Raul Vitor Oliveira Paes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1310991244361099
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Servidor Público Federal, ocupante do cargo de Secretário Executivo na Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (EMUFPA/ICA/UFPA). Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Secretário Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2015/2017 e Vice-Tesoureiro da mesma Associação na Gestão 2017/2019. Especialista: MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2014). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012), sob o registro SRTE 694/PA. Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Mapeamento de Processos, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raul Vitor Oliveira Paes
Nome em citações bibliográficas
PAES, R. V. O.;PAES, Raul Vitor Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte - ICA, Escola de Música da UFPA - EMUFPA.
Avenida Conselheiro Furtado, 2007
Cremação
66040100 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32426233
URL da Homepage: http://www.emufpa.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Gestão Pública.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS PROCESSOS SECRETARIAIS DAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BELÉM, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ligia Terezinha Lopes Simonian.
Palavras-chave: Secretariado; Mapeamento de Processos; Unidades Acadêmicas; Universidade Federal do Pará.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Organizações Públicas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
2013 - 2014
Especialização em MBA em Assessoria Executiva. (Carga Horária: 540h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Gestão de Conhecimento e Assessoria Executiva: uma pesquisa com os profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará.
Orientador: Rodrigo Müller.
2009 - 2012
Graduação em Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Gestão da Informação na área Secretarial como processo de trabalho dos Secretários Executivos na cidade de Belém do Pará. (Obs.: em co-autoria com a graduanda Fabíola Meireles das Mercês).
Orientador: Márcia Hellen Soutello Mendes Santos.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Olimpus, C.E.O., Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A Pesquisa Secretarial e suas Primeiras Construções. (Carga horária: 2h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, ABPSEC, Brasil.
2016 - 2016
Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
My English Online - Nível 2. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Utilização de Ferramentas da Qualidade para a Solução de Problemas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Utilização de Ferramentas da Qualidade para a Solução de Problemas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Orçamento Público: conceitos básicos. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Acolhimento Institucional 2015. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Análise e Melhoria de Processos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Mapeamento de competências específicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Preparatório para a Pós-graduação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Pesquisa de Clima Organizacional. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
O Papel da Governança na Nova Gestão Pública. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso Livre de Idiomas - Inglês - 3ºNível. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Estratégica com Balanced Scorecard (BSC). (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2014
MBA em Assessoria Executiva. (Carga Horária: 540h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Gestão de Conhecimento e Assessoria Executiva: uma pesquisa com os profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará.
Orientador: Rodrigo Müller.
Palavras-chave: Gestão Secretarial; Secretariado Executivo; Administração Pública.
2013 - 2014
Curso de Idiomas - Espanhol Básico A1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento ao Cidadão. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Organização de Documentos na Administração Pública. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Legislação Aplicada à Gestão de Pessoas. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Conhecendo a UFPA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Programa de Gestão em Secretariado. (Carga horária: 182h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso Livre de Idiomas - Inglês. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Negociação. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2011 - 2011
Aprender a Empreender - Curso EaD. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.


Atuação Profissional



Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo, SINSESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante do Grupo de Trabalho Nacional, Carga horária: 4


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Participante do Grupo de Pesquisa: Observatório Latino Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo.

Atividades

05/2014 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I, .


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante voluntário
Outras informações
Projeto de Pesquisa: A Inserção de Cargos de Tecnólogos em Concursos Públicos no Brasil: Uma Análise a Partir do Curso de Secretariado.

Atividades

03/2014 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Internacional UNINTER, .

Linhas de pesquisa
Sociais e Humanas

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo, Carga horária: 40
Outras informações
Secretário Executivo da referida Instituição, o qual exerce atividades de assessoria executiva, gestão secretarial e técnicas de secretariado, como: atendimento interno e externo, redação oficial e institucional, assessoria e organização de reuniões, levantamento de estudos e organização e produção de documentos e arquivos, análise, encaminhamento e gestão de processos institucionais, gestão de relacionamentos, atendimento e verificação de demandas atuais e futuras, dentre outras funções solicitadas. Posse do cargo tomada no dia 05.12.2012, pela Portaria nº 3657/2012. No momento, exerço a Função de Secretário de Apoio Administrativo da Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte, por meio da Portaria Nº 2533/2013 - Reitoria.

Atividades

06/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências da Arte - ICA, Escola de Música da UFPA - EMUFPA.

Cargo ou função
Secretário de Apoio Administrativo - Portaria Nº 2533/2013 - Reitoria.
12/2017 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do servidor Fernando de Carvalho Rocha, referente ao período de 12/05/2015 a 12/05/2018..
02/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para consulta direta sobre os representantes docentes do NAEA no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (CONSEPE/UFPA). Portaria Nº 06/2017 - NAEA..
01/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, Escola de Música da UFPA - EMUFPA.

Cargo ou função
Presidente Interino da Câmara de Extensão. Portaria Nº 02/2017 - EMUFPA..
01/2017 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, Escola de Música da UFPA - EMUFPA.

Cargo ou função
Membro da Câmara de Extensão da Escola de Música. Portaria Nº 01/2017 - EMUFPA..
12/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de avaliação da permuta da professora Ponciana Freire Aguiar para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UFPA. Portaria Nº 62/2016 - NAEA.
01/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, Escola de Música da UFPA - EMUFPA.

Cargo ou função
Membro da Câmara de Extensão da Escola de Música da UFPA. Portaria Nº 091/2016 - ICA..
11/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências da Arte - ICA, Instituto de Ciências da Arte - ICA.

Atividade realizada
Portaria Nº 255/2015 - ICA. Membro da Equipe do Projeto de Extensão 42º Encontro de Arte de Belém - ENARTE.
12/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Tomada de Contas do Subalmoxarifado do Instituto de Ciências da Arte. Portaria Nº 204/2014 - ICA.
10/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral do Instituto de Ciências da Arte. Portarias N° 182/2014 - ICA e N° 198/2014 - ICA.
12/2013 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte - ICA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Tomada de Contas do Subalmoxarifado do Instituto de Ciências da Arte. Portaria Nº 0248/2013 - ICA/UFPA.

Andrade da Silva Advogados Associados S/S, ASAA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Realização de atividades de Assessoria administrativo-jurídica, com ênfase em Gestão da Informação, por meio da Gestão Documental e Arquivística, além de breves contribuições em Atendimento e Recepção.


Banco da Amazônia - Belém, BASA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, estagiário na Coordenação de Assessoramento a Terceirização e Controle - CATEC, na Gerência Executiva de Suporte Jurídico na Matriz do Banco do Amazônia S.A. Atribuições: redação de documentos; produção de relatórios, atas de acompanhamento de processos; manipulação no banco de dados interno; arquivamento de processos e documentos; entre outros. Todos relacionados ao acompanhamento, atualização e recebimento de processos credenciados pelo Banco.


Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, ABPSEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro efetivo, Enquadramento Funcional: Vice-Tesoureiro

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Membro efetivo, Enquadramento Funcional: Secretário Geral


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Participante de grupo de pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações
Participante do grupo de pesquisa "Gestão e Desenvolvimento (GEDES)" do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue.

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação.



Linhas de pesquisa


1.
Atuação Secretarial e Mercado
2.
Sociais e Humanas
3.
Gestão Organizacional e Secretarial


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Projeto de Pesquisa: A Inserção de Cargos de Tecnólogos em Concursos Públicos no Brasil: Uma Análise a Partir do Curso de Secretariado
Descrição: O interesse pelo tema surgiu ao acompanhar pela mídia o movimento de graduados em cursos de Tecnologia que entraram com ações judiciais a fim de assegurar o direito de disputar uma vaga em concurso público, em igualdade com bacharéis e licenciados. Também justifica o interesse o fato de trabalhar na gestão de um curso Superior de Tecnologia em Secretariado, e receber vários pedidos de ajuda de alunos na mesma situação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os principais editais de concursos públicos no Brasil, do ano de 2013, com a presença de cargos na área de Secretariado Executivo, com o intuito de: Identificar se os requisitos apresentam distinção entre graduados de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia; Verificar os pareceres judiciais emitidos no ano de 2013 sobre esse assunto; Compreender, por meio da legislação para os Cursos Superiores de Tecnologia, quais políticas públicas contribuem para a construção do cenário investigado. Espera-se com essa pesquisa, contribuir para o esclarecimento de questões legais sobre a atuação dos tecnólogos no Brasil, bem como instigar os organismos responsáveis para agirem de forma mais efetiva, pois parte-se da hipótese de que mesmo de maneira subliminar, está havendo discriminação com os profissionais de Tecnologia, o que nos parece uma grande contradição, considerando o incentivo do governo para a promulgação desses cursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Implantação do Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/EMUFPA)
Descrição: Tendo em vista o cenário de expansão da massa documental e bibliográfica da EMUFPA, o qual conta com alguns desafios para sua efetiva organização e disseminação à sociedade, este projeto foi desenvolvido para propor alternativas e buscar soluções práticas quanto ao problema. Para isso, o objetivo geral foi definido como: propor a EMUFPA um conjunto de procedimentos e operações técnicas visando a racionalização e eficiência na produção, tramitação, classificação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente, intermediária e histórica da instituição. Para o atingimento do objetivo, serão realizados vários procedimentos, dentre eles: visitas técnicas, levantamento da massa documental, definição de prazos de guarda, organização documental e ações de capacitação e qualificação de servidores. Com isso, espera-se que haja o fechamento dos demais objetivos, que são o tratamento de documentos, a execução de eventos de capacitação e qualificação e uma cultura de consciência de cuidado e organização da memória institucional da EMUFPA, em todas as suas formas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raul Vitor Oliveira Paes - Integrante / MARCOS ANTONIO DA SILVA PAIXÃO - Coordenador / NADIA CRISTINA LEAL LIMA - Integrante / ELIZANGELA FERNANDA VIANA PAULINO - Integrante / GILMARA BORCEM GOMES - Integrante / LISANDRA BORGES MAUÉS - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2015 - 2015
42º Encontro de Arte de Belém - ENARTE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Agostinho da Fonseca Júnior em 10/03/2017.
Descrição: O Encontro de Arte de Belém é um evento artístico-educacional que acontece ininterruptamente desde 1973, sob a coordenação da Escola de Música da UFPA. O ENARTE foi concebido pelo pianista e compositor Altino Pimenta, com o objetivo de promover a integração dos setores artísticos da UFPA, nas áreas de Música, Dança, Teatro, Artes Visuais e Literatura, tendo como público a comunidade universitária e a comunidade em geral. O evento, este ano, celebra sua 42º edição e inclui vinte e sete apresentações musicais de grupos artísticos da instituição: Banda Sinfônica, Orquestras Infantil e adulto, Concertos de Violoncellos, Óperas, Recitais de Piano, Violão, Canto Lírico, Duos de Piano, Trio Camerístico, Canto Gregoriano, Práticas de Jazz Band, Percussão e Sopros. Um espetáculo de arte que transcende os limites da técnica de instrumentos. Nesse projeto professores e alunos se unem para desafiar os limites de cada participante, buscando transcender a técnica buscando a realização artística. Os espetáculos do ENARTE são realizados nos seguintes espaços da grande Belém: Auditório da EMUFPA, Auditório do ICA, Capela e Coliseu do Polo São José Liberto, Igreja de Santo Alexandre, SESC Boulevard e Teatro Waldemar Henrique. Projeto registrado na Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA) com a Portaria Nº 255/2015 - ICA/UFPA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2017
Grupo de Trabalho Nacional - GTN: Inovação e Criatividade no Secretariado
Descrição: O objetivo é mobilizar especialistas, profissionais de secretariado atuantes no mercado de trabalho, nos setores público e privado, estagiários e professores, que tenham interesse em participar do desenvolvimento de proposta de um novo modelo de formação e identificação de práticas inovadoras de atuação profissional. Além disso, promover debate e troca de experiências sobre a profissão, identificar iniciativas e implementar ações que promovam o fortalecimento da categoria em nível nacional.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: SECRETARIADO EXECUTIVO EM REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Secretariado Executivo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Escolar.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Universitária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Menção honrosa de 1º lugar ao artigo "Mapeamento e Análise dos Processos Secretariais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Belém" no X ENESEC, Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC.
2013
Voto de Louvor pelo Desempenho do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue no Exame Nacional dos Estudantes (ENADE), ano de 2012. Portaria Nº 818/2013-CCSE/UEPA, Universidade do Estado do Pará.
2012
Certificação especial durante o V Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.
2012
3º Lugar no Cargo SECRETÁRIO EXECUTIVO / BELÉM do Concurso Público EDITAL Nº 077/2012 - UFPA, Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAES, R. V. O.2015PAES, R. V. O.; MÜLLER, R. . Gestão do Conhecimento e Assessoria Executiva: uma pesquisa com os profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará. Revista Expectativa, v. 14, p. 24, 2015.

2.
PAES, Raul Vitor Oliveira2015PAES, Raul Vitor Oliveira; ANTUNES, CHUSSY KARLLA ; SANTIAGO, CIBELLE DA SILVA ; ZWIERZIKOWSKI, MARIANE RIBEIRO . Novas Formas de Atuação do Profissional de Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 06, p. 99-125, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAES, R. V. O.. Palavra do Associado. Boletim Informativo da ABPSEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado), Publicação Eletrônica, p. 1 - 1, 01 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. F. ; SANTIAGO, C. S. ; PAES, R. V. O. . As práticas da assessoria através do escritório virtual. In: Congresso Internacional de Secretariado, 2017, São Paulo. Anais do Congresso Internacional de Secretariado - COINS. São Paulo: Sindicato das Secretárias e Secretários de São Paulo - SINSESP / DEVELOP / ABPSEC, 2017. v. 1. p. 129-144.

2.
SANTIAGO, C. S. ; PAES, Raul Vitor Oliveira . Pesquisas em Secretariado - uma análise bibliométrica das contribuições estudantis para a construção científica. In: VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado, 2016, Florianópolis. Anais do VIII Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC / VIII Mostra Científica de Secretariado - MOSTRATEC / I Feira Literária de Secretariado - FeLiSec / II Jornada Catarinense em Secretariado - JCS. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC, 2016. v. 1. p. 357-374.

3.
PAES, Raul Vitor Oliveira; MÜLLER, R. . Uma investigação acerca da utilização da gestão do conhecimento pelos profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará. In: VII Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado, 2014, Salvador/BA. VII Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado. Salvador/BA, 2014. v. 1. p. 116-132.

4.
PAES, Raul Vitor Oliveira; Mercês, F. M. . A Evolução das Técnicas Secretariais e da Gestão Secretarial. In: V Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC, 2012, Macapá. V ENESEC: Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado: Secretariado em Foco: Suas dimensões, dinâmicas e desafios.. Macapá, 2012. v. 1. p. 45-60.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, F. G. ; PAES, R. V. O. ; SIMONIAN, L. T. L. ; MORAES, M. C. B. . O secretário executivo na gestão da internacionalização acadêmica. In: V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, 2017, São Paulo. Anais V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC, 2017. v. 1. p. 617-622.

2.
CEGAN, E. ; OLIVEIRA, V. S. ; OLIVEIRA, D. ; PAES, R. V. O. ; LIMA, T. C. S. . A INSERÇÃO DE VAGAS PARA TECNÓLOGOS EM CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE SECRETARIADO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL UNINTER DE CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2015, Curitiba. Anais do CONCIS: I Congresso Internacional Uninter de Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade, XII Encontro de Iniciação Científica, X Fórum Científico, & II Seminário PIBID do Centro Universitário Internacional UNINTER. Curitiba: Grupo Educacional UNINTER, 2015. v. 1. p. 239-244.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAES, Raul Vitor Oliveira. A Área de Secretariado Executivo na Amazônia Legal: Reflexões Interdisciplinares. In: I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal, 2011, Belém. Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional. Belém, 2011. v. 1. p. 25-25.

Apresentações de Trabalho
1.
PAES, R. V. O.. Mapeamento e análise do processo de Atendimento ao Público sob a perspectiva dos secretários executivos das Unidades Acadêmicas do Campus Universitário de Belém da UFPA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PAES, R. V. O.; SIMONIAN, L. T. L. ; CORREIA, M. S. . Mapeamento e Análise dos Processos Secretariais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Belém. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTIAGO, C. S. ; PAES, R. V. O. . Os Impactos causados aos Profissionais de Secretariado na Paraíba pela In(Existência) de Sindicato na Região. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAES, R. V. O.; NASCIMENTO, M. I. B. ; SILVA JUNIOR, A. C. . VIII FÓRUM NACIONAL DE DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DE SECRETARIADO: O engajamento estudantil na gestão colegiada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, J. F. ; SANTIAGO, C. S. ; PAES, R. V. O. . As práticas da assessoria através do Escritório Virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTIAGO, C. S. ; PAES, Raul Vitor Oliveira . Pesquisas em Secretariado - uma análise bibliométrica das contribuições estudantis para a construção científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAES, Raul Vitor Oliveira; MÜLLER, R. . Uma investigação acerca da utilização da gestão do conhecimento pelos profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAES, Raul Vitor Oliveira; AZEVEDO, S. D. ; FAGUNDES, M. A. L. ; VIANA, I. A. F. . Docência em Secretariado: desafios entre professor, formação e disciplinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PAES, Raul Vitor Oliveira; Mercês, F. M. . A Evolução das Técnicas Secretariais e da Gestão Secretarial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PAES, Raul Vitor Oliveira. A Área de Secretariado Executivo na Amazônia Legal: Reflexões Interdisciplinares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PAES, R. V. O.. Prefácio do livro Secretariado & Sustentabilidade. João Pessoa, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAES, R. V. O.. Parecer para o artigo 7749 à Secretariado Executivo em Revist@. 2018.

2.
PAES, R. V. O.. Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos científicos no X Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado ? ENESEC. 2018.

3.
PAES, R. V. O.. Parecer para o artigo 8277 à Secretariado Executivo em Revist@. 2018.

4.
PAES, R. V. O.. Parecer do Resumo Expandido RES GT2 02 submetido ao IX Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2017.

5.
PAES, R. V. O.. Parecer de Resumo expandido (RES GT3 01) submetido ao IX Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2017.

6.
PAES, R. V. O.. Parecer de Resumo expandido (RES GT4 02) submetido ao IX Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2017.

7.
PAES, R. V. O.. Parecer de Resumo expandido (RES GT9 03) submetido ao IX Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2017.

8.
PAES, R. V. O.. Parecer artigo completo (RT11) Livro comemorativo dos 10 anos do curso de Secretariado Executivo da UFPB. 2017.

9.
PAES, R. V. O.. Parecer artigo completo (RT12) Livro comemorativo dos 10 anos do curso de Secretariado Executivo da UFPB. 2017.

10.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 20) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

11.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 29) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

12.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 34) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

13.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 35) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

14.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 36) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

15.
PAES, R. V. O.. Parecer de trabalho completo (Artigo 40) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

16.
PAES, R. V. O.. Parecer de resumo expandido (Resumo 20) submetido ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

17.
PAES, R. V. O.. Coordenador de Sessão de Apresentações de Artigos Científicos GT6 (Pesquisa em Secretariado) durante o V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo (ENASEC). 2017.

18.
PAES, R. V. O.; SANTOS, E. B. M. ; VAZ, C. F. M. ; SANTIAGO, C. S. ; WENNINGKAMP, K. R. . Integrante da Comissão Científica de Trabalhos Científicos submetidos ao Congresso Internacional de Secretariado - COINS. 2017.

19.
PAES, R. V. O.; SANTOS, E. B. M. ; SANTIAGO, C. S. . Preparação e revisão dos anais do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2017.

20.
PAES, R. V. O.; PIRES, C. A. V. ; TEIXEIRA, A. A. ; MERCES, D. R. . Relatório Anual de Atividades da Escola de Música. 2017.

21.
PAES, R. V. O.. Parecer para Artigo Completo (ART GT9 03) submetido ao IX Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2017.

22.
PIRES, C. A. V. ; TEIXEIRA, A. A. ; PAES, R. V. O. ; ROCHA, F. C. . Relatório Anual de Atividades da Escola de Música. 2016.

23.
PIRES, C. A. V. ; TEIXEIRA, A. A. ; PAES, R. V. O. ; ROCHA, F. C. . Relatório Anual de Atividades da Escola de Música. 2015.

24.
TEIXEIRA, A. A. ; PIRES, C. A. V. ; PAES, R. V. O. . Relatório Anual de Atividades da Escola de Música. 2014.

25.
MARQUES, V. C. ; PAES, R. V. O. . Relatório Anual de Atividades da Escola de Música. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, P. E. S. ; PAES, R. V. O. . Pesquisa analisa a aprendizagem informal dos secretários executivos da UFPA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PAES, R. V. O.. Entrevista ref. à palestra 'Como ser aprovado em cursos de mestrado e doutorado'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PAES, Raul Vitor Oliveira; SILVA, J. M. . Programa Globalizando. 2014.

4.
GALINDO, A. G. ; SOUZA, E. C. P. ; PAES, Raul Vitor Oliveira . V Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado é realizado na Unifap. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PAES, R. V. O.. O profissional de secretariado e a visão de processos. 2018; Tema: Explanação sobre a temática da dissertação de mestrado para o blog do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo - SINSESP.. (Blog).

2.
LOPES, T. F. ; PAES, Raul Vitor Oliveira . Escritório dos Secretários. 2015; Tema: O encontro com o Secretariado Executivo: uma história de vida ? Parte 1. (Blog).

3.
PAES, R. V. O.. Escritório dos Secretários. 2015; Tema: Bastidores de Graduação: minhas experiências de estágios na área de Secretariado. (Blog).

4.
PAES, Raul Vitor Oliveira. Escritório dos Secretários. 2015; Tema: A atuação secretarial no serviço público: desafios e oportunidades ? Parte 1. (Blog).

5.
PAES, Raul Vitor Oliveira. Escritório dos Secretários. 2015; Tema: A atuação secretarial no serviço público: desafios e oportunidades ? Parte 2. (Blog).

6.
PAES, Raul Vitor Oliveira; LOPES, T. F. . Escritório dos Secretários. 2015; Tema: O encontro com o Secretariado Executivo: uma história de vida ? Parte 2. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAES, R. V. O.; SANTOS, E. B. M. . Vice-presidente da comissão de avaliação de trabalhos científicos submetidos ao livro comemorativo dos 10 anos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba. 2017. (Avaliador de Artigos).

2.
PAES, Raul Vitor Oliveira. Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos do VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado. 2016. (Avaliador de Artigos).

3.
PAES, Raul Vitor Oliveira. Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos ao Secretariar 2016. 2016. (Avaliador de Artigos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREIA, M. S.; CARDOSO, A. J. G.; PAES, R. V. O.. Participação em banca de Leandro Cardoso dos Santos.Planejar ou não planejar? Eis a questão! Uma análise acerca da relevância do Planejamento Estratégico em Empresas Juniores e sua viabilidade para a INFOCUS - Empresa Júnior de Secretariado Executivo da Universidade do Estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade do Estado do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum de Secretários Executivos das IFES do Pará: a carreira do Secretariado Executivo nas IFES do Pará - panorama e perspectivas.A inserção do profissional de secretariado na pesquisa científica: contexto e contribuições da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado.. 2018. (Outra).

2.
I Fórum dos Secretários Executivos das IFES do Pará: a carreira do Secretariado Executivo nas IFES do Pará - panorama e perspectiva.Determinações Interinstitucionais do Fórum. 2018. (Outra).

3.
Seminário Críticas de Desenvolvimento, Gestão Pública, Ambiente e Sociedade.Mapeamento e análise do processo de Atendimento ao Público sob a perspectiva dos secretários executivos das Unidades Acadêmicas do Campus Universitário de Belém da UFPA. 2018. (Seminário).

4.
X Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado.Os Impactos causados aos Profissionais de Secretariado na Paraíba pela In(Existência) de Sindicato na Região. 2018. (Encontro).

5.
X Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado.VIII FÓRUM NACIONAL DE DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DE SECRETARIADO: O engajamento estudantil na gestão colegiada. 2018. (Encontro).

6.
X Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado.Mapeamento e Análise dos Processos Secretariais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Belém. 2018. (Encontro).

7.
As Diferentes Interfaces na Atuação do Profissional de Secretariado Executivo.Assessoria em Órgão Público: Comunicação Interna; Organização e Assessoramento à Reuniões; Técnicas de Arquivamento.. 2017. (Seminário).

8.
Congresso Internacional de Secretariado. As práticas da assessoria através do Escritório Virtual. 2017. (Congresso).

9.
Debate dos Candidatos à Direção do Instituto de Ciências Biológicas.Debate dos Candidatos à Direção do ICB. 2017. (Outra).

10.
Excelência 2017: O idioma como fator de empoderamento no mercado atual. 2017. (Encontro).

11.
III Fórum de Secretariado Executivo - Secretariado: Discussões e reflexões, compreender para empreender?. 2017. (Outra).

12.
V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo.Pesquisa e formação acadêmica em Secretariado: continuidades, descontinuidades, perspectivas e desafios. 2017. (Encontro).

13.
V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo.O secretário executivo na gestão da internacionalização acadêmica. 2017. (Encontro).

14.
I Encontro Acadêmico de Secretariado.Responsabilidade Ética do profissional de Secretariado. 2016. (Encontro).

15.
VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado.Pesquisas em Secretariado - uma análise bibliométrica das contribuições estudantis para a construção científica. 2016. (Encontro).

16.
Congresso Internacional de Secretariado. 2015. (Congresso).

17.
Excelência 2015: Comportamento Organizacional do Secretariado Executivo. 2015. (Encontro).

18.
I Fórum de Secretariado Executivo da Universidade do Estado do Pará: o secretário executivo e seus estereótipos.A influência do gênero na contratação do Secretário Executivo. 2015. (Outra).

19.
VII Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado.Uma investigação acerca da utilização da gestão do conhecimento pelos profissionais de secretariado executivo atuantes na Universidade Federal do Pará. 2014. (Encontro).

20.
VI Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado: Construindo e consolidando a identidade do profissional de Secretariado Executivo. 2013. (Encontro).

21.
7ª Edição do Programa de Intercâmbio promovido pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) e pela Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (SAJ/CC/PR)..Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527/2011) e proteção de dados pessoais. 2012. (Outra).

22.
I Encontro de Acadêmicos e Profissionais de Secretariado. 2012. (Encontro).

23.
Reunião sobre o Planejamento de Desenvolvimento da Unidade ICA - EMUFPA. 2012. (Outra).

24.
V Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC: Secretariado em Foco: Suas dimensões, dinâmicas e desafios.. A Evolução das Técnicas Secretariais e da Gestão Secretarial. 2012. (Congresso).

25.
Copiar, Parafrasear, Resumir: o perigo do plágio. 2011. (Outra).

26.
I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal: Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional.A Área de Secretariado Executivo na Amazônia Legal: Reflexões Interdisciplinares. 2011. (Simpósio).

27.
I Fórum de Informática das Organizações: Os diferentes usos das tecnologias de informação e comumunicação nas Organizações. 2010. (Outra).

28.
VI Executive - Gestão de Talentos: Seja um você também. 2010. (Outra).

29.
Curso de Plano de Negócios do projeto Cresça e Apareça. 2009. (Oficina).

30.
Encontros de Comércio Exterior - ENCOMEX. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAES, R. V. O.; LEMOS, J. F. N. ; FIGUEIREDO, M. S. ; DIAS, S. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; SOUSA, J. L. . I Fórum dos Secretários Executivos das IFES do Pará: a carreira do Secretariado Executivo nas IFES do Pará - panorama e perspectivas. 2018. (Outro).

2.
FONSECA JUNIOR, J. A. ; TELLES, Joelma ; PAES, Raul Vitor Oliveira . 42º Encontro de Arte de Belém (ENARTE). 2015. (Concerto).

3.
MARQUES, V. C. ; BITAR, O. V. ; BASTOS, L. ; VIEIRA, A. G. R. ; PAES, R. V. O. ; QUINTELLA, R. ; ALMEIDA, I. R. ; GONDIM, P. ; CARNEIRO, T. C. S. . 40º Encontro de Artes de Belém - ENARTE. 2013. (Concerto).

4.
MARQUES, V. C. ; COUCEIRO, A. C. M. ; VIEIRA, A. G. R. ; QUEIROZ, R. M. ; OWTAKE, C. M. ; LEITAO, F. A. E. ; CONTENTE, A. L. C. ; PANTOJA, F. M. ; MEDEIROS, B. R. ; PAES, R. V. O. . IX Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM9. 2013. (Congresso).

5.
SOUZA, E. C. P. ; GALINDO, A. G. ; PAES, Raul Vitor Oliveira . V Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado - ENESEC. 2012. (Congresso).

6.
PAES, Raul Vitor Oliveira; PORTO, J. A. L. ; COSTA, T. M. ; CRUZ, S. S. ; SANTOS, M. F. S. ; SILVA, J. M. ; OLIVEIRA, P. E. S. ; SOARES, A. P. L. ; SILVA, B. C. C. ; CALDAS, I. M. S. ; ALMEIDA, I. C. . VII Executive - Marketing Pessoal: Sua Marca, Seu Conteúdo. 2011. (Outro).

7.
PAES, Raul Vitor Oliveira. Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual. 2009. (Exposição).

8.
PAES, Raul Vitor Oliveira. V Executive: Globalização 3.0 - O Mundo Interessado em Contratar Você. 2009. (Outro).

9.
PAES, Raul Vitor Oliveira. XIV Semana Acadêmica do CCSE/UEPA: "Educação e desafios contemporâneos na Amazônia". 2009. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PAES, Raul Vitor Oliveira; AZEVEDO, S. D. ; FAGUNDES, M. A. L. ; VIANA, I. A. F. . Docência em Secretariado: desafios entre professor, formação e disciplinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Em 2011, fui assistente de Projetos da Empresa Jr. de Secretariado Executivo da UEPA - a InFocus; e em 2012, fui o Diretor-Presidente da Empresa na Gestão 2012-2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:19:29