóquio de Pesquisa em Literatura. Cornélio Procópio - PR: UENP - PR, 2016. p. 68-71.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?AFRICANIDADE?? AS CONFIGURAÇÕES CULTURAIS DE GÊNERO E OS PROBLEMAS COM A QUESTÃO DA TRADIÇÃO EM ÁFRICA: INTERSECÇÕES ENTRE ?A CONFISSÃO DA LEOA?, DE MIA COUTO, ?LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO?, DE PEPETELA E ?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA. In: III Colóquio de Pesquisa em Literatura, 2014, Cornélio Procópio - PR. III Colóquio de Pesquisa em Literatura. Cornélio Procópio - PR: UENP, 2014. v. 1. p. 26-29.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA E A VIOLÊNCIA DA LINGUAGEM EM OS RICOS TAMBÉM MORREM, DE FERRÉZ: A CRIAÇÃO ESTÉTICA ALIADA À CRÍTICA SOCIAL URBANA'. In: Congresso de Estudos da Linguagem, 2016, Cornélio Procópio - PR. "IV Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem". Cornélio Procópio - PR: UENP, 2016. v. 4. p. 14-14.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS DO EXERCÍCIO DOCENTE DE REGÊNCIA. In: II Enelin - Encontro de Estudos de Linguagem, 2011, Cornélio Procópio - PR. II Enelin - Encontro de Estudos de Linguagem, 2011.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E O ENSINO: DIFERENÇAS ENTRE O ESTÉTICO E O UTILITÁRIO. In: V Seped ? Seminário de Pedagogia, 2011, Cornélio Procópio - PR. V Seped ? Seminário de Pedagogia, 2011.

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. OS DESTROÇOS COLONIAIS EM ?NÁUSEA?, DE AGOSTINHO NETO: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL. In: II Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2010, Assis - SP. II Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 2010.

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; LEÃO, Marjorie. A. . POESIA E LITERATURA SURDA? É POSSÍVEL?. In: : I Enelit - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná, 2010, Cornélio Procópio - PR. : I Enelit - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná, 2010.

6.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A ABORDAGEM DO CHAT EDUCACIONAL COMO GÊNERO EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. In: I Enelin ? Encontro de Estudos de Linguagem, 2010, Cornélio Procópio - PR. I Enelin ? Encontro de Estudos de Linguagem, 2010.

7.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENTRE A CULTURA SURDA E A CULTURA OUVINTE: DESAFIOS E PAPÉIS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS. In: III Selet - Seminário de Letras, 2009, Cornélio Procópio - PR. GT: PROJETO LIBRAS NA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?Sozaboy: a novel in rotten English?, de Ken Saro-Wiwa: os sintomas de uma modernidade pós-colonial e uma alegoria da soberania nacional nigeriana. Guavira Letras, 2016.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; QUINTILHANO, Silvana Rodrigues . 'CORRESPONDÊNCIAS IDENTITÁRIAS EM CAIS-DO-SODRÉ, DE ORLANDA AMARÍLIS E PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO'. Mulemba, 2015.

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. TRAÇOS DA MODERNIDADE EM LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO, DE PEPETELA. Letras em Revista - UESPI, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?Formação de Docentes da Educação Básica/Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? 4º e 5º anos: letramento literário e produção textual?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; PROFETA FILHO, A. M. . ?Etnias afro-brasileiras e indígenas: resistências, ressignificação e legado cultural?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; HACK, R. F. . ?Ética na Pesquisa Científica?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; PROFETA FILHO, A. M. . ?Por que existe o Dia da Consciência Negra (20 de novembro)??. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?Diversidade e Ressignificação da Identidade Afro-brasileira: reflexos e reflexões na literatura?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; SOUZA, Anna Karolina de . ?A construção da identidade positiva e negativa da criança e do adolescente afrodescendentes no contexto escolar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'As faces plurais do indivíduo na contemporaneidade: o entre-lugar entre as identidades reais e virtuais do sujeito social e as implicações educacionais'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A DUPLA TRADIÇÃO E O QUESTIONAMENTO DOS COSTUMES EM NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA E A VIOLÊNCIA DA LINGUAGEM EM OS RICOS TAMBÉM MORREM, DE FERRÉZ: A CRIAÇÃO ESTÉTICA ALIADA À CRÍTICA SOCIAL URBANA'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Rami, a protagonista de Niketche, de Paulina Chiziane: a visão da lucidez que ultrapassa e questiona as determinações de uma condição cultural feminina'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DAS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS: O ESPAÇO DIGITAL COMO LÓCUS E FORMA DE ACESSO AO CONHECIMENTO DE AFRICANIDADES'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A Ecocrítica e a ressemantização das relações humanas com a Natureza'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Diversidade e ressignificação da identidade afro-brasileira'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ? Alguns aspectos'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; PROFETA FILHO, A. M. . 'AFRODESCENDENTES DO BRASIL - entre a cultura, a legislação e a questão econômica'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?O CONTO AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO: A MEMÓRIA MANTIDA PELA ORALIDADE QUE SE REFLETE NA ESCRITA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Consciência Negra: uma reflexão para o dia de hoje e para todos os dias'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?AFRICANIDADE?? AS CONFIGURAÇÕES CULTURAIS DE GÊNERO E OS PROBLEMAS COM A QUESTÃO DA TRADIÇÃO EM ÁFRICA: INTERSECÇÕES ENTRE ?A CONFISSÃO DA LEOA?, DE MIA COUTO, ?LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO?, DE PEPETELA E ?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA: OS SINTOMAS DE UMA MODERNIDADE PÓS-COLONIAL E UMA ALEGORIA DA SOBERANIA NACIONAL NIGERIANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Da negação do status de mulher à manifestação de uma identidade felina: as críticas a uma tradição cultural em A confissão da leoa, de Mia Couto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. XXII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (XXII SEDA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?Violência sexual e dominação feminina em ?A confissão da leoa?, de Mia Couto e ?Aramides Florença?, de Conceição Evaristo?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA: OS SINTOMAS DE UMA MODERNIDADE PÓS-COLONIAL E UMA ALEGORIA DA SOBERANIA NACIONAL NIGERIANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; SILVA, V. R. N. . 'Consciência feminina: paixão, descoberta e resistência'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'A perspectiva feminina em 'Home, Sweet Home', de Ken Saro-Wiwa: o discurso da mudança e o questionamento de uma experiência cultural baseado nas relações pós-coloniais de gênero'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Traços da modernidade em Lueji, o nascimento de um império, de Pepetela. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A busca por uma identidade feminina em ?Diving into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. O viés da contemporaneidade pelos ecos da memória em Lueji, de Pepetela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MARTINS, Andressa F. ; GOMES, Celina de Oliveira Barbosa . A FIGURA DO NARRADOR NO ROMANCE A GLORIOSA FAMÍLIA: O TEMPO DOS FLAMINGOS (1997), DE PEPETELA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS DO EXERCÍCIO DOCENTE DE REGÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E O ENSINO: DIFERENÇAS ENTRE O ESTÉTICO E O UTILITÁRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS DO EXERCÍCIO DOCENTE DE REGÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E O ENSINO: DIFERENÇAS ENTRE O ESTÉTICO E O UTILITÁRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. OS DESTROÇOS COLONIAIS EM ?NÁUSEA?, DE AGOSTINHO NETO: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. A ABORDAGEM DO CHAT EDUCACIONAL COMO GÊNERO EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; LEÃO, Marjorie. A. . POESIA E LITERATURA SURDA? É POSSÍVEL?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENTRE A CULTURA SURDA E A CULTURA OUVINTE: DESAFIOS E PAPÉIS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. ENTRE A CULTURA SURDA E A CULTURA OUVINTE: DESAFIOS E PAPÉIS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; QUINTILHANO, Silvana Rodrigues . Prefácio. São Paulo - SP, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Sistema para Controle de Loja de Som Automotivo e Alarmes. 2012.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Sistema Bibliotecário ? CEBI ? PR. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. 'Oficina de Oratória'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; ANDRE, W. ; SANTOS, M. . III Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento Silva. 2013. (Membro da Comissão Julgadora).

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. Curso de Redação para Vestibular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; PEREIRA, Liliane. Participação em banca de Andréia Larissa de Oliveira. "O uso da sala de aula invertida e das tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; FELIPPSEN, Eduardo Alberto; PETRY, C. A.. Participação em banca de Juliana Patrícia Cebinelli. "Construção de um Índice Descritivo e Audiovisual dos Softwares do Linux Educacional". 2016.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra "Transtornos de Aprendizagem e as Contribuições da Neurociência". 2018. (Outra).

2.
33º Festival Poético do SESC.Poema "Itinerário". 2017. (Outra).

3.
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. 2017. (Outra).

4.
XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM).?A construção da identidade positiva e negativa da criança e do adolescente afrodescendentes no contexto escolar?. 2017. (Seminário).

5.
II Encontro Nacional de Filosofia, Ciência e Tecnologia - IFPR: Ciências Humanas e Tecnologias Sociais.."As faces plurais do indivíduo na contemporaneidade: o entre-lugar entre as identidades reais e virtuais do sujeito social e as implicações educacionais". 2016. (Encontro).

6.
IV Colóquio de Pesquisa em Literatura."A DUPLA TRADIÇÃO E O QUESTIONAMENTO DOS COSTUMES EM NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE". 2016. (Outra).

7.
X Selisigno e XI Simpósio de Leitura da UEL -.RAMI, A PROTAGONISTA DE NIKETCHE, DE PAULINA CHIZIANE: A VISÃO DA LUCIDEZ QUE ULTRAPASSA E QUESTIONA AS DETERMINAÇÕES DE UMA CONDIÇÃO CULTURAL FEMININA. 2016. (Simpósio).

8.
O Feminismo no mundo e no Brasil - a construção de direitos para as mulheres. 2015. (Outra).

9.
Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea - SELLITCON.LITERATURAS AFRICANAS NA CONTEMPORANEIDADE: REAÇÃO E IDENTIDADE EM MÚLTIPLAS ESCRITAS. 2015. (Seminário).

10.
III Colóquio de Pesquisa em Literatura.?AFRICANIDADE?? AS CONFIGURAÇÕES CULTURAIS DE GÊNERO E OS PROBLEMAS COM A QUESTÃO DA TRADIÇÃO EM ÁFRICA: INTERSECÇÕES ENTRE ?A CONFISSÃO DA LEOA?, DE MIA COUTO, ?LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO?, DE PEPETELA E ?SOZABOY", DE KEN SARO-WIWA. 2014. (Outra).

11.
IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL."A perspectiva feminina em 'Home, Sweet Home', de Ken Saro-Wiwa: o discurso da mudança e o questionamento de uma experiência cultural baseado nas relações pós-coloniais de gênero". 2014. (Simpósio).

12.
V Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA: OS SINTOMAS DE UMA MODERNIDADE PÓS-COLONIAL E UMA ALEGORIA DA SOBERANIA NACIONAL NIGERIANA. 2014. (Seminário).

13.
XII Seminário Internacional de Estudos Literários ?Avatares do Folhetim?."Violência sexual e dominação em 'A confissão da leoa', de Mia Couto e 'Aramides Florença', de Conceição Evaristo". 2014. (Seminário).

14.
X Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas.Da negação do status de mulher à manifestação de uma identidade felina: as críticas a uma tradição cultural em A confissão da leoa, de Mia Couto. 2014. (Seminário).

15.
X Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas.?SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH?, DE KEN SARO-WIWA: OS SINTOMAS DE UMA MODERNIDADE PÓS-COLONIAL E UMA ALEGORIA DA SOBERANIA NACIONAL NIGERIANA. 2014. (Seminário).

16.
XXII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (XXII SEDA)."Distopia e desalienação da personagem em 'Sozaboy: a novel in rotten English', de Ken Saro-Wiwa". 2014. (Seminário).

17.
Conelin 2013 - Congresso de Estudos da Linguagem. Uma análise semiótica de "I love my husband", de Nélida Piñon. 2013. (Congresso).

18.
III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas e V Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana.Traços da modernidade em Lueji, o nascimento de um império, de Pepetela. 2013. (Encontro).

19.
Seminário de Estudos Literários e Literatura Contemporânea.Traços da modernidade em "Lueji, o nascimento de um império", de Pepetela. 2013. (Seminário).

20.
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano.A busca por uma identidade feminina em ?Diving into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2013. (Seminário).

21.
XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Traços da modernidade em Lueji, o nascimento de um império, de Pepetela. 2013. (Seminário).

22.
15º Encontro Pedagógico Nacional - Sistema Maxi de Ensino: ?Ensinar inexiste sem aprender?. 2012. (Encontro).

23.
III Encontro de Estudos da Linguagem.O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração). 2012. (Encontro).

24.
III Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea.A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2012. (Encontro).

25.
IV Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.O viés da contemporaneidade pelos ecos da memória em Lueji, de Pepetela. 2012. (Simpósio).

26.
VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL.A busca pela identidade feminina em ?Diving Into the Wreck?, de Adrienne Rich: a desmistificação da postura panfletária e a relação de alteridade entre o Outro e o outro. 2012. (Simpósio).

27.
?One Day Seminar? ? Diversidade e Inclusão Social no Ensino de Língua Inglesa ? APLIEPAR/NAP ? UEL. 2011. (Seminário).

28.
14º Encontro Pedagógico Nacional - Sistema Maxi de Ensino: ?O sabor do saber?. 2011. (Encontro).

29.
II Elijnp ? Encontro de Literatura Infantil e Juvenil do Norte do Paraná. 2011. (Encontro).

30.
II Enelin ? Encontro de Estudos de Linguagem.ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS DO EXERCÍCIO DOCENTE DE REGÊNCIA. 2011. (Encontro).

31.
II Enelit - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná.A FIGURA DO NARRADOR NO ROMANCE A GLORIOSA FAMÍLIA: O TEMPO DOS FLAMINGOS (1997), DE PEPETELA. 2011. (Encontro).

32.
I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Leitura e Literatura Infantil e Juvenil de Literatura Infantil e Juvenil do Norte do Paraná.. 2011. (Seminário).

33.
V Seped ? Seminário de Pedagogia ? ?Políticas Públicas e formação de professores no Brasil: perspectivas e desafios do século XXI?.A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E O ENSINO: DIFERENÇAS ENTRE O ESTÉTICO E O UTILITÁRIO. 2011. (Seminário).

34.
13° Encontro Pedagógico Nacional - Sistema Maxi de Ensino. 2010. (Encontro).

35.
1º ELIJNP ? Encontro de Literatura Infantil e Juvenil do Norte do Paraná. 2010. 2010. (Encontro).

36.
I Enelin ? Encontro de Estudos de Linguagem.A ABORDAGEM DO CHAT EDUCACIONAL COMO GÊNERO EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. 2010. (Encontro).

37.
I Enelit - Encontro de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea do Norte do Paraná.. POESIA E LITERATURA SURDA? É POSSÍVEL?. 2010. (Encontro).

38.
II Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.OS DESTROÇOS COLONIAIS EM ?NÁUSEA?, DE AGOSTINHO NETO: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL. 2010. (Simpósio).

39.
IV Seped ? Seminário de Pedagogia ? ?Currículo: diferentes concepções e as relações com o ensino?. 2010. (Seminário).

40.
Visita Cultural ?São Paulo 2010?. 2010. (Outra).

41.
III Feira da Idéia. 2009. (Encontro).

42.
III Selet - Seminário de Letras ?Linguagens e Formação de Professores?.ENTRE A CULTURA SURDA E A CULTURA OUVINTE: DESAFIOS E PAPÉIS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2009. (Seminário).

43.
?Educador: o sucesso no ensino?. 2008. (Outra).

44.
?Uma marca chamada ?Você??. 2008. (Outra).

45.
EXPOUT2008 - Exposição Tecnológica. 2008. (Outra).

46.
I Colóquio de Pesquisa em Literatura ? I COPELI. 2008. (Encontro).

47.
II Feira da Idéia. 2008. (Outra).

48.
II Seminário de Letras: ?Textos e diversidades em sala de aula?. 2008. (Seminário).

49.
I Seminário ?Universidade Aberta: ensino, pesquisa e extensão?. 2008. (Seminário).

50.
1º Seminário de Acessibilidade ? CREA ? PR/ TECNEP ? PR. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. III Semana de Cursos do TADS2017. 2017. (Outro).

2.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. III Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra ?CULTURA, IDENTIDADE E RECONHECIMENTO DAS AFRO-BRASILIDADES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE?. 2017. (Outro).

3.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; BELLO, Juliana da Silva . Simpósio "Narrativas Transgressoras de Mulheres Negras na Contemporaneidade".. 2016. (Outro).

4.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. II SEMANA DE CURSOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. (Outro).

5.
PIN, Aline Kerin ; GOMES, Celina de Oliveira Barbosa . Curso Instrumental de Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Outro).

6.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. II Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra ?RECONHECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA. 2016. (Outro).

7.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. LITERATURAS AFRICANAS NA CONTEMPORANEIDADE: REAÇÃO E IDENTIDADE EM MÚLTIPLAS ESCRITAS. 2015. (Outro).

8.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "Revelações do Oculto e Sombrio: o Estilo Gótico como forma de expressão". 2015. (Exposição).

9.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; PROFETA FILHO, A. M. . Evento em Comemoração ao Dia da Consciência Negra. 2015. (Outro).

10.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa. "O conto africano e afro-brasileiro: a memória mantida pela oralidade que se reflete na escrita". 2015. (Outro).

11.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; SILVA, V. R. N. . Simpósio "Consciência feminina: paixão, descoberta e subversão". 2014. (Outro).

12.
GOMES, Celina de Oliveira Barbosa; SILVA, V. R. N. ; NASCIMENTO, C. M. . Simpósio "Mulheres: Criadoras Imaginárias, Criaturas Reais". 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Pereira Lopes. "O ensino de ciências para alunos com TDAH: um estudo de caso da Escola Jorge Nacli". Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Esnino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Pedro Pereira. O SITE ?DESCOBRINDO O TDAH? COMO FERRAMENTA DE APRESENTAÇÃO E CONHECIMENTO DAS PARTICULARIDADES EDUCACIONAIS DE UMA CRIANÇA COM TDAH. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Larissa da Silva Medola. Select Teaching: desenvolvimento de uma ferramenta de geração de Objetos de Aprendizagem para formação e apoio de professores de línguas. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Caroline Aparecida Elias Targão. ?SITE ESTAÇÃO DA LITERATURA: A INFORMÁTICA ALIADA AO ESTUDO E À DIFUSÃO DE TEXTOS E ESTUDOS LITERÁRIOS?. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

2.
Izadora Costa da Silva. ?DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DIFERENCIADO DE RECONHECIMENTO DE VEÍCULOS DESTINADOS A VAGAS ESPECIAIS?. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

3.
Mariana da Silva Lopes. ?BLOG SERVICE BEAUTY ? PRODUTOS E SERVIÇOS DE BELEZA?. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

4.
Anna Karolina de Souza. ?A construção da identidade positiva e negativa da criança e do adolescente afrodescendentes no contexto escolar?. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

5.
Nayara Rubio Pereira. "Aplicação de Estratégias de Ensino da Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio do Website Pedagógico Arte na Educação?. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.

6.
Lucas Feliciano Basseto. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e as reais perspectivas para o profissional de tecnologia na cidade de Cornélio Procópio. 2010. Orientação de outra natureza. (EFII) - Colégio Dom Bosco. Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes.




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