Fabiana Schmitt Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8320299026140150
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação Inclusiva pela Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2005) e em Educação Especial pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é docente (DE) na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, campus de Blumenau/SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Schmitt Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Educação Municipal Alternativa.
São paulo 2265
89012-001 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 33394692
URL da Homepage: cemea!blumenau.sc.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Língua de sinais: Expressões inovadoras,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Tarcísio de Arantes Leite.
Palavras-chave: língua de sinais, processo produtivo, metáfora..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 360h).
Sapience Educacional, ****, Brasil.
Título: A escrita de sinais para criança surda em Blumenau: Ensino e Possibilidade.
Orientador: Karla Lucia Bento.
2004 - 2005
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: Estimulação essencial para portadores de Síndrome de Down.
Orientador: Sidirley de Jesus Barreto.
2006 - 2011
Graduação em Letras Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Abordagem e Tendencias na area de altas habilidade. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2008 - 2008
Paralisia cerebral. (Carga horária: 20h).
Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, SEMED/SEMUS, Brasil.
2008 - 2008
A linguagem do Sídnrome de Down. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal da Educação, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Pedagogia da Inclusão. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico Teleducativo, IPETE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Neuropedagogia: Educação Holística. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico Teleducativo, IPETE, Brasil.
2003 - 2003
Curso Sistema Alternativo de Comunicação. (Carga horária: 20h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Aprimoramento em Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Libras. (Carga horária: 100h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A disciplina de Libras para os cursos de Licenciatura - Um estudo comparativo de Ementa e Conteúdos.
Descrição: Trata-se de um estudo comparativo de ementas e os conteúdos, bem como a quantidade de horas destinadas para a disciplina de Libras. Iremos realizar o levantamento das ementas e conteúdos do período 2017/01, em que todos os dados estão atuais e em andamento. A pesquisa será de cunho documental, e os dados serão coletados através do contato com o coordenador do curso da Universidade. Após o levantamento, iremos verificar e analisar as similaridade e a diferença entre as ementas e os conteúdos ministrados. Iremos discutir e refletir acerca dos conteúdos dessa disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Café com Libras
Descrição: Este projeto teve como objetivo propor aulas de conversação em Libras para a comunidade acadêmica que já possui conhecimento básico da Libras. O aperfeiçoamento teve o propósito aprofundar os vocabulários em língua de sinais e praticar contextos variados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Fabiana Schmitt Corrêa - Coordenador.
2018 - 2018
Curso de Libras I
Descrição: Este projeto teve como objetivo apresentar a proposta de curso de língua de sinais para os interessados, de nível iniciante. O curso de Libras I objetivou conhecer a surdez e suas implicações, apresentar a cultura surda e a identidade surda, bem como ampliar vocabulários na língua de sinais para comunicação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Curso de Libras II
Descrição: Este projeto tem como objetivo apresentar a proposta de curso de língua de sinais para os interessados, de nível intermediário. O curso de Libras II objetiva apresentar a cultura surda e a identidade surda, bem como ampliar vocabulários na língua de sinais para comunicação em contextos variados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PARA TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS
Descrição: O presente projeto fomenta a formação específica para os servidores que atuam como Tradutores e Intérpretes de Libras/Português na rede pública de Ensino da cidade de Blumenau..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES USUÁRIOS DE LÍNGUA DE SINAIS
Descrição: Este projeto de extensão busca a melhoria da formação dos professores usuários da língua de sinais da rede pública, articulando formação inicial e continuada e produzindo a escola como espaço de trabalho e formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Formação continuada: Introdução a inclusão do aluno surdo e a Língua Brasileira de Sinais
Descrição: Este projeto de extensão consistiu na oferta de formação continuada para professores, equipe gestora de Educação Básica e comunidade escolar por 1 ano e tem como temática abordar questões sobre o ?universo? da pessoa surda, educação inclusiva na prática docente, a inclusão do estudante com surdez no espaço escolar e a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira De Sinais)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, F. S.. Formação e atuação do intérprete de Língua de Sinais na sala de aula. In: Francisco Francinete Leite Junior; Maria Miqueli dos Santos Rocha; Bruno Rafael Santos de Cerqueira. (Org.). Temas em debate: diálogos e convergências. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 3, p. 9-316.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, F. S.. Formação continuada: Introdução a inclusão do aluno surdo e a Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CORRÊA, F. S.. Formação continuada: Introdução a inclusão do aluno surdo e a Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORRÊA, F. S.; GESSNER, A. . APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PARA TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CORRÊA, F. S.. Curso de Libras Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CORRÊA, F. S.. Curso de Libras Intermediário. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CORRÊA, F. S.. Considerando sobre inclusão: conhecendo a língua de sinais e a cultura surda. 2015. .

7.
CORRÊA, F. S.. Curso básico e intermediário de Libras. 2009. .

8.
CORRÊA, F. S.. Formação básica em Libras. 2008. .

9.
CORRÊA, F. S.. Ludopegogia na Educação Básica com Ênfase em Educação Especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CORRÊA, F. S.. Prática pedagógicas na educação infantil, anos iniciais com ênfase em educação especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
CORRÊA, F. S.. Prática pedagógicas na educação infantil, anos iniciais com ênfase em educação especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
CORRÊA, F. S.. Programa de Formação Institucional. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Bruna Letícia Greuel.Transtorno do Espectro do Austimo: a inclusão escolar sob o olhar da família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Kerolen Maria Stringari.A inclusão do transtorno do espectro do autismo na educação infantil: um estudo de caso no município de Massaranduba/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

3.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Jordana Krueger e Paola Cadore.Literatura infantil adaptada para crianças cegas nos anos inciais e seu acesso em três escolas municipais de Blumenau. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Luciana Hering Braga.Concepções e práticas da avaliação da aprendizagem dos professores de alunos com necessidades educativas especiais em duas escolas municipais em Blumenau. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

5.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Fabio Mafra e Franklin Arthur Vitorino.Educação física na APAE, uma revisão bibliográfica comparada à realidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
CORRÊA, F. S.. Participação em banca de Sandra Caroline da Silva Duarte.Acessibilidade na inclusão escolar: uma análise visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORRÊA, F. S.. Edital 32/2015. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Conference of Sign Language Users SIGN8. 2017. (Congresso).

2.
Workshop about International Sign Language SIGN8. 2017. (Oficina).

3.
IV Encontro de Integração Pibid. 2014. (Encontro).

4.
III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Surdez, superação e desafio. 2013. (Outra).

5.
Inclusão Escolar a Criança com Autismo. 2012. (Outra).

6.
Simpósio Integrado de Experiências Pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Blumenau. 2012. (Simpósio).

7.
Gestão Democrática e Organização das UEs. 2011. (Outra).

8.
Seminário de Educação Inclusiva - Direito à diversidade. 2009. (Seminário).

9.
7º Seminário - Surdez, Educação e Cidadania. 2008. (Seminário).

10.
II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outra).

11.
IV Formação do Ensino Fundamental e Pré Escolar. 2008. (Outra).

12.
Programa de Formação Institucional. 2008. (Outra).

13.
Seminário de Educação Inclusiva - Direito à diversidade. 2008. (Seminário).

14.
I e II Formação Pedagógica do Ensino Fundamental. 2007. (Outra).

15.
I Formação Pedagógica do Ensino Fundamental e Jardim III. 2007. (Outra).

16.
II Formação de Professores do Ensino Fundamental e Jardim III. 2007. (Encontro).

17.
Ambiente Virtual de Integração das Escolas Municipais. 2006. (Outra).

18.
II Encontro de Professores do Ensino Fundamental. 2006. (Encontro).

19.
III Encontro de Professores do Ensino Fundamental. 2006. (Seminário).

20.
Seminário de Educação Inclusiva - Direito à diversidade. 2006. (Seminário).

21.
Seminário de Educação Inclusiva - Direito à diversidade. 2005. (Seminário).

22.
XI Congresso Estadual das Apaes. 2004. (Congresso).

23.
Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nathálie Villela Gobor. A interpretação de libras na sala de aula: a formação e o ato de interpretar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Fabiana Schmitt Corrêa.

2.
Jéssica Carina Rinkus. Direitos da criança surda na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Fabiana Schmitt Corrêa.

3.
DÉBORA KOPMANN. INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR DA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU: VISÃO DO INTÉRPRETE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Fabiana Schmitt Corrêa.

4.
Ana Paula Mueller e Rosilene Letícia Lourenço. A educação inclusiva na formação inicial em educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Fabiana Schmitt Corrêa.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CORRÊA, F. S.. Considerando sobre inclusão: conhecendo a língua de sinais e a cultura surda. 2015. .

2.
CORRÊA, F. S.. Curso básico e intermediário de Libras. 2009. .

3.
CORRÊA, F. S.. Formação básica em Libras. 2008. .

4.
CORRÊA, F. S.. Ludopegogia na Educação Básica com Ênfase em Educação Especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CORRÊA, F. S.. Prática pedagógicas na educação infantil, anos iniciais com ênfase em educação especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CORRÊA, F. S.. Prática pedagógicas na educação infantil, anos iniciais com ênfase em educação especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CORRÊA, F. S.. Programa de Formação Institucional. 2008. .

8.
CORRÊA, F. S.. Curso de Libras Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CORRÊA, F. S.. Curso de Libras Intermediário. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 14:43:41