Danuza Pessoa Polistchuk

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2085584631106744
  • Última atualização do currículo em 21/02/2018


Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com bolsa CAPES, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda também pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, onde leciona disciplinas ligadas à produção e interpretação de texto, bem como redação publicitária, ação promocional e merchandising e empreendedorismo, criatividade e inovação. Foi docente coordenadora no curso técnico em publicidade do Senac Santana, de 2009 a 2012, onde implantou o curso e também lecionou disciplinas relacionadas ao planejamento e à criação publicitária. Atuou por 09 anos como redatora publicitária em agências de propaganda de médio porte, atendendo clientes de diversos tamanhos e expressão no mercado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danuza Pessoa Polistchuk
Nome em citações bibliográficas
POLISTCHUK, D. P.;POLISTCHUK, D.;POLISTCHUK, DANUZA PESSOA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em Comunicação.
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Título: Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas presentes nos jingles infantis.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Herom Vargas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jingle; Propaganda; contos de fadas; Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2012
Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 410h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Digivital - Uma análise mercadológica da empresa.
Orientador: Luciana Silveira.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em O Varejo Além do "tudo em 6x e só até sábado". (Carga Horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Não teve. Ano de finalização: 2007.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em CRM. (Carga Horária: 8h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Não teve. Ano de finalização: 2005.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em Criação Publicitária. (Carga Horária: 16h).
SSJ Labpratórios de Idéias, SSJ, Brasil.
Título: Não teve. Ano de finalização: 2004.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Redação e Criação Publicitária. (Carga Horária: 35h).
Senac Santo Amaro, SSA, Brasil.
Título: Não teve. Ano de finalização: 2003.
1998 - 2001
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Título: Plano de Comunicação Bacardi Limón.
Orientador: Daniel Galindo.




Atuação Profissional



Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de agência experimental, Carga horária: 8
Outras informações
Agência de comunicação integrada experimental. Coordenação de 23 alunos.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Docente na Escola de Comunicação da instituição, lecionando disciplinas ligadas à produção de texto e interpretação e redação publicitária.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor com contrato, Enquadramento Funcional: Prof. auxiliar da Escola de Comunicação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Prof. de conjunto de disciplinas (DPs) da EC, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de conjunto de disciplinas da Escola de Comunicação

Atividades

01/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo, criatividade e inovação
Linguagem e argumentação
Linguagem publicitária
Produção de texto
Promoção de vendas e merchandising
Redação publicitária

Senac Santana, ANA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino, Carga horária: 11

Atividades

07/2009 - 02/2012
Direção e administração, Senac Santana, .

Cargo ou função
Docente coordenadora do curso técnico em publicidade.
03/2009 - 02/2012
Ensino, Técnico em Publicidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulo Criação publicitária
Módulo Produção
Módulo TCC
Módulo Atendimento e Planejamento Publicitário

MF5 Comunicação, MF5, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendimento publicitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Emprego CLT Atendimento exclusivo da conta Baú Crediário, Grupo Silvio Santos. Responsável por coordenar todo serviço de comunicação prestado à empresa, desde tablóides a comerciais de TV.


Baú da Felicidade, BF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Free lancer Desenvolvimento de campanhas publicitárias internas e externas, bem como coordenação dos trabalhos junto aos parceiros e fornecedores.

Atividades

10/2006 - 01/2007
Direção e administração, Baú da Felicidade, .

Cargo ou função
Analista de comunicação.

Atis Comunicação, ATIS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vínculo CLT Criação de ações e campanhas para os clientes MMartan, Sony Pictures Television, Todeschini, Total Química, Vilarejo São Paulo e Rolim Consult.


Centro Universitário Sant'Anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem jornalística e produção multimeios


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, H.2016VARGAS, H. ; POLISTCHUK, D. ; GONÇALVES, R. . Terror para Vender TV por Assinatura: Uma Análise do Comercial da SKY. Comunicação & Sociedade (Online), v. 38, p. 193-215, 2016.

2.
VARGAS, HEROM2015VARGAS, HEROM ; POLISTCHUK, DANUZA PESSOA . Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas nos jingles infantis. Novos Olhares (USP), v. 4, p. 234, 2015.

3.
CARDOSO, JOÃO BATISTA FREITAS2013CARDOSO, JOÃO BATISTA FREITAS ; POLISTCHUK, DANUZA PESSOA . Transformar sim, perder a essência jamais: o conto de chapeuzinho vermelho como texto publicitário. Signos do Consumo, v. 5, p. 153, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POLISTCHUK, D. P.. Dá meu Danoninho para eu virar herói: encantamento e persuasão no jingle. In: 9º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2013, São Paulo. Musimid, 2013. v. 9. p. 1-15.

2.
POLISTCHUK, D. P.; GONCALVES, R. . Terror para vender TV por assinatura: uma análise do comercial da Sky. In: XVIII Intercom Sudeste, 2013, Bauru. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades, 2013. p. 1-13.

3.
POLISTCHUK, D. P.. Dá meu Danoninho para eu virar herói: encantamento e persuasão no jingle.. In: 2º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. 2º Comunicon. São Paulo: ESPM, 2012. v. 2. p. 1-14.

Artigos aceitos para publicação
1.
POLISTCHUK, D. P.; VARGAS, H. . Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas nos jingles infantis. Novos Olhares, 2015.

Outras produções bibliográficas
1.
POLISTCHUK, D. P.. As fadas estão de volta. João Pessoa: NAMID - Núcelos de Artes Midiáticas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB., 2012 (Resenha de livro: O conto de fadas: mitos, símbolos e arquétipos. Nelly Novaes Coellho).


Demais tipos de produção técnica
1.
POLISTCHUK, D. P.. Redação publicitária. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de aperfeiçoamento).

2.
POLISTCHUK, D. P.. Redação publicitária. 2011. .

3.
POLISTCHUK, D. P.. Criação e redação publicitária. 2011. .

4.
POLISTCHUK, D. P.; Lagname, Francisco Milton . Redação Criativa. 2011. (Desenvolvimento de curso).

5.
POLISTCHUK, D. P.. Redação publicitária. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
POLISTCHUK, D. P.; Mozana Amorim; Fernando Domingues; Sibele Monice. Participação em banca de Turma 06 do curso técnico em Publicidade. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do Técnico em Publicidade: turma 06. 2013 - Senac Santana.

2.
POLISTCHUK, D. P.; Fernando Domingues; Sibele Monice; MELLO, F. G. C.. Participação em banca de Turma 07 noturno. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Publicidade: Turma 07. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Publicidade) - Senac Santana.

3.
POLISTCHUK, D. P.; Sibele Monice; Fernando Domingues; Mozana Amorim; MELLO, F. G. C.. Participação em banca de 04 grupos. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso da turma 05 do Técnico em Publicidade do Senac Santana. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Publicidade) - Senac Santana.

4.
POLISTCHUK, D. P.; Sibele Monice; Fernando Domingues; Mozana Amorim; Rafael Porazza. Participação em banca de 3 Grupos. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso da turma 03 do Técnico em Publicidade do Senac Santana. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Publicidade) - Senac Santana.

5.
POLISTCHUK, D. P.; Sibele Monice; Fernando Domingues; Mozana Amorim; RAMOS, Matheus M.. Participação em banca de 03 grupos. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso da turma 04 do Técnico em Publicidade do Senac Santana. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Publicidade) - Senac Santana.

6.
POLISTCHUK, D. P.; Sibele Monice; Fernando Domingues; Mozana Amorim; Luana Bertinelli Moraes; Christiane de Apolinário Santana. Participação em banca de 4 Grupos. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso das Turmas 01 e 02 do Técnico em Publicidade do Senac Santana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Publicidade) - Senac Santana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência semestral de referência dos Programas de Pós‐Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo. 2013. (Encontro).

2.
Intercom Sudeste. Terror para vender TV por assinatura: uma análise do comercial da Sky. 2013. (Congresso).

3.
Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Terror para vender TV por assinatura: uma análise do comercial da Sky. 2013. (Simpósio).

4.
Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon. Dá meu Danoninho para eu virar herói: encantamento e persuasão no jingle.. 2012. (Congresso).

5.
Estrategias creativas en un nuevo contexto sociocultural. 2012. (Outra).

6.
IV Colóquio de Comunicação & Inovação. 2012. (Outra).

7.
Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Os elementos simbólicos dos contos de fadas no jingle infantil.. 2012. (Simpósio).

8.
Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Dá meu Danoninho para eu virar herói: encantamento e persuasão no jingle.. 2012. (Simpósio).

9.
Semana Global do Empreendedorismo.A criatividade como fator empreendedor. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POLISTCHUK, D. P.. Feira de Comunicação. 2017. .

2.
POLISTCHUK, D. P.. Concurso Interno de Comunicação. 2017. (Concurso).

3.
POLISTCHUK, D. P.. Concurso Interno de Comunicação. 2016. (Concurso).



Outras informações relevantes


PARTICIPAÇÕES E PUBLICAÇÕES

- O mercado publicitário para técnicos em publicidade
Entrevista cedida e publicada no site do Senac SP, em 27/05/2009
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a524.htm&testeira=357&unit=ANA&sub=1

- Evento CLIP do Colégio Clóvis
Participação na banca julgadora do projeto de conclusão do curso técnico em publicidade da instituição, em 2006

- A agência de propaganda e seus profissionais
Palestra proferida no CLIP 2006 do Colégio Clóvis

- Participação em diversas bancas de projeto final de curso técnico em publicidade

- Aceite do artigo "Me dá Danoniho para eu virar herói: persuasão e encantamento no jingle", que será apresentado em outubro de 2012, no II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, realizado pela ESPM, e publicado nos anais do congresso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:16:51