Sergio Kogikoski Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7889760541773334
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Bacharel em Ciência e Tecnologia, e Doutor em Ciência e Tecnologia/Química pela UFABC, e atualmente Pós-Doutorado no Instituto de Química da UNICAMP. Vem trabalhando com a obtenção, caracterização e aplicação de novos materiais supramoleculares, com especial interesse nos conjugados, híbridos e compósitos baseados em DNA, peptídeos, nanopartículas e polímeros para aplicações em bioeletrônica e bioeletroquímica. Tem experiência no uso de técnicas de caracterização de materiais, principalmente espectroscopias (FTIR, Raman, EPR, UV-VIS), eletroquímicas e microscopias (MEV, MET, AFM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Kogikoski Junior
Nome em citações bibliográficas
Kogikoski, S.;Kogikoski Jr., S.;Kogikoski Jr., Sergio;Kogikoski, Sergio;KOGIKOSKI JR, SERGIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Departamento de Química Analítica.
AC Unicamp
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35213000


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Ciência e Tecnologia / Química.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
com período sanduíche em University of Oxford (Orientador: Kylie A. Vincent).
Título: Matrizes Biomiméticas Obtidas por Eletrofiação: Possível Aplicação na Detecção de NO, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Biomiméticos; Biossensores; Nanoestruturas de Peptídeo; Polianilina.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Química de Materiais.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Química Bio-Inorgânica.
2008 - 2012
Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: Introdução à Teoria de Grupos Utilizando Espectroscopia Vibracional e Eletrônica de Compostos de Coordenação de Ni(II).
Orientador: Wendel Andrade Alves.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2005 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Formação Complementar


2010 - 2011
Bacharelado em Ciência e Tecnologia / Química.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2009 - 2010
Iniciação Científica.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Recognized Visiting DPhil Student, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudos das propriedades estruturais e eletroquímicas de filmes nanoestruturados baseados em DNA
Descrição: Biossensores empregam biomoléculas para reconhecer um elemento, e geram um sinal de saída como resposta que pode ser traduzido como um evento de bioreconhecimento e então quantizado. Novos materiais, e principalmente nanomateriais formados a partir de automontagem controlada de nucleotídeos são uma alternativa muito promissora para a área. Por ser experimentalmente barato, simples, estável e rápido, atraem muita atenção, porém muitas de suas propriedades físico-químicas ainda estão sendo descobertas. Nesse projeto propomos o estudo das propriedades estruturais e sua relação com a resposta eletroquímica de nanoestruturas baseadas em DNA. Para isso duas estratégias serão seguidas, a primeira consiste no uso de cadeias curtas de DNA para promover a automontagem de nanopartículas metálicas em redes supramoleculares cristalinas com orientação controlada. Para isso nanopartículas de ouro serão modificadas com DNA e posteriormente serão automontados filmes de nanopartículas com simetria cúbica de corpo centrada em duas orientações (100) e (110) sobre eletrodos de ouro, será estudado o processo de automontagem e suas propriedades eletroquímicas e de condução em função da quantidade de camadas, diâmetro das nanopartículas e orientação do plano cristalográfico, esperamos obter controle da resposta eletroquímica por meio do controle estrutural do material. A segunda proposta é a utilização de nanotetraedros de DNA, esse tipo de nanoestrutura apresenta grande estabilidade e fácil preparação, além disso podem formar filmes finos com grande controle do recobrimento da superfície, além disso uma das arestas do tetraedro fica voltado para a solução podendo ser facilmente modificado, dessa forma pretendemos estudar o processo de modificação de eletrodos com essas nanoestruturas e estudar suas propriedades eletroquímicas. Os resultados obtidos poderão então ser utilizados para o desenvolvimento de novos materiais inteligentes para o aplicação em (bio)-sensores integrados com maior sensibilidade, estabilidade e faixa de detecção linear e também baixo limite de detecção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Comportamento espectro-eletroquímicos de partículas de grafite pirolítico funcionalizadas com compostos peptídicos
Descrição: A confecção de sistemas supramoleculares baseados em nanomateriais de carbono com moléculas biológicas, geralmente peptídeos e DNA, vem se destacando na lite-ratura devido as suas potenciais aplicações, como: carreador de fármacos, sensores, aumento da interação com células, entre outras, por conta das propriedades advindas da estrutura formada entre o nanomaterial de carbono e a molécula biológica. Esse projeto tem como objetivo a síntese de novos sistemas baseados na modificação de partículas de grafite pirolítico de alta área superficial com compostos peptídicos derivados L-difenilalanina e cisteina. Os peptídeos serão sintetizados por síntese via protocolo Merrifield, e serão então adsorvidos na superfície do grafite em solução, por interações do tipo À-stacking entre os anéis aromáticos da fenilalanina e a superfície, e serão então caracterizados por técnicas espectroscópicas, eletroquímicas e espectro-eletroquímicas, de modo a avaliar a adsorção desses peptídeos na matriz carbônica, esse sistema será então exposto a óxido nítrico, através de reação com a cisteina que apresenta propriedades de ação antiradicalar, o que pode mostrar a potencial aplicação desse sistema como um sensor. Além disso, esse sistema pode ser complexado com íons Fe(II, III) de modo que seja construído um modelo de complexo biomimético de proteínas baseadas em clusters de ferro-enxofre sobre a superfície das partículas de grafite, visando a sua caracterização na superfície e a comparação do modelo biomimético com a enzima nativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sergio Kogikoski Junior - Coordenador / wendel andrade alves - Integrante / Kylie A. Vincent - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2016
Matrizes biomiméticas obtidas por eletrofiação: possível aplicação na detecção de no
Descrição: A crescente demanda de análises químicas e a necessidade de monitoramento contínuo dos processos de produção e controle de qualidade nas diversas áreas, tem direcionado estudos no sentido de buscar novos materiais para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos que sejam mais facilmente construídos, possibilitem análises reprodutivas, possuam alta seletividade e sensibilidade, apresentem resposta em tempo real, entre outras propriedades desejadas durante as análises eletroanalíticas. A proposta desse trabalho é dar contribuições à área do desenvolvimento de detectores eletroquímicos, a partir da obtenção de novas matrizes biomiméticas, utilizando compósitos de polianilina com nanomateriais de peptídeo utilizando a técnica de eletrofiação. Serão estudadas como a presença do nanomaterial de peptídeo altera as propriedades do compósito, visando uma posterior aplicação em sistemas para a detecção de óxido nítrico, tanto em fase gasosa utilizando a técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica, quanto em solução utilizando outras técnicas eletroquímicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sergio Kogikoski Junior - Integrante / wendel andrade alves - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - 2011
Funcionalização de nanotubos de peptídeos com polianilina: estudos espectroscópicos e aplicações
Descrição: As técnicas de espectroscopia eletrônica e vibracional serão utilizadas para avaliar os efeitos de transferência de carga entre os nanotubos e os dopantes (polímeros condutores). Os resultados experimentais serão analisados confrontando com os resultados teóricos de estrutura eletrônica, obtidos através de cálculos ab initio e modelos empíricos. Os nanotubos de peptídeos e os polímeros condutores serão avaliados usando diferentes técnicas enfatizando o uso das espectroscopias Raman e no Infravermelho no sentido de estabelecer as propriedades estruturais e eletrônicas com os espectros vibracionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sergio Kogikoski Junior - Integrante / wendel andrade alves - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Química Bio-Inorgânica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Espectroscopia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Participação no Postdoc Researchers Networking Tour 2017, Postdoc-NET 2017, "Perspectives in German Materials Science and Nanotechnology", German Academic Exchange Service, DAAD.
2016
1º Lugar no Prêmio UFABC de Inovação 2016, Categoria Universidade e Instituto de Pesquisa, com o projeto "Nanoestruturas Peptídicas Semicondutoras para Aplicações como Sensor de Marcadores Biológicos", InovaUFABC - Agência de Inovação da UFABC.
2016
Menção Honrosa no VI Encontro de Iniciação Científica de 2016, com o trabalho "Aplicação de Nanopartículas de Hidróxido de Níquel Estabilizadas com Peptídeos para Dispositivos Eletrocrômicos", Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC.
2015
Trabalho destacado na Capa da revista: Physical Chemistry Chemical Physics (Relaxation Dynamics of Deeply Supercooled confined water in L,L diphenylalanine Micro/nanotubes), The Royal Society of Chemistry.
2015
Melhor trabalho apresentado "Organização de Micro e Nanoestruturas Peptídicas via Reação na fase sólida-vapor: Morfologia e Aspectos Espectroscópicos", V Encontro Capixaba de Química - SBQ-ES.
2013
Co-autor do Pôster Premiado, 1st Peptide Materials for Biomedicine and Nanotechnology.
2012
Trabalho destacado na capa do número 6 do volume 35 da revista Química Nova. Autores: Sergio Kogikoski Jr., J.S. de Souza, P. Homem-de-Mello, H. Martinho, R.A. Ando e W.A. Alves, Sociedade Brasileira de Química.
2009
Poster premiado "Espectros Vibracionais de complexos octaédricos de Ni2+: Uma introdução à Analise Vibracional de compostos de coordenação.", I Workshop em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:10
Total de citações:39
Fator H:4
Kogikoski Jr, Sergio  Data: 09/07/2018

Outras
Total de trabalhos:14
Total de citações:59
Sergio Kogikoski Junior  Data: 09/07/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3Kogikoski, Sergio2018 Kogikoski, Sergio; KUBOTA, LAURO T. . Electrochemical behavior of self-assembled DNA-gold nanoparticle lattice films. ELECTROCHEMISTRY COMMUNICATIONS, v. 90, p. 51-55, 2018.

2.
1Kogikoski, Sergio2018 Kogikoski, Sergio; PASCHOALINO, WALDEMIR J. ; KUBOTA, LAURO T. . Supramolecular DNA origami nanostructures for use in bioanalytical applications. TRAC-TRENDS IN ANALYTICAL CHEMISTRY, p. 88-97, 2018.

3.
2BARRAGAN, JOSÉ T. C.2018 BARRAGAN, JOSÉ T. C. ; Kogikoski, Sergio ; DA SILVA, EVERSON T. S. G. ; KUBOTA, LAURO T. . Insight into the Electro-Oxidation Mechanism of Glucose and Other Carbohydrates by CuO-Based Electrodes. Analytical Chemistry, v. 90, p. 3357-3365, 2018.

4.
4Kogikoski, Sergio2017Kogikoski, Sergio; LIBERATO, MICHELLE S. ; FACTORI, IRINA M. ; DA SILVA, EMERSON R. ; OLIVEIRA, CRISTIANO L. P. ; ANDO, RÔMULO A. ; ALVES, WENDEL A. . Polycaprolactone-Polyaniline Blend: Effects of the Addition of Cysteine on the Structural and Molecular Properties. Journal of Physical Chemistry C, v. 121, p. 863-877, 2017.

5.
5KOGIKOSKI JR, SERGIO2017KOGIKOSKI JR, SERGIO; KHANRA, S. ; GUHA, SUCHI ; ALVES, WENDEL A. . SERS active self-assembled diphenylalanine micro/nanostructures: A combined experimental and theoretical investigation. JOURNAL OF CHEMICAL PHYSICS, v. 147, p. 084703, 2017.

6.
7LIBERATO, MICHELLE DA SILVA2016LIBERATO, MICHELLE DA SILVA ; Kogikoski Jr., Sergio ; DA SILVA, EMERSON RODRIGO ; ARAUJO, DANIELE ; GUHA, SUCHI ; ALVES, WENDEL ANDRADE . Polycaprolactone Fibers with Self-Assembled Peptide Micro/ Nanotubes: a Practical Route Towards Enhanced Mechanical Strength and Drug Delivery Applications. Journal of Materials Chemistry B, v. 4, p. 1405-1413, 2016.

7.
6SOUZA, SIVONEY2016SOUZA, SIVONEY ; Kogikoski Jr., Sergio ; SILVA, EMERSON ; Alves, Wendel . Nanostructured Antigen-Responsive Hydrogels Based on Peptides for Leishmaniasis Detection. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 28, p. 1619-1629, 2016.

8.
9MARTINHO, HERCULANO2015MARTINHO, HERCULANO ; ISHIKAWA, MARIANA ; Kogikoski Jr., Sergio ; ALVES, WENDEL ANDRADE ; FERREIRA, PAULA . Relaxation dynamics of deeply supercooled confined water in L,L-diphenylalanine micro/nanotubes. PCCP. Physical Chemistry Chemical Physics (Print), v. 17, p. 32126-32131, 2015.

9.
8Kogikoski Jr., Sergio2015 Kogikoski Jr., Sergio; SOUZA, CAMILA PINHEIRO ; LIBERATO, MICHELLE DA SILVA ; ANDRADE FILHO, TARCISO ; PRIETO, TATIANA ; FERREIRA, FABIO FURLAN ; ROCHA, ALEXANDRE R. ; GUHA, SUCHI ; ALVES, WENDEL ANDRADE . Multifunctional Biosensors Based on Peptide-Polyelectrolyte Conjugates. PCCP. Physical Chemistry Chemical Physics (Print), v. 18, p. 3223-3233, 2015.

10.
10LIBERATO, MICHELLE S.2013LIBERATO, MICHELLE S. ; Kogikoski, Sergio ; SILVA, EMERSON R. ; COUTINHO-NETO, MAURICIO D. ; SCOTT, LUIS P. B. ; SILVA, RICARDO H. ; OLIVEIRA, VANI X. ; ANDO, RÔMULO A. ; ALVES, WENDEL A. . Self-Assembly of Arg Phe Nanostructures via the Solid Vapor Phase Method. THE JOURNAL OF PHYSICAL CHEMISTRY. B (1997 : ONLINE), v. 117, p. 130114084212007, 2013.

11.
12AMARAL, H.R.2012Kogikoski, S.; AMARAL, H.R. ; SILVA, E.R. ; Souza, J.A. ; ALVES, W.A. . Micro- and nano-sized peptidic assemblies prepared via solid-vapor approach: Morphological and spectroscopic aspects. Materials Chemistry and Physics, v. 137, p. 628-636, 2012.

12.
11Kogikoski, S.;Kogikoski Jr., S.;Kogikoski Jr., Sergio;Kogikoski, Sergio;KOGIKOSKI JR, SERGIO2012Kogikoski, S.; de Souza, J. S. ; Homem-de-Mello, P. ; Martinho, H. ; Romulo A. Ando ; Wendel Andrade Alves . Análise vibracional de compostos de coordenação de niquel(II): uma abordagem ao ensino dos grupos pontuais. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 1264-1270, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Kogikoski Jr., Sergio; Bianchi, R.M.C. ; Liberato, M.S. ; DECANDIO, C. C. ; Wendel Andrade Alves . Auto-Organização Hierárquica de Peptídeos: das Moléculas aos Nanomateriais. In: Wendel Andrade Alves. (Org.). Química Supramolecular e Nanotecnologia. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 10, p. 67-87.

2.
EMERSON, ; Liberato, M.S. ; SOUZA, M. I. ; SILVA, R. F. ; MATOS, I. O. ; Kogikoski Jr., S. ; Bianchi, R.M.C. ; Wendel Andrade Alves . Microscopy Tools for Investigating Nano-to-Mesoscale Peptide Assemblies. In: Antonio Méndez-Vilas. (Org.). Current Microscopy Contributions to Advances in Science and Technology. 5eded.Badajoz, Spain: Formatex Research Center, 2012, v. 2, p. 1456-1467.

3.
Alves, Wendel ; Alves, Wellington ; Pinheiro, Camila ; Kogikoski, S. ; Da Silva, Rondes Ferreira ; Amaral, Heliane ; Silva, Michelle ; Oliveira Jr., Vani Xavier De ; Martins, Tatiana ; Mitsuo, Pedro . Biosensors Based on Biological Nanostructures. In: Pier Andrea Serra. (Org.). (Org.). New Perspectives in Biosensors Technology and Applications. v.ed.Croatia: InTech Open Access Publisher, 2011, v. book 4, p. 149-176.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINHO, HERCULANO ; FERREIRA, PAULA ; ISHIKAWA, MARIANA ; ALVES, WENDEL ANDRADE ; Kogikoski Jr., S. . H2O no Nanotubo. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, 15 set. 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Kogikoski, S.; Heliane R. do Amaral ; Bianchi, R.M.C. ; Wendel Andrade Alves . Nanomateriais de Peptideos Modificados com Polianilina: Estudos Espectroscópicos e Eletroquímicos. In: XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica, 2012, Fortaleza. XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica, 2012.

2.
Heliane R. do Amaral ; Kogikoski, S. ; Kubota, L.T. ; Mendes, R.K. ; Bianchi, R.M.C. ; Wendel Andrade Alves . Síntese e Caracterização de Nanoestruturas de Peptídeo Modificados com Polianilina. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2011, Bento Gonçalves. XVIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Kogikoski, S.; Liberato, M.S. ; Scott, L.P.B. ; da Silva, R.H.T. ; Oliveira Junior, V.X. ; Wendel Andrade Alves . Obtenção de Nanoestruturas de Peptídeo via Crescimento em Fase Sólida- Vapor. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

2.
Liberato, M.S. ; Kogikoski, S. ; Costa, L.M.M. ; Ferreira, M. ; Wendel Andrade Alves . Estudo do comportamento mecânico de nanocompósitos de poli(ɛ- caprolactona)/nanotubos de L-difenilalanina. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

3.
Kogikoski, S.; de Souza, J. S. ; Homem-de-Mello, P. ; Martinho, H. ; Romulo A. Ando ; Wendel Andrade Alves . Análise Vibracional de Compostos de Coordenação de Níquel(II): Uma Aproximação aos Grupos Pontuais.. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

4.
Kogikoski, S.; Heliane R. do Amaral ; Wendel Andrade Alves . Crescimento de Nanoestruturas Peptídicas a partir de um filme amorfo via fase sólida vapor. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

5.
Heliane R. do Amaral ; Kogikoski, S. ; Wendel Andrade Alves . Eletrodo Modificado com Nanoestruturas Peptídicas funcionalizadas com Polímero Condutor (PANI). In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira, 2011.

6.
Kogikoski, S.; Heliane R. do Amaral ; Pedro M. Takahashi ; Romulo A. Ando ; Marcia L.A. Temperini ; Wendel Andrade Alves . Growth of Nanostructures from Amophous Peptide Thin Films. In: IX Encontro da SBPMat, 2010, Ouro Preto. IX Encontro da SBPMat, 2010.

7.
Kogikoski, S.; Pedro M. Takahashi ; Homem-de-Mello, P. ; Wendel Andrade Alves . Introdução à Teoria de Grupo Utilizando Espectroscopia Vibracional e Eletrônica de Compostos de Coordenação de Ni(II). In: 33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

8.
Heliane R. do Amaral ; Kogikoski, S. ; Wendel Andrade Alves . Construção de Filmes Nanoestruturados de Nanotubos de Peptídeos via Reação de Fase Sólida-Vapor. In: I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados, 2010, Santo André. I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados, 2010.

9.
Kogikoski, S.; Heliane R. do Amaral ; Wendel Andrade Alves . Caracterização Espectroscópica dos Compósitos de Nanotubos de Peptídeo com Polianilina. In: I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados, 2010, Santoa André. I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados, 2010.

10.
Kogikoski, S.; Pedro M. Takahashi ; Wendel Andrade Alves . Espectros vibracionais de complexos octaédricos de Ni2+: Uma introdução a análise vibracional de compostos de coordenação. In: I Workshop da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC, 2009, Santo André. I Workshop da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
PASCHOALINO, WALDEMIR JOSE ; KOGIKOSKI JR, SERGIO ; BARRAGAN, JOSE T. C. ; GIAROLA, JULIANA DE FATIMA ; CANTELLI, LORY ; RABELO, THAIS MARIA ; PESSANHA, TATIANA MARQUES ; KUBOTA, LAURO TATSUO . Emerging Considerations for the Future Development of Electrochemical Paper-based Analytical Devices. ChemElectroChem, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSANHA, TATIANA MARQUES ; Kogikoski, Sergio ; Cecília Castro e Silva ; KUBOTA, LAURO T. . Investigation of Interfacial Capacitance of Graphene Oxide Deposited onto Electrode Surface. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KOGIKOSKI JR, SERGIO; KUBOTA, LAURO T. . Electrochemical Studies of DNA-modified Gold Nanoparticles Superlattices. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PASCHOALINO, WALDEMIR J. ; KOGIKOSKI JR, SERGIO ; KUBOTA, LAURO T. . Scanning Electrochemical Microscopy and Electrochemical Impedance SpectroscopyApproachesfor Investigation of Self Assembled Gold and Silver Nanoparticles Modified with DNA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARRAGAN, JOSE TIAGO ; KOGIKOSKI JR, SERGIO ; DA SILVA, EVERSON T. S. G. ; KUBOTA, LAURO T. . Insight intothe Electro-Oxidation Mechanism of Carbohydrates by CuO-Based Electrodes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Kogikoski Jr., Sergio; Sousa, C.P. ; Liberato, M.S. ; ANDRADE FILHO, TARCISO ; PRIETO, TATIANA ; FERREIRA, FABIO FURLAN ; ROCHA, ALEXANDRE R. ; GUHA, SUCHI ; ALVES, WENDEL ANDRADE . Biosensores Multifuncionais baseados em Conjugados de Peptídeo-Polieletrólito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Bianchi, R.M.C. ; Kogikoski Jr., S. ; ALVES, WENDEL ANDRADE . Biosensor de Ureia baseado em Nanoestruturas Híbridas de L,L-Difenilalanina e Nanotubos de Carbono. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Lucas Polimante Souto ; Kogikoski Jr., Sergio ; ALVES, WENDEL ANDRADE . Aplicação de Nanopartículas de Hidróxido de Níquel Estabilizadas com Peptídeos em Dispositivos Eletrocrômicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
Kogikoski Jr., S.; ASH, P. A. ; ALVES, WENDEL A. ; VINCENT, K. A. . Insights of the Nitrosylation Pathway of [Fe-S] Proteins using Peptide-based Biomimetic [Fe-S] Clusters. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Kogikoski Jr., S.; LIBERATO, MICHELLE S. ; SILVA, EMERSON R. ; ALVES, WENDEL A. . Using Polyaniline to Study S-π Interactions. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Kogikoski Jr., Sergio; Sousa, C.P. ; Wendel Andrade Alves . Supramolecular Structures of Amyloid-Related Peptides: Studies of Direct Electron Transfer of Microperoxidase-11. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Bianchi, R.M.C. ; Kogikoski Jr., Sergio ; Wendel Andrade Alves . Influência dos nanotubos de carbono na nucleação e crescimento das micro/nanoestruturas de L-difenilalanina via fase sólida vapor. Potencial aplicação como biossensor de ureia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Heliane R. do Amaral ; Kogikoski Jr., S. ; EMERSON, ; ALVES, WENDEL A. . Organização de Micro e Nanoestruturas Peptídicas via Reação na Fase sólida-vapor: Morfologia e Aspectos Espectroscópicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Liberato, M.S. ; Kogikoski Jr., S. ; Costa, L.M.M. ; DECANDIO, C. C. ; Ferreira, M. ; ROSA, D. S. ; SILVA, EMERSON R. ; ALVES, WENDEL A. . Nanocomposites based on poly-ε-caprolactone/L-diphenylalanine nanotubes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, EMERSON R. ; Liberato, M.S. ; Kogikoski Jr., S. ; OLIVEIRA, C. L. ; SILVA, RICARDO H. ; COUTINHO-NETO, MAURICIO D. ; OLIVEIRA, VANI X. ; SCOTT, LUIS P. B. ; ALVES, WENDEL A. . Fibrillation of Arg/Phe Peptides Investigated by Small-Angle X-Rays Scattering. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LIBERATO, MICHELLE S. ; Kogikoski Jr., S. ; SILVA, EMERSON R. ; da Silva, R.H.T. ; OLIVEIRA, VANI X. ; ANDO, RÔMULO A. ; SCOTT, LUIS P. B. ; COUTINHO-NETO, MAURICIO D. ; ALVES, WENDEL A. . Self-Assembly of Arg-Phe Nanostructures via the solid-vapor phase method. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Kogikoski Jr., S.; Liberato, M.S. ; DECANDIO, C. C. ; ALVES, WENDEL A. . Nanofibras de PCL/PANI dopadas com N-Acetil-L-Cisteina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LIBERATO, MICHELLE S. ; Kogikoski Jr., S. ; Oliveira Jr., Vani Xavier De ; ANDO, RÔMULO A. ; SILVA, EMERSON R. ; da Silva, R.H.T. ; COUTINHO-NETO, MAURICIO D. ; SCOTT, LUIS P. B. ; Alves, Wendel . Automontagem de Nanoestruturas Peptídicas de Arginina e Fenilalanina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Kogikoski Jr., S.; Liberato, M.S. ; SILVA, EMERSON R. ; OLIVEIRA, C. L. ; Wendel Andrade Alves . PCL/PANI Naofibers doped with N-Acetyl-L-Cysteine. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Heliane R. do Amaral ; Kogikoski, S. ; Pedro M. Takahashi ; Wendel Andrade Alves . Morphology Control of Peptide Nanostructure in Solid-Phase Growth 2010 (LNLS Activity Report 2009).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
69 Annual Meeting of the International Society of Electrochemistry.Electrochemical Studies of DNA-modifiedGold Nanoparticle SuperlatticeFilms. 2018. (Encontro).

2.
IV School of Bioanalytics.Biosensores Multifuncionais baseados em Conjugados de Peptídeo-Polieletrólito. 2016. (Encontro).

3.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Insights of the Nitrosylation Pathway of [Fe-S] Proteins using Peptide-based Biomimetic [Fe-S] Clusters. 2015. (Congresso).

4.
International Meeting on Peptide & Protein based Materials and Technologies.Using Polyaniline to Study S-π Interactions. 2015. (Encontro).

5.
XX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Supramolecular Structures of Amyloid-Related Peptides: Studies of Direct Electron Transfer of Microperoxidase-11. 2015. (Simpósio).

6.
1st Peptide Materials for Biomedicine and Nanotechnology. PCL/PANI Naofibers doped with N-Acetyl-L-Cysteine. 2013. (Congresso).

7.
36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Nanofibras de PCL/PANI dopadas com N-Acetil-L-Cisteina. 2013. (Congresso).

8.
XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Auto Montagem de Nanoestruturas de Arg-Phe via Método de Fase Sólida-Vapor. 2013. (Simpósio).

9.
35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Obtenção de Nanoestruturas de Peptídeo via Crescimento em Fase Sólida- Vapor. 2012. (Congresso).

10.
XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica. Nanomateriais de Peptídeos Modificados com Polianilina: Estudos Espectroscópicos e Eletroquímicos. 2012. (Congresso).

11.
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Crescimento de Nanoestruturas Peptídicas a partir de um filme amorfo via fase sólida vapor. 2011. (Congresso).

12.
33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Introdução à Teoria de Grupo Utilizando Espectroscopia Vibracional e Eletrônica de Compostos de Coordenação de Ni(II). 2010. (Congresso).

13.
I Simpósio em Nanociência e Materiais Avançados UFABC.Caracterização Espectroscópica dos Compósitos de Nanotubos de Peptídeo com Polianilina. 2010. (Simpósio).

14.
IX Encontro da SBPMat. Growth of Nanostructures from Amophous Peptide Thin Films. 2010. (Congresso).

15.
I Workshop da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC.Espectros Vibracionais de complexos octaédricos de Ni2+: Uma introdução à Analise Vibracional de compostos de coordenação.. 2009. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Kogikoski Jr., Sergio; Bianchi, R.M.C. ; Liberato, M.S. ; DECANDIO, C. C. ; Wendel Andrade Alves . Auto-Organização Hierárquica de Peptídeos: das Moléculas aos Nanomateriais. In: Wendel Andrade Alves. (Org.). Química Supramolecular e Nanotecnologia. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 10, p. 67-87.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:47:29