Adelmo Braga da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8509838062321137
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Mestre em Museologia e Patrimônio (2016) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO); Graduado em História(Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, onde participou por dois anos e meio do Programa de Educação Tutorial: Pet História UVA, ligado ao Núcleo de Estudos e Documentação Histórica NEDHIS, desenvolvendo atividades ligadas à catalogação e preservação de documentos, com ênfase em jornais e processos crimes do séc. XX. Junto a outros bolsistas PET desenvolveu o projeto "Tombando no Patrimônio" voltado para estudantes do Ensino fundamental II, trabalhando a educação para o patrimônio. Possui experiência no Ensino de História e Geografia do Ensino Fundamental II.Na área de Divulgação Científica trabalhou como mediador da Casa da Ciência UFRJ e atualmente trabalha na Fundação CECEIERJ, como bolsista de nível especialista no projeto Caravana da Ciência Na dissertação abordou temas ligados ao patrimônio, natureza e musealização . Possui experiência em metodologia de entrevistas com ênfase em história oral e questionários estruturados. Participa desde 2014 de projeto de extensão da UNIRIO que oferta ensino de geociências para alunos e professores do Ensino Básico. Possui experiência na organização de eventos acadêmicos (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adelmo Braga da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. B.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Serrinha (Pacujá-CE): valor patrimonial, musealização e conservação.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Deusana Maria da Costa Machado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015
Graduação em andamento em Conservação e Restauração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Título: Achados da serrinha: Gênese e trajetória do museu de Pacujá (2004-2008).
Orientador: Regina Celi Fonseca Raick.
Bolsista do(a): MInistério da Educação/Secretaria de Educação Superior, MEC/SESU, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Conversação e compreensão auditiva em Inglês - Nivel A2. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Tópicos especiais em museus e centros de ciência. (Carga horária: 28h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
Conservação de Documentos Fotográficos. (Carga horária: 28h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2017 - 2017
Documentando coleções em museus: Aspectos de uma prática profissional. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2017 - 2017
Programa de formação de Medidores da Casa da Ciência -UFRJ. (Carga horária: 65h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Digitalização de Cultura Material em 3D. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
English: Listening, Comprehension and Critical Thi. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
A Educação patrimonial como metodologia para o ens. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2012 - 2012
Cultura popular: Historiografia e Ensino de Valore. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2012 - 2012
As possibilidades de pesquisa com os acervos doc. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2012 - 2012
Gestão do Patrimonio - Conhecer para valorizar. (Carga horária: 20h).
Escola de Cultura, Comunicação, Oficios e Artes Francisco Augusto Pontes, ECOA, Brasil.
2012 - 2012
As possibilidades de pesquisa com os acervos doc. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2011 - 2011
Práticas de leituras de documentos oitocentistas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
História do tempo presente: perspectiva e desafios. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2010 - 2010
Museologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Introdução ao Documentario. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2008 - 2009
Operador de microcomputador. (Carga horária: 116h).
Compway Formação Profissional, COMPWAY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 20


Secretaria de Cultura de Sobral, SECULT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Arqueologia, Carga horária: 20


Colégio Menino Jesus, CMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História Ensino Fundamental II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia Ensino Fundamental II, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DS CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador de exposições - Casa da Ciência, Carga horária: 18


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialista ID1, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Imagem-documento: Iconografia e Iconologia como vestígios do desenvolvimento da cidade de Sobral (1910-1960)
Descrição: O referente trabalho vem atender aos anseios de uma primeira fase das pesquisas e, catalogações, leituras e experiências adquiridas no Programa de Educação Tutorial do curso de História da UVA, tendo como ambiente de trabalho e de fontes o Núcleo de Estudos e Documentação Histórica ? NEDHIS. A pesquisa contempla o Projeto de mesmo título que compõe as atividades do PET História UVA que visa atuar na catalogação e preservação de documentos, como forma de consolidação do NEDHIS. Em meio a gama de documentos do arquivo com a maioria de conteúdo composto de signos linguísticos a imagem com sua carga de intencionalidade é por vezes esquecida, com base nessa iconografia e apoio nos estudos iconológicos buscamos com o suporte teórico da história social a análise desses elementos pictográficos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
GEO-OFICINAS:UMA PROPOSTA PARA DIFUSÃO DAS GEOCÊNCIAS
Descrição: Oferecer modulo de GEO-OFICINAS para professores do ensino fundamental e médio da rede publica e privada de ensino com a finalidade de criar um espaço para discussão e troca de experiências, através da confecção de material para uso didático, sobre temas de GEOCIÊNCIAS. Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adelmo Braga da Silva - Integrante / Deusana Maria da Costa Machado - Coordenador / Josiane Kunzler - Integrante / Isabele Benincasa - Integrante / Annik Rocha - Integrante.
2012 - 2013
Se você quiser conhecer o mundo, comece por sua aldeia?: Ações educativas para o Patrimônio Cultural
Descrição: O projeto consiste de forma prática, na realização de oficinas (que visam a discussão do patrimônio cultural junto aos estudantes da escola básica. É intenção deste, apontar para o distanciamento imposto entre o que se pode considerar como patrimônio oficial da cidade e o estudante (ser social). A realização das oficinas acontecem na Escola, no centro Histórico da cidade de Sobral- Ceará e no Museu Dom José, possibilitando formação teórica sobre conceitos e o contato com a prática museológica, entendendo o museu como um espaço educativo, onde os estudantes são sensibilizados para uma compreensão crítica acerca do espaço. O cume dessa concepção se dá na relação direta entre memória e identidade, entendendo que só haverá uma preocupação real com as políticas voltadas para o estudo do patrimônio, quando houver por parte da sociedade, grosso modo, uma identificação com os espaços, saberes e fazeres apresentados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Adelmo Braga da Silva - Integrante / Carlos Augusto Pereira dos Santos - Coordenador / Cosma Silva de Araújo - Integrante / Maria Jaqueline Gomes Portela - Integrante / Gervania Sampaio Cavalcante - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. A. P. ; SILVA, A. B. . Um pet no sertão: resumo sobre a trajetória do grupo pet história da UVA 2010-2012. 1. ed. Sobral: Edições UVA, 2013. v. 300. 208p .

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. B.; KUNZLER, J. . Valor Patrimonial da Serrinha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. B.; SANTOS, C. A. P . Iconografia e Iconologia como vestígios do desenvolvimento da Cidade de Sobral (1910 - 1960). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, A. B.; SANTOS, C. A. P . Imagem Documento: Iconografia e Iconologia como vestígios do desenvolvimento da Cidade de Sobral (1910 - 1960). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. B.. A lavagem imunda do Acaraú: saúde, propaganda e opinião pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, A. B.; ARAUJO, Comsa Silva de ; PORTELA, M. J. G. . Intervenções educativas para o patrimônio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, A. B.; FREIRE, K. E. A. . A caminho da Universidade. 2010. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa redonda - Conservação e restauração de pinturas no ateliê de restauro. 2018. (Outra).

2.
Nanosistemas: pesquisa e aplicação sobre o patrimônio cultural". 2018. (Seminário).

3.
XXVIV Congresso Brasileiro de Paleontologia. Da rocha ao bem cultural: O caminho do macrofóssil e sua conservação em museus.. 2015. (Congresso).

4.
O ensino de História como Objeto de pesquisa. 2013. (Outra).

5.
Porque ensinar História: Histórias sobre o ensino de História. 2013. (Outra).

6.
ENCEPET 2012: Encontro Cearense dos grupos PET do Ceará. 2012. (Congresso).

7.
II Seminário PET: História & Patrimonio.O Festejo de São João Batista em Pacujá e o sentimento de pertencimento à cidade (2000-2010). 2012. (Seminário).

8.
IVSeminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e o 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM..Se você quiser conhecer o mundo comece por sua aldeia: Ações educativas para o patrimônio cultural em nas Escolas de Sobral - CE. 2012. (Seminário).

9.
XIV Encontro de Iniciação Científica da UVA.HISTÓRIA EM FRAGMENTOS: O DESAFIO DO CAMPO ARQUEOLÓGICO PARA O HISTORIADOR. 2012. (Encontro).

10.
III FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: NATUREZA, TÉCNICAS, CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL. Imagem - documento: iconografia e iconologia como vestígios do desenvolvimento da cidade de Sobral (1910-1966). 2011. (Congresso).

11.
I Seminário PET História UVA: História e documentos.Imagem Documento: Iconografia e Iconologia como vestígios do desenvolvimento da Cidade de Sobral (1910 - 1960). 2011. (Seminário).

12.
IX Semana de Historia e XI Semana de Letras.A lavagem imunda do Acaraú: saúde, propaganda e opinião pública. 2011. (Seminário).

13.
IX Seminário de Pesquisa em História da UFC: Temporalidades e escrita da História. 2011. (Seminário).

14.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2011. (Congresso).

15.
VIII Semana de História: História e Arquivo. 2011. (Seminário).

16.
XIII Encontro de Iniciação Científica da UVA.Iconografia e Iconologia como vestígios do desenvolvimento da Cidade de Sobral (1910 - 1960). 2011. (Encontro).

17.
Seminário: Precarização Do Trabalho Docente. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, D. M. C. ; SILVA, A. B. . I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Outro).

2.
SILVA, A. B.; SANTOS, C. A. P . III SEMINÁRIO PET- HISTORIA & ENSINO DE HISTORIA. 2013. (Congresso).

3.
SILVA, A. B.; SANTOS, C. A. P ; ARAUJO, Comsa Silva de . X SEMANA DE HISTÓRIA 2012 HISTÓRIA E CULTURA POPULAR. 2012. (Congresso).

4.
SILVA, A. B.. II Seminário PET: Arquivo & Patrimônio. 2012. (Congresso).

5.
SILVA, A. B.; ROCHA, T. B T . IX Semana de História e XI Semana de Letras: Língua, História, Literatura e Memória. 2011. (Congresso).

6.
SILVA, A. B.; SANTOS, C. A. P ; ROCHA, T. B T . I Seminário PET: História e Documentos. 2011. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. B.; KUNZLER, J. . Valor Patrimonial da Serrinha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, A. B.; ARAUJO, Comsa Silva de ; PORTELA, M. J. G. . Intervenções educativas para o patrimônio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, D. M. C. ; SILVA, A. B. . I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 10:46:07