Nívea Roberta Moraes Barbosa Lemos

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  • Última atualização do currículo em 19/07/2017


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE - CAA); na graduação, foi bolsista do projeto Avaliação de Barreiras Sanitárias para Melhoria da Qualidade da Água Armazenada em Cisternas no Semi-Árido Pernambucano, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; neste projeto, desenvolveu pesquisas sobre as práticas curriculares de estudantes-professores do curso de pedagogia. Possui Mestrado em Educação Contemporânea pelo PPGEduc UFPE CAA, tendo desenvolvido uma pesquisa sobre as relações entre o currículo vivido no curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do professor; tal pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais da UFPE, o qual é registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq; participando do referido grupo, desenvolve pesquisas acerca das relações entre as políticas-práticas curriculares e a identidade do professor, sob a luz das abordagens teóricas do Ciclo de Políticas (BALL), Análise de Discurso (ORLANDI) e Identidade como Invenção de si (KAUFAMNN). Tem experiência na educação básica - anos iniciais do ensino fundamental - e, no Ensino Superior, no qual ministrou a disciplina Políticas educacionais e legislação brasileira. Áreas de interesse de atuação do Ensino Superior: políticas educacionais e curriculares, políticas-práticas curriculares, formação de professores e identidade docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nívea Roberta Moraes Barbosa Lemos
Nome em citações bibliográficas
LEMOS, N. R. M. B.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação Contemporânea.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: RELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO VIVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Políticas Curriculares no município de Agrestina: especificidades quilombolas.
Orientador: Lucinalva Andrade Ataide de Almeida.




Formação Complementar


2017 - 2017
Código de Ética e Estatuto da OAB. (Carga horária: 120h).
Instituto Indesfor Brasil, INDESFOR, Brasil.
2017 - 2017
Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. (Carga horária: 120h).
Instituto Indesfor Brasil, INDESFOR, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Escolar e a Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Basilar. (Carga horária: 120h).
Instituto Indesfor Brasil, INDESFOR, Brasil.
2017 - 2017
Pedagogia Contemporânea e Empresarial. (Carga horária: 80h).
Instituto Indesfor Brasil, INDESFOR, Brasil.
2013 - 2013
Seminário de Pesquisa - Intercambiando Grupos.... (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Reconhecendo Texto e Contexto. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina Educação Intercultural e Pesquisa Educ.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE - CAA, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina Seminários I. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Educação para relações étnico-raciais. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Abordagem do ciclo de políticas: aspectos teórico. (Carga horária: 3h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Programa de educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
A educação das relações étnico-raciais e o currícu. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Programa de Educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Curso autoinstrucional Sociologia (30 horas).
Programa de educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Programa de educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2011 - 2011
Relevância das Questõe Ambientais. (Carga horária: 5h).
Programa de Educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Programa de Educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: or. (Carga horária: 5h).
Programa de Educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Políticas para a educação do campo: do local ao gl. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
A linguagem na didatização da EAD. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Extensão Iniciativas Negras. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de projeto de pesquisa, CNPQ, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do projeto de pesquisa intitulado: Avaliação de Barreiras Sanitárias para Melhoria da Qualidade da Água Armazenada em Cisternas no Semi-Árido Pernambucano apoiado no edital MCT/CNPq/CT-Hidro/CT-Saúde nº 45/2008

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 40
Outras informações
Monitoria na Semana da Água 2011.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como Monitora no II Seminário de Educação Inclusiva do Cento Acadêmico do Agreste - Democracia, Direitos Humanos e Inclusão Social, realizado na Universidade Federal de Pernambuco.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Extensão universitária, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Observatório dos Movimentos Sociais coordenado pela professora Allene Carvalho Lage. O Observatório dos Movimentos Sociais e da Educação do Campo da UFPE trata-se de uma estrutura de extensão, pesquisa e ensino, inter e transdisciplinar que tem por temática as experiências educativas das lutas emancipatórias dos movimentos sociais e da educação do campo.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 30
Outras informações
Monitoria na disciplina de Movimentos sociais, lutas e organizações Indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural.


Rede Municipal de Ensino de Agrestina, REDE DE ENSINO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora/Docente
Outras informações
Trabalhou nas escolas públicas do município de Agrestina/PE, exercendo atividades inerentes à função de professora.


Faculdade Anchieta do Recife, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Docência no Ensino superior, Carga horária: 32
Outras informações
Professora do Componente Curricular Política e Legislação Educacional Brasileira, com carga horária total de 32h, atuando nos meses de Abril e Maio.



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
As práticas curriculares de professores-estudantes: uma análise do movimento entre os conteúdos da formação e a prática docente
Descrição: Aprovada no Edital Universal CNPq, número do processo: 479849/2013-7.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Avaliação de Barreiras Sanitárias para a melhoria da Qualidade da Água Armazenada em Cisternas no Semiárido Pernambucano
Descrição: Neste projeto intitulado Avaliação de Barreiras Sanitárias para Melhoria da Qualidade da Água Armazenada em Cisternas no Semi-Árido Pernambucano apoiado no edital MCT/CNPq/CT-Hidro/CT-Saúde nº 45/2008, participei como bolsista de Iniciação Tecnológica Indusrial de nível A (ITI-A) e, desenvolvi, sob a orientação da professora Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL em comunidades rurais dos municípios de Pesqueira e Caruaru..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Observatório dos Movimentos Sociais
Descrição: O Observatório dos Movimentos Sociais e da Educação do Campo da UFPE trata-se de uma estrutura de extensão, pesquisa e ensino, inter e transdisciplinar que tem por temática as experiências educativas das lutas emancipatórias dos movimentos sociais e da educação do campo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. ; ROCHA, G. N. . CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA CURRICULAR DE PROFESSORES-ESTUDANTES EM FORMAÇÃO. In: Alfageme-González, M. Begoña; Rodríguez Entrena, M. Jesús y Torres Soto, Ana. (Org.). Gobernanza, balance del proceso de Bolonia, condiciones laborales y profesionalidad docente en Educación Superio. 1ed.: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones, 2016, v. IV, p. 485-489.

2.
LEMOS, N. R. M. B.; SILVA, A. C. ; SILVA, M. G. A. . Educação do Campo e Licenciatura Intercultural para os Povos Indígenas de Pernambuco: Diálogo Intercultural para uma Educação Identitária e Emancipatória. In: IRANETE MARIA DA SILVA LIMA; CYNTHIA XAVIER CARVALHO; MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO. (Org.). Educação do Campo e Licenciatura Intercultural para os Povos Indígenas de Pernambuco: Diálogo Intercultural para uma Educação Identitária e Emancipatória. 1ed.: , 2015, v. 2, p. 115-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEMOS, N. R. M. B.. Política curricular da rede de ensino de Agrestina: particularidades quilombolas. In: V EPEPE Encontro Nacional de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2014, Garanhus. V EPEPE Encontro Nacional de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2014. v. 1. p. 1-17.

2.
LEMOS, N. R. M. B.. Política curricular para o ensino fundamental I no município de Agrestina no que se refere às especificidades quilombolas. In: IV EPEPE - Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco, 2012, Recife. Pesquisa e Educação na Contemporaneidade: Perspectivas Teórico-Metodológicas, 2012. v. 1. p. 1-14.

3.
SILVA, M. G. A. ; LEMOS, N. R. M. B. . Educação do campo e organizações sociais indígenas no estado de Pernambuco: diálogo intercultural como possibilidade para uma educação identitária e emancipatória. In: I Encontro de pesquisas e práticas em educação do campo da Paraíba, 2011, João Pessoa. I Encontro de pesquisas e práticas em educação do campo da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2010, 2011. v. 1. p. 1-13.

4.
LEMOS, N. R. M. B.. Organizações sociais indígenas e educação do campo no Estado de Pernambuco: a luta por uma educação emancipatória e identitária a partir da interculturalidade. In: II Seminário de Educação do campo e contemporaneidade, 2011, Salvador. Educação do Campo e contemporaneidade: mudança, afirmação e desafio, 2011. v. 1. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. . As políticas curriculares para o ensino fundamental frente a necessidade do diálogo entre os saberes formais e os saberes dos contextos culturais específicos. In: XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2012. XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE.

2.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. . Práticas curriculares de educação ambiental desenvolvidas no semiárido pernambucano pelos alunos do curso de Pedagogia. In: XIX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011, Recie. XIX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, N. R. M. B.; GONCALVES, C. L. . A relação entre currículo, identidade e profissionalidade docente: uma análise a partir da produção discursiva da ANPED. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LEMOS, N. R. M. B.; SILVA, A. C. ; SILVA, M. G. A. . Educação do campo e licenciatura intercultural para os povos indígenas do estado de Pernambuco: diálogo intercultural como possibilidade para uma educação identitária e emancipatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LEMOS, N. R. M. B.. Política de Currículo: um olhar para proposta de educação escolar oferecida à vila Pé de Serra dos Mendes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEMOS, N. R. M. B.. Política Curricular para o ensino fundamental I no que se refere às especificidades quilombolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. . As políticas curriculares para o ensino fundamental frente a necessidade do diálogo entre os saberes formais e os saberes dos contextos culturais específicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LEMOS, N. R. M. B.. Política de currículo: um olhar para a proposta de educação escolar oferecida à vila Pé de Serra dos Mendes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. . Práticas curriculares de educação ambiental desenvolvidas pelos alunos do curso de Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LEMOS, N. R. M. B.; ALMEIDA, L. A. A. . Práticas curriculares de educação ambiental desenvolvidas no semiárido pernambucano pelos alunos do curso de Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, M. G. A. ; LEMOS, N. R. M. B. ; SILVA, J. L. M. . Organizações sociais indígenas e educação do campo no estado de Pernambuco: a luta por uma educação emancipatória e identitária a partir da interculturalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LEMOS, N. R. M. B.; SILVA, M. G. A. . Educação do campo e organizações sociais indígenas no estado de Pernambuco: diálogo intercultural como possibilidade para uma educação identitária e emancipatória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LEMOS, N. R. M. B.. Comunidade Quilombola: como as práticas educativas podem contribuir para a conservação da memória e identidade quilombola da Vila Pé de Serra dos Mendes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEMOS, N. R. M. B.. Forma e Conteúdo na construção de Projetos de Pesquisa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. L. F.; OLIVEIRA, A. G.; LEMOS, N. R. M. B.. Participação em banca de CAMILA SOUZA DA SILVA e JOSÉ ELIAS DO NASCIMENTO JÚNIOR.Gestão escolar e suas respectivas tomadas de decisões por parte dos gestores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

2.
LEMOS, N. R. M. B.; SOUZA, M. L. F.; OLIVEIRA, A. G.. Participação em banca de ANALUZA LIMA DA SILVA e SIDICLEI ALVES DA SILVA.Gestão Democrática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

3.
LEMOS, N. R. M. B.; SOUZA, M. L. F.; OLIVEIRA, A. G.. Participação em banca de DANIELE PRISCILA FERREIRA DA SILVA e EMANUELA TAMIRES.O papel da gestão democrática no âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Antagonismo e subjetividades políticas no currículo. 2017. (Outra).

2.
X Encontro Ibero-Americano de Educação (10º EIDE). 2015. (Congresso).

3.
EPEPE V Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Política curricular da rede de ensino de Agrestina: particularidades quilombolas. 2014. (Encontro).

4.
I Conferência do Programa Via Escola: Um Pacto Pela Educação, intitulada "Por uma escola centrada na aprendizagem: tempos, espaços e saberes". 2012. (Outra).

5.
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - EPEPE.Política Curricular para o ensino fundamental I no município de Agrestina no que se referem às especificidades quilombolas. 2012. (Encontro).

6.
Mesa redonda Educação rural e educação do campo no Brasil. 2012. (Outra).

7.
XI Encontro de ensino, pesquisa e extensão. Sociedade no terceiro milênio: educação, cultura e e mídias.Política de Currículo: um olhar para proposta de educação escolar oferecida à vila Pé de Serra dos Mendes. 2012. (Encontro).

8.
A pesquisa e a produção de saberes no trabalho de professores dos anos iniciais ensino fundamental. 2011. (Encontro).

9.
I Encontro de pesquisas e práticas em educação do campo da Paraíba.Educação do campo e organizações sociais indígenas no estado de Pernambuco: diálogo intercultural como possibilidade para uma educação identitária e emancipatória. 2011. (Encontro).

10.
I Seminário gênero e educação. 2011. (Seminário).

11.
I Seminário Nacional de Educação do Campo e Diversidade Cultural - M. 2011. (Seminário).

12.
V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Práticas curriculares de educação ambiental desenvolvidas pelos alunos de Pedagogia. 2011. (Outra).

13.
Encontro de Práticas Pedagógicas: Escolas e Universidade. 2010. (Encontro).

14.
Epepe III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2010. (Congresso).

15.
Formação Continuada destinada aos professores da rede municipal de ensino. 2010. (Outra).

16.
Mesa Redonda Diversidade Sexual: Direito Sim !. 2010. (Outra).

17.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (CONIC). 2010. (Congresso).

18.
2º Fórum de Psicomotricidade Relacional do Agreste. 2009. (Outra).

19.
Seminário Educação Escolar: Prazer em aprender na condição de Educador. 2009. (Seminário).

20.
IV Seminário Integrado do Curso de Pedagogia. 2008. (Seminário).

21.
Seminário Dom Hélder Câmara e Direitos Humanos. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEMOS, N. R. M. B.. Curso de Extensão Iniciativas Negras: Trocando Experiências (regional) I agreste. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Candidato habilitado no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - Analista Judiciário Pedagogia. Classificada em 10º lugar.

Aprovada em 36º lugar no CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DOS GATOS - PE; NIVEL MÉDIO - Cargo: 13 - PROFESSOR A 1

Aprovada no 123º lugar no concurso público da Prefeitura Municipal de Bezerros. PROFESSOR I (LIC. PLENA PEDAGOGIA) - Professor I (Lic. Plena Pedagogia). 

Integrante do grupo de pesquisa intitulado "Discursos e Práticas Educacionais" http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5477277215976700



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