Vanessa Avelino Xavier de Camargo

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  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia, área de Computação Gráfica. Bacharela em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Professora adjunta da Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde - UniRV. Pesquisadora, desenvolvedora e entusiasta das áreas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Serious Games, Interação Natural (NUI), IHC e Educação. Amante da inovação e do Design Thinking. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Avelino Xavier de Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, V. A. X.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Rio Verde, Faculdade de Engenharia de Software.
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber
75901970 - Rio Verde, GO - Brasil - Caixa-postal: 104
Telefone: (64) 36112272
URL da Homepage: www.unirv.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Proposta de Integração de Dispositivos no Aprimoramento da Interação em Ambientes Virtuais,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Alexandre Cardoso.
Palavras-chave: Interação Natural; Imersão; Hydra; Kinect; Ambiente virtual.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2011
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí, UFG, Brasil.
Título: Reconhecimento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada.
Orientador: Marcos Wagner de Souza Ribeiro.




Formação Complementar


2012 - 2012
Coordenação de Ensino. (Carga horária: 80h).
Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
2009 - 2011
Mastering English Course. (Carga horária: 190h).
CCAA - Curso de Idiomas, CCAA, Brasil.
2000 - 2004
Oral and Written Communication Course. (Carga horária: 513h).
CCAA - Curso de Idiomas, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comitê Gestor do CERVE, Carga horária: 10
Outras informações
Membro do Comitê Gestor do CERVE - Centro de Empreendedores de Rio Verde, incubadora de empresas da Universidade de Rio Verde.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados I
Mercado Interno e Externo de Software
Métodos e Ferramentas de Engenharia de Software
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Verificação e Validação
Manutenção de Software
03/2017 - Atual
Ensino, Desenvolvimento para Internet e Dispositivos Móveis, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Usabilidade para Web e Mobile
Empreendedorismo e posicionamento de produto

Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Engenharia de Requisitos; Multimídia; Computação Gráfica (Realidade Virtual e Aumentada); Estruturas de Dados; Banco de Dados; Algoritmos e Programação 1; Introdução à Computação; Sistemas Operacionais; Leitura, Compreensão e Produção de Textos Científicos em Língua Estrangeira Orientação de alunos em estágio obrigatório, monitoria e Projeto Final de Curso.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário em Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor(a), Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor(a), Carga horária: 12

Atividades

2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Ciência da Computação, .

10/2016 - 03/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica 2 (Realidade Virtual e Aumentada) (Carga Horária: 64h)
Estruturas de Dados 2 (Carga Horária: 64h)
Leitura, Compreensão e Produção de Textos Científicos em Língua Estrangeira (Carga Horária: 32h)
Sistemas Operacionais 1
04/2016 - 11/2016
Extensão universitária , Curso de Ciência da Computação, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas.

Atividade de extensão realizada
Aula Magna do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da REJ/UFG.
01/2016 - 11/2016
Extensão universitária , Curso de Ciência da Computação, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas.

Atividade de extensão realizada
Empreendedorismo empregado no processo de ensino aprendizagem de Algoritmos e Programação.
05/2016 - 09/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação 1 (Carga Horária: 32h)
Banco de Dados 2 (Carga Horária: 64h)
Estrutura de Dados 1 (Carga Horária: 64h)
Introdução à Computação
11/2015 - 04/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica 2 (Carga Horária: 64h)
Engenharia de Requisitos (Carga Horária: 64h)
Multimídia (Carga Horária: 64h)
Tópicos 1 (Carga Horária: 64h)
Tópicos 2 (Carga Horária: 64h)
07/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Artificial (Carga Horária: 64h)

Centro de Ensino Superior de Jataí, CESUT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Sistemas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Bolsista aprovada no Processo de Seleção Pública Simplificada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, nos editais 007/2013 e 032/2013.

Atividades

03/2013 - 07/2013
Ensino, Inglês Básico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Leitura e Compreensão de Textos
Fala e Compreensão Auditiva
03/2013 - 07/2013
Ensino, Programador de Dispositivos Móveis, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Documentação de Software

CCAA Uberlândia, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


CCAA - Curso de Idiomas Lima Juki, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

01/2012 - 03/2013
Direção e administração, Coordenação de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino.

Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Computação Gráfica
2.
Realidade Virtual
3.
Realidade Aumentada
4.
Interação Natural
5.
Jogos 3D
6.
Serious Games


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
ENGINE DE CAPTURA DE MARCADORES NATURAIS EM TEMPO REAL EM SISTEMAS DE REALIDADE AUMENTADA
Descrição: A maior parte das ferramentas para desenvolvimento de sistemas de Realidade Aumentada (RA) oferece funções para reconhecimento de imagens específicas que possibilitam a inserção de objetos virtuais no ambiente real, no entanto esta situação torna o ambiente estático e dependente do pré-cadastro destas imagens, denominadas na maioria destas ferramentas de marcadores. De acordo com a literatura quanto maior for a gama de recursos de dinamismo em ambientes de Realidade Aumentada, melhor será a sensação de realismo na relação de objetos reais e virtuais. Neste contexto, a biblioteca mais comum e simples, sendo considerada por alguns pesquisadores limitada, é a biblioteca ARToolkit. Porém em sua versão original, esta biblioteca limita-se a identificação de marcadores, trocando-os por objetos virtuais, usando como principal dispositivo de captura de imagens uma webcam. Desta forma, apresenta-se neste projeto, a proposta de um método para delimitação de uma área da imagem capturada pela webcam ou até mesmo um HMD , gravação da mesma e principalmente a criação de um algoritmo de aprendizado e generalização da imagem por meio do uso de técnicas de Redes Neurais Artificiais para reconhecimento da imagem em outros pontos de vista da câmera..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vanessa Avelino Xavier de Camargo - Integrante / Marcos Wagner de Souza Ribeiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Aula Magna do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da REJ/UFG
Descrição: A Aula Magna é um evento periódico, realizado pelo curso de Ciência da Computação da Regional Jataí, desde o ano de 2010, com o intuito de acolher e informar os ingressantes do curso, bem como sanar possíveis dúvidas dos alunos veteranos. Isso é possível com a apresentação dos docentes e suas respectivas linhas de pesquisa, bolsas e auxílios estudantis, representação discente e organização da instituição. Com isto, almeja-se que o aluno se situe quanto ao curso no qual está inserido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vanessa Avelino Xavier de Camargo - Integrante / Marcos Wagner de Souza Ribeiro - Integrante / Bruno Moraes Rocha - Integrante / Emília Alves Nogueira - Integrante / Ítalo Tiago da Cunha - Coordenador / Flávio Ferreira Borges - Integrante / Ana Paulo Freitas Vilela Boaventura - Integrante / Ana Carolina Gondim Inocêncio - Integrante / Esdras Lins Bispo Júnior - Integrante / Thiago Borges de Oliveira - Integrante.
2016 - 2016
Empreendedorismo empregado no processo de ensino aprendizagem de Algoritmos e Programação
Descrição: Participante de projeto de extensão/cultura cadastrado na PROEC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interface Homem-Computador.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Inovação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
2º lugar na I Mostra de Linguagens de Programação, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.
2006
Menção Honrosa na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, V. A. X.2016CAMARGO, V. A. X.; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; ARANHA, R. V. ; FLEURI, G. ; CORREA, D. F. ; MORAIS, P. H. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER, E. . Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 6, p. 84-103, 2016.

2.
CAMARGO, V. A. X.2012 CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; RIBEIRO, M. W. S. . Sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 2, p. 191-217, 2012.

3.
RIBEIRO, M. W. S.2011 RIBEIRO, M. W. S. ; RAIMANN, E. ; CAMARGO, V. A. X. ; BERRETTA, L. O. . Sistemas Distribuídos de Realidade Virtual e Aumentada. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências, v. 1, p. 112-129, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMARGO, V. A. X.. Inglês Básico. 1. ed. Curitiba: Editora do Livro Técnico, 2015. v. 1. 72p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, V. A. X.; CARDOSO, A. ; MORAES, I. A. ; LAMOUNIER, E. . Integrating Microsoft Kinect and Razer Hydra to Improve Natural Interaction in Virtual Environments. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA 2015), 2015, Presidente Prudente. Livro dos Anais. Presidente Prudente: Cultura Acadêmica, 2015. p. 60-65.

2.
CAMARGO, C. A. X. ; CAMARGO, V. A. X. ; CARVALHO, A. ; LAMOUNIER, E. ; CAVALHEIRO, G. ; ANDRADE, A. ; MENDES, I. ; LIMA, M. . Rehabilitation Protocols in Virtual Reality for the Treatment of Breast Cancer's Secondary Pain. In: X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA, 2013, Jataí. Realidade Virtual e Aumentada: Anais do WRVA 2013. Jataí: Departamento de Ciências da Computação - Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí, 2013. p. 220-224.

3.
CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; RIBEIRO, M. W. S. ; CARDOSO, A. ; BORGES, F. F. ; REIS, V. ; FREITAS, M. S. ; CUNHA, I. T. . Rastreamento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada. In: IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012, Paranavaí. Anais do IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012.

4.
CAMARGO, V. A. X.; RIBEIRO, M. W. S. ; RAIMANN, E. . Visualization of Database Query Improved by Fuzzy Logic Using Virtual Reality. In: CBIC'11 - X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2011, Fortaleza. CBIC'11, 2011.

5.
CAMARGO, V. A. X.; RIBEIRO, M. W. S. ; RAMOS, W. L. ; COSTA, E. T. . Improvement in Relational Databases Query Using Fuzzy Logic. In: ICNPAA 2010 World Congress: International Conference on Mathematical Problems in Engineering, Aerospace and Sciences, 2010, São José dos Campos. Eighth International Conference on Mathematical Problems in Engineering, Aerospace and Sciences. Cambridge: Cambridge Scientific Publishers Ltd, 2010. p. 143-151.

6.
CAMARGO, V. A. X.; RAMOS, W. L. ; RIBEIRO, M. W. S. ; COSTA, E. T. . Refinement in Database Queries Using Fuzzy Logic. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2010, Sorocaba. CBSF, 2010.

7.
CAMARGO, C. A. X. ; CAMARGO, V. A. X. ; RAIMANN, E. ; CUNHA, I. T. ; RIBEIRO, M. W. S. . Aplicações de Realidade Aumentada para Ensino de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás ? Campus Jataí. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

8.
NOGUEIRA, E. A. ; ROCHA, B. M. ; PARREIRA, R. T. ; NASCIMENTO, T. H. ; CAMARGO, V. A. X. ; AMARAL, L. R. ; RIBEIRO, M. W. S. . Uso de Realidade Aumentada e Reconhecimento De Voz Como Ferramenta De Apoio ao Aprendizado Para Pessoas com Dislexia. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

9.
PARREIRA, R. T. ; CAMARGO, V. A. X. ; ROCHA, B. M. ; NOGUEIRA, E. A. ; NASCIMENTO, T. H. ; FREITAS, M. S. ; RIBEIRO, M. W. S. . Sistema de Ensino de Física Óptica Geométrica da Reflexão em Espelhos Usando Realidade Virtual. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, D. B. B. ; CAMARGO, V. A. X. ; BORGES, F. F. . Monitoria de Banco De Dados 2: Um Relato De Experiência. In: CONEPE, 2016, Jataí. Anais do I CONEPE, 2016.

2.
SILVA, G. A. ; CAMARGO, V. A. X. ; BORGES, F. F. . Relato de Experiência de Monitoria na Disciplina de Estrutura de Dados 1. In: CONEPE, 2016, Jataí. Anais do I CONEPE, 2016.

3.
FLEURI, G. ; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, V. A. X. . Calclex VR: A Virtual Reality Serious Game for Dyslexic and Dyscalculic Kids. In: 2016 IEEE Virtual Reality Conference (VR), 2016, Greenville. Proceedings of 2016 IEEE Virtual Reality Conference (VR), 2016.

4.
CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; LAMOUNIER, E. ; CARDOSO, A. . Uso do Dispositivo de Interação Natural RazerTM Hydra para Treinamento em Manutenção de Transformadores Elétricos. In: X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA, 2013, Jataí. Realidade Virtual e Aumentada: Anais do WRVA 2013. Jataí: Departamento de Ciências da Computação - Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí, 2013. p. 322-325.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, V. A. X.; BEVILAQUA, A. ; RIBEIRO, M. W. S. . Reconhecimento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2011, Uberaba. Anais WRVA' 2011 - VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011.

2.
CAMARGO, V. A. X.; ROCHA, B. M. ; CAMARGO, C. A. X. ; NOGUEIRA, E. A. ; PARREIRA, R. T. ; NASCIMENTO, T. H. ; RIBEIRO, M. W. S. ; FREITAS, J. C. J. . Realidade Aumentada Interativa: um Estudo de Caso com o Ensino do Movimento Circular. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

3.
NASCIMENTO, T. H. ; ROCHA, B. M. ; NOGUEIRA, E. A. ; PARREIRA, R. T. ; CAMARGO, V. A. X. ; WANDERLEY, ; RIBEIRO, M. W. S. . Uso da Realidade Virtual Como Ferramenta Auxiliar no Ensino das Três Leis de Newton da Física. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

4.
ROCHA, B. M. ; NOGUEIRA, E. A. ; PARREIRA, R. T. ; CAMARGO, V. A. X. ; NASCIMENTO, T. H. ; NUNES, F. A. S. M. ; RIBEIRO, M. W. S. . Realidade Virtual como apoio no tratamento da Siderodromofobia. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada WRVA, 2010, São Paulo. Anais WRVA' 2010 - VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, V. A. X.. Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMARGO, V. A. X.. Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMARGO, V. A. X.. Realidade Virtual e a Revolução Tecnológica na Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMARGO, V. A. X.. Guia Definitivo para Entender a Realidade Virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMARGO, V. A. X.. Estratégias Educacionais com Realidade Aumentada: possibilidades, desafios e aplicações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMARGO, V. A. X.; RIBEIRO, M. W. S. ; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; FLEURI, G. ; CORREA, D. F. ; MORAIS, P. H. ; ARANHA, R. V. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER, E. . Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CAMARGO, V. A. X.; CARDOSO, A. ; MORAES, I. A. ; LAMOUNIER, E. . Integrating Microsoft Kinect and Razer Hydra to Improve Natural Interaction in Virtual Environments. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; LAMOUNIER, E. ; CARDOSO, A. . Uso do Dispositivo de Interação Natural Razer Hydra para Treinamento em Manutenção de Transformadores Elétricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; RIBEIRO, M. W. S. . Sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CAMARGO, V. A. X.; RIBEIRO, M. W. S. ; RAIMANN, E. . Visualization of Database Query Improved by Fuzzy Logic Using Virtual Reality. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RIBEIRO, M. W. S. ; RAIMANN, E. ; CAMARGO, V. A. X. ; CAMARGO, C. A. X. . Sistemas Distribuídos de Realidade Virtual e Aumentada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CAMARGO, V. A. X.. Reconhecimento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CAMARGO, V. A. X.; ROCHA, B. M. ; CAMARGO, C. A. X. ; NOGUEIRA, E. A. ; PARREIRA, R. T. ; NASCIMENTO, T. H. ; RIBEIRO, M. W. S. ; FREITAS, J. C. J. . Realidade Aumentada Interativa: um Estudo de Caso com o Ensino do Movimento Circular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CAMARGO, V. A. X.; RAMOS, W. L. ; RIBEIRO, M. W. S. ; COSTA, E. T. . Refinement in Database Queries Using Fuzzy Logic. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CAMARGO, V. A. X.; RAMOS, W. L. ; RIBEIRO, M. W. S. ; COSTA, E. T. . Improvement in Relational Databases Query Using Fuzzy Logic. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CAMARGO, V. A. X.; OLIVEIRA, J. S. . PHP: Flexibilidade, Estabilidade e Gratuidade para Desenvolvimento Web. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGO, V. A. X.. Design Thinking para Engenheiros. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAMARGO, V. A. X.. Design Thinking para Engenheiros. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAMARGO, V. A. X.. Minicurso de Leitura e Compreensão de Textos em Inglês. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, G. P. ; CAMARGO, V. A. X. ; LAMOUNIER, E. . Realidade Aumentada para Dispositivos Móveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAMARGO, V. A. X.. Capacitação em Computação e Tecnologias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
INOCENCIO, A. C. G.; BISPO JUNIOR, E. L.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Diego Barbosa Barros da Costa.ATAUWID - Uma Ferramenta de Autoria para Auxiliar o Uso da Lousa Digital Interativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

2.
BOAVENTURA, A. P. F. V.; NOGUEIRA, E. A.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Thiago de Souza Nascimento.Um estudo de viabialidade do software TabuadaCvoz para o ensino e aprendizagem de tabuada de multiplicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

3.
NOGUEIRA, E. A.; RIBEIRO, M. W. S.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Daniel Leonardo de Souza Teixeira.Soja3D: Ambiente Virtual para realização de experimentos agronômicos com a cultura da soja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

4.
RIBEIRO, M. W. S.; CAMARGO, V. A. X.; NOGUEIRA, E. A.. Participação em banca de Dyeimys Franco Correa.Neurofeedback e Realidade Virtual no Auxílio a Reabilitação do Membro Superior de Pacientes Espásticos Acometidos por Acidente Vascular Cerebral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

5.
RIBEIRO, M. W. S.; CAMARGO, V. A. X.; NOGUEIRA, E. A.. Participação em banca de Pedro Henrique Ferreira Moraes.Desenvolvimento de um Serious Game para Análise dos Efeitos de Exercícios Físicos na Qualidade de Vida de Idosos por Meio de Interação Natural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

6.
RIBEIRO, M. W. S.; CAMARGO, V. A. X.; NOGUEIRA, E. A.. Participação em banca de Giancarlo Santana Batista Fleuri.Desenvolvimento de um Serious Game Integrado a um Ambiente Virtual Imersivo para Auxiliar no Aprendizado de Pessoas com Dsilexia e Discalculia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

7.
BISPO JUNIOR, E. L.; INOCENCIO, A. C. G.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Lucas Rodrigues de Oliveira.UP4EG (UML PROFILE FOR EDUCATIONAL GAMES) - Um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

8.
INOCENCIO, A. C. G.; OLIVEIRA, T. B.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Vinícius Pereira Faria.Desenvolvimento de um Sistema de Resposta de Estudante Baseado em Gamificação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

9.
INOCENCIO, A. C. G.; BISPO JUNIOR, E. L.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Warteruzannan Soyer Cunha.Análise de Ferramentas Case para Modelagem de Software Quanto às Boas Práticas para Construção de Diagramas UML. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

10.
INOCENCIO, A. C. G.; OLIVEIRA, T. B.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Douglas de Oliveira Costa.Avaliação Heurística da Acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Moodle?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí.

11.
BOAVENTURA, A. P. F. V.; OLIVEIRA, T. B.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Paulo Henrique Carvalho de Morais.Elaboração de critérios para escolha de algoritmos para modelagem acústica de ambientes de médio porte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

12.
BOAVENTURA, A. P. F. V.; OLIVEIRA, T. B.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de João Darci Tinoco Sant'ana Neto.Índice Espacial Composto para Processamento de Consultas com Predicados Espaciais e Escalares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

13.
NOGUEIRA, E. A.; COSTA, E. T.; CAMARGO, V. A. X.. Participação em banca de Murillo Rodrigues Silva.MMatRV: Jogo Sério com Realidade Virtual para Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAMARGO, V. A. X.; INOCENCIO, A. C. G.; BOAVENTURA, A. P. F. V.. Banca Examinadora para verificação de Extraordinário Domínio de Conteúdo. 2016. Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

2.
CAMARGO, V. A. X.; FARIA, F. P.; BRAVIN, A. A.. Comissão de Avaliação de Novos Empreendimentos da Beetech - Incubadora de Empresas da UFG - Regional Jataí.. 2016. Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de Formação de Professores para o Ensino do Empreendedorismo,. 2017. (Oficina).

2.
18th Symposium on Virtual and Augmented Reality.Potencializando aspectos de Interação Natural por meio de diferentes dispositivos multissensoriais. 2016. (Simpósio).

3.
IV WAVE Workshop de Ambientes Virtuais aplicados à Educação. 2016. (Congresso).

4.
The Developer´s Conference. Estratégias Educacionais com Realidade Aumentada: possibilidades, desafios e aplicações. 2016. (Congresso).

5.
Workshop de Design Thinking e Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos. 2016. (Oficina).

6.
X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2013. (Outra).

7.
XIV Symposium on Virtual and Augmented Reality.Sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. 2012. (Simpósio).

8.
CBIC'11 - X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. Visualization of Database Query Improved by Fuzzy Logic Using Virtual Reality. 2011. (Congresso).

9.
I Mostra de Monografias.Reconhecimento de Marcadores Naturais em Sistemas de Realidade Aumentada. 2011. (Outra).

10.
X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. 2011. (Congresso).

11.
XI Escola de Inteligência Computacional. 2011. (Outra).

12.
XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2011. (Simpósio).

13.
Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy. Refinement in Database Queries Using Fuzzy Logic. 2010. (Congresso).

14.
ICNPAA 2010 World Congress. General Session 2. 2010. (Congresso).

15.
ICNPAA 2010 World Congress. Improvement in Relational Databases Query Using Fuzzy Logic. 2010. (Congresso).

16.
Os estudantes de graduação: autoavaliação do ambiente acadêmico 2009. 2010. (Oficina).

17.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Realidade Aumentada Interativa: um Estudo de Caso com o Ensino do Movimento Circular. 2010. (Congresso).

18.
II Semana de Ciências Exatas. 2009. (Outra).

19.
II Semana de Ciências Exatas.Mostra de Ciência e Tecnologia do curso de Ciência da Computação. 2009. (Outra).

20.
I Mostra de Linguagens de Programação.PHP: Flexibilidade, Estabilidade e Gratuidade para Desenvolvimento Web. 2009. (Outra).

21.
V SeComp - Semana da Computação. 2009. (Congresso).

22.
Workshop: O Passo da Explicação. 2009. (Oficina).

23.
ERI-CO - Escola Regional de Informática do Centro-Oeste. 2008. (Seminário).

24.
IV SeComp - Semana da Computação. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, E. A. ; ROCHA, B. M. ; CAMARGO, V. A. X. . Espaço das Profissões. 2016. (Outro).

2.
CAMARGO, V. A. X.. II Semana de Ciências Exatas. 2009. (Outro).

3.
CAMARGO, V. A. X.. 5ª Feira de Cinema - A Evolução. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wemerson Leonardo Ramos. Fístula Arteriovenosa e Realidade Virtual. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Murillo Rodrigues Silva. MMatRV: Jogo Sério com Realidade Virtual para Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

2.
Pedro Henrique Ferreira Moraes. Desenvolvimento de um Serious Game para Análise dos Efeitos de Exercícios Físicos na Qualidade de Vida de Idosos por Meio de Interação Natural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

3.
Dyeimys Franco Correa. Neurofeedback e Realidade Virtual no Auxílio a Reabilitação do Membro Superior de Pacientes Espásticos Acometidos por Acidente Vascular Cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

4.
Giancarlo Santana Batista Fleuri. Desenvolvimento de um Serious Game Integrado a um Ambiente Virtual Imersivo para Auxiliar no Aprendizado de Pessoas com Dsilexia e Discalculia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

Orientações de outra natureza
1.
Guilherme de Araújo Silva. Requisitos de Segurança em Documentos Compartilhados. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

2.
Diego Barbosa Barros da Costa. Proposta de cronogramação por Gráficos de Gantt para a maximização da eficiência na criação de software. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

3.
Warteruzannan Soyer Cunha. Proposta de Adoção de Processo de Software na Empresa Audasi. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

4.
Iago Soares de Carvalho. Proposta de uso de um website voltado para serviços de pet shop. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.

5.
Paulo Henrique Carvalho de Morais. Proposta de treinamento para automação de geração de certificados. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Orientador: Vanessa Avelino Xavier de Camargo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMARGO, V. A. X.2012 CAMARGO, V. A. X.; CAMARGO, C. A. X. ; RAIMANN, E. ; RIBEIRO, M. W. S. . Sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 2, p. 191-217, 2012.

2.
RIBEIRO, M. W. S.2011 RIBEIRO, M. W. S. ; RAIMANN, E. ; CAMARGO, V. A. X. ; BERRETTA, L. O. . Sistemas Distribuídos de Realidade Virtual e Aumentada. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências, v. 1, p. 112-129, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, V. A. X.. Guia Definitivo para Entender a Realidade Virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMARGO, V. A. X.. Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMARGO, V. A. X.. Como inovar com Realidade Virtual e Design Thinking. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMARGO, V. A. X.. Realidade Virtual e a Revolução Tecnológica na Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, E. A. ; ROCHA, B. M. ; CAMARGO, V. A. X. . Espaço das Profissões. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Primeiro lugar no Processo Seletivo 2008 para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí.



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