Saulo Henrique Cabral Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4118440069224799
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas de alto desempenho, Geoprocessamento e Simulação. Interesses incluem computação Distribuída / Paralela, Bancos de dados e Computação móvel. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saulo Henrique Cabral Silva
Nome em citações bibliográficas
Saulo H. C. Silva;Silva, Saulo Cabral

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Escola Agrotécnica Federal de Bambuí, IFMG - campus Ponte Nova.
Praça José Emiliano Dias
Centro
35430034 - Ponte Nova, MG - Brasil
Telefone: (31) 38812630


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: TerraME HPA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Tiago Garcia de Senna Carneiro.
Coorientador: Joubert de Castro Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: High Performance Architectures; Lua; Annotations.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2011
Graduação em Computação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: TerraMe HPA - Uma Arquitetura Baseada em Memória Distribuída para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres.
Orientador: Joubert de Castro Lima.




Formação Complementar


2018
Java + JSP + JSF. (Carga horária: 90h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2018 - 2018
The Complete JavaScript Course: Build a Real-World Project. (Carga horária: 90h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2018 - 2018
Responsive Real World Websites with HTML5 and CSS3. (Carga horária: 30h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2016 - 2018
Learn Android App Development With Java Step By Step. (Carga horária: 72h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2016 - 2016
HTML, CSS and JavaScript Web Development. (Carga horária: 90h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2016 - 2016
Fundamentals of Digital Image and Video Processing. (Carga horária: 90h).
Northwestern University, NORTHWESTERN, Estados Unidos.
2015 - 2016
Java Swing (GUI) Programming. (Carga horária: 90h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2015 - 2015
Programming for Everybody (Python). (Carga horária: 90h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2012 - 2012
Software as a Service. (Carga horária: 90h).
University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 12
Outras informações
Tutor no programa de ensino a distância do Gorverno Federal. O programa e_Proinfo tem o objetivo principal de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 15
Outras informações
Tutor no programa de ensino a distância do Gorverno Federal. O programa e_Proinfo tem o objetivo principal de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio/Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução a programação
Linguagem de programação 2
Linguagem de programação 1
Engenharia de Software
Programação WEB

Visual Virtual, VV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa, planejamento e implementação da plataforma Zumpy . A plataforma visa atender os usuários que oferecem e buscam caronas para destinos semelhantes . Atualmente a plataforma possui mais de 40.000 usuários (atualizado em Abril de 2016). http://www.zumpy.com.br



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
TutorVirtual
Descrição: A educação na maioria das vezes não consegue acompanhar o mundo em constante evolução e acaba por ficar presa no ontem, não dando a oportunidade dos alunos gerenciarem seu tempo e espaço de aprendizado. O Tutor Virtual busca justamente trazer a tecnologia atual para o campo educacional, propiciando o treino da língua inglesa. O Tutor Virtual é um chatbot que dá a oportunidade do estudante treinar o seu inglês no momento em que desejar e onde desejar. Um chatbot é uma espécie de software que trabalha na troca de mensagens, ou seja, enviando, recebendo e analisando mensagens, nesse caso, por meio do Telegram. O tutor possui um banco de questões que são enviadas aos usuários de acordo com o seu nível, que pode ser básico, intermediário ou avançado. Elas abordam todo o conteúdo previsto para a disciplina inglesa no ensino médio, sendo muitas retiradas de vestibulares ou outros processos seletivos. A cada questão que o usuário responde corretamente, ele ganha uma certa quantidade de pontos, que são utilizados para mensurar a experiência dele e classificá-lo em um dos três níveis. Além de auxiliar quem deseja treinar seu inglês, o tutor poderá ser utilizado no futuro pelos professores para avaliar o desempenho dos alunos na disciplina, verificando em quais conteúdos estão as maiores dificuldades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Saulo Henrique Cabral Silva - Coordenador / Rodrigo Mengali - Integrante / Iago Izidório Lacerda - Integrante.
2016 - Atual
Iniciação Tecnológica Através de Competições de Caráter Científico
Descrição: A Olimpíada Brasileira de Informática (também conhecida somente por OBI) é uma competição de programação realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem por objetivo despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação nas escolas de ensino médio e fundamental.A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os competidores tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos cinco ou mais problemas que são entregues no início da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. A participação no evento melhora a formação do quadro discente e reduz a dificuldade dos mesmos nas tarefas relacionadas a programação e algoritmos. Este projeto visa fornecer condições para manutenção de um grupo de estudos voltado à preparação de discentes para participações nestes eventos tecnológicos de caráter educacional em um nível competitivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
MOOM - Multithread Oriented Object Middleware
Descrição: MOOM, um Middleware para programação paralela baseado em memória compartilhada para a linguagem interpretada Lua. O Middleware oferece um conjunto de diretivas com as quais é possível obter aplicações paralelas na Linguagem Lua de forma flexível e bem intuitiva, sem a demanda de alteração em grandes partes do código original da aplicação, reduzindo consideravelmente o esforço da prototipação de aplicações concorrentes e o tempo de execução das mesmas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Saulo Henrique Cabral Silva - Coordenador / Joubert de Castro Lima - Integrante / Tiago Garcia de Senna Carneiro - Integrante.
2010 - 2014
TerraMe HPA - Uma Arquitetura Baseada em Memória Distribuída para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres
Descrição: O TerraME é uma plataforma de modelagem e simulação destinado ao desenvolvimento de modelos dinâmicos espacialmente explícitos que vem sendo utilizada pelo projeto GEOMA para para a modelagem e simulação de processos de mudança de uso e cobertura do solo (LUCC) para toda região amazônica. Já na FIOCRUZ vem sendo utilizado para o desenvolvimento de modelos epidemiológicos [Saude, 2006], como são os casos do controle da Dengue nas cidades do Rio de Janeiro e Recife. Além do TerraME, temos plataformas como Swarm, Stella, Vensim como alternativas de plataforma de modelagem. Infelizmente, nenhuma plataforma está desenhada para ser executada em arquitetura de computadores com memória compartilhada ou distribuída. Diante deste cenário, propomos o TerraME HPA (TerraME High Performance Archtecture)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Caracterização de dados oriundos de sensoriamento esparso para a aplicação de algoritmos de redução de dados
Descrição: O principal problema de uma rede de Sensores sem Fio (RSSF) é a energia restrita de cada sensor. Esse projeto analisou dois algoritmos de redução de dados, que realizam a redução de dados enviados pela rede, reduzindo o consumo de energia. Apresentamos formas de gerar instâncias de dados, para testar os algoritmos e utilizamos técnicas para verificar a qualidade dos dados reduzidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2017
ReportAÍ
Descrição: O potencial da combinação de smartphones com aplicativos ainda está longe de se esgotar. Combinando-se alguns de seus recursos mais poderosos, como a internet móvel, o GPS e a câmera, o celular pode transformar seu usuário em uma unidade independente de denúncias do que está acontecendo ao seu redor. O ReportAÍ é um canal de comunicação voltado para a cidadania que tem como objetivo conectar cidadãos e cidades de maneira transparente e com foco na resolução de problemas, discussão de projetos e avaliação dos serviços públicos. A estrutura do ReportAÍ será formada por um ambiente de interação entre os usuários, via smartphones, e relatórios quinzenais, nos quais uma entidade ou órgão público, concessionárias ou organizações da sociedade civil podem gerenciar as demandas dos cidadãos de forma prática e inteligente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Saulo Henrique Cabral Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Geoprocessamento.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Línguagem de Programação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado da Turma do Curso Técnico em Informática (2015), Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Silva, Saulo Cabral2013Silva, Saulo Cabral; CARNEIRO, TIAGO GARCIA ; LIMA, JOUBERT CASTRO ; PEREIRA, RODRIGO REIS . TerraME HPA. TerraME HPA, v. 13, p. 361-366, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Saulo H. C. Silva; SUELLEN, ; André L.L. de Aquino ; RABELO,Ricardo A. R. Oliveira . Caracterização de algoritmos de redução de dados baseados em stream de dados em redes de sensores sem fio. In: XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional., 2011, Ubatuba. Anais XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011. v. 43. p. 1085-1096.

2.
Saulo H. C. Silva; Joubert de Castro Lima ; Tiago Garcia de Senna Carneiro . Parallel Calibration of Spatial Dynamic Models in TerraME. In: International Conference Applied Computing, 2011, Rio de Janeiro. PROCEEDINGS OF THE IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE APPLIED COMPUTING, 2011. p. 451-456.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Saulo H. C. Silva. TerraME HPA. In: Encontro de Saberes, 2011, Ouro Preto. SEIC. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2011. p. 1547-1547.

Apresentações de Trabalho
1.
Saulo H. C. Silva; Joubert de Castro Lima ; Tiago Garcia de Senna Carneiro . Parallel Calibration of Spatial Dynamic Models in TerraME. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Saulo H. C. Silva; SUELLEN, ; André L.L. de Aquino ; RABELO,Ricardo A. R. Oliveira . Caracterização de Algoritmos de Redução de Dados Baseados em Stream de Dados em Redes de Sensores Sem Fio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Saulo H. C. Silva; Joubert de Castro Lima ; Tiago Garcia de Senna Carneiro . TerraMe HPA - Uma Arquitetura Baseada em Memória Distribuída para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Saulo H. C. Silva. Aplicativo : Calculo Psicométrico (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ifmg.saulo.calcpsicometria). 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Saulo H. C. Silva. Repositório destinado as disciplinas de programação (http://sauloifmg.com.br). 2016; Tema: Programação. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Saulo H. C. Silva. Uma Introdução ao Geoprocessamento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Saulo H. C. Silva. Uma breve introdução a computação de alto desempenho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA; OLIVEIRA, L. C. V.; ARRUDA, E. P.; Saulo H. C. Silva. Participação em banca de MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA TOLEDO. RECURSOS COMPUTACIONAIS UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso no IFMG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) - Universidade FUMEC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Fabio S. Cunha; Lucas P. R. Dias; Saulo H. C. Silva. Participação em banca de André Gomes Guimarães.Sistemas de Informação Automatizados na Administração Pública: Importância e Desafios da sua Implantação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Silva, Saulo Cabral. Avaliador da Semana de Informática e da Administração. 2018. IFMG - Campus São João Evangelista.

2.
Silva, Saulo Cabral. Conselho Acadêmico. 2017. IFMG - campus Ponte Nova.

3.
Silva, Saulo Cabral. Avaliador do projeto Internacionaliza IFMG. 2017. Instituto Federal Minas Gerais.

4.
Saulo H. C. Silva. Comissão de Pesquisa e Extensão. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONPISUD - Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste. TutorVirtual - Um ChatBot pessoal para auxiliar no processo de aprendizado do Inglês. 2018. (Congresso).

2.
Feira de Negócios, Inovação e Tec­nologia (FENITEC). 2017. (Feira).

3.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP.TerraME HPA. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Saulo H. C. Silva. XX Olimpíada Brasileira de Informática. 2018. .

2.
Silva, Saulo Cabral. Copa Rio info de algoritmos. 2018. .

3.
Silva, Saulo Cabral. XVIII Olimpíada Brasileira de Informática. 2016. .

4.
Saulo H. C. Silva. Membro de Comissão Organizadora da Semana Nacional de Tecnologia. 2016. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SABRINA ROBERTA MOURA MARTINS. SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.

2.
João Vitor Estarlino Vidal. GERÊNCIATECH: GERÊNCIADOR DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÀTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.

3.
Érimo Soares, Fabrício Alves e Lúcia Helena Messias. SOFISIO ? SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE ROTINAS PARA CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.

4.
Eumenes Eduardo Silva,Jefferson Aparecido e Paulo Henrique. SISTEMA DE CONTROLE INTEGRADO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.

5.
André Granato Padula, Gabriel Triunfo e Telson Leal. TGA SISTEMAS: CONTROLE DE ESTOQUE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.

Iniciação científica
1.
Jhenifer Dayane de Almeida Fernandes. TutorVirtual: Um ChatBot para auxiliar no aprendizado. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Saulo Henrique Cabral Silva.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Saulo H. C. Silva. Aplicativo : Calculo Psicométrico (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ifmg.saulo.calcpsicometria). 2017.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Saulo H. C. Silva. Uma Introdução ao Geoprocessamento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Saulo H. C. Silva. Uma breve introdução a computação de alto desempenho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Silva, Saulo Cabral. XVIII Olimpíada Brasileira de Informática. 2016. .

2.
Saulo H. C. Silva. Membro de Comissão Organizadora da Semana Nacional de Tecnologia. 2016. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
Saulo H. C. Silva. Repositório destinado as disciplinas de programação (http://sauloifmg.com.br). 2016; Tema: Programação. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:12:11