Carolina Gomes da Silva

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutoranda em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pela mesma instituição, obteve o título de Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Espanhol) em 2014 e se graduou em Letras/Português-Espanhol (Bacharelado e Licenciatura). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como Professora de Espanhol da Rede Municipal do Rio de Janeiro/RJ (2013-2016) e como Professora Substituta da Faculdade de Letras da UFRJ (2012-2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética e fonologia, prosódia e ensino de oralidade de espanhol como língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Gomes da Silva
Nome em citações bibliográficas
GOMES SILVA, C.;SILVA, C. G.;SILVA, CAROLINA GOMES DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167402
URL da Homepage: http://www.cchla.ufpb.br/dlem/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Entoação de Atos de Fala no Espanhol da Cidade do México,
Orientador: João Antônio de Moraes.
Palavras-chave: entoação; atos de fala.
2012 - 2014
Mestrado em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Análise entonacional e pragmática de conversas telefônicas coloquiais: os enunciados interrogativos totais nas variedades de Buenos Aires e Santiago do Chile,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Leticia Rebollo Couto.
Coorientador: Maristela da Silva Pinto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: entoação; pragmática; enunciados interrogativos totais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2010
Graduação em Letras/Português-Espanhol.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Leticia Rebollo Couto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Prosódia e Expressividade. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Prosódia e Conversação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Prosódia e Entoação no Ensino de Língua Estrangeir. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2011 - 2011
Pragmática intercultural y enseñanza de español. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Foro Pensamento Andino. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Reforma Ortográfica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Linguística Cognitiva e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Guerra Civil Espanhola. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente de Língua Espanhola, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração do PPC do curso de Letras/Espanhol.
07/2016 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola I
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola II
Língua Espanhola Básico II
Língua Espanhola Intermediário II
Língua Espanhola Intermediário III
Prática de Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola I
02/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.

Atividade realizada
Coordenação de Projeto de Monitoria do DLEM.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Espanhola da Turma PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola V (Turmar PARFOR)
04/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola IV (Turma PARFOR)

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou na Escola Municipal República do Líbano, no bairro de Vigário Geral entre janeiro de 2015 e junho de 2016. Também atuou na Escola Municipal Teotônio Vilela, localizada no Conjunto Esperança, no Complexo da Maré, no período compreendido entre julho de 2013 e dezembro de 2014.

Atividades

07/2013 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira - Espanhol

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol V (LEN 333)
Espanhol I (LEN 131)
03/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I (LEN 131)
Espanhol V (LEN 333)
05/2013 - 07/2013
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Sobre a proximidade entre línguas: o caso do Português do Brasil e o Espanhol.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I (LEN 133)
Espanhol V (LEN 333)
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras/Português-Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I (LEN 131)
Espanhol III (LEN 236)

VRS Caxiense Ensino de Idiomas LTDA, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Instrutor de Ensino, Enquadramento Funcional: Instrutor de Espanhol



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Prosódia e variação em língua espanhola (PROVALE)
Descrição: Searle (1982), bem como Austin, considera que qualquer ?enunciado linguístico funciona como um ato particular (ordem, pergunta, promessa, etc.), isto é, que ele visa a produzir um certo efeito e a implicar uma certa modificação da situação interlocutiva? (KERBRAT-ORECCHIONI, 2005, p.27). A taxonomia proposta por Searle (1982) distingue cinco categorias para os atos ilocutórios, a saber, (i) assertivos, (ii) diretivos, (iii) promissivos, (iv) expressivos e (v) declarativos. Neste projeto, teremos como foco os atos de fala diretivos, que correspondem linguisticamente a tentativas do falante de levar seu ouvinte a realizar alguma ação (verbal ou não verbal), como a ordem, o pedido, a súplica e a sugestão. Nossa pesquisa se centra na análise e descrição da estrutura entonacional de atos de fala diretivos produzidos em materiais audiovisuais (filmes, séries, etc.) de diferentes variedades do espanhol. Para isso, nos basearemos nos pressupostos da Fonologia Entonacional (LADD, 1996; SOSA, 1999; PRIETO, 2003; ESTEBAS-VILAPLANA & PRIETO, 2008), uma vez que estudos (MORAES, 2008, 2011; QUEIROZ, 2013; PRIETO & ROSEANO, 2010) já sugerem que os atos de fala se segmentam no fluxo da fala a partir da prosódia. Também pela prosódia somos capazes de interpretar seus significados, o que ressalta a ideia de que um enunciado não só é definido pela sua estrutura morfossintática, mas também pela sua forma prosódica. Além disso, a diversidade de situações comunicativas favorece a variedade de atos de fala diferentes. Dessa forma, através da nossa pesquisa, pretendemos (i) apresentar uma contribuição para os estudos descritivos e entonacionais em língua espanhola, unindo uma análise do ponto de vista da prosódia auditiva (abordagem fonológica mais perceptiva) e dos elementos gestuais que compõem a prosódia visual e (ii) contemplar os aspectos prosódicos e sua função na expressão de atitudes do locutor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carolina Gomes da Silva - Coordenador.
2009 - 2012
A interface pragmática e prosódica em diferentes tipos de enunciados e modos de produção do discurso oral em português e espanhol
Descrição: Estudo acústico e experimental da fala em situação de fala dramatizada (pré-planejada) em português e espanhol. Estudo pragmático intercultural dos pedidos em português e espanhol, considerando variações prosódicas sócio pragmáticas e dialetais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2016
Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico - Língua Portuguesa: Rio de Janeiro e Espírito Santo
Descrição: O projeto AMPER-POR, o estudo da Prosódia do Português Europeu e do Português do Brasil, insere-se no projeto AMPER - Atlas Multimédia Prosodique de l'Espace Roman (AMPER, cujo principal objetivo é o estudo da organização prosódica das variedades faladas no espaço dialectal românico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Língua Espanhola para a comunidade
Descrição: O objetivo do presente trabalho é a formulação de um projeto para o curso de extensão de língua espanhola, cujo ponto de partida seja a integração com o ensino e a pesquisa dentro de um mesmo espaço que torne possível o exercício da (auto-) observação e (auto-)reflexão sobre as dinâmicas na sala de aula de espanhol como língua estrangeira (ELE). Desta maneira, este curso visa a contribuir para o estabelecimento de pontes entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica desenvolvida dentro da realidade específica da sala de aula, de maneira que os alunos graduandos possam complementar a formação recebida no curso de graduação. Além disso, a participação e o envolvimento neste projeto da própria comunidade externa possibilitam o estabelecimento de vias de diálogo entre a universidade e a comunidade e, portanto, uma aproximação do conceito de cidadania a partir do ensino de ELE, como também uma reconsideração do conceito de espaço público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Carolina Gomes da Silva - Coordenador / Ana Berenice Peres Martorelli - Integrante / María Hortensia Blanco García Murga - Integrante / TACIANA EDUARDA PESSOA SANTOS - Integrante / DEBORA SOARES DE SOUZA - Integrante / BRUNA VIANA DA SILVA - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas
Descrição: O projeto de monitoria 'Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas' visa contribuir, por um lado, na redução de desistências, abandonos e trancamentos provocados por limitações no acompanhamento dos conteúdos e, consequentemente, retenção nos cursos envolvidos. Por outro lado, pretende-se contribuir com uma formação acadêmica e docente dos alunos do curso de Licenciatura em Línguas Estrangeiras, mais especificamente, Espanhol, Francês e Inglês. Em vista disso, busca-se oferecer monitoria às disciplinas pertencentes ao ?tronco-comum?, disciplinas de cunho teórico como Linguística, Teoria Literária, Pesquisa Aplicada, nas quais são aglutinados, em uma mesma sala, os alunos dos três cursos de licenciatura em línguas estrangeiras. Além disso, as disciplinas específicas de cada curso, como Fonética e Fonologia, Língua e Literatura, também serão contempladas com o projeto de monitoria. Para realização do projeto, os envolvidos (monitores, professores e coordenador) realizarão reuniões mensais de discussão de temas específicos. Os monitores juntamente com seus professores-orientadores também realizarão reuniões semanais, a fim de discutir o plano de ação das disciplinas bem como os resultados parciais do trabalho de monitoria. Espera-se, portanto, que o projeto minimize as dificuldades dos alunos de disciplinas de línguas estrangeiras, diminuindo os índices de evasão, abandono e reprovação assim como favoreça a formação acadêmica dos discentes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Carolina Gomes da Silva - Coordenador / Maria Luiza Teixeira Batista - Integrante / Sandra Helena Gurgel Dantas de Medeiros - Integrante / Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino - Integrante / Jailine Mayara Sousa de Farias - Integrante / Barbara Cabral Ferreira - Integrante / Danielle Barbosa Lins de Almeida - Integrante / Ana Berenice Peres Martorelli - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Bolsa de Doutorado, CAPES.
2015
Aprovação em 1º lugar no Concurso Público para Professor do Magistério Superior do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB (Edital nº 08, de 06/03/2015), Universidade Federal da Paraíba., Universidade Federal da Paraíba.
2014
Aprovação em 1º lugar no exame de seleção do Doutorado em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Espanhol), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Aprovação no Concurso Público para docente da Secretaria de Estado de Educação Do Rio de Janeiro(SEEDUC), CEPERJ.
2012
Aprovação em 1º lugar no Concurso Público para Professor Substituto de Língua Espanhola da UFRJ (Edital nº 06, de 06/01/2012), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Aprovação no Concurso Público para docente da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação.
2012
Aprovação no Concurso Público para docente da Prefeitura do Município de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Educação.
2012
Bolsa de Mestrado [Processo: 133003/2012-4], CNPq.
2011
Aprovação no Concurso Público para docente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), CEPERJ.
2011
Aprovação em 1º lugar no exame de seleção do Mestrado em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Espanhol), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Bolsa de Iniciação Científica [Processo: 128650/2010-9, 153142/2011-1], PIBIC/CNPq.
2010
Distinção recebida por trabalho apresentado na XXXII JIC da UFRJ - apresentação selecionada entre as 10 melhores da Faculdade de Letras - UFRJ., Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2006
DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera (Nivel Superior), Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTO, LETICIA REBOLLO COUTO2017 COUTO, LETICIA REBOLLO COUTO ; SILVA, CAROLINA GOMES DA ; MIRANDA, LUMA DA SILVA . Pros?dia de enunciados declarativos e interrogativos totais nas variedades de Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1105-1142, 2017.

2.
COUTO, LETICIA REBOLLO COUTO2017COUTO, LETICIA REBOLLO COUTO ; SILVA, L. P. N. ; GOMES SILVA, C. . Tradução audiovisual: estratégias pragmáticas e conversacionais americanas e europeias na legendagem das formas de tratamento nominais. CARACOL, v. 14, p. 274-307, 2017.

3.
GOMES SILVA, C.2016GOMES SILVA, C.; MIRANDA, L. S. ; CARNAVAL, M. ; CUNHA, C. S. . A entoação da ordem em Português do Brasil: uma descrição dialetal a partir do corpus ALiB. JOSS JOURNAL OF SPEECH SCIENCE, v. 5, p. 29-45, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; PINTO, M. S. . Preguntas y pedidos en portugués y en español: análisis de la entonación y de acentos tonales contrastivos o gradientes. In: Yolanda Congosto Martín; Mª Luisa Montero Curiel; Antonio Salvador Plans. (Org.). Fonética experimental, Educación Superior e Investigación. 1ed.Madrid: Arco Libros, S/L, 2014, v. 2, p. 131-142.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES SILVA, C.. A entoação de tag questions nas variedades do espanhol de Buenos Aires e de Santiago do Chile. In: III Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar - UFRRJ, 2017, Nova Iguaçu. Anais do III Conalim: políticas educacionais, pesquisa e ensino em língua e literatura. Nova Iguaçu: EDUR, 2015. p. 64-75.

2.
GOMES SILVA, C.. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade de Santiago do Chile. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ensino de língua e Estudos de linguagem., 2014. v. 1. p. 215-228.

3.
GOMES SILVA, C.. A prosódia de atos de fala no espanhol da Cidade do México. In: XVI Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XVI Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2016. p. 54-61.

4.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; PINTO, M. S. . A entoação de enunciados interrogativos do espanhol de Buenos Aires e de Santiago do Chile: as perguntas totais em conversas telefônicas coloquiais. In: IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2014, Maceió. Anais do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2014. v. 2.

5.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; REBOLLO COUTO, L. . Está me perguntando ou está me pedindo? Um estudo contrastivo da entoação na produção e compreensão oral de perguntas e pedidos em português do Brasil e em seis variedades do espanhol. In: II Congresso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, 2014, Buenos Aires. Actas del Segundo Congresso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2014. v. 1. p. 1602-1610.

6.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. . Formulação de pedidos de informação e de ação no ensino/aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Niterói. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL - Língua e Ensino, 2013. v. 2. p. 616-622.

7.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; DE SÁ, P. C. F. . Pedidos de informação e pedidos de ação em português do Brasil e em espanhol Europeu: um estudo entonacional de produção e percepção. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador. Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo: ABH, 2012. v. 1. p. 246-251.

8.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; PINTO, M. S. . Pedidos de informação e pedidos de ação em Português do Brasil, fala carioca e em Espanhol Europeu, fala madrilena: variantes ou padrões entonacionais distintos?. In: III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2011, Belo Horizonte. Anais do III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2011. v. 1.

9.
GOMES SILVA, C.; PINHO, J.R.D. ; PINTO, M. S. ; REBOLLO COUTO, L. . Formulação de pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português do Brasil. In: 1º Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (I CIPLOM), 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo: APEESP, 2010. v. 1. p. 580-588.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. . Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas nas variedades do espanhol argentino e chileno. In: V Congresso Brasileiro de Prosódia da Fala, 2015, Ceilândia. Caderno de Resumos do V Congresso Brasileiro de Prosódia da Fala, 2015. p. 104-109.

2.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; FIGUEIREDO, N. S. . Análise entonacional e pragmática de conversas telefônicas coloquiais: os enunciados interrogativos totais nas variedades de Buenos Aires e Santiago do Chile. In: IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2013, Maceió. Caderno de Resumos do IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Maceió: Poligraf, 2013. v. 1. p. 84-88.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REBOLLO COUTO, L. ; SILVA, L. P. N. ; GOMES SILVA, C. . 'Divertidamente' ou a variação de fórmulas e formas nominais de tratamento em tradução audiovisual: dublagem, variedades europeias e latino-americanas de animação em português e em espanhol. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Niterói. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político.. Niterói: UFF, 2017. p. 56-56.

2.
GOMES SILVA, C.; CARNAVAL, M. ; MIRANDA, L. ; CUNHA, C. S. . Prosódia e variação da ordem nos falares das capitais brasileiras do Projeto ?Atlas Linguístico do Brasil?. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. p. 438-439.

3.
GOMES SILVA, C.. Gêneros orais, novas tecnologias e ensino de espanhol como língua estrangeira. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. p. 444-445.

4.
GOMES SILVA, C.. A prosódia de atos de fala no espanhol da Cidade do México. In: XVI COLÓQUIO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS, 2016, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍTICOS NEOLATINOS, 2016. p. 9-10.

5.
GOMES SILVA, C.; RUAS, S. S. A. . Perguntas-eco em Português e Espanhol: um estudo entonacional e sintático. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2015, Belém. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém: ABRALIN, 2015. v. 1. p. 450-451.

6.
GOMES SILVA, C.. Entoação de atos de fala no espanhol da cidade do México: análise preliminar da ordem, do pedido e da súplica. In: XV Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 17-18.

7.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; MIRANDA, L. S. . Prosódia comparativa dos enunciados interrogativos e assertivos nas variantes do Rio de Janeiro Fortaleza e Salvador. In: Colóquio Internacional de Geoprosódia do Português e do Galego, 2015, Aveiro. Livro de Resumos do Colóquio Internacional de Geoprosódia do Português e do Galego, 2015. v. 1. p. 45-45.

8.
GOMES SILVA, C.. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade de Santiago do Chile. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014. v. 1. p. 36-36.

9.
GOMES SILVA, C.; SERRA, C. R. . On prosodic phrasing of tag questions (?né?/ no??): Brazilian Portuguese, Argentinean Spanish and Mexican Spanish. In: Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI), 2013, Lisboa. Book of Abstracts, 2013. v. 1. p. 112-113.

10.
GOMES SILVA, C.. Perguntas totais e perguntas parciais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade bonaerense do espanhol. In: XIII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2013. v. 1. p. 20-20.

11.
GOMES SILVA, C.. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas: uma análise entonacional e pragmática nas variedades argentina e chilena. In: XII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012. p. 42-43.

12.
GOMES SILVA, C.. Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas em variedades do espanhol argentino, chileno, andaluz e galego. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. Caderno de Resumos, 2012. v. 1. p. 37-38.

13.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; DE SÁ, P. C. F. . Pedidos de informação e pedidos de ação em português do Brasil e em espanhol Europeu: um estudo entonacional de produção e percepção. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Hispanistas, 2012, Salvador. Caderno de Resumos, 2012. v. 1. p. 171-171.

14.
GOMES SILVA, C.; Thais Maria de Jesus Branco . Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: o caso da entoação na formulação de pedidos. In: II Semana Acadêmica de Letras, 2010, Nova Iguaçu. Letras na contemporaneidade: um enfoque multidisciplinas, 2010. p. 35-35.

15.
GOMES SILVA, C.; Thais Maria de Jesus Branco . Formulação de Pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português de Brasl: o caso da entoação. In: X Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2010. p. 22-22.

16.
GOMES SILVA, C.; Thais Maria de Jesus Branco . Formulação de Pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português brasileiro: o caso da entoação. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2010. p. 73-74.

17.
GOMES SILVA, C.; FABER, B. C. . Análise de Exames de Proficiência: um estudo comparativo entre os exames brasileiro (CELPE-Bras) e espanhol (DELE). In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2010. p. 151-151.

18.
FABER, B. C. ; GOMES SILVA, C. . CELPE-BRAS e CELU: contraste sobre os exames de proficiência em língua não-materna. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2010. p. 151-152.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES SILVA, C.; MERINO, M. J. N. . Fomento y práctica de la oralidad en una plataforma virtual para formación de profesores de ELE/EL2. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES SILVA, C.; SANTOS, M. S. O. ; ALMEIDA, P. B. A. . Atos de fala diretivos no filme Divertidamente: a entoação da ordem e do pedido em espanhol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES SILVA, C.; BARRETO, R. S. C. . Entoação de atos de fala diretivos na animação Metegol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES SILVA, C.; MARTORELLI, A. B. P. . Estudos em oralidade da língua espanhola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GOMES SILVA, C.. Oralidade em língua estrangeira: variação e ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES SILVA, C.. Cómo suenan los actos de habla directivos en español y en portugués? Un análisis prosódico y pragmático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; GUIMARAES, D. P. . Prosodia y pragmática de enunciados interrogativos totales en conversaciones telefónicas: las preguntas en las variedades argentina, chilena y mexicana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES SILVA, C.. Prosodia y traducción audivisual: una mirada hacia los actos de habla. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES SILVA, C.. Comprender la variación lingüística del español: contribuciones para las experiencias de movilidad académica internacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GOMES SILVA, C.; CARNAVAL, M. . Atos de fala diretivos em português e em espanhol: a interface prosódico-pragmática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
REBOLLO COUTO, L. ; SILVA, L. P. N. ; GOMES SILVA, C. . 'Divertidamente' ou a variação de fórmulas e formas nominais de tratamento em tradução audiovisual: dublagem, variedades europeias e latino-americanas de animação em português e em espanhol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOMES SILVA, C.. Relacionando as novas tecnologias ao ensino da oralidade de Espanhol como Língua Estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES SILVA, C.. Panorama Dialetal da Fonética e da Fonologia da Língua Espanhola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, CAROLINA GOMES DA. Análise da prosódia acústica e visual de três atos de fala diretivos no espanhol da Cidade do México. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES SILVA, C.; CARNAVAL, M. . Atos de fala em português e em espanhol: uma análise acústica comparativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES SILVA, C.. Entonación de actos de habla en el español de la Ciudad de México: análisis preliminar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GOMES SILVA, C.. La producción de peticiones en español lengua extranjera: análisis prosódico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GOMES SILVA, C.. Actos de habla en el Español de la Ciudad de México: un estudio entonacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES SILVA, C.. Gêneros orais, novas tecnologias e ensino de espanhol como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOMES SILVA, C.; CARNAVAL, M. ; MIRANDA, L. S. ; CUNHA, C. S. . Prosódia e variação da ordem nos falares das capitais brasileiras do Projeto ?Atlas Linguístico do Brasil?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES SILVA, C.. A prosódia de atos de fala no espanhol da Cidade do México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOMES SILVA, C.. Entoação de atos de fala no espanhol da cidade do México: análise preliminar da ordem, do pedido e da súplica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES SILVA, C.. A entoação de tag questions nas variedades do espanhol de Buenos Aires e de Santiago do Chile. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; MIRANDA, L. S. ; RILLIARD, A. . Prosódia dos enunciados interrogativos e declarativos nas variedades de Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GOMES SILVA, C.; MIRANDA, L. S. ; CARNAVAL, M. . Prosódia dos enunciados imperativos nos falares das capitais brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. . Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas nas variedades do espanhol argentino e chileno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GOMES SILVA, C.. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade de Santiago do Chile. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. . La entonación en enunciados interrogativos del español bonaerense: cómo suenan las preguntas en conversaciones coloquiales y qué contraste tienen con la entonación del portugués carioca?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PINTO, M. S. ; GOMES SILVA, C. ; REBOLLO COUTO, L. . Me lo estás preguntando o me lo estás pidiendo? Un estudio contrastivo de la entonación en la producción y comprensión oral de preguntas y pedidos en portugués de Brasil y en seis variedades del español. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GOMES SILVA, C.; SERRA, C. R. . On prosodic phrasing of tag questions (?né?/ no??): Brazilian Portuguese, Argentinean Spanish and Mexican Spanish. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; FIGUEIREDO, N. S. . Análise entonacional e pragmática de conversas telefônicas coloquiais: os enunciados interrogativos totais nas variedades de Buenos Aires e Santiago do Chile. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GOMES SILVA, C.. Perguntas totais e perguntas parciais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade bonaerense do espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GOMES SILVA, C.; VARGAS, D. S. ; SILVA, L. P. N. ; VALDES, R. . Os estudos de léxico e a construção de um corpus de contos infantis voltado para a tradução no par linguístico português-espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GOMES SILVA, C.; FERNANDES, C. S. . Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: enunciados das variedades de espanhol argentino vs chileno e andaluz vs galego. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GOMES SILVA, C.. Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas em variedades do espanhol argentino, chileno, andaluz e galego. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. . Pedidos de informação e pedidos de ação em português do Brasil e em espanhol Europeu: um estudo entonacional de produção e percepção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
GOMES SILVA, C.. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas: uma análise entonacional e pragmática nas variedades argentina e chilena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; PINTO, M. S. . Pedidos de Informação e Pedidos de Ação em Português do Brasil, fala carioca e em Espanhol Europeu, fala madrilena: variantes ou padrões entonacionais distintos?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. . Formulação de pedidos de informação e de ação no ensino/aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. . Como os falantes cariocas realizam os pedidos de informação e os pedidos de ação em LE?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
GOMES SILVA, C.. Agir e pedir: análise fonética e fonológica de enunciados interrogativos totais em espanhol como língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; REBOLLO COUTO, L. ; PINHO, J.R.D. . Adquisición de enunciados interrogativos en español/LE por hablantes de portugués de Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. ; PINTO, M. S. ; PINHO, J.R.D. . Preguntas y pedidos en portugués y en español: análisis de la entonación y de acentos tonales contrastivos o gradientes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; PINHO, J.R.D. ; DE SÁ, P. C. F. . Introdução aos estudos entonacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
GOMES SILVA, C.; Thais Maria de Jesus Branco . Formulção de pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português de Brasil: o caso da entonação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
Thais Maria de Jesus Branco ; GOMES SILVA, C. . Formulação de pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português do Brasil: o caso da entoação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
GOMES SILVA, C.; PINTO, M. S. ; PINHO, J.R.D. ; REBOLLO COUTO, L. . Formulación de pedidos en el aprendizaje de Español/LE y transferencias prosódicas por parte de hablantes de portugués de Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
GOMES SILVA, C.; FABER, B. C. . Análise de Exames de Proficiência: um estudo comparativo entre os exames brasileiro (CELPE-Bras) e espanhol (DELE). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
FABER, B. C. ; GOMES SILVA, C. . CELPE-BRAS e CELU: contraste sobre os exames de proficiência em língua não-materna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
GOMES SILVA, C.; Thais Maria de Jesus Branco . Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: o caso da entoação na formulação de pedidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOMES SILVA, C.. Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático 2018 - Ensino Médio - Língua Estrangeira Moderna. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
GOMES SILVA, C.. Avaliadora do 'Projeto de Monitoria do Curso de Terapia Ocupacional'. 2017.

2.
GOMES SILVA, C.. Avaliadora do projeto 'Vicissitudes acadêmicas na prática da monitoria'. 2017.

3.
GOMES SILVA, C.. Avaliadora do 'Projeto de Monitoria para as disciplinas Psicologia da Saúde I e Psicologia da Saúde II'. 2017.

4.
GOMES SILVA, C.. Avaliadora do projeto 'Programa Interdisciplinar de Monitoria do Departamento de Cirurgia: Um incentivo para identificação com o Ensino Médico'. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES SILVA, C.. Aspectos contrastivos entre o português e o espanhol no nível prosódico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. . Tradução Audiovisual e Prosódia: o par linguístico português-espanhol. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALDISSERA, E. E.; GOMES SILVA, C.; MARTORELLI, A. B. P.. Participação em banca de Maria Ermina Xavier de Sousa.O lúdico como estratégia de ensino/aprendizagem da língua espanhola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
PONTE, A. S.; GOMES SILVA, C.; FERREIRA, D. V. M.. Participação em banca de José Flaviano Nascimento da Luz.A língua espanhola e as políticas para as línguas estrangeiras no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
PONTE, A. S.; GOMES SILVA, C.; FERREIRA, D. V. M.. Participação em banca de Eliene Santos Barbosa.O ensino de espanhol e as atuais políticas linguísticas: retrocesso e demandas na educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
MURGA, M. H. B. G.; CASTEDO, T. M.; GOMES SILVA, C.. Participação em banca de Bruna Viana da Silva.El vendedor de sueños: uma reflexão sobre a presença do determinante possessivo vuestro na variedade de Buenos Aires. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
MARTORELLI, A. B. P.; PONTE, A. S.; GOMES SILVA, C.; ARAUJO, E. M. G.. Participação em banca de Luana Lígia Pereira Leite.O uso da música como um recurso didático no ensino da oralidade da Língua Espanhola para alunos do Ensino Básico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
LOPEZ, J. I. J.; PONTE, A. S.; GOMES SILVA, C.. Participação em banca de Cristian Ceferino Vásquez Rivera.Los documentos oficiales y el libro didáctico: Una reflexión entre la teoría y la realidad escolar del español como lengua extranjera.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
BATISTA, M. L. T.; MARTORELLI, A. B. P.; GOMES SILVA, C.. Participação em banca de Natallia Nayana Formiga Toscano.O Conto: Atividades para desenvolver a leitura em espanhol no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
PINTO, M. S.; ZOLETTI, D. R. L.; GOMES SILVA, C.. Participação em banca de Mariana Cerqueira Barrozo Guedes.Análise dos segmentos ?problemáticos? em espanhol como língua estrangeira e uma proposta metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
PINTO, M. S.; ZOLETTI, D. R. L.; GOMES SILVA, C.; MERINO, X. A. D.. Participação em banca de Michele dos Santos Garcia.As emoções no filme Como água para chocolate: Análise prosódica e literária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
PINTO, M. S.; GOMES SILVA, C.; ANTUNES, V. C.. Participação em banca de Maycon Francisco Miliorini."Habla más alto que de aquí no te escucho": Análise perceptiva de enunciados declarativos e imperativos-declarativos em ELE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GOMES SILVA, C.; MURGA, M. H. B. G.. Banca de elaboração, aplicação e correção dos exames de nivelamento ao PRODELE. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

2.
GOMES SILVA, C.; MARTORELLI, A. B. P.; MURGA, M. H. B. G.. Comissão responsável pela seleção dos alunos bolsistas do PRODELE. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

3.
SILVA, C. G.; MURGA, M. H. B. G.; MARTORELLI, A. B. P.. Banca responsável pela elaboração da Prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

4.
GOMES SILVA, C.; CAVALCANTI, M. M. R. P.. Banca de elaboração, aplicação e correção dos exames de proficiência do Programa de Mobilidade Acadêmica (PROMOBI). 2017. Universidade Federal da Paraíba.

5.
GOMES SILVA, C.; LOPEZ, J. I. J.; MARTORELLI, A. B. P.. Banca responsável pela elaboração da Prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2017. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Nordestino de Espanhol. Atos de fala diretivos no filme Divertidamente: a entoação da ordem e do pedido em espanhol. 2018. (Congresso).

2.
VII Congresso Nordestino de Espanhol. Fomento y práctica de la oralidad en una plataforma virtual para formación de profesores de ELE/EL2. 2018. (Congresso).

3.
VII Congresso Nordestino de Espanhol. Entoação de atos de fala diretivos na animação Metegol. 2018. (Congresso).

4.
XXVII Jornada do GELNE.Atos de fala diretivos em português e em espanhol: a interface prosódico-pragmática. 2018. (Outra).

5.
I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba.Relacionando as novas tecnologias ao ensino da oralidade de Espanhol como Língua Estrangeira. 2017. (Encontro).

6.
III ENCONTRO DAS FONÉTICAS: ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS.Panorama Dialetal da Fonética e da Fonologia da Língua Espanhola. 2017. (Encontro).

7.
Jornada Itinerante 40 anos do GELNE. Análise da prosódia acústica e visual de três atos de fala diretivos no espanhol da Cidade do México. 2017. (Congresso).

8.
X Congresso Internacional da ABRALIN. "Divertidamente" ou a variação de fórmulas e formas nominais de tratamento em tradução audiovisual: dublagem, variedades europeias e latino-americanas de animação em português e em espanhol. 2017. (Congresso).

9.
II Jornadas de Lingüística LINGUAQ. Actos de habla en el Español de la Ciudad de México: un estudio entonacional. 2016. (Congresso).

10.
Seminario de Prosodia.Entonación de actos de habla en el español de la Ciudad de México: análisis preliminar. 2016. (Seminário).

11.
Seminario Mutidisciplinario de Enseñanzas de Lenguas Extranjeras: Divergencias, Prácticas e Implicaciones. La producción de peticiones en español lengua extranjera: análisis prosódico. 2016. (Congresso).

12.
XVI Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas. A prosódia de atos de fala no espanhol da Cidade do México. 2016. (Congresso).

13.
XXVI Jornada do GELNE. Gêneros orais, novas tecnologias e ensino de espanhol como língua estrangeira. 2016. (Congresso).

14.
XXVI Jornada do GELNE. Prosódia e variação da ordem nos falares das capitais brasileiras do Projeto ?Atlas Linguístico do Brasil?. 2016. (Congresso).

15.
2º Seminário do Projeto Atlas Linguístico do Brasil.Prosódia dos enunciados interrogativos e declarativos nas variedades de Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. 2015. (Seminário).

16.
2º Seminário do Projeto Atlas Linguístico do Brasil.Prosódia dos enunciados imperativos nos falares das capitais brasileiras. 2015. (Seminário).

17.
III Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A entoação de tag questions nas variedades do espanhol de Buenos Aires e de Santiago do Chile. 2015. (Congresso).

18.
V Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala.Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas nas variedades do espanhol argentino e chileno. 2015. (Outra).

19.
XV Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.Entoação de atos de fala no espanhol da cidade do México: análise preliminar da ordem, do pedido e da súplica. 2015. (Outra).

20.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade de Santiago do Chile. 2014. (Congresso).

21.
I Encontro de Tradução de Espanhol.Os estudos de léxico e a construção de um corpus de contos infantis voltado para a tradução no par linguístico português-espanhol. 2013. (Encontro).

22.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. 2013. (Congresso).

23.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. Me lo estás preguntando o me lo estás pidiendo? Un estudio contrastivo de la entonación en la producción y comprensión oral de preguntas y pedidos en portugués de Brasil y en seis variedades del español. 2013. (Congresso).

24.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. La entonación en enunciados interrogativos del español bonaerense: cómo suenan las preguntas en conversaciones coloquiales y qué contraste tienen con la entonación del portugués carioca?. 2013. (Congresso).

25.
IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Análise entonacional e pragmática de conversas telefônicas coloquiais: os enunciados interrogativos totais nas variedades de Buenos Aires e Santiago do Chile. 2013. (Congresso).

26.
Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI). On prosodic phrasing of tag questions (?né?/ no??): Brazilian Portuguese, Argentinean Spanish and Mexican Spanish. 2013. (Congresso).

27.
XIII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.Perguntas totais e perguntas parciais em conversas telefônicas coloquiais: uma análise entonacional e pragmática na variedade bonaerense do espanhol. 2013. (Outra).

28.
II Escola de Prosódia. 2012. (Outra).

29.
I Seminário do GIEL (Grupo Interinstitucional de Estudo de Linguagem: usos, contatos e fronteiras).Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas coloquiais: enunciados das variedades de espanhol argentino vs chileno e andaluz vs galego. 2012. (Seminário).

30.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Pedidos de informação e pedidos de ação em português do Brasil e em espanhol Europeu: um estudo entonacional de produção e percepção. 2012. (Congresso).

31.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Análise prosódica e pragmática de enunciados interrogativos totais em conversas coloquiais telefônicas em variedades do espanhol argentino, chileno, andaluz e galego. 2012. (Congresso).

32.
XII Colóquio De Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinasnas.Enunciados interrogativos totais em conversas telefônicas: uma análise entonacional e pragmática nas variedades argentina e chilena. 2012. (Outra).

33.
I Ciclo de Palestras das FIC.Introdução aos estudos entonacionais. 2011. (Outra).

34.
I Ciclo de Palestras FEUC.Como os falantes cariocas realizam os pedidos de informação e os pedidos de ação em LE?. 2011. (Outra).

35.
III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala.Pedidos de informação e pedidos de ação em Português Brasileiro, fala carioca e em Espanhol Europeu, fala madrilena: variantes ou padrões entonacionais distintos?. 2011. (Outra).

36.
V Congreso Internacional de Fonética Experimental. Preguntas y pedidos en portugués y en español: análisis de la entonación y de acentos tonales contrastivos o gradientes. 2011. (Congresso).

37.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Formulação de pedidos de informação e de ação no ensino/aprendizagem o Espanhol como Língua Estrangeira. 2011. (Congresso).

38.
XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL). Adquisición de enunciados interrogativos en español/LE por hablantes de portugués de Brasil. 2011. (Congresso).

39.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Agir e pedir: análise fonética e fonológica de enunciados interrogativos totais em espanhol como língua estrangeira. 2011. (Outra).

40.
1º Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (I CIPLOM). Formulación de pedidos en el aprendizaje de Español/LE y transferencias prsódicas por parte de hablantes de portugués de Brasil. 2010. (Congresso).

41.
II Semana Acadêmica de Letras.Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: o caso da entoação na formulação de pedidos. 2010. (Outra).

42.
X Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.Formulação de Pedidos na Aprendizagem de Espanhol/LE e Transferências Prosódicas por parte de Falantes de Português de Brasil: O Caso da Entonação. 2010. (Outra).

43.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Celpe-Bras e CELU: contraste entre os exames de proficiência em língua não-materna. 2010. (Outra).

44.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Formulação de pedidos na aprendizagem de Espanhol/LE e transferências prosódicas por parte de falantes de português do Brasil: o caso da entoação. 2010. (Outra).

45.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Análise de exames de proficiência: um estudo comparativo entre os exames brasileiro (Celpe-Bras) e espanhol (DELE). 2010. (Outra).

46.
X Encontro Nacional de Tradutores / IV Encontro Internacional de Tradutores. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES SILVA, C.; MARTORELLI, A. B. P. ; PONTE, A. S. ; BATISTA, M. L. T. . 10 Anos de Letras/Espanhol na UFPB. 2017. (Congresso).

2.
GOMES SILVA, C.; BATISTA, M. L. T. ; MARTORELLI, A. B. P. . Cem anos de amor, loucura e morte. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érika Figueiredo Dias. As formas de tratamento na animação "Metegol": seus usos nas variedades argentina e mexicana do espanhol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

2.
María José Nuñez Merino. Fomento y práctica de la oralidad en una plataforma virtual para la formación de profesores de E/LE.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

3.
Zeneide Calisto da Silva Sousa. O ensino de língua estrangeira para alunos com deficiência visual: desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Patricia Menino de Macedo. Monitoria da disciplina de Fonética e Fonologia II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

2.
Débora Soares de Souza. Tutoria da disciplina de Fonética e Fonologia I. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

3.
Weverton Rogério dos Santos. Curso de Extensão do DLEM. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

4.
Bruna Viana da Silva. Monitoria da disciplina de Língua Espanhola Básico I. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

5.
Fabiana Barbosa da Silva. Monitoria da disciplina de Fonética e Fonologia II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.

6.
Natallia Nayana Formiga Toscano. Curso de Extensão do DLEM. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carolina Gomes da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GOMES SILVA, C.. Oralidade em língua estrangeira: variação e ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES SILVA, C.; REBOLLO COUTO, L. . Tradução Audiovisual e Prosódia: o par linguístico português-espanhol. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES SILVA, C.. Aspectos contrastivos entre o português e o espanhol no nível prosódico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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