Eduardo Freitas Prates

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  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Psicólogo clínico de orientação psicanalítica (CRP: 06/107713). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), aperfeiçoamento em Psicanálise e sua Prática Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2012) e em Orientação à Queixa Escolar pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Psicologia Social (História da Psicologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Social, dedicando-se aos seguintes temas: Teoria Psicanalítica; Teorias e Técnicas Psicodinâmicas; Clínica Infantil; Psicologia do Desenvolvimento; Patologização e Medicalização da Vida; Humilhação Social; Queixa Escolar; História da Psicologia (Psicologia Escolar e Educacional; Projeto Ético-Político da Psicologia na década de 1980). Atualmente é psicólogo autônomo na Estima Psicologia (2016 ? Atual), é membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Psicologia, NIEHPSI da PUC/SP (2013 ? Atual) e lecionou recentemente na Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos (2018/ fevereiro a junho de 2018). Contatos: eduardofprates@gmail.com/ (11) 98419-5064 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Freitas Prates
Nome em citações bibliográficas
PRATES, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os Encontros de Psicólogos da Área de Educação (1980 - 1982): um projeto de psicologia escolar e educacional em São Paulo,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria do Carmo Guedes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História da Psicologia; Psicologia da Educação; Projeto Ético-Político; Materialismo Histórico-Dialético.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História da Psicologia.
2012 - 2013
Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar. (Carga Horária: 280h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Beatriz de Paula Souza.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica. (Carga Horária: 68h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Título: Análise do filme "Beleza Americana" à luz do Complexo de Édipo. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Antonio Geraldo de Abreu Filho.
2007 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Para uma história crítica da Psicologia Escolar em São Paulo.
Orientador: Roseli Fernandes Lins Caldas.
Bolsista do(a): Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Noções Básicas de Economia Política. (Carga horária: 80h).
Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, NEP13, Brasil.
2014 - 2014
Políticas Públicas de Educação do Campo. (Carga horária: 4h).
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, XI CONPE, Brasil.
2014 - 2014
Como funciona a sociedade I. (Carga horária: 16h).
Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, NEP13, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Instrumental: leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Teoria Histórico-Cultural: dos continuadores e das. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica. (Carga horária: 68h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2011 - 2011
Revendo o conceito de TDAH. (Carga horária: 4h).
Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, FSMES, Brasil.
2010 - 2010
Dislexia: questionamentos para a educação. (Carga horária: 4h).
Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, FSMES, Brasil.
2010 - 2010
Mini Curso de Orientação à Queixa Escolar. (Carga horária: 4h).
III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, III CBP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrando (dedicação exclusiva) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PSO) com auxílio de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI) coordenado pela Profª. Dra. Emérita Maria do Carmo Guedes. Aprovado em Exame de Qualificação em 06/03/2015. Depósito da dissertação de mestrado realizado em 23/07/2015. Defesa pública realizada em 11/09/2015, obtendo aprovação com nota 10,0 (dez) tendo como banca examinadora: Maria do Carmo Guedes (orientadora), Mitsuko Aparecida Makino Antunes (PUC-SP/ titular), Déborah Rosária Barbosa (UFMG/ titular), Wanda Maria Junqueira de Aguiar (PUC-SP/ suplente) e Roseli Fernandes Lins Caldas (MACKENZIE/ suplente).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Referem-se às disciplinas cursadas no 1º semestre de 2014 e os respectivos docentes que as ministraram - História da Psicologia (Maria do Carmo Guedes) e Fundamentos Filosóficos e Questão do Método nas Ciências Sociais (Antonio Carlos Mazzeo). A primeira disciplina foi cursada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e a segunda disciplina foi cursada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Referem-se às disciplinas cursadas no 2º semestre de 2014 e os respectivos docentes que as ministraram ? Psicologia Sócio-Histórica ? consciência, alienação e cotidiano (Odair Furtado) e O Método em Marx (Maria Lucia Silva Barroco). A primeira disciplina foi cursada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e a segunda disciplina foi cursada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Referem-se às disciplinas cursadas no 2º semestre de 2013 e aos respectivos docentes que as ministraram - Lógica do Conhecimento Científico (Bader Burihan Sawaia), Metodologia da Pesquisa Científica (Salvador Sandoval), Emoção: uma categorial de análise e intervenção psicossocial (Bader Burihan Sawaia) e Perspectiva Histórica na pesquisa em Psicologia (Maria do Carmo Guedes). Todas as disciplinas foram cursadas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social.


Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, CRP-06, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Membro Titular, Carga horária: 20
Outras informações
Membro Titular da Comissão Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP) do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP-06) no período de 05 de fevereiro a 04 de outubro de 2016. Eleito na Assembleia Extraordinária realizada na sede do CRP-06 em 27 de janeiro de 2016. Esteve afastado no período de 15 de julho a 25 de agosto de 2016, retornando às atividades no dia 26 de agosto de 2016.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Membro Titular, Carga horária: 20
Outras informações
Membro Titular da Comissão Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP) do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP-06) no período de 20 de fevereiro a 20 de setembro de 2013. Eleito na Assembleia Extraordinária realizada na sede do CRP-06 em 21 de janeiro de 2013.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora voluntário
Outras informações
Pesquisador colaborador da pesquisa "A formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares em Psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional" coordenada pela Prof. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) do Instituto de Psicologia. A pesquisa foi iniciada em 2009, entretanto, fui convidado e ingressei no processo em 2012.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Aluno/ Psicólogo, Enquadramento Funcional: Supervisionando, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar realizado no Instituto de Psicologia, ministrado pela psicóloga Beatriz de Paula Souza. Foram cursadas aulas sobre temáticas específicas de atendimento psicológico e educação, e foram atendidas duas crianças nas dependências do CAP (Centro de Atendimento Psicológico). Também houve participação em um processo de triagem e a apresentação no final do curso de uma monografia intitulada ?Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade: contribuição preliminar para uma reflexão teórica à luz do materialismo histórico-dialético na Orientação à Queixa Escolar?.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Psicoterapia Breve do Adolescente, Carga horária: 2
Outras informações
Atendimento clínico breve e focal voltado a adolescentes.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Psicoterapia Breve do Adulto, Carga horária: 2
Outras informações
Atendimento clínico breve e focal voltado a adultos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário de Psicologia, Enquadramento Funcional: Escola Estadual Professor José Carlos Dias, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Psicologia Escolar em que foi desenvolvido o projeto de intervenção "Ressignificando a escola: (Des) construindo concepções e sentidos", que envolveu o trabalho com alunos e educadores.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Graduando em Psicologia, Enquadramento Funcional: PIBIC Mackenzie, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2009 - 2014
A formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares em Psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a formação dada aos futuros psicólogos nos Cursos de Graduação em Psicologia quanto à ênfase nos processos educativos, tendo em vista as novas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes em Psicologia. Para tanto, propõe-se: a) traçar quadros teóricos e mapas conceituais a partir da literatura estudada na área da Psicologia Escolar e Educacional, tendo como categorias de análise os elementos que compõem uma perspectiva crítica do trabalho do psicólogo no campo da educação; b) analisar os documentos oficiais produzidos pelos cursos de formação e que se referem à dimensão educativa do trabalho do psicólogo (disciplinas, ementas, propostas de estágio curricular, projetos de extensão universitária); c) levantar os elementos que compõem o pensamento e a prática docente universitária no que se refere à formação/atuação do psicólogo no campo da educação, a partir da percepção de coordenadores, professores e alunos dos cursos de Psicologia; d) confrontar o discurso teórico da área de Psicologia Escolar com os documentos oficiais do curso de formação em Psicologia e o pensamento e a prática docente universitária, considerando possíveis inovações presentes nas disciplinas ministradas, tendo em vista a ênfase em processos educativos e na atuação do psicólogo no campo da educação, presente na formação de psicólogos no país. Este projeto contou com a participação de pesquisadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Goiás, que utilizaram a mesma metodologia, possibilitando uma análise da formação/prática profissional em psicologia no campo da educação em seis IES de cada estado, escolhidas de acordo com critérios de importância. Consideramos que tais estados representam diferentes realidades brasileiras, de forma a ampliar a compreensão das questões da formação/prática profissional na área de psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A construção da identidade da travestis e da transexual confrontada com o seu papel social
Descrição: Projeto de iniciação científica (PIBIC) financiado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que teve como finalidade investigar a identidade e os confrontos sociais enfrentados por travestis e transexuais em sua luta cotidiana marcada pelo preconceito e estratégias que culminam na busca de uma identidade feminina reconhecida socialmente. A pesquisa versou sobre a perspectiva das pesquisadas, atrelada à uma pesquisa bibliográfica sobre esses grupos, na construção de um diálogo com a Psicologia afinada aos interesses desses grupos marginalizados que vai contra as visões patologizantes hegemônicas, na tentativa de contribuir na construção de direitos e a emancipação desses grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Freitas Prates - Integrante / Marian Avila de Lima e Dias - Coordenador.Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História da Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRATES, E. F.2013 PRATES, E. F.; CALDAS, R.F.L. . O percurso histórico-político da Psicologia Escolar em São Paulo. Psicologia da Educação (Impresso), v. 1, p. 73-81, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, A. M. ; PRATES, E. F. ; NALIM, A. S. ; DIGGORY, D. B. ; ESTAN, C. C. R ; AMMIRATI, D. A ; CARVICCHIOLI, M. M. P. ; MARTINS, P. A. ; SANTOS, L. S. . Entre a música e a imagem: a (des)construção de sentidos na linguagem cinematográfica. In: IX Mostra de Psicologia do Cotidiano, 2009, São Paulo. Caderno de Pesquisas: Psicologia do Cotidiano. São Paulo: Universaidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. v. 1. p. 8-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRATES, E. F.. Os Encontros de Psicólogos da Área de Educação (1980-1982): uma história esquecida. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2015. v. 1. p. 1060-1061.

2.
PRATES, E. F.; TAVERNA, C.S.R. ; LEITE, S.A.S. . Por uma historiografia da psicologia escolar e educacional em São Paulo. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Programas. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2015. v. 1. p. 1060-1060.

3.
PRATES, E. F.. Orientação à Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade: um relato de caso. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Programas. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2015. v. 1. p. 887-888.

4.
PRATES, E. F.. Pesquisa histórica em psicologia escolar: apontamentos metodológicos a partir da micro-história italiana. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Programas. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2015. v. 1. p. 991-991.

5.
PRATES, E. F.. Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade: contribuição à prática de atendimento em Orientação à Queixa Escolar. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Os impactos da psicologia na sociedade brasileira: a política da ciência e da profissão. São Paulo: FENPB, 2014. v. 1. p. 1-1.

6.
PRATES, E. F.. A constituição do projeto político da psicologia: notas a partir das publicações do Jornal do CRP-06 na década de 1980. In: XI Encontro de Pesquisadores em História da Psicologia, 2013, São Paulo. Resumo de trabalhos inscritos. São Paulo: Publicação virtual independente, 2013. v. 1. p. 49-50.

7.
PRATES, E. F.; CALDAS, R.F.L. . A identidade profissional e a ética do psicólogo escolar: contribuição à reflexão sobre atuação em Psicologia Escolar. In: I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2012, São Paulo. Caderno de Programas. São Paulo: Publicação virtual independente, 2012. v. 1. p. 51-52.

8.
FARIAS, M. ; PRATES, E. F. ; ARÁUJO, F.C.S. . Psicólogos e Queixas Escolares: Encaminhamento e Atuações. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional Abrapee: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos - Programa e Resumos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PRATES, E. F.; TAVERNA, C.S.R. ; LEITE, S.A.S. . Por uma historiografia da psicologia escolar e educacional em São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PRATES, E. F.. Orientação à Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade: um relato de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PRATES, E. F.. Os Encontros de Psicólogos da Área de Educação (1980-1982): uma história esquecida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PRATES, E. F.. Queixa Escolar e Pseudoconcreticidade: contribuição à prática de atendimento em Orientação à Queixa Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUZA, M. P. R. ; CRUCES, A. V. V. ; YAMAMOTO, K. ; CALIA, A. D. ; OLIVEIRA, F. ; PRATES, E. F. . Diretrizes Curriculares do MEC: Análise das percepções de estudantes de Psicologia sobre sua formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, M. P. R. ; RAMOS, C. J. M. ; CHECCHIA, A. K. A. ; CALDAS, R.F.L. ; CALEJON, L. M. C. ; PRATES, E. F. . Formação de psicólogos no Estado de São Paulo e os processos educativos: o que pensam docentes universitários frente às Diretrizes Curriculares de Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PRATES, E. F.; CALDAS, R.F.L. . Exercícios de reflexão e ruptura: uma perspectiva crítica de atuação do psicólogo escolar na formação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PRATES, E. F.; CALDAS, R.F.L. . A identidade profissional e a ética do psicólogo escolar: contribuição à reflexão sobre atuação em Psicologia Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PRATES, E. F.. A construção da identidade da travesti e da transexual confrontado com o seu papel social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PRATES, E. F.; DIAS, M. A. L. . A construção da identidade da travesti e da transexual confrontada com o seu papel social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CARVALHO, A. M. ; PRATES, E. F. ; NALIM, A. S. . Entre a música e a imagem: A (des)construção de sentidos na linguagem cinematográfica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CALDAS, R.F.L. ; FARIAS, M. ; PRATES, E. F. ; ARÁUJO, F.C.S. . Psicólogos e Queixas Escolares: Encaminhamento e Atuações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ITO, A. M. ; BRAUNSTEIN, Valéria Campinas ; PRATES, E. F. . Orientação à Queixa Escolar: processos de intervenção que consideram a dimensão social da subjetividade no atendimento às dificuldades escolares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PRATES, E. F.; DIAS, M. A. L. . A construção da identidade da travesti e da transexual confrontada com o seu papel social. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15 anos de LIEPPE: Reflexões, contribuições e perspectivas da Psicologia e Educação. 2016. (Seminário).

2.
15 anos de LIEPPE: Reflexões, contribuições e perspectivas da Psicologia e Educação. 2016. (Seminário).

3.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. 2015. (Congresso).

4.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2014. (Congresso).

5.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, educação e inclusão social: dimensões transdisciplinares & XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadors em História da Psicologia: Continuando o Denate. 2014. (Encontro).

6.
Colóquio Latino Americano de Psicologia Social: ?Por uma psicologia social latino-americana descolonizada contribuições desde a Psicologia da Libertação?;. 2013. (Encontro).

7.
XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2013. (Congresso).

8.
XI Encontro de Pesquisadores em História da Psicologia.A constituição do projeto político da Psicologia: notas a partir da publicação do Jornal do CRP-06 na década de 1980. 2013. (Encontro).

9.
XVIII seminário do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. 2013. (Seminário).

10.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Exercícios de reflexão e ruptura: uma perspectiva crítica de atuação do psicólogo escolar na formação profissional. 2012. (Outra).

11.
A medicalização em crianças e adolescentes e o uso de drogas. 2012. (Outra).

12.
Análise de práticas de pesquisa e de intervenção na perspectiva histórico-cultural. 2012. (Seminário).

13.
Dimensão Política do Exercício da Psicologia. 2012. (Seminário).

14.
Encontro de professores e estudantes de psicologia social: formação e ensino por uma práxis transformadora. 2012. (Encontro).

15.
I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.A identidade profissional e a ética do psicólogo escolar: contribuição à reflexão sobre atuação em Psicologia Escolar. 2012. (Encontro).

16.
II Encontro - A Queixa Escolar: Medicalização na Educação e na Saúde. 2012. (Encontro).

17.
O Sentido Histórico da Crise em Psicologia: Linguagem e Cultura. 2012. (Seminário).

18.
Roda de conversa com psicólogos inseridos na Educação. 2012. (Outra).

19.
I Encontro - A queixa escolar: medicalização na Educação e na Sáude. 2011. (Encontro).

20.
II Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: Dislexia, Tdah e outros supostos transtornos - Novas capturas, antigos diagnósticos na Era dos TranstornosNo. 2011. (Seminário).

21.
Ensino de psicologia no nível médio: impasses e alternativas. 2010. (Encontro).

22.
III Congresso brasileiro psicologia: ciência e profissão. A construção da identidade da travesti e da transexual confrontada com o seu papel social. 2010. (Congresso).

23.
I Seminário Internacional - A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2010. (Seminário).

24.
IX Simpósio de psicologia e análise institucional. 2010. (Simpósio).

25.
Oficina de pesquisa em psicologia: pesquisa clínica e análise de conteúdo. 2010. (Oficina).

26.
Psicólogos em políticas públicas de diversidade sexual. 2010. (Encontro).

27.
Teaching and development from a post-vigotskian perspective: a transformative activist stance. 2010. (Seminário).

28.
VI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.A construção da identidade da travesti e da transexual confrontado com o seu papel social. 2010. (Outra).

29.
Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva. 2009. (Encontro).

30.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Psicólogos e Queixas Escolares: Encaminhamento e Atuações. 2009. (Congresso).

31.
IX Mostra de Psicologia do Cotidiano.Entre a música e a imagem: A (des)construção de sentidos na linguagem cinematográfica. 2009. (Outra).

32.
Oficinas de Pesquisa em Psicologia: O problema da pesquisa e elaboração de técnicas para coleta de informações. 2009. (Oficina).

33.
Sexualidade e Gênero: Contribuições da Psicologia. 2009. (Outra).

34.
X Mostra de Psicologia do Cotidiano. 2009. (Outra).

35.
I Semana de Psicologia Mackenzista. 2008. (Outra).

36.
VII Mostra de Psicologia do Cotidiano. 2008. (Outra).

37.
Atuações Profissionais - Psicologia Escolar. 2007. (Outra).

38.
O Papel da Psicologia em Nossa Sociedade Atual. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDAS, R.F.L. ; SOUZA, M. P. R. ; RAMOS, C. J. M. ; PRATES, E. F. . XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. 2015. (Congresso).

2.
MOYSES, M. A. A. ; COLLARES, C. A. ; ANGELUCCI, C. B. ; RIBEIRO, M. C. F. ; SOUZA, M. P. R. ; KALMUS, J. ; ITO, A. M. ; PRATES, E. F. . III Seminário Internacional: A educação medicalizada - reconhecer e acolher a diferença. 2013. (Outro).

3.
SOUZA, B. P. ; LIMA, L. A. G. ; ITO, A. M. ; PRATES, E. F. . IV Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico às Queixas Escolares. 2013. (Outro).

4.
CALDAS, R.F.L. ; BACCHERETI, S. F. ; SOUZA, M. P. R. ; ANGELUCCI, C. B. ; LIMA, L. A. G. ; PRATES, E. F. . I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Atualmente participa: 1. Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) coordenado pela Profa. Titular Marilene Proença Rebello de Souza do Instituto de Psicologia na Universidade de São Paulo, sobretudo, do grupo de estudos de Lev Semenovitch Vigotski e Karl Marx, coordenado pela Profa. Dra Elenita de Rício Tanamachi e eventualmente de outras atividades do laboratório; 2. Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE); 3. Núcleo de Estudos da História da Psicologia (NEHPSI) coordenado pela Profa. Emérita Maria do Carmo Guedes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É associado: 1. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Participou do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (2010-2014).



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