Gerson Luiz Buczenko

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4655070570360776
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais - Academia Policial Militar do Guatupê (1987), Licenciatura em HISTÓRIA - Faculdades Integradas Espírita (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017). Atualmente é Servidor público aposentado - Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná; Professor no Colégio Cenecista Presidente Kennedy para o Ensino Médio, nas Disciplinas de História e Sociologia e Docente da FACULDADE CNEC CAMPO LARGO, no Curso de Administração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, História, Educação Ambiental, Educação do Campo, Ensino de História , Trabalho Pedagógico e Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Lecionou também em Cursos de Pós Graduação a Disciplina de Metodologia do Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerson Luiz Buczenko
Nome em citações bibliográficas
BUCZENKO, G. L.

Endereço


Endereço Profissional
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO, FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.
Rua Rui Barbosa, 541
Centro
83601140 - Campo Largo, PR - Brasil
Telefone: (041) 31163300
URL da Homepage: http://faculdadecampolargo.cnec.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dra. Maria Arlete de Souza.
Palavras-chave: educação; Educação Ambiental; Educação do campo; trabalho pedagógico; crítica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE HISTÓRICA DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE CAMPO LARGO-PR,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari.
Palavras-chave: educação; História; História Local; Ensino de História; Identidade histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2013
Especialização em História Cultural. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Ensino de História da América e a formação de uma identidade histórica..
Orientador: Everton Luis Sanches.
2010 - 2010
Especialização em XXXIX CEPE - Curso de Estudos de Política e Estratégia. (Carga Horária: 400h).
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - PR, ADESG, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE DE CAMPO LARGO - PARANÁ.
Orientador: Icléa Guimarães Rodrigues.
2001 - 2001
Especialização em ADMINISTRAÇÃO POLICIAL. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE FIM DA CORPORAÇÃO.
Orientador: Elizabeth Doni.
1997 - 1997
Especialização em TÉCNICA DE ENSINO. (Carga Horária: 500h).
ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ, APMG, Brasil.
Título: Segunda Guerra Mundial - Aula apresentada para Banca Examinadora da APMG.
2016 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: A NATUREZA COMO INDUTORA DO CONHECIMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA.
Orientador: Denise Martins Bloise.
2007 - 2009
Graduação em HISTÓRIA.
Faculdades Integradas Espírita, FIES, Brasil.
Título: A Influência da economia da erva-mate no desenvolvimento do Município de Campo Largo.
Orientador: Fernando Schinimann.
1985 - 1987
Graduação em CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, PMPR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Temas Transversais - Uma abordagem ampliada do nosso cotidiano.. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2018 - 2018
I Encontro de Capacitação do Projeto CNEC Sustentabilidade. (Carga horária: 3h).
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO, CNEC CAMPO LARGO, Brasil.
2018 - 2018
Matrícula 2019. (Carga horária: 20h).
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, CNEC, Brasil.
2017 - 2017
ENADE 2017. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Educação Socialista e emancipação social: concepções. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso: Educação Ambiental - aspectos legais e transversalidade. (Carga horária: 3h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2015 - 2015
História Ambiental: introdução ao estudo no Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 10h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE AMBIENTAÇÃO. (Carga horária: 8h).
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO, CNEC CAMPO LARGO, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso - Papai, para que serve a História.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Tópicos para a história político-adminstrativa. (Carga horária: 2h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
2014 - 2014
Noções de Internet, técnicas de estudo e redação acadêmica.. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
AMBIENTAÇÃO CNEC. (Carga horária: 5h).
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, CNEC, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso - Como organizar arquivos históricos.. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de História - Seção Paraná, ANPUH/PR, Brasil.
2013 - 2013
A formação do Profissional de História. (Carga horária: 6h).
ANPUH BRASIL, ANPUH, Brasil.
2013 - 2013
Inglês 1. (Carga horária: 60h).
Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2013 - 2013
Alinhamento Didático-Pedagógico Futuros Docentes. (Carga horária: 32h).
Escola de Governo - Estado do Paraná, EG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em História da África e Afro-Brasileira IV. (Carga horária: 140h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Educação Escolar, Aprendizagem e Desenvolvimento. (Carga horária: 20h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2012 - 2012
O ensino de História Local nos anos iniciais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
A Escrita da Disciplina Escolar: Ensino e História. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Seção Paraná, ANPUH/PR, Brasil.
2012 - 2012
CICLO DE PALESTRAS - GUERRA DO CONTESTADO. (Carga horária: 8h).
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ, IHGP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 90h).
FACULDADES OPET, OPET, Brasil.
2010 - 2010
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Materiais para Educação à Distância. (Carga horária: 60h).
Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2010 - 2010
INTRODUCTION TO ENGLISH. (Carga horária: 30h).
MINISTÉRIO DO TURISMO, MT, Brasil.
2010 - 2010
ENGLISH COURSE - UPPER INTERMEDIATE. (Carga horária: 48h).
INFLUX ENGLISH SCHOOL, INFLUX, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A história e prática cotidiana do Gestor Escolar. (Carga horária: 60h).
Instituto de Desenvolvimento Tuiuti, IDT, Brasil.
2009 - 2009
ENGLISH COURSE - LOWER INTERMEDIATE. (Carga horária: 48h).
INFLUX ENGLISH SCHOOL, INFLUX, Brasil.
2009 - 2009
ENGLISH COURSE - BASIC LEVEL. (Carga horária: 48h).
INFLUX ENGLISH SCHOOL, INFLUX, Brasil.
2009 - 2009
ENGLISH COURSE - INTERMEDIATE. (Carga horária: 48h).
INFLUX ENGLISH SCHOOL, INFLUX, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em História da América. (Carga horária: 60h).
Faculdade Vicentina, FAVIC/PR, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Pregoeiros. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Paraná, EGP, Brasil.
2008 - 2008
ASPECTOS RELEV. NA ELAB. DO EDITAL DE LICITAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Paraná, EGP, Brasil.
2008 - 2008
Licitações e contratos. (Carga horária: 60h).
Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Geografia: Decifrando o território do Brasil. (Carga horária: 60h).
Faculdades Integradas Espírita, FIES, Brasil.
2007 - 2007
Violência, Criminalidade e Prevenção. (Carga horária: 40h).
Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2005 - 2005
Atualização de Gestão em Segurança Pública. (Carga horária: 32h).
Escola Superior de Polícia Civil, ESPC/PR, Brasil.
1984 - 1984
Higiene e Segurança no Trabalho. (Carga horária: 10h).
SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Presidente Kennedy - Campo Largo, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História do 9º Ano e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.


Faculdades Integradas "Espírita", FIES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 5
Outras informações
Professor no Curso de História, nas disciplinas de História da América e História Regional. A Atuação na IES, continuou no ano de 2014, mesmo sem um contrato específico, para fins de auxílio à Instituição em dificuldades financeiras.


FACULDADE CNEC CAMPO LARGO, CNEC CAMPO LARGO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações
Professor do Ensino Superior com Disciplinas ministradas nos Cursos de Administração, Direito e Pedagogia.


Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná, SEAP/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público Aposentado


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior III, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Coordenação do Curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Avaliador - SINAES, Enquadramento Funcional: Avaliador externo
Outras informações
Conforme Portaria 483, de 07 de Junho de 2018, passei a integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.



Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Educação do campo na região metropolitana de Curitiba: diagnóstico, diretrizes curriculares e reestruturação dos projetos político-pedagógicos
Descrição: O NUPECAMP tem pesquisadores que trabalham com a capacitação de professores das escolas do campo, colabora com secretarias municipais de educação e com a Coordenação da Educação do Campo do estado do Paraná. Disponível em:. Acesso em 02 nov. 2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (10) .
Integrantes: Gerson Luiz Buczenko - Coordenador / ROSA, Maria Arlete - Integrante / Rodrigues, Maria de Fátima Pereira - Integrante / Silveira, Maria Cristina Borges da - Integrante / Schlesener, Anita Helena - Integrante / Regina Bonat Pianovski - Integrante / Donizete Aparecido Fernandes - Integrante / Rosana Aparecida da Cruz - Integrante / Fabiana Aparecida Franco Rodrigues - Integrante / Camila Casteliano Pereira - Integrante / Maria Antonia de Souza - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Ciências da Educação - RECE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa, Governo do Estado do Paraná - Paraná Previdência.
2013
Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
2013
Menção Honrosa, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
2010
Prêmio Bezerra de Menezes Mérito Acadêmico, Faculdades Integradas "Espírita".
2010
Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná, Assembléia Legislativa do Paraná.
2007
Cidadão Honorário de Campo Largo, Câmara Municipal de Campo Largo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A NATUREZA COMO INDUTORA DE CONHECIMENTO. Forum Internacional de Resíduos Sólidos, v. 01, p. 01-10, 2018.

2.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . A permanência do jovem no campo: contribuições da educação do/no campo. Ensaios Pedagógicos (Curitiba), v. 8, p. 1-20, 2018.

3.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Educação Ambiental e a formação de pedagogos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 01, p. 47-66, 2018.

4.
BUCZENKO, G. L.2016BUCZENKO, G. L.. A REVOLTA DO CONTESTADO NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SOBRE A SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA. Revista de Educação Histórica, v. 01, p. 89-104, 2016.

5.
1GERMINARI2013GERMINARI ; BUCZENKO, G. L. . História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, p. 125-142, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . O PRAGMATISMO E O CONSERVADORISMO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTALNA ESCOLA. In: Vilmar Alves Pereira; Narjara Mendes Garcia. (Org.). Anais do IX Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental ? Educação Ambiental como Espaço de Resistência. 01ed.Rio Grande RS: FURG, 2018, v. 01, p. 365-375.

2.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Política Pública de Educação Ambiental e sua materialização na realidade escolar. In: Daniela Gureski Rodrigues; Daniele Saheb. (Org.). Investigações em Educação Ambiental. 01ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 01, p. 117-134.

3.
BUCZENKO, G. L.. Ensino de História e mudança climática: uma reflexão necessária. In: BUENO, A.; CREMA, E.; ESTACHESKI, D.; NETO, J.M.. (Org.). Um pé de Histórias: estudos sobre aprendizagem histórica. 01ed.Rio de Janeiro/ U. da Vitória: Edição Especial Ebook Laphis/Sobre Ontens, 2017, v. 01, p. 116-119.

4.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete ; ARAÚJO, Marlene Aparecida Comim de . A INVISIBILIDADE DO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS PROCESSOS DE METROPOLIZAÇÃO DO BRASIL. In: Ana Rivoir. (Org.). XXXI Congresso ALAS - Uruguay 2017. 01ed.Montevideo: Associación LatinoAmericana de Sociología, 2017, v. 01, p. 01-23.

5.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Trabalhos completos. In: Universidade Federal do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade Tuiuti; Centro Universitário Uninter; Universidade Estadual do Centro Oeste; UENP.. (Org.). Lixo reciclável na escola: possibilidades para uma educação ambiental?. 01ed.Curitiba/PR.: UFPR, 2017, v. 01, p. 365-368.

6.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Educação ambiental crítica e o trabalho pedagógico na escola: uma proximidade necessária. In: Mário Oliveira; Olga Santos; Nuno Carvalho; Edgar Lameiras; José Castro. (Org.). Atas do II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento. 01ed.Leiria: OIKOS - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, 2016, v. 01, p. 01-385.

7.
BUCZENKO, G. L.. Ensino de História da América: percepções sobre a formação de uma identidade histórica. In: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. (Org.). 6º Seminário Brasileiro de Educação Histórica. 6ªed.Curitiba: UFPR, 2014, v. , p. 164-177.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUCZENKO, G. L.. EDUCAÇÃ O DO/NO CAMPO E A PERMANÊNCIA DO JOVEM NO CAMPO: UM DEBATE NECESSÁRIO. In: VII Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2018, Campo Largo/PR.. VII Congresso Brasileiro de Formação de Professores - ISSN 1678-6769 Faculdade CNEC Campo Largo - 14 e 15 de Junho de 2018 - Campo Largo - Paraná - Brasil. Campo Largo: Faculdade CNEC Campo Largo, 2018. v. 01. p. 01-13.

2.
BUCZENKO, G. L.. TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma/SC. Anais eletrônicos do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Criciúma/SC: UNESC, 2018. v. 01. p. 94-102.

3.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . A Educação do/no Campo: premissa para a permanência do jovem no campo. In: ix Seminário Nacional de Sociologia e Poítica, 2018, Curitiba/PR.. Anais IX Seminário Nacional de Sociologia & Política. Curitiba/PR.: UFPR, 2018. v. 01. p. 01-17.

4.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Invisibilidade do Rural e da Educação do Campo: os processos de metropolização no Brasil. In: VII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2017, Curitiba. Anais VIII Seminário Nacional de Sociologia & Política. Curitiba: UFPR, 2017. p. 01-13.

5.
BUCZENKO, G. L.. HISTÓRIA AMBIENTAL E M UDANÇA CLIMÁTICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA NAS AULAS DE HISTÓRIA. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Distrito Federal - Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. São Paulo: ANPUH, 2017. p. 01-08.

6.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete ; ARAÚJO, Marlene Aparecida Comim de . ESCOLAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: EDUCAÇÃO DO CAMPO OU EDUCAÇÃO RURAL?. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE, 2017, CURITIBA. ANAIS. CURITIBA: PUCPR, 2017. v. 01. p. 4382-4393.

7.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CAMINHOS EM COMUM. In: 38ª Reuniõa Nacional da ANPED, 2017, São Luís - MA. Anais das Reuniões Nacionais da ANPED. Rio de Janeiro- RJ.: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017. v. 01. p. 01-16.

8.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA MATERIALIZAÇÃO NA ESCOLA. In: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, 2017, Marechal Cãndido Rondon. Anais: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento. Marechal Cãndido Rondon - PR.: UNIOESTE, 2017. v. 01. p. 01-15.

9.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . METROPOLIZAÇÃO, TERRITÓRIO E RURALIDADE: UM OLHAR PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. In: 7º SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA & POLÍTICA: INSTITUIÇÕES E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA, 2016, Curitiba. 7º SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA & POLÍTICA: INSTITUIÇÕES E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA - ANAIS, 2016.

10.
BUCZENKO, G. L.. Trabalho Pedagógico e Educação Ambiental crítica: reflexão necessária sobre a realidade escolar. In: XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Gradução em Educação - ANPEd Sul, 2016, Curitiba. Trabalhos Completos ? Eixo 17. Educação Ambiental. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016. p. 1-5.

11.
BUCZENKO, G. L.. A revolta do Contestado em sala de aula: do espanto ao espírito crítico. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH PR, 2016, Curitiba. Anais eletrônicos. CURITIBA: ANPUH-PR, 2016. p. 1-12.

12.
BUCZENKO, G. L.. A Educação Ambiental inserida na Educação do Campo: uma realidade para o curso de Pedagogia.. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 10810-10821.

13.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONEXÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA UEPG - UNICENTRO, 2015, Ponta Grossa. Anais Eletrônicos01. PONTA GROSSA: UEPG, 2015. p. 01-14.

14.
BUCZENKO, G. L.. TRABALHO, TRABALHO PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DAS ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. In: VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande. Anais [recurso eletrônico] / VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: FURG, 2015. p. 179-186.

15.
BUCZENKO, G. L.. Educação Ambiental: História, escola e visão crítica.. In: V Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2014, Campo Largo. V Congresso Brasileiro de Formação de Professores - Anais. Campo Largo: FACECLA, 2014. v. 1. p. 01-16.

16.
BUCZENKO, G. L.. O conceito de concepção de mundo e sua importância para o ensino de História.. In: XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2014, CAMPO MOURÃO. XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL. Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná, 2014. v. 1. p. 1162-1174.

17.
BUCZENKO, G. L.. Ensino de História da América e identidade histórica. In: Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores de História das Américas, 2014, Niterói. Anais Eletrônicos do XI Encontro Internacional da ANPHLAC (Niterói, 2014). NITERÓI: ANPHLAC, 2014. p. 01-16.

18.
BUCZENKO, G. L.. História Local e Identidade: uma análise na perspectiva da Educação Histórica. In: XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, 2012, Curitiba. XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, 2012.

19.
BUCZENKO, G. L.. Identidade Histórica e a educação brasileira.. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá - PR.. ANAIS DO V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá: UEM, 2011. v. 01. p. 2013-2020.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UTP/PR. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA2015, 2015, Guarapuava. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental EPEA2015. Guarapuava: Unicentro, 2015. v. 1. p. 1-5.

2.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO. In: 7º Encontro Nacional da ANPPAS, 2015, Brasília. Anais 7º Encontro Nacional da ANPPAS, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUCZENKO, G. L.. O TRABALHO PEDAGÓGICO E A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira: caderno de resumos: pôsteres e painéis.. Cuiabá: UFMT, 2016. v. 01. p. 255-255.

2.
BUCZENKO, G. L.. HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO COMPARTILHADO. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, FLORIANÓPOLIS. XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. FLORIANÓPOLIS: ANPUH, 2015. p. 192-192.

3.
BUCZENKO, G. L.. História Local e identidade: o ensino de história nos anos iniciais. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH BRASIL, 2013, Natal. SNH 2013 - XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e diólogo social - Caderno de Resumos, 2013. v. único. p. 100-100.

Artigos aceitos para publicação
1.
BUCZENKO, G. L.. História Local e identidade: um olhar para o ensino de História nos anos iniciais.. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BUCZENKO, G. L.. Olhares para a Educação Ambiental - Políticas Públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BUCZENKO, G. L.. Educação Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BUCZENKO, G. L.. A natureza como indutora do conhecimento e de identidade territorial: diálogos com a Educação Ambiental em escolas localizadas no campo na RMC.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BUCZENKO, G. L.. HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO COMPARTILHADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BUCZENKO, G. L.. Bullying, Internet, Redes Sociais - o que fazer?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BUCZENKO, G. L.. A INDISCIPLINA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BUCZENKO, G. L.. A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA DA ERVA MATE NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE CAMPO LARGO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BUCZENKO, G. L.. Prevenção e atuação da Segurança Pública no combate às drogas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, Alessandra Aparecida Berton ; MARCON, E. C. G. ; Gladis Zago ; PSCHEIDT, K. R. ; BUCZENKO, G. L. . Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Campo Largo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BUCZENKO, G. L.. VII Congresso Brasileiro de Formação de Professores CNEC Sustentabilidade. 2018.

2.
BUCZENKO, G. L.. IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BUCZENKO, G. L.. História do Paraná - Artigos. 2014; Tema: História do Paraná. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
BUCZENKO, G. L.; GERMINARI, GEYSO DONGLEY . Estudo sobre a formação da Identidade Histórica através do Ensino de História local nas práticas pedagógicas das Professoras do 3º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Anchieta no Município de Campo Largo.. 2011 (V Congresso Internacional de História) .

2.
BUCZENKO, G. L.. Identidade Histórica e a Educação Brasileira. 2011 (V Congresso Internacional de História) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANDRO MALINOWSKI; Gladis Zago; BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Ademir José Silveira.Ética e trabalho: a humanização das relações interpessoais nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

2.
Gladis Zago; BUCZENKO, G. L.; SILVIO DINIZ. Participação em banca de EDUARDO BARAUSSE.A motivação no ambiente organizacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

3.
BUCZENKO, G. L.; Gladis Zago; RODRIGUES, Alessandra Aparecida Berton. Participação em banca de Elaine Cristina Jacumasso.Direito Ambiental e sustentabilidade: um olhar sobre a reciclagem no município de Campo Largo/PR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

4.
BUCZENKO, G. L.; Gladis Zago; MARIA CECÍLIA MARINS. Participação em banca de Eunice da Fátima Roginski.A formalização do trabalho artesanal como microempreendedor individual (MEI). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

5.
BUCZENKO, G. L.; SANDRO MALINOWSKI; RODRIGUES, Alessandra Aparecida Berton. Participação em banca de Jássica Cristina Vilck.A responsabilidade social empresarial: estudo de caso da Faculdade CNEC Campo Largo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

6.
BUCZENKO, G. L.; RODRIGUES, Alessandra Aparecida Berton; Marilei Andrade S. Bulow. Participação em banca de Maria Carolina Debax.Análise do nível de satisfação acadêmica em relação ao marketing utilizado por uma instituição de ensino superior de Campo Largo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

7.
Maurício Cunha; Gladis Zago; BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Genaína Castro.Empreendedorismo Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

8.
BUCZENKO, G. L.; RODRIGUES, Alessandra Aparecida Berton; PIRES, Angela. Participação em banca de Ingrid Morais.Consumo e Meio Ambiente: estudo de caso da ARLEV.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

9.
MARIA CECÍLIA MARINS; JAIR BOARÃO; BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Everaldo Romário de Oliveira.Estudo de caso: análise ergonômica no posto de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

10.
ANA CÉLIA VIDOLIM; SANDRO MALINOWSKI; BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Bernadete Spek.PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A EMPRESA X DE CAMPO LARGO - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

11.
BUCZENKO, G. L.; SURGIK, R. C. R.; SOBOTA, S. S.. Participação em banca de Simone Pires.A imposição de limites pela família e suas implicações no contexto educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

12.
BUCZENKO, G. L.; MARCON, E. C. G.; SANTOS, M. S.. Participação em banca de Thaís Cristina de Souza Barause.Educação Especial: contextos inclusivos de alfabetização.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

13.
BUCZENKO, G. L.; SANDRO MALINOWSKI; BERTON, J.. Participação em banca de Danilo Bubniak.Perfil e questões Ambientais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

14.
BUCZENKO, G. L.; SANDRO MALINOWSKI; ANA CÉLIA VIDOLIM. Participação em banca de Fabiele Paulista.Motivação no trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

15.
BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Jéssica Rossa.A Educação Ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE CNEC CAMPO LARGO.

16.
BUCZENKO, G. L.. Participação em banca de Nicole Aparecida Semiguem.A escola e o Adolescente em conflito com a Lei. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Modelo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2018. (Simpósio).

2.
II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. A NATUREZA COMO INDUTORA DO CONHECIMENTO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. 2018. (Congresso).

3.
IV Seminário Metropolitano de Educação Ambiental - Reeducando o olhar e o coração.A Educação Ambiental na escola: por uma ressignificação da relação ser humano-natureza. 2018. (Seminário).

4.
IX Semiinário Nacional de Sociologia & Política: Desenvolvimento e Justiça social.A educação do/no campo:premissa para a permanência do jovem no campo. 2018. (Seminário).

5.
IX Seminário Nacional Sociologia & Política - Desenvolvimento e Justiça Social. 2018. (Seminário).

6.
Palestra "Uma maneira diferente de pensar e agir". 2018. (Outra).

7.
Seminário Integrado Políticas e Práticas Educacionais. 2018. (Seminário).

8.
VII Congresso Brasileiro de Formação de Professores CNEC Sustentabilidade. Educação do/no campo e a permanência do jovem no campo: um debate necessário.. 2018. (Congresso).

9.
VIII CIETA - Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE IDENTIDADE TERRITORIAL NA ESCOLA LOCALIZADA NO CAMPO. 2018. (Congresso).

10.
VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2018. (Encontro).

11.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Campesinato na América Latina e o ensino de História da América. 2018. (Encontro).

12.
XVI Encontro Regional de História - tempos de transição.O ensino de História no século XXI: por uma nova apologia da História. 2018. (Encontro).

13.
XVI Encontro Regional de História - tempos de transição. 2018. (Encontro).

14.
38ª Reunião Nacional da ANPED - UFMA - São Luís - MA. Educação Ambiental e Educação do Campo: caminhos em comum. 2017. (Congresso).

15.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Ensino de História e mudança climática: uma reflexão necessária. 2017. (Simpósio).

16.
8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. 2017. (Outra).

17.
Campo Largo - A arte de fazer acontecer. 2017. (Outra).

18.
Campo Largo - Desvendando a mente do consumidor. 2017. (Outra).

19.
Educação Básica: os desafios fa formação docente e discente na na EJA em EAD. 2017. (Seminário).

20.
I Congresso Interdisciplinar Cenecista. A sustentabilidade da educação: da formação de professores à estrutura física das escolas.. 2017. (Congresso).

21.
I Congresso Interdisciplinar Cenecista. Educação Ambiental e a construção de uma cultura de sustentabilidade para a empresa.. 2017. (Congresso).

22.
III Seminário Internacional de Educação do Campo - SIFEDOC.Educação do campo na invisibilidade do rural na região metropolitana de Curitiba. 2017. (Seminário).

23.
III Seminário Metropolitano de Educação Ambiental - Educação Ambiental para todos: Valorização da Biodiversidade,. 2017. (Seminário).

24.
II Seminário de Integração das Licenciaturas da UFPR Litoral. 2017. (Seminário).

25.
II Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Fronteiriços.Combate do Irani nas figurações e significações da Polícia Militar do Paraná: a(re)construção do mito dos heróis e a desqualificação do Monge e dos Sertanejos na narrativa de Rosa Filho.. 2017. (Simpósio).

26.
I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável.Política Pública de Educação Ambiental e sua materialização na escola.. 2017. (Seminário).

27.
IV Seminário Intermunicipal de Educação do Campo - Terra, Trabalho e Ide Identidades.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL. 2017. (Seminário).

28.
IV Simpósio Nacional do Centenário do Contestado. 2017. (Simpósio).

29.
IX Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental.O pragmatismo e o conservadorismo nas ações de Educação Ambiental na Escola.. 2017. (Encontro).

30.
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA. 2017. (Outra).

31.
Semana pedagógica do Colégio Estadual Leôncio Correia - Mesa Redonda.Sustentabilidade socioambiental: o cidadão e o consumo. 2017. (Outra).

32.
Seminário Direitos Humanos e Segurança Pública: novas Filosofias de policiamento baseadas em Direitos Humanos.. 2017. (Seminário).

33.
VIII Seminário Nacional Sociologia e Política - Direitos Humanos e Democracia: perspectivas e desafios contemporâneos. 2017. (Seminário).

34.
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. ESCOLAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: EDUCAÇÃO DO CAMPO OU EDUCAÇÃO RURAL?. 2017. (Congresso).

35.
XVI Encontro Parahnaense de Educação Ambiental - EPEA2017.LIXO RECICLÁVEL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ?. 2017. (Encontro).

36.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. 2017. (Congresso).

37.
XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH.História Ambiental e mudança climática: uma reflexão necessária nas aulas de História.. 2017. (Simpósio).

38.
XXXI Congresso ALAS Uruguay 2017. A INVISIBILIDADE DO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS PROCESSOS DE METROPOLIZAÇÃO DO BRASIL. 2017. (Congresso).

39.
2º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História - LAPHIS - UNESPAR. 2016. (Simpósio).

40.
EDUSOPARANA - II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL DO PARANÁ. 2016. (Encontro).

41.
I Colóquio do Grupo de Estudos Educamovimento - UFPR. 2016. (Outra).

42.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. 2016. (Congresso).

43.
II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento. Educação Ambiental crítica e o trabalho pedagógico na escola: uma proximidade necessária. 2016. (Congresso).

44.
IX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - NARRATIVA HISTÓRICA: TEORIA, PESQUISA E PRÁTICA. 2016. (Seminário).

45.
Seminário Formação de Professores: Lutas, políticas e desafios. 2016. (Seminário).

46.
Seminário Internacional Mudanças Climáticas Comunicação & Educação: um diálogo necessário.. 2016. (Seminário).

47.
VI Congresso Brasileiro de Formação de Professores - Educação Adversa e Diversa. Educação Ambiental e trabalho pedagógico: por uma abordagem crítica e emancipatória. 2016. (Congresso).

48.
VIII Encontro e Diálogos coma Educação Ambiental - EDEA/FURG. 2016. (Encontro).

49.
VII Seminário Nacional de Sociologia & Política: insituições e democracia na América Latina.METROPOLIZAÇÃO, TERRITÓRIO E RURALIDADE: UM OLHAR PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. 2016. (Seminário).

50.
XI Reunião Científica Regional da ANPEd Sul.Trabalho Pedagógico e Educação Ambiental crítica: reflexão necessária sobre a realidade escolar. 2016. (Encontro).

51.
XV Encontro Regional de História - ANPUH PR.A revolta do Contestado em sala de aula: do espanto ao espírito crítico. 2016. (Encontro).

52.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.O TRABALHO PEDAGÓGICO E A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. 2016. (Encontro).

53.
7º Encontro Nacional da ANPPAS.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO. 2015. (Encontro).

54.
CONCIS - Congresso Internacional UNINTER, de conhecimento, inovação e sustentabilidade.. 2015. (Congresso).

55.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.A introdução da Educação Ambiental na disciplina de Educação do Campo no Curso de Pedagogia da UTP/PR.. 2015. (Outra).

56.
II Congresso Internacional de História UEPG-UNICENTRO. HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONEXÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO.. 2015. (Congresso).

57.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONEXÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO.. 2015. (Encontro).

58.
O movimento da Educação do Campo no Estado do Pará.. 2015. (Seminário).

59.
O Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos.. 2015. (Seminário).

60.
Palestra sobre "TDAH, TURNER E AUTISMO". 2015. (Outra).

61.
VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - PPGEA FURG. 2015. (Encontro).

62.
VIII Seminário de Educação Histórica LAPEDUH-UFPR. 2015. (Seminário).

63.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2015. (Seminário).

64.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A Educação Ambiental inserida na Educação do Campo: uma realidade para o curso de Pedagogia.. 2015. (Congresso).

65.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO COMPARTILHADO. 2015. (Simpósio).

66.
Colóquio Internacional Educação e Justiça Social. 2014. (Outra).

67.
Encuentro Nacional de Educacón Ambiental. 2014. (Encontro).

68.
II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa Pol. 2014. (Encontro).

69.
Internacionalização do Campo do currículo - Aula inaugural do PPGE-UTP. 2014. (Outra).

70.
Seminário Curitiba de Educação Ambiental: Pesquisas e Políticas Públicas em debate. 2014. (Seminário).

71.
Seminário de Dissertação I - Universidade Tuiuti do Paraná 2014.Análise do trabalho (Mestrado em Educação) - Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo.. 2014. (Seminário).

72.
Seminário de Dissertação I - Universidade Tuiuti do Paraná 2014.Análise do trabalho (Mestrado em Educação) - Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil.. 2014. (Seminário).

73.
Seminário Temático - Letramento: um conceito ainda por discutir. 2014. (Seminário).

74.
V Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Educação Ambiental: História, escola e visão crítica.. 2014. (Congresso).

75.
VI ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VI EDEA.. 2014. (Encontro).

76.
X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2014. (Seminário).

77.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2014. (Congresso).

78.
XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC.Ensino de História da América e Identidade Histórica. 2014. (Encontro).

79.
XIV Encontro Regional de História - ANPUH-PR.O conceito de concepção de mundo e sua importância para o ensino de História.. 2014. (Encontro).

80.
6º Seminário de Educação Histórica.Ensino de História da América: percepções sobre a formação de uma identidade histórica. 2013. (Seminário).

81.
Contribuição do marxismo na pesquisa em educação. 2013. (Seminário).

82.
Educação para a paz. 2013. (Seminário).

83.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA - UNICENTRO - UEPG: História e Cultura, Identidades e Regiões. 2013. (Congresso).

84.
III Seminário Nacional do NPSPP - Direito e Segurança Pública: uma visão multidisciplinar. uar.Interfaces e perspectivas na pesquisa em segurança pública.. 2013. (Seminário).

85.
IX Seminário de Indisciplina na Educação Contemporânea. 2013. (Seminário).

86.
SalaMundo 2013 Encontro Internacional de Educação. 2013. (Encontro).

87.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESTADO, VIOLÊNCIA E LUTA DE CLASSES. 2013. (Seminário).

88.
VI Congresso Internacional de História. História Local e identidade: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais da educação básica.. 2013. (Congresso).

89.
X ENPEH 2013.HISTÓRIA LOCAL E CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE: UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS. 2013. (Encontro).

90.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE 2013. História Local e identidade: um olhar para o ensino de História nos anos iniciais.. 2013. (Congresso).

91.
XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH BRASIL.História Local e identidade: o ensino de história nos anos iniciais. 2013. (Simpósio).

92.
2º Curso de Formação em Policiamento Comunitário Escolar Fazenda Rio Grande.Bullying, Internet, Redes Sociais - o que fazer?. 2012. (Outra).

93.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. 2012. (Seminário).

94.
VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.História Local e identidade histórica: novas visões para o ensino de história. 2012. (Encontro).

95.
VIII Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea. 2012. (Seminário).

96.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL Jornadas de Educação Histórica. História Local e Identidade: uma análise na prespectiva da Educação Histórica. 2012. (Congresso).

97.
XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: A ESCRITA DA HISTÓRIA. 2012. (Encontro).

98.
1º Curso de Formação em Policiamento Comunitário Escolar - Guardas Municipais.Bullying, Internet, Redes Sociais - o que fazer?. 2011. (Outra).

99.
EDUCERE X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

100.
IX Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História: América Latina em perspectiva; culturas, memórias e saberes.. 2011. (Encontro).

101.
Novas tecnologias e suas influências produtivas e não produtivas sobre o indivíduo pós-moderno. 2011. (Seminário).

102.
Os Desafios do Ensino Médio no Brasil. Workshop - SESI. 2011. (Outra).

103.
SalaMundo Curitiba 2011 - Encontro Internacional de Educação. 2011. (Encontro).

104.
Seminário de Educação Saraiva. 2011. (Seminário).

105.
Seminários Abril Educação. 2011. (Seminário).

106.
V Congresso Internacional de História. Identidade Histórica e a educação brasileira.. 2011. (Congresso).

107.
VII SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2011. (Seminário).

108.
"Tradição e Ruptura - Os desafios de educar os jovens de hoje". 2010. (Encontro).

109.
ANPED SUL 2010 - LONDRINA/PR. 2010. (Congresso).

110.
Palestra: Ecologia Humana. 2010. (Outra).

111.
Palestra: Pensamento Educacional Brasileiro e Crise de Paradigmas: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores.. 2010. (Outra).

112.
Palestra - Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma perspectiva Pós-Vygotskiana - uma posição Ativista e transformadora.. 2010. (Outra).

113.
Palestra - O ensino de História - Cultura Afrobrasileira e Indígena - FTD. 2010. (Outra).

114.
Seminário de Educação Saraiva Atual. 2010. (Seminário).

115.
Seminário de Educação Saraiva Atual. 2010. (Seminário).

116.
VI SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.A INDISCIPLINA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2010. (Seminário).

117.
XII Econtro Regional de História - ANPUH-PR. 2010. (Congresso).

118.
6º Congresso Curitibano de Geografia -. 2009. (Congresso).

119.
IX Seminário de Pedagogia em Debate e IV Colóquio de Formação de Professores - Cidadania, Justiça e (Des)Igualdade: que escola queremos?. 2009. (Seminário).

120.
VII SEMANA DE HISTÓRIA E I ENCONTRO DE EGRESSOS - FIES.A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA DA ERVA MATE NO DESENV. DO MUNICÍPIO DE C. LARGO. 2009. (Seminário).

121.
Os Degredados Inquisitoriais - Palestra Prof. Geraldo Pieroni. 2008. (Seminário).

122.
VI SEMANA DE HISTÓRIA - UNIBEM. 2008. (Seminário).

123.
4º Congresso Curitibano de Geografia e 5ª Sem. de História da UINIBEM. 2007. (Congresso).

124.
II Congresso Brasileiro de Segurança Patrimonial. 1988. (Congresso).

125.
I Seminário de Segurança Pública - A Segurança Pública e o cidadão.. 1988. (Seminário).

126.
I Encontro Estadual de Criminalística. 1985. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1GERMINARI2013GERMINARI ; BUCZENKO, G. L. . História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, p. 125-142, 2013.

2.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A NATUREZA COMO INDUTORA DE CONHECIMENTO. Forum Internacional de Resíduos Sólidos, v. 01, p. 01-10, 2018.

3.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . A permanência do jovem no campo: contribuições da educação do/no campo. Ensaios Pedagógicos (Curitiba), v. 8, p. 1-20, 2018.

4.
BUCZENKO, G. L.2018BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Educação Ambiental e a formação de pedagogos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 01, p. 47-66, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
BUCZENKO, G. L.. História Local e identidade: um olhar para o ensino de História nos anos iniciais.. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2013.


Livros e capítulos
1.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . O PRAGMATISMO E O CONSERVADORISMO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTALNA ESCOLA. In: Vilmar Alves Pereira; Narjara Mendes Garcia. (Org.). Anais do IX Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental ? Educação Ambiental como Espaço de Resistência. 01ed.Rio Grande RS: FURG, 2018, v. 01, p. 365-375.

2.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete ; ARAÚJO, Marlene Aparecida Comim de . A INVISIBILIDADE DO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS PROCESSOS DE METROPOLIZAÇÃO DO BRASIL. In: Ana Rivoir. (Org.). XXXI Congresso ALAS - Uruguay 2017. 01ed.Montevideo: Associación LatinoAmericana de Sociología, 2017, v. 01, p. 01-23.

3.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Política Pública de Educação Ambiental e sua materialização na realidade escolar. In: Daniela Gureski Rodrigues; Daniele Saheb. (Org.). Investigações em Educação Ambiental. 01ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 01, p. 117-134.

4.
BUCZENKO, G. L.; ROSA, Maria Arlete . Trabalhos completos. In: Universidade Federal do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade Tuiuti; Centro Universitário Uninter; Universidade Estadual do Centro Oeste; UENP.. (Org.). Lixo reciclável na escola: possibilidades para uma educação ambiental?. 01ed.Curitiba/PR.: UFPR, 2017, v. 01, p. 365-368.


Apresentações de Trabalho
1.
BUCZENKO, G. L.. A natureza como indutora do conhecimento e de identidade territorial: diálogos com a Educação Ambiental em escolas localizadas no campo na RMC.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BUCZENKO, G. L.. História do Paraná - Artigos. 2014; Tema: História do Paraná. (Blog).



Outras informações relevantes


Nesse caminhar em busca de uma formação acadêmica, atingiu-se finalmente o Doutorado em Educação em 2017. Porém, o sonho continua, ou seja, de exercer a profissão de Docente em uma Universidade, mas sem perder o contato com a educação básica, alicerce fundamental para a pesquisa acadêmica. Há ainda a pretensão de se buscar o Estágio de Pós Doutorado, com o objetivo de sedimentar ainda mais a condição de Professor Pesquisador.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:20:50