Vanessa Regina Margareth Lima Maike

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  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Possui títulos de Bacharel (2009), Mestre (2013) e Doutorado (2018) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A sua área de pesquisa é Interação Humano-Computador, e dentro dela desenvolve trabalhos em Acessibilidade, Design Universal Natural User Interfaces (NUIs), Informática na Educação e Jogos Educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Regina Margareth Lima Maike
Nome em citações bibliográficas
MAIKE, VANESSA R. M. L.;Maike, Vanessa Regina Margareth Lima;Maike, Vanessa;Maike, Vanessa RML;Maike, VRML;Maike, Vanessa R.M.L.;Maike, Vanessa R. M. L.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Investigando Natural User Interfaces (NUIs) ? Tecnologias e Interação em Contexto de Acessibilidade, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Interação Humano-Computador; Human-Computer Interaction; Natural User Interfaces; Design Universal.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interfaces Humano-Computador.
2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Jogos educacionais tipo RPG: design e desenvolvimento contextualizados no Laptop XO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Educacionais.
2004 - 2009
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Certified ScrumMaster. (Carga horária: 16h).
Instituto Caelum, CAELUM, Brasil.
2009 - 2009
Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS). (Carga horária: 96h).
Ka Solution, KA, Brasil.
2009 - 2009
Formação Ruby on Rails. (Carga horária: 52h).
Instituto Caelum, CAELUM, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Treinamento Técnico IV (TT-IV), Carga horária: 40


Núcleo de Informática Aplicada à Educação, NIED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
- Criação e administração do portal do projeto UCA (Um Computador por Aluno) utilizando o framework Plone, com o objetivo de reunir documentos de uso interno (fechados, portanto, para o público) e informações sobre o que tem sido feito e quem está envolvido. - Apoio técnico para os usuários do laptop XO, da fundação OLPC, também conhecido como o laptop de cem dólares. Atualização do sistema operacional dos computadores que seriam distribuídos para uma escola pública de Campinas, bem como instalação de aplicativos educacionais.


Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília, ELDORADO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Software Trainee, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Atividades

10/2007 - 09/2009
Serviços técnicos especializados , Departamento de Sistemas, .

Serviço realizado
Atuação em um projeto chamado MOTODEV, um conjunto de ferramentas baseadas em Eclipse. Desenvolvimento de plug-ins para Eclipse e de samples em JavaScript e HTML/CSS. Participação em baterias de testes e em inspeções de código. Technical writer, aind.
02/2007 - 09/2009
Estágios , Pesquisa e Desenvolvimento, .

Estágio realizado
Manutenção de um emulador de celular escrito em C/C++. Correção de bugs, execução de baterias de testes, inspeção de código, preparação do pacote de entrega e suporte ao usuário. Aprendizado sobre padrões de qualidade de software. Utilização do ambie.

Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 11/2006
Estágios , Read in Web, .

Estágio realizado
Manutenção de um sistema web baseado em PHP, MySQL, JavaScript e HTML. Correção de bugs, implementação de pequenas melhorias e elaboração de emails de divulgação..

Consultoria, Projetos e Estudos em Computação, CONPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 20

Atividades

04/2005 - 02/2006
Direção e administração, Marketing, .

Cargo ou função
Preparação do conteúdo e do design do novo folder institucional. Unificação da identidade visual da empresa. Criação de um informativo mensal com notícias sobre a empresa e amenidades. Elaboração de cartazes e emails de divulgação..
04/2004 - 04/2005
Direção e administração, Recursos Humanos, .

Cargo ou função
Preparação e condução de entrevistas e de dinâmicas de grupo. Estudo e execução de técnicas de motivação. Organização de eventos de confraternização..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interfaces Humano-Computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NETO, LAURINDO BRITTO2016NETO, LAURINDO BRITTO ; GRIJALVA, FELIPE ; Maike, Vanessa Regina Margareth Lima ; MARTINI, LUIZ CESAR ; FLORENCIO, DINEI ; BARANAUSKAS, MARIA CECILIA CALANI ; ROCHA, ANDERSON ; GOLDENSTEIN, SIOME . A Kinect-Based Wearable Face Recognition System to Aid Visually Impaired Users. IEEE Transactions on Human-Machine Systems, v. 47, p. 1-13, 2016.

2.
MAIKE, VANESSA R. M. L.;Maike, Vanessa Regina Margareth Lima;Maike, Vanessa;Maike, Vanessa RML;Maike, VRML;Maike, Vanessa R.M.L.;Maike, Vanessa R. M. L.2015MAIKE, VANESSA R. M. L.; BUCHDID, S.B. ; POSADA, J. E. G. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Bringing universal design and the web of things into the supermarket. International Journal of Transitions and Innovation Systems, v. 4, p. 96, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Maike, Vanessa R. M. L.; Baranauskas, M. Cecília C. . First Steps in Developing Tangible Artifacts for All: Enabling Ideation and Discussion Processes. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 527, p. 238-247.

2.
Maike, Vanessa R. M. L.; Buchdid, Samuel B. ; Baranauskas, M. Cecília C. . Designing Natural User Interfaces Scenarios for All and for Some: An Analysis Informed by Organizational Semiotics Artifacts. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 449, p. 92-101.

3.
Maike, Vanessa Regina Margareth Lima; de Sousa Britto Neto, Laurindo ; Goldenstein, Siome Klein ; Baranauskas, Maria Cecília Calani . Heuristics for NUI Revisited and Put into Practice. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9170, p. 317-328.

4.
de Sousa Britto Neto, Laurindo ; Maike, Vanessa Regina Margareth Lima ; Koch, Fernando Luiz ; Baranauskas, Maria Cecília Calani ; de Rezende Rocha, Anderson ; Goldenstein, Siome Klein . A Wearable Face Recognition System Built into a Smartwatch and the Blind and Low Vision Users. Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 241, p. 515-528.

5.
Maike, Vanessa Regina Margareth Lima; de Sousa Britto Neto, Laurindo ; Baranauskas, Maria Cecília Calani ; Goldenstein, Siome Klein . Seeing through the Kinect: A Survey on Heuristics for Building Natural User Interfaces Environments. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. 8513, p. 407-418.

6.
MAIKE, VANESSA R. M. L.; RAMOS, M. . RPG na Aula de História. In: Maria Cecília Calani Baranauskas; Maria Cecília Martins; Rosangela de Assis. (Org.). XO na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento - Lições Aprendidas. 1ed.Campinas: Editora NIED, 2012, v. , p. 131-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Maike, Vanessa R. M. L.; POSADA, J. E. G. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A Memory Game for All: Differences and Perception as a Design Strategy. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. 17th Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018.

2.
Emanuel Felipe Duarte ; Maike, Vanessa R. M. L. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Maned Wolf in the Museum: a Case Study on Learning Through Action. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018, Fortaleza. Proceedings of XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), 2018.

3.
Maike, Vanessa Regina Margareth Lima; Buchdid, Samuel B. ; Baranauskas, M. Cecília C. . A Smart Supermarket must be for All: a Case Study Including the Visually Impaired. In: IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016, São Paulo. Proceedings of IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016.

4.
HAYASHI, E. C. S. ; POSADA, J. E. G. ; Maike, Vanessa Regina Margareth Lima ; Baranauskas, M. Cecília C. . Exploring new formats of the Self-Assessment Manikin in the design with children. In: IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016, São Paulo. Proceedings of IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016.

5.
Maike, Vanessa Regina Margareth Lima; PRADO, A. B. ; Buchdid, Samuel B. ; Gonçalves, F. M. ; Baranauskas, M. Cecília C. . A Web das Coisas em atividades do cotidiano: Explorando potenciais benefícios e desafios em um cenário social inclusivo. In: 42º SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 42º SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware, 2015.

6.
POSADA, J. E. G. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MAIKE, VANESSA R. M. L. . Manipulando histórias: uma investigação sobre o uso de interfaces tangíveis e narrativas na escola. In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2014. p. 160-168.

7.
Maike, VRML; BARANAUSKAS, M. C. C. . Beginning, Middle and End: Authoring Educational Role Playing Games. In: World Conference on Educational Media and Technology, 2014, Tampere. Proceedings of World Conference on Educational Media and Technology 2014, 2014. p. 904-914.

8.
Maike, Vanessa; BARANAUSKAS, M. C. C. . An Authoring Process for Educational Role Playing Games: From the Paper to the Web. In: International Conference on Computers in Education, 2013, Bali. Proceedings of the 21st International Conference on Computers in Education. Jakarta: Uhamka Press, 2013. p. 586-596.

9.
MAIKE, VANESSA R. M. L.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Jogos de RPG na Aula de História: Primeiros Passos na Construção de uma Ferramenta de Autoria. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), 2012.

10.
MAIKE, VANESSA R. M. L.; MIRANDA, L. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Investigando sobre Requisitos para um Jogo de RPG com Professores de uma Escola Pública de Ensino Fundamental. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju, Sergipe. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

Outras produções bibliográficas
1.
Emanuel Felipe Duarte ; Maike, Vanessa R. M. L. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . First Steps Towards Socioenactive Interactive Art 2018 (Relatório Técnico).



Outras informações relevantes


A dissertação de Mestrado estudou o design e desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio ao uso de jogos estilo Role Playing Game (RPG), de papel, em sala de aula. O principal resultado deste trabalho foi um framework para a autoria de RPGs educacionais.

A tese de Doutorado, por sua vez, tratou do paradigma das Natural User Interfaces (NUI) dentro do contexto de Acessibilidade e Design Universal. O principal resultado deste trabalho foi a caracterização de interação natural por três pilares principais: diferença, affordance e enação.



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