Débora Cristina Massetto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3331023967028359
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professora Substituta do IFSP, Câmpus Itapetininga. Doutora e Mestra em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos, na linha: Formação de Professores e outros agentes educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, com experiência em Cursos de Formação Continuada de Professores (via Extensão Universitária da FFCLRP - USP e Pró-Reitoria de Extensão - UFSCar). Atua como professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), ministrando as disciplinas: Prática docente - Educação Infantil e Ensino Fundamental; Didática II e Sociologia da educação. Formadora do Programa de Formação Online de Mentores (2014-2016) e do Programa Híbrido de Mentoria, via Portal dos Professores da UFSCar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Cristina Massetto
Nome em citações bibliográficas
MASSETTO, D. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Programa de Formação Online de Mentores: processos de aprendizagem profissional de professores experientes., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento profissional; Programa de Mentoria online.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Formação de Professores Iniciantes: O Programa de Mentoria online da UFSCar em foco,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; desenvolvimento profissional; Professor Iniciante.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análises Discursivas de Produções Textuais Escritas de Estudantes Participantes do Projeto Ribeirão Cultural..
Orientador: Filomena Elaine Paiva Assolini.




Formação Complementar


2013
Formação Docente para a modalidade a distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Metodologias Ativas - Projetos Educacionais e Ensino Híbrido. (Carga horária: 8h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2015 - 2015
O papel da tutoria nos fóruns de discussão. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
O uso pedagógico de recurso da WEB 2.0. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Apresentações dinâmicas com o Prezi. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Formação de Mentores. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Aplicação dos princípios básicos de diagramação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Estudos avançados em educação a distância. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Redes Sociais e Tecnologias Móveis. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Currículo, formação docente e narrativas. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Produção de eBook em formato ePub. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Aplicação dos princípios básicos de diagramação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação em Tutorial Virtual. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Introdução aos recursos do Moodle 2.4 para Adms. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
I Oficina de Análise de Discurso na Pesquisa. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Oficinas Literárias. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Alfabetização e Letramento Escolar. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Emergências na educação. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Técnica do Cartaz Seriado. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de São Bernardo do Campo, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente no Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas: Prática docente na Educação Infantil; Prática docente no Ensino Fundamental; Didática II; Sociologia da Educação I e II; Apectos cognitivos,didática e aprendizagem; Artes e suas linguagens.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora virtual no Curso de Formação em Tutoria Virtual da SEaD-UFSCar.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora na Coord. de proc.ensino-aprend., Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela elaboração de roteiros para tutoriais educativos, da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar).

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Avaliações de Materiais Did., Carga horária: 20
Outras informações
Avaliação realizada pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD/UFSCar) dos materiais didáticos desenvolvidos para as disciplinas oferecidas nos 5 cursos de graduação a distância, seguindo recomendações da CAPES e visando um aprimoramento contínuo dos cursos.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Roteirista de materiais para EaD, Carga horária: 20


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Linha de Pesquisa: Leitura, Formação Docente e Práticas Pedagógicas Escolares.


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Docente nos Cursos de Física, Matemática e Formação Pedagógica. Disciplinas: Didática da Matemática; Didática II, Didática Geral; Prática Pedagógica para Alunos de EJA; Prática Pedagógica para Alunos com Necessidades Especiais; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação, Adolescência e Problemas Psicosociais.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Programa de Formação Online de Mentores: processos de aprendizagem profissional e experiências emocionais de professores experientes.
Descrição: A presente pesquisa objetiva investigar, descrever e analisar processos de aprendizagem profissional, de construção de práticas reflexivas e experiências emocionais de professores experientes ? futuros mentores - durante a sua participação em um programa de formação online e que podem ser observados no trabalho com professores iniciantes. Além disso, pretende-se desenvolver e avaliar um programa de desenvolvimento profissional docente, via internet, no Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) voltado para a formação de mentores, ou seja, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, assistentes técnicos pedagógicos e supervisores de ensino em exercício, na Educação Infantil, que acompanharão professores iniciantes auxiliando-os a superar dificuldades típicas desta etapa da carreira em suas escolas ou redes de ensino. O referencial teórico pauta-se na literatura sobre professores experientes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino, educação a distância, programas de mentoria e compreensão emocional: Marcelo Garcia (1999); Shulman (2005); Mizukami et al. (2003); Zeichner (1993); Vaillant, (2003); Hargreaves (2001). Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (COLE; KNOWLES, 1993) de pesquisa e intervenção e os principais instrumentos de coleta de dados serão: diários reflexivos; narrativas escritas; registros descritivos; acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas no ambiente online (e na escola) dos professores pesquisados, por meio de interações em fóruns; construção de experiências de ensino e aprendizagem (REALI; TANCREDI; MIZUKAMI, 2014); casos de ensino; ações formativas construídas em parceria com professores iniciantes, entre outros. A interpretação de dados será realizada por meio da construção de categorias descritivas, pautadas nos objetivos e no referencial teórico do presente estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Débora Cristina Massetto - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2014
Formação de Professores Iniciantes: O Programa de Mentoria online da UFSCar em foco
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como o Programa de Mentoria online oferecido pela UFSCar, entre 2004 e 2007, contribuiu para a formação dos professores iniciantes participantes da iniciativa, a partir da análise atual dessas professoras. O Programa foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superar as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes ? as mentoras. Dessa forma, a relevância do projeto está em, ao focar os primeiros anos de atuação, possibilitar uma reflexão sobre o papel da universidade no processo de formação continuada de professores nesta fase da carreira docente; identificar elementos que contribuem para a construção da identidade docente e o seu desenvolvimento profissional; examinar como dificuldades enfrentadas nesse período inicial de atuação podem ser resignificadas e analisadas após a participação no programa; analisar os efeitos da interlocução de profissionais com repertórios profissionais e em fases distintas da carreira; examinar o potencial do uso da internet como espaço de formação profissional. O referencial teórico no estudo proposto se pauta na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Metodologicamente, pretende-se realizar um estudo descritivo analítico, por meio de entrevistas semiestruturadas com uma amostra das participantes do programa. A interpretação, reflexão e análise dos dados obtidos no decorrer do processo serão realizadas a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977; Franco, 2007)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Grupo de Estudos de Formação de Professores e outros Agentes Educacionais
Descrição: Grupo de estudos acerca do tema de formação de professores e outros agentes educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Análises Discursivas de Produções Textuais Escritas de Estudantes Participantes do Projeto Ribeirão Cultural
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Débora Cristina Massetto - Integrante / Filomena Elaine Paiva Assolini - Coordenadora - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa de Formação Online de Mentores: processos de aprendizagem profissional de professores experientes.
Descrição: Programa de desenvolvimento profissional docente, via internet, oferecido por meio do Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) voltado para a formação de mentores, ou seja, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, assistentes técnicos pedagógicos e supervisores de ensino em exercício, na Educação Infantil, que acompanharão professores iniciantes auxiliando-os a superar dificuldades típicas desta etapa da carreira em suas escolas ou redes de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Débora Cristina Massetto - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Paula Grizzo Gobato - Integrante / Renata Fabiana Alexandre - Integrante / Fabiana Vigo Azevedo Borges - Integrante / Cícera Aparecida Lima Malheiro - Integrante.
2010 - 2011
Criação de Espaços Discursivos: Ateliês de Leitura e Oficinas de Produção Linguística (Ribeirão Cultural).
Descrição: É fundamental que os professores alfabetizadores estabeleçam uma relação crítica com a linguagem de maneira ampla e possam ler e escrever com proficiência. Sendo assim, buscamos proporcionar-lhes vivências práticas, através de ateliês de leitura e oficinas pedagógicas de produção linguística, oportunidades para que possam aprimorar sua relação com a leitura de maneira ampla, ocupando o lugar de intérprete historicizado, condição fundamental para que possam aprender a argumentar, expressar sua subjetividade e colocar-se como autor de seu próprio dizer. Outro objetivo a que se propõe o presente projeto é o de construir um banco de dados referente aos textos oferecidos e efetivamente disponibilizados para os professores alfabetizadores pelos órgãos oficiais de ensino (secretarias municipais de educação e diretorias de ensino da região de Ribeirão Preto), no período de 2004 a 2008. Montar um acervo e disponibilizá-lo ?on-line? constituem outros propósitos deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Débora Cristina Massetto - Integrante / Prof.ª Dr.ª Filomena Elaine Paiva Assolini (coordenadora) - Coordenador.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
2009 - 2010
Ribeirão Cultural: poesia na vida e para a vida.
Descrição: É de conhecimento de todos a importância da leitura como mecanismo para o desenvolvimento da cultura de um povo, pois é através dela que se adquire conhecimento e se desenvolve o senso crítico. Sendo assim, este projeto tem como objetivo geral resgatar o interesse da língua portuguesa por meio do ensino e da prática da poesia. Acredita-se que o estudo e o desenvolvimento de poesias próprias, que retratam a realidade local, podem servir de estímulo para a leitura e escrita, principalmente para os mais jovens, que geralmente não possuem este hábito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Débora Cristina Massetto - Integrante / Daniele Machado Carvalho - Integrante / Filomena Elaine Paiva Assolini - Coordenadora - Integrante / Alexandre Pereira Salgado Júnior - Coordenador - Coordenador / Camilo André Mércio Xavier - Coordenador - Integrante / Natália Fernanda de Gaetani - Integrante / Juliano Ricci Jacopini - Integrante / Juliana Cássia de Souza - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
2018 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2018 - Atual
Periódico: Revista Internacional de Formação de Professores


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1REALI, A. M. M. R.2018REALI, A. M. M. R. ; MASSETTO, D. C. ; GOBATO, P. G. ; BORGES, F. V. A. . A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco*. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 1-18, 2018.

2.
2MASSETTO, D. C.2013 MASSETTO, D. C.; OLIVEIRA, M. R. G. ; MONTEIRO, M. I. . OS PROCESSOS DE APOIO ONLINE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS AVANÇOS. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 115-132, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . O Programa de Mentoria Online da UFSCar: o olhar de duas ex-participantes sobre o início da carreira. In: Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 99-122.

2.
MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G. ; REALI, A. M. M. R. . Base de conhecimentos docente. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. , p. 80-83.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BANCATELLI, M. I. G. O. ; QUEIJO, C. R. G. ; MASSETTO, D. C. ; MARTINS, M. A. P. ; OLIVEIRA, A. E. . Projeto Fazer: articulando teoria com prática. Revista Páginas Abertas, Revista Páginas Abertas, p. 10 - 12, 01 jan. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, F. V. A. ; MASSETTO, D. C. ; REALI, A. M. M. R. . A MODALIDADE EAD E O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DE MENTORIA: CONTRIBUIÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. São Carlos: UFSCar, 2018. v. 4. p. 1-7.

2.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Programa online de Formação de Mentores e processos de aprendizagem de professores experientes: uma experiência brasileira.. In: 4th International Congress of Educational Sciences and Development, 2016, Santiago de Compostela. AVANCES EN CIENCIAS DE LA EDUCACION Y DEL DESARROLLO, 2016, 2016.

3.
MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G. ; BORGES, F. V. A. . Programa de Formação Online de Mentores: uma iniciativa de desenvolvimento profissional docente. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2016, São Carlos. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos, 2016.

4.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . PROGRAMA ONLINE DE FORMAÇÃO DE MENTORES Y PROCESOS DE APRENDIZAJE DE PROFESORES EXPERIMENTADOS: UNA EXPERIENCIA BRASILERA. In: 4th International Congress of Educational Sciences and Development., 2016, Santiago de Compostela. Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo. Granada (España): Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2016. v. 1. p. 448-455.

5.
BORGES, F. V. A. ; GOBATO, P. G. ; MASSETTO, D. C. ; REALI, A. M. M. R. . Formação de professores experientes: dificuldades iniciais em um Programa Online de Formação de Mentores. In: Simpósio Internacional de Educação a DIstância e Encontro de Pesquisadores em Educação, 2016, São Carlos. SIED:EnPED:2016. São Carlos: SIED:EnPED:2016, 2016. p. 1-13.

6.
GOBATO, P. G. ; MASSETTO, D. C. ; REALI, A. M. M. R. . Programa de Formação Online de Mentores: Desafios e possibilidades. In: II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e II Seminário de Temas Pedagógicos, 2015, Curitiba. II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente, 2015.

7.
MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G. ; REALI, A. M. M. R. . Programa de Formação Online de Mentores: o início da construção da identidade de mentora de uma professora experiente. In: o III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Presidente Prudente. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015. v. 1. p. 885-896.

8.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Professoras iniciantes: um olhar sobre o Programa de Mentoria online da UFSCar. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da Formação de Professores, 2014. p. 11843-11855.

9.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Programa de Mentoria online da UFSCar: a perspectiva de uma professora iniciante à experiente. In: Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014.

10.
SANTOS, E. G. C. ; MASSETTO, D. C. ; OTSUKA, J. L. ; FURNIVAL, A. C. . Acesso aberto na educação à distância: a experiência da SEaD-UFSCar. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos. Anais do SIED:EnPED, 2014. v. 1. p. 1-15.

11.
MASSETTO, D. C.; NAZARIO, K. R. P. ; OLIVEIRA, M. R. G. . Comunidade Virtual de Aprendizagem enfoque na formação de professores: investigação em teses na área de Educação. In: V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos, 2013, Belo Horizonte - MG.. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos, 2013.

12.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . O Programa de Mentoria online da Universidade Federal de São Carlos: a visão de professoras iniciantes ex-participantes.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos. Anais do Sied:Enped. São Carlos, 2012. v. 1. p. 1-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MASSETTO, D. C.; FABRI, E. I. J. ; REALI, A. M. M. R. . PROGRAMAS DE MENTORIA DA UFSCAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: http://www3.ibb.unesp.br/congressoestreiadialogos2017/, 2017, Bauru. Diálogos interdisciplinares na Pesquisa-ação: possibilidades e desafios, 2017.

2.
BORGES, F. V. A. ; MASSETTO, D. C. ; REALI, A. M. M. R. . Professores Experientes: perfil e expectativas dos participantes de um Programa de Formação online de Mentores. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindoia. II Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016. v. 3. p. 7126-7136.

3.
MASSETTO, D. C.; NAZARIO, K. R. P. . Ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores: investigação em teses de educação.. In: IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru-SP. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. Bauru: UNESP, 2013. p. 890-891.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, D. M. ; MASSETTO, D. C. . Ribeirão Cultural: análise discursiva de produção textual. In: 58° Seminário do GEL, 2010, São Carlos. REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Campinas: Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2010. v. 39.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOBATO, P. G. ; MASSETTO, D. C. ; REALI, A. M. M. R. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES,. EDUCAÇÃO E MUDANÇA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MASSETTO, D. C.; FABRI, E. I. J. ; REALI, A. M. M. R. . Programas de Mentoria da UFSCar: possibilidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BORGES, F. V. A. ; GOBATO, P. G. ; MASSETTO, D. C. . Formação de professores: dificuldades iniciais em um programa online de formação de mentores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G. ; REALI, A. M. M. R. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES: O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MENTORA DE UMA PROFESSORA EXPERIENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Programa de Formação Online de Mentores: processos de aprendizagem profissional, de práticas reflexivas e de experiências emocionais de professores experientes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Professoras iniciantes: um olhar sobre o Programa de Mentoria online da UFSCar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MASSETTO, D. C.; NAZARIO, K. R. ; OLIVEIRA, M. R. G. . Comunidade virtual de aprendizagem enfoque na formação de professores: investigação em teses na área de educação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MASSETTO, D. C.; NAZARIO, K. R. P. . Ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores: investigação em teses de Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: a visão de professoras iniciantes ex-participantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS ESCRITAS: INICIAÇÃO POÉTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MASSETTO, D. C.. Iniciação poética: análise discursiva de produções textuais escritas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . Análise discursiva de produções linguísticas escritas: iniciação poética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . Literatura e formação continuada de professores: análise discursiva de produções textuais escritas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARVALHO, D. M. ; MASSETTO, D. C. . Ribeirão Cultural: Análise discursiva de produção textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MASSETTO, D. C.. Letramento Digital: o uso de ambientes virtuais na licenciatura. 2018. .

2.
MASSETTO, D. C.. Didática e recursos digitais - novas metodologias de ensino-aprendizagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MASSETTO, D. C.. Educação Emocional: a escola e seus educadores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MASSETTO, D. C.. Oficina literária para o curso de Pedagogia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MASSETTO, D. C.. Educação Emocional na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MASSETTO, D. C.. Emoções e sentimentos: quais as possibilidades na escola?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MASSETTO, D. C.. Educação Emocional na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . Roteirização de Tutoriais Educativos. 2013. (Tutoriais Educativos).

9.
ASSOLINI, F. E. P. ; XAVIER, C. A. M. ; SALGADO, A. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Ribeirão Cultural: Iniciação Poética - Fase II. 2011. (Editoração/Livro).

10.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES: Criação de Espaços Discursivos: Ateliês de Leitura e Oficinas de Produção Linguística. 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES: Monitoria na disciplina Didática da Alfabetização. 2011. (Relatório de pesquisa).

12.
ASSOLINI, F. E. P. ; XAVIER, C. A. M. ; SALGADO, A. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Ribeirão Cultural: Iniciação Poética. 2010. (Editoração/Livro).

13.
MASSETTO, D. C.. RELATÓRIO DE ATIVIDADES: O Ensino e Prática de Poesia em Escolas Públicas do Ensino Médio de Riberião Preto-SP como Ferramenta ao Estímulo e Estudo da Língua Porturguesa. 2010. (Relatório de pesquisa).

14.
ASSOLINI, F. E. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Oficinas Literárias do Projeto: Criação de Espaços Discursivos: ateliês de leitura e oficinas de produção linguística. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão Universitária).

15.
ASSOLINI, F. E. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Oficinas Literárias do Projeto Ribeirão Cultural. 2009. (Projeto de Extensão da FFCLRP -USP, Curso de Pedagogia.).

Demais trabalhos
1.
MASSETTO, D. C.. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016 (Avaliador de trabalhos do SIED:EnPED) .

2.
MASSETTO, D. C.. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014 (Avaliador de trabalhos do SIED:EnPED,) .

3.
MASSETTO, D. C.. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012 (Avaliadora de trabalho científico) .

4.
ASSOLINI, F. E. P. ; MASSETTO, D. C. . Monitora da disciplina: Didática da Alfabetização, em Licenciatura em Pedagogia - USP.. 2011 (Monitora de disciplina do curso de Pedagogia - USP-RP) .

5.
MASSETTO, D. C.; ASSOLINI, F. E. P. . Monitoria e Coordenação dos bolsitas que atuam no GEPALLE e no Projeto Ribeirão Cultural:poesia na vida e para a vida. 2010 (Monitoria e coordenação de bolsitas de extensão universitária) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de ADRIANA MARIA AGUIAR MATSUMURA. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Ane Joice Miranda Cordeiro Arrais. Altas Habilidades / Superdotação na Educação Infantil: reflexões sobre a identificação pelo docente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Camilla Eziquiel Turchiai. Altas habilidades ou superdotação: o olhar do professor e o atendimento educacional. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Cristiane Alves de Souza Lima Araújo. Percepção dos professores sobre altas habilidades ou superdotação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Ellen Flor Bezerra. Estudantes com Altas habilidades ou superdotação não existem na Rede Municipal de Educação de Educação: mito ou verdade?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Elson Pereira da Silva Neto. A teoria das Inteligências Múltiplas: ferramenta para enriquecimento curricular do estudante com altas habilidades ou superdotação:. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Givanilson Uilisses da Silva. Políticas públicas para o atendimento do estudante com Altas habilidades ou superdotação: no âmbito da rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Lázara Dana Sousa da Silva Nogueira. A importância da formação docente na identificação de estudantes com indicadores de AH/SD na Educação Infantil. 2017 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Natalia Ferreira Andrade Garcia. O direito de todos à aprendizagem: estratégias pedagógicas para estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de RENATA DORA CANTARIM. Identificação de educandos com Altas Habilidades/ superdotação: analogia entre os teóricos Renzulli e Guenther. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Roseli Napoleão. Altas habilidades / Superdotação e políticas públicas no município de São Paulo: implicações no cotidiano dos professores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Silvana Carnaúba da Silva. Avaliação Pedagógica: reflexões sobre o ensino-aprendizagem de alunos com altas habilidades / superdotação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Valquiria Maria Afô Navarro Toledo. As Altas habilidades ou superdotação: as verdades e os mitos sob o ponto de vista do professor. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Catia Cristina Gavronski Ramalheiro. Desafios para o reconhecimento do educando com altas habilidades / superdotação como público alvo da Educação Especial. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Ines Rodrigues Franzoi. Reflexão sobre o trabalho colaborativo em uma escola municipal de São Paulo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Márcia Correia de Brito. Concepções sobre Altas Habilidades / Superdotação de professores do Ensino comum. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Simonica Maria de Alburqueque. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento do potencial dos estudantes com Altas Habilidades na sala regular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Danielle de Barros Aquino. A importância do acesso a libras como norteador na fala da criança com surdez. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Jussara Abreu de Lima. Alfabetização de Jovens e Adultos com deficiência auditiva / surdez. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Tatiana Helena Rodrigues Gonçalves Santos. Libras Instrumento de inclusão: o aluno surdo na escola regular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Elisa Regina Rodrigues. Altas Habilidades e Superdotação: como o professor reconhece esses estudantes dentro da sala de aula?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

22.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Jovil Helio de Oliveira Prestes Junior. Tecnologia Assistiva e Equidade.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

23.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Juliana Elaine dos Reis Oliveira. Legislação para estudantes do atendimento pedagógico especializado junto ao estudante com TGD no ciclo de alfabetização.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

24.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Thays de Fatima Botelho. Atuação de professores do atendimento pedagógico especializado junto ao estudante com TGD no ciclo de alfabetização.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

25.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Sonia Maria Vieira dos Santos. Aprendizagem cooperativa enquanto metodologia no trabalho junto aos alunos com TGD.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

26.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Doraci Schiavinoto.. Gestão escolar, dificuldades e barreiras encontradas para efetivar a inclusão na escola.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

27.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Christine Luise Isberner. Concepções de professores sobre o estudante com altas habilidades ou superdotação.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

28.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Juliana Moreira Gomes França. Atendimento Especial Itinerante: qual sua importância para o sistema educacional.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Maurides Rodrigues da Silva. O currículo oficial e a adequação curricular para estudantes com deficiência intelectual na disciplina de Língua Portuguesa.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

30.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Sandra Gabriela Andrade Ferreira. Atividade Artística para estudantes com deficiência intelectual.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

31.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Yoko Rosana de Matos. Alfabetização do aluno com deficiência intelectual: a perspectiva do método fônico.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

32.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Edna Melo dos Santos. Concepções de educação inclusiva em haltas habilidades e superdotação.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

33.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Jailson Rocha Marques. Processo inclusivo de estudantes público alvo de educação através das vivências nas aulas de Educação Física. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

34.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Fabiana Tais dos Santos Silva. Deficiência intelectual do estudante nas salas regulares do ciclo II Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

35.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Fabia Thalita dos Santos Maia. Deficiência auditiva: a inclusão e socialização do estudante com deficiência na sala regular do Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

36.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Cristina Queiroz Custódio. Arte e diversidade: o processo de ensino e aprendizagem do estudante com altas habilidades e superdotação.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

37.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Fabiano da Silva dos Santos. A interação nas aulas de Educação Física: a inclusão da estudante cadeirante.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Claudine Abuharoun. Práticas educacionais inclusivas na área da deficiência intelectual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

39.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Daisy Regina Arruda Baldini. Altas habilidades ou superdotação no Ensino Fundamental: entender para incluir. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

40.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Juliana Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiência física nas aulas de Educação Física. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Camila Muniz dos Santos. A inclusão de estudante com TGD na perspectiva de professores do ensino regular. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

42.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Marcia Maria Giroldo. O processo de inclusão do estudante com transtorno global do desenvolvimento (TGD): o papel do professor no ensino regular como facilitador. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

43.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Filipe Ventosa de Toledo Mello. A avaliação na disciplina de Lingua Portuguesa e a inclusão do estudante com deficiência intelectual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

44.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Lilian Cristiane de Toledo Mello. A importância da avaliação e da elaboração do planejamento individualizado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

45.
MASSETTO, D. C.. Participação em banca de Georgina Auxiliadora Porphiro Lima. Estratégias de ensino no ensino de ciências no ciclo II - contribuições para a inclusão do estudante com deficiência intelectual.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MASSETTO, D. C.. Avaliador de trabalhos científicos no Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2014.

2.
MASSETTO, D. C.. Avaliador de trabalhos científicos no Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. A MODALIDADE EAD E O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DE MENTORIA: CONTRIBUIÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2018. (Congresso).

2.
I Congresso Bienal da Rede Estreiadiálogos - Diálogos interdisciplinares na Pesquisa-ação: possibilidades e desafios. PROGRAMAS DE MENTORIA DA UFSCAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2017. (Congresso).

3.
I Congresso Bienal da Rede Lusófona Estreidiálogos - diálogos, interdisciplinates na Pesquisa_A-Ação: possibilidades e desafios. Programas de Mentoria da UFSCar: possibilidades e desafios. 2017. (Congresso).

4.
4th International Congress of Educational Sciences and development. Programa Online de Formação de Mentores e processos de aprendizagem de professores experientes: uma experiência brasileira.. 2016. (Congresso).

5.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores. Professores experientes: perfil e expectativas dos participantes de um Programa de Formação online de Mentores. 2016. (Congresso).

6.
Simpósio Internacional de Educação a Distância.Programa de Formação Online de Mentores: uma iniciativa de desenvolvimento profissional docente. 2016. (Simpósio).

7.
Simpósio Internacional de Educação a Distância.Formação de professores: dificuldades iniciais em um programa de formação de mentores. 2016. (Simpósio).

8.
9º Simpósio de Educação Paulus. 2015. (Simpósio).

9.
III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES: O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MENTORA DE UMA PROFESSORA EXPERIENTE. 2015. (Simpósio).

10.
II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente.Programa de Formação Online de Mentores: desafios e possibilidades. 2015. (Simpósio).

11.
I Seminário Internacional de Educação Emocional. 2015. (Seminário).

12.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional: contribuições de experiências formativas desenvolvidas pela UFSCar. 2014. (Encontro).

13.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Professoras iniciantes: um olhar sobre o Programa de Mentoria online da UFSCar. 2014. (Congresso).

14.
II Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em em Educação a Distância.Acesso aberto na educação à distância: a experiência da SEaD-UFSCar. 2014. (Simpósio).

15.
IV Congresso Brasileiro de Educação. Ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores: investigação em teses de Educação. 2013. (Congresso).

16.
V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos. Comunidade virtual de aprendizagem enfoque na formação de professores: investigação em teses na área de educação.. 2013. (Congresso).

17.
II Jornada de Trabalhos Acadêmicos e Científicos. 2012. (Oficina).

18.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED).O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: a visão de professoras iniciantes ex-participantes. 2012. (Simpósio).

19.
Encontro Regional de Educação. 2011. (Encontro).

20.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.INICIAÇÃO POÉTICA: ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS. 2011. (Simpósio).

21.
I Jornada do E-L@DIS - Rede Eletrônica e(m) Discurso.ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS ESCRITAS: INICIAÇÃO POÉTICA. 2011. (Simpósio).

22.
Silel- XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística/ III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Iniciação poética: análise discursiva de produções textuais escritas. 2011. (Simpósio).

23.
VIII Semana de Estudos em Ciência da Informação e Documentação. 2011. (Encontro).

24.
VI Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Literatura e fomação continuada de professores: análise discursiva de produções textuais escritas. 2011. (Encontro).

25.
58º Seminário do GEL.Ribeirão Cultural: análise discursiva de produção textual. 2010. (Seminário).

26.
I Oficina de Análise de Discurso na Pesquisa em Saúde. 2010. (Oficina).

27.
Alfabetização e Letramento Escolar na VII Semana de Educação. 2009. (Oficina).

28.
Emergências na educação básica na VII Semana de Educação. 2009. (Oficina).

29.
III Jornada das Licenciaturas: Ressignificando a Formação de Professores. 2009. (Outra).

30.
I Mostra de trabalhos científicos do GEPALLE.Ribeirão Cultural: poesia na vida e para a vida.. 2009. (Encontro).

31.
I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. 2009. (Simpósio).

32.
Oficinas Literárias do Projeto Ribeirão Cultural.Oficinas Literárias do Projeto Ribeirão Cultural. 2009. (Encontro).

33.
VII Semana de Educação. 2009. (Encontro).

34.
VI Semana da Educação: "Universidade: locus do conhecimento e da crítica". 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASSETTO, D. C.. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014. (Congresso).

2.
MASSETTO, D. C.. Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).

3.
ASSOLINI, F. E. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Oficinas Literárias do Projeto: Criação de Espaços Discursivos: Ateliês de Leitura e Oficinas de Produção Linguística. 2010. (Outro).

4.
ASSOLINI, F. E. P. ; SALGADO, A. P. ; MASSETTO, D. C. ; CARVALHO, D. M. . Oficinas Literárias do Projeto: O Ensino e Prática de Poesia em Escolas Públicas do Ensino Médio de Ribeirão Preto-SP como ferramenta ao estímulo e estudo da Língua Portuguesa.. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila dos Santos Costa. AÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. (Orientador).

2.
Bárbara de Oliveira Gioiosa. A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Uma trajetória histórica e atual. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatris R. Santos et al.. Educação Emocional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.

2.
Adeilda Gomes Malta de Oliveira et al.. O desenho na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.

3.
Caroline Santos et al.. Autismo: desafios e possibilidades na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.

4.
Akira M. S. Sousa et al.. A importância da formação continuada de professores para uma prática inclusiva na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.

5.
Camila dos Santos Costa et al.. PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A TRÊS ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.

6.
Barbara de Oliveira Gioiosa et al.. A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Uma trajetória histórica e atual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de São Bernardo do Campo. Orientador: Débora Cristina Massetto.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . O Programa de Mentoria Online da UFSCar: o olhar de duas ex-participantes sobre o início da carreira. In: Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). Docência na contemporaneidade: aprender, ensinar e aprender a ensinar. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 99-122.

2.
MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G. ; REALI, A. M. M. R. . Base de conhecimentos docente. In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. , p. 80-83.


Apresentações de Trabalho
1.
MASSETTO, D. C.; REALI, A. M. M. R. . O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: a visão de professoras iniciantes ex-participantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MASSETTO, D. C.. Educação Emocional: a escola e seus educadores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MASSETTO, D. C.. Educação Emocional na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MASSETTO, D. C.. Didática e recursos digitais - novas metodologias de ensino-aprendizagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASSETTO, D. C.. Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE- USP-RP - 2008-2011).
Membro do Grupo de Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais (UFSCar - 2014-atual).
Moderador de seção científica durante o Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (UFSCar-2014-2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:20:58