Jesse Nery Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0312071151090310
  • Última atualização do currículo em 04/10/2017


Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pesquisador e desenvolvedor do Grupo de Pesquisa e de Desenvolvimento de Jogos Comunidades Virtuais (GPCV). Possui especialização em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jesse Nery Filho
Nome em citações bibliográficas
NERY FILHO, J.;FILHO, JESSE NERY

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim.
Estrada da Igara, s/n
Zona Rural
48970000 - Senhor do Bonfim, BA - Brasil
Telefone: (74) 35413676
URL da Homepage: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Orientador: Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso.
2015 interrompida
Doutorado interrompido em 2016 em Educação e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AVALIAR AS FUNÇÕES EXECUTIVAS: UM ESTUDO DE CASO DA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM O GAMEBOOK,
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Ano de interrupção: 2016
Palavras-chave: Gamebook; Avaliação; TDAH.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2013 - 2015
Mestrado profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: GUARDIÕES DA FLORESTA: PROGRAMANDO UM GAMEBOOK PARA POTENCIALIZAR AS FUNÇÕES EXECUTIVAS, Ano de Obtenção: .
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Palavras-chave: Games; TDAH; Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
2012 - 2013
Especialização em Especialização em Redes de Computadores. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um aplicativo WEB para documentação eletrônica em um órgão público.
Orientador: RACHEL CRISTINA MELLO GUIMARÃES.
2007 - 2012
Graduação em Engenharia Da Computação.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Espacialização da temperatura para o Polo de desenvolvimento Petrolina/Juazeiro utilizando Computação de Alto Desempenho.
Orientador: Murilo do Carmo Boratto.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Cometa, COLEGIO COMETA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. (Carga horária: 75h).
World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2014 - 2014
Desenvolvimento de Games com Blender. (Carga horária: 40h).
Grupo de pesquisa de Geotecnologias, Educação e Conteporaneidade, GEOTEC, Brasil.
2012 - 2012
Segurança da Informação e Comunicações. (Carga horária: 8h).
Educação a Distancia - INSS, EAD-INSS, Brasil.
2012 - 2012
Responsabilidade Socioambiental. (Carga horária: 8h).
Educação a Distancia - INSS, EAD-INSS, Brasil.
2012 - 2012
WEBDESIGN AVANÇADO. (Carga horária: 180h).
Mais Estudo, MAIS ESTUDO, Brasil.
2012 - 2012
Lei de Acesso à Informação e Formação de Gestores. (Carga horária: 20h).
Educação a Distancia - INSS, EAD-INSS, Brasil.
2012 - 2012
BROffice: CALC e WRITER. (Carga horária: 12h).
Educação a Distancia - INSS, EAD-INSS, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação de Desempenho - Plantando Bons Frutos. (Carga horária: 8h).
Educação a Distancia - INSS, EAD-INSS, Brasil.
2012 - 2012
PHP: Hypertext Preprocessor. (Carga horária: 80h).
Mais Estudo, MAIS ESTUDO, Brasil.
2011 - 2011
Redução de Dados em Redes de Sensores. (Carga horária: 6h).
Escola Regional Bahia, Alagoas e Sergipe, ERBASE, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Astronomia e Atrofísica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2010 - 2010
Usabilidade e Prototipação em Papel. (Carga horária: 4h).
Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco, SICOMP, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao Scrum. (Carga horária: 4h).
Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco, SICOMP, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de projeto de extensão. (Carga horária: 2h).
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão., SCIENTEX, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Sistema Latex. (Carga horária: 8h).
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão., SCIENTEX, Brasil.
2009 - 2009
Domesticando o Linux - instalação e uso. (Carga horária: 8h).
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão., SCIENTEX, Brasil.
2001 - 2001
Básico em Informatica. (Carga horária: 84h).
Windows Informatica, WINDOWS I., Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20

Atividades

05/2013 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, GESTEC, .

Cargo ou função
Suplente de Representação estudantil da Área II do GESTEC.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senhor do Bonfim, Licenciatura em Ciências da Computacão.

Cargo ou função
Criação de Curso de Especialização em Computação.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senhor do Bonfim, Núcleo Docente Estruturante do LCC.

Cargo ou função
Membro do NDE do LCC.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senhor do Bonfim, Núcleo de Assessoria Pedagógica do Curso Técnico em Informática.

Cargo ou função
Membro do NAP TEC.INFO.
04/2017 - 09/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
Laboratório de Programação Avançada
Software Educacional
04/2015 - 04/2017
Direção e administração, Campus Senhor do Bonfim, Licenciatura em Ciências da Computacão.

Cargo ou função
Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Computacão.
09/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aplicações Gráficas
Jogos Eletrônicos em Educação
Sistemas Digitais
09/2016 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Eletrônica Digital no Curso Tec. de Informática
Manutenção de Hardware 2 no Curso Tec. de Informática
Progressão Parcial em Algoritmos no Curso Tec. de Informática
04/2016 - 08/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Eletricidade Básica no Curso Tec. Informatica
Manutenção de Hardware no Curso Tec. Informatica
04/2016 - 08/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos Eletrônicos em Educacão
Organização e Arquitetura de Computadores
Redes de Computadores
11/2015 - 04/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Software Educacional
Sistemas Digitais
03/2015 - 11/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
03/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos no Curso Tec. em Informatica
Segurança do Trabalhador
07/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Computação
03/2013 - 08/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos no Curso Tec. em Manutenção e Suporte em Informatica
Saúde e Segurança do Trabalho no Curso Tec. em Manutenção e Suporte em Informatica
Informática Básica no Curso Tec. em Agrimensura
02/2013 - 06/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores

Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

11/2011 - 11/2012
Estágios , Serviço de Benefício, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Serviço de Beneficio na criação e manutenção de Software web com banco de dados. Supervisor: Nestor de Oliveira Gomes Neto.

Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2011 - 1/2012
Outras atividades técnico-científicas , PROEN, PROEN.

Atividade realizada
Tutoria de Informatica. Orientação: Murilo Do Carmo Boratto..
2/2009 - 7/2009
Outras atividades técnico-científicas , Prodescape, Prodescape.

Atividade realizada
Monitor da Disciplina Algoritmos e Programaçao Orientador: Marcelo Santos Linder.
2/2008 - 6/2008
Outras atividades técnico-científicas , Prodescape, Prodescape.

Atividade realizada
Monitor da Disciplina Algoritmos e Programaçao Orientador: Ana Emilia De Melo Queiroz.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Guardiões da Floresta Mundo 2
Descrição: Desenvolvimento de um Gamebook para dispositivos móveis (iOS e Android) voltado para pessoas diagnosticadas com TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jesse Nery Filho - Coordenador / Lynn Rosalina Gama Alves - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Pesquisa e Documentação de Requisitos de Mecanismos Para Avaliação em Ambientes Virtuais de Ensino. Orientação: Jorge Luis Cavalcanti Ramos.
Descrição: Muito se discute sobre as formas de avaliação da aprendizagem no ensino a distância (EAD). Os principais resultados mostram que apenas avaliações planejadas, confiáveis, abrangentes e efetivas aumentam a eficácia das mesmas para a aprendizagem dos alunos egressos desse tipo de ensino. Este projeto tem como objetivo principal a pesquisa e documentação de requisitos para ferramentas de avaliação em ambientes de EAD, com o propósito de modelar parte de um ambiente virtual de ensino que dará suporte a atividades de avaliação discente para cursos on-line. Essa modelagem poderá ser transformada em código-fonte e aplicada em qualquer ambiente virtual de código aberto, promovendo assim a customização do ambiente em função das necessidades da instituição ou curso. Os requisitos serão elicitados com base em análise dos principais ambientes virtuais em uso, entrevistas com usuários e criação de cenários de avaliação (CAROLL, 2002), reconhecendo o valor de se analisar os sistemas e trabalhos pioneiros, reutilizando os requisitos positivos encontrados assim como a experiência de quem atua no EAD, sendo possível estabelecer modelos que atendem às mais diversas situações ou características das avaliações. Após a definição dos requisitos, os mesmos serão documentados com seus respectivos casos de uso, de maneira padronizada que os tornem independentes de linguagem, idioma ou plataforma operacional, permitindo assim sua ampla utilização por outros pesquisadores e desenvolvedores de ambientes virtuais de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Modelagem e Simulação de Escoamento Turbulento em canais de placas planas e paralelas. Orientação: Dr. Severino Cirino de Lima Neto
Descrição: Projeto visa a fazer a modelagem matemática de um escoamento turbulento de um fluido através de placas planas e paralelas, para por fim fazer uma simulação computacional do funcionamento do ambiente em variadas circunstâncias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Ambiente Virtual para Ensino de Fisiologia Animal aplicada a Medicina Veterinária e Zootecnia. Orientação: Eliane Pozzebon
Descrição: O tema central deste projeto é a concepção e o desenvolvimento de um ambiente interativo para a aprendizagem de fisiologia animal, cujo objetivo é simular com animações hipermídia o conteúdo das aulas teóricas, para facilitar a sua fixação e aprendizado, e das aulas práticas para diminuir as experiências clássicas com animais. Na criação do ambiente virtual de aprendizagem será utilizado a hipermídia como alternativa para a simulação. O termo hipermídia pode ser descrito como resultante da junção de dois tipos de dados: hipertexto (conjunto de textos interconectados com elos para navegação) e multimídia (conjunto de vídeos, sons, imagens e animações), resultando assim um conjunto de mídias para a concepção de ambiente interativo. No ensino da Fisiologia Animal, aulas práticas, se restringem a estudos laboratoriais, onde estudantes repetem experiências com animais. Este tipo de atividade além de algumas vezes possuir difícil representação, está cada vez mais restrito, devido a questões relativas à proteção dos animais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Revelação de Novos Talentos da Escola Publica Através Popularização da Ciência no Semiárido Nordestino - Sub Projeto Matemática. Orientação: Dr. Severino Cirino de Lima Neto
Descrição: Projeto de Extensão, realizado pelo Espaço Ciência da UNIVASF, que através da criptografia ensina matemática para os novos talentos (alunos da escola pública) de forma divertida e dinamica, utilizando materias bem básicos, como: papel, tesoura, cola e outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Inclusão digital de jovens da comunidade de pescadores do angari. Orientação: Dr. Lucia MarisySouza Ribeiro de Oliveira
Descrição: Este projeto objetiva incluir os jovens filhos dos pescadores da comunidade do Angari, no municipio de Juazeiro-Bahia no processo educativo de inclusao digital, na perspectiva de facilitar a sua inserção futura no mercado de trabalho e renda. Trata-se de sub-projeto que engloba o projeto intitulado "Incubadora de Cooperativa de pesca", cujos objetivos são: a) Desenvolver o espirito empreendedor nos estudantes dos varios cursos da UNIVASF; b) Formar o sujeito coletivo preocupando com os problemas da sociedade; c)Capacitar os pescadores e os membros da sua familia extensa para o mercado produtivo de trabalho nas areas da sua vocação e do seu interesse...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, CALIXTO JÚNIOR DE2017SOUZA, CALIXTO JÚNIOR DE ; FILHO, JESSE NERY . Entre a escuridão e o silêncio: a relação entre as TICs e a surdocegueira utilizando a ferramenta do código morse. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 21, p. 881-895, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, L. R. G. (Org.) ; NERY FILHO, J. (Org.) . Jogos Eletrônicos e Educações: Trilhas em construção. 1. ed. Salvador: Edufba, 2015. v. 1. 328p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, T. ; NERY FILHO, J. ; VIEIRA, F. ; PONTES, E. . A Gamificação de conteúdos escolares: uma experiência a partir da diversidade cultural brasileira. In: Lynn Alves; Jesse Nery. (Org.). Jogos Eletrônicos e Educações: Trilhas em construção. Ied.Salvador: Edufba, 2015, v. I, p. 1-328.

2.
BORATTO, M. ; LEAL, B. G ; NERY FILHO, J. . Modelagem Computacional da Espacialização de Variáveis Meteorológicas na Região Agrícola do Vale do São Francisco. In: Paulo Sausen, Airam Sausen. (Org.). Pesquisas Aplicadas em Modelagem Matemática. 1ed.Ijuí: Unijui, 2012, v. I, p. 351-377.

3.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; Reis, A. H. ; NERY FILHO, J. . A educação digital como ferramenta de inclusão dos filhos de pescadores no mundo do trabalho. In: ALEXANDRE H. REIS; LUCIA MARISY. (Org.). UNIVERSIDADE E INTERVIVÊNCIA Diálogo possível entre os movimentos sociais e a Academia. 1ed.Belo Horizonte: MANUSCRITOS, 2011, v. 1, p. 281-299.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, M. D. ; CARVALHO, B. A. ; NERY FILHO, J. . Utilização dos Jogos Eletrônicos no Processo Ensino-Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down na Escola Municipal Tatiana de Morais no Município de Campo Formoso-Ba. In: Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2017, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2017. v. XII. p. 87-95.

2.
RODRIGUES, A. L. ; NERY FILHO, J. . Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a aprendizagem através do smartphone. In: Seminário Sobre Games do Vale do São Francisco, 2016, Petrolina. Anais do III SGames. Petrolin: IF SERTAO PE, 2016. v. I. p. 0-10.

3.
GAMA, A. A. ; MENEZES, J. C. ; SILVA, M. C. B. ; NERY FILHO, J. . Jogos em Nuvem e Jogos Online: Uma Pesquisa Exploratória-Descritiva. In: Seminário Sobre Games do Vale do São Francisco, 2016, Petrolina. Anais do III SGames. Petrolina: IF SERTAO PE, 2016. v. I. p. 0-10.

4.
OLIVEIRA, M. D. ; CARVALHO, B. A. ; NERY FILHO, J. . A utilização do jogo eletrônico no processo ensino-aprendizagem das crianças com síndrome de down. In: Seminário Sobre Games do Vale do São Francisco, 2016, Petrolina. Anais do III SGames. Petrolina: IF SERTAO PE, 2016. v. I. p. 0-10.

5.
SARNO, A. ; OLIVEIRA, A. C. ; NERY FILHO, J. ; ALVES, L. R. G. . UNEB Radioativa: Um relato de gamificação na III Unebrinque. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunucação, 2015, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador: Nery, 2015. v. 1. p. 1-10.

6.
NERY FILHO, J.; ALVES, L. R. G. . Guardiões da Floresta: Modelagem de um gamebook para estratégias cognitivas. In: XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), 2014, Feira de Santana. Anais da XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), 2014. v. XIV.

7.
MARTINS, T. ; NERY FILHO, J. ; VIEIRA, F. ; PONTES, E. . A Gamificação de conteúdos escolares: uma experiência a partir da diversidade cultural brasileira. In: X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2014, Salvador. Anais do X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2014.

8.
NERY FILHO, J.; OLIVEIRA, A. C. ; COUTINHO, I. J. ; ALVES, L. R. G. . Um dia com o mundo encantado dos jogos digitais na brinquedoteca Paulo Freire. In: I Seminário multidisciplinar sobre games do Vale do São Francisco, 2014, Petrolina. Revista Opara. Petrolina: OPARA, 2014. v. 3.

9.
NERY FILHO, J.. Desenvolvimento de Aplicativo Web para Documentação e Armazenamento Eletrônico em Um Órgão Público. In: XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013, Vitória da Conquista. Artigos do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013.

10.
RAMOS, F. O. ; SIMOES FILHO, W. B. ; NERY FILHO, J. . Thin Client: Uma solução prática, de menor custo e ambientalmente viável.. In: XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013, Vitória da Conquista. Artigos do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013.

11.
PINTO, J. B. A. ; FERNANDES, R. L. ; NERY FILHO, J. . Casas Inteligentes: Uma abordagem sobre redes, protocolos e sistemas integrados.. In: XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013, Vitória da Conquista. Artigos do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação, 2013.

12.
BONFIM, THIAGO ; FILHO, JESSE NERY ; RAMOS, RICARDO ; BORATTO, MURILO . The barracuda design pattern (in Portuguese). In: the 9th LatinAmerican Conference, 2012, Natal. Proceedings of the 9th Latin-American Conference on Pattern Languages of Programming - SugarLoafPLoP '12. New York: ACM Press, 2012. v. 9. p. 1.

13.
NERY FILHO, J.; PEREIRA, F. N. S. . Implementação de um Ambiente Virtual para Ensino de Fisiologia Animal aplicada a Medicina Veterinária e Zootecnia. In: V Jornada de Iniciação Cientifica, 2010, Juazeiro. III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

14.
ALMEIDA JUNIOR, W. L. G. ; XISTO, M. P. C. ; NERY FILHO, J. ; ALMEIDA , R. P. ; SILVA, F. M. F. M. ; POZZEBON, Eliane ; PEREIRA, F. N. S. . Desenvolvimento e aplicação de software tutorial de ensino de fisiologia digestiva animal na medicina veterinaria. In: V Jornada de Iniciação Cientifica, 2010, Juazeiro. III Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. C. ; NERY FILHO, J. ; ALVES, L. R. G. . Potencialidades para o aprendizado sobre a Primeira Guerra a partir da interação com Valiant Hearts The Great War. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2014, Porto Alegre. Proceedings of XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NERY FILHO, J.; OLIVEIRA, L. M. S. R. . Inclusão digital para filhos de pescadores como ferramenta para a sua inclusão no mundo do trabalho.. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010., 2010, Belo Horizonte. Computação Verde: Desafios Cientificos e Tecnologicos, 2010. v. XXX.

Artigos aceitos para publicação
1.
NERY FILHO, J.; OLIVEIRA, L. M. S. R. . Inclusão digital para filhos de pescadores como ferramenta para a sua inclusão no mundo do trabalho.. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. D. ; CARVALHO, B. A. ; NERY FILHO, J. . Utilização dos Jogos Eletrônicos no Processo Ensino-Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down na Escola Municipal Tatiana de Morais no Município de Campo Formoso-Ba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NERY FILHO, J.. O Desafio para o desenvolvimento de jogos para educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, A. L. ; NERY FILHO, J. . Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a aprendizagem através do smartphone. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA, M. D. ; CARVALHO, B. A. ; NERY FILHO, J. . A utilização do jogo eletrônico no processo ensino-aprendizagem das crianças com síndrome de down. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SARNO, A. ; OLIVEIRA, A. C. ; NERY FILHO, J. ; ALVES, L. R. G. . UNEB Radioativa: Um relato de gamificação na III Unebrinque. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MARTINS, T. ; NERY FILHO, J. ; VIEIRA, F. ; PONTES, E. . A Gamificação de conteúdos escolares: uma experiência a partir da diversidade cultural brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NERY FILHO, J.; ALVES, L. R. G. . Guardiões da Floresta: Modelagem de um gamebook para estratégias cognitivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NERY FILHO, J.; COUTINHO, I. J. ; OLIVEIRA, A. C. ; ALVES, L. R. G. . Um dia com o mundo encantado dos jogos digitais na brinquedoteca Paulo Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
OLIVEIRA, A. C. ; NERY FILHO, J. ; ALVES, L. R. G. . Potencialidades para o aprendizado sobre a Primeira Guerra a partir da interação com Valiant Hearts The Great War. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
NERY FILHO, J.. Desenvolvimento de Aplicativo Web para Documentação e Armazenamento Eletrônico em Um Órgão Público. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NERY FILHO, J.; BORATTO, M. . Modelagem Computacional da Espacialização de Variáveis Meteorológicas na Região Agrícola do Vale do Rio São Francisco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NERY FILHO, J.; BONFIM, T. M. S. F. ; BORATTO, M. ; RAMOS, R. A. . O PADRÃO DE PROJETO BARRACUDA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
NERY FILHO, J.; LAPA, D. A. M. ; GONZALEZ, I. ; BORATTO, M. . Aplicação de Modelo de Programação Híbrido na Espacialização do Relevo no Sub-Médio do São Francisco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NERY FILHO, J.; SANTOS, T. C. ; LEAL, B. G . Desempenho comparativo entre processadores: Core 2 Duo e Core i3. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, T. C. ; NERY FILHO, J. ; LEAL, B. G . Análise de Desempenho de técnicas de Integração Numérica: 1ª regra de Simspson versus extrapolação de Richardson. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NERY FILHO, J.; Dias, L. R. de A. ; Amorin, B. R. da C ; Reis dos Santos, C. ; Cavalcanti, L. G. . Ensino da Matemática a partir do programa Maxima e da Criptografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
NERY FILHO, J.; NETO, S.C.L. . Análise do escoamento turbulento entre placas paralelas: Transformação de um sistema de equações diferenciais parciais em um sistema de equações diferenciais ordinárias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NERY FILHO, J.; XISTO, M. P. C. ; Pozzebon ; SILVA, F. M. F. M. ; PEREIRA, F. N. S. . Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
NERY FILHO, J.; PEREIRA, F. N. S. . Implementação de um Ambiente Virtual para Ensino de Fisiologia Animal aplicada a Medicina Veterinária e Zootecnia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
NERY FILHO, J.. Relatório de Desenvolvimento da Monitoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
NERY FILHO, J.; DOURADO, R. A. . Matematica Aplicada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. . Jogos Eletrônicos e Educações: Trilhas em construção. Salvador, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, E. ; NERY FILHO, J. . Oxe e as Vogais. 2017.

2.
GAMA, A. A. ; GAMA, A. ; NERY FILHO, J. . GamaMath. 2017.

3.
SILVA, M. C. B. ; MENEZES, J. C. ; NERY FILHO, J. . Elementos Geométricos. 2017.

4.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; CAMURUGI, L. ; LAWS, A. ; DIAS, D. ; COSLOP, I. ; SCARDUA, M. ; SANT, M. ; GUIMARAES, J. ; CARNEIRO, N. . Guardiões da Floresta GameBook. 2016.

5.
NERY FILHO, J.; ARAUJO, L. G. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; VAZ, T. ; REIS, V. ; SAPO, B. ; COSTA, P. . Lost Zombies. 2015.

6.
OLIVEIRA, A. C. . Unebrinque em perigo! Uma atividade Gamificada.. 2014.

7.
NERY FILHO, J.. Contador de Chegadas e Saidas de Fila. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NERY FILHO, J.; OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, E. . Entrevista sobre o jogo Oxe e as Vogais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BITENCOURT, R. B. ; BARRETO, E. ; DAURO, M. ; NERY FILHO, J. . GAMES E MULTIRREFERENCIALIDADE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
NERY FILHO, J.; TELES, H. R. R. V. S. ; OLIVEIRA, A. C. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima . Mesa Redonda de Jogos e História - IV Semana Pedagogica do Departamento de Educação, Campus I - UNEB. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAMA, A. A. ; GAMA, A. ; NERY FILHO, J. . GamaMath. 2017. (Mostra de Jogos).

2.
SANTOS, E. ; OLIVEIRA, J. A. ; NERY FILHO, J. . Oxe e as Vogais. 2017. (Mostra de Jogos).

3.
SILVA, M. C. B. ; MENEZES, J. C. ; NERY FILHO, J. . Elementos Geométricos. 2017. (Mostra de Jogos).

4.
NERY FILHO, J.. CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES GAMIFICADAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NERY FILHO, J.. Introdução a Programação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
NERY FILHO, J.. Introdução ao Unity3D. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
NERY FILHO, J.. Potencialidades do Motor Unity3D para o desenvolvimento de Jogos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NERY FILHO, J.. Programando Jogos em 2D com o Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
NERY FILHO, J.. Programação de Jogos com Unity. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
NERY FILHO, J.; NETO, S.C.L. . MAXIMA, uma ferramenta matematica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
NERY FILHO, J.. Projeto de Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NERY FILHO, J.; PEREIRA, Filipe Tiago Lima; SANTOS, M. J.; DIAS, D.. Participação em banca de Aldemar Macedo Junior. Restauradores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
NERY FILHO, J.; RAMOS, F. O.; AZEVEDO, J.; DIAS, D.. Participação em banca de Geisa França Batista. E aí Man. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
PEREIRA, Filipe Tiago Lima; NERY FILHO, J.; DIAS, D.; SANTOS, M. J.. Participação em banca de Danilo Sande Santos. Exatamente. 2016.

4.
PEREIRA, Filipe Tiago Lima; NERY FILHO, J.; DIAS, D.; NOUGUEIRA, I.. Participação em banca de Lucas Lisboa dos Santos. San Juan. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
DIAS, D.; NERY FILHO, J.; PEREIRA, Filipe Tiago Lima; SANTOS, M. J.. Participação em banca de Windson Chaves Fonseca. Dom Pixote. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
DIAS, D.; NERY FILHO, J.; PEREIRA, Filipe Tiago Lima; AZEVEDO, J.. Participação em banca de Diogo Cardoso Silva. O encanto do Diamante. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NERY FILHO, J.; FRANZONI, C. C.; DOURADO, B. L.. Participação em banca de André Luis Rodrigues.Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a aprendizagem através do smartphone. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

2.
FILHO, JESSE NERY; CARVALHO, B. A.; SOUZA, C. J.; MENEZES, ROMEU A.. Participação em banca de Monica Durval de Oliveira.A utilização do jogo eletrônico no processo ensino-aprendizagem das crianças com síndrome de down. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

3.
FILHO, JESSE NERY; FRANZONI, C. C.; MATTOS, A. S.. Participação em banca de Jenifer Carvalho Menezes.PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PARA A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO ÀS PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

4.
NERY FILHO, J.; BATISTA, C. F. L.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Júnior Alves da Cruz.LINHALINHA: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM RESPONSIVO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

5.
BITENCOURT, R. B.; NERY FILHO, J.. Participação em banca de THÂMILLYS MARQUES DE OLIVEIRA.Experiência com Gamificação na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

6.
LEITE JUNIOR, J. C.; NERY FILHO, J.. Participação em banca de Luis Gustavo de Jesus Araujo.Ghostbuster: Aprendizagem de programação mediada por jogos digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal da Bahia.

7.
QUEIROZ, R. B. R.; BITENCOURT, R. B.; MARTINS, D. J. S.; NERY FILHO, J.. Participação em banca de Rodrigo Bezerra Remígio de Queiroz.Imagem em Jogo: Análise sobre a projeção do Nordeste em jogos eletrônicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NERY FILHO, J.. Concurso para Professor Efetivo do cargo EBBT. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Outras participações
1.
ALVES, L. R. G.; NERY FILHO, J.. Comitê Científico do XII SJEEC. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

2.
FILHO, JESSE NERY. AVALIADOR AD HOC DO PROGRAMA INSTITUCIONAL INTEGRADO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC, PIBITI E PIBIC JR IF SERTÃO PE. 2017. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

3.
NERY FILHO, J.. AVALIADOR AD HOC DO PROGRAMA INSTITUCIONAL INTEGRADO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC, PIBITI E PIBIC JR IF SERTÃO PE. 2016. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

4.
NERY FILHO, J.. AVALIADOR AD HOC DA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO (JINCE). 2016. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

5.
NERY FILHO, J.. AVALIADOR AD HOC DA JORNADA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (JID). 2015. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

6.
NERY FILHO, J.. Membro do Comitê de Programa. 2013. XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ERBASE XVII. 2017. (Simpósio).

2.
Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências de Computação.Produções tecnológicas e artigos nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências de Computação. 2017. (Outra).

3.
Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Utilização dos Jogos Eletrônicos no Processo Ensino-Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down na Escola Municipal Tatiana de Morais no Município de Campo Formoso-Ba. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Sobre Games do Vale do São Francisco.O Desafio para o desenvolvimento de jogos para educação. 2016. (Seminário).

5.
I WORKSHOP DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS PARA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA.Jogos na Educação. 2015. (Outra).

6.
XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunucação.UNEB Radioativa: Um relato de gamificação na III Unebrinque. 2015. (Seminário).

7.
XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL. 2015. (Simpósio).

8.
Game Dev Day - UFBA/BIND. 2014. (Encontro).

9.
I Seminário multidisciplinar sobre games do Vale do São Francisco.Um dia com o mundo encantado dos jogos digitais na brinquedoteca Paulo Freire. 2014. (Seminário).

10.
Unebrinque 2014. Um dia encantado com os Jogos Digitais. Fase 2. 2014. (Feira).

11.
Unity Brasil. 2014. (Feira).

12.
XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL.Potencialidades para o aprendizado sobre a Primeira Guerra a partir da interação com Valiant Hearts The Great War. 2014. (Simpósio).

13.
XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Guardiões da Floresta: Modelagem de um gamebook para estratégias cognitivas. 2014. (Congresso).

14.
X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.A Gamificação de conteúdos escolares: uma experiência a partir da diversidade cultural brasileira. 2014. (Seminário).

15.
XVI SIMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY. 2014. (Simpósio).

16.
IX Seminário de Jogos Eletrônicos, educação e Comunicação. 2013. (Seminário).

17.
Unebrinque 2013. Um dia encantado com os Jogos Digitais.. 2013. (Feira).

18.
XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL. 2013. (Simpósio).

19.
XIV Fórum Internacional de Software Libre. 2013. (Congresso).

20.
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Computação. Desenvolvimento de Aplicativo Web para Documentação e Armazenamento Eletrônico em Um Órgão Público. 2013. (Congresso).

21.
9TH LATIN-AMERICAN CONFERENCE ON PATTERN LANGUAGES OF PROGRAMMING OF. O PADRÃO DE PROJETO BARRACUDA. 2012. (Congresso).

22.
XII ERBASE. Modelagem Computacional da Espacialização de Variáveis Meteorológicas na Região Agrícola do Vale do Rio São Francisco. 2012. (Congresso).

23.
E-INFO. 2011. (Simpósio).

24.
Escola Regional De Computação de Alto Desempenho - Nordeste. Aplicação de Modelo de Programação Híbrido na Espacialização do Relevo no Sub-Médio do São Francisco.. 2011. (Congresso).

25.
II Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco.. 2011. (Simpósio).

26.
II Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2011. (Outra).

27.
International Collegiate Programming Contest.Brazilian First Phase. 2011. (Congresso).

28.
IV Scientex. 2011. (Outra).

29.
I Workshop de Inovação do Vale do São Francisco. 2011. (Outra).

30.
XI ERBASE. 2011. (Congresso).

31.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento DIgital. 2011. (Simpósio).

32.
III Scientex.MAXIMA, uma ferramenta matematica. 2010. (Simpósio).

33.
International Collegiate Programming Contest.Brazilian First Phase. 2010. (Congresso).

34.
I Simposio de Engenharia Eletrica da Vale do São Fransisco. 2010. (Simpósio).

35.
I Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco.. 2010. (Simpósio).

36.
I Workshop de Fisica da UNIVASF. 2010. (Simpósio).

37.
V Jornada de Iniciação Cientifica.Implementação de um Ambiente Virtual para Ensino de Fisiologia Animal aplicada a Medicina Veterinária e Zootecnia. 2010. (Seminário).

38.
Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco.Um modelo híbrido para a construção de um ambiente de aprendizagem. 2010. (Simpósio).

39.
Fejem.Feira do Jovem Empreendedor. 2009. (Outra).

40.
II Scientex.I Mostra de Monitoria. 2009. (Outra).

41.
International Collegiate Programming Contest.Brazilian First Phase. 2009. (Outra).

42.
Matematica Aplicada.Aplicação Matematica: Criptografia. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, L. R. G. ; CARVALHO, F. L. Q. ; NERY FILHO, J. . Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2017. (Outro).

2.
ALVES, L. R. G. ; COUTINHO, I. J. ; NERY FILHO, J. . XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2015. (Outro).

3.
NERY FILHO, J.. II Game Dev Day. 2015. (Outro).

4.
ALVES, L. R. G. ; CARVALHO, F. L. Q. ; NERY FILHO, J. . II Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. 2015. (Outro).

5.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. . X Simposio de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2014. (Congresso).

6.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. . I Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. 2014. (Congresso).

7.
NERY FILHO, J.; NUNES, J. H. F. . Amostra de Trabalhos Científicos do XXIX ENECOMP. 2013. (Outro).

8.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. . IX Simposio de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2013. (Congresso).

9.
RAMOS, R. A. ; CARVALHO, F. B. S. ; AMORIM, L. N. ; NERY FILHO, J. . II Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Franscisco. 2011. (Outro).

10.
RAMOS, R. A. ; RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti ; CARVALHO, F. B. S. ; AMORIM, L. N. ; RIBEIRO, S. F. ; TEIXEIRA, E. O. ; SILVA, M. C. ; NERY FILHO, J. . I Simposio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leticia Alves Moreira. EDUCAÇÃO INFANTIL E SOFTWARES EDUCACIONAIS: UMA FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

2.
PAULO NATAN SOARES DA SILVA. UM JOGO DE QUÍMICA PARA MELHOR APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO DO IF BAIANO DE SENHOR DO BONFIM. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cecília Cunha Rodrigues. E aí Man. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

2.
Geisa França Batista. E aí Man. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

3.
Tiana Duarte Magalhães Castro. E aí Man. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

4.
André Luis Pereira dos Santos. Restauradores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

5.
Fernando Castro Simões. Restauradores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

6.
Michel Felipe de Oliveira Ferreira. Restauradores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

7.
Sandoval dos Santos Reis. Restauradores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

8.
Aldemar Macedo Junior. Restauradores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Jesse Nery Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mônica Durval Oliveira. Utilização dos Jogos Eletrônicos no Processo Ensino-Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down na Escola Municipal Tatiana de Morais no Município de Campo Formoso-Ba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Jesse Nery Filho.

2.
JENIFER CARVALHO MENEZES. PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PARA A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO ÀS PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Jesse Nery Filho.

3.
André Luis Conceição Rodrigues. Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a aprendizagem através do smartphone. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Jesse Nery Filho.

4.
Júnior Alves da Cruz. LINHALINHA: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM RESPONSIVO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Jesse Nery Filho.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, A. C. . Unebrinque em perigo! Uma atividade Gamificada.. 2014.

2.
NERY FILHO, J.; ARAUJO, L. G. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; VAZ, T. ; REIS, V. ; SAPO, B. ; COSTA, P. . Lost Zombies. 2015.

3.
OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, E. ; NERY FILHO, J. . Oxe e as Vogais. 2017.

4.
GAMA, A. A. ; GAMA, A. ; NERY FILHO, J. . GamaMath. 2017.

5.
SILVA, M. C. B. ; MENEZES, J. C. ; NERY FILHO, J. . Elementos Geométricos. 2017.

6.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; CAMURUGI, L. ; LAWS, A. ; DIAS, D. ; COSLOP, I. ; SCARDUA, M. ; SANT, M. ; GUIMARAES, J. ; CARNEIRO, N. . Guardiões da Floresta GameBook. 2016.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, E. ; NERY FILHO, J. . Oxe e as Vogais. 2017.

2.
GAMA, A. A. ; GAMA, A. ; NERY FILHO, J. . GamaMath. 2017.

3.
SILVA, M. C. B. ; MENEZES, J. C. ; NERY FILHO, J. . Elementos Geométricos. 2017.

4.
ALVES, L. R. G. ; NERY FILHO, J. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; CAMURUGI, L. ; LAWS, A. ; DIAS, D. ; COSLOP, I. ; SCARDUA, M. ; SANT, M. ; GUIMARAES, J. ; CARNEIRO, N. . Guardiões da Floresta GameBook. 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:13:40