Fernanda Julyanna Silva dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2041291725217472
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e graduada em Administração pela UFRN. Atualmente é professora professora na Escola de Saúde da UFRN substituta no Departamento de Ciências Administrativas, e leciona as disciplinas de Teoria das organizações, Marketing institucional, Logística e Gestão de Materiais. Tem interesse em métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas, gestão organizacional, eficiência organizacional e de políticas públicas, administração da produção, logística e administração de materiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Julyanna Silva dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Avenida Senador Salgado Filho Lagoa Nova - Natal, RN - Brasil
59000-000 - Natal, RN - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O PROGRAMA MAIS MÉDICOS: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOBRE INDICADORES DE SAÚDE DO BRASIL, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Luciano Menezes Bezerra Sampaio.
Coorientador: Raquel Menezes Bezerra Sampaio.
2012 - 2014
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: ELEIÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO DIRETOR ELEITO SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NO ESTADO DA BAHIA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luciano Menezes Bezerra Sampaio.
Coorientador: Raquel Menezes Bezerra Sampaio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2006 - 2011
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2007
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.




Formação Complementar


2013
Pre Intermediate. (Carga horária: 180h).
Serviço Nacional de Apredizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
English Express II. (Carga horária: 70h).
Serviço Nacional de Apredizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2009 - 2010
English Express I. (Carga horária: 70h).
Serviço Nacional de Apredizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Pessoas e Auditoria do Sistema Humano. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Legislação Trabalhista. (Carga horária: 14h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SC, SENAI-SC, Brasil.
2008 - 2008
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Gestão Ambiental. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Magistério Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Disicplinas Administração da Produção II Administração de Materiais e Patrimônio

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Magistério Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Administração da Produção II Administração de Materiais e Patrimônio Logística Empresarial Organização, Processos e Sistemas

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4
Outras informações
Realizou Estágio-docência na disciplina de Probabilidade e Estatística, na graduação em Ciência e Tecnologia.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como estagiária docente voluntária na disciplina de Administração da Produção II.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Atuou como monitora do trabalho de conclusão do curso piloto de Administração Pública.


Moura Dubeux Empreeendimentos e Engenharia Natal, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Departamento Pessoal, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Segurança no Trabnalho, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolve atividades do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalhador (OHSAS 18001)


Constel Contruções e Telefonia, CONSTEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Inspetora dos serviços, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Estudo das Dimensões do Comportamento Organizacional na Contemporaneidade: O Caso de uma Organização Pública
Descrição: A área do Comportamento Organizacional (CO) vem se destacando no campo da Administração como campo profícuo para compreensão e promoção de ações no contexto mutante das organizações contemporâneas. Seu caráter multitemático e o intercâmbio com outras áreas do conhecimento, como a Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciência Política, gera um enriquecimento das análises realizadas e do conhecimento produzido. Os temas trabalhados estão localizados nas interfaces entre os aspectos individual, grupal e organizacional, privilegiando o exame de fenômenos originários dos processos psicológicos e dos processos psicossociais, que expressam o vínculo entre indivíduo e organização e se desenrolam no mundo do trabalho. Com esta compreesão, este projeto busca entender como as dimensões do comportamento organizacional se manifestam e se desenvolvem, na contemporaneidade, no contexto de uma organização pública. A busca desta compreensão será estabelecida através de oito eixos temáticos, todos ligados ao campo do CO: 1. Representações do Trabalho; 2. Psicodinâmica do Trabalho; 3. Relações de Trabalho; 4. Liderança; 5. Qualidade de Vida no Trabalho; 6. Auto-eficácia no Trabalho; 7. Cultura; 8. Lócus de Controle. A mesma será operacionalizada por meio de um estudo de caso no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN). A pesquisa será realizada numa perspectiva totalizante, isto é, aquela que evita a fragmentação simplificadora e reducionista, mas, ao contrário, toma cada eixo temático em sua relação com os demais temas, visando garantir a profundidade do estudo. Assim, se investirá num constante movimento pendular entre as partes (eixos temáticos) e o todo (Comportamento Organizacional), tendo em vista a criação de conhecimento que leva em conta a complexidade do objeto estudado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Julyanna Silva dos Santos - Integrante / José Arimatés de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Estudos e Pesquisas em Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas e Auditoria do Sistema Humano em Instituições Públicas e Provadas do Rio Grande do Norte
Descrição: O projeto se refere ao Comportamento Organizacional, utilizando modelos teóricos diversos. Um deles será o modelo da ASH - Auditoria do Sistema Humano, que trata-se de um modelo de auditoria de recursos humanos que: a) permite fazer um diagnóstico da Qualidade da Gestão de Recursos Humanos, analisando o desenvolvimento, a compensação, a avaliação de desempenho, a higiene e a segurança no trabalho, a comunicação interna, e a gestão integrada dos recursos humanos; b) também dá condições para se realizar o diagnóstico dos Processos Psicossociais das organizações (liderança, mudança organizacional, desenvolvimento de equipes, clima e cultura) e da Qualidade dos Recursos Humanos, observada através da motivação, do comprometimento, da satisfação no trabalho, graus de stress e de burnout, e da qualidade de vida profissional; c) finalmente, permite observar e analisar os Resultados Organizacionais, referentes aos critérios de efetividade organizacional (econômicos, sociais e ecológicos) e às medidas de absenteísmo e de rotatividade. A ASH faz parte da área de estudos das organizaçoes denominada Comportamento Organizacional que estuda as ações dos indivíduos, das equipes e das estruturas organizacionais para melhoria da efetividade organizacional. Espera-se que o estudo tenha repercussão e ou impactos dos resultados no aumento do conhecimento científico, com a publicaçao dos textos e das investigações acadêmicas resultantes no conhecimento mais profundo das empresas e instituições públicas e privadas do Estado, que poderá servir de apoio às autoridades governamentais para implantação de políticas públicas na área...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS) Processar Aprendizagens, Sistematizar Saberes, Socializar Tecnologias
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
I JORNADA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
I Seminário "Tecnologia Social e Economia Solídária"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Movimentação para início da instalação de uma incubadora de iniciativas sociais e solidária no CERES
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS) Processar Aprendizagens, Sistematizar Saberes, Disseminar Tecnologias.
Descrição: ste Projeto se insere em política institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campo da extensão, pois, é uma iniciativa que compõe o conjunto de ações do Programa Escola de Governo que, no âmbito interno, está sendo transformado em Escola de Governo e Gestão Social. As ações no campo da Gestão Social, constantes desta proposta, integram, portanto, o realinhamento estratégico que reestrutura e amplia esse Programa Institucional. O Projeto Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS) contempla atividades integradas de ensino (Processar Aprendizagens), pesquisa (Sistematizar Saberes) e extensão (Disseminar Tecnologias). Será desenvolvido mediante o seguinte arranjo institucional: - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN), responsável pela apresentação da proposta e Coordenação da execução; - Escola Agrícola de Jundiaí (Ensino Médio) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN); - Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN); - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN). Além disso, participarão do Projeto 100 jovens estudantes do meio rural, em nível de Ensino Médio, regularmente matriculados em um dos cursos ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí (Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática; Ensino Médio). O Projeto tem foco em temas como Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária; Planejamento Estratégico, Produção e Marketing; Gestão Financeira; Empreendedorismo Social e Comércio Justo; Elaboração de Projetos Sociais; Agroecologia e Meio Ambiente; Participação, Controle Social e Cidadania. É pretensão da equipe, sistematizar saberes, experiências e expectativas de jovens da agricultura familiar, mediante a disseminação de tecnologias sociais, a formação para a participação e o exercício do controle social e a preparação para o empreend..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Eficiência Aplicada
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2012 - Atual
Grupo de Estudos em Gestão e Economia da Educação - GEGEE
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Políticas Públicas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Análise de eficiência.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Métodos Quantitativos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio Local de Iniciação Científica, UFRN.
2008
Distinção Especial no Curso Técnico Em segurança no Trabalho, Centro Federal de Educação Tecnológica do RN - CEFET.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, F. J. S.2016 SANTOS, F. J. S.; SAMPAIO, R. M. B. ; SAMPAIO, L. M. B. . ELEIÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO DIRETOR ELEITO SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NO ESTADO DA BAHIA. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 46, p. 177-2009, 2016.

2.
SANTOS, F. J. S.2016SANTOS, F. J. S.; Sano, H. . Inovação no setor público: um olhar sobre os estudos brasileiros. INTERFACE, v. 13, p. 33, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. J. S.; SAMPAIO, R. M. B. ; SAMPAIO, L. M. B. . Eleição nas Escolas: Análise do Impacto do Diretor Eleito Sobre o Desempenho Educacional no Estado da Bahia. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do EnANPAD, 2014., 2014.

2.
BEZERRA, F. L. N. ; FERNANDES, L. T. ; ARAUJO, A. G. ; SILVA, M.P. ; SANTOS, F. J. S. . Validação Da Escala de Bases De Comprometimento Organizacional Na Gestão Pública: Um Estudo De Caso No Tribunal De Contas Do Estado Do Rio Grande Do Norte. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do EnANPAD, 2014., 2014.

3.
FERNANDES, L. T. ; SANTOS, F. J. S. ; PADILHA, Y. L. . Reflexão sobre política de gestão de pessoas em uma organização da gestão pública. In: XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA, 2010, Natal-RN. Anais XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2010.

4.
CALAZANS, D. L. M. S. ; SANTOS, F. J. S. ; SILVA, G. C. B. . Influência do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho nos atributos valorativos de QVT. In: XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2010, Natal-RN. Anais XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. J. S.; PADILHA, Y. L. ; BEZERRA, F. L. N. . Planejamento e Educação: uma análise dos planos plurianuais elaborados pelo governo do estado do Rio Grande do Norte. In: XVIII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2013, Natal. Anais do XVIII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2013.

2.
SANTOS, F. J. S.; OLIVEIRA, J. Arimatés . Programa de Qualidade de Vida no Trabalho em uma organização de administração pública: concepção e desenvolvimento.. In: XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011, 2011, Natal-RN. Anais do XXII Congresso de Iniciação da UFRN, 2011.

3.
SANTOS, F. J. S.; OLIVEIRA, J. Arimatés . Avaliação de um programa de qualidade de vida no trabalho em uma organização de administração pública. In: XXI CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2010, 2010, Natal-RN. Anais do XXI Congresso de Iniciação da UFRN, 2010.

4.
SANTOS, F. J. S.; BULHOES, P. N. S. ; PESSOA, L. P. O. ; SOUZA, T. A. . As novas estruturas organizacionais como estratégia de adaptação e sobrevivência à conjuntura econômica atual. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2009, 2009, Natal-RN. Anais XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. J. S.; PADILHA, Y. L. ; BEZERRA, F. L. N. . Planejamento e Educação: uma análise dos planos plurianuais elaborados pelo governo do estado do Rio Grande do Norte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIRA,Thaís Helena de Lima ; SANTOS, F. J. S. . Desperdício: correlação entre desperdício no dia-a-dia com o sistema toyota de produção.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, F. J. S.; CALAZANS, D. L. M. S. ; SILVA, G. C. B. . Influência o Programa Qualidade de Vida no Trabalho nos Atributos Valorativos de QVT: a visão dos servidores úblicos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CALAZANS, D. L. M. S. ; SANTOS, F. J. S. ; SILVA, G. C. B. ; AMORIM, M. V. . Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: Trajetória no Serviço Público Estadual do Rio Grande do Norte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, F. J. S.; FREITAS, C. A. ; OLIVEIRA, J. Arimatés . Diagnóstico dos processos administrativos em uam organização do terceiro setor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, F. J. S.; LIRA,Thaís Helena de Lima . O papel dos docentes na formação de empreendedores que atuam de acordo com o preceitos d osesenvolviemnto sustentável.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Ingrid Tereza Santos Galvão da Câmara.Ouvidoria pública, definições e práticas: o caso do Ministério Público do Rio Grande do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Anabela Pereira Medeiros Lima.Políticas públicas de qualificação profissional no Rio Grande do Norte: análise do desempenho do PRONATEC ofertado pelo SENAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Rafael Guedes da Silva.Análise das competências de liderança apresentadas pelos gerentes de uma distribuidora no RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Alyne Barreto Costa.Plano de negócio na empresa AB Costa AdmInistradora e Manutenção de Bens ME. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Davisson Rodrigo Barbosa Avelino.Transporte Público: percepção dos estudantes quanto a utilização do mobile e internet na qualidade dos serviços na cidade do Natal/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Flavio Valdez Martins da S. Filho.Plano de negócio: Lava Jato Bibi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Rayra Nayara da Costa Amorim.Habilidades e competências empreendedoras: um estudo de caso dos alunos do curso de administração da UFRN em 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, F. J. S.. Participação em banca de Letícia Gomes de Sousa.Venda direta e marketing multinível: uma análise do setor na perspectiva dos distribuidores independentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVIII Encontro da ANPAD.Eleição nas Escolas: Análise do Impacto do Diretor Eleito Sobre o Desempenho Educacional no Estado da Bahia. 2014. (Encontro).

2.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA PPGA. 2013. (Seminário).

3.
4º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. 2010. (Congresso).

4.
I Encontro Internacional de Estudos sobre a América Latina. 2010. (Encontro).

5.
IV Colóquio de Inovações na Gestão Pública.Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: Trajetória no Serviço Público Estadual do Rio Grande do Norte.. 2010. (Outra).

6.
Curso Livre do CCSA - Gestão de Pessoas e Sistema de Auditoria do Sistema Humano.. 2009. (Outra).

7.
I Encontro Franco Brasileiro de Responsabilidade Social. 2009. (Encontro).

8.
II Simpósio Potiguar de Administração. 2009. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:46:30