Lucas Hoerlle Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Bacharel em Administração, com Láurea Acadêmica, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS (2010). Professor nos cursos de graduação da Faculdade São Francisco de Assis nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Filosofia e Ética e Planejamento Estratégico (2013-Atual). Também é membro do corpo docente do MBA em Gestão e Estratégia Empresarial e do MBA em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais. Ministra cursos de curta duração, já tendo realizado dois sobre Estudo de Mercado na Universidade Feevale, em 2015 e 2016. Além disso, desde 2016 também é professor visitante na especialização em Televisão e Convergência Digital na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Hoerlle Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, Lucas H.;TORRES, L. H.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Teoria do Stakeholder: Um Estudo da Presença do Princípio de Equidade do Stakeholder,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Aristôn Azevedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teoria do Stakeholder; Princípio de Equidade do Stakeholder; Ética Empresarial; Stakeholder.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2010
Graduação em Administração.
Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS, ESPM-RS, Brasil.
Título: Mauá e Chateaubriand: Comparação do Perfil Empreendedor, Processo Empreendedor e Aplicação de Estratégias Empresariais.
Orientador: Roger Born.




Formação Complementar


2014 - 2014
Fundamentos de La Escritura En Español (EAD).
Instituto Tecnologico Y de Estudios Superiores de Monterrey, ITESM, México.
2014 - 2014
Introduction to Philosophy (Coursera EAD).
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2009 - 2009
Extensão universitária em Intensivo de Finanças Empresariais. (Carga horária: 117h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS, ESPM-RS, Brasil.
2009 - 2009
Interpretação e Implementação da ISO 9001:2008. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Auditores Internos da ISO 9001:2008. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



União das Faculdades Integradas de Negócios, UNIFIN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Planejamento Estratégico e Filosofia e Ética e membro do corpo docente do MBA em Gestão e Estratégia Empresarial e do MBA em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor Visitante na Especialização em Televisão e Convergência Digital.



Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Business Ethics: A European Review
2016 - Atual
Periódico: Revista Capital Científico (UNICENTRO)
2017 - Atual
Periódico: REGEPE


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Plano Estratégico - Prata, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS.
2010
Estágio Supervisionado - Ouro, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS.
2010
Láurea Acadêmica, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS.
2009
Plano de Marketing - Ouro, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TORRES, Lucas H.2018TORRES, Lucas H.. Classificação dos Stakeholders do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 6, p. 51-68, 2018.

2.
TORRES, L. H.2018TORRES, L. H.; BORN, R. . O Perfil Empreendedor: Assis Chateaubriand e Visconde de Mauá. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v. 7, p. 282-314, 2018.

3.
TORRES, Lucas H.2016TORRES, Lucas H.. Neopragmatismo na Teoria do Stakeholder. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 4, p. 83-97, 2016.

4.
TORRES, Lucas H.2015TORRES, Lucas H.; BORN, R. . O Perfil Empreendedor do Visconde de Mauá. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 3, p. 117-140, 2015.

5.
TORRES, Lucas H.2015TORRES, Lucas H.. Aplicativo de Smartphone como Ferramenta de Estudo. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 3, p. 30-55, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, Lucas H.. Epistemologia da Teoria do Stakeholder. In: XXIII Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração, 2012, Bento Gonçalves - RS. Anais do XXIII ENANGRAD, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, L. H.. Ética e Transparência nas Instituições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TORRES, Lucas H.. Epistemologia da Teoria do Stakeholder. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TORRES, Lucas H.. Mauá e Chateaubriand: Comparação do Perfil Empreendedor, Processo Empreendedor e Aplicação de Estratégias Empresariais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TORRES, Lucas H.. Estudo Mercadológico - 2a Edição. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TORRES, Lucas H.. Estudo Mercadológico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, S. R. S.; SANTOS, C.; TORRES, L. H.. Participação em banca de Tamyres onticelli Colombo.Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: Estudo de Caso na Empresa Laborsys Sistemas Diagnósticos Comércio LTDA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA SAO MARCOS.

2.
AULER, D. P.; RAMOS, J.; TORRES, L. H.. Participação em banca de Jessica Wainer da Silva.Satisfação com o Cnala de Entrega em Serviços: Um Estudo de caso em uma Empresa Varejista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA SAO MARCOS.

3.
RAMOS, J.; TAVARES, A. S.; TORRES, L. H.. Participação em banca de Abigail Tomé Folmer da Silva.Fiel ao Profissional ou Ao Salão de Beleza? Ações Para Fidelização dos Clientes da márcia de Marchi Cabelereiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA SAO MARCOS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Mostra Científica, Tecnológica e Inovação da Faculdade São Francisco de Assis.Mesa Redonda: Educação, Tecnologia e Sociedade Num Ambiente Globalizado. 2016. (Outra).

2.
I Mostra de Produção Científica Open ESPM-Sul. Mauá e Chateaubriand: Comparação do Perfil Empreendedor, Processo Empreendedor e Aplicação de Estratégias Empresariais. 2012. (Congresso).

3.
XXIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (E.Epistemologia da Teoria do Stakeholder. 2012. (Encontro).

4.
Mostra de Case do X Encontro Gaúcho de Empresas Juniores.Comunicação Através da Experiência Empresarial. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Luiz Machado. Pesquisa de Mercado para o Mercado de Distribuição de Água em Porto Alegre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

2.
Matheus Lummertz. Pesquisa de Mercado para Mercado de Cabelereiro em Porto Alegre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

3.
Marlon Silveira Gomes. Ferramentas da Administração Aplicadas à um Contexto Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

4.
Mark Jonatham Cordova Pinheiro. A Influência do Plano de Benefícios no Turnover e Produtividade na Área de Logística da Empresa FastShop. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

5.
Paulo Roberto de Carlos dos Santos Junior. A Relação do Estilo de Liderança do Líder nos Indicadores das Áreas de Central de Serviços de Suporte de TI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Lúcia Szortyka Osés. Relatório Final de Estágio Área de Comercialização: Restaurante Pena Branca. 2018. Orientação de outra natureza. (Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.

2.
Robson Porto Leite. Relatório Final de Estágio Área de Serviços: Porto Vistos Assessoria Internacional. 2018. Orientação de outra natureza. (Administração) - União das Faculdades Integradas de Negócios. Orientador: Lucas Hoerlle Torres.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TORRES, Lucas H.2015TORRES, Lucas H.. Aplicativo de Smartphone como Ferramenta de Estudo. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 3, p. 30-55, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 23:00:05