Francisco dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8781454775111067
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Professor e Coordenador do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Agência Experimental da Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Voluntário do Instituto do Bem-Estar, desde 2007. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, publicidade e propaganda, ecologia e artes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Ritter dos Reis, Centro Universitário Ritter dos Reis, Campus Zona Sul - Porto Alegre.
Rua Orfanotrófio, 555
Santa Tereza
90840440 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32303333
URL da Homepage: http://www.uniritter.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O PARADOXO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PROPAGANDA: trajetos de sentido e ciclos do imaginário,
Orientador: Ana Taís Martins Portanova Barros.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PROPAGANDA: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ana Taís Martins Portanova Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sustentabilidade ambiental; imaginário; mito; publicidade e propaganda; ecopropaganda.
2006 - 2011
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O mito da sustentabilidade na propaganda televisiva: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose.
Orientador: Ana Taís Martins Portanova Barros.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Evangélico Augusto Pestana, CEAP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Metodologia de Estudos de Caso. (Carga horária: 20h).
Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.
2016 - 2016
Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Encontros com o Imaginário. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Encontros com o Imaginário. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Ritter dos Reis, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Agência Experimental de Comunicação - INQ.
08/2015 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, Cultura e Estética - 2018/2
Convergência de Mídias - 2015/2
Projeto de Pesquisa em Comunicação - 2018/1
08/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2018/1 - Comunicação Visual
2015/2 - Convergência de Mídias
2017/1 e 2017/2 - Ferramentas de Comunicação Visual
2018/1 - Projeto de Pesquisa em Comunicação
2018/2 - Arte, Cultura e Estética
03/2015 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016/2 e 2018/1 - Criação Publicitária
2017/1 e 2017/2 - Ferramentas de Comunicação Visual
2017/2 - Direção de Arte em Publicidade e Propaganda
2018/1 - Comunicação Visual
2018/1 e 2018/2 - Projeto de Pesquisa em Comunicação
02/2018 - 07/2018
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2018/1 - Semiótica para o Design
03/2015 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2015/1 - Conceitos, Técnicas e Práticas Publicitárias
2015/1 a 2016/2 - Oficina de Criatividade
2015/2 - Convergência de Mídias
2015/2 - Estética e História da Arte
2015/2 a 2016/2 - Ferramentas de Criação Publicitária
2016/2 a 2017/2 - Planejamento de Campanha
03/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016/1 - Criatividade e Inovação em Negócios
2016/2 - Negócios e Inovação
09/2014 - 02/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica - Imagens e Vetores
Comunicação e Aprendizagem
Introdução ao Planejamento Visual
Projeto de Publicações Editoriais
04/2014 - 09/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica - Imagens e Vetores
Introdução ao Planejamento Visual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista CAPES (mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Cultura e Significação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Imaginário e Comunicação
03/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.

08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Imaginário e Comunicação
03/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Imaginário e Comunicação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotojornalismo

Vento Comunicação Ltda, VENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor de Arte, Carga horária: 40

Atividades

06/2010 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Vento Comunicação Ltda, .

Serviço realizado
Elaboração de campanhas publicitárias e tratamento de imagem.
12/2008 - 06/2010
Estágios , Vento Comunicação Ltda, .

Estágio realizado
Elaboração de campanhas publicitárias e tratamento de imagem.

Instituto do Bem-Estar, IBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Marketing, Carga horária: 10

Atividades

07/2007 - 11/2007
Estágios , Instituto do Bem-Estar, .

Estágio realizado
Produzir releases, organizar e-mails e correspondências, criar convites, tirar fotografias.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Porto Alegre, ECT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário Externo, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20

Atividades

12/2007 - 11/2008
Estágios , Assessoria de Comunicação, .

Estágio realizado
Auxiliar na Criação de Campanhas Internas.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Significação

Objetivo: Abordagens teóricas e metodológicas nas perspectivas dos imaginários, dos estudos culturais e das semióticas. Linguagens e produção de sentidos. Sistemas culturais e imagens técnicas. Teorias da recepção, da leitura e do consumo. A produção e a circulação dos bens materiais de comunicação. Suportes, plataformas, formatos de produtos midiáticos e suas estéticas..
2.
Linguagem e Culturas da Imagem

Objetivo: Pesquisa linguagem e culturas criadas pelos diferentes tipos de imagem. As problemáticas dos suportes e formatos midiáticos e suas estéticas. A imagem enquanto arquivo e patrimônio, e como bem cultural produtor de memória e de imaginários. A constituição semiótica das imagens e seus modos de produção, circulação, armazenamento e consumo. Os meios audiovisuais e as convergências tecnológicas..


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PROPAGANDA: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Tais Martins Portanova Barros em 20/04/2013.
Descrição: Este trabalho se situa na intersecção de três áreas: a sustentabilidade ambiental, a ecopropaganda e os estudos do imaginário. Partimos da noção de que o discurso e a produção simbólica sobre a sustentabilidade, a qual se mostra na propaganda, provém do museu humano de imagens que é o imaginário. Este último é formado por símbolos que se constituem a partir da experiência do ser humano no mundo. Tal produção é dinamizada por narrativas simbólicas, que equacionam dilemas existenciais e servem como modelos de comportamento, as quais podemos chamar de mitos. Nosso objetivo foi investigar as imagens e o imaginário que permeiam a produção publicitária com apelo de sustentabilidade na revista Veja, durante os anos de 1992, 2002 e 2012, épocas das conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Para isso, identificamos as imagens presentes nos anúncios dos três anos, mapeamos as possíveis recorrências e transformações dessas imagens ao longo dos 20 anos e sua relação com o contexto sociocultural e, por fim, verificamos se estas constelações simbólicas se constituem em mito. A metodologia empregada foi a mitocrítica, que busca encontrar as metáforas obsessivas presentes nas obras culturais ? nesse caso, a propaganda. Ao longo dos três anos, percebemos a trajetória de um herói que, em 1992, se levanta, em 2002, brada suas vitórias e, em 2012, torna-se monarca. Este herói é a indústria de transformação (fabricantes de alimentos, cosméticos, automóveis etc.), amparado pelos governos e administração pública, bem como pelas instituições financeiras. Por fim, vimos que essas empresas utilizavam a natureza e o meio ambiente como subterfúgios para falar de si, o que nos deu vestígios para supor que o mito de Prometeu, o titã que, supostamente por amor à humanidade, enganou Zeus, dinamizava o imaginário da produção publicitária nesse período. A presença desse mito foi percebida quando os anúncios exaltavam os feitos das empresas ou produtos com tecnologia avançada, tal qual fez Prometeu ao dar luz aos homens, e quando se utilizavam de recursos linguísticos para desviar nossa atenção sobre o impacto que elas mesmas causavam ao planeta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
O estado da arte da pesquisa em fotografia no Brasil: imaginários, ciência, senso comum
Descrição: Mapear as pesquisas universitárias feitas sobre fotografia no Brasil nos últimos 10 anos, verificando a configuração do conhecimento científico sobre o tema e o imaginário que alimenta tanto a ciência quanto o senso comum em torno da fotografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Encontros com o Imaginário 2015

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Tais Martins Portanova Barros em 08/07/2017.
Descrição: Maratona de Oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Encontros com o Imaginário 2014
Descrição: Ciclo de Debates sobre Comunicação e Imaginário.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Francisco dos Santos - Integrante / Ana Taís Martins Portanova Barros - Coordenador / Renata Lohmann - Integrante / Anelise Angeli De Carli - Integrante / Eduardo Portanova Barros - Integrante / Helenice Carvalho - Integrante / Danilo Fantinel - Integrante / Eduardo Andres VIzer - Integrante / Andriolli de Brites da Costa - Integrante.
2013 - 2013
Encontros com o Imaginário 2013

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Tais Martins Portanova Barros em 12/11/2013.
Descrição: Série de minicursos sobre autores fundantes da Teoria do Imaginário.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Francisco dos Santos - Integrante / Ana Taís Martins Portanova Barros - Coordenador / Renata Lohmann - Integrante / Rafael Conter - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado do Curso de Publicidade e Propaganda, Centro Universitário Ritter dos Reis.
2017
Laureate Recognition Program - Foco nos Estudantes, Laureate International Universities.
2015
Paraninfo do Curso Técnico em Comunicação Visual - PRONATEC, Centro Universitário Ritter dos Reis.
2005
2º Lugar - Ensino Médio - Concurso Regional de Leitura em Língua Alemã (RS), Associação Riograndense de Professores de Alemão (ARPA).
2005
Aprovado no Exame Central de Alemão de Conclusão do Ensino Médio, Consulado Geral da República da Alemanha no Brasil.
2002
1º Lugar - Ensino Fundamental - Concurso Estadual de Leitura em Língua Alemã (RS), Coordenação de Alemão no Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, F.2012 SANTOS, F.; BARROS, Ana Taís Martins Portanova . Incursões da propaganda no imaginário: revisitando o brainstorm. Sessões do Imaginário (Online), v. 28, p. 85-93, 2012.

2.
SANTOS, F.2012SANTOS, F.. Os Sertões do Cinema Brasileiro: a Guerra de Canudos no Cinema Novo e no cinema após a Retomada. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-8, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F.; SANTOS, J. R. ; PASSOS, L. S. . O filme verde: para uma estética da ecopropaganda audiovisual. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel - PR. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2018.

2.
SANTOS, J. R. ; PASSOS, L. S. ; SANTOS, F. . Animais Fantásticos: anúncio do Zoológico de Sapucaia do Sul. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel - PR. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2018.

3.
SANTOS, F.. Da Persona ao Mito: arquétipos e mitologia de marca. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba/PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-13.

4.
SANTOS, F.; LUZ, A. S. . Criatividade em Propaganda: tensionamentos entre a ciência e o mercado. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

5.
COSTA, A. B. ; SANTOS, F. . Reportagem algorítmica: imagens de um jornalismo sem jornalistas. In: II Congresso Internacional do Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire, 2015, Porto Alegre. A teoria do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015. p. 482-496.

6.
SANTOS, F.; BARROS, Ana Taís Martins Portanova . Incursões da propaganda no imaginário: revisitando o brainstorm. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

7.
SANTOS, F.; BARROS, Ana Taís Martins Portanova . O mito da Sustentabilidade na Propaganda Televisiva: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F.. Ainda vale à pena estudar Sustentabilidade Ambiental na Propaganda?. In: I Seminário Discente do PPGCOM/UFRGS, 2016, Porto Alegre. ANAIS I Seminário Discente do PPGCOM/UFRGS: A Pesquisa em Comunicação e Informação: Métodos, Objetos E Teorias. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. p. 161-164.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F.; SANTOS, J. R. ; PASSOS, L. S. . O filme verde: para uma estética da ecopropaganda audiovisual. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel/PR. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2018.

2.
SANTOS, J. R. ; PASSOS, L. S. ; SANTOS, F. . Animais Fantásticos: anúncio do Zoológico de Sapucaia do Sul. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel/PR. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2018.

3.
SANTOS, F.. Da Persona ao Mito: arquétipos e mitologia de marca. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba/PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

4.
COSTA, A. B. ; SANTOS, F. . Reportagem algorítmica: imagens de um jornalismo sem jornalistas. In: II Congresso Internacional do Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire, 2015, Porto Alegre. A teoria do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015. p. 29-29.

5.
SANTOS, F.; LUZ, A. S. . Criatividade em Propaganda: tensionamentos entre a ciência e o mercado. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

6.
SANTOS, F.. Retratos da Real Beleza: reflexões acerca da antropologia da imagem. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 1. p. 195-195.

7.
SANTOS, F.; BARROS, Ana Taís Martins Portanova . Incursões da propaganda no imaginário: revisitando o brainstorm. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

8.
SANTOS, F.; BARROS, Ana Taís Martins Portanova . O mito da Sustentabilidade na Propaganda Televisiva: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

9.
SANTOS, F.. A Fotografia como ciência e as concepções de ciência de Kuhn, Feyerabend e Souza Santos. In: XXII Salão de Iniciação Científica, 2010, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Francisco Santos, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F.; SANTOS, J. R. ; PASSOS, L. S. . O filme verde: para uma estética da ecopropaganda audiovisual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, F.. Escrita Criativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, F.. Marketing e Inovação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, F.; GARCIA, M. F. . Garota-propaganda: interrogações acerca da imagem feminina na propaganda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, F.. Da Persona ao Mito: arquétipos e mitologia de marca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, F.. Sustentabilidade ambiental na propaganda: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, F.; LUZ, A. S. . Imaginário e propaganda: de que imagens estamos falando?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, F.. Ainda vale à pena estudar Sustentabilidade Ambiental na Propaganda?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTOS, F.; LEYSER, M. . Oficina de Escrita Criativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, F.; LEYSER, M. . Oficina de Criação de Portfólio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, F.. O mito da sustentabilidade na propaganda televisiva: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, A. B. ; SANTOS, F. . Reportagem algorítmica: imagens de um jornalismo sem jornalistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, F.. Oficina de Produção de Currículo e Portfólio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, F.. O mito da sustentabilidade na propaganda televisiva: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, F.. Virtualidade e suas repercussões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, F.; LUZ, A. S. . Criatividade em Propaganda: tensionamentos entre a ciência e o mercado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, F.. Imagem, Imagem Simbólica e Imaginário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, F.. Sustentabilidade ambiental na propaganda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTOS, F.. Sustentabilidade ambiental na propaganda: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS, F.. Sustentabilidade ambiental na propaganda: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTOS, F.. Projeção 2: Criança, a Alma do Negócio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, F.. A Teoria do Imaginário, uma aproximação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, F.. Retratos da Real Beleza: reflexões acerca da antropologia da imagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, F.. O mito sustentável na propaganda televisiva: o caso Aracruz Celulose. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SANTOS, F.. Incursões da propaganda no imaginário: revisitando o brainstorm. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, F.. Imagem, imagem simbólica e imaginário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SANTOS, F.. O mito sustentável na propaganda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SANTOS, F.. Como fazer apresentações utilizando o programa Prezi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. . O MITO DA SUSTENTABILIDADE NA PROPAGANDA TELEVISIVA: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SANTOS, F.. O MITO DA SUSTENTABILIDADE NA PROPAGANDA TELEVISIVA: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SANTOS, F.. A Fotografia como ciência e as concepções de ciência de Kuhn, Feyerabend e Souza Santos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, F.. 8º Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação e XII Seminário de Alunos de Pós-graduação da PUC-Rio. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, F.. Oficina de Photoshop. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, F.. Oficina de Illustrator. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, F.. Portfólios de Ensino e Extensão do curso de Nutrição do Centro Universitário Ritter dos Reis. 2016. (Editoração/Catálogo).

4.
SANTOS, F.. Oficina de Photoshop. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, F.. Oficina de Illustrator. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, F.. Ferramentas de Criação Publicitária - Intensivo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, F.. Maffesoli: entre a ciência alegre e o demasiado humano. Aproximações de uma Sociologia Anarquista. 2014. (Editoração/Livro).

8.
SANTOS, F.. Ciência, Substantivo Feminino. 2014. (Editoração/Catálogo).

9.
SANTOS, F.. Power Point - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

10.
SANTOS, F.. Tecnologias para web - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

11.
SANTOS, F.. Conceitos de Hardware - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

12.
SANTOS, F.. Assistente Administrativo - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

13.
SANTOS, F.. Dicção e Oratória - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

14.
SANTOS, F.. Técnicas de Negociação e Atendimento ao Cliente. 2011. (Editoração/Livro).

15.
SANTOS, F.. Qualidade Total e Sustentabilidade - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

16.
SANTOS, F.. Marketing Pessoal - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

17.
SANTOS, F.. Departamento Pessoal - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

18.
SANTOS, F.. Introdução à Informatica - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

19.
SANTOS, F.. Windows - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

20.
SANTOS, F.. Word - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

21.
SANTOS, F.. Excel - Série Profissional QI. 2011. (Editoração/Livro).

22.
SANTOS, F.. I Colóquio Comunicação e Imaginário: Saberes Arcaicos, Fazeres Contemporâneos. 2009. (Design e Editoração eletrônica de material de divulgação).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, F.; Tatieli Ritterbusch ; Nathalia Heidemann ; Camila Kunzler . A Hora da Estrela. 2005. Teatral.

2.
SANTOS, F.; Tatieli Ritterbusch ; Nathalia Heidemann ; Camila Kunzler ; Ananda Hoffmann ; Cauê Lassen . Interior. 2005. Teatral.

Artes Visuais
1.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. ; LOHMANN, R. ; CONTER, R. ; MONTEIRO, M. B. . Durandianas - homenagem a Gilbert Durand. 2013. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, F.; TAVARES, M. B.. Participação em banca de Camila Leão Procopio.Moisés Barboza, o Maluco do Bem: estudo de caso sobre posicionamento e imagem pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
SANTOS, F.; MORALES, C.. Participação em banca de Gabriel Rodrigues Oteiro.Geração X e o Arquétipo Puer Aeternus na Publicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

3.
SANTOS, F.; AMORIM, F. P. R.. Participação em banca de Lucas Laux Dias.O parodismo antagônico dos demônios sem nome: transformações dos mitos cristãos nos videoclipes da banda Ghost. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

4.
SANTOS, F.; HORTA, D. M. O.. Participação em banca de Rute Hellen Aguirres Schmitz.Comunicação integrada e as causas sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

5.
MORALES, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Elisa Kruger Artico.A mulher na publicidade contemporânea: análise da representação feminina em campanhas massivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

6.
MORALES, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Nicolly Secundino Vieira.Publicidade e feminismo negro: uma proposta de análise semiológica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

7.
KLANOVICZ, C. P.; SANTOS, F.. Participação em banca de Camila Müller dos Santos.Cultura da participação: uma análise do consumo colaborativo na plataforma de crowdfunding Catarse. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

8.
CORREA, M.; SANTOS, F.. Participação em banca de Leonardo Machado Garcia.A influência das redes sociais na construção de marca: estudo de caso Ciao Pizzeria Napoletana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

9.
HORTA, D. M. O.; SANTOS, F.. Participação em banca de Fernanda Menezes Ramos.Influências sociais ou de marketing: quem ganha essa guerra? Um estudo de caso sobre a compra de alimentos para o público infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

10.
HORTA, D. M. O.; SANTOS, F.. Participação em banca de Faylon Lima.Consumo consciente: estudo de caso sobre as estratégias do Coletivo Germina para difundir o consumo consciente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

11.
RODEMBUSCH, R.; SANTOS, F.. Participação em banca de Marcos Ferreira.Marketing invisível? Um estudo do perfil do digital influencer Pedro Andrade no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

12.
STEFFEN, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Amanda Ávila de Moura.A relação da geração Z com o empreendedorismo e novos modelos de negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

13.
STEFFEN, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Gabriel Henrique Souza.Steam como plataforma de marketing: o caso H1Z1. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

14.
STEFFEN, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Henrique Bedin Santos.Mágica na propaganda: utilização da mágica e ilusionismo como approach. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

15.
LIPPOLD, W.; SANTOS, F.. Participação em banca de Daniel Nascimento Finkler.A interpelação ideológica da mídia frente ao discurso de Donald Trump. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

16.
RAMIREZ, A. F.; SANTOS, F.. Participação em banca de Anne Karoline Costa Wdowinski.De Frank Miller a Gucci: uma análise da transposição dos quadrinhos para cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

17.
ISRAEL, D.; SANTOS, F.. Participação em banca de Anderson Machado Pontes.Marcas que geram realismo: a presença de marcas no filme e HQ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

18.
MORALES, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Adriana Antônio Schilling.Feminismo nas prateleiras: uma análise da influência do gênero no comportamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

19.
SANTOS, F.; STEFFEN, C.. Participação em banca de Erick Silveira dos Santos."Seja um franqueado": estratégias de persuasão no marketing de franquias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

20.
SANTOS, F.; BARTHS, G. O.. Participação em banca de Adriano Kessler Amaral.O uso das redes sociais no Marketing do setor imobiliário: uma análise do Facebook da Foxter Cia Imobiliária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

21.
SANTOS, F.; LIPPOLD, W.. Participação em banca de Nathália Klug.Tradicionalismo e imaginário: as imagens do gaúcho no posicionamento das marcas Banrisul e Chevrolet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

22.
SANTOS, F.; LIPPOLD, W.. Participação em banca de Mariana Feijó Garcia.As imagens na divulgação de 50 Tons de Cinza: beleza, erotismo estéril e objetificação da mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

23.
SANTOS, F.; ISRAEL, D.. Participação em banca de Israel Henkin.Rastros da Jornada do Herói na Publicidade: uma leitura simbólica de comerciais das marcas Gatorade e Samsung. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

24.
SANTOS, F.; MARRONI, N.. Participação em banca de Bruna Jesus Lourenço.Comportamento do consumidor e posicionamento de marca: as estratégias de comunicação utilizadas por redes de supermercados do sul do país. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

25.
SANTOS, F.; ISRAEL, D.. Participação em banca de Rita Daniela Castanho Stalivieri.Tomai e comei: os resquícios d'A Última Ceia na publicidade contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

26.
SANTOS, F.; ISRAEL, D.. Participação em banca de Ana Vitória Schmitz Cardoso.As marcas em um futuro distópico: estratégias de product placement em filmes com temática cyberpunk. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

27.
SANTOS, F.; ISRAEL, D.. Participação em banca de Tilber Guglielmi Leão Pedroso.Cultura participativa em games online: uma análise da comunidade de League of Legends. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

28.
SANTOS, F.; KLANOVICZ, C. P.. Participação em banca de Gabriela Carvalho do Nascimento.Artistas entre Facebook e Spotify: estratégias de marketing digital no contexto musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

29.
STEFFEN, C.; SANTOS, F.; RYMSZA, G.. Participação em banca de Rafaela Castiglia.Valen Bar +18: a temática erótica como estratégia de marketing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

30.
STEFFEN, C.; SANTOS, F.; RYMSZA, G.. Participação em banca de Clara Demichei.Redes sociais como aliadas na comunicação da empresa: estudo de caso Netshoes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

31.
RODEMBUSCH, R.; SANTOS, F.. Participação em banca de Felipe Moraes.O radiojornalismo no ambiente digital: um estudo das possibilidades de expansão de conteúdo a partir das reportagens de Cid Martins da Rádio Gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

32.
RAMIREZ, A. F.; CORREA, M.; SANTOS, F.. Participação em banca de Brenda de Carvalho Maciel.O não-dito na fotografia publicitária de Tim Walker e as diferentes formas de narrar uma mesma história. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

33.
MORALES, C.; ISRAEL, D.; SANTOS, F.. Participação em banca de Ariel Ecker de Aguiar.Características da publicidade do descrescimento: uma análise de conteúdo do site Adbusters.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

34.
RYMSZA, G.; MORALES, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Luísa Viegas Andrade.O cuidado disseminado pela propaganda: uma cultura consciente de marca em plena era da conexão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

35.
RYMSZA, G.; STEFFEN, C.; SANTOS, F.. Participação em banca de Vitória Garcia.Gestão de Marca: a utilização de influenciadores digitais na construção da marca Enjoei. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

36.
SANTOS, F.; LIPPOLD, W.; ISRAEL, D.. Participação em banca de Estevão Espindola.Da plenitude do arquétipo à escassez do estereótipo: um recenseamento de imagens da campanha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

37.
MORALES, C.; SANTOS, F.; DUTRA, A. C. L. T.. Participação em banca de Francine Verardo Marques.Sócio torcedor gremista: um estudo das percepções das ações de marketing e comunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

38.
RODEMBUSCH, R.; SANTOS, F.; SPALDING, M.. Participação em banca de Marina do Amaral Ribeiro de Freitas.Revista Donna na web: a transposição do conteúdo impresso para o meio digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

39.
RODEMBUSCH, R.; SANTOS, F.; TAMEKUNI, K. I.. Participação em banca de Letícia Belegrante Baratz.Facebook como estratégia de marketing: uma análise da relação da marca Panvel com seus consumidores na plataforma digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

40.
MORALES, C.; SANTOS, F.; DUTRA, A. C. L. T.. Participação em banca de Priscila Fallavena Ceroni.E-commerce e redes sociais: uma análise da fanpage da Saraiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

41.
TAMEKUNI, K. I.; SANTOS, F.; DUTRA, A. C. L. T.. Participação em banca de Carolina Strazzer.Adaptação na estratégia de marketing global na rede McDonald?s. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

42.
LIPPOLD, W.; SANTOS, F.; BUNDT, R.. Participação em banca de Bruno Meira de Oliveira.Um herói em forma de menino: a jornada do herói na animação O Menino e o Mundo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, F.. Sessão 3.5 MONITORIA no XI SALÃO DE ENSINO DA UFRGS. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. O filme verde: para uma estética da ecopropaganda audiovisual. 2018. (Congresso).

2.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Da Persona ao Mito: arquétipos e mitologia de marca. 2017. (Congresso).

3.
Congresso de Estratégia Criativa 2017. 2017. (Congresso).

4.
1º Seminário Discente PPGCOM.Ainda vale à pena estudar Sustentabilidade Ambiental na Propaganda?. 2016. (Seminário).

5.
1º Seminário Discente PPGCOM. 2016. (Seminário).

6.
Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação. 2016. (Seminário).

7.
Mobile Summit Brazil | Full Experience. 2016. (Simpósio).

8.
Neurociência e Aprendizagem: Como o Ser Humano Aprende (Capacitação Docente 2016/1 UniRitter). 2016. (Outra).

9.
VII Encontro dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Imaginário e Propaganda: de que imagens estamos falando?. 2016. (Encontro).

10.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2016. (Encontro).

11.
Alinhamento de Metodologia para Orientação de TCCs II. 2015. (Outra).

12.
II Congresso Internacional do Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire. Reportagem algorítmica: imagens de um jornalismo sem jornalistas. 2015. (Congresso).

13.
II Congresso Internacional do Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire. 2015. (Congresso).

14.
Storytelling: A Arte de Criar Conexões com o Público. 2015. (Outra).

15.
Técnicas de Apresentação: Presentation Skills - Módulo I. 2015. (Outra).

16.
Técnicas de Apresentação: Presentation Skills - Módulo II. 2015. (Outra).

17.
XI Salão de Ensino da UFRGS.Comissão Julgadora da Sessão 3.5 MONITORIA. 2015. (Outra).

18.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

19.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Criatividade em Propaganda: tensionamentos entre a ciência e o mercado. 2015. (Congresso).

20.
19º Festival Mundial de Publicidade e Propaganda. 2013. (Outra).

21.
Desafios das Teorias da Comunicação e da Informação na Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

22.
XII Seminário Internacional da Comunicação.Retratos da Real Beleza: reflexões acerca da antropologia da imagem. 2013. (Seminário).

23.
Em dia com a Pesquisa. 2012. (Outra).

24.
XXI Encontro Anual Compós. 2012. (Congresso).

25.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O MITO DA SUSTENTABILIDADE NA PROPAGANDA TELEVISIVA: o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulose. 2011. (Congresso).

26.
XXII Salão de Iniciação Científica.A Fotografia como ciência e as concepções de ciência de Kuhn, Feyerabend e Souza Santos. 2010. (Outra).

27.
XXII Salão de Iniciação Científica. 2010. (Outra).

28.
I Colóquio Comunicação e Imaginário: Saberes Arcaicos, Fazeres Contemporâneos. 2009. (Outra).

29.
XXII Fórum da Liberdade. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, F.. V MENP - Mostra de Empreendedorismo e Novos Produtos. 2017. (Exposição).

2.
SANTOS, F.. VI MENP - Mostra de Empreendedorismo e Novos Produtos. 2017. (Exposição).

3.
SANTOS, F.. IV MENP - Mostra de Empreendedorismo e Novos Produtos. 2016. (Exposição).

4.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. . II Congresso Internacional do CRI2i. A teoria do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. 2015. (Congresso).

5.
SANTOS, F.. Oficina de Publicidade e Propaganda - Feira das Profissões UniRitter. 2015. .

6.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. ; DE CARLI, A. A. ; LOHMANN, R. . Encontros com o Imaginário 2015 - Maratona de Oficinas. 2015. (Outro).

7.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. . Encontros com o Imaginário 2014. 2014. (Outro).

8.
Valentin Cruz ; SANTOS, F. . IV Festival Internacional de Tango de Porto Alegre. 2013. (Festival).

9.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. ; LOHMANN, R. ; CONTER, R. ; MONTEIRO, M. B. . Durandianas - Sarau em Homenagem a Gilbert Durand. 2013. (Exposição).

10.
BARROS, Ana Taís Martins Portanova ; SANTOS, F. . Encontros com o Imaginário 2013. 2013. (Outro).

11.
Valentin Cruz ; Marlise Machado ; SANTOS, F. . III Festival Internacional de Tango de Porto Alegre. 2012. (Festival).

12.
MULLER, K. M. ; SANTOS, F. ; NOLL, G. ; DAMASCENO, A. F. ; BARTHS, C. . Em Dia com a Pesquisa 2012. 2012. (Outro).

13.
Valentin Cruz ; Marlise Machado ; SANTOS, F. . II Festival Internacional de Tango de Porto Alegre. 2011. (Festival).

14.
Valentin Cruz ; Marlise Machado ; SANTOS, F. . I Festival Internacional de Tango de Porto Alegre. 2010. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lisandro Davi de Souza. Inovação e empreendedorismo digital: as transformações nas formas de fazer negócios. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ritter dos Reis. (Orientador).

2.
Matheus Haubert Franz. Marcas em e-Sports: análise das estratégias de patrocínio em times de League of Legends. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ritter dos Reis. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rute Hellen Aguirres Schmitz. Comunicação integrada e as causas sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

2.
Camila Leão Procopio. Moisés Barboza, o Maluco do Bem: estudo de caso sobre posicionamento e imagem pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

3.
Gabriel Rodrigues Oteiro. Geração X e o Arquétipo Puer Aeternus na Publicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

4.
Lucas Laux Dias. O parodismo antagônico dos demônios sem nome: transformações dos mitos cristãos nos videoclipes da banda Ghost. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

5.
Marina Rosa Borges de Souza. De "monstras" a heroínas: a transformação de um mito pelo sereísmo no Instagram. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Francisco dos Santos.

6.
Nathalia Klug. Tradicionalismo e Imaginário: as imagens do gaúcho no posicionamento das marcas Banrisul e Chevrolet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

7.
Mariana Feijó Garcia. As imagens na divulgação de 50 Tons de Cinza: beleza, erotismo estéril e objetificação da mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

8.
Erick Silveira dos Santos. "Seja um franqueado": estratégias de persuasão no marketing de franquias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

9.
Bruna Jesus Lourenço. Comportamento do consumidor e posicionamento de marca: as estratégias de comunicação utilizadas por redes de supermercados do sul do país. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

10.
Adriano Kessler Amaral. O uso das redes sociais no Marketing do setor imobiliário: uma análise do Facebook da Foxter Cia Imobiliária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

11.
Ana Vitória Schmitz Cardoso. As marcas em um futuro distópico: estratégias de product placement em filmes com temática cyberpunk. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

12.
Gabriela Carvalho do Nascimento. Artistas entre Facebook e Spotify: estratégias de marketing digital no contexto musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

13.
Rita Daniela Castanho Stalivieri. Tomai e comei: os resquícios d'A Última Ceia na publicidade contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

14.
Tilber Guglielmi Leão Pedroso. Cultura participativa em games online: uma análise da comunidade de League of Legends. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

15.
Israel Henkin. Rastros da Jornada do Herói na Publicidade: uma leitura simbólica de comerciais das marcas Gatorade e Samsung. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

16.
Estevão Espindola. Da plenitude do arquétipo à escassez do estereótipo: um recenseamento de imagens da campanha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Francisco dos Santos.

17.
Ana Carolina Silva de Farias. Jornalismo e Imaginário: reflexões acerca da cobertura de Zero Hora sobre o Novo Código Florestal Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Francisco dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:38:57