João Davi Oliveira Minuzzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0402132672063831
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


É mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria, através do Programa de Pós-Graduação em História e tendo sido bolsista Capes - DS. Formou-se historiador pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 2014. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental. Trabalhou no Museu Comunitário Treze de Maio e no Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde executou atividades com Memória, Educação Patrimonial e História. Participou do projeto de pesquisa "Hierarquia social, trabalho e família na fronteira meridional do Brasil (século XIX)" e foi bolsista da Capes pelo Programa de Iniciação à Docência (PIBID-História). É membro do Grupo de trabalho de História Ambiental da Associação Nacional de História (ANPUH). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Davi Oliveira Minuzzi
Nome em citações bibliográficas
MINUZZI, J. D. O.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Uma impressão a cada viagem: Percepção da natureza do pampa na percepção de viajantes europeus 1818-1858,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Luis Augusto Ebling Farinatti.
Coorientador: Carlos Henrique Armani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História; História Ambiental; Rio Grande do Sul; pampa; Viajantes do XIX.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2014
Graduação em história.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O pampa sob os pés: visões de Auguste de Saint-Hilaire sobre o pampa em sua obra Viagem ao Rio Grande do Sul 1820-21..
Orientador: Luís Augusto Ebling Farinatti.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES - DS no Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio em Docência Orientada, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio em docência orientada na disciplina do curso de graduação em História: Tópicos Especiais em História Contemporânea

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio em docência orientada, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio em docência orientada da disciplina do curso de graduação em História: História Contemporânea I

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Subprojeto 2009: História e Educação: Meandros do ensino formal. Atuando na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Padre Rômulo Zanchi em Santa Maria.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário - NEP, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em História no CCSH, .



Linhas de pesquisa


1.
Fronteira, Política e Sociedade

Objetivo: No elemento fronteira um aspecto a destacar nas relações ou no estudo da integração, pois a constituição de regiões de fronteira implica na demarcação de limites que, no entanto, não evitam o contato entre populações, estados e culturas. Na verdade, acabam por promover formas específicas desse contato. Desta forma, essas regiões são palcos de encontros culturais onde a diversidade é um traço marcante. A própria experiência dessa variedade cultural surge como um componente das construções identitárias aí efetuadas, sejam elas étnicas, nacionais, profissionais ou de classe. Por outro lado, as relações entre estados, as já referidas construções identitárias, as relações sociais e econômicas forjadas no espaço de fronteira são produtos e produtores de relações de poder. As próprias fronteiras políticas não devem ser tomadas como um dado a priori. Ao contrário, devem ser analisadas na sua historicidade. Assim, as ideias, os valores, as pessoas e as mercadorias que circulam por esse espaço fronteiriço são partes integrantes da própria construção histórica das fronteiras políticas. Da mesma forma são complexas as relações sociais e de poder nos processos de integração, tanto as que se referem à integração internacional, intra-regional e inter-americana, como a integração social e econômica intra-nacional, a integração nacional das regiões periféricas ou da periferia-centro, a integração-coesão social e a integração cultural. Nesse sentido, as questões de territorialidade, espaço e cultura estão presentes enquanto elementos e construções que permitem que a compreensão do político vá além de seu conceito da historiografia tradicional, abarcando o imaginário, a representação, a produção e a recepção dos discursos, presentes nas relações de poder..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: fronteira; Política; Sociedade; História.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Uma impressão a cada viagem: Percepção da natureza do pampa na visão de viajantes europeus 1818-1858
Descrição: Este projeto de pesquisa está relacionado a dissertação do mestrado em História junto ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, estando também vinculado ao projeto "Hierarquia social, trabalho e família na fronteira meridional do Brasil (século XIX)"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Davi Oliveira Minuzzi - Coordenador / Luís Augusto Ebling Farinatti - Integrante / Carlos Henrique Armani - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 28
2015 - 2017
Hierarquia social, trabalho e família na fronteira meridional do Brasil (século XIX)
Descrição: Descrição: A pesquisa proposta visa estudar a sociedade construída na fronteira meridional no Brasil, no contexto da conquista e ocupação luso-brasileira das áreas disputadas com o império espanhol, na primeira metade do século XIX. Na primeira parte da pesquisa, trabalhamos com fontes patrimoniais. O enfoque recaiu sobre os diversos grupos sociais que habitavam aquela sociedade: grandes estancieiros, chefes milicianos, comerciantes, médios e pequenos produtores agrários, trabalhadores livres e escravos. As práticas e estratégias familiares receberam atenção.Neste momento, por sua vez, o núcleo central da documentação pesquisada se refere aos registros paroquiais de batismo e casamento e às correspondências de autoridades militares e civis.Trata-se de investigar as questões dos grupos sociais e arranjos familiares ali existentes, da construção de hierarquias sociais, bem como das tramas das relações sociais de diversos tipos que ajudaram a estruturar aquela sociedade. O foco do estudo recai sobre a capela de Alegrete, especialmente em sua primeira metade. São estudados os processos de hierarquização com base em critérios diversos: condição jurídica, divisão do trabalho, cor da pele, concentração de riqueza, estrutura econômica, guerra, acesso a recurso através de redes sociais e políticas. A pesquisa insere-se na linha Integração, Política e Fronteira do PPG História da UFSM e no Grupo de Pesquisa do CNPq "História Platina: sociedade, poder e instituições"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: João Davi Oliveira Minuzzi - Integrante / Luís Augusto Ebling Farinatti - Coordenador.
2012 - 2013
História e Educação: Meandros no Ensino Formal
Descrição: História & Educação: os meandros no ensino formal, é um subprojeto que tenta preencher a pouca atenção que as universidades dão à vida real dos que ingressam na carreira docente nas escolas do Brasil. Neste sentido o projeto estrutura-se na proposição do desenvolvimento da didática da historia no sentido da autonomia, liberdade e coletividade. Assim compreende-se problematizações em ambientes semióticos de significações dos indivíduos e grupos, em que se conjugue a invenção de estratégias pedagógicas com o reconhecimento de formas educacionais e culturais na relação sociedade-escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: João Davi Oliveira Minuzzi - Integrante / Roselene Moreira Gomes Pommer - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2013
Hierarquia social, trabalho e família na fronteira meridional do Brasil (século XIX)
Descrição: Este projeto tem como objeto o estudo das formas de hierarquização social na fronteira meridional do Brasil, ao longo do Oitocentos. São estudados os processos de hierarquização com base em critérios diversos: condição jurídica, divisão do trabalho, cor da pele, concentração de riqueza, estrutura econômica, guerra, acesso a recurso através de redes sociais e políticas. Dedica-se especial atenção ao universo dos grupos subalternos, sejam escravos, livres ou libertos. Nesse contexto, ganham relevo questões relativas à sua atuação como trabalhadores em um contexto marcado pela fronteira e pela pecuária, bem como ao papel das relações familiares na elaboração de estratégias sociais por esses mesmos agentes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: João Davi Oliveira Minuzzi - Integrante / Bruna Gomes Rangel - Integrante / Amanda Chiamenti Both - Integrante / Luís Augusto Ebling Farinatti - Coordenador / Janice Rosa do Amaral - Integrante / leandro rosa de Oliveira - Integrante / Mariana Milbradt Correa - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Pré-Vestibular Popular Alternativa
Descrição: Atuou como professor voluntário da disciplina de História, ministrando aulas para alunos carentes da comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Conexões de Saberes
Descrição: O Conexões de Saberes oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares. Ao ingressar no Conexões de Saberes, o universitário desenvolve atividades em diversos programas. O estudante também participa da promoção de ações sociais e de saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: João Davi Oliveira Minuzzi - Integrante / Gabriel Vinicius Vieira - Integrante / Felipe Rios Pereira - Integrante / Aline Machado Krause - Integrante / Renata Baldin Maciel - Integrante / Felipe Girardi - Integrante / Aline Martins Linhares - Integrante / Paula Rochele Silveira Becher - Integrante / Raysa Almeida Wolf - Integrante / Alexon Messias da Rocha - Integrante / André Luís Ramos Soares - Coordenador / Victor Silva Cruz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MINUZZI, J. D. O.2016MINUZZI, J. D. O.; TOMAZI, T. G. . Limites e possibilidades no uso de fontes históricas: batismos, inventários e relatos de viagem. HISTÓRIA UNICAP, v. 3, p. 337-350, 2016.

2.
MINUZZI, J. D. O.2013MINUZZI, J. D. O.. Olim Bellis: um jogo didático para o Ensino de História Antiga e Medieval. Revista Latino-Americana de História, v. 6, p. 741-751, 2013.

3.
MINUZZI, J. D. O.2013MINUZZI, J. D. O.; POMMER, R. M. G. . Extermínio: Muito Mais Que Zumbis Na Aula De História.. Educom, v. 2, p. 1-6, 2013.

4.
SOARES, A. L. R.2011SOARES, A. L. R. ; MINUZZI, J. D. O. ; MACIEL, R. B. . Memória e História Local como Patrimônio. Mouseion (Unilasalle), v. 1, p. 130-134, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MINUZZI, J. D. O.; LINHARES, A. M. ; PEREIRA, F. R. . Monstros, Vampiros e Zumbis: o terror do cinema invade a escola.. In: Priscila Roatt de Oliveira; Rebeca Ramos Paloma. (Org.). Monstros, Vampiros e Zumbis: o terror do cinema invade a escola.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2013, v. , p. 94-97.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MINUZZI, J. D. O.; KONRAD, G. V. R. . Natureza e Turismo em Santa Maria. A Razão, Santa Maria, 12 ago. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MINUZZI, J. D. O.. O pampa visto pela História ambiental: Contribuições e possibilidades para o estudo deste bioma através da História. In: I Congresso Internacional do Pampa, 2016, Santa Maria. Anais do I Congresso Internacional do Pampa e III Seminário de Sustentabilidade da Região da Campanha. Santa Maria, 2016. v. 1.

2.
MINUZZI, J. D. O.. Percepção do ambiente: O relato de Arsène Isabelle sobre o pampa.. In: 4º Congresso Internacional de História Ambiental, 2016, Florianópolis. Anais do 4º Congresso Internacional de História Ambiental. Florianópolis, 2016. p. 674-687.

3.
MINUZZI, J. D. O.. Percepções do mundo natural: o pampa na visão de viajantes europeus no início do século XIX.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos, 2015.

4.
MINUZZI, J. D. O.. Percepção do pampa no relato de viagem de Alexandre Baguet (1845). In: III Congresso Internacional de História Regional, 2015, Passo Fundo. Anais Eletrônicos do III Congresso Internacional de História Regional (2015), 2015.

5.
MINUZZI, J. D. O.. A Natureza do Pampa na obra 'Viagem ao Rio Grande do Sul 1820-21' de Auguste de Saint-Hilaire. In: XII Encontro Estadual de História ANPUH/RS, 2014, São Leopoldo. História, Verdade e Ética: anais. Porto Alegre: ANPUH-RS, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOMAZI, T. G. ; MINUZZI, J. D. O. . Limites e possibilidades no uso de fontes históricas: batismos, inventários e relatos de viagem. In: I Mostra de Pesquisa do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, 2016, São Leopoldo. Caderno de Programação e Resumos, 2016. p. 13-13.

2.
MINUZZI, J. D. O.. Representações depreciativas da paisagem: A vastidão do pampa nos relatos de viajantes. In: Encontro de Pesquisa em História - EPHIS, 2016, Belo Horizonte. Brasil em Perspectiva: Passado e Presente, 2016. p. 248-248.

3.
MINUZZI, J. D. O.. O pampa dividido: relações humanas com o meio na primeira metade do século XIX. In: VII Reunión del Comité Académico de Historia, Regiones y Fronteras de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), 2016, Tucumán. Resúmenes - VII Reunión del Comité Académico de Historia, Regiones y Fronteras de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Tucumán, 2016. p. 19-19.

4.
MINUZZI, J. D. O.. Percepção do ambiente: O relato de Arsène Isabelle sobre o pampa.. In: 4º Simpósio Internancional de História Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis, 2016. p. 61-61.

5.
MINUZZI, J. D. O.. O Pampa no relato de Avé- Lallemant: diferentes formas de pensamento ambiental no início do século XIX. In: Iº Congresso Internacional de História - CIHIS, 2016, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos do Congresso Internacional de História da UFSM - CIHIS. Santa Maria, 2016. v. 1. p. 43-44.

6.
MINUZZI, J. D. O.. Elementos naturais nos relatos de viajantes: Reflexões para a fronteira platina e a formação dos Estados Nacionais. In: II Encontro de Pesquisas Históricas, 2015, Porto Alegre. O historiador e as novas tecnologias: caderno de resumos do II Encontro de Pesquisas Históricas ? PUCRS. Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2015. p. 27-28.

7.
MINUZZI, J. D. O.. Percepção do pampa no relato de viagem de Alexandre Baguet (1845). In: III Congresso Internacional de História Regional, 2015, Passo Fundo. Caderno de Programação e Resumos, 2015.

8.
MINUZZI, J. D. O.. Utilização de relatos de viagem no ensino de História: Discutindo temas ambientais. In: XXI Jornada de Ensino de História e Educação, 2015, Caxias do Sul. XXI Jornada De Ensino De História E Educação -Interculturalidade, Educação E Diversidade: O Que Pode O Professor De História?, 2015.

9.
MINUZZI, J. D. O.. Percepções do mundo natural: o pampa na visão de viajantes europeus no início do século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Caderno De Resumos Do XXVIII Simpósio Nacional De História, 2015. p. 836-836.

10.
MINUZZI, J. D. O.; SOARES, A. L. R. ; MACIEL, R. B. . Memória e História Local como Patrimônio. In: Jornadas Mercosul: Memória, Ambiente e Patrimônio, 2010, Canoas. programa e Resumos, 2010. p. 19-20.

Apresentações de Trabalho
1.
MINUZZI, J. D. O.; TOMAZI, T. G. . Limites e possibilidades no uso de fontes históricas: batismos, inventários e relatos de viagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MINUZZI, J. D. O.. Representações depreciativas da paisagem: A vastidão do pampa nos relatos de viajantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MINUZZI, J. D. O.. O pampa visto pela História Ambiental: Contribuições e possibilidades para o estudo deste bioma através da História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MINUZZI, J. D. O.. O Pampa no relato de Avé- Lallemant: diferentes formas de pensamento ambiental no início do século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MINUZZI, J. D. O.. Percepção do ambiente: O relato de Arsène Isabelle sobre o pampa.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MINUZZI, J. D. O.. Elementos naturais nos relatos de viajantes: Reflexões para a fronteira platina e a formação dos Estados Naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MINUZZI, J. D. O.. Perceção do pampa no relato de viagem de Alexandre Baguet (1845). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MINUZZI, J. D. O.. Percepções do mundo natural: o pampa na visão de viajantes europeus no início do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MINUZZI, J. D. O.; FARINATTI, L. A. E. ; ARMANI, C. H. . Percepções sobre a natureza do pampa na visão de viajantes europeus 1818-1858. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MINUZZI, J. D. O.. Uma impressão a cada viagem: Percepção da natureza do pampa na percepção de viajantes europeus 1818-1858. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MINUZZI, J. D. O.; PADOIN, M. M. ; MARGIS, S. M. ; LIMA, B. ; MACIEL, R. B. . Anais do I Congresso Internacional de História da Universidade Federal de Santa Maria. 2016. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUNDVALT, D.; MINUZZI, J. D. O.; SOUZA, M. A.; BENATTE, A. P.. Participação em banca de Eder Vinicius Ferraz.Costumes e cultura da região dos campos gerais do século XIX, vistos através do relato de viagem de Thomas Plantagenet Bigg-Wither. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
FARINATTI, L. A. E.; REMEDI, J. M. R.; FLORES, M. F. C. T.; MINUZZI, J. D. O.. Participação em banca de Taís Giacomini Tomazzi.Muito mais que couro e osso: consumo e distribuição de bens ao sul do Brasil a partir de inventários post mortem e relatos de viagem (Alegrete, 1846-1886). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SILVA, S.; ROSSATO, N.; CORREA, M. M.; MINUZZI, J. D. O.. Participação em banca de Jivago Furlan Machado.A crítica social e política dos poetas Goliardos em Carmina Burana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Internancional de História Ambiental e Migrações. Percepção do ambiente: O relato de Arsène Isabelle sobre o pampa. 2016. (Congresso).

2.
Iº Congresso Internacional de História - CIHIS. O Pampa no relato de Avé- Lallemant: diferentes formas de pensamento ambiental no início do século XIX. 2016. (Congresso).

3.
Iº Congresso Internacional do pampa. O pampa visto pela História Ambiental: Contribuições e possibilidades para o estudo deste bioma através da História. 2016. (Congresso).

4.
XIII Encontro Estadual de História - ANPUH 2016.Caminhos da História: Os relatos de viagem sobre o Rio Grande do Sul, sua natureza e seu povo, um estudo partindo da obra de Nicolau Dreys.. 2016. (Encontro).

5.
2ª Escola de Pós-Graduação em História Ambiental da América Latina e do Caribe.2ª Escola de Pós-Graduação em História Ambiental da América Latina e do Caribe. 2015. (Outra).

6.
Congresso Internacional Brasil/Portugal: Ditaduras, Transições e Democracias. 2015. (Congresso).

7.
VI Reunião do Comitê Acadêmico História, Regiões e Fronteiras AUGM. 2015. (Outra).

8.
XXI Jornada de Ensino de História e Educação.Utilização de relatos de viagem no ensino de História: discutindo temas ambientais. 2015. (Outra).

9.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Percepções do mundo natural: o pampa na visão de viajantes europeus no início do século XIX. 2015. (Simpósio).

10.
XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética.A Natureza do Pampa na obra "Viagem ao Rio Grande do Sul 1820-21" de Auguste de Saint-Hilaire. 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MINUZZI, J. D. O.; PADOIN, M. M. ; MACIEL, R. B. ; MARGIS, S. M. ; GIRARDI, F. ; WOLF, R. A. ; SILVA, A. B. ; SOARES, A. L. R. ; MORAES, G. ; LIMA, B. ; WEBBER, B. T. ; SCHMITT, D. V. ; WILKE, F. R. ; DOBKE, P. . Iº Congresso Internacional de História da Universidade Federal de Santa Maria - CIHIS. 2016. (Congresso).

2.
MINUZZI, J. D. O.. XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio. 2012. (Outro).

3.
MINUZZI, J. D. O.; OLIVEIRA, F. ; CARVALHO, J. A. ; ZORZI, J. ; FELTRIN, I. ; WILKE, F. . Semana Acadêmica do Curso de História - UFSM. 2012. (Outro).

4.
MINUZZI, J. D. O.; BECHER, P. R. S. ; GIRARDI, F. ; KRAUSE, A. M. ; LINHARES, A. M. ; MACIEL, R. B. ; PEREIRA, F. R. ; ROCHA, A. M. ; VIEIRA, G. V. ; WOLF, R. A. ; BUBOLS, C. ; CRUZ, V. S. . Pró-Reitoria de Extensão da UFSM . 3º Fórum de Extensão Conta.. 2010. (Congresso).

5.
MINUZZI, J. D. O.. X Encontro Estadual de História. O Brasil no sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional. 2010. (Outro).

6.
MINUZZI, J. D. O.; VIEIRA, G. V. ; KRAUSE, A. M. ; SOARES, A. L. R. . I Congresso Nacional de Memória e Etnicidade. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taís Giacomini Tomazi. Muito mais que couro e osso: Consumo e distribuição de bens ao sul do Brasil a partir de inventários post mortem e relatos de viagem (Alegrete, 1846-1886). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: João Davi Oliveira Minuzzi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:21:49