Julia Guimarães Mendes

Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5070480218371736
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista. Atualmente, realiza Residência Pós-Doutoral em Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa CNPq. É Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2017), com estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha, com bolsa FAPESP. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da UFMG (2011), com bolsa CNPq. É graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e possui curso técnico em Teatro pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes / MG (2003). Tem experiência na área de Comunicação e Teatro, com ênfase em Jornalismo Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julia Guimarães Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, J. G.;Julia Guimarães;GUIMARÃES, J.;GUIMARÃES, JULIA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Castilla-La Mancha (Orientador: José Antonio Sánchez).
Título: Teatros do real, Teatros do outro: os atores do cotidiano na cena contemporânea, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Silvia Fernandes da Silva Telesi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Teatro contemporâneo; Teatros do Real; Alteridade; Atores do cotidiano; Público; Campo expandido.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: TEATRALIDADES DO REAL: Significados e práticas na cena contemporânea,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maurílio Andrade Rocha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representação; Teatro contemporâneo; Teatralidades do real.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2001 - 2005
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O Deslimite da Palavra.
Orientador: André Guimarães Brasil.
2001 - 2003
Curso técnico/profissionalizante.
Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, CEFAR/FCS, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
COSAS PARA ESTAR JUNTOS. (Carga horária: 7h).
Artium - Centro-Museo Vasco de Arte Contemporáneo, ARTIUM, Espanha.
2015 - 2015
Máster en Práctica Escénica y Cultura Visual.
Universidad de Castilla-La Mancha, UCLM, Espanha.
2015 - 2015
Teatralidades expandidas Cuerpo y democracia. (Carga horária: 24h).
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, MNCARS, Espanha.
2014 - 2014
Existência e ética em (...) Levinas. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso de crítica teatral com Jorge Dubatti. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Escrita, Memória e Autoficção. (Carga horária: 8h).
Teatro Espanca, TE, Brasil.
2009 - 2009
Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia. (Carga horária: 45h).
Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.
2007 - 2007
História, Linguagem e Crítica Cinematográfica. (Carga horária: 40h).
Escola Livre de Cinema, ELC, Brasil.
2005 - 2005
MERGULHO NA MENOR MÁSCARA DO MUNDO. (Carga horária: 56h).
BARRACÃO TEATRO, BT, Brasil.
2004 - 2004
O Jogo da Máscara Teatral. (Carga horária: 20h).
Grupo Teatro Andante, GTA, Brasil.
2003 - 2003
Máscara da Commedia dell'arte. (Carga horária: 24h).
Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, CEFAR/FCS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em A produção criativa do ator e a construção poética. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
O Ator Criador. (Carga horária: 18h).
Companhia de Teatro - Escola de Arte, CT, Brasil.
1998 - 1998
Formação de Ator. (Carga horária: 296h).
Companhia de Teatro - Escola de Arte, CT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Pós-Doutoral

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatros do Real, Teatros do Outro: os atores do cotidiano na cena contemporânea
11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em artes cênicas com bolsa FAPESP

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na disciplina Metodologia do Ensino das Artes Cênicas II, sob supervisão da Prof. Dra. Maria Lucia de Souza Barros Pupo.

Atividades

03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Editora Gerente da Revista Aspas.
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Parecerista do Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA-PPGAC).
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Parecerista da revista aSPAs.
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

05/2018 - 05/2018
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teatros do Real, Teatros do Outro: os atores do cotidiano na cena contemporânea
09/2016 - 09/2016
Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aula intitulada O teatro do Rimini Protokoll e de Roger Bernat: rumo ao espectador, na disciplina Teatro em Campo Expandido: o Lugar do Espectador, a convite da professora Sílvia Fernandes
07/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Mediadora da mesa temática Contemporaneidade/Teorias das Artes Cênicas,no VI Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA/PPGAC).
06/2013 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Editora de seção da revista aSPAs.
03/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Organizadora e coordenadora do 4º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC-USP..
11/2014 - 11/2014
Ensino, Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aula sobre o livro Prácticas de lo Real en la Escena contemporánea (José A. Sánchez), na disciplina Teatros do Real: Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea, a convite da professora Sílvia Fernandes
11/2014 - 11/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Mediadora da mesa temática Teatro Contemporâneo, no IV Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA/PPGAC).
04/2014 - 08/2014
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Estágio realizado
Assistência Acadêmica para o Prof. Dr. Antônio Carlos de Araújo Silva.
08/2013 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Cargo ou função
Representante discente de pós-graduação da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
06/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial do 3º Seminário de Pesquisa em Andamento.
11/2013 - 11/2013
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Mediadora da mesa temática Performance, no III Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA/PPGAC).

Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CULTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora - Enciclopédia Virtual Itaú Cultural, Carga horária: 5


Archivo Virtual de Artes Escénicas, AVAE, Espanha.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora - Archivo Virtual de Artes Escénicas, Carga horária: 4


Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, MITSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Crítica da Prática da Crítica, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora e Crítica da atividade Prática da Crítica, integrada ao eixo Olhares Críticos da MITsp

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediadora e Editora de Conteúdo, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora de Conteúdo, Carga horária: 7
Outras informações
Pesquisa, redação e edição de conteúdo do site, jornal tabloide e catálogo da MITsp.

Atividades

02/2018 - 03/2018
Outras atividades técnico-científicas , Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Atividade realizada
Coordenadora e Crítica da Prática da Crítica.
03/2016 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Atividade realizada
Redação, produção e edição do programa-catálogo do espetáculo 100% São Paulo.
03/2016 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Atividade realizada
Mediadora da atividade Pensamento-em-Processo, do eixo Olhares Críticos, da MITsp.
11/2013 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Atividade realizada
Pesquisa, redação e edição de conteúdo para site, programa e catálogo da MITsp 2014.

Instituto Undió, UNDIÓ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

10/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ministrei oficina de comunicação e jornalismo para jovens da ONG Instituto Undió
02/2005 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ministrei oficinas de teatro para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública

Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítica de teatro, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como crítica-debatedora do XV Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítica de teatro, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como crítica-debatedora do 13º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto

Atividades

02/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Avaliadora do projeto Cena-Espetáculo.

Olhares Instituto Cultural, OLHARES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora de conteúdo, Carga horária: 5

Atividades

08/2017 - 08/2017
Outras atividades técnico-científicas , Olhares Instituto Cultural, Olhares Instituto Cultural.

Atividade realizada
Redação e edição de conteúdo do site da Ollhares Instituto Cultural.
06/2016 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , ECUM Central de Produção, ECUM Central de Produção.

Atividade realizada
Redação e edição de conteúdo do site da ECUM Central de Produção.
08/2013 - 09/2013
Outras atividades técnico-científicas , Encontro Mundial de Artes Cênicas, Encontro Mundial de Artes Cênicas.

Atividade realizada
Redação e revisão dos textos do catálogo da 7ª edição do Ecum Itinerante - Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum).

Sempre Editora, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter e Redatora do Jornal O Tempo, Carga horária: 42
Outras informações
Repórter da área de cultura do jornal O Tempo, com especialização em Artes Cênicas. Crítica de teatro.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter e Redatora do Jornal Pampulha, Carga horária: 35
Outras informações
Repórter nas áreas de comportamento e cultura, com especialização em artes cênicas

Atividades

02/2010 - 02/2013
Outras atividades técnico-científicas , Editoria de Cultura (caderno Magazine), Editoria de Cultura (caderno Magazine).

Atividade realizada
Repórter da editoria de Cultura do Jornal O Tempo.
11/2007 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , Editoria de Esportes, .

Serviço realizado
Repórter plantonista da editoria de Esportes do Jornal O Tempo.
11/2007 - 01/2010
Serviços técnicos especializados , Editoria de Cultura do Jornal Pampulha, .

Serviço realizado
Repórter da editoria de Cultura do Jornal Pampulha; Crítica de Artes Cênicas da editoria de Cultura do Jornal Pampulha.

Cia Drástica de Artes Cênica, CIA. DRÁSTICA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Ministrante de Seminário, Carga horária: 24
Outras informações
Coordenadora e Ministrante de Seminário de introdução à crítica teatral, parte do projeto "Ocupação 3.0 - De Lá Pra Cá", contemplado pelo Edital de Ocupação do Galpão 03 da Funarte MG 2014 e realizado pela Cia. Drástica em parceria com a Uma Companhia

Atividades

05/2014 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Seminário de introdução à crítica teatral
02/2014 - 06/2014
Direção e administração, Cia Drástica de Artes Cênica, .

Cargo ou função
Coordenação do Seminário de introdução à crítica teatral.


Linhas de pesquisa


1.
Os atores do cotidiano no teatro contemporâneo

Objetivo: A pesquisa se propõe a investigar as potencialidades estéticas e críticas vinculadas à presença dos atores do cotidiano no âmbito das artes cênicas contemporâneas, com recorte em criações produzidas no Brasil e na Europa neste início de século XXI. O termo compreende pessoas que não necessariamente possuem formação artística e são convidadas a participar de uma criação a partir de uma perspectiva autorreferencial. Parte-se da hipótese de que a incorporação dos atores do cotidiano colabora para alterar o próprio ?regime de visibilidade? (RANCIÈRE, 2009) dos corpos e subjetividades no âmbito das artes cênicas, ao ampliar as possibilidades sobre quem pode atuar no teatro e na dança. A partir do diálogo com os conceitos de teatros do real, teatralidades expandidas e teatralidade do público, a pesquisa centra-se na análise da trajetória e de obras específicas de artistas e companhias da cena contemporânea, como Jérôme Bel, Roger Bernat, Cia. Hiato e Rimini Protokoll..
Palavras-chave: Alteridade; Público; Atores do cotidiano; Campo expandido; Teatros do Real; Teatralidade.
2.
Da ação à situação: uma abordagem expandida sobre práticas cênico-performativas em espaços heterotópicos de Belo Horizonte

Objetivo: Esta pesquisa se propõe a investigar a relação entre obras, espaços e contextos territoriais/sociais, a partir de uma pesquisa de campo continuada sobre quatro centros culturais de Belo Horizonte: o Teatro Espanca!, o Instituto Undió, o Teatro 171 e o Espaço Comum Luiz Estrela. O objetivo é analisar projetos, obras e intervenções cênico-performativas realizadas nesses espaços que tenham como característica central a ativação de um diálogo efetivo com o entorno, seja esse o mais imediato (formado pelo público do evento), ou ancorado por dimensões geográficas, históricas, antropológicas, institucionais e culturais do território que envolve a criação..
Palavras-chave: Contexto; Site-specific; Intervenção urbana; Situação.


Membro de corpo editorial


2014 - 2014
Periódico: cartografias.mitsp
2014 - 2017
Periódico: Teatrojornal
2013 - 2017
Periódico: Revista aSPAs
2013 - 2014
Periódico: Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP
2015 - 2016
Periódico: Horizonte da Cena
2013 - 2017
Periódico: Horizonte da Cena
2007 - 2013
Periódico: Jornal O Tempo
2007 - 2010
Periódico: Jornal Pampulha


Revisor de periódico


2014 - 2015
Periódico: Sala Preta (USP)
2013 - Atual
Periódico: Revista aSPAs
2013 - 2017
Periódico: Revista aSPAs


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Cultural.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Crítica Teatral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação na Seleção Pública para Prof. Substituto na área de Teoria Teatral. Edital 214, UNB - Universidade de Brasília., Universidade de Brasília.
2006
Melhor Direção no Festival Estudantil de Teatro, No Ato Cultural.
2006
Melhor Espetáculo no Festival Estudantil de Teatro, No Ato Cultural.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MENDES, J. G.2017 MENDES, J. G.. Performar o outro: o reenactment como dispositivo de experiências imersivas. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 17, p. 39-55, 2017.

2.
2MENDES, J. G.2017MENDES, J. G.. El teatro como dispositivo relacional en la habitación escénica Naquele Bairro Encantado. TELONDEFONDO (BUENOS AIRES), v. 25, p. 122-133, 2017.

3.
5GUIMARÃES, J.2016GUIMARÃES, J.. Quando a cidade ocupa o palco. cartografias.MITsp - Revista de Artes Cênicas, v. 3, p. 64-71, 2016.

4.
4CARNEIRO, LEONEL MARTINS2016CARNEIRO, LEONEL MARTINS ; GUIMARÃES, JULIA . Editorial - O espectador contemporâneo. REVISTA ASPAS, v. 6, p. 1, 2016.

5.
3GUIMARÃES, J.2016 GUIMARÃES, J.; BERNAT, R. . Cotidiano e imersão no teatro de Roger Bernat: a linguagem cênica reinventada. ART RESEARCH JOURNAL, v. 3, p. 182-193, 2016.

6.
6MENDES, J. G.2015 MENDES, J. G.. O teatro como dispositivo relacional na habitação cênica Naquele Bairro Encantado. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 5, p. 44-57, 2015.

7.
8MENDES, J. G.2013 MENDES, J. G.. As Teatralidades do Real no espetáculo Esta Noite Mãe Coragem. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 3, p. 8-22, 2013.

8.
10GUIMARÃES, J.2013GUIMARÃES, J.. Do confinamento à convivência. QUESTÃO DE CRÍTICA, v. 59, p. 5-8, 2013.

9.
9GUIMARÃES, J.2013GUIMARÃES, J.. Devaneio metateatral sobre a cultura das aparências. QUESTÃO DE CRÍTICA, v. 55, p. 10-13, 2013.

10.
7MENDES, J. G.2013 MENDES, J. G.. Teatros do real, teatros do outro: a construção de territórios da alteridade a partir da presença de não-atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta, v. 13, p. 45-55, 2013.

11.
11Julia Guimarães2012Julia Guimarães. Ressonâncias. Forum Internacional de Dança, v. 1, p. 48-49, 2012.

12.
12MENDES, J. G.2011MENDES, J. G.; ACACIO, L. . Entrevista com Josette Féral. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 179, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDES, J. G.. Le théâtre comme outil relationnel pour activer la mémoire d?un lieu: Dans ce Quartier enchanté. In: Erica Letailleur. (Org.). L'humain face à lui-même dans les arts vivants: Temps, espace, récit. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2018, v. , p. 130-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, J.. Veterana mulher de teatro. O Tempo, p. 1 - 2, 30 jan. 2013.

2.
GUIMARÃES, J.. Dramaturgos conversam sobre suas criações. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, p. 1 - 2, 17 jan. 2013.

3.
GUIMARÃES, J.. Um convite à convivência. Jornal O Tempo/Jornal Pampulha, Belo Horizonte, p. 1 - 2, 08 jan. 2013.

4.
GUIMARÃES, J.. Unidos pelo isolamento social. Jornal O Tempo, p. 1 - 2, 07 jan. 2013.

5.
GUIMARÃES, J.. Encontro marcado com o teatro. Jornal O Tempo/Pampulha, Belo Horizonte, p. 1 - 2, 03 jan. 2013.

6.
GUIMARÃES, J.. A estranheza que aproxima. Jornal O Tempo, 28 ago. 2012.

7.
GUIMARÃES, J.. Leia entrevista na íntegra com o diretor Thomas Richards. O Tempo, Belo Horizonte, 21 jul. 2012.

8.
MENDES, J. G.. Poesia e política no espaço público. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, , v. 1, p. 6 - 7, 17 jun. 2012.

9.
GUIMARÃES, J.. Galpão discute o sentido da renovação. Jornal O Tempo, 08 maio 2012.

10.
MENDES, J. G.. Muito além da forma épica. O Tempo, Belo Horizonte, , v. 1, p. 6 - 7, 07 ago. 2011.

11.
MENDES, J. G.. Em diálogo com os mestres. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, p. 01 - 02, 26 out. 2010.

12.
MENDES, J. G.. Trajetória de Resistência. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, p. 01 - 02, 14 set. 2010.

13.
Julia Guimarães. Entrevista com Eugênio Barba. A intensa arte do ator em cena. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, , v. 1, p. 05 - 05, 12 set. 2010.

14.
GUIMARÃES, J.. Entrevista com Marcio Abreu. Em busca do `como´ dizer. O Tempo, 14 ago. 2010.

15.
MENDES, J. G.. Liberdade para Reinventar. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, p. 01 - 03, 08 ago. 2010.

16.
GUIMARÃES, J.. Clássicos reinventados. Jornal O Tempo.

17.
GUIMARÃES, J.. Uma macumba libertária. Jornal O Tempo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, J. G.. PERFORMAR O OUTRO: O REENACTMENT DE PESSOAS E SITUAÇÕES REAIS COMO DISPOSITIVO DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS. In: IX Congresso da Abrace - Poéticas e Estéticas Descoloniais, 2017, Uberlândia. Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Uberlândia: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2017. p. 648-673.

2.
MENDES, J. G.. Entre a ambiguidade e o choque: o espectador desestabilizado nos teatros do real. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduaçãoem Artes Cênicas, 2014, BELO HORIZONTE. Memória Abrace Digital, 2014. v. 1. p. 1-2.

3.
GUIMARÃES, J.. A ficção interrompida: distanciamento e imersão no real como estratégias de representação crítica. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010, 2011, São Paulo. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, J. G.. Habitar a rua, alterar o visível: diálogos performativos com o centro de Belo Horizonte. In: I Colóquio Políticas da Performatividade, 2018, Belo Horizonte. Caderno de resumos I Colóquio Políticas da Performatividade, 2018. v. 1. p. 105-107.

2.
MENDES, J. G.. Non-actors in Boal and Bernat: A Comparative Study of Participatory Theatre in the 20th and the 21st Century. In: Presenting the Theatrical Past. Annual Conference of The International Federation for Theatre Research, 2016, Estocolmo, Suécia. Book of Abstracts, 2016. p. 393.

3.
Julia Guimarães. When theatre and cinema happen simultaneously: acting displacements and effects on the spectator. In: CORPS EN SCÈNE: L?ACTEUR FACE AUX ÉCRANS / BODIES ON STAGE: ACTING CONFRONTED BY TECHNOLOGIES, 2015, Paris. Résumés des interventions et biographies des participants. Paris: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, 2015. p. 37-37.

4.
MENDES, J. G.. Theatres of the Real, Theatres of the Other: Democracy and Otherness in the Performance 'Pendiente de Voto'. In: Theatre & Democracy. Annual Conference of The International Federation for Theatre Research, 2015, Hyderabad. Theatre & Democracy, 2015. p. 32.

5.
Julia Guimarães. Teatros do Real, Teatros do Outro. In: VII Reunião Científica da ABRACE, 2013, Belo Horizonte. Anais - VII Reunião Científica. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2013. v. 4.

6.
MENDES, J. G.. As teatralidades do real no espetáculo 'Esta Noite Mãe Coragem'. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Teatro, 2013, Uberlândia. Ruínas Circulares - V Festival Latino Americano de Teatro, 2013.

7.
MENDES, J. G.. Entre o artístico e o dialógico: uma deriva pelo bairro Lagoinha na companhia de habitantes mascarados. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, J. G.. Habitar a rua, alterar o visível: diálogos artísticos com o centro de Belo Horizonte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDES, J. G.. Theatre as a relational device to activate memory in the site-specific At that enchanted neighborhood. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENDES, J. G.. Corpo e Palavra nos Teatros do Real. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENDES, J. G.. Non-actors in Boal and Bernat: a comparative study of participatory theatre in the 20th and the 21st century. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDES, J. G.. PERFORMAR O OUTRO: O REENACTMENT DE PESSOAS E SITUAÇÕES REAIS COMO DISPOSITIVO DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Julia Guimarães. When theatre and cinema happen simultaneously: acting displacements and effects on the spectator. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENDES, J. G.. Theatres of the real, theatres of the other: democracy and otherness in the performance 'Pendiente de Voto'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDES, J. G.. Teatros de lo Real, Teatros del Otro: la presencia de no actores en la escena contemporánea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MENDES, J. G.. Entre a ambiguidade e o choque: o espectador desestabilizado nos teatros do real.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MENDES, J. G.. Palestra sobre Teatralidades do Real na oficina Teatro Documentário e Biodrama. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MENDES, J. G.. As teatralidades do real no espetáculo 'Esta Noite Mãe Coragem'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENDES, J. G.. Teatros do real, teatros do outro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MENDES, J. G.. Palestra no Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Cultural 2012 do Galpão Cine Horto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MENDES, J. G.. Palestra sobre a dissertação 'Teatralidades do Real: significados e práticas na cena contemporânea'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MENDES, J. G.. A ficção interrompida: distanciamento e imersão no real como estratégias de representação crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, J.. Habitar la calle, cambiar lo visible: diálogos artísticos con el centro de Belo Horizonte 2018 (NO PRELO. Capítulo de livro aceito (Tiempos de habitar Prácticas artísticas y esfera pública)).

2.
GUIMARÃES, J.. Paisagens de uma teatralidade cotidiana - entre amadores, especialistas e espectadores. São Paulo: Hucitec, 2018 (NO PRELO. Capítulo aceito para publicação (O Teatro como Experiência Pública)).

3.
CORNAGO, Ó. ; FERNANDES. S. ; GUIMARÃES, J. . O Teatro como Experiência Pública. São Paulo: Hucitec, 2018 (NO PRELO. Organização de livro).

4.
GUIMARÃES, J.. O avesso da familiaridade. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 2018 (Crítica Teatral em meio digital).

5.
GUIMARÃES, J.. Teatro da Guerra. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 2018 (Crítica Teatral em meio digital).

6.
GUIMARÃES, J.. Modos de estar em cena: experiência e autobiografia nos trabalhos de Cida Falabella. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2017 (Site de artes cênicas).

7.
GUIMARÃES, J.. Diálogos cênicos com imaginários tradicionais. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2016 (Crítica publicada em blog de teatro).

8.
Julia Guimarães. Por um feminismo que queima cuecas. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2016 (Crítica publicada em blog de teatro).

9.
Julia Guimarães. Entrevista a Roger Bernat. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas, 2016 (Crítica publicada em blog de teatro).

10.
Julia Guimarães. Entrevista a João Galante. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas, 2016 (Crítica publicada em blog de teatro).

11.
Julia Guimarães. Naquele Bairro Encantado. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas (AVAE), 2016 (Arquivo Virtual de Artes Cênicas Iberoamericanas).

12.
Julia Guimarães. Saudade. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas (AVAE), 2016 (Arquivo Virtual de Artes Cênicas Iberoamericanas).

13.
Julia Guimarães. Teatro Público. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas, 2016 (Arquivo Virtual de Artes Cênicas Iberoamericanas).

14.
GUIMARÃES, J.. Modos de estar em cena: experiência e autobiografia nos trabalhos de Cida Falabella. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2016 (Crítica em blog de teatro).

15.
GUIMARÃES, J.. A Última Palavra é a Penúltima 2.0. Madrid: Archivo Virtual de Artes Escénicas, 2016 (Arquivo Virtual de Artes Cênicas Iberoamericanas).

16.
Julia Guimarães. O ativismo ?patólico? de Leo Bassi. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

17.
Julia Guimarães. Partilha Extraordinária. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

18.
GUIMARÃES, J.. A subversão pelo excesso. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

19.
Julia Guimarães. Jérôme Bel estreia novo espetáculo no Kunstenfestivaldesarts, em Bruxelas. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

20.
GUIMARÃES, J.. A dimensão processual da dança e da violência. São Paulo: Teatrojornal, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

21.
GUIMARÃES, J.; VELOSO, V. . Entre o jogo e a espetacularização da cena. São Paulo: Teatrojornal, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

22.
Julia Guimarães. Uma aproximação tátil ao contexto bélico. São Paulo: Teatrojornal, 2015 (Crítica publicada em blog de teatro).

23.
Julia Guimarães. Entre os escombros da criação. São Paulo: Teatrojornal, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

24.
Julia Guimarães. Relato histórico e encontro presencial entrelaçados. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

25.
Julia Guimarães. Paradoxos cênicos e temáticos de uma América Latina (pós)colonial. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

26.
Julia Guimarães. Paradoxos do intraduzível. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

27.
Julia Guimarães. História Bíblica à Brasileira. BELO HORIZONTE: Horizonte da Cena, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

28.
Julia Guimarães. Trocas costuradas por outros sentidos. BELO HORIZONTE: Horizonte da cena, 2014 (Crítica publicada em blog de teatro).

29.
GUIMARÃES, J.. Singelas liberdades sufocadas pela guerra. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica em blog de teatro).

30.
GUIMARÃES, J.. Densidade política à poética surreal. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica publicada em blog de teatro).

31.
GUIMARÃES, J.. Entre o riso e o risco. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica publicada em blog de teatro).

32.
GUIMARÃES, J.. A subversão pela metalinguagem. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica publicada em blog de teatro).

33.
GUIMARÃES, J.. Sobre (des)importâncias e efemeridades. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica publicada em blog de teatro).

34.
GUIMARÃES, J.. Desconstruções do paradigma amoroso. Belo Horizonte: Horizonte da Cena, 2013 (Crítica publicada em blog de teatro).

35.
Anderson Aníbal ; MENDES, J. G. . Cia. Clara: uma cartografia do afeto. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

36.
Anderson Aníbal ; MENDES, J. G. . Cia. Clara: uma cartografia do afeto. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

37.
Anderson Aníbal ; MENDES, J. G. . Cia. Clara: uma cartografia do afeto. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 144824. Revista Aspas. 2018.

2.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico Revista Em Tese. 2018.

3.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 131510. Revista Aspas. 2017.

4.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 137952. Revista Aspas. 2017.

5.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 120383. Revista Aspas. 2016.

6.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 109071. Revista Aspas. 2016.

7.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 100085. Revista Aspas. 2015.

8.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 90056. Revista Aspas. 2015.

9.
MENDES, J. G.. Pareceres do 4º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA). 2014.

10.
MENDES, J. G.. Parecer de Artigo Científico 86292. Revista Aspas. 2014.

11.
MENDES, J. G.. Pareceres para 3° Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIMARÃES, J.; SMALL, D. A. . #07 CIDADES E INTERCÂMBIOS | PODCAST 22. ESPECIAL MITSP 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROMAGNOLLI, L. ; BELUSI, S. ; TOLEDO, D. ; GUIMARÃES, J. . Horizonte da Cena. 2013; Tema: Site de crítica teatral, com referência na cidade de Belo Horizonte. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARNEIRO, LEONEL MARTINS ; GUIMARÃES, J. . Revista Aspas. O Espectador Contemporâneo. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
MENDES, J. G.. Enciclopédia Itaú Cultural (colaboradora de verbetes de Teatro). 2016. (Editoração/Enciclopédia).

3.
GUIMARÃES, J.. Programa do espetáculo '100% São Paulo', do Rimini Protokoll. 2016. (Editoração/Outra).

4.
GUIMARÃES, J.; SANTOS, V. ; ROMAGNOLLI, L. ; ANUNCIACAO, M. . Seminário de introdução à crítica teatral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LOPES, E. S. ; GUIMARÃES, J. ; PEDREIRA, J. ; CERASOLI, U. ; SILVA, C. R. ; SAMPAIO, E. ; CARNEIRO, L. ; OLIVARES, L. ; SAITO, N. . Caderno de Resumos do 4º Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA. 2014. (Editoração/Anais).

6.
GUIMARÃES, J.; ARAUJO, A. ; MENCARELLI, F. ; FERNANDES. S. . Jornal tabloide da 1ª MITsp. 2014. (Editoração/Periódico).

7.
ARAUJO, A. ; GUIMARÃES, J. ; MARQUES, G. . Site da 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. 2014. (Editoração/Outra).

8.
FERNANDES. S. ; GUIMARÃES, J. ; MENCARELLI, F. ; ARAUJO, A. ; FABIAO, E. . cartografias.MITsp_1 - Revista de Artes Cênicas. 2014. (Editoração/Catálogo).

9.
DESGRANGES, F. ; CARNEIRO, L. ; OLIVARES, L. ; MAUCH, M. ; SAMPAIO, E. ; GUIMARÃES, J. ; PEDREIRA, J. ; MAZZEI, R. . Caderno de Resumos do 3º Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA. 2013. (Editoração/Anais).

10.
GUIMARÃES, J.; MENCARELLI, F. . Catálogo da 7ª Edição do Encontro Mundial das Artes Cênicas - ECUM. 2013. (Editoração/Catálogo).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Tuca Pinheiro ; Cláudio Dias ; MENDES, J. G. . Cortiços. 2009. Teatral.

2.
MENDES, J. G.; Henrique Roberto de Lima Alexandre . Fragmentos de um Imaginário Tropical. 2006. Teatral.

3.
MENDES, J. G.; Henrique Roberto de Lima Alexandre . Putz - a Menina que Buscava o Sol. 2005. Teatral.

4.
Wilson Oliveira ; MENDES, J. G. . O Rapto das Cebolinhas. 2003. Teatral.

5.
MENDES, J. G.; MOURAO, A. . A Barrigada. 2003. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARQUEZ, R.; MENDES, J. G.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Gustavo Falabella Rocha. Práticas artísticas horizontais: o trânsito entre o grupo ZAP 18 e o bairro Serrano. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, J. G.. Participação em banca de Francisco Chocholous.Filhos da humanidade: Um novo olhar sobre Battlestar Galactica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DIAS. A.; MENDES, J. G.; PEIXOTO, C.; BELICO, D. L. S.; PASSÔ, G.; HIPPERT, L.; GÓES, S.; RAMOS T.. Comissão de Seleção de Espetáculos Mineiros para Participação no FIT-BH/2012. 2012. Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

2.
LESSA, L.; MENDES, J. G.. Comissão do projeto Cena-Espetáculo 2012. 2012. Galpão Cine Horto.

3.
MENDES, J. G.; TEIXEIRA, M.; CARLOS, H.; AGUIAR, C.; TOLEDO, A.; OLIVEIRA, W.. Integrante da Comissão Avaliadora de Teatro Adulto do 5 º Prêmio Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas. 2007. Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas.

4.
MENDES, J. G.; TOLEDO, A.; OLIVEIRA, W.; TEIXEIRA, P.. Integrante da Comissão Avaliadora de Teatro Adulto do 4º Prêmio Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas. 2006. Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.Cena Contemporânea: panoramas críticos. 2018. (Outra).

2.
Seminário Corpo e Palavra.Corpo e Palavra nos Teatros do Real. 2017. (Seminário).

3.
12 Festival de Teatro da Amazônia.Debates. 2016. (Encontro).

4.
Dispositivos escénicos y modos alternativos de ?ser público?. 2016. (Seminário).

5.
IX Congresso da Abrace - Poéticas e Estéticas Descoloniais. PERFORMAR O OUTRO: O REENACTMENT DE PESSOAS E SITUAÇÕES REAIS COMO DISPOSITIVO DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS. 2016. (Congresso).

6.
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.Pensamento em Processo. 2016. (Outra).

7.
Presenting the Theatrical Past. Annual Conference of The International Federation for Theatre Research. Non-actors in Boal and Bernat: A Comparative Study of Participatory Theatre in the 20th and the 21st Century. 2016. (Congresso).

8.
CORPS EN SCÈNE: L?ACTEUR FACE AUX ÉCRANS / BODIES ON STAGE: ACTING CONFRONTED BY TECHNOLOGIES.When theatre and cinema happen simultaneously: acting displacements and effects on the spectator. 2015. (Simpósio).

9.
Theatre & Democracy. Annual Conference of The International Federation for Theatre Research. Theatres of the real, theatres of the other: democracy and otherness in the performance "Pendiente de Voto". 2015. (Congresso).

10.
Colóquio Pensar a Cena Contemporânea. 2014. (Outra).

11.
IX Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo.Produção de críticas da IX Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo. 2014. (Outra).

12.
OFICINA: TEATRO DOCUMENTÁRIO E BIODRAMA.Oficina de Teatro Documentário. 2014. (Oficina).

13.
Seminário de introdução à crítica teatral.Seminário de introdução à crítica teatral. 2014. (Seminário).

14.
OFF Rio Multifestival de Teatro de Três Rios.Crítica convidada para a atividade Conversa em off. 2013. (Encontro).

15.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Forum das Artes.Um encontro na sala de estar. 2012. (Outra).

16.
Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte.Comissão de Seleção de Espetáculos Mineiros para Participação no FIT-BH/2012. 2012. (Outra).

17.
Vivadança Festival Internacional.Horizonte em Expansão. 2012. (Encontro).

18.
XIII Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.Debate do Dia Seguinte. 2012. (Outra).

19.
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.Teatro feito nas entrelinhas. 2011. (Outra).

20.
Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia.A intensa arte do ator em cena. 2010. (Outra).

21.
VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. A ficção interrompida: distanciamento e imersão no real como estratégias de representação crítica. 2010. (Congresso).

22.
Festival de Teatro de Língua Portuguesa ? Festlip.Cortiços. 2009. (Encontro).

23.
5 º Prêmios Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas.Integrante da Comissão Avaliadora de Teatro Adulto. 2008. (Outra).

24.
IX Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.Av. Pindorama, 171. 2008. (Encontro).

25.
4º Prêmio Usiminas/Sinparc de Artes Cênicas.Integrante da Comissão Avaliadora de Teatro Adulto. 2007. (Outra).

26.
Fórum Caixa Clara de Jornalismo Cultural. 2006. (Seminário).

27.
VII Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.Fragmentos de um Imaginário Tropical. 2006. (Encontro).

28.
Festival Estudantil de Teatro (FETO).Putz- a Menina que Buscava o Sol. 2005. (Outra).

29.
Encontro Mundial de Artes Cênica ? ECUM. 2004. (Encontro).

30.
Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH).A Barrigada. 2004. (Outra).

31.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom 2003 - Mídia, Ética e Sociedade. 2003. (Congresso).

32.
Encontro Mundial de Artes Cênica ? ECUM. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENCARELLI, F. ; RIBEIRO, M. ; GUIMARÃES, J. ; LIMA, C. A. S. . Seminário Crítica e Criação em Crise. 2018. (Outro).

2.
RIBEIRO, M. ; BELEM, E. ; MENCARELLI, F. ; MENDES, J. G. ; PINHO, C. ; DUARTE, P. Q. ; LACERDA, D. . Seminário Corpo e Palavra. 2017. (Outro).

3.
MENDES, J. G.; Juliana Pedreira ; Umberto Cerasoli ; Elisabeth Silva Lopes . Organização e coordenação do 4º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA-PPGAC). 2014. (Outro).

4.
MENDES, J. G.; Guilherme Marques ; Antonio Araújo . Editora de conteúdo da I Mostra Internacional de Teatro - MITsp. 2014. (Festival).

5.
MENDES, J. G.; Leonel Carneiro ; Leticia Olivares . Organização do 3º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA-PPGAC). 2013. (Outro).

6.
MENDES, J. G.; Guilherme Marques . Editora de conteúdo da 7ª edição do Encontro Mundial de Artes Cênicas. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 22:57:24