Adriana Horta de Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1380171099712843
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Sou surda com perda auditiva bilateral profunda , oralizada e fluente em Libras ( PROLIBRAS para professor e intérprete nível Ensino superior) Graduada em Pedagogia(1994) e Letras Libras( 2011). Banca Avaliadora pela Fundação Carlos Chagas ( concurso publico professor Libras) Especialista em Educação Especial com Ênfase na Inclusão Deficientes Auditivos( 2010) e Tradução Interpretação Libras/Português Professora universitária : UNIP graduação curso Pedagogia, UNINTER _SP curso Pós Graduação, UNINOVE curso Graduação Pedagogia/Letras, SENAC curso de Graduação e Pós Graduação à distância. Professora polivalente EMEBS Anne Sullivan Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II. Analista de Projetos Jr _ Nucleo de Atendimento Pedagógico Especializado ( CAPE _ Secretaria Estadual da Educação Estado de São Paulo) Consultoria Educação Especial área Surdez _ formação docente ( inicial e continuada) e palestrante ( Congressos, Simpósios, Workshop e outros...) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Horta de Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, A. H.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Senac, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux
Jurubatuba
04696000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56827300
URL da Homepage: adriana.amatos@sp.senac.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Docência no Ensino Superior.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2014 - 2016
Especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português. (Carga Horária: 438h).
Instituto Superior de Educação de São Paulo Singularidades, ISESP, Brasil.
Título: O olhar do Surdo sobre o tradutor e a tradução de/para Lingua de Sinais Brasileira.
Orientador: Saulo Xavier de Souza.
2008 - 2009
Especialização em Educação Especial com Ênfase na Inclusao D A. (Carga Horária: 400h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: Familia e Escola: a interação para a aquisição da LIBRAS e para inclusão.
Orientador: Adriana Fray.
2006 - 2011
Graduação em Letras Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras Tibiriçá, FAC TIBIRIÇÁ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Utilizando p AVA Blackboard. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Oficina de Diversidade como valor. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 52h).
Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, PINACOTECA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução aos estudos surdos.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais - Módulo I. (Carga horária: 20h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2005 - 2005
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais - Módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2003 - 2003
Curso de LIBRAS - Nível III (Avançado). (Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2002 - 2002
Curso de LIBRAS - Nível II (Intermediário). (Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
1997 - 1997
Curso de LIBRAS - Nível I. (Carga horária: 36h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: clt, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Graduação : Libras I , Libras II, Metodologia de Ensino Educação Infantil ( Pedagogia) Educação Especial Professora Graduação em EaD : Libras, Literatura Infantil , Avaliação de Aprendizagem ( Pedagogia) Professora Pós Graduação : Libras - Narrativa ( LIBRAS)e Letramento e Surdez


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6
Outras informações
Professora _ Curso Pós Graduação _ Disciplina : LIBRAS Professora _ Graduação _ LIBRAS e Geografia: Curriculo e Metodologia


Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de projetos Junior, Carga horária: 25
Outras informações
Atuo como técnica na área da surdez. Elaboração de projetos, formação docente na área da Educação Especial, assessoria em Libras para professores e alunos da rede Estadual de Ensino


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora na Pós Graduação
Outras informações
Ministro aulas de Politicas Educacionais e Aquisição de Linguagem.


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Ensino Fundamental I, Carga horária: 25
Outras informações
Atuei como professora surda na escola especial EMEE Anne Sullivan de São Paulo desde Estimulação Precoce até Ensino Fundamental II


Mais Diferenças Educação e Cultura Inclusivas, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Consultora educacional, Enquadramento Funcional: Consultora em escola bilingue inclusiva, Carga horária: 16
Outras informações
Atuei como Consultora para implementação, desenvolvimento e acompanhamento de Escola Bilíngue Inclusiva ( Português/LIBRAS)



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Ministério da Educação - Governo Federal.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS, A. H.; DIGIAMPIETRI, M. C. C. . Pedagogia Visual, pedagogia bilingue e pedagogia surda: Faces de uma mesma perspectiva didática?. 1ed. ed. São Paulo: FENEIS, 2013. v. v.4. p.39-54p .

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, A. H.. III Encontro Estadual APILSBESP Intérprete de Libras: Caminhos para a Profissionalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOS, A. H.. Aquisição da Lingua de Sinais como L1 para Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MATOS, A. H.. 'A importância do Intérprete e o ensino da física para os alunos surdos'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MATOS, A. H.. Legislação e Educação para Surdos: um encontro (im)possível?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MATOS, A. H.. Desafios do Pedagogo Sobre a Inclusão Educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MATOS, A. H.. O que todo pedagogo precisa saber sobre LIBRAS - 2 edição. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MATOS, A. H.. Formação do Professor Interlocutor. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, A. H.. Curso de Libras -Módulo I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MATOS, A. H.; Dezotti, M.C. . Conhecendo o funcionamento neurologico do aluno com surdez e sua abordagem pedagógica. 2013. (DVD educativo).

3.
MATOS, A. H.. Libras: Língua Brasileira de Sinais - Módulo I. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MATOS, A. H.. Libras : Lingua Brasileira de Sinais - Módulo I. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MATOS, A. H.. Músicas em LIBRAS. 2007 (Apresentação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, A. H.; GONZALEZ, R. K.; BENDINELLI, R. C.. Participação em banca de Ayrton Lambert Júnior.?O ensino da língua inglesa para surdos?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

2.
MATOS, A. H.; GONZALEZ, R. K.; BENDINELLI, R. C.. Participação em banca de Rosângela Cristina Camaroto da Silva.?A inclusão da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATOS, A. H.; Tavares, Andrea. Banca Examinadora do Concurso Publico. 2010. Fundação Carlos Chagas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário "Curriculo da Cidade: Lingua Brasileira de Sinais e Lingua portuguesa para estudantes surdos da RME-SP. 2018. (Seminário).

2.
1º Encontro Estadual de Professores e Instrutores Surdos.Que profissionais são essenciais para construir uma educação bilíngue para os alunos Surdos?. 2017. (Encontro).

3.
Etapa Municipal de São Paulo CONAE 2018.Participação efetiva nas discussões sobre os Eixos temáticos. 2017. (Outra).

4.
Semana da Cultura Surda.Libras na formação acadêmica. 2017. (Simpósio).

5.
Ensino de Ciências para surdos: fundamentos teóricos, políticas públicas e alguns caminhos?..Os Desafios do professor no ensino de Ciências para surdos?. 2016. (Outra).

6.
I Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos Reflexões sobre Aplicação das Práticas Pedagógicas Bilíngues em sala de aula.PRÁTICAS BILÍNGUES ? Pedagogia.. 2016. (Simpósio).

7.
I Workshop de Surdez da FMU.Oficina de Libras. 2015. (Outra).

8.
I Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica. Praticas Pedagógicas da Educação Básica. 2014. (Congresso).

9.
III Encontro APILBESP.Tradutor intérprete de Libras X Professor Interlocutor: Implicações e Responsabilidades. 2014. (Encontro).

10.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. práticas de Ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para alunos surdos. 2014. (Congresso).

11.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. "Práticas de Ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para alunos Surdos". 2014. (Congresso).

12.
Congresso Práticas Pedagógicas com alunos Surdos. Legislação e Educação para Surdos: um encontro (im)possível?. 2013. (Congresso).

13.
O Ensino de Ciências e matematica para surdos: da teoria à pratica com professor bilingue ou intérprete de Libras.A importância do intéprete e o ensino da física para os alunos surdos. 2013. (Outra).

14.
Seminário Internacional de Bilinguismo e Formação de Intérprete e Guia Intérprete Educacional. Aquisição da Lingua de Sinais como 1a lingua para Surdos. 2013. (Congresso).

15.
VI Encontro de Educação Especial.Somos diferentes, mas não desiguais. 2012. (Encontro).

16.
II Congresso Internacional de Educação para Surdos: Bilinguiso. 2011. (Congresso).

17.
III Semana de Educação Estácio UniRadial.Bilinguismo Abordagem usada para o desenvolvimento de linguagem em crianças surdas. 2011. (Encontro).

18.
I Encontro de Estudantes de Letras Libras.Apresentação de atividades culturais e trabalhos desenvolvidos durante o curso de Licenciatura em Letras Libras. 2010. (Encontro).

19.
Semana da Pedagogia Olhares e Linguagens da Docência.Surdo Mudo, Surdo ou Deficiente Auditivo?. 2010. (Encontro).

20.
Semana da Pedagogia Uninove.Professor Ouvinte e aluno surdo: relação entre a diversidade linguística e cultural. 2010. (Encontro).

21.
III ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras LIBRAS."Como elaborar o pré-projeto de mestrado". 2009. (Oficina).

22.
III ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras LIBRAS."Estratégia para o Ensino de LIBRAS". 2009. (Oficina).

23.
III Mesa Redonda de Pedagogia.Currículo Escolar: Contexto Histórico, Debate Contemporâneo e Experiências Diferenciadas. 2009. (Outra).

24.
III Seminário Comunicação Sem Barreiras."Superando Desafios". 2009. (Seminário).

25.
Semana da Pedagogia Uninove.Educação e Contemporaneidade: Formação docente, praticas pedagogicas e Desafios Educacionais. 2009. (Encontro).

26.
VII Congresso Internacional de Educação. "Educação no Contexto de Múltiplas Linguagens". 2009. (Congresso).

27.
XII Seminário da Educação.Palestra : Identidade do Surdo. 2009. (Seminário).

28.
XII Seminário da Educação.Comissão Organizadora da Semana da Educação 2008 - Educação e Contemporaneidade Formação docente, Práticas Pedagógicas e Desafios Educacionais. 2009. (Seminário).

29.
"Colóquio sobre Educação Inclusiva - Mãos que lêem e que falam"."Colóquio sobre Educação Inclusiva - Mãos que lêem e que falam". 2008. (Outra).

30.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. "A Educação do Surdo no Chile". 2008. (Congresso).

31.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. "Bilingüismo, Entraves Culturais e Contextos Educacionais". 2008. (Congresso).

32.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. "Bilingüismo para Surdos". 2008. (Congresso).

33.
Congresso Internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. "O Estudo da Aquisição de Língua de Sinais por Crianças Surdas". 2008. (Congresso).

34.
Encontro de Letras Chácara 2008: Língua, Literatura e Sociedade."Sociedade, Identidade e Cultura Surda". 2008. (Encontro).

35.
Seminário Olhares à Educação."Fazer e Aprender na Cidade de São Paulo". 2008. (Seminário).

36.
Formação de Professores: Expectativas Contemporaneas e Relato de praticas.Barreiras encontradas pelo individuo surdo na sociedade. 2007. (Outra).

37.
I Colóquio Interdisciplinar de Educação Inclusiva.I Colóquio Interdisciplinar de Educação Inclusiva. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, A. H.. Oficina "Sociedade, identidade e cultura surda". 2008. (Outro).

2.
MATOS, A. H.; Coleone, M . Colóquio sobre Educação Inclusiva- Mãos que Lêem e que falam. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MATOS, A. H.. Curso de Libras -Módulo I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, A. H.. Oficina "Sociedade, identidade e cultura surda". 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Ministrou palestra Semana da Pedagogia Uninove sobre o tema: Desafios do Pedagogo sobre a Inclusão Educacional. ( 2012)
2) Participou do curso Ciclo de Aperfeiçoamento para Professores/tutores - Uninove no periodo de 14/05/2011 com carga horaria 32 horas.
3) Esteve presente no lançamento do livro "ABC em LIBRAS" na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte, São Paulo, no dia 26 de abril de 2009.
4) Foi regente de Educação Infantil e Ensino Fundamental I no III Inter-Escolas com o tema "Inclusão", no dia 29 de agosto de 2008, no horário das 7:00 horas às 16h30.
5) Atuou como professora de Libras na empresa multinacional Ernest Young Terco no projeto Português e Inglês para surdos
6) . Apresentou a palestra "Barreiras Encontradas pelo Indivíduo Surdo na Sociedade" em 20 de outubro de 2007, com duração de 02 horas, na Unidade Memorial da Semana da Educação 2007 - UNINOVE.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:39:11