Madeleine Sánchez Gácita Casagrande

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5237158063875817
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Bacharel em Física pela Universidade de Havana, Cuba (2002), possui Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando na modelagem numérica de processos físicos e químicos de gases e aerossóis na troposfera, incluindo emissão, transformações químicas na fase gasosa, dispersão e deposição seca e úmida de gases e aerossóis, e atividade como CCN de aerossóis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Madeleine Sánchez Gácita Casagrande
Nome em citações bibliográficas
GÁCITA, M. S.;SANCHEZGACITA, M;Sanchez Gacita, Madeleine;Sánchez Gácita, M.;SÁNCHEZ GÁCITA, MADELEINE;GÁCITA, MADELEINE S.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Meteorologia.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
com período sanduíche em Harvard School of Engineering and Applied Sciences (Orientador: Scot T. Martin e Hugh Coe (University of Manchester, UK)).
Título: Avaliação dos processos físicos associados à contribuição das queimadas à deposição atmosférica de nitrogênio reativo na América do Sul, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Karla Maria Longo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Nitrogênio reativo; CCN; Deposição atmosférica; Aerossóis; Queimadas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2011
Mestrado em Meteorologia.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Estudos numéricos de química atmosférica para a região do Caribe e América Central com ênfase em Cuba,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Karla Maria Longo de Freitas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: modelagem numérica; mecanismos químicos; ozônio; Cuba.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Química da Atmosfera.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1997 - 2002
Graduação em Física.
Universidade de Havana, UH, Cuba.
Título: Elétron de baixa energia em um poço quântico gaussiano sob campo magnético e radiação laser.
Orientador: Maria Teresa Pérez Maldonado; Carlos Rodriguez Castellanos.




Formação Complementar


2007 - 2007
Segunda escola EELA de Grid. (Carga horária: 80h).
Universidad de los Andes, ULA, Venezuela.
2005 - 2005
Avaliação do dano ambiental da Produção de Elect. (Carga horária: 40h).
The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, ICTP, Itália.
2004 - 2004
Desenvolvimento Energético Sustentável. (Carga horária: 160h).
University of Stuttgart, USTT, Alemanha.
2001 - 2001
Extensão universitária em Sistemas Complexos. (Carga horária: 30h).
Universidade de Havana, UH, Cuba.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Modelo de transferencia radiativa BRASIL-SR, Carga horária: 40
Outras informações
Melhorias nas estimativas de radiação solar na superfície usando o modelo de transferencia radiativa BRASIL-SR e dados de satélite.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de produtos para Nowcasting, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Cubaenergia, CUBAENERGIA, Cuba.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador agregado, Carga horária: 0
Outras informações
Liberada das funções na instituição para cursar mestrado em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adiestrado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio de docencia, Enquadramento Funcional: Estágio Docência
Outras informações
Projeto de Tutoria Acadêmica INPE/UNIFESP, junto à disciplina Lógica de Programação, com carga horária total de 60 horas.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Previsão Imediata de Tempestades Intensas e Entendimento dos Processos Físicos no Interior das Nuvens. O SOS- CHUVA (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo)
Descrição: Este projeto visa aproveitar a oportunidade de compra final do ?leasing? do radar de dupla polarização para desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base no conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens no projeto temático CHUVA. A base desta pesquisa é o radar de dupla polarização operando em Campinas, por 24 meses (duas estações chuvosas) para capturar eventos intensos de precipitação que forneçam as bases para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial. De forma inédita esse projeto irá instalar detectores de granizo para criar uma base de dados que forneça informações não somente sobre a ocorrência de granizo, mas também do seu tamanho. Além das diversas componentes de estudo, sejam elas ligadas a eletrificação, propagação, crescimento do volume de alguns hidrometeoros, como as taxas de crescimento do topo e dos processos microfísicos, este estudo visa desenvolver o SIGMASOS. O SIGMA SOS é um sistema de informações geográficas que integra os dados medidos bem como as previsões em curto prazo e os avisos meteorológicos. O Brasil comprou e está ainda ampliando a rede de radares de dupla polarização para monitorar eventos extremos de tempo. Contudo, o conhecimento sobre esse sistema é ainda incipiente e este projeto irá realizar pesquisa empregando esse tipo de instrumento, formar alunos nessa área e desenvolver ferramentas inéditas para uso deste instrumento. A interface com a componente agrícola abre uma nova perspectiva de uso destes sistemas em uma área de grande importância para o Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Participação no Experimento de Campo SAMBBA, Análise dos Dados Coletados e Modelagem.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Karla Maria Longo de Freitas em 12/01/2016.
Descrição: As queimadas que ocorrem anualmente em diversos biomas de América do Sul emitem para a atmosfera uma quantidade enorme de aerossóis e gases traços. A presença dos aerossóis altera o balanço de radiação, propriedades de microfísica de nuvens, ciclo hidrológico e a qualidade do ar das regiões perturbadas. Os gases traços alguns do efeito estufa, outros poluentes primários e secundários também geram perturbações importantes no ambiente. Desta forma, caracterização e entendimento de como estas perturbações decorrem são necessários para diversas ações. Durante o próximo mês de setembro, ocorrerá uma campanha de medidas atmosféricas intensiva na Amazônia Legal focando características e produtos de queimadas. Esta campanha, denominada South American Biomass Burning Analysis (SAMBBA), envolverá a participação de diversas instituições científicas (UK-Met-Office, INPE, USP, Universidade de Manchester, Universidade de Leeds e outros) e contará com a aeronave FAAM BAe146 do Reino Unido instrumentada com o estado-da-arte em equipamentos de medidas de diversos tipos e origens. A aeronave ficará sediada em Porto Velho (RO) e realizará diversos voos de amostragem em toda a Amazônia Legal caracterizando plumas recém emitidas e envelhecidas, assim como o ambiente no entorno. Medidas de concentrações de aerossóis e dos mais relevantes gases traços, bem como medidas de propriedades de microfísica e radiação serão realizadas. Este projeto visa a obtenção de suporte financeiro para possibilitar a participação efetiva dos pesquisadores e estudantes do INPE envolvidos no experimento, tanto no aspecto de custear a viagem e estadia em campo, com a análise posterior dos dados coletados e produção de artigos científicos e, por fim, na melhoria dos modelos de química atmosférica utilizados no INPE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Madeleine Sánchez Gácita Casagrande - Integrante / Karla Maria Longo - Coordenador / Saulo Ribeiro de Freitas - Integrante / Nilton Manuel Évora do Rosário - Integrante / Fernando Cavalcante dos Santos - Integrante / Gabriel Pereira - Integrante / Isilda Augusta Luís Pereira da Cunha Menezes - Integrante.
2009 - 2010
SAEMC (South American Emissions, Megacities and Climate)
Descrição: Proporcionar emissões e panoramas exatos para o estudo da mudança climática na América do Sul (AS), com ênfase no impacto das Megacidades; estabelecer a base para o prognóstico químico operacional para as Megacidades da AS e consolidar uma rede ativa de investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Estimação do impacto do ozônio troposférico derivado de fontes do setor setor energético
Descrição: Implementação de metodologias e programas de cálculo para a avaliação dos impactos de fontes poluentes do setor energético e o transporte relacionados com a produção secondária de ozônio troposférico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Contaminação atmosférica do Transporte
Descrição: Foram avaliadas as características do tráfico em 4 trechos de vias da Havana, atendendo à velocidade media e estilo de direção dos veículos. Foi realizada a preparação de dados para estimar as emissões do transporte em diferentes horários. Para a estimação das emissões foi utilizado o software IVE (International Vehicle Emission Model). As concentrações dos contaminantes foram determinadas mediante o software CAL3QHCR, aplicável a fontes lineares móveis. O projeto permitiu caracterizar o impacto ambiental do transporte e estabelecer a metodologia básica para estudos posteriores mais detalhados e abarcadores...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Sistema para a avaliação do impacto ambiental das usinas termo - elétricas
Descrição: Dá continuidade ao projeto Externalidades ambientais atmosféricas da geração de elétricidade desenvolvendo uma metodologia específica para a estimação operacional da contaminação local das usinas termo-elétricas. Foram determinadas as emissões dos contaminantes critérios a partir de dados técnicos e operacionais da instalação, mediante cálculos da combustão e uso de fatores de emissão. O pré-processamento de dados meteorológicos primários foi realizado mediante os softwares METEO e PCRAMMET, o primeiro para medições de um número limitado de variáveis na própria usina e o segundo para medições mais abarcadoras provenientes de uma estação meteorológica representativa. A metodologia foi implementada no software SEIA-CTE, que gera automaticamente os arquivos de controle e de dados necessários para a execução do software de contaminação atmosférica local ISCST3. Como saída do projeto o software SEIA-CTE foi instalado em todas as usinas termo - elétricas de Cuba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Externalidades no setor energético: dispersão regional de poluentes.
Descrição: Implementação do modelo lagrangiano WTM num domínio que abrange México, América Central e o Caribe, permitindo a estimação da dispersão na escala regional de dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e material particulado primário, assim como a formação e dispersão de nitrato e sulfato de amônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Externalidades ambientais atmosféricas da geração de elétricidade
Descrição: Desenvolvimento e/ou adaptação às condições de Cuba e a região do Caribe de metodologias e software para a estimativa das externalidades de instalações energéticas com base na metodologia geral de Vias de Impacto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Química da Atmosfera.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Premio Nacional al Resultado de la Investigación Científica (Modelación de la contaminación atmosférica y valoración de impactos epidemiológicos y externalidades, ... coletivo de autores), Academia de Ciencias de Cuba..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, SAULO R.2017FREITAS, SAULO R. PANETTA, JAIRO LONGO, KARLA M. RODRIGUES, LUIZ F. MOREIRA, DEMERVAL S. ROSÁRIO, NILTON E. SILVA DIAS, PEDRO L. SILVA DIAS, MARIA A. F. SOUZA, ENIO P. FREITAS, EDMILSON D. LONGO, MARCOS FRASSONI, ARIANE FAZENDA, ALVARO L. SANTOS E SILVA, CLÁUDIO M. PAVANI, CLÁUDIO A. B. EIRAS, DENIS FRANÇA, DANIELA A. MASSARU, DANIEL SILVA, FERNANDA B. SANTOS, FERNANDO C. PEREIRA, GABRIEL CAMPONOGARA, GLÁUBER FERRADA, GONZALO A. CAMPOS VELHO, HAROLDO F. MENEZES, ISILDA , et al.FREIRE, JULLIANA L. ALONSO, MARCELO F. GÁCITA, MADELEINE S. ZARZUR, MAURÍCIO FONSECA, RAFAEL M. LIMA, RAFAEL S. SIQUEIRA, RICARDO A. BRAZ, RODRIGO TOMITA, SIMONE OLIVEIRA, VALTER MARTINS, LEILA D. ; The Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS 5.2): an integrated environmental model tuned for tropical areas. Geoscientific Model Development, v. 10, p. 189-222, 2017.

2.
SÁNCHEZ GÁCITA, MADELEINE2017 SÁNCHEZ GÁCITA, MADELEINE; LONGO, KARLA M. ; FREIRE, JULLIANA L. M. ; FREITAS, SAULO R. ; MARTIN, SCOT T. . Impact of mixing state and hygroscopicity on CCN activity of biomass burning aerosol in Amazonia. Atmospheric Chemistry and Physics (Online), v. 17, p. 2373-2392, 2017.

3.
TURTOS CARBONELL, LEONOR2013TURTOS CARBONELL, LEONOR ; CAPOTE MASTRAPA, GIL ; FONSECA RODRIGUEZ, YASSER ; ALVAREZ ESCUDERO, LOURDES ; Sanchez Gacita, Madeleine ; BEZANILLA MORLOT, ARNOLDO ; BORRAJERO MOJENA, ISRAEL ; MENESES RUIZ, ELIEZA ; PIRE RIVAS, SATURNINO . Assessment of the Weather Research and Forecasting model implementation in Cuba addressed to diagnostic air quality modeling. Atmospheric Pollution Research, v. 4, p. 64-74, 2013.

4.
Longo, K. M.2013 Longo, K. M. ; Freitas, S. R. ; Pirre, M. ; MARÉCAL, V. ; RODRIGUES, L. F. ; PANETTA, J. ; Alonso, M. F. ; ROSÁRIO, N. E. ; MOREIRA, D. S. ; GÁCITA, M. S. ; ARTETA, J. ; FONSECA, R. ; Stockler, R. ; KATSURAYAMA, D. M. ; FAZENDA, A. ; BELA, M. . The Chemistry CATT-BRAMS model (CCATT-BRAMS 4.5): a regional atmospheric model system for integrated air quality and weather forecasting and research. Geoscientific Model Development, v. 6, p. 1389-1405, 2013.

5.
Freitas, S. R.2011 Freitas, S. R. ; Longo, K. M. ; Alonso, M. F. ; Pirre, M. ; Marecal, V. ; Grell, G. ; Stockler, R. ; Mello, R. F. ; Sánchez Gácita, M. . PREP-CHEM-SRC 1.0: a preprocessor of trace gas and aerosol emission fields for regional and global atmospheric chemistry models. Geoscientific Model Development, v. 4, p. 419-433, 2011.

6.
Turtos Carbonell, L. M.2010Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Rivero Oliva, J. ; Curbelo Garea, L. ; Diaz Rivero, N. ; Meneses Ruiz, E. . Methodological guide for implementation of the AERMOD system with incomplete local data. Atmospheric Pollution Research, v. 1, p. 102-111, 2010.

7.
Paz Ortega E.2008Paz Ortega E. ; Rivero Oliva, J. ; Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Meneses Ruiz, E. ; Diaz Rivero, N. ; Pires S. . Modelación de la dispersión de contaminantes atmosféricos emitidos por el tráfico vehicular en una vía de Ciudad de La Habana. EcoSolar, v. 23, p. 1, 2008.

8.
Turtos Carbonell, L. M.2007 Turtos Carbonell, L. M. ; Meneses Ruiz, E. ; Sánchez Gácita, M. ; Rivero Oliva, J. ; Diaz Rivero, N. . Assessment of the impacts on health due to the emissions of Cuban power plants that use fossil fuel oils with high content of sulfur. Estimation of external costs. Atmospheric Environment (1994), v. 41, p. 2202-2213, 2007.

9.
Turtos Carbonell, L. M.2006Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Roque A. ; Soltura R. . Estimación de la altura de la capa de mezcla en Casablanca a partir de parametrizaciones en superficie. EcoSolar, v. 17, p. 1, 2006.

10.
Sánchez Gácita, M.2005Sánchez Gácita, M.; Turtos Carbonell, L. M. ; Rivero Oliva, J. . Velocidades de decaimiento de contaminantes atmosféricos para mejorar la modelación simplificada de la dispersión regional.. Nucleus, v. 38, p. 39-44, 2005.

11.
Turtos Carbonell, L. M.2003Turtos Carbonell, L. M. ; Roque A. ; Soltura R. ; Sanchez Gacita, Madeleine . Metodología de estimación de variables meteorológicas secundarias para modelos de dispersión de contaminantes atmosféricos. EcoSolar, v. 5, p. 1, 2003.

12.
Sánchez Gácita, M.2003Sánchez Gácita, M.; Turtos Carbonell, L. M. . Dispersión y deposición de especies ácidas en América Central y el Caribe. EcoSolar, v. 6, p. 1, 2003.

13.
Maldonado, M. T. P.2002Maldonado, M. T. P. ; Castellanos, C. R. ; Sanchez Gacita, Madeleine . Electron Quasi-Energies in a Quantum Well under Magnetic Field and Laser Radiation. Physica Status Solidi. B, Basic Research, v. 232, p. 130-133, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
Turtos Carbonell, L. M. ; Rivero Oliva, J. ; Curbelo Garea, L. ; Sánchez Gácita, M. ; Meneses Ruiz, E. ; Diaz Rivero, N. . Method for the Estimation of the Convective Mixing Height Aimed to Atmospheric Local Dispersion Modeling. In: George T. Halley; Yeram T. Fridian. (Org.). Environmental Impact Assessments. 1ed.Nova York: Nova Sciences Publisher, 2009, v. , p. 445-456.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Rivero Oliva, J. . Guía metodológica para la evaluación de la dispersión regional de contaminantes atmosféricos. In: . IX Congreso de la Asociación de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS) REGION 1 y VI Congreso Nacional de la Asociación Cubana De Ingeniería Sanitaria y Ambiental, 2007, Cidade de Havana. IX Congreso de la Asociación de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS) REGION 1.

2.
Soltura R. ; Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Roque A. . Un nuevo algoritmo para el cálculo de algunos parámetros de la capa superficial atmosférica y estimación del perfil vertical del viento bajo condiciones de clima tropical húmedo. Comparación con el método de balance de energía usado por la EPA. In: XI Congreso Latinoamericano e Ibérico de Meteorología, XIV Congreso Mexicano de Meteorología., 2005, Cancún. XI Congreso Latinoamericano e Ibérico de Meteorología, XIV Congreso Mexicano de Meteorología, 2005.

3.
Meneses Ruiz, E. ; Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Diaz Rivero, N. ; Rivero Oliva, J. . Sistema para la evaluación del impacto ambiental y externalidades de instalaciones energéticas. Análisis de cadenas. In: Conferencia Internacional Ciclo de Vida - CILCA, 2005, San José. Conferencia Internacional Ciclo de Vida CILCA 2005, 2005.

4.
Turtos Carbonell, L. M. ; Meneses Ruiz, E. ; Sánchez Gácita, M. . Estimación de las externalidades ambientales atmosféricas de la generación eléctrica. Resultados para el 2003. In: V Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo. I Congreso de Gestión Ambiental Empresarial, 2005, Cidade de Havana. V Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo. I Congreso de Gestión Ambiental Empresarial.

5.
Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Diaz Rivero, N. ; Roque A. ; Soltura R. ; Alvarez L. ; Collazo A. ; Cuesta, O. ; S. Matin ; Alvarez, O. . Proposal of a guide to carry out the local dispersion studies of the externalities in Cuba. In: 12th Scientific Convention on Engineering and Architecture, 2004, Cidade de Havana. 12th Scientific Convention on Engineering and Architecture, CD Memoir, ISPJAE, 2004.

6.
Turtos Carbonell, L. M. ; Roque A. ; Soltura R. ; Sánchez Gácita, M. . Metodología de estimación de Variables Meteorológicas Secundarias para modelos de dispersión de contaminantes Atmosféricos. In: IX Taller Contribución a la Educación y la Protección Ambiental, 2003, Cidade de Havana. Contribución a la Educación y la Protección Ambiental, Volumen 4, IX Taller, 2003. v. 4. p. 266-277.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Sánchez Gácita, M.; Alonso, M. F. ; Longo, K. M. . Melhoria do inventário de emissões para a modelagem da qualidade do ar em Cuba. In: XVI Congreso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belém, Pará. Anais do XVI CBMET, 2010.

2.
GÁCITA, M. S.; Turtos Carbonell, L. M. ; Diaz Rivero, N. ; Alonso, M. F. ; Longo, K. M. . Datos existentes en el área del caribe y américa central con vistas a la implementación del modelo CCATT-BRAMS en Cuba. In: II Congreso Colombiano y Conferencia Internacional de Calidad del Aire d Salud Pública, 2009, Cartagena. Memorias II Congreso Colombiano y Conferencia Internacional de Calidad del Aire d Salud Pública. Cartagena: Universidad de los Andes, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Sánchez Gácita, M.; MARTIN, S. T. ; Longo, K. M. ; Freitas, S. R. . Hygroscopic behavior and CCN activity of biomass burning aerosols in Brazil: preliminary results. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GÁCITA, M. S.; Alonso, M. F. ; Longo, K. M. . Impact of an improved Cuban emissions inventory on air quality simulations. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GÁCITA, M. S.; Alonso, M. F. ; Longo, K. M. . Datos existentes en el área del caribe y américa central con vistas a la implementación del modelo catt-brams en cuba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Sanchez Gacita, Madeleine. Guia Metodológica para la evaluación de la dispersión regional de contaminantes atmosericos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Turtos Carbonell, L. M. ; Rivero Oliva, J. ; Sanchez Gacita, Madeleine . Propuesta de guia para la implementación del Sistema de Modelos AERMOD en Cuba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Maldonado, M. T. P. ; GÁCITA, M. S. . Electron quasi-energies in a "gaussian" quantum well under magnetic field and laser radiation. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Turtos Carbonell, L. M. ; Meneses Ruiz, E. ; Sánchez Gácita, M. . Evaluación de externalidades ambientales del sector energía en las zonas críticas de Tula y Salamanca. México.. 2007.

Programas de computador sem registro
1.
Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Meneses Ruiz, E. ; Diaz Rivero, N. ; Rivero Oliva, J. . SEIA: Sistema de Evaluación de Impacto Ambiental version 2.0. 2007.

2.
Turtos Carbonell, L. M. ; Rivero Oliva, J. ; Sánchez Gácita, M. ; Meneses Ruiz, E. ; Diaz Rivero, N. . SEIA: Sistema de Evaluación de Impacto Ambiental. 2006.

3.
Rivero Oliva, J. ; Turtos Carbonell, L. M. ; Sánchez Gácita, M. ; Meneses Ruiz, E. ; Diaz Rivero, N. . SEIA-CTE: Sistema de Avaliação do Impacto Ambiental para Centrais Termoelétricas.. 2006.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Sanchez Gacita, Madeleine. Calibración y verificación del modelo de calidad del aire CCATT-BRAMS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Sanchez Gacita, Madeleine. Minicurso Previsão e Monitoramento da Qualidade do Ar- Química da troposfera. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
iCACGP/IGAC Science Conference. Hygroscopic behavior and CCN activity of biomass burning aerosols in Brazil: preliminary results. 2014. (Congresso).

2.
Curso de Introdução ao Sistema de Modelagem Ambiental CCATT-BRAMS.Mecanismos químicos e módulo SPACK. 2012. (Outra).

3.
Curso de Introdução ao Sistema de Modelagem Ambiental CCATT-BRAMS.Descrição formal e modelagem do termo químico na equação de transporte. 2012. (Outra).

4.
Curso de Introdução ao Sistema de Modelagem Ambiental CCATT-BRAMS.Processos de remoção de poluentes da atmosfera. 2012. (Outra).

5.
I Simpósio en Poluição Atmosférica da UNIFESP.Simulações de qualidade do ar para a região sudeste do Brasil usando o mecanismo químico RELACS. 2011. (Simpósio).

6.
2010 AGU Fall Meeting. Impact of an improved Cuban emissions inventory on air quality simulations. 2010. (Congresso).

7.
Atmospheric Chemical Mechanisms. Air Quality Simulations for the Southeast Region of Brazil: Sensitivity to the Atmospheric Chemical Mechanism. 2010. (Congresso).

8.
SAEMC Meeting. Impact of an improved Cuban emissions inventory on air quality simulations. 2010. (Congresso).

9.
XVI Congreso Brasileiro de Meteorologia. Melhoria do inventário de emissões para a modelagem da qualidade do ar em Cuba. 2010. (Congresso).

10.
II Congreso Colombiano y Conferencia Internacional de Calidad del Aire d Salud Pública. Datos existentes en el área del caribe y américa central con vistas a la implementación del modelo CCATT-BRAMS en Cuba. 2009. (Congresso).

11.
III Taller Contaminación Atmosférica y Desarrollo Sostenible.Uso del sistema SEIA: Sistema de Evaluación de Impacto Ambiental version 2.0.. 2008. (Oficina).

12.
IX Congreso de la Asociación de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS) REGION 1 y VI Congreso Nacional de la Asociación Cubana De Ingeniería Sanitaria y Ambiental. Guía metodológica para la evaluación de la dispersión regional de contaminantes atmosféricos. 2007. (Congresso).

13.
II Taller de Contaminación Atmosférica vs. Desarrollo Sostenible: Emisiones -> Dispersión ->Calidad del Aire.Evaluación de la dispersión regional en el Caribe y América Central empleandoel modelo WTM. 2006. (Seminário).

14.
12th Scientific Convention on Engineering and Architecture.Proposal of a guide to carry out the local dispersion studies of the externalities in Cuba.. 2004. (Simpósio).

15.
Cátedra de Medio Ambiente. Metodología de estimación de Variables Meteorológicas Secundarias para modelos de dispersión de contaminantes atmosféricos. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Diploma de graduação revalidado pela UNICAMP como equivalente ao diploma de "Bacharel em Física" conferido por esta Universidade, em 12/05/2017.

Aprovada em Concurso para Professor Substituto da disciplina Poluição Ambiental junto ao departamento de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP, Campus de São José dos Campos (2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:51:51