Bruno Amorim Pantoja

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4370570205316724
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2009), é especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal Tecnológico do Pará e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Pará (UFPa - PROFHISTÓRIA). Faz pesquisas sobre as questões etnicorracias no Município de Castanhal, além de pesquisas na área das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico no Ensino de História, com enfase na rede social Facebook. Atualmente é professor concursado da Prefeitura Municipal de Castanhal e do colégio Centro de Estudos Impacto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Amorim Pantoja
Nome em citações bibliográficas
PANTOJA, Bruno A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em Ensino de História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: As novas tecnologia de informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino de história: O caso do Facebook, Ano de Obtenção: .
Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto de Castro Bastos.
Palavras-chave: Ensino de História; Educação; Mídias sociais; Facebook; Novas Tecnologias de Comunicação e Informação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2015 - 2018
Especialização em Educação para Relações etnicorraciais. (Carga Horária: 420h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Título: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E APLICABILIDADE DA LEI N.º10.6390/03 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CASTANHAL-PA.
Orientador: Profª MSc. Laura Helena Barros da Silva.
2005 - 2009
Graduação em História.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: Relatório de Conclusão de Curso.
Orientador: Prof. MSc. Luiz Kleber Leite Neves.




Formação Complementar


2007 - 2007
O Cinema Como Recurso Pedagógico Na Escola. (Carga horária: 40h).
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Áudio e Produção Digital. (Carga horária: 108h).
Núcleo de Capacitação Popular, NUCAP, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação Profissional. (Carga horária: 36h).
Instituto Qualidade de Vida, IQV, Brasil.
2001 - 2001
Leitura e Criação. (Carga horária: 40h).
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Castanhal, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Centro de Estudos Impacto, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28


Colégio Santa Catarina de Sena, CSCS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para relações etnicorraciais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PANTOJA, Bruno A.. As tecnologias de informação e comunicação e o ensino de história. In: Ernesto Padovani Netto. (Org.). Historiografia e ensino de história: a sala de aula em questão. 1ed.Belém: Amazônia Bookshelf, 2018, v. 1, p. 55-75.

2.
PANTOJA, Bruno A.. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas no Ensino de História. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). Entre a academia e a sala de aula: propostas e discussões sobre o ensino de História. 1ed.Belém: Ximango Educacional, 2017, v. 1, p. 115-122.

Apresentações de Trabalho
1.
PANTOJA, Bruno A.. Sala de Aula e História Digital: uma possibilidade de ensinar história no meio virtual.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PANTOJA, Bruno A.. O trabalho com as novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PANTOJA, Bruno A.. AS NOVAS TECONOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DO FACEBOOK. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
QUARESMA, C. P. B. ; VIEIRA, D. D. J. ; BITENCOURT, D. J. N. ; MARTINS, F. R. ; PANTOJA, Bruno A. . Tecnologia Educacional Eluô. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PANTOJA, Bruno A.; SILVA, A. L. . A implementação da lei 10.639: avaliação e perspectiva. IFPA (Parauapebas). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PANTOJA, Bruno A.. A História com Bruno Amorim. 2014; Tema: História. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
PANTOJA, Bruno A.. Mercado do Peixe. 2018 (Fotografia) .

2.
PANTOJA, Bruno A.. Estação das Docas. 2018 (Fotografia) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINÁRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA - 1968, 50 ANOS DEPOIS: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS, TECNOLOGIAS E ARQUIVOS DIGITAIS. 2018. (Seminário).

2.
Seminário de Ensino de História - 1968, 50 Anos Depois: Memórias, histórias e artigos digitais.Ensino de História e as novas tecnologias: Aprendendo o conhecimento histórico escolar. 2018. (Oficina).

3.
3º Simpósio Internacional de Ensino de História. 2017. (Simpósio).

4.
II Semana da Consciência Negra (IFPA - Campus Parauapebas). 2017. (Outra).

5.
I Simpósio da Linhas de Pesquisas do ProfHistória - Universidade Federal do Pará (UFPa). 2017. (Simpósio).

6.
I Simpósio Online de Ensino de História - UFPA/Campus Ananindeua. 2017. (Simpósio).

7.
I Jornada de Ensino de História na Amazônia. 2016. (Outra).

8.
IV Congresso Nacional de Diversidades e Questões Etnicorraciais. 2016. (Congresso).

9.
Minicurso de Metodologia Científica: Referência e citação.. 2016. (Outra).

10.
X Simpósio Regional de História - As crises da República e o ensino de história: a democracia brasileira em questão. 2016. (Simpósio).

11.
Encontro de professores de História do Estado do Pará.História e Ensino: Novas Propostas, Novos Rumos: Mini-curso História e Literatura. 2006. (Encontro).

12.
I Encontro de História da América."As Imagens Técnicas Como Fontes para a História da América Contemporânea: o caso do cinema e da fotografia". 2006. (Encontro).

13.
I Mostra Acadêmica da UEMA. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PANTOJA, Bruno A.. 29º Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH-Belém) UFPA. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:33:42