Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0522335374708694
  • Última atualização do currículo em 28/02/2018


Mestranda na Universidade Anhembi Morumbi, orientanda de Gilberto dos Santos Prado. Graduada em História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, orientação de Roberto Luís Torres Conduru. Fez intercâmbio durante a graduação na Universidade Paris 8 (2010-2011). Seu foco de pesquisa é Intervenção Urbana e antropologia visual, sobretudo considerando as relações imagem-espaço no contexto da tecnologia digital. Vanessa trabalha ativamente como artista que usa o espaço público como suporte de suas obras, tendo experiencia na cena de sua cidade natal e de outras cidades no mundo (América Latina, Europa, Estados Unidos). Além disso, Vanessa trabalha como ilustradora e editora para a Editora Viajante do Tempo. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura, imaginário urbano, intervenções, fabricação digital, imagens algorítmicas e arte/cidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, V. G. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Artes.
Rua São Francisco Xavier 524 Pavilhão João Lyra Filho 11º andar bloco E
Maracanã
20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil. Orientador: Gilberto dos Santos Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Artes.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Imagem e Ver(a)cidade.
Orientador: Roberto Luis Torres Conduru.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Stop-Motion animation. (Carga horária: 48h).
School Of Visual Arts, Estados Unidos.
2015 - 2015
Digital Sculpture. (Carga horária: 36h).
School Of Visual Arts, Estados Unidos.
2015 - 2015
Creating a Documentary Film. (Carga horária: 36h).
School Of Visual Arts, Estados Unidos.
2015 - 2015
Project Management. (Carga horária: 30h).
School Of Visual Arts, Estados Unidos.
2015 - 2015
Workshop - Desafiando a Gravidade. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2011
Arts Visuels. (Carga horária: 180h).
PARIS 8 VINCENNES A SAINT-DENIS, pARIS VIII, França.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do grupo "Pérolas Negras", orientação Roberto Luís Torres Conduru.

Atividades

08/2009 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .


Editora Viajante do Tempo, VT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Parceira da empresa, Enquadramento Funcional: Diretora artística, Carga horária: 20
Outras informações
Vanessa Rosa trabalha como diretora artística da Editora Viajante do Tempo, selecionando e orientando os ilustradores e designer contratados para serviços específicos. Além disso, representa a empresa em evento nacionais e internacionais, destacando-se a Feira do Livro de Frankfurt 2013, Feira do Livro de Bologna 2014 e Salão do Livro de Paris 2015. Vanessa participa das negociações nacionais e internacionais, destacando-se os direitos de publicação vendidos para a Salim Books na Coreia do Sul (2010) e a Anhui Publishing na China (2016), e a compra de direitos da Bayard na França (2016).


Rede Nami, RN-ONG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora artística, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como coordenadora de projetos para a ONG Rede Nami, Rede Feminista de Arte Urbana (https://www.redenami.com). Destacam-se os projetos "Quem ama abraça" (2011), feita com as instituições REDEH e Ford Foundation, entre outras apoiadoras, "Dia Internacional da Luta contra a Violência Doméstica" (2011) com apoio do fundo Mama Cash, "Arte, Rua e Pluralidade" (2012) com a Fundação Roberto Marinho.



Linhas de pesquisa


1.
Intervenção urbana

Objetivo: A partir de obras de arte urbana atuais, sobretudo aquelas ligadas à tradição do grafite, buscamos uma reflexão sobre as relações imagem-espaço no contexto da tecnologia digital. A pluralidade de meios e artifícios do trabalho de Banksy e as animações que misturam técnicas de 2d com stop-motion na paisagem urbana do artista Blu foram os objetos de análise mais alongada, mesmo que outros artistas também fossem usados como guias para aprofundar tal pensamento. Estas relações e contextos são também de extrema importância para indicar tendências recentes de produção e recepção de obras de arte que podem impulsionar caminhos originais na narrativa contemporânea de história da arte..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2.
"Pérolas Negras"


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Pérolas Negras
Descrição: Descrição: Iniciada em 2000, estando atualmente em sua quinta etapa (2012-2015), a pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e ensino de arte e história da arte relacionadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África, Brasil e além. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos: 1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade; 2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades religiosas afro-brasileiras; 3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, bibliografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade; 4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Imagens Urbanas - Olhando o Morro da Conceição
Descrição: Pensando na força do simbólico sobre o real, da representação sobre seu referente, figuras imaginárias de personagens de outras épocas são pintadas nas ruas, em tamanho natural, misturando o cotidiano do passado com o cotidiano atual. As intervenções artísticas são realizadas no Morro da Conceição, uma área no centro do Rio de Janeiro que por não ter passado pelas grandes reformas urbanas do último século, remete os passantes facilmente a outras eras, evidenciando as diversas camadas da cidade. Diferente da maior parte da metrópole, povoada por imagens publicitárias que tentam seduzir os olhares ininterruptamente, esse lugar não tem espaço para anúncios e conserva suas ruelas com um casario de um ou dois séculos. Assim, propõe-se através da relação dos indivíduos do presente com aqueles do passado convertidos em imagens, tal como são imaginados hoje, uma reflexão sobre a construção de identidades e memórias locais e suas inserções na rede global de imagens. Projeto ainda sendo realizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, V. G. A.. A IDENTIDADE URBANA A PARTIR DA ARTE. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009, Londrina. Anais II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Laboratorio de Estudos dos Domínios da Imagem na História, 2009. p. 1083-1091.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, V. G. A.; NATIVIDADE, V. G. . Art, Public Spaces and Parametric Design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, V. G. A.. Intervenções Urbanas - minha pesquisa e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSA, V. G. A.. IMAGEM&VER(A)CIDADE OBRAS DE ARTE URBANA E SUAS CONTRAPARTIDAS DIGITAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, V. G. A.; STAVSKY, L. . Speaking with Brazilian visual artist and art historian Vanessa Rosa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, V. G. A.. Laser Cut Stencils. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROSA, V. G. A.. Laser Cut Stencils. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROSA, V. G. A.. Resumo Imagem&Ver(a)cidade ? Obras de arte urbana e suas contrapartidas virtuais.. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
ROSA, V. G. A.. Relatório final : Imagens Urbanas - Olhando o Morro da Conceição. 2010. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROSA, V. G. A.. Imaginary Tiles. 2017. Pintura.

2.
ROSA, V. G. A.; QUENUM, G. . Dialogue. 2017. Pintura.

3.
ROSA, V. G. A.. Imaginary Tiles - Silk Roads. 2017. Intervenção Urbana.

4.
ROSA, V. G. A.; NATIVIDADE, V. G. ; LI, W. . Infinity Game. 2017. Outra.

5.
ROSA, V. G. A.; QUENUM, G. . Afro-Bresil. 2017. Intervenção Urbana.

6.
ROSA, V. G. A.. Stroke Art Fair. 2016. Intervenção Urbana.

7.
ROSA, V. G. A.. MURO. 2016. Intervenção Urbana.

8.
ROSA, V. G. A.. Ciclo Feminino, em obras. 2016. Pintura.

9.
ROSA, V. G. A.; Clovis Levi . Navio Negreiro. 2016. Ilustração.

10.
ROSA, V. G. A.. Há muitas noites na noite. 2015. Animação.

11.
ROSA, V. G. A.. Homenagem a Nise da Silveira. 2015. Intervenção Urbana.

12.
ROSA, V. G. A.. Violência Doméstica. 2014. Pintura.

13.
SARMENTO, P. F. ; ROSA, V. G. A. . As três vezes que Teotônio Rufino escapou do diabo. 2014. Ilustração.

14.
NOVAES, P. ; ROSA, V. G. A. . Brás, o pequeno viajante. 2014. Ilustração.

15.
ROSA, V. G. A.. Caminho. 2012. Instalação.

16.
ROSA, V. G. A.. Kolirius. 2012. Intervenção Urbana.

17.
ROSA, V. G. A.. Concegraff. 2012. Intervenção Urbana.

18.
ROSA, V. G. A.. Ver(a)cidade. 2012. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ROSA, V. G. A.. Imagens Urbanas. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras.Arte, imagens algorítmicas e diversidade cultural. 2017. (Outra).

2.
SCDC Lectures.Art, Parametric Design and Public Spaces. 2017. (Outra).

3.
Ciclo de Palestras.Proposições artísticas para transformação de espaços públicos no contexto da zona portuária do Rio de Janeiro. 2016. (Outra).

4.
Design e Materiais. 2016. (Congresso).

5.
Design e Materiais.Ilustração de Livros Infantis e Infanto-Juvenis no mercado editorial. 2016. (Oficina).

6.
Poéticas da Criação.Sobre as contradições da atribuição do valor simbólico conhecido como arte a imagens e gestos. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Internacional DCzz/design e conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. 2016. (Seminário).

8.
VII Encontro de História da Arte.IMAGEM&VER(A)CIDADE ? OBRAS DE ARTE URBANA E SUAS CONTRAPARTIDAS DIGITAIS. 2011. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, V. G. A.; NATIVIDADE, V. G. . Art, Public Spaces and Parametric Design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:20:51