Ana Paula Gonçalves Fioravante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0965144224962503
  • Última atualização do currículo em 04/02/2015


Licenciada em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestre em Educação (2014) pela mesma Universidade. Também é colaboradora do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização - NEEJAA/FURG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Gonçalves Fioravante
Nome em citações bibliográficas
FIORAVANTE, A. P. G.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURG,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Vanise dos Santos Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: ESCRITA REFLEXIVA; PRÁTICAS DE ESTÁGIO; PROFESSORAS EM FORMAÇÃO.
2008 - 2011
Graduação em pedagogia licenciatura.
Universidade federal do Rio grande - FURG.
Título: O registro reflexivo como espaço de diálogo na formação de professores: problematizando experiências.
Orientador: Vanise dos Santos Gomes.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Institudo Estadual de Educação Osvaldo Cruz.
1997 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Osvaldo Cruz.




Formação Complementar


2011 - 2011
Monitoria. (Carga horária: 240h).
Universidade federal do Rio grande - FURG.
2009 - 2009
Extensão universitária em Histórias em Rede. (Carga horária: 40h).
Universidade federal do Rio grande - FURG.
2008 - 2008
Extensão universitária em Educação Inicial e Continuada. (Carga horária: 124h).
Universidade federal do Rio grande - FURG.
2008 - 2008
Extensão universitária em Alfabeturas. (Carga horária: 480h).
Universidade federal do Rio grande - FURG.
2008 - 2008
Programa Voluntário de Qualificação Acadêmica. (Carga horária: 142h).
Universidade federal do Rio grande - FURG.


Atuação Profissional



Universidade federal do Rio grande - FURG, PROBIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Compreendendo discursos sobre alfabetização
Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização/NEEJAA, busca contribuir para a compreensão dos discursos acerca da alfabetização e da escolarização de estudantes reincidentes na repetição no 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (antiga 1ª série), bem como do discurso de seus responsáveis. Em sua primeira versão, foi intitulado "O 'fracasso escolar' nas classes de alfabetização: compreendendo contextos a partir de estudos das relações sociais baseadas na lógica capitalista". O Projeto organiza-se no sentido de problematizar questões relativas ao fracasso escolar nas classes de alfabetização, enfatizando a seguinte questão como problema de pesquisa: de que modo os discursos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com histórico de reprovação em classe de alfabetização (2ºs Anos) e como tais discursos são subjetivados pelas relações sociais constituídas dentro da lógica capitalista? O estudo é caracterizado como qualitativo e utiliza-se da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, de entrevistas a serem realizadas com os participantes e de análise documental. A pesquisa intenciona envolver licenciandos participantes do NEEJAA, alunos do curso de Pedagogia pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e pesquisadores experientes ou iniciantes interessados. A coleta de dados será realizada em escola municipal de Rio Grande..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Alfabetização e Educação Ambiental: Diálogos na Compreensão dos discursos de Professoras Alfabetizadoras
Descrição: O projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização- NEEJAA/FURG e propõe um trabalho investigativo junto à professoras alfabetizadoras dos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Mostardas e Santa Vitória do Palmar. Tal projeto objetiva analisar e interpretar contextos sociais em que os discursos sobre o chamado fracasso escolar se configuram, buscando compreender mais profundamente a relação entre reprovação escolar e reprodução social, bem como os discursos das professoras alfabetizadoras a respeito de tal fracasso. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos do campo da Educação Ambiental e da Educação Popular. A investigação caracteriza-se como uma abordagem descritiva/interpretativa, apresentando características qualitativas e quantitativas. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de questionários. Para análise quantitativa, será realizado levantamento de dados dos índices de aprovação/reprovação e de evasão em classe de alfabetização nos municípios de abrangência da pesquisa. Também serão analisados quantitativamente, a partir de questionários, dados referentes às metodologias utilizadas pelas professoras da rede municipal de ensino e hipóteses a respeito da não-aprendizagem neste nível de ensino. Em termos qualitativos, serão entrevistadas cinco professoras, em cada município, atuantes nas cinco primeiras escolas com maior índice reprovação em classe de alfabetização. A análise de dados segue as orientações expressas pela chamada Análise Textual, visando a construção de um metatexto a partir das interpretações realizadas ao longo do processo analítico...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Gonçalves Fioravante - Integrante / Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Silvana bellé zasso - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Natiely Jardim Oliveira - Integrante / Daiane Leal da Silva - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante.
2009 - 2010
O "fracasso escolar" nas classes de alfabetização: compreendendo contextos a partir de estudos das relações sociais baseadas na lógica capitalista
Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos/NEEJA, busca contribuir para a compreensão dos discursos acerca da alfabetização e da escolarização de estudantes reincidentes na repetição no 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (antiga 1ª série), bem como do discurso de seus responsáveis. Tal compreensão conta com discussões acerca das relações sociais implicadas a partir da lógica capitalista. O Projeto organiza-se no sentido de problematizar questões relativas ao fracasso escolar nas classes de alfabetização, enfatizando a seguinte questão como problema de pesquisa: de que modo os discursos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com histórico de reprovação em classe de alfabetização e de seus responsáveis influenciam no fracasso escolar neste nível de ensino (2ºs Anos) e como tais discursos são subjetivados pelas relações sociais constituídas dentro da lógica capitalista?O estudo é caracterizado como qualitativo de cunho etnográfico e utiliza-se da Análise Textual como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, de entrevistas a serem realizadas com os participantes e de análise documental. A pesquisa intenciona envolver licenciandos, professoras alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC-FURG e pesquisadores experientes ou iniciantes interessados....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2010 - 2010
As Concepções e Práticas de Escrita e Leitura dos Professores Alfabetizadores
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Gonçalves Fioravante - Integrante / Vanise dos Santos Gomes - Integrante / Silvana bellé zasso - Coordenador.
2009 - 2009
O Fracasso Escolar nas Classes de Alfabetização: compreendendo contextos a partir de estudos das relações sociais baseadas na lógica capitalista
Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos/NEEJA, busca contribuir para a compreensão dos discursos acerca da alfabetização e da escolarização de estudantes reincidentes na repetição no 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (antiga 1ª série), bem como do discurso de seus responsáveis. Tal compreensão conta com discussões acerca das relações sociais implicadas a partir da lógica capitalista. O Projeto organiza-se no sentido de problematizar questões relativas ao fracasso escolar nas classes de alfabetização, enfatizando a seguinte questão como problema de pesquisa: de que modo os discursos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com histórico de reprovação em classe de alfabetização e de seus responsáveis influenciam no fracasso escolar neste nível de ensino (2ºs Anos) e como tais discursos são subjetivados pelas relações sociais constituídas dentro da lógica capitalista?O estudo é caracterizado como qualitativo de cunho etnográfico e utiliza-se da Análise Textual como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, de entrevistas a serem realizadas com os participantes e de análise documental. A pesquisa intenciona envolver licenciandos, professoras alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC-FURG e pesquisadores experientes ou iniciantes interessados...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Gonçalves Fioravante - Integrante / Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Silvana bellé zasso - Integrante / Tania Tuchtenhagen Clarindo - Integrante / Debora Sotter - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Natiely Jardim Oliveira - Integrante / Daiane Leal da Silva - Integrante.



Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIORAVANTE, A. P. G.2012FIORAVANTE, A. P. G.; KAISER, S. . O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação. Momento (Rio Grande), v. 21, p. Momento, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, Vanise ; FIORAVANTE, A. P. G. ; KAISER, S. . Formação Continuada: Possibilidades em Discução. In: Mara Rejane Vieira Osório; Vanise dos Santos Gomes. (Org.). Formação, Experiência Docente e Práticas Escolares. 2ed.Rio Grande - RS: Editora da FURG, 2014, v. , p. 131-148.

2.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . O Registro Reflexivo Como Espaço de Diálogo na Formação de Professores: Problematizando Experiências. In: Gabriela Medeiros Nogueira. (Org.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Diferentes Perspectivas. 1ed.Rio Grande - RS: Editora da FURG, 2013, v. 16, p. 85-92.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIORAVANTE, A. P. G.; KAISER, S. . Movimentos de Reinvenção dos Círculos de Culturas Junto aos Educadores/as do Programa Brasil Alfabetizado. In: VII Seminário Nacional Diálogos com PauloFreire, 2013, Rio Grande-RS. VII Seminário Nacional Diálogos com PauloFreire "Educação do(a) Trabalhador(a), 2013.

2.
FIORAVANTE, A. P. G.. Compondo o ser educador: um movimento crítico a partir da prática da escrita dialógica e reflexiva. In: XIV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, 2012, Erechim - RS. XIV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire Educação Popular e Transformação Social, 2012.

3.
Costa, Deise ; FIORAVANTE, A. P. G. ; SILVA, M. A. P. ; gonçalves . SEJA O QUE VOCÊ QUISER: A BARBIE E SUA REPRESENTAÇÃO CULTURAL. In: IX Educação Infantil em Debate, 2011, Rio Grande. IX Educação Infantil em Debate, 2011.

4.
FIORAVANTE, A. P. G.; CLARINDO, T. T. . Alfabetando, Alfabeturas. In: VIII Seminário Educação Infantil em Debate: problematizando políticas... consolidando ações para Educação da Infância, 2009, Rio Grande. VIII Educação Infantil em Debate: Problematizando políticas... consolidando ações para Educação da Infância, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Aprender: percursos e anuncios. In: XXIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2011, Porto Alegre - RS. XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011.

2.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Das expectativas a acolhida: relatos sobre a constituição docente. In: 10ª Mostra de Produção Universitária - Ciência, Tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade, 2011, Rio Grande - RS. 10ª Mostra da Produção Universitária - Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade, 2011.

3.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . COMPREENDENDO DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO. In: XXII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2010, Porto Alegre - rs. Livro de resumos/ XXII Salão de Iniciação científica, 2010.

4.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Alfabetização e Educação Ambiental:diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras. In: IX Mostra de Produção Universitária - FURG - A Universidade no universo da Cidade, 2010, Rio Grande - RS. IX Mostra de Produção Universitária - FURG, 2010.

5.
FIORAVANTE, A. P. G.; gonçalves . Educação Inicial e Continuada: Construindo Pontes Entre a Unuversudade e a Escola. In: XI Seminário de Extensão, VII Mostra da Produção Universitária, 2008, Rio Grande. VII Mostra de Produção Universitária. Rio Grande: Editora da FURG, 2008.

6.
FIORAVANTE, A. P. G.. As diferentes visões das crianças em um mesmo contexto. In: V Seminário de Práticas Educativas na Infância, 2008, Rio Grande - RS. V Seminário de Práticas Educativas na Infância, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
FIORAVANTE, A. P. G.. A escrita reflexiva na experiência de estágio docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FIORAVANTE, A. P. G.. Compondo o Ser Educador: um movimento crítico a partir da prática da escrita dialógica e Reflexiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Aprender: Percursos e Anúncios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GOMES, Vanise ; ZASSO, Silvana Maria Bellé ; FIORAVANTE, A. P. G. . Alfabeturas: Alfabetização, Leituras e Reescrituras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Compreendendo discursos sobre Alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Alfabetização e Educação Ambiental: Diálogos na compreensão dos discursos de professoras Alafbetizadoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Compreendendo Discursos Sobre Alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, M. A. P. ; FIORAVANTE, A. P. G. . Educação para a infância no CAIC: percepções e recortes de um ambiente escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FIORAVANTE, A. P. G.; GOMES, Vanise . Alfabeturas: Alfabetização, Leitura, e Escrita na Formação Inicial e Continuada de Professoras Alfabetizadoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FIORAVANTE, A. P. G.; CLARINDO, T. T. . VIII Educação Infantil em Debates: problematizando políticas... consolidando ações para Educação de Infância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FIORAVANTE, A. P. G.. As diferentes visões das crianças em um mesmo contexto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FIORAVANTE, A. P. G.. Currículo em EJA: Atividade Práticas para Alfabetização de Jovens e Adultos 2013 (Oficina).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIORAVANTE, A. P. G.; KAISER, S. . Trabalhando com o Livro Didático. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FIORAVANTE, A. P. G.; KAISER, S. ; BEHREND, D.M. ; CHAVES, L. . Formação Continuada de Educadores do Programa Brasil alfabetizado. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FIORAVANTE, A. P. G.; KAISER, S. . Currículo em EJA: Atividades práticas para alfabetização de Jovens e Adultos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ZASSO, Silvana Maria Bellé ; FIORAVANTE, A. P. G. . Fundamentos Metodológicos das Práticas de Alfabetização de Jovens e Adultos. 2010. (Oficina).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FIORAVANTE, A. P. G.. VII Mostra de Produção Universitária. 2013. Universidade federal do Rio grande - FURG.

2.
FIORAVANTE, A. P. G.. XI Mostra de Produção Universitária. 2012. Universidade federal do Rio grande - FURG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Movimentos de Reinvenção dos Círculos de Culturas Junto aos Educadores/as do Programa Brasil Alfabetizado. 2013. (Seminário).

2.
XII Mostra de Produção Universitária.Escrita Reflexiva na Formação Inicial de Professores: Vivencias no Curso de Pedagogia da FURG. 2013. (Outra).

3.
"Los Trayectos de Formación para la Enseñanza em Profesores Universitarios sin Formación Docente en sus Carreras de Grado". 2012. (Outra).

4.
I Colóquio Educação, Ciência e Ambiente. 2012. (Outra).

5.
XIV Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire.Compondo o Ser Educador: um movimento crítico a partir da prática da escrita dialógica e Reflexiva. 2012. (Outra).

6.
IX Educação Infantil em Debate. SEJA O QUE VOCÊ QUISER: A BARBIE E SUA REPRESENTAÇÃO CULTURAL. 2011. (Congresso).

7.
XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Aprender: Percursos e Anúncios. 2011. (Outra).

8.
28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Alfabeturas: Alfabetização, Leituras e Reescrituras. 2010. (Seminário).

9.
III Seminário Saberes e Fazeres na Formação de Professores.Educação para a infância no CAIC: percepções e recortes de um ambiente escolar. 2010. (Seminário).

10.
IX Mostra de Produção Universitária.Alfabetização e Educação Ambiental: Diálogos na compreensão dos discursos de professoras Alafbetizadoras. 2010. (Outra).

11.
XXII Salão de Iniciação Científica.Compreendendo discursos sobre Alfabetização. 2010. (Outra).

12.
Décimo Salão de Extensão.Alfabeturas: Alfabetização, Leitura e Escrita na Formação Inicial e Continuada de Professoras Alfabetizadoras. 2009. (Outra).

13.
SEMINÁRIO E MOSTRA SOBRE A CULTURA DO BRINCAR EM RIO GRANDE. 2009. (Seminário).

14.
VIII Seminário Educação Infantil em Debate: problematizando políticas... consolidando ações para Educação da Infância.Alfabetando, Alfabeturas. 2009. (Seminário).

15.
X Semana Acadêmica de Pedagogia - Que currículo? Que Pedagogia?. 2009. (Outra).

16.
II Congresso do CAIC - CONCAIC. 2008. (Congresso).

17.
II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação ambiental. 2008. (Congresso).

18.
IX Semana Acadêmica de Pedagogia - A educação gera conhecimento, o conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio pode mudar o planeta. 2008. (Outra).

19.
V Seminário de práticas Educativas na Infância.As diferentes visões das crianças em um mesmo contexto. 2008. (Seminário).

20.
XI Seminário de Extensão, VII Mostra de Produção Universitária.Educação Inicial e Continuada: Construindo pontes entre a Universidade e a Escola. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIORAVANTE, A. P. G.. V Seminário de Práticas Educativas na Infância. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 14:15:04