Gabriel Garmendia da Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6770358458457650
  • Última atualização do currículo em 15/07/2014


Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011) e mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGF-UFSM) (2013). Atualmente é doutorando (PhD Student) em Global Ethics no Centre for the Study of Global Ethics, Department of Philosophy, College of Arts and Law Graduate School, University of Birmingham (UK), sob orientação de Heather Widdows e Jeremy Williams. É tradutor autorizado do filósofo britânico David Pearce e colaborador da BLTC Research (Better Living Through Chemistry). Desenvolve pesquisas nas respectivas áreas: Ética, Ética Aplicada, Ética Animal, Ética Global, Ética da Guerra, Bioética, Transumanismo, Primatologia, Ativismo Social, Direito Animal, Filosofia do Direito, Filosofia da Psicologia, Filosofia da Tecnologia e Filosofia da Mente. Seus principais interesses acadêmico-científicos são: (A) as relações (morais/legais/culturais/econômicas) entre humanos e não-humanos; (B) o debate sobre a (ir)relevância das capacidades cognitivas de animais não-humanos para sua inclusão na comunidade moral; (C) os fundamentos éticos e as implicações em escala global do chamado ecoterrorismo; (D) a questão da não-violência como forma legítima de desobediência civil e ativismo social; (E) o problema moral do sofrimento e suas diferentes intepretações pelas teorias ético-utilitárias. Principais autores abordados: Gary L. Francione, Tom Regan, Peter Singer, Steven Best, David Pearce, Jeremy Bentham, Immanuel Kant. É membro da Society for Applied Philosophy e da University of Birmingham Animal Law & Ethics Society. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Garmendia da Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, G. G.

Endereço


Endereço Profissional
University of Birmingham, Centre For the Study of Global Ethics.
Department of Philosophy, European Research Institute (ERI Building), University of Birmingham, B15 2TT
Edgbaston
Birmingham, - Grã-Bretanha


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em PhD in Global Ethics.
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Título: Animal rights advocacy, eco-terrorism, and civil disobedience: A philosophical approach on the violence controversy in the light of Global Ethics,
Orientador: Heather Widdows.
Co-orientador: Jeremy Williams.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Direitos dos Animais; Ecoterrorismo; Ativismo; Violência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética / Especialidade: Ética Animal.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética Aplicada / Especialidade: Ética Global.
2011 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Animais como Pessoas: A Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ricardo Bins di Napoli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Gary L. Francione; Esquizofrenia Moral; Direitos dos Animais; Abordagem Abolicionista.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética / Especialidade: Ética Animal.
2007 - 2011
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Ricardo Bins di Napoli.
Bolsista do(a): Fundo de Incentivo à Pesquisa.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Cultura e Língua Inglesa Interchange 1A 3. (Carga horária: 48h).
Associacão Italiana de Santa Maria - AISM.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Cultura e Língua Inglesa Interchange 1A 4. (Carga horária: 48h).
Associacão Italiana de Santa Maria - AISM.
2011 - 2012
Extensão universitária em Curso de Língua e Cultura Italiana (I-II). (Carga horária: 128h).
Associacão Italiana de Santa Maria - AISM.


Atuação Profissional



University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doctoral Researcher
Outras informações
Bolsista de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES/University of Birmingham no Centre for the Study of Global Ethics, Department of Philosophy.


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante em Projeto de Extensão


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FIPE, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
O argumento fenomenológico na discussão dos dilemas morais

Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva analisar o argumento que assevera que todo dilema moral genuíno tem como implicação para o agente o surgimento de uma situação na qual ele deva tomar uma decisão que resulte em um erro moral inevitável. Neste sentido, o projeto também visa examinar os elementos normativos metaéticos das decisões morais presentes em tais situações dilemáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Ricardo Bins Di Napoli - Coordenador / Lauren de Lacerda Nunes - Integrante / Félix Flores Pinheiro - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Dilemas Morais

Descrição: O respectivo projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as diferentes posições assumidas por filósofos da tradição kantiana e da utilitarista acerca dos problemas lógico-conceituais e metaéticos dos conflitos morais. Para demonstrar o vínculo do assunto com a filosofia prática, também são abordadas questões éticas e bioéticas dilemáticas , como o suicídio, eutanásia, aborto e o problema moral da mentira. São estudadas principalmente as obras e artigos de Peter Singer, R. M. Hare, Thomas E. Hill, Alan Donagan, Christopher W. Gowans, bem como os textos célebres de Immanuel Kant..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Ricardo Bins Di Napoli - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundo de Incentivo à Pesquisa UFSM - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Retratos do Cotidiano: a reflexão ética e a fotografia

Descrição: O presente projeto caracteriza-se por ser uma proposta de extensão que busca também articular pesquisa e ensino, junto a uma Escola de Educação Básica no município de São Borja-RS. O objetivo principal deste projeto é trabalhar questões éticas clássicas e contemporâneas com alunos do Ensino Médio. Contudo, este trabalho será realizado considerando-se a tarefa do ensino da Filosofia, de acordo com estudo da UNESCO: auxiliar na autonomia e pensamento crítico dos alunos, guiando-os na construção de seus argumentos e posturas. É importante ressaltar que tal desafio é especialmente candente à ética, que através de suas questões é capaz de problematizar a tolerância, os valores, as relações interpessoais, entre outros temas que auxiliam nesta tarefa. Dessa forma, no intuito de intensificar a reflexão acerca do conteúdo trabalhado, será proposto aos alunos que façam o registro de seu cotidiano através de fotografias que apresentem conteúdo ético. As fotografias deverão ter relação com o conhecimento obtido nas discussões e nos textos trabalhados. Os alunos terão orientações básicas quanto a termos de concessão de imagem, e outros aspectos que envolvam conhecimentos em fotografia. Posteriormente, as imagens serão selecionadas e manipuladas conforme a necessidade, no laboratório de fotografia da UNIPAMPA São Borja sob a orientação do técnico em audiovisual. Por fim, será organizada pela docente proponente e pelos alunos envolvidos, uma exposição das fotografias selecionadas em articulação com as reflexões éticas. A exposição ocorrerá na Escola participante e no Campus da UNIPAMPA São Borja..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Ricardo Bins Di Napoli - Integrante / Lauren de Lacerda Nunes - Coordenador / Angela Quintalnilha Gomes - Integrante / Edson Romario Monteiro Paniagua - Integrante / Tatiane Rodrigues de Lima - Integrante / Sáryon Azevedo - Integrante / Evandro Ricardo Guindani - Integrante / Juliana Lima Moreira Rhoden - Integrante.
2011 - 2011
IV e V Mostras de Filmes da Filosofia UFSM

Descrição: O presente projeto de extensão objetiva valer-se da amplitude filosófica dos temas-chave de cada uma das edições da Mostra - respectivamente, identidade pessoal e ceticismo - para gerar um espaço de debate que englobe os diversos problemas discutidos na tradição filosófica. Nesse contexto em particular, a referente problematização teórica terá por base a análise das obras cinematográficas exibidas. Por sua vez, os objetivos secundários centram-se em promover a integração do corpo docente do Departamento de Filosofia da UFSM e do corpo discente da mesma, sobretudo os alunos calouros de 2011 de ambos os cursos, Licenciatura e Bacharelado, bem como, possibilitar aos acadêmicos, futuros licenciados e bacharéis, alternativas metodológicas nas etapas do ensino através da abordagem filosófica de filmes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Rogério Passos Severo - Coordenador.
Financiador(es): Fundo de Incentivo à Extensão Universitária UFSM - Bolsa.
2009 - 2010
Mostra de Filmes da Filosofia UFSM

Descrição: É possível se pensar toda a multiplicidade cultural, as várias nuances e facetas do pensamento contemporâneo, os incontáveis posicionamentos sobre diferentes assuntos independente da influência das conquistas da Filosofia? O presente projeto de extensão visa debater essa pergunta através de atividades que relacionem aspectos do pensamento filosófico com uma das artes que foi e continua sendo profundamente influenciada direta e indiretamente pela Filosofia: o cinema. A realização da Mostra de Filmes da Filosofia justifica-se como uma atividade que demonstre aos futuros licenciados alternativas metodológicas nas etapas do ensino. A apresentação de exemplos da arte pode ser largamente utilizada como estratégia de envolvimento dos estudantes em determinados temas da Filosofia, bem como uma ferramenta do processo de abstração necessária na prática do filosofar. A exibição de filmes pode cumprir efetivamente essa tarefa sensibilizadora (condicionante) ao promover o debate e o questionamento de certos temas através de uma interpretação crítica e criteriosa das respectivas obras. Além de ser uma ferramenta útil ao ensino, a exibição de vídeos também serve para aproximar as pessoas do cinema e da linguagem cinematográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Frank Thomas Sautter - Coordenador / Marcela da Silva Sokolovicz - Integrante.
Financiador(es): Fundo de Incentivo à Extensão Universitária UFSM - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - Atual
Perspectives on Nonhuman Bodies: Regulating and Contemplating the Vulnerable

Descrição: O presente projeto trata da organização do workshop acadêmico interdisciplinar intitulado "Perspectives on Nonhuman Bodies: Regulating and Contemplating the Vulnerable" a ser realizado na University of Birmingham em 2014. O workshop em questão tem como tema central a questão dos animais não-humanos enquanto seres vulneráveis. Atualmente, nós vivemos em uma sociedade que pode ser descrita como moralmente esquizofrênica. Por um lado, nós comumente formamos profundos laços com os membros de outras espécies (em especial, nossos companheiros não-humanos). Isso pode ser evidenciado de distintas formas - e.g., representações visuais, escritos pessoais, campanhas políticas ou jurídicas com o intuito de criar novas legislações de proteção aos não-humanos, etc. Por outro lado, nós igualmente conduzimos incontáveis experimentos biomédicos dolorosos e matamos bilhões de animais não-humanos todos os anos. Com isso em vista, o evento a ser organizado tem como objetivo reunir pesquisadores (das mais diversas áreas) do College of Arts and Law (CAL) da University of Birmingham para discutir a relevância da vulnerabilidade não-humana, bem como sobre o que ela poderia vir a nos dizer acerca da nossa própria moralidade e humanidade. O presente projeto conta com o apoio financeiro do CAL/UoB..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Gabriel Garmendia da Trindade - Integrante / Natalie Harney - Integrante / Samantha Schnobel - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Pensata Animal


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Pensata Animal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Bioética.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética Aplicada/Especialidade: Ética Animal.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética Aplicada/Especialidade: Ética Global.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal/Especialidade: Primatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
TRINDADE, Gabriel Garmendia da  Data: 03/05/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TRINDADE, G. G.2013TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . H. J. S Gordilho: Abolicionismo Animal. Reflexões Revista de Filosofia (GEPEDE), v. 2, p. 113-124, 2013.

2.
NUNES, L. L.2013NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Princípios de ética biomédica: A abordagem principialista de Beauchamp e Childress e a resolução de conflitos morais. Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online), v. 10, p. 55-66, 2013.

3.
CUNHA, L. C.2013CUNHA, L. C. ; TRINDADE, G. G. . Por que os danos naturais deveriam ser considerados como de igual importância moral?. Synesis (on line), v. 5, p. 32-53, 2013.

4.
TRINDADE, G. G.2013TRINDADE, G. G. . L. Denis. Educação vegana: Tópicos de direitos animais no Ensino Médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 21, p. 185-192, 2013.

5.
CARDOSO, W. M.2013CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Por que os animais não são efetivamente protegidos: estudo sobre o antropocentrismo vigente a partir de um julgado emblemático. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 8, p. 1-15, 2013.

6.
TRINDADE, G. G.2013TRINDADE, G. G. ; MARIN, A. P. F. . Marc Bekoff & Jessica Pierce: Chapter 4. Empathy: Mice in the Sink. Wild Justice: The Moral Lives of Animals. Revista seara Filosófica (Online), v. 7, p. 87-91, 2013.

7.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Tom Regan: Jaulas Vazias: Encarando o desafio dos direitos dos animais. Fundamento: revista de filosofia, v. 1, p. 1-7, 2012.

8.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Tom Regan: Animal rights, human wrongs: An introduction to moral philosophy. Revista Litterarius (Santa Maria), v. 11, p. 148-157, 2012.

9.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . I. O. Silva. Biodireito, Bioética e Patrimônio Genético Brasileiro. Revista Redbioetica/UNESCO, v. 5, p. 114-115, 2012.

10.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Gary L. Francione: Introduction to Animal Rights: Your child or the dog?. Revista Filosofia do Direito e Intersubjetividade, v. 3, p. 1-15, 2012.

11.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . O dilema do bote salva-vidas: As objeções de Gary L. Francione e os limites da teoria moral reganiana em defesa dos animais. Thaumazein (Santa Maria), v. V, p. 109-120, 2012.

12.
CARDOSO, W. M.2012CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Crítica de Tom Regan ao contratualismo de John Rawls: De deveres indiretos ao reconhecimento de direitos morais aos animais. Thaumazein (Santa Maria), v. V, p. 97-108, 2012.

13.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Mylan Engel Jr., Kathie Jenni: The philosophy of animal rights: A brief introduction for students and teachers. Peri, v. 3, p. 79-85, 2012.

14.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . S. Andrade (Org). Visão Abolicionista: Ética e Direitos Animais. Revista Exagium, v. 10, p. 171-174, 2012.

15.
NUNES, L. L.2012NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . John Searle: Liberdade e Neurobiologia. Reflexões sobre o livre-arbítrio, a linguagem e o poder político. Redescrições, v. 1, p. 102-112, 2012.

16.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Sam Harris: Lying. Revista seara Filosófica (Online), v. 5, p. 77-81, 2012.

17.
TRINDADE, G. G.2012TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . David DeGrazia: Animal Rights. A very short introduction. INTERthesis (Florianópolis), v. 9, p. 275-281, 2012.

18.
CARDOSO, W. M.2012CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Experimentação animal: A discussão apresentada em nível ético e científico a partir dos posicionamentos filosóficos de Cora Diamond, Peter Singer e Tom Regan. Revista Litterarius (Santa Maria), v. 11, p. 1-15, 2012.

19.
NUNES, L. L.2012NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . A concepção do valor: Uma análise acerca da objetividade dos valores proposta por P. Grice. Discusiones Filosoficas, v. 21, p. 105-118, 2012.

20.
TRINDADE, G. G.2011TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Gary L. Francione: Animals as Persons: Essays on the abolition of animal exploitation. Ítaca (UFRJ), v. 17, p. 248-251, 2011.

21.
TRINDADE, G. G.2011TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . A questão do status moral e legal dos animais não-humanos sob o prisma da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. Thaumazein (Santa Maria), v. IV, p. 58-72, 2011.

22.
TRINDADE, G. G.2011TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . D.S. Gonçalves: O Panóptico de Jeremy Bentham: Por uma leitura utilitarista. Ítaca (UFRJ), v. 18, p. 244-247, 2011.

23.
TRINDADE, G. G.2011TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Gary L. Francione , Robert Garner: The Animal Rights Debate: Abolition or Regulation?. Intuitio (Porto Alegre), v. 4, p. 248-252, 2011.

24.
NUNES, L. L.2011NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Conflitos morais insolúveis e sistemas racionalistas: Uma abordagem sobre consistência moral. Princípios (UFRN. Impresso), v. 18, p. 85-101, 2011.

25.
TRINDADE, G. G.2011TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . T. Tadeu: O Panóptico/Jeremy Bentham. Problemata - Revista Internacional de Filosofia, v. 2, p. 341-347, 2011.

26.
TRINDADE, G. G.2010TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Os conflitos ético-ambientais sob as perspectivas utilitaristas de P. Singer e R. M. Hare. Pensata Animal, v. 35, p. 1-8, 2010.

27.
NUNES, L. L.2010NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Os deveres prima facie e os dilemas morais solúveis e insolúveis. Revista Litterarius (Santa Maria), v. 9, p. 99-108, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRINDADE, G. G. . Animais como Pessoas: A Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 312p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRINDADE, G. G. ; CUNHA, L. C. . Poderia a panfletagem ser considerada uma estratégia educacional eficaz na divulgação pública do veganismo? Efeitos e consequências práticas. In: Leon Denis. (Org.). Educação & direitos animais. 1ed.São Paulo: LibraTrês, 2014, v. , p. 103-117.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRINDADE, G. G. . 'No More Cruelty!': An overview of the new welfarist protests in Brazil. The Abolitionist: Animal Rights Magazine, 25 mar. 2013.

2.
TRINDADE, G. G. . 'Crueldade Nunca Mais': Um panorama dos protestos bemestaristas no Brasil. The Abolitionist: Animal Rights Magazine, 25 mar. 2013.

3.
TRINDADE, G. G. . Cães cobaias. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 14 maio 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Especismo, interesses e igualdade: A polêmica sobre os direitos dos animais em 'Eating Meat and Eating People' de Cora Diamond. In: IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação (SENAFE) - Interatividade, singularidade e mundo comum, 2012, Santa Maria. Anais do IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2012. p. 1-9.

2.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As implicações filosóficas dos estudos primatológicos contemporâneos: Uma problematização. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

3.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . A necessidade de revisão dos status moral e jurídico dos animais não-humanos para sua efetiva proteção legal. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

4.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . A questão dos deveres indiretos para com os animais não-humanos segundo a filosofia moral kantiana. In: VII Simpósio Internacional Principia: A Filosofia de Nelson Goodman, 2011, Florianópolis. Anais do VII Simpósio Internacional Principia (Rumos da Epistemologia). Florianópolis: NEL/UFSC, 2011. v. 11. p. 221-231.

5.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. . A rejeição do instrumentalismo animal: Uma discussão a partir da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione e do Protecionismo Animal de Robert Garner. In: II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade, 2011, Pelotas. Anais do II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, 2011.

6.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Consciência Animal: Argumentação de Tom Regan para atribuição de vida inteligente aos animais não-humanos. In: II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade, 2011, Pelotas. Anais do II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, 2011.

7.
NUNES, L. L. ; CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Conflitos morais e uma crítica ao realismo moral. In: II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade, 2011, Pelotas. Anais do II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, 2011.

8.
TRINDADE, G. G. . Especismo e Esquizofrenia Moral: uma análise conceitual crítico-comparativa das abordagens éticas de Richard D. Ryder e Gary L. Francione. In: VIII Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS - Ética e Filosofia Política, 2011, Porto Alegre. Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, 2011. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As concepções de direito inato e direito básico sob as perspectivas ético-filosóficas de Immanuel Kant e Gary L. Francione. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

2.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . A noção de sujeitos-de-uma-vida de Tom Regan e o reconhecimento de direitos aos animais não-humanos. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

3.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Primatas superiores e linguagem de sinais: A relevância das pesquisas etológicas contemporâneas para a Filosofia Dois estudos de caso: Koko e Washoe. In: XXVI Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI), 2011, Santa Maria. Anais da 26ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2011.

4.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. ; PINHEIRO, F. F. . Ética ambiental e conflitos morais: A resolução utilitarista de P. Singer e R. M. Hare. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (I CICPG - Sul Brasil), 2010, Florianópolis. Livro de Resumos CICPG, 2010.

5.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Uma crítica à Teoria das Mentes Similares: A Abordagem Abolicionista de G. Francione. In: IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Sociedade Pós-Moderna: Luzes e Sombras, 2010, Santa Maria. Caderno de Resumos da IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2010. p. 32-34.

6.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . As críticas de C. Gowans ao utilitarismo do ato acerca dos conflitos morais e uma possível resposta benthamita. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2010, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, G. G. . As críticas de Gary L. Francione à teoria dos direitos animais de Tom Regan. In: V International Colloquium on Ethics and Applied Ethics: Moral Sentiments, 2012, Santa Maria. Caderno de Resumos Nº1 do V Colóquio Internacional de Ética e Ética Aplicada, 2012. v. 1. p. 23-24.

2.
TRINDADE, G. G. . Institutionalized animal exploitation and violent direct action: Contemporary global issues. In: IV Colóquio Internacional de Metafísica - Natureza e Metafisica, 2012, Natal. Caderno de Resumos do IV Colóquio Internacional de Metafísica. Natal, 2012. p. 24-25.

3.
TRINDADE, G. G. . Animais como pessoas: Uma discussão a partir do Utilitarismo Preferencial de Peter Singer e da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba. Anais de Resumos do XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012. v. 1. p. 291-292.

4.
TRINDADE, G. G. . Carnismo: A psicologia da exploração animal, segundo Melanie Joy. In: XI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - A Filosofia e os Horizontes do Conhecimento Humano, 2012, Santa Maria. Anais da XI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2012.

5.
TRINDADE, G. G. . O direito negativo pré-legal básico de não ser tratado como propriedade: Corolário do princípio da igual consideração de interesses semelhantes. In: III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2012, Santa Maria. Caderno de Resumos da III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2012. p. 15-15.

6.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . A questão dos deveres indiretos para com os animais não-humanos segundo a filosofia moral kantiana. In: VII Simpósio Internacional Principia: A Filosofia de Nelson Goodman, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos do VII Simpósio Internacional Principia. Florianópolis: Lagoa Editora, 2011. p. 102-104.

7.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Kant e o caso dos deveres indiretos para com os animais: Releituras contemporâneas. In: Simpósio Internacional de Filosofia - Ética e Meta-Ética: Lei moral, reino dos fins e o sumo bem no mundo, 2011, Santa Maria. Caderno de Resumos do Simpósio Internacional de Filosofia - Ética e Meta-Ética, 2011. p. 18-19.

8.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. . A proposta ético-deontológica de Gary L. Francione em defesa dos animais não-humanos: Comentários crítico-propedêuticos. In: I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011, Porto Alegre. Lista de resumos do I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011.

9.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Conflitos morais e consistência moral. In: I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011, Porto Alegre. Lista de resumos do I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011.

10.
CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . A noção de sujeitos-de-uma-vida de Tom Regan e a teoria incidental dos direitos dos animais. In: I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011, Porto Alegre. Lista de resumos do I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS, 2011.

11.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Consistência ética e a crítica realizada ao realismo moral por Bernard Williams. In: XIV Colóquio de Filosofia da Unisinos - Objetivo e Subjetivo: Novas tendências em epistemologia e filosofia da moral, 2011, São Leopoldo. Caderno de resumos do XIV Colóquio de Filosofia da Unisinos - Objetivo e Subjetivo, 2011.

12.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As noções de especismo e esquizofrenia moral em foco: Um olhar crítico-filosófico de acordo com o pensamento de Gary L. Francione e Richard Ryder. In: X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Ética e Filosofia Política, 2011. Anais da X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2011.

13.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . A teoria moral de Tom Regan acerca dos direitos dos animais não-humanos: Uma análise a partir da noção de sujeitos-de-uma-vida. In: X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Ética e Filosofia Política, 2011, Santa Maria. Anais da X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2011.

14.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Projeto Chantek: Considerações sobre as habilidades linguístico-cognitivas de um orangotango. In: III Simpósio de Biodiversidade - Filosofia da Ciência e a Prática Científica, 2011, Santa Maria. Anais do III Simpósio de Biodiversidade, 2011. p. 233-234.

15.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Projeto Koko: Gorilas e o ensino-aprendizagem de uma língua de sinais de modalidade gestual-visual. In: III Simpósio de Biodiversidade - Filosofia da Ciência e a Prática Científica, 2011, Santa Maria. Anais do III Simpósio de Biodiversidade, 2011. p. 234-235.

16.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. ; CARDOSO, W. M. . Asilo político e refugiados econômicos: Dilemas ético-globais de acordo com Peter Singer. In: I Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciência Política da Unipampa - Buscando o Sul, 2011, São Borja. Anais do I Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciência Política da Unipampa - Buscando o Sul, 2011.

17.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Os conflitos morais à luz da perspectiva utilitarista. In: VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Filosofia da História e Historicidade, 2010, Santa Maria. Anais da VIII - Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2010.

18.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Os deveres prima facie e os dilemas morais solúveis e insolúveis. In: VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Filosofia da História e Historicidade, 2010, Santa Maria. Anais da VIII - Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2010.

19.
TRINDADE, G. G. . Singularidades Tecnológicas e o Imperativo Hedonista: Reflexões sobre as novas tecnologias e o sofrimento global. In: XI Simpósio Internacional IHU: O (Des)Governo Biopolítico da Vida Humana, 2010, São Leopoldo. Simpósio Internacional IHU, 2010. p. 436-437.

20.
TRINDADE, G. G. . As objeções de C. Gowans ao utilitarismo do ato em relação aos dilemas morais. In: XXV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI), 2010, Santa Maria. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010.

21.
SOKOLOVICZ, M. S. ; TRINDADE, G. G. . II Mostra de Filmes da Filosofia - Incomunicabilidade e Solidão. In: XXV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI), 2010, Santa Maria. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010.

22.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Utilitarismo e os conflitos ético-ambientais: Uma problematização. In: II Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais - Iniciação Científica, 2010, Santa Maria. Anais da II Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais - Iniciação Científica, 2010.

23.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Alguns aspectos do pensamento de Peter Singer sobre uma Ética Ambiental e sua crítica à Teoria de Gaia. In: VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - (Im) Possibilidades da relação razão, ciência e fé, 2009, Santa Maria. Anais da VII - Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, 2009.

24.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Dilemas Morais: Uma Revisão Bibliográfica. In: XXIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI), 2009, Santa Maria. Anais da 24ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
TRINDADE, G. G. ; MARIN, A. P. F. . Peter Singer. Chapter 11: Civil disobedience, violence and terrorism. Practical Ethics (Third Edition).. Intuitio (Porto Alegre), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, G. G. . As críticas de Gary L. Francione à teoria dos direitos animais de Tom Regan. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Especismo, interesses e igualdade: A polêmica sobre os direitos dos animais em 'Eating Meat and Eating People' de Cora Diamond. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TRINDADE, G. G. . Institutionalized animal exploitation and violent direct action: Contemporary global issues. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRINDADE, G. G. . Animais como pessoas: Uma discussão a partir do Utilitarismo Preferencial de Peter Singer e da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRINDADE, G. G. . Carnismo: A psicologia da exploração animal, segundo Melanie Joy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TRINDADE, G. G. . O direito negativo pré-legal básico de não ser tratado como propriedade: Corolário do princípio da igual consideração de interesses semelhantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TRINDADE, G. G. ; CUNHA, L. C. . Panfletagem como estratégia educacional de divulgação pública do veganismo: Impactos e implicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CUNHA, L. C. ; TRINDADE, G. G. . Tirando a conclusão correta pelas razões erradas: Ineficácia, contraproducência e especismo em panfletos e banners virtuais - Uma problematização.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Por que os animais não são efetivamente protegidos: Estudo sobre o antropocentrismo vigente a partir de um julgado emblemático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
TRINDADE, G. G. ; REIS COSTA, V. H. dos . Possibilitando a extensão do estatuto de pessoa aos animais não humanos: O direito básico de não ser tratado como propriedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
REIS COSTA, V. H. dos ; TRINDADE, G. G. . Contribuições fenomenológicas à noção de esquizofrenia moral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . A questão dos deveres indiretos para com os animais não-humanos segundo a filosofia moral kantiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As implicações filosóficas dos estudos primatológicos contemporâneos: Uma problematização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As concepções de direito inato e direito básico sob as perspectivas ético-filosóficas de Immanuel Kant e Gary L. Francione. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. . A proposta ético-deontológica de Gary L. Francione em defesa dos animais não-humanos: Comentários crítico-propedêuticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Conflitos morais e consistência moral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . A noção de sujeitos-de-uma-vida de Tom Regan e a teoria incidental dos direitos dos animais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Consistência ética e a crítica realizada ao realismo moral por Bernard Williams. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Primatas superiores e linguagem de sinais: A relevância das pesquisas etológicas contemporâneas para a Filosofia Dois estudos de caso: Koko e Washoe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . As noções de especismo e esquizofrenia moral em foco: Um olhar crítico-filosófico de acordo com o pensamento de Gary L. Francione e Richard Ryder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . A teoria moral de Tom Regan acerca dos direitos dos animais não-humanos: uma análise a partir da noção de sujeitos-de-uma-vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Projeto Chantek: Considerações sobre as habilidades linguístico-cognitivas de um orangotango. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. . Projeto Koko: Gorilas e o ensino-aprendizagem de uma língua de sinais de modalidade gestual-visual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. ; CARDOSO, W. M. . Asilo político e refugiados econômicos: Dilemas ético-globais de acordo com Peter Singer. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
TRINDADE, G. G. . A quebra do paradigma antropocêntrico: Um exame crítico-confrontativo do Protecionismo Animal de Robert Garner e da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TRINDADE, G. G. . Especismo e esquizofrenia moral: Uma análise conceitual crítico-comparativa das abordagens éticas de Richard D. Ryder e Gary L. Francione. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
TRINDADE, G. G. ; CARDOSO, W. M. ; NUNES, L. L. . A rejeição do instrumentalismo animal: Uma discussão a partir da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione e do Protecionismo Animal de Robert Garner. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Consciência Animal: Argumentação de Tom Regan para atribuição de vida inteligente aos animais não-humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
NUNES, L. L. ; CARDOSO, W. M. ; TRINDADE, G. G. . Conflitos morais e uma crítica ao realismo moral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Os conflitos morais à luz da perspectiva utilitarista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . Os deveres prima facie e os dilemas morais solúveis e insolúveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
TRINDADE, G. G. . Singularidades Tecnológicas e o Imperativo Hedonista: Reflexões sobre as novas tecnologias e o sofrimento global. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. ; PINHEIRO, F. F. . Ética ambiental e conflitos morais: A resolução utilitarista de P. Singer e R. M. Hare. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
TRINDADE, G. G. . O problema dos "animais como propriedade" e a questão das "mentes similares": As falhas de Earthlings [2005] Uma interpretação abolicionista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Uma crítica à Teoria das Mentes Similares: A Abordagem Abolicionista de G. Francione. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . As críticas de C. Gowans ao utilitarismo do ato acerca dos conflitos morais e uma possível resposta benthamita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
TRINDADE, G. G. . As objeções de C. Gowans ao utilitarismo do ato em relação aos dilemas morais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SOKOLOVICZ, M. S. ; TRINDADE, G. G. . II Mostra de Filmes da Filosofia - Incomunicabilidade e Solidão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
NUNES, L. L. ; TRINDADE, G. G. . O problema moral do aborto: Uma abordagem kantiana de acordo com R. M. Hare. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TRINDADE, G. G. . Metodologias experienciadas no estágio de filosofia no ensino médio (Mesa redonda). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Utilitarismo e os conflitos ético-ambientais: Uma problematização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Alguns aspectos do pensamento de Peter Singer sobre uma Ética Ambiental e sua crítica à Teoria de Gaia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Dilemas Morais: Uma Revisão Bibliográfica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . O conceito de "pessoa" e o problema moral do aborto: Uma discussão entre Peter Singer e R. M. Hare. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TRINDADE, G. G. ; MARIN, A. P. F. . Antinatalismo, 2014. (Tradução/Artigo).

2.
TRINDADE, G. G. ; MARIN, A. P. F. . Estaria a humanidade acelerando em direção... Ao apocalipse? Ou à utopia? Entrevista com David Pearce, 2013. (Tradução/Outra).

3.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . A vida distante do norte: Uma perspectiva teórico-informativa sobre o paraíso, 2012. (Tradução/Artigo).

4.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Anestesia contemporânea e anestésicos, 2012. (Tradução/Artigo).

5.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Um mundo sem sofrimento? Entrevista com David Pearce (Janeiro de 2011), 2011. (Tradução/Outra).

6.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . As cinco razões pelas quais o transumanismo é capaz de eliminar o sofrimento, 2011. (Tradução/Artigo).

7.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . O Fim do Sofrimento?, 2011. (Tradução/Artigo).

8.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . O budismo e a conquista do sofrimento, 2011. (Tradução/Artigo).

9.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. ; SEVERO, R. P. . Kant e os fundamentos das ciências humanas. Santa Maria: Studia Kantiana, 2011. (Tradução/Artigo).

10.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Singularidades tecnológicas, explosões de inteligências e o futuro da senciência biológica, 2011. (Tradução/Artigo).

11.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Em busca do Big Bang: O que é Crack/Cocaína?, 2011. (Tradução/Artigo).

12.
TRINDADE, G. G. ; NUNES, L. L. . Bioética Utilitarista. Santa Maria: Revista Litterarius, 2011. (Tradução/Artigo).

13.
TRINDADE, G. G. . Ética Quântica? Sofrimento no Multiverso. Santa Maria: Thaumazein, 2010. (Tradução/Artigo).

14.
TRINDADE, G. G. . O Argumento da Alfinetada, 2010. (Tradução/Artigo).

15.
TRINDADE, G. G. . Felicidade, hipermotivação e o sentido da vida, 2010. (Tradução/Artigo).

16.
TRINDADE, G. G. . Ecstasy e Honestidade, 2010. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRINDADE, G. G. . Coordenação de Sessão (Direitos dos Animais) no V International Colloquium on Ethics and Applied Ethics. 2012. (Coordenação de Sessão).

2.
TRINDADE, G. G. . Coordenação de Sessão (Ética e Bioética) no XV Encontro Nacional da ANPOF. 2012. (Coordenação de Sessão).

3.
TRINDADE, G. G. . Coordenação de Sessão (Ética) no VII Simpósio Internacional Principia. 2011. (Coordenação de Sessão).

4.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Relatório Parcial FIPE Sênior 2009. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Relatório Final FIPE Sênior 2009. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Relatório Parcial FIPE Sênior 2010. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
TRINDADE, G. G. ; NAPOLI, R. B. . Relatório Final FIPE Sênior 2010. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dog, Owners & Responsability: Law in the Doghouse?. 2014. (Seminário).

2.
Emergencies and Affected Peoples: Philosophy, Policy and Practice. 2014. (Seminário).

3.
Animals and Justice, and Animals and Democracy (Conferência apresentada por Robert Garner). 2014. (Outra).

4.
Illegal Animal Liberation and Duty to Rescue (Conferência apresentada por Steve Cooke). 2014. (Outra).

5.
The Comparative Badness for Animals of Suffering and Death (Conferência apresentada por Jeff McMahan). 2014. (Outra).

6.
Effective Altruism, A New Movement Emerges (Conferência apresentada por Peter Singer). 2014. (Outra).

7.
The Morality of Private War: The Challenge of Private Military and Security Companies (Conferência apresentada por James Pattison). 2013. (Outra).

8.
III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais: Desenvolvimento Ético e Combate à Fome. Panfletagem como estratégia educacional de divulgação pública do veganismo: Impactos e implicações. 2012. (Congresso).

9.
III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais: Desenvolvimento Ético e Combate à Fome. Tirando a conclusão correta pelas razões erradas: Ineficácia, contraproducência e especismo em panfletos e banners virtuais - Uma problematização.. 2012. (Congresso).

10.
III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais: Desenvolvimento Ético e Combate à Fome. Por que os animais não são efetivamente protegidos: Estudo sobre o antropocentrismo vigente a partir de um julgado emblemático. 2012. (Congresso).

11.
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação (SENAFE) - Interatividade, singularidade e mundo comum.Especismo, interesses e igualdade: A polêmica sobre os direitos dos animais em "Eating Meat and Eating People" de Cora Diamond. 2012. (Seminário).

12.
XV Encontro Nacional da ANPOF.Animais como pessoas: Uma discussão a partir do Utilitarismo Preferencial de Peter Singer e da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. 2012. (Encontro).

13.
V International Colloquium on Ethics and Applied Ethics: Moral Sentiments.As críticas de Gary L. Francione à teoria dos direitos animais de Tom Regan. 2012. (Outra).

14.
IV Colóquio Internacional de Metafísica - Natureza e Metafisica.Institutionalized animal exploitation and violent direct action: Contemporary global issues. 2012. (Outra).

15.
XI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - A Filosofia e os Horizontes do Conhecimento Humano.Carnismo: A psicologia da exploração animal, segundo Melanie Joy. 2012. (Outra).

16.
Minicurso: Thought and Language in Humans and Animals. 2012. (Outra).

17.
III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM.O direito negativo pré-legal básico de não ser tratado como propriedade: Corolário do princípio da igual consideração de interesses semelhantes. 2012. (Outra).

18.
VII Fórum de Direito Ambiental: Bioética e Direito dos Animais e V Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais.Possibilitando a extensão do estatuto de pessoa aos animais não humanos: O direito básico de não ser tratado como propriedade. 2012. (Outra).

19.
VII Fórum de Direito Ambiental: Bioética e Direito dos Animais e V Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais.Contribuições fenomenológicas à noção de esquizofrenia moral. 2012. (Outra).

20.
II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade. A rejeição do instrumentalismo animal: Uma discussão a partir da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione e do Protecionismo Animal de Robert Garner. 2011. (Congresso).

21.
II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade. Consciência Animal: Argumentação de Tom Regan para atribuição de vida inteligente aos animais não-humanos. 2011. (Congresso).

22.
II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política - Ação, justificação e legitimidade. Conflitos morais e uma crítica ao realismo moral. 2011. (Congresso).

23.
I Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciência Política da Unipampa - Buscando o Sul.Asilo político e refugiados econômicos: Dilemas ético-globais de acordo com Peter Singer. 2011. (Seminário).

24.
VII Simpósio Internacional Principia: A Filosofia de Nelson Goodman.A questão dos deveres indiretos para com os animais não-humanos segundo a filosofia moral kantiana. 2011. (Simpósio).

25.
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).As implicações filosóficas dos estudos primatológicos contemporâneos: Uma problematização. 2011. (Simpósio).

26.
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).As concepções de direito inato e direito básico sob as perspectivas ético-filosóficas de Immanuel Kant e Gary L. Francione. 2011. (Simpósio).

27.
III Simpósio de Biodiversidade - Filosofia da Ciência e a Prática Científica.Projeto Chantek: Considerações sobre as habilidades linguístico-cognitivas de um orangotango. 2011. (Simpósio).

28.
III Simpósio de Biodiversidade - Filosofia da Ciência e a Prática Científica.Projeto Koko: Gorilas e o ensino-aprendizagem de uma língua de sinais de modalidade gestual-visual. 2011. (Simpósio).

29.
I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS.A proposta ético-deontológica de Gary L. Francione em defesa dos animais não-humanos: Comentários crítico-propedêuticos. 2011. (Encontro).

30.
I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS.Conflitos morais e consistência moral. 2011. (Encontro).

31.
I Encontro de Pesquisa em Filosofia PPGFIL UFRGS.A noção de sujeitos-de-uma-vida de Tom Regan e a teoria incidental dos direitos dos animais. 2011. (Encontro).

32.
II International Colloquium on Ethics and Applied Ethics: Moral Naturalism and Animal Rights. 2011. (Outra).

33.
XIV Colóquio de Filosofia Unisinos - Objetivo e Subjetivo: Novas tendências em epistemologia e filosofia da moral.Consistência ética e a crítica realizada ao realismo moral por Bernard Williams. 2011. (Outra).

34.
XXVI Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI).Primatas superiores e linguagem de sinais: A relevância das pesquisas etológicas contemporâneas para a Filosofia Dois estudos de caso: Koko e Washoe. 2011. (Outra).

35.
X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Ética e Filosofia Política.As noções de especismo e esquizofrenia moral em foco: Um olhar crítico-filosófico de acordo com o pensamento de Gary L. Francione e Richard Ryder. 2011. (Outra).

36.
X Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Ética e Filosofia Política.A teoria moral de Tom Regan acerca dos direitos dos animais não-humanos: uma análise a partir da noção de sujeitos-de-uma-vida. 2011. (Outra).

37.
VIII Semana Acadêmica da Filosofia UFSM - Vieses Contemporâneos.A quebra do paradigma antropocêntrico: Um exame crítico-confrontativo do Protecionismo Animal de Robert Garner e da Abordagem Abolicionista de Gary L. Francione. 2011. (Outra).

38.
VIII Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS - Ética e Filosofia Política.Especismo e esquizofrenia moral: Uma análise conceitual crítico-comparativa das abordagens éticas de Richard D. Ryder e Gary L. Francione. 2011. (Outra).

39.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (I CICPG - Sul Brasil). Ética ambiental e conflitos morais: A resolução utilitarista de P. Singer e R. M. Hare. 2010. (Congresso).

40.
V Seminário Filosofia na Escola.Metodologias experienciadas no estágio de filosofia no ensino médio (Mesa redonda). 2010. (Seminário).

41.
XI Simpósio Internacional IHU: O (Des)Governo Biopolítico da Vida Humana.Singularidades Tecnológicas e o Imperativo Hedonista: Reflexões sobre as novas tecnologias e o sofrimento global. 2010. (Simpósio).

42.
XI Simpósio Internacional IHU: O (Des)Governo Biopolítico da Vida Humana. 2010. (Simpósio).

43.
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).As críticas de C. Gowans ao utilitarismo do ato acerca dos conflitos morais e uma possível resposta benthamita. 2010. (Simpósio).

44.
VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Filosofia da História e Historicidade.Os conflitos morais à luz da perspectiva utilitarista. 2010. (Outra).

45.
VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Filosofia da História e Historicidade.Os deveres prima facie e os dilemas morais solúveis e insolúveis. 2010. (Outra).

46.
II Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Incomunicabilidade e Solidão. 2010. (Outra).

47.
III Colóquio de Ética e Ética Aplicada: Evolução e Transumanismo. 2010. (Outra).

48.
III Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Descaminhos da Interrelacionalidade.O problema dos "animais como propriedade" e a questão das "mentes similares": As falhas de Earthlings [2005] Uma interpretação abolicionista. 2010. (Outra).

49.
IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Sociedade Pós-Moderna: Luzes e Sombras.Uma crítica à Teoria das Mentes Similares: A Abordagem Abolicionista de G. Francione. 2010. (Outra).

50.
XXV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI).As objeções de C. Gowans ao utilitarismo do ato em relação aos dilemas morais. 2010. (Outra).

51.
XXV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI).II Mostra de Filmes da Filosofia - Incomunicabilidade e Solidão. 2010. (Outra).

52.
VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM - Humanismo X Naturalismo.O problema moral do aborto: Uma abordagem kantiana de acordo com R. M. Hare. 2010. (Outra).

53.
II Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais - Iniciação Científica.Utilitarismo e os conflitos ético-ambientais: Uma problematização. 2010. (Outra).

54.
IX Congresso Internacional de Educação Popular. 2009. (Congresso).

55.
Filosofia e Práticas Curriculares. 2009. (Seminário).

56.
XVIII Seminário Internacional de Educação Popular. 2009. (Seminário).

57.
III Seminário Nacional de Filosofia e Educação (SENAFE) - Confluências. 2009. (Seminário).

58.
IV Seminário de Filosofia na Escola. 2009. (Seminário).

59.
IX Simpósio Internacional IHU: Ecos de Darwin. 2009. (Simpósio).

60.
X Simpósio Internacional IHU: Narrar Deus Numa Sociedade Pós-Metafísica. Possibilidades e Impossibilidades. 2009. (Simpósio).

61.
Simpósio Comemorativo aos 10 Anos do Curso de Psicologia da UNIFRA. 2009. (Simpósio).

62.
XXI Ciclo de Cinema Histórico: Mulheres à Beira de Uma Sessão de Cinema. 2009. (Outra).

63.
XXII Ciclo de Cinema Histórico: Crenças, Fé e Obsessões Religiosas. 2009. (Outra).

64.
II Interfaces no Fazer Psicológico. 2009. (Outra).

65.
I Ciclo de Cinema da FACOS - Pelas Ruas da Cidade. 2009. (Outra).

66.
Antropologia e Cinema III: "Entre Homens e Guerras". 2009. (Outra).

67.
XXIII Ciclo de Cinema Histórico: Sessões "D" Segunda Guerra. 2009. (Outra).

68.
Curso: "Questões Metaéticas". 2009. (Outra).

69.
VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - (Im) Possibilidades da relação razão, ciência e fé.Alguns aspectos do pensamento de Peter Singer sobre uma Ética Ambiental e sua crítica à Teoria de Gaia. 2009. (Outra).

70.
XXIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI).Dilemas Morais: Uma Revisão Bibliográfica. 2009. (Outra).

71.
VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - (Im) Possibilidades da relação razão, ciência e fé. 2009. (Outra).

72.
VI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM - Empirismo X Racionalismo. 2009. (Outra).

73.
VI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM - Empirismo X Racionalismo.O conceito de "pessoa" e o problema moral do aborto: Uma discussão entre Peter Singer e R. M. Hare. 2009. (Outra).

74.
I Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Reflexos da Filosofia na Cultura Ocidental. 2009. (Outra).

75.
Minicurso: Os Três Pilares dos Principia Mathematica de Bertrand Russell. 2009. (Outra).

76.
I Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa em Direito Ambiental. 2008. (Seminário).

77.
III Simpósio de Dano Ambiental na Sociedade de Risco. 2008. (Simpósio).

78.
XVI Ciclo de Cinema Histórico: 40 Anos de Sonhos e Barricadas. 2008. (Outra).

79.
V Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM. 2008. (Outra).

80.
XVIII Ciclo de Cinema Histórico: A Biografia Como Ela É.... 2008. (Outra).

81.
VI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS - Interfaces do Humanismo. 2008. (Outra).

82.
XII Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais - Tema Central: Visualização. 2008. (Outra).

83.
XX Ciclo de Cinema Histórico: Excluídos do Ocidente. 2008. (Outra).

84.
IV Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM - Consciência e Ação. 2007. (Outra).

85.
XV Ciclo de Cinema Histórico: Lugares do Cinema; Espaços da História. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRINDADE, G. G. . V International Colloquium on Ethics and Applied Ethics: Moral Sentiments. 2012. (Outro).

2.
TRINDADE, G. G. . II International Colloquium on Ethics and Applied Ethics: Moral Naturalism and Animal Rights. 2011. (Outro).

3.
TRINDADE, G. G. . IV Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Identidade Pessoal. 2011. (Outro).

4.
TRINDADE, G. G. . II Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Incomunicabilidade e Solidão. 2010. (Outro).

5.
TRINDADE, G. G. . III Colóquio de Ética e Ética Aplicada: Evolução e Transumanismo. 2010. (Outro).

6.
TRINDADE, G. G. . III Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Descaminhos da Interrelacionalidade. 2010. (Outro).

7.
TRINDADE, G. G. . I Mostra de Filmes da Filosofia UFSM: Reflexos da Filosofia na Cultura Ocidental. 2009. (Outro).

8.
TRINDADE, G. G. . Curso: "Questões Metaéticas". 2009. (Outro).

9.
TRINDADE, G. G. . III Seminário Nacional de Filosofia e Educação (SENAFE) - Confluências. 2009. (Congresso).

10.
TRINDADE, G. G. . XIII Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais - Tema Central: Filosofia da Matemática. 2009. (Outro).

11.
TRINDADE, G. G. . VI Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da UFSM - Empirismo X Racionalismo. 2009. (Outro).

12.
TRINDADE, G. G. . Minicurso: Os Três Pilares dos Principia Mathematica de Bertrand Russell. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


Participante na condição de estudante/pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa/organizações:
Grupo de Ética e Ética Aplicada (CNPq/UFSM).
Justiça e Nanotecnologias/JUSNANO (CNPq/UNISINOS).
Guerra e Justiça (CNPq/UNILAB).
Society for Applied Philosophy.
University of Birmingham Animal Law & Ethics Society.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/09/2014 às 8:27:48